O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEIEF Jardim São Pedro


Planejamento semanal: 10/08/2020 a 14/08/2020

Mini-grupo:
Atividades:
2ª Feira: Reciclagem
Olá crianças!
Já conversamos sobre a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo, pois nem tudo precisamos jogar fora, nem tudo que sobra é lixo. Tudo se recria e pode se aproveitar. Assista o videoclipe abaixo para descobrir tudo que o Bita e seus amigos criaram reutilizando e reciclando o lixo.
 
Viram quanto brinquedo e brincadeira legal eles criaram? Agora é a vez de vocês! Junto com o papai, a mamãe ou um responsável vocês deverão criar e construir um brinquedo bem legal utilizando material reciclado, como rolinho de papel higiênico, garrafa pet, tampinhas de garrafa, embalagens de produto de limpeza, entre outros. Utilizem o que tiverem disponível em casa e muita criatividade.
No link a seguir vocês encontrarão várias ideias e sugestões de brinquedos com material reciclado utilizando diversos materiais: https://www.revistaartesanato.com.br/brinquedos-com-material-reciclado/ , acesso em 06,08.2020)
Não se esqueçam de tirar foto e nos enviar! 
4ª Feira: Reciclagem
Hoje faremos uma brincadeira musical utilizando chocalhos feitos com garrafinhas pet ou copinhos de requeijão reciclados. Com estes materiais confeccionem um chocalho para cada participante da brincadeira, o ideal é ter no mínimo três pessoas para brincar. Dentro do chocalho vocês podem colocar arroz, feijão, milho, grão de bico, entre outros (deixem a criança colocar, assim ela trabalha a coordenação motora fina e o movimento de pinça com os dedos). Depois de colocar os grãos dentro do copo ou garrafinha vocês podem enfeitar o chocalho com tinta ou fitas coloridas, como no exemplo abaixo
 
A brincadeira será com a música “Escravos de Jó”. Assistam o videoclipe da Galinha Pintadinha para aprender a música.
 
(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=AJCVHKEohAg, acesso em 06/08/2020)
Agora é a vez de vocês brincarem. Façam uma roda, segurem os chocalhos e façam os movimentos no ritmo da música. Assistam o vídeo abaixo para ver quais são esses movimentos e a sequência. Para ficar um pouco mais fácil, vocês podem apenas bater o chocalho no chão no ritmo da música na primeira parte, a parte que diz “escravos de Jó jogavam caxangá” e depois seguem conforme o vídeo. No início é um pouco confuso, mas após algumas tentativas a criança pega o jeito e é diversão garantida entre família. 

 
(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=SmsGNOq0aho, acesso em 06/08/2020)

Maternal:
Atividades:
2º Feira:
Olá família, como domingo foi dia dos pais, faremos essa semana um cartão para homenageia-lo.
O cartão pode ser entregue para uma figura paterna. (Papai, vovô, titio, padrasto  ou alguém que a criança ame).
Modo de fazer: Cortar uma folha sulfite na horizontal, em duas partes e colar uma parte na outra. 
A Criança deve se desenhar no meio do cartão, e carimbar as mãos com tinta, ou desenhar as mãos, nas pontas da sulfite. Ligar as mãos ao corpinho desenhado no centro da folha, para representar os braços abertos para um abraço.
Dica: Com ajuda de um adulto, a criança pode desenhar a sua letra e a de quem receberá o cartão.
Depois e só dobrar o cartão e entregar a pessoa amada 
  

 
Acesso em 06/08/2020 
4º Feira
Hoje vamos dançar e brincar de imitação, assista ao vídeo: Dança da Imitação (Maternal 1 e 2)
 Acesso em: 06/08/2020. Disponível em: <
 
Para começar bem, vamos assistir ao vídeo, em seguida assista novamente quantas vezes achar necessário e tente imitar os gestos e os passos da dança, e não se esqueça: o importante é se divertir.



6º Feira
Faremos uma atividade adaptada do link:
Acesso em: 06/08/2020.

Atividade para perfurar a letra inicial do nome:
Para o aluno realizar a atividade de perfuração deverão seguir as seguintes etapas:

1º) Família escreva a letra inicial do nome da criança em uma folha de sulfite, em seguida pergunte a ela de quem é essa letra e o nome dela.
2º) Colocar o papel com o desenho da letra sobre o isopor, EVA (emborrachado) ou em cima de uma toalha.
2º) Utilizar um lápis de escrever.
3º) Para treinar coloque uma folha de sulfite em branco e faça perfurações aleatórias sobre ela.
4º) Agora que já treinou é só perfurar com o lápis de escrever em cima da letra inicial do nome.

Exemplo:

 
Não esqueçam de escrever o nome e a sala da criança e trazer a atividade para a escola quando retornarmos. 

Jardim I:
Atividades:
Segunda feira: 10/08/2020 Música!!

Começando a semana com uma reflexão: “Se o sonho de seu filho é ser um engenheiro, deixe-o que estude música, pois a música desenvolve as habilidades lógicas e matemáticas;
Se o sonho de seu filho é ser médico, incentive-o a estudar música, pois a música possui elementos revigorantes, que ajudarão no exercício da profissão e no auxílio da recuperação de muitos pacientes;
Se você quer que seu filho seja um bom ser humano, escolha músicas que ele irá escutar, pois a música influencia diretamente no caráter de uma pessoa;
Enfim, se você que que seu filho seja FELIZ, colabore para que ele tenha uma boa Educação Musical, pois a Musicalização eleva a autoestima, contribui para a socialização e desenvolve as faculdades mentais para que ele seja bem sucedido em qualquer área da sua vida.” (Mariana Sabbag)
Uma semana cheia de músicas para divertir, alegrar, brincar e aprender. Pra começar vamos de “Aquarela” com Toquinho, acesse o link abaixo:
Acesso em 05/08/2020 às 23h06m
Ouça quantas vezes quiser e depois vamos brincar de ilustrar!!! (Atividade 1)
Você vai escolher uma das 4 frases do inicio da música e fazer a ilustração!! “Numa folha qualquer eu desenho:
Um Sol Amarelo
E com Cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro um lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos, tenho um guarda chuva”

Tenho certeza que vai ficar lindo!! 

Terça feira: 11/08/2020 Cantando e Aprendendo 
Para a atividade de hoje vamos Cantar com o Marcelo Serralva:”O meu nome eu vou falar” Acesse o link e entre na brincadeira:
Acesso em 05/08/2020 às 22h51m
Atividade 2. Pra fazer a atividade do seu nome, você vai precisar de ajuda para recortar as letrinhas. Com as letrinhas do seu nome recortadas você vai montar colocando as letras na ordem certinha. Depois que estiver certo é só colar!! Depois tente escrevê-lo logo abaixo! Sempre com letra de imprensa maiúscula. 

Quarta feira: 12/08/2020 Letra B de...
Vamos começar com vídeo, acesse o link para aprender sobre a letrinha que vamos estudar hoje:
Acesso em 05/08/2020 às 23h01m
Quanta coisa começa com B, hein!!! Então vamos lá tentar escrever a letra B. Atividade 3 Pinte o B grandão, pinte a palavra BOLA e depois tente escrever passando o lápis nas letrinhas clarinhas.


Quinta feira: 13/08/2020 Borboletinha
Quero ver quem advinha a música da atividade de hoje??? É um inseto colorido, que voa batendo as asinhas e faz chocolate para a madrinha!!! Isso mesmo: Borboletinha!!! Cante bem rápido, depois bem devagar. Cante bem alto e depois bem baixinho. Agora, mãos a obra. Atividade 4. Encontre a palavra BORBOLETINHA e circule. Desenhe uma borboleta bem bonita e se quiser, pode escrever BORBOLETINHA.

Sexta feira: 14/08/2020 Você é o cantor
Chame a família toda que hoje é dia de cantar! Improvise um microfone e cante suas músicas preferidas. Também podem brincar de cantar músicas que tenham determinada palavra, de advinha a música que eu estou pensando???
Grave um pequeno vídeo cantando e se quiser enviar para a gente postar no Facebook da escola.

Jardim II:
Atividades:
10/08.SEGUNDA- FEIRA
Essa semana vamos falar da música, como ela está presente em nossas vidas!
A música é uma arte, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
Vamos começar com uma linda história!  
Acesso em 31/07/2020.
Que história divertida que acabamos de ver!!
Converse com sua família sobre a história, pegue uma folha de papel ou caderno de recados, faça um desenho bem bonito, da parte que você mais gostou! Capriche!!
Não esqueça de registrar com nome e data.
 
11/08.TERÇA-FEIRA 
Hoje vamos brincar de massinha caseira, essa brincadeira é bem divertida.
Acesso em 31/07/2020
Agora só brincar de modelar as letras do alfabeto, juntos com a turminha Aquarela Kids.
Acesso em 31/07/2020
Com ajuda da família escreva seu nome numa folha de papel ou no caderno de recados, com a massinha modele as letras do seu nome, divirta - se!!

12/08.QUARTA-FEIRA
Hoje vamos contar até 20 com a turminha Toobys!!
Acesso em 31/07/2020.
Peça para um adulto separar grãos, (arroz, feijão, milho etc.), ou pedrinhas. Comece a contar sozinho, com a ajuda de um adulto registre no caderno até o número que você conseguir contar.
Repita quantas vezes quiser!

13/08. QUINTA-FEIRA
 Vamos cantar e dançar com a turma da galinha pintadinha!!
Acesso em 31/07/2020.
Chame sua família, vamos brincar, a dança das cadeiras.
 
Repita a brincadeira quantas vezes quiser!!
14/08.SEXTA-FEIRA
Essa música para alegrar a gente!!
 Acesso em 31/07/2020.
Divertida essa música!!
Na música tem alguns instrumentos musicais, converse com sua família, os tipos de instrumentos, com ajuda de um adulto registre no caderno os que você conhece.
Que tal confeccionar alguns com material reutilizável? 
sugestões para você escolher!!
Acesso em 31/07/2020

Como fazer um tambor de latinha
Acesso em 31/07/2020


Acesso em 31/07/2020
 

Peça ajuda a sua família para confeccioná-lo.           


Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 10/08/2020 à 14/08/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Explorar e Trabalhar as letras do alfabeto.  
ESCREVA A 

Planejamento semanal 03/08/2020 a 07/08/2020
Mini-grupo:
Atividades:
2ª Feira:
 Meio ambiente
Hoje é dia de poesia!
Para começar a nossa semana a mamãe, o papai ou um responsável deverá ler com a criança a poesia abaixo de autor desconhecido.
 
Pois é, se não cuidarmos da natureza o que será de nós? O que será dos animais, das plantas e de todos os outros seres vivos? O que será do nosso planeta?
Que tal ser mais legal com a natureza e cuidar melhor do nosso planeta? Assistam o videoclipe “Que Tal?” do Grandes Pequeninos para saber como você pode ser mais legal com a natureza.
 
(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=_EvnT2dVISQ, acesso em 28/07/2020)
 Agora conversem com seus familiares sobre a importância de cuidar do meio ambiente e sobre como vocês podem ser mais legais com a natureza e com nosso planeta. Depois escolham uma parte da poesia para fazer uma ilustração bem bonita. Vocês podem usar tinta, giz, colagem e muita criatividade! Não se esqueçam de colocar nome, data e guardar para entregar as professoras quando retornarmos.
4ª Feira: 
Meio ambiente
Uma maneira de ser mais legal com a natureza é praticando o hábito dos 3 Rs. Sabem o que é isso? Sabem o que significa cada um dos três erres? Assistam o videoclipe da turma da Mônica para descobrir e entender.
 
(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=F0-qYsX1vws, acesso em 28/07/2020)
Reduzir o lixo que produzimos, Reutilizar folhas de papel e potes de requeijão, por exemplo, e Reciclar o lixo são maneiras muito importantes de ajudar o nosso planeta e proteger o meio ambiente. Vocês sabiam que para reciclar temos que fazer a coleta seletiva que consiste em separar o lixo e jogar cada lixo em uma cor de lata específica para que ele tenha seu destino correto e possa ser transformado em outra coisa? As garrafas plásticas, como as de refrigerante, quando descartadas no lixo correto passam por um processo de reciclagem e podem servir de matéria prima para fazer sacolas plásticas, mangueiras, sacos de lixo entre muitas outras coisas. E isso acontece com diversos outros objetos de plástico, vidro, metal e papel.
Vamos descobrir em qual cor de lixeira descartar cada tipo de lixo na música abaixo:
 
(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ZWrMAiHYxMU, acesso em 28/07/2020)
Agora que você já sabe em qual cor de lixeira descartar cada lixo, faça junto com o papai, a mamãe ou um responsável um cartaz para separar cada lixo na sua lixeira: plástico na vermelha, metal na amarela, papel na azul e vidro na verde, como na imagem abaixo (Na imagem está faltando a lixeira vermelha, não se esqueçam dela!). Usem uma folha sulfite grande enviada no kit para fazer o cartaz, utilizem tinta ou giz de cera para fazer as lixeiras e colem imagens recortadas de panfletos de supermercado para representar os lixos de plástico, metal, vidro e papel. O adulto deve mediar a atividade, e não realizar pela criança. Portanto, durante a realização pergunte a criança sobre o material do objeto na imagem e questione a criança sobre em qual lixeira deve ser descartado e deixe ela colar.

(Fonte da imagem: 
Não se esqueçam de colocar nome, data e guardar a atividade. Tirem fotos ou filmem para nos enviar.


Maternal:
Atividades:
 

SEGUNDA FEIRA
Sabemos que cada família é de um jeito. Algumas com muitas pessoas, outras com poucas, algumas estão perto, outras estão longe. Para conhecer mais sobre as famílias, indicamos a leitura da História: “As Famílias do Mundinho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, disponível no link abaixo:

acesso em 31/07 as 11:10

Agora vamos desenhar nossa família? Esse desenho pode ser no papel com o giz de cera enviado no kit ou até mesmo com um giz no chão. Com ajuda dos pais, a criança deve indicar quem é sua família e desenhar da forma que conseguir.

QUARTA FEIRA
Hoje vamos brincar de Estátua? É só ouvir a música e fazer tudo o que ela mandar. Quando dizer ESTÁTUA, tem que ficar parado! Essa atividade rende boas fotos e vídeos! Não esqueça de enviar para o e-mail de nossa escola!


 
Estátua – Xuxa Só Para Baixinhos
Acesso em 01/08/2020 as 16:05

SEXTA FEIRA 
Trabalharemos novamente a inicial do nome da criança. Para a atividade de hoje, faremos a primeira letra do nome do aluno no chão, como na atividade em que a criança tinha que andar em cima da letra. Mas hoje vamos cobrir a letra com objetos diversos que temos em casa. Pode ser pecinhas de lego, pedrinhas, galhos, folhas, bolinhas de papel. É importante sempre lembrar a criança do nome de sua letra, pedir que ela fale, contar outras coisas que também começam com a mesma letra.


 
Acervo próprio

Podemos também trabalhar a sequência numérica, contando junto com a criança, quantas pecinhas ela usou para cobrir sua letra.

Caso use lego, pode-se pedir para que a criança coloque somente pecinhas azuis, depois somente pecinhas vermelhas. Usem a criatividade, trazendo objetos diversos para essa atividade!


Ótima semana a todos!


Jardim I:
Atividades:
Segunda feira: 03/08/2020 Minha Família!!
Nossa Família é importante para nós, mesmo sendo diferente das outras!! 
O Livro da Família de Todd Parr vai nos ajudar a começar esta semana e pensar um pouquinho sobre a Familia. Então acesse o link abaixo e preste atenção na leitura:
Acesso em 01/08/2020 as 11h03m
Vamos conversar sobre a família, quem faz parte dela, quantas pessoas são, quantos adultos e quantas crianças, quem faz o quê, o que mais gostam de fazer juntos? Aproveitem para relembrar com as crianças quem são os pais dos pais, irmãos dos pais e observe como ficam admirados em saber que os adultos também tem mãe e pai!!! Se ouver alguma particularidade da família que queiram conversar, aproveitem a oportunidade e boa prosa!!
Ouça está música para encerrar... Nossa Família Mundo Bita:
Acesso em 01/08/2020 as 12h34m

Terça feira: 04/08/2020 Desenho da Família!!
Hoje é dia de desenho!!! E a proposta é que você assista um vídeo que mostra uma sugestão bem legal para desenhar a família. 
Acesso em 01/08/2020 as 11h20m
Atividade 1. Faça um coração, pinte e desenhe sua família nele, peça para um adulto escrever quem está no desenho. Recorte com a ajuda de um adulto, faça uma alça com barbante e cole com durex para que possa pendurá-lo num lugar de destaque da sua casa!! Parabéns!!

Quarta feira: 05/08/2020 Números e Letras! 
Os números e as letras estão por toda parte!!! Procure em revistas, encartes, folhetos e embalagens números e letras... Vá mostrando pra mamãe tudo que você encontrar e peça pra ela recortar. Misture tudo, e com muita atenção organize os números de um lado e as letras de outro. Agora vamos colar!!!  Você sabe dizer o nome dessas letrinhas e dos números que colou???  
Atividade 2. Guarde a atividade para entregar na escola.

Quinta feira: 06/08/2020 Meu nome começa com...
A atividade de hoje é com seu nome!! Vamos escrevê-lo, contar quantas letrinhas tem e com qual letra começa!! Depois de pronto, você pode fazer a mesma atividade com o nome de alguém que você gosta muito! Atividade 3
Mamãe é importante ajudar seu filho nesta atividade, fazendo o nome dele como modelo para que possa copiar ou até mesmo segurando em sua mãozinha para auxiliar na escrita. Utilize letra de imprensa maiúscula ( letra de fôrma). Guarde a atividade para entregar na escola.

Sexta feira: 07/08/2020 
Está chegando o dia dele: o Papai!!! Assista o vídeo Pê de Pai  de Isabel Martins e Bernardo Carvalho com seu papai ou com quem cuida de você, como um pai, dando atenção, carinho e amor... pode ser tio, avô, irmão mais velho, padrasto ou até a mãe!!!
Acesso em 01/08/2020 as 11h55m
Pense agora, de todos os pais que aparecem no vídeo, quais se parecem com essa pessoa que assistiu o vídeo com você? 
Para homenagear o pai ou quem cuida de você tem algumas sugestões no vídeo a seguir. Escolha uma delas e faça com muito capricho!!!
Acesso em 01/08/2020 as 12h11m


Jardim II:
Atividades:
SEGUNDA- FEIRA, 03/08

VÍDEO: História a s famílias do mundinho- Ingrid Bellinghausen
Atividade: Pesquisar em jornais e revistas figuras de diferentes modelos de famílias
VÍDEO: Música: nossa família- mundo Bita
TERÇA-FEIRA, 04/08
VÍDEO: história: Um amor de família do Ziraldo. 
Atividade: desenhar a família e escrever o nome de cada um.

QUARTA-FEIRA, 05/08
VÍDEO: Pai e filho- turma da Mônica
Atividade: desenho do membro da família que o aluno(a)  se parece e escrever o nome da pessoa.
QUINTA-FEIRA, 06/08
 VÍDEO: clip: Para o papai- galinha pintadinha. 
Atividade: Recortar de livros e revistas letras que formam a palavra PAPAI e fazer um desenho para ilustrar.
SEXTA FEIRA, 07/08
Atividade: confecção de cartão para o pai
Música e dança com a turma do Fitdance kids-Meu paizão


Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão) 
 
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 03/08/2020 à 07/08/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Fomentar pesquisa, Percepção visual, sensório motora e  Auditiva

Mini-grupo:
Atividades:
2ª Feira: Dengue, Zika e Chikungunya
Olá crianças, já vimos que a água é muito importante para todos os seres vivos, mas vocês sabiam que ela também pode ser perigosa? É isso mesmo, e sabe como? Se a água ficar acumulada ela pode atrair um mosquitinho muito perigoso, o mosquito da dengue, zika e chikungunya.
Peçam para o papai, a mamãe ou um responsável ler a história abaixo e vejam o que aconteceu com a Dona Zika que deixou água acumulada em seu quintal.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://pt.slideshare.net/biosueli/histria-dengue, acesso em 24/07/2020)
Agora assistam o videoclipe da turma da Mônica para aprender a como não dar chance para o mosquito da dengue e não deixar ele se proliferar.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8, acesso em 24/07/2020)
Será que o quintal de vocês também está bagunçado igual estava o da Dona Zika? Será que tem água acumulada lá que pode atrair o mosquito? Que tal vocês, junto com o papai, a mamãe ou um responsável darem uma olhadinha lá e ver se tem algum foco que precise cuidar?
Quintal em ordem? Agora vocês farão um mosquito Aedes Aegypti (esse é o nome deste mosquitinho) utilizando garrafa pet, papel e tinta, como nos modelos abaixo. Tirem fotos com o mosquito e mandem para a gente ver e socializar com os colegas.
 
4ª Feira: Dengue
Vamos começar o dia hoje relembrando como prevenir a dengue, a zika e a chikungunya com os videoclipes “Vira vira” da Palavra Cantada e “Xô Dengue”. Assistam abaixo:

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=SM4MCS8cEHw, acesso em 24/07/2020)

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=wgkIq05psK4, acesso em 24/07/2020)
A atividade de hoje será um Caça a dengue. Para esta atividade o papai, a mamãe ou um responsável deverá primeiro espalhar pelo quintal, ou na frente da casa, brinquedos ou recipientes com um pouco de água ou que possam acumular água parada e atrair o mosquito. O objetivo desta atividade é que a criança procure os focos ou os possíveis focos e acabe com eles, tirando a água dos recipientes e recolhendo os brinquedos. Antes de saírem para realizar a brincadeira converse com a criança sobre a dengue, como o mosquito aparece e o que fazer para evitá-lo, tudo aquilo que foi passado na história e nos vídeos esta semana; depois proponha a criança caçar os focos de dengue no quintal e boa diversão! Não se esqueçam de filmar para compartilhar com a gente.

(Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/D2i-9MJh7W0/maxresdefault.jpg, acesso em 24/07/2020)


Maternal:
Atividades:
2ª Feira: Querida família, iniciaremos a semana com uma brincadeira simples e muito gostosa para trabalhar a coordenação motora. As crianças que realizam frequentemente esses tipos de brincadeiras que estimulam os movimentos, ou seja, a coordenação motora se desenvolvem mais rápido em outras áreas como a escrita e a matemática. Então vamos iniciar:
Material necessário:
. Uma caixa de papelão;
. Tesoura;
. Uma bola de plástico (ou qualquer outra que o aluno tenha em casa).
Como fazer.
Recorte a caixa de papelão ao meio, pegue o fundo da caixa e recorte em forma de círculo, em seguida coloque a bola no canto da caixa.
Como brincar:
Entregue a caixa com a bola dentro, a criança tem que fazer a bola passar de um lado para o outro sem deixar ela cair no “buraco”.

Para facilitar assista ao link com a brincadeira disponível em:
Acesso em 23/07/20 às 12:30h.
4ª Feira: Vamos dar continuidade essa semana ao reconhecimento da letra inicial do nome. Pais ou responsáveis em um espaço da casa, pode ser no quintal desenhem a letra inicial do nome da criança bem grande e solicitem que ela ande em cima da letra seguindo todas as curvas, durante a brincadeira vocês podem perguntar qual é o nome da letra, de quem é, tem mais alguém da família que inicia com essa letra e etc. 

Brincadeira adaptada do link:
Acesso em 23/07/20 às 12:50h

6ª Feira: Como já brincamos com a letra, hoje tentaremos reconhecer e nomear a letra inicial do nome com uma nova atividade.
Material necessário:
. 1 folha de sulfite colorida
. 1 folha de papel colorido color set (opcional)
. tampinhas de garrafa.
Como fazer:
Desenhe no papel color set a letra inicial do nome, recorte e cole em uma folha de sulfite colorido, se em casa não tiver o papel color set, vocês podem desenhar a letra em cima do sulfite.
Como brincar:
Solicite que a criança que identifique a letra e cubra com tampinhas de garrafa, outra forma divertida é os pais ou responsáveis confeccionarem também a letra inicial de seus nomes e pedir para a criança localizar qual é a letra inicial dela, em seguida pode-se criar uma “competição” com ela para verificar quem consegue preencher a letra do nome com tampinhas mais rapidamente.
 
 Atividade adaptada do site:
Acesso em 23/07/20 às 13: 10 h.
Não esqueçam de fotografar e enviar as fotos da atividade para o e-mail da escola.

Jardim I:
Segunda: 27/07/2020 – Arteiros fazendo ARTE! Que tal uma ideia bem legal usando fita adesiva para criar desenho. Cole fita crepe ou durex em uma folha de sulfite com o formato da letrinha do seu nome, você poderá fazer vários desenhos, após pinte toda a folha com giz de cera ou tinta guache, depois de tudo seco e pronto retire a fita com cuidado para não rasgar a folha. Observe o formato após a retirada da fita 
Acesse o link https://youtu.be/XPLJl7IXjBo Pintura com fita adesiva e mãos à obra 
 Acesso em 24/07/2020 às 16:28
Terça: 28/07 Dia de História
Vamos ouvir uma história legal!! “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela. Acesse o link abaixo para ouvir:
Acesso em 23/07/2020
Gostou dessa história!!! Então, vamos para a atividade de hoje: Qual o GATO da história você mais gostou? Qual a cor dele? Você pode enfeitar o GATO da atividade impressa, ou desenhar um gato numa folha de papel e enfeitá-lo para ficar bem bonito!!! Se quiser pode fazer mais que um!!!

Quarta: 29/07 Avião de papel: Vamos brincar de aviãozinho de papel? Que tal fazer um campeonato? Quem joga mais longe?
Vamos aprender como fazer um aviãozinho utilizando a arte da dobradura: Origami! acesse o link: 
Acesso em 25/07/2020
Quinta: 30/07 Quem gosta de dobraduras? 
Vamos aprender a fazer um peixinho super fácil. Use um pedaço de papel quadrado, pode ser colorido ou branco mesmo. Depois que fizer a dobradura coloque olhos e boca no peixinho. Tenho certeza que será muito divertido. Vamos acessar o link para aprender a fazer essa dobradura https://youtu.be/Nt0pLKWXAqM
Acesso em 25/07/2020
Após essa atividade vamos pintar o peixinho, usando as cores amarela e vermelha

Sexta: 31/07 Dia dos AVÓS
Você sabia que dia 26 de julho foi dia dos avós?
Então para fechar essa semana com muito carinho e afeto vamos fazer uma homenagem aos avós
Você sabe o nome dos seus avós maternos?
Você sabe o nome dos seus avós paternos?
Quantos anos eles têm? Pergunte para a mamãe ou o seu responsável
Faça um lindo desenho dos seus avós. Se eles forem vivos entregue para eles, se não forem vivos guarde com você essa linda homenagem.
Você poderá tirar uma foto e mandar para o e-mail da escola: emeiefsaopedro@gmail.com para publicarmos no facebook da escola.

Jardim II:
SEGUNDA- FEIRA, 27/07
 Vamos fazer arte!
 Autorretrato é a imagem que cada um faz de si próprio. Olha um boa explicação com música:
  https://www.youtube.com/watch?v=HboOL-3B_y0 Acesso em 10 de julho de 2020.
      Muitos pintores fizeram autorretratos em diversas fases de suas carreiras:
     Pense em você, nas suas características pessoais e faça seu autorretrato numa folha. Pode ser uma pintura, um desenho e se quiser depois pode fazer até uma escultura de você mesmo com massinha. Veja receita no link:
 https://www.youtube.com/watch?v=pgc5yMjq6Hg Acesso em 10 de julho de 2020.

TERÇA-FEIRA, 28/07
 Que tal hoje confeccionarmos um brinquedo feito com material reutilizável: esta atividade é um desafio à criatividade, um trabalho de consciência ambiental e um brinquedo divertido.   
 Vamos pedir à sua família que nos ajude a fazer um brinquedo ou jogo com coisas que normalmente iriam parar no lixo.

           SUGESTÕES:
  
• BINÓCULO FEITO COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO;
• CARRINHOS FEITOS COM GARRAFA PET OU CAIXAS DE TAMANHOS DIVERSOS;
• JOGO DA MEMÓRIA OU DOMINÓ COM IMAGENS DE PANFLETOS DE PROPAGANDAS OU REVISTAS;
• BARQUINHOS FEITOS COM CAIXINHAS DE FÓSFORO;
• BONECAS FEITAS COM RETALHOS DE PANO;
• BICHINHOS CONSTRUÍDOS COM CAIXA DA PASTA DE DENTE OU OUTROS;
• FANTOCHES DE MEIA;
• JOGO DA VELHA COM TAMPINHAS DE GARRAFA;
• QUALQUER OUTRA COISA QUE VOCÊS CONSIGAM IMAGINAR!
• 
 Não se esqueça de fotografar e enviar para o e-mail da escola o brinquedo feito por você e sua família!

QUARTA-FEIRA, 29/07
  Hoje vamos começar com uma história:
https://www.youtube.com/watch?v=zkClI3HljmU Acesso em 10 de julho de 2020. 
  Vamos fazer hoje uma atividade com a técnica do mosaico. Pegue pedaços de papel coloridos. Pode ser folhas de revistas, folhetos e embalagens de papel e papelão também. Recorte-as em quadradinhos pequenos. Continue fazendo isso até que você tenha papéis suficientes e em variadas cores.
  Faça um desenho no centro de uma folha. Pode ser um barco, uma casa, uma flor,  o que você quiser. Passe cola nos quadradinhos de papel e vá colando  e preenchendo o desenho que você fez com muitas cores. Faça isso até completar todo o desenho e o fundo do papel. 
Se quiser, dê uma olhadinha no link para compreender melhor a técnica:
https://www.youtube.com/watch?v=6Z_za5BdD-U Acesso em 10 de julho de 2020.
QUINTA-FEIRA, 30/07
Uma música para alegrar a gente!
Vamos fazer a dobradura do cachorrinho?
O passo a passo está aqui também: https://www.youtube.com/watch?v=6o1Bdu2Ua4o Acesso em 10 de julho de 2020.
Recorte as letras que formam a palavra cachorro e cole embaixo da dobradura. Utilize jornais, revistas e folhetos para pesquisar as letrinhas necessárias. 
E agora para terminar uma história cheia de carinho!
https://www.youtube.com/watch?v=bLP7LvU8I1E Acesso em 10 de julho de 2020.
Você tem algum bichinho de estimação? Faça um desenho ou mande uma foto dele com você e sua família para o e-mail da nossa escola: emeiefsaopedro@gmail.com

SEXTA FEIRA, 31/07
Hoje vamos conversar sobre a letra C. Várias palavras têm seu nome iniciado pela letra C. 
Vamos ver: https://www.youtube.com/watch?v=SJO9XWbOolo Acesso em 10 de julho de 2020.
Com a ajuda de um adulto, desenhe 6 figuras cujo nome seja iniciado pela letra C numa folha . Depois escreva seus nomes e a quantidade de letras que usamos para escrever. Exemplo:

Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA
Data:27/07/2020 à 31/07/2020.

Parte II - Confeccção do Sapo Bocão
Após pular como um sapo, vamos para a próxima atividade da história, “A Boca do Sapo”.
Retome a história e observe novamente quais animais aparecem. Converse com seus familiares sobre o som que cada um eles fazem.
Você sabe imitar esses animais ? Imite os animais com sua família. E faça um desafio.
Desafio da família: Desafie seus familiares a imitar o som do sapo e veja quem consegue imitar o som mais alto.
Agora, separe os seguintes materiais: Duas folhas de sulfite (ou outro tipo de papel) branca ou colorida, lápis de cor, duas tampinhas (de garrafa pet, de garrafa de vidro, de papinha , etc), cola, Durex ou fita crepe e tesoura. Vamos confeccionar a Boca do Sapo.
Dobre a folha ao meio pelo cumprimento. Corte para separar as duas partes. Reserve as duas faixas. Desenhe na outra folha dois olhos para o sapo conforme a foto abaixo e recorte-os. Se suas folhas forem brancas, você pode pintá-las para ficar ainda mais bonito seu sapo.
Cole os olhos em umas das faixas que você havia recortado anteriormente, de forma que fiquem no meio da folha. Do outro lado, também no meio da folha, prenda uma das tampinhas com fita crepe ou durex. Faça a mesma coisa em um dos lados da outra faixa.
Agora, coloque as faixas uma por cima da outra, de forma que as duas tampinhas se encontrem e os olhos fiquem pra cima. Cole as laterais das faixas com cola ou fita. O sapo está pronto! Segure as laterais e faça o movimento de fechar e abrir os braços para a boca do sapo abrir e fechar. Quando as tampinhas se encontrarem, elas farão o som do sapo. 

Fonte: Acervo pessoal.
Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data:  27/07/2020 à 31/07/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Trabalhar habilidade cognitiva, coordenação olho - mão
IMPORTANTE: o acompanhamento de um adulto é fundamental. Nunca deixe crianças pequenas brincarem com bexigas sem supervisão porque há muito risco de engasgo, sufocamento e até morte.  Pode usar bola!

Não Deixa a Bexiga Tocar o Chão:
A clássica brincadeira que sempre diverte os pequenos. As regras são simples: jogue o balão para cima e não deixe que ele toque o chão. Tente com mais de um balão ou com uma mão para trás. Se mais crianças jogarem, conte quantas vezes elas conseguem rebater a bexiga. 
Fonte: WhatMomsLove.

Mini-grupo
2 Feira: A importância de economizar água
Olá Crianças!
Já vimos como a água é importante para nós, pois precisamos dela para beber, cozinhar e realizar a nossa higiene, não é mesmo? Mas será que podemos usar a água a vontade, sem se preocupar, ou será que se não tomarmos cuidado ela pode acabar?
Assista junto com o papai e a mamãe a leitura do livro “Por que economizar água” de Jen Green e Mike Gordon e descubra porque é tão importante economizar água.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ecQAjWJa3fQ, acesso em 17/07/2020)
Agora vejam mais algumas dicas com Turma da Mônica no videoclipe abaixo:

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY, acesso em 17/07/2020)
Acho que agora vocês já sabem porque é tão importante economizar a água e como vocês podem ajudar a economizar este bem tão preciso para nós. Então, agora vocês vão mostrar para a mamãe, o papai ou um responsável em quais figuras da imagem abaixo a Mônica e seus amigos estão economizando água e ajudando nosso planeta.

Depois conversem sobre como essas ações são importantes, sobre quais atitudes vocês tomam em casa para economizar água e o que vocês podem fazer para economizar ainda mais. Contamos com vocês para ajudar o nosso planeta!
4ª Feira: Cada gota conta!
Hoje vamos começar assistido o videoclipe abaixo “Olha a água” da Turminha do Tio Marcelo.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=blLuZpAEqFM&t=132s, acesso em 18/07/2020)
Economizar água é tão importante que existem muitas campanhas feitas para conscientizar as pessoas sobre este assunto. Assistam abaixo a campanha “Usem bem a sua água, cada gota conta!” da Embasa da Bahia


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=bFu_1izrK34, acesso em 18/07/2020).
É isso aí, cada gota conta, cada gota de água é muito importante! E pensando nisso, hoje vocês deverão confeccionar junto com a mamãe, o papai ou um responsável uma gotinha, se baseando na imagem abaixo. Vocês podem usar papel branco para fazer a gotinha e pintar com tinta guache ou giz de cera. Utilizem os materiais do kit e façam uma gotinha bem bonita. Lembrem-se de colocar nome e guardar para entregar para as professoras quando as aulas retornarem.



Queridas famílias,

Aqui em nossa escola, um dos momentos mais divertidos e esperados, é a hora de brincar de massinha! Por isso, essa semana vamos nos divertir muito com atividades especiais pensadas para esse momento delicioso! Vamos brincar de massinha?






Maternal:
SEGUNDA FEIRA: 
Para começar, vamos fazer massinha em casa? A receita é muito simples e usa coisas que temos em casa.

INGREDIENTES
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
Óleo de cozinha
Água

Para dar cor: Pode ser suco em pó, tinta guache, corante alimentício, o que estiver a disposição

MODO DE PREPARO
Misture a farinha com o sal. Coloque um fio de óleo de cozinha e vá adicionando água aos poucos até dar ponto. O Ponto é uma massa que desgrude da mão. Se a massinha começar a ficar muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha. Após a massa ficar pronta, separe a massinha em partes para colorir. Coloque o corante/tinta/suco em pó e misture até a massa ficar homogênea. Quanto mais corante/tinta/suco, mais forte a cor fica. Nessa hora, a massinha pode ficar um pouco grudenta se usar a tinta guache por exemplo. Se ficar, é só colocar mais um pouco de farinha e está pronto. 

MUITO IMPORTANTE: para que a massinha dure bastante, é necessário guardá-la após as brincadeiras em um lugar bem fechado, como um pote que vede bem. 

Depois de pronta, deixe a criança explorar e modelar livremente a massinha. 


QUARTA FEIRA
A brincadeira de hoje é pesquisar objetos que podem deixar marcas! Pode ser brinquedos, folhas, forminhas, pente, régua, além das partes do corpo, como mãos e pés. 

Faça uma bolinha com a massinha e amasse em cima de uma superfície, fazendo como se fosse uma panqueca. Para essa atividade, a massinha não pode estar muito fina. Depois disso, pressione os objetos, carimbando sua forma. Para enriquecer a brincadeira, podemos carimbar os objetos e a criança precisa adivinhar qual objeto foi carimbado de acordo com sua forma. 



QUINTA FEIRA
Para hoje, vamos realizar uma atividade que demanda bastante atenção! Os pais deverão copiar as figuras abaixo em um papel para que a criança possa visualizar com bastante clareza.

 Depois, com a massinha feita na segunda feira, vamos tentar modelar os bonecos de acordo com a figura, prestando bastante atenção na posição dos braços e pernas! 



Vocês também podem inventar novas posições. Depois, podemos pedir às crianças que copiem com seu corpo as figuras que elas representaram com a massinha! Para variar, podemos também fazer poses com nosso corpo e pedir que eles representem com a massinha.


SEXTA FEIRA
Para finalizar nossa Semana da Massinha, vamos brincar com a inicial? Essa atividade é bem simples e fácil de fazer. Um adulto deverá fazer a letra inicial da criança em um papel. É importante dizer a ela o nome da letra, mostrar em qual parte do nome ela se encontra. Pode-se mostrar também as letras das outras pessoas da família. Depois desse momento de aprendizado, pedimos às crianças que façam pequenas bolinhas com a massinha feita no começo da semana. A atividade é cobrir a letra com as bolinhas de massinha. É só apertar as bolinhas onde quer que elas grudem. Podemos, ao invés das bolinhas, fazer cobrinhas de massinha e colocar em cima na letra, como nas fotos abaixo:


  

Não esqueçam de tirar muitas fotos para registrar esses momentos deliciosos que são as brincadeiras de massinha e enviem para o e-mail de nossa escola!

Jardim I
Segunda: 20/07 Você é o Malabarista!

As crianças desde cedo exploram o mundo, o espaço, os objetos por meio das diferentes linguagens como, a música, a dança e as brincadeiras. Pensando nisso, preparamos uma semana cheia de movimento!!!
Você é o malabarista de circo!!! Então  pegue uma corda ou fita crepe e coloque em linha reta no chão, tente caminhar em cima dela  de um lado para o outro sem tirar o pé da corda ou da fita. Você pode fazer o movimento de equilibrar-se com um pé só, ou pular de um lado para o outro sem pisar na corda ou na fita. Para ficar bem difícil, propomos um desafio: coloque uma venda nos olhos da criança e fale para ela andar em cima da corda ou da fita crepe. Parabéns pra quem conseguiu e também pra quem tentou!! 
Agora faça a atividade 1, que tem o desenho de um circo, desenhe florzinhas abaixo do circo, desenhe estrelas acima do circo e desenhe você ao lado do circo!

Terça: 21/07 Corrida do Tapete 

Assista ao vídeo Educação Infantil Atividade de Movimento, acessando o link abaixo:
Acesso em 16/07/2020 às 22:12
Após assistir o vídeo confeccione os quadrados com papelão ou use folhas de sulfite ou até tapetes de verdade para a brincadeira.  Bom divertimento!!!

Quarta: 22/07 Brincando com as mãos

Suas mãos são importantes, pois com ela você pode realizar muitas coisas, como: fazer carinho em alguém, apertar a mão do amigo, produzir sons, pegar um bolo, ajudar a mamãe e brincar!!! Então vamos lá!!!
Assista ao vídeo acessando o link abaixo.com a brincadeira musical palmas, palma, pé com Marcelo Serralva
Acesso 17/07/20 as 22:04
Agora vamos aprender mais uma letrinha do Alfabeto: M de MÂO (Atividade 2). Pinte a letra M, faça o contorno da sua mão ou carimbe-a utilizando guache, com ajuda de um adulto. Tente escrever a palavra MÃO.

Quinta: 23/07 Resgatando as brincadeiras 

Você já reparou no seu filho brincando? Usando apenas a imaginação, ele consegue resolver o mais variados tipos de situações. Basta uma pedrinha para o mundo se transformar em uma amarelinha, ou alguns colegas para uma fuga de quem pega quem...
Converse com ele e conte sobre as brincadeiras de sua época. Escolha uma delas e brinque com seu filho, registre em foto e envie para o e-mail da escola.
Sugestões: amarelinha, pega-pega, pula-corda, cobra-cega, esconde-esconde, brincadeiras de roda...
Para encerrar o dia vamos brincar mais um pouco.
Brincadeira da sacola
Modo de brincar: vamos fazer movimentos com sacolinha plástica. Joque a sacolinha para cima e tente pegá-la antes de cair no chão. Você pode tentar jogar mais que uma sacolinha. Alerta para o responsável: depois de brincar não se esqueça de guardar as sacolas para evitar acidentes 
Registre as brincadeiras com fotos e mande no e-mail da escola:

Sexta: 24/07 Corpo e Movimento

A semana está acabando e pra encerrar tem mais movimento e atividade!!!!
A música “Vem que eu vou te ensinar” da Xuxa faz a gente mexer o corpo inteirinho. Vamos nessa! Acesse o link pra cantar e dançar:
Acesso em 20/07/2020
Agora é hora de atividade: com ajuda de um adulto recorte o bonequinho e monte seu corpo com cada parte no lugar certinho. (Atividade 3)

Jardim II:
Atividades:
20/07.SEGUNDA- FEIRA: Essa semana vamos começar com muitos movimentos e brincadeiras!!
Começando agora com a turma FitDance&Teen, cabeça, ombro, joelho e pé:
Acesso em 18/07/2020.
Foi divertido!!
Atividade:
Com ajuda de um adulto, desenhe no caderno de recados seu corpo, expressando no desenho um movimento com o corpo (mão na cintura, mão na cabeça, pernas cruzadas entre outros).
21/07.TERÇA-FEIRA: Hoje vamos brincar de estatua, essa brincadeira é bem divertida.
Chame sua família para participar dessa brincadeira assistindo com a turma FitDance kids.  
Acesso em 18/07/2020
Repita a brincadeira quantas vezes você quiser.

22/07.QUARTA-FEIRA: Vamos brincar de peteca!!
Vamos pedir à sua família que ajude você a fazer esse brinquedo.
Assista os vídeos e mãos à obra!
Acesso em 18/07/2020.
Tem várias formas de brincar com a peteca, escolha uma e divirta se com sua família.

23/07. Quinta-feira: Uma música para movimentar!
Assista o vídeo: A batalha do movimento com a turminha o reino infantil:
Acesso em 18/07/2020.
No ritmo chame alguém para brincar de marionete com você.
A brincadeira funciona assim:
Um será a marionete e o outro o manipulador. O manipulador pega a marionete pelo braço ou cintura, de acordo com que achar melhor, e brinca com ela criando e inventando os movimentos típicos de marionetes. Depois invertem os papeis. 
Divirta- se com muitos movimentos!

24/07. Sexta-feira: Vamos começar com um desafio, do jogo da velha humano.
Convide a sua família para esse desafio, assista o vídeo para entender a brincadeira:
    Acesso em 18/07/2020.
Muito fácil e divertido, agora faça esta brincadeira do jogo da velha humano. Divirta-se! Brincando quantas vezes quiser.

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 20/07/2020 à 24/07/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Fomentar pesquisa, Percepção visual, sensório motora e  Auditiva
1. Acesse YOTUBE, Digite: Mundo das crianças TV - Escravos de Jó Duração 2:37   HORA DE BRINCAR!!!!



Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO 
Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA 
Data:  20/07/2020 à 24/07/2020 

Parte I - O Pulo do Sapo 
Observe quais animais aparecem na história e converse com seus familiares como cada animal se locomove. Será que todos pulam como o sapo? Qual outro animal que aparece no livro, que também pula? E você, consegue dar pulos bem altos? 
Escolha um local da sua casa (quintal, varanda, sala) e libere um pequeno espaço. Coloque três obstáculos baixos, enfileirados e com espaço entre eles (bacia, almofada, lata, etc...) 
Depois de organizado, pule os obstáculos com um pulo alto de sapo. Pule na ida e na volta quantas vezes quiser. 

Fonte: Acervo pessoal. 

Mini-grupo:

2ª Feira: A importância da água para nós
Olá crianças!
E aí, como está a experiência de vocês? Os feijões que vocês molharam já brotaram e estão virando uma plantinha?
Assim como as plantas e flores, que precisam de água para crescer e ficar forte, nós também precisamos da água. Vocês sabem para que? Assistam o videoclipe “Água” do Bento e Totó para descobrir.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=6upE2O4QINY, acessado em: 10/07/2020)
Precisamos da água para beber, para tomar banho, para escovar os dentes, para cozinhar muitos alimentos, para lavar nossas roupas e até para nos divertir, entre muitas outras coisas.
Agora que tal se divertir um pouco com a água? É claro que usando a água sem desperdício, porque se ela é tão importante para nós não podemos desperdiçar!
Separamos duas brincadeiras. A primeira é uma pintura com água. Para esta brincadeira vocês vão precisar de um recipiente com um pouco de água, uma brochinha (aquele pincel enviado no kit) e uma parede ou um muro ou chão de cimento. É bem simples e fácil, é só molhar o pincel na água e fazer desenhos na parede ou no chão usando a criatividade, como na imagem abaixo.

A segunda é uma pesca diferente. Para esta pesca vocês vão precisar de duas bacias ou baldes, água, é claro, uma concha e alguns brinquedos pequenos. Vocês vão encher uma das bacias com água e colocar os brinquedinhos dentro dela e depois com a concha vocês deverão pescar estes brinquedos e despejar na outra bacia até que todos os brinquedos sejam transferidos, como na imagem abaixo.

Esperamos que gostem das brincadeiras e que se divirtam!

4ª Feira:
 A água, a higiene e o Coronavírus
Já vimos que a água é importante para nós e que, entre outras coisas, precisamos dela para fazer a nossa higiene. Ou seja, precisamos dela para lavar as mãos, para escovar os dentes e para tomar banho, assim como nos mostra o videoclipe “Higiene” da Turminha da Liberdade.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=oV5FtmEX_tk, acesso em 10/07/2020)
Hábitos de higiene são sempre muito importantes: tomar banho todos os dias, escovar os dentes depois das refeições, lavar as mãos antes de comer, depois de brincar, após usar o banheiro e sempre que se sujarem por qualquer motivo. Porém, ultimamente, com a atual situação que vivemos, tem um hábito de higiene que se tornou muito, mas muito importante. É o hábito de lavar as mãos, ação importante para combater o coronavírus. Não sabem o que é coronavírus? Assitam ao vídeo da Mika que ela vai te explicar.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=zsDhn9SzVDs, acessado em 10/07/2020)
Assim como a Mika nos explicou, temos que lavar bem as mãos com frequência e também utilizar álcool gel para mandar o bichinho embora. Na atividade de hoje vamos fazer uma experiência para visualizar como nossas mãos ficam protegidas com este hábito. Para esta experiência vocês vão precisar de um prato fundo com água e orégano, um recipiente com detergente e as mãos. Assistam o vídeo abaixo do Museu Catavento para saber como realizar a experiência.

(link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=Mp-7cSvuXZQ, acessado em 10/07/2020)
Com esta experiência podemos ver como é importante lavar as mãos para deixar elas livres e protegidas do coronavírus. Então se cuidem e se protejam, lavem bem as mãos com água e sabão, como os bichinhos do clipe da Palavra Cantada, e quando não tiver água e sabão por perto usem álcool gel. Assim não vamos ficar doentes!

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=AZvPOsrzSUc, acessado em 10/07/2020)

Maternal:
2º Feira:

Atividade: Bolha de Sabão.

Link disponível em: < https://pt.wikihow.com/Fazer-Bolhas-de-Sab%C3%A3o-para-seus-Filhos >. Acesso em 09/07/20.

Para realizar essa atividade a criança necessitará da ajuda de uma adulto, e este seguirá o passo a passo do site em anexo.
Ao fazer o liquido para bolha de sabão, o adulto deve explicar e identificar os produtor com a criança.
Após feito o liquido, é só brincar explorando o tamanho das bolinhas de sabão e a quantidade realizada. Toda a família pode participar.

4º Feira

Atividade: Organizar os sapatos.
Um adulto deverá pegar todos os sapatos da criança, mistura-los e pedir para a criança organizar os pares. Pode começar utilizando só os da criança, depois acrescentar os sapatos dos outros integrantes da família.
Pedir para criança identificar de quem é os pares de sapatos. 

Jardim I:
Segunda: 13/07 – Vai começar a semana da água. Vem com a gente mergulhar e aprender sobre esta fonte preciosa de vida para todos nós!
Acesse o link para assistir a história, Pingo de Chuva – Varal de História.
Acesso em 10/07/2020 às 14h54m
Atividade 1
Agora que você já ouviu essa linda história é hora de fazer uma atividade. Vamos enfeitar a nuvem colando algodão ou papel branco amassadinho e desenhar 10 gotinhas de água para formar a chuva.

Terça 14/07 – Hoje é dia de experiência! Que tal brincar com sua família em sua casa, com objetos que AFUNDAM E FLUTUAM: Este experimento é muito simples de ser feito, além de muito divertido para as crianças. Deixe a criança escolher alguns brinquedos ou objetos e coloque-os em um recipiente com bastante água. Converse sobre quais ficaram na superfície (flutuaram) e quais foram para o fundo (afundaram). Ah não se esqueçam de reutilizar a água após a brincadeira. 
Você pode tirar foto e mandar para o e-mail da escola
emeiefsaopedro@gmail.com para publicarmos no facebook da escola.

Quarta: 15/07 – Você é o cientista. Você pode falar sobre ABSORVER ÁGUA? Forneça à criança alguns materiais e um pequeno recipiente com água. Vale usar plástico, lã, algodão, folhas e o que mais a criatividade permitir. Em seguida, instrua-o a testar os materiais um a um. A cada teste converse sobre quais absorveram a água e quais não. Você pode tirar foto e mandar para o e-mail da escola
emeiefsaopedro@gmail.com emeiefsaopedro@gmail.com para publicarmos no facebook da escola.
Quinta: 16/07 – Economizar água: você também pode! Vamos assistir a um vídeo com dicas de economia de água, acesse o link Turma da Mônica -Economizar Água : 
https://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeYhttps://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
Acesso em 10/07 às 15h57m
Atividade 2                                                         Agora que você viu essas dicas de economia de água, vamos fazer uma atividade bem legal em que você vai colorir apenas atitudes positivas com relação ao uso consciente da água!

Sexta: 17/07 – Assista ao vídeo Palavra Cantada | De Gotinha em Gotinha,
acessando o link a seguir: 
Acesso dia 10/07 às 16h11m
Atividade 3
Você viu criança como aprendemos tantas coisas sobre a água essa semana? Vamos fazer uma atividade com a letra G de Gota, pintando a letrinha e tentando escrevê-la.
Escreva o seu nome, com a ajuda da mamãe e guarde a atividade para trazer para escola no retorno!!!
Agora, para finalizar ouça essa música: Água (música infantil) - 22 de março Dia Mundial da Água - Marcelo Serralva”
Acesso em 12/07/2020 às 11h37m

Jardim II:
SEGUNDA-FEIRA, 13/07
VÍDEO: Música Água (música infantil)  turma do tio Marcelo
Atividade: Pintura com tinta guache

TERÇA-FEIRA, 14/07
VÍDEO: Água - Desenho Animado Ambiental
Atividade: Pintura e confecção de gotinhas para sinalizar torneiras existentes em casa
 QUARTA-FEIRA 15/07
  VÍDEO: Historia: a gotinha plim plim
Atividade: Ilustração da história 

 QUINTA-FEIRA,16/07
 VÍDEO: A Turma da Clarinha e o Ciclo da Água
Atividade: sequencia de imagem (ciclo da agua)
SEXTA-FEIRA, 17/07
VÍDEO: Lavar as Mãos -. Palavra Cantada, Coreografia | FitDance Kids
VÍDEO: brincadeira Afunda ou não afunda?

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 13/07/2020 à 17/07/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Associar números à quantidade.



Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA
Data: 13/07/2020 á 17/07/2020

Parte II – Números secretos 
Dando continuidade nas atividades de numerais, a partir da história “Fila dos números”.
Vamos realizar uma pintura que irá desvendar números secretos. 
Em uma folha limpa, peça para uma familiar escrever com lápis de pintar ou giz de certa branco (tem que apertar bastante o lápis branco para ficar com traçado forte), números aleatórios de 0 a 9.
Misture uma cor de sua preferência de tinta, com um pouco de água. E com um pincel espalhe bem a tinta diluída em cima da escrita. Os números vão aparecer com mágica. Vá falando para seu familiar, quais números você consegue ver. 
Você pode usar a mesma técnica em outro momento para qualquer desenho ou escrita que desejar fazer.
 
Fonte: Acervo pessoal.



Mini-Grupo:
Atividades:
2ª Feira: Jardim
Olá crianças, vocês já viram um jardim? Já passearam em um jardim? No jardim tem muitas plantas e flores e tem vários bichinhos que moram por lá. Vocês sabem quais são?
Que tal descobrir alguns destes bichinhos com a música “Passeando no Jardim” de Shauan Bencks apresentada no vídeo abaixo pela Fabiana Cordeiro? É para cantar e, principalmente, dançar junto, fazendo vários movimentos diferentes, como rastejar, rolar e engatinhar.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=KvR2IVvNQog, acessado em 07/07/2020)
Agora que vocês descobriram alguns dos bichinhos que moram no jardim, vocês devem junto com a mamãe, o papai ou um responsável fazer um jardim bem bonito com pintura, recorte e colagem. Utilizem o sulfite A3, aquela folha branca grande, enviado no kit para ser a base do jardim de vocês. Utilizem os tecidos para fazer as flores e os bichinhos (o adulto recorta e a criança cola no papel) e a tinta ou o giz de cera para complementar. Usem a criatividade e caprichem no jardim de vocês!
Lembrem-se de colocar nome e data na atividade e guardar para entregar quando as aulas retornarem.

4ª Feira: Experiência 
Hoje é dia de experiência!
Jardim bonito é um jardim cheio de plantas e flores.  Mas vocês sabem como as plantas e flores nascem, como elas crescem e do que precisam para viver?
Assistam a historinha cantada da Sementinha para descobrir.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=xrvry9xDu1U, acessado em 02/07/2020)
Descobriram? Isso mesmo! As plantas e flores precisam de água para crescer e sobreviver. Precisam ser molhadas pela chuva ou regadas por nós.
Hoje vamos fazer uma experiência para verificar como a água é importante para as plantas e como estas não crescem e não vivem sem ela. Para esta experiência vocês vão precisar de 8 grãos de feijão, 2 recipientes (pode ser pires, potinhos ou até mesmo copinhos descartáveis) e algodão para forrar o recipiente. Vamos fazer a experiência no algodão ao invés da terra porque nele fica mais fácil de observar, do que se plantarmos o feijão na terra. Esta experiência durará alguns dias até que vocês possam observar os resultados e tirar alguma conclusão.

Vocês devem forrar cada um dos recipientes com um pouco de algodão e depois colocar 4 grãos de feijão em cada um. Um dos recipientes com feijão vocês deverão molhar TODOS os dias com um pouco de água. Os feijões do outro recipiente NÃO deverão ser regados em nenhum dia. Após alguns dias vocês poderão observar uma mudança nos feijões de um dos recipientes, pois a água é muito importante para as plantas. 
Façam a experiência, observem diariamente as mudanças, registrem com fotos e vídeos e depois nos contem o que aconteceu com os feijões e o que vocês aprenderam.
Se ainda não retiraram o kit, compareçam à escola para retirá-lo. Cuidem do kit recebido, não desperdicem material e utilizem eles de acordo com as atividades solicitadas. Usem a pasta para guardar as atividades e entregá-las quando retornarmos (não se esqueçam de colocar nome e data nas atividades).
Maternal
Atividades:
2ª Feira: 
Querida família hoje retomaremos as cores com as crianças então assistam ao vídeo: “Ciranda das cores-Varal de histórias.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=O3Ywy7F1_v8https://www.youtube.com/watch?v=O3Ywy7F1_v8
Acesso em: 01/07/20 as 14:00h
Após assistirem ao vídeo, com a criança sugerimos a confecção de jogo que os alunos gostam muito para assimilação da aprendizagem, ele se chama: “Bingo das cores”.
Para fazer o bingo das cores, você vai precisar de:
• ∙Cartolina branca;
• ∙Canetinhas;
• ∙Régua;
• ∙Tesoura;
• ∙Lápis;
• ∙Algo para marcar as cores sorteadas. Nós usamos tampinhas de garrafa pet.
Passo a passo para a confecção:
1. Comece desenhando as cartelas na cartolina. Nós fizemos um retângulo de 10 por 15 cm, mas você pode fazer maior, se quiser. Para brincar com crianças mais crescidas, você pode inserir mais cores, para ficar mais difícil e demorado. Em seguida, recorte as cartelas.
2. Divida as cartelas em partes iguais. A quantidade vai depender do número de cores que você deseja colocar em cada cartela. Nós fizemos seis quadradinhos de 5 x 5 cm. Reforce os traços com uma canetinha preta.
3. Recorte os quadradinhos de cartolina que servirão para sortear as cores (nós fizemos de 5 por 5 cm). Você vai precisar de número igual ao de cores que colocará nas diferentes cartelas. Não se esqueça de nenhuma cor, ou a brincadeira não dará certo.
4. Desenhe bolinhas com as diferentes cores em cada quadradinho das cartelas. Vá alternando as cores e certifique-se de não preparar duas cartelas iguais.
5. Depois, desenhe bolinhas, com todas as cores utilizadas, nos quadradinhos de cartolina que servirão para o sorteio. Providencie um saquinho para colocar as “peças”.
6. O seu bingo das cores está pronto! Agora é só brincar. Se quiser garantir uma maior durabilidade do jogo, você pode encapar as cartelas e os cartõezinhos com papel contact transparente.

Acesso em: 01/07/20 as 14:30h
Sugestão: Faça várias cartelas para que toda a família possa brincar juntos, iniciem sorteando as cores, depois solicitem que a criança faça o sorteio, dessa forma a aprendizagem se tornará mais significativa para o aluno(a).

4ª Feira: 
Hoje faremos uma atividade bem divertida chamada: Pintura de sopro

Recursos para a atividade pintura de sopro:
Você vai precisar:
• Canudinhos finos e grossos.
• Tinta guache.
• Água.
• Folhas A4.
Passo a passo para a atividade pintura de sopro:
Vamos ao passo a passo.
1. Misture uma medida de água para duas de tinta guache.
2. Deixe que as crianças derramem um pouco da mistura em seu papel.
3. Incentive as crianças a usar várias cores.
4. O canudinho vai servir para empurrar a tinta e distribuir pelo papel
5. Você pode fazer uma exposição das artes.

Acesso em: 01/07/20 as 15:10h

Jardim I:
Segunda:
Vai começar a semana das formas! Hoje é dia de história! Acesse o link para aprender!!!
Acesso em 02/07/2020
Depois de ouvir essa linda história, que tal procurar em sua casa objetos grandes ou pequenos que se pareçam com as formas geométricas que ouvimos na história. Para encerrar aprenda a música das formas com a professora Valéria Rocha:
Acesso em 02/07/2020
Terça:
 Brincando com as formas que tem em casa!!
Vamos organizar as vasilhas, junto com a mamãe? Vocês vão precisar pegar as vasilhas de plástico do armário e as suas tampas e então organizar todas elas, observando os formatos que elas têm. Agora, procure na atividade 1 as formas parecidas com aquelas das vasilhas da mamãe. 


Quarta:
Contando as formas. Já deu pra perceber que as formas estão em todos os lugares! Nossa como eles são importantes!! Vamos colorir o boneco de formas e depois contar quantas formas tem? Conte com atenção e escreva a quantidade. Atividade 2 
Quinta:
Você é o artista! Antes de fazer a atividade de hoje, assista essa história acessando o link abaixo:
Acesso em 02/07/2020
Atividade 3
Peça pra mamãe desenhar em papéis coloridos ou desenhar e pintar de várias cores, algumas formas geométricas e recortar. Agora monte um lindo desenho com elas!!! Cole e escreva seu nome!!!
Sexta:
C de Círculo! Assista ao vídeo, acessando o link a seguir:
Acesso em 02/07/2020
Agora que você já viu todos os bichinhos, encontre no vídeo qual animal começa com a letra C e depois, mãos à obra! Faça a colagem com círculos, escreva o nome do animal com letra de imprensa (forma) maiúscula. (Atividade 4) Escreva seu nome e envie uma foto para o e-mail emeiefsaopedro@gmail.com para publicarmos no facebook da escola!! Pra encerrar a semana assista o vídeo: A Música das Formas, no link abaixo:
Acesso em 02/07/2020

Jardim II:
SEGUNDA: 
Começando a semana com as Formas Geométricas.
Essa semana vamos aprender a identificar e reconhecer as Formas Geométricas, principalmente em nosso dia, dia.
Vamos começar assistindo uma linda história das formas geométricas:
Acesso em 03/07/2020.
Com ajuda de um adulto, procure em sua casa objetos com as formas geométricas: (quadrado, círculo, retângulo e triangulo); depois vamos desenhar no caderno de recados alguns desses objetos. Não esqueça de colocar seu nome e data do dia que realizou a atividade.
TERÇA-FEIRA: 
Vamos cantar as Formas Geométricas com a turminha Gugudada!!!  
Acesso em 03/07/2020
Vamos brincar com massinha caseira. Acesse o vídeo para aprender fazer a massinha:
depois pegar palitos (sorvete, fosforo, dente ou canudos) divirta-se montando as formas geométricas como a foto.

Usa sua imaginação!! 

QUARTA-FEIRA: 
Vamos brincar com as formas geométricas nesse vídeo especial os pequerruchos almanaque (formas)
Acesso em 03/07/2020.
Que tal a gente brincar de inventar desenhos usando apenas as formas? (triangulo, quadrado, retângulo e círculo), pode usar e abusar de todos eles. Com ajuda de um adulto recorte jornais, revistas ou papeis coloridos, monte seus desenhos e cole no caderno de recados. Use sua criatividade!! Olha como fica lindo!!!
http://5o-7oniptyrnavou.blogspot.com/2014/10/blog-post_22.html http://5o-7oniptyrnavou.blogspot.com/2014/10/blog-post_22.html Acesso 03/07

Quinta-feira: 
Vamos cantar e dançar com a turminha Toobys!!
Acesso em 03/07/2020.
Vamos brincar em família o jogo dos quatro cantos.
Desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto e tem um pego. Quando o líder gritar trocou, todos tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos. Brinquem quantas vezes quiser é muito divertido.

Sexta-feira: 
Cada coisa tem seu formato juntos com o Mundo Bita vamos descobrir!! 
    Acesso em 03/07/2020.
Que tal brincar de amarelinha das formas geométricas!!!
Desenhar a amarelinha no chão usando as formas geométricas (quadrado, triangulo, círculo, retângulo).
Objetivo: identificar e diferenciar as formas geométricas estudadas (quadrado, triangulo, círculo, retângulo).
Regras: as mesmas da amarelinha convencional, porém é preciso reconhecer as formas geométricas no percurso da brincadeira. Divirta-se!!! 

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 06/07/2020 à 10/07/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 

1. Acesse YOTUBE, Digite: a música das formas geométricas e mais       Músicas Aqui Bebês Cantam

Desenhe ou cole figuras com formatos geométricos Círculo, Quadrado, Triângulo e Retângulo.





Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA
Data: 06/07/2020 à 10/07/2020
FILA DOS NÚMEROS:
Objetivo: Aprender os numerais de 0 a 9, suas posições, sequencias e traçado. Saber quantidades e conseguir realizar contagem com autonomia.
Acesse o link : https://www.youtube.com/watch?v=kvOhhhRyjo8 para escutar a história “Fila dos números”
Parte I - Lousa Mágica  
Nessa história, você irá aprender os numerais de do 0 ao 9. Suas posições e sequencias. 
Após a história, você irá confeccionar uma lousa mágica.
Pegue um pedaço de papelão liso e limpo. Desenhe de um dos lados, suas duas mãos nele. Faça os detalhes das unhas também.
Se você quiser pode fazer outros desenhos no verso do papelão. Em seguida, encampe o papelão com durex largo. Se houver desenho dos dois lados, encape todo o papelão, cobrindo todos os desenhos. 
Agora com tinta ou canetinha, você pode pintar, escrever e decorar os desenhos.  Tudo que você colorir, pode ser facilmente apagado com um paninho, assim, seu desenho sempre estará pronto para ser reutilizado. 
No lado que você desenhou suas mãos, você irá contar os dedos, pintando um dedo de cada cor. E depois escreva os numerais em cima de cada dedo como se fosse a fila dos números que você viu na história. 
Caso haja outros desenhos na sua lousa mágica, poderá contá-lo também e enumerá-los. Conte quantas cores usou para pintar cada parte do desenho. Escreva seu nome. Depois apegue e faça tudo outra vez, com cores diferentes. Use sua criatividade. 
Visualize o vídeo  para ver os detalhes da confecção da lousa mágica. https://www.youtube.com/watch?v=kdcINMmC_0w
     


Parte II – Números secretos 
Dando continuidade nas atividades de numerais, a partir da história “Fila dos números”.
Vamos realizar uma pintura que irá desvendar números secretos. 
Em uma folha limpa, peça para uma familiar escrever com lápis de pintar ou giz de certa branco (tem que apertar bastante o lápis branco para ficar com traçado forte), números aleatórios de 0 a 9.
Misture uma cor de sua preferência de tinta, com um pouco de água. E com um pincel espalhe bem a tinta diluída em cima da escrita. Os números vão aparecer com mágica. Vá falando para seu familiar, quais números você consegue ver. 
Você pode usar a mesma técnica em outro momento para qualquer desenho ou escrita que desejar fazer.
 

Planejamento Semanal de 29/06 a 03/07/2020
MINI-GRUPO:
2ª Feira:
 Caça as Formas
Olá crianças, a turma do Quintal da Cultura inventou uma brincadeira bem legal com as formas, querem saber qual é? Assistam o vídeo abaixo para descobrir e aprender esta nova brincadeira.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=Z5te_JTqvWg, acesso em 27/06/2020)
Agora é a sua vez! Junto com o papai, a mamãe ou um responsável, procure na sua casa objetos que tenham o formato do quadrado, do círculo e do triângulo. Será que vocês conseguem encontrar? Peça para alguém tirar uma foto de você com estes objetos e nos enviar para socializarmos com os colegas!

4ª Feira: 
Formas
Hoje vamos relembrar as formas com a Cleo e o Cuquin e depois realizar duas atividades para aprender o formato das formas quadrado, círculo e triângulo e trabalhar a coordenação motora.

(link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=aJ6omd7msWo , acesso em 27/06)
Para a primeira atividade a mamãe, o papai ou um responsável deverá traçar em tamanho grande no chão utilizando giz ou fita adesiva as três formas geométricas. Feito isso a criança deverá caminhar sobre estas formas desenvolvendo a noção do traçado de cada uma delas, além de desenvolver o equilíbrio, a noção de espaço e a coordenação motora ampla.

Para a segunda atividade o papai, a mamãe ou um responsável deverá traçar as três formas em uma folha de sulfite grande, enviada no kit de material. Em seguida, a criança deverá cobrir o traçado de cada uma das formas utilizando o dedo molhado com tinta, como na imagem abaixo. Esta atividade também proporciona o desenvolvimento da noção do traçado de cada uma das formas abordadas, a noção de espaço e a coordenação motora fina. Guardem esta atividade com a data e o nome da criança na pasta para entregar quando retornarmos.

(Fonte da imagem: foto tirada pela Prof.ª Mayra em 26/06/2020)
Lembrem sempre de nomear as formas para a criança e de questioná-las sobre o nome de cada figura. Desta maneira a criança aprende a nomenclatura correta de cada forma e desenvolve a correspondência entre nome e figura.
Durante as atividades filmem e tirem fotos e enviem no e-mail da escola (emeiefsaopedro@gmail.com) para socializar com a gente. Queremos muito ver a participação de vocês!
Se ainda não retiraram o kit, compareçam à escola para retirá-lo. Cuidem do kit recebido, não desperdicem material e utilizem eles de acordo com as atividades solicitadas. Usem a pasta para guardar as atividades e entregá-las quando retornarmos (não se esqueçam de colocar nome e data nas atividades).

Maternal:
2º Feira:

História: Menina Bonita do Laço de Fita | Patrícia Coelho.
LIVRO: Menina Bonita do Laço de Fita
Data da primeira publicação: 1986
Autora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Rosana Faria
Gênero: Ficção
Editora: Ática
Assunto: Diversidade Étnico-Cultural Brasileira

Link:
Acessado em 26/06/20 as 10:40h
Após ouvir história da menina bonita do laço de fita, junto com os responsáveis identificar as cores apresentadas na história, depois conversar sobre as diferenças, e como estas deixa nosso mundo mais bonito e colorido. 


4º Feira:

Atividade para colorir
Relembrar a história da Menina Bonita do laço de fita.
Desenhar os personagens com tinta guache, lápis de cor, giz de cera ou da forma que achar que fica mais bonito.

Jardim I:
Segunda: 29/06
Comer é bom!! Esta semana vamos aprender sobre Alimentação. Vai ser muito legal, você vai ver!! Pra começar tem um vídeo que fala sobre a importância de comer. Clique no link para assistir:
Acesso em 27/06/2020
Agora você vai pensar no que mais gosta de comer e vai desenhar e pintar! (atividade 1)
Tudo pronto é hora de cantar uma música bem animada com a turma tac tacs! Acesse o link e cante quantas vezes quiser!!!
Acesso em 27/06/2020


Terça: 30/06
 As Frutas: Hum, como é bom comer uma frutinha!!! As frutas são um alimento muito importante para crescer forte e saudável! Vamos aprender com a Ana e as frutas no link a seguir
Acesso em 27/06/2020
Agora que você já assistiu, será muito bom conversar um pouquinho com as pessoas da sua casa sobre suas frutas preferidas e pra animar ainda mais a atividade de hoje será uma brincadeira: “Brincadeira da comida brasileira”. É uma brincadeira muito simples, que a gente canta e bate palma, mas preste atenção pra não bater palma na hora errada. Se você não conhece a brincadeira assista o vídeo a seguir:
Acesso em 27/06/20202

Quarta: 01/07 
 Pipoca com feijão, não! Você gosta de pipoca? Então vamos lá, assista ao vídeo “Pula Pipoquinha” do Bob Zoom:
Acesso em 27/06/20202
Depois de ouvir essa música divertida, vamos pra atividade do dia: Escolher feijão!!! Para isso, é necessário a mamãe organizar algumas coisas pra você realizar a atividade.
Numa vasilha misture uma certa quantidade de feijão cru e milho de pipoca. Não precisa ser muito, pra não ficar cansativo. Pegue outras duas vasilhas e peça pra criança te ajudar a separar os grãos que estão misturados, pra fazer pipoca depois. Vá colocando feijão em uma vasilha e o milho na outra. Depois de escolhido, que tal estourar pipoca para comerem juntos? Essa atividade é importante, pois estimula a coordenação motora fina, através do movimento de pinça, que é importante para auxiliar na atividade de escrever, por exemplo. 
Quinta: 02/07 – Batata quente Hoje é dia de história e também de brincadeira. Primeiro ouça com atenção a leitura do livro “A cesta de dona Maricota”, de Tatiana Belinky. É só clicar no link:
Acesso em 27/06/20202
Quais frutas, verduras e legumes a dona Maricota trouxe da feira! Você consegue se lembrar? Tem algum que você não gosta? E quais você gosta mais? Se quiser assista novamente a história.
A brincadeira de hoje é “Batata Quente”. Pegue ai na sua casa uma batata, ou pode ser outro legume, forme um círculo, todos com os olhos fechados e quem estiver com a batata ou outro legume começa a brincadeira, passando o alimento e cantando à música: batata quente, quente, quente,... Em qualquer momento a pessoa que começou com a batata : QUEIMOU! Quem estiver com a batata nas mãos será o queimado, e deverá falar o nome de uma fruta.  Se não souber sai da brincadeira e espera a próxima rodada. Pode variar falando legumes e verduras, alimentos salgados, alimentos doces, ingredientes da sopa, etc.
Pra terminar pegue uma folha e desenhe alimentos que comecem com B de BATATA. Por exemplo: BANANA, BETERRABA, BERINJELA e outros mais
(atividade 2)


Sexta: 03/07 
 Meu prato A atividade de hoje é fazer um prato de comida bem gostoso e saudável. Assista primeiro o vídeo do Mundo Bita: “Para Papar”:
Acesso em 27/06/20202
Agora, com a ajuda de um adulto vamos fazer desenhos e colagens no prato que está na atividade 3. Se preferir pode desenhar um prato de papelão, pintar com guache e depois enchê-lo de comidinhas e desenhos de comidas saudáveis!

Jardim II

SEGUNDA FEIRA
       Olá turminha! Vamos começar a semana conversando sobre nossa alimentação. O que você gosta de comer? 
        Pesquise em jornais, folhetos de mercados e revistas figuras que representam alimentos que fazem parte da sua alimentação e cole-as numa folha. Se quiser, faça o desenho de um prato e cole as imagens dos alimentos dentro dele. 


        Você sabia que uma alimentação saudável previne várias doenças e dá força e energia para brincar o dia todo? Por isso é muito importante comer frutas, verduras e legumes. 
        Vamos terminar com algumas  músicas que falam sobre a nossa alimentação! Acesse o link:  https://www.youtube.com/watch?v=3-NibWZcW1U  Acesso em 22 de junho de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=UfdT8IcASTw Acesso em 22 de junho de 2020

TERÇA-FEIRA
       Hoje vamos começar com uma história que se chama A cesta de Dona Maricota de Tatiana Belinky, que está disponível 
Vivenciar situações de letramento. 
no link: 
https://www.youtube.com/watch?v=okeXIz8DuFw  Acesso em 22 de junho de 2020.
       Numa folha, faça o desenho de seis alimentos que estavam na cesta de Dona Maricota. Depois, com a ajuda de um adulto, escreva o nome desses alimentos. 
QUARTA-FEIRA
        Durante a quarentena muitas famílias têm passado mais tempo na cozinha experimentando novas receitas ou fazendo aqueles pratos que são uma tradição passada de geração para geração.  Que tal você e sua família compartilharem essas gostosuras conosco? 
       Peça para um adulto escrever essa receita especial numa folha do seu caderno e, se possível, tire fotos de vocês preparando ou então comendo a receita quando já estiver pronta. Não se esqueça de enviar as fotos para o e-mail da nossa escola: emeiefsaopedro@gmail.com

QUINTA-FEIRA
Uma história para começarmos. Acesse o link: 
https://www.youtube.com/watch?v=QxQjqiTOhFI Acesso em 22 de junho de 2020.
A folha de papel queria ser um barquinho. Que tal ajudarmos ela também? Com a ajuda de uma adulto, realize as etapas sugeridas  e faça a dobradura do barquinho. Depois divirta-se brincando e enfeitando seu barquinho ou então fazendo uma linda pintura numa folha para colar o barquinho. 
Dobradura do barquinho:


SEXTA FEIRA
Hoje vamos conversar sobre a letra B. Várias palavras têm seu nome iniciado pela letra B. 
Vamos ver: https://www.youtube.com/watch?v=Si0C2_IuyDo Acesso em 22 de junho de 2020.
Com a ajuda de um adulto, desenhe 6 figuras cujo nome seja iniciado pela letra B numa folha . Depois escreva seus nomes e aquantidade de Letras que formam a palavra. Exemplo:
Agora é com você!


Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA
Data: 29/06/2020 à 03/07/2020

1 . DEZ PEIXINHOS ANIMADOS
Objetivo: Contagem regressiva, quantidades de 1 a 10, conceito de subtração, animais marinhos e percepção visual, noção espacial, contagem ordenada, identificação de numerais, coordenação visomotora. 
Acesse o Link: https://www.youtube.com/watch?v=fl9DW5eDgZA para ouvir a história dos 10 peixinhos animados.
Parte I – Contando com a Água Viva
Você observou na história, como foi a contagem dos peixinhos? A cada página, tinha um peixinho a menos. Sabia que essa contagem é chamada de regressiva e pode ser usada para iniciar uma largada ou decolagem? 
 Você observou também quais animais apareciam durante a história? Converse com seu familiar sobre esses animais e veja com quem ficou cada peixinho que não terminou o caminho até o final do passeio. 
Na história, havia uma água viva. Você encontrou? Você já viu uma de perto? Você sabia que ela queima a nossa pele, se tocarmos nela? 
1) Então, agora vamos brincar de água viva.  Pegue uma bexiga (se não tiver pode ser um saquinho ou sacola plástica). Sopre até encher e amarre para não soltar o ar. Na ponta onde foi amarrado, você amarrará tirinhas cumpridas, elas podem ser feitas de fitas de presentes, papel ou de sacolas plásticas também.   Chame sua família para brincar. Vocês irão jogar a água viva pra cima de uma para o outro (como num jogo de bola), contando até 10. Quem estiver com a água viva na mão quando falar 10, será queimado. Quanto mais pessoas, mais legal, pois a cada rodada, pode sair uma pessoa do jogo. Se não houver muitas pessoas não tem problema, a cada rodada, quem foi queimado, tira uma tirinha que está pendurada na água viva, até que no final, não sobre nenhuma. 
2) Após a brincadeira, você e seu familiar, irão desenhar numa folha limpa, uma água viva. Seu corpo é como a metade de um círculo e abaixo desse corpo você irá fazer 8 tirinhas. Faça as de forma que fiquem grossas. Em cada tirinha, você irá carimbar usando tinta e a ponta do seu dedo, uma quantidade, iniciando com 8 na primeira tira  terminando com 1 na última tira. Não precisa enumerar as tirinhas. Apenas verifique a contagem para ver se tem a quantidade correspondente da primeira até a última tira (8,7,6,5,4,3,2,1)

                           
                   


Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 29/06/2020 à 03/07/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.

 Planejamento semanal 22/06 a 26/06/2020

Mini-grupo:

2ª Feira: Formas

Olá crianças! Vocês conhecem as formas geométricas? Assistam o videoclipe abaixo para aprender sobre o quadrado, o retângulo, o círculo e o triângulo.

 

(Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=0kjyR9Q2rwE, acesso em 19/06/2020)

Agora vamos para a atividade?

Para a atividade de hoje o papai, a mamãe ou um responsável deverá fazer as quatro formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo) no chão ou em folhas, utilizando fita adesiva, giz de lousa ou giz de cera, lápis ou canetinha, dependendo da superfície utilizada.

Feito isso, agora é a sua vez! Você, criança, deverá cobrir o traçado da forma geométrica utilizando pequenos objetos, pequenos brinquedos tampinhas, pedrinhas, grãos de feijão ou até mesmo macarrão, como na foto abaixo que segue de exemplo. Não precisa colar, é só colocar essas pequenas coisas por cima do traçado da forma, formando assim a mesma.


 

(Fonte da imagem: https://alunoon.com.br/infantil/atividades//Outros/Shapesea2/26d/2.jpg , acesso em 19/06/2020)

Para tornar a atividade mais significativa e desafiadora, durante a realização da mesma, o papai, a mamãe ou o responsável podem ir nomeando as formas para a criança e questionando-a sobre as mesmas (“Qual é o quadrado?”, “Onde está o triângulo?”, “Que forma é esta?”)

Durante a atividade que tal filmarem e tirarem fotos e nos enviarem para que possamos socializar no facebook da escola?


4ª Feira: Formas

As formas estão por todo lado. Se olharmos bem podemos perceber que muitas coisas são “feitas” de formas, e parece que a Mika, uma menininha curiosa, acabou de descobrir isso. Que tal acompanhar esta descoberta na história abaixo e aprender um pouco mais sobre as formas geométricas?

 


(Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=co_p2-x9QJk, acessado em 19/06/2020)

Na atividade de hoje vocês deverão montar e colar um palhacinho todo feito de formas geométricas seguindo o modelo da imagem abaixo.

 

(Fonte da imagem: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcQda2Tig-m5psnjLoPgp4GMpDf07j8QR0H39Ceaz9H6pB8rVMuv&usqp=CAU, acesso em 19/06/2020)

Para isso o papai, a mamãe ou um responsável deverá desenhar e recortar as formas necessárias utilizando os papéis coloridos que enviamos no kit de material, se desejarem, também poderão utilizar outros papéis coloridos e estampados que tenham em casa. Vocês vão precisar de 1 quadrado, 1 círculo, 1 triângulo, 4 retângulos grandes e 4 retângulos pequenos.

Esperamos que se divirtam!

*Se ainda não retiraram o kit, compareçam à escola para retirá-lo. Cuidem do kit recebido, não desperdicem material e utilizem eles de acordo com as atividades solicitadas. Usem a pasta para guardar as atividades e entregá-las quando retornarmos (não se esqueçam de colocar nome e data nas atividades).*

 


Maternal

Atividades:

Essa semana faremos algumas atividades divertidas utilizando nossas mãos e pés.

 


Segunda feira:

Para as atividades, vamos precisar de tinta. Pode ser guache, tinta a dedo ou até uma tinta caseira. Para isso, deixamos uma idéia de receita para você preparar. 


Você vai precisar de:

2 colheres de açúcar

Meia colher de chá de sal

Meia xícara de amido de milho

2 xícaras de água

Corante alimentício ou suco em pó

Para preparar, dilua o amido de milho na água ainda fria para não empelotar. Depois misture o sal e açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar na consistência do guache. Depois, separe em potinhos diversos e misture os corantes ou suco para ter várias cores.


Quarta feira: 

Hoje vamos ouvir a história: Festa no céu, disponível no link abaixo


 

https://www.youtube.com/watch?v=NAeSXuVBOKcn   acesso em 21/06/2020 as 11:15


Agora vamos escolher um dos animais da história. Pode ser o sapo, um dos pássaros ou algum dos bichinhos da floresta. O objetivo é fazer uma ilustração utilizando o carimbo de nossas mãos e pés. Clique no link abaixo para ter algumas ideias do que pode ser feito. Lembre-se de guardar essa e outras atividades para que possamos compartilhar com as professoras e colegas todas as coisas legais que fizemos no período de quarentena.

https://www.soescola.com/2017/02/130-atividades-de-pinturas-partir-dos-pes-e-maos.html - acesso em 21/06/2020 as 11:20


Sexta feira

Hoje faremos um tapete de pegadas.

 


https://www.facebook.com/watch/?v=252994598905897  - acesso em 21/06/2020 as 11:25


Podemos confeccioná-lo com a tinta feita no inicio da semana ou outra que estiver disponível. Pode ser também com o desenho das pegadas no chão com giz, no papel sulfite ou até recortando as mãos e pés em revistas velhas e colando em um papelão ou outro papel, enfim, utilizem o que estiver disponível em casa. Depois de montar o tapete, o  desafio é ultrapassá-lo, colocando as mãos e pés nos locais marcados. Para enriquecer a atividade, podemos colocar as figuras em direções diferentes, a fim de proporcionar um desafio maior, como na figura abaixo: 




 





Não esqueça de registrar essa atividade muito divertida com fotos e enviá-las no e-mail de nossa escola!


Um abraço e até a próxima semana!




Jardim I:

Atividades:

22/06 Minha casa é meu ambiente: Essa semana, vamos trabalhar o tema Meio Ambiente. Todos nós fazemos parte do meio ambiente por isso devemos cuidar e melhorar cada vez mais os lugares que fazem parte da nossa vida. Então vamos aprender como fazer isso!!! Acesse o link abaixo para começar: 

https://www.youtube.com/watch?v=mJ8nISBlqvE

acesso em 18/06

Nossa casa faz parte do meio em que vivemos, então vamos começar por ela! Com a ajuda do papai e da mamãe, desenhe numa folha o que você e sua família podem fazer para cuidar da sua casa. Por exemplo, guardar brinquedos no lugar certo, manter a casa limpa e cuidar do quintal!

(atividade 1, em anexo)


23/06 Protegendo a Natureza: Vamos assistir a um vídeo bem legal!!! Clique no link pra ver:

https://www.youtube.com/watch?v=9uwZHC-ui_Y&t=1s

acesso em 18/06

O lixo é um problema muito sério, você sabia? Se jogamos papéis de bala, latinhas, e outros restos na rua ou em qualquer lugar ele acaba destruindo a natureza. Uma solução para isso é jogar cada coisa no seu lugar!

Vamos lá? Pinte os recipientes de lixo com as cores corretas para cada tipo. Se quiser pode colar  ou desenhar em cima delas um objeto correspondente a cor do recipiente.

(atividade 2, em anexo)


24/06 – Plantando Feijão: para começar vamos assistir a história de João e o pé de feijão, com muita atenção. Clique no link para assistir:

https://www.youtube.com/watch?v=ECwNnndODpg

Acesso em 21/06 

Após assistir o filme João e o pé de feijão você irá plantar feijão.

Para isso você vai precisar de:

Um pedaço de algodão;

Um copinho;

Três feijões; 

E água;

A mamãe pega o algodão abre um pouquinho e coloca no fundo do copo. Coloque os feijões por cima do algodão, depois molhe um pouco com água, mas não deixe muita água. Todo dia dê uma olhadinha e se o algodão estiver seco coloque um pouquinho de água. Vá observando todos os dias e logo o feijão começar vai brotar e crescer.


25/06 - F DE FEIJÃO: vamos aprender a letra F de feijão e muito mais!

Assista o vídeo acessando o link abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=rG3wd-P0Qfc&t=21s

Acesso em 21/06

Legal, não é? Você consegue repetir a letra F e lembrar algumas coisas que começam com F?

Então, vamos lá...  Na atividade de hoje você vai descobrir várias coisas que começam com F. Faça com capricho!!!! Pinte bem bonito!!!

(Atividade 3 em anexo)

 

26/06 – Pintando os animais: Os animais fazem parte do meio ambiente. Alguns ficam perto da gente e, outros, é bom que fiquem bem longe, não é mesmo? Vamos pintar os animais de acordo com a quantidade indicada. Assim, você vai aprender um pouco mais sobre os números e as quantidades que eles representam. Agora conte quantos animais você pintou em cada linha!

Acesse o link para cantar os números de 1 a 10

https://www.youtube.com/watch?v=4cPyEghUEr4

Acesso em 21/06

(Atividade 4 em anexo)




Jardim II:

Segunda-feira, 22/06

 História: o mundinho-Yngrid Bellinhausen

LINK:   https://www.youtube.com/watch?v=bjceejnXltI

Após ouvir a história, conversar com seus familiares. Em uma folha, faça dois desenhos: o que fazia o mundinho feliz?  O que fez o mundinho ficar triste?

Pintura

 Terça-feira, 23/06

vídeo _turma da Mônica - cuidado com o meio ambiente:

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=xqQwPUrBRY8

Tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo (cores convencionais):

Em uma folha desenhe os coletores e pinte bem bonito, depois cole figuras de acordo com a  cor adequada.

Quarta-feira 24/06

ABC dos animais 

LINK:;https://www.youtube.com/watch?v=a-WndAZNO5U 

Completar o alfabeto de acordo com a primeira letra de cada desenho. 

Quinta-feira,25/06

vídeo: história de um balão

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=fPt-PVYV1Mw.

Dobradura de um balão

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=y57D42B9oGU

Sexta-feira,26

Relacionar quantidades;

Música e dança

Palavra cantada | imitando os bichos; LINK: https://www.youtube.com/watch?v=slShEL-N1mA.

Ti  bum  pá - chiquititas - | fitdance kids

 LINK: https://www.youtube.com/watch?v=jcli_gjyvau.  

Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 22/06/2020 à 26/06/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 






Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Mariana Virginia Roberto Silva 

Data: 22/06/2020 à 26/06/2020

2. SEQUÊNCIA LÓGICA
Objetivo: Estimular a construção do conhecimento da sequência lógica e habilidade de comparação.
Materiais: Colheres ou garfos descartáveis coloridos.
Desenvolvimento: Posicione os talheres em uma sequência e peça que a criança continue a sequência.
. Registro: As atividades poderão ser fotografadas e/ ou descritas por escrito pelos pais de como a criança realizou a atividade. Deverão ser nomeadas, datadas e entregues para as professoras de Educação Especial no retorno às aulas.



Fonte: Instagram


Planejamento semanal: 15/06 à 19/06/2020

Mini-grupo

2ª Feira: Formas – Tampa no pote

Crianças, papais, mamães e responsáveis, já pararam para observar como cada coisa tem seu formato, que as formas estão por todo lado? Por onde olhamos vemos as formas: o quadrado na janela da casa, o círculo na roda do carro, o triângulo na casquinha do sorvete e por aí vai, é só observar que vamos encontrar, como na música “Cada Coisa Tem Seu Formato” do Mundo Bita disponível no link: 



(Fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=qAvTDWtxEgU, acesso em 12/06/2020)
Agora vamos brincar? Sabiam que os potes de cozinha, sempre tão coloridos e de formas e tamanhos variados, podem render brincadeiras bem ricas e desafiadoras para as crianças. Mais simples do que esta, impossível!


A ideia é bem simples: separar vários potes de plástico, tirar as tampas e oferecê-los (potes e tampas) à criança, convidando-a a encontrar qual tampa se encaixa em cada pote. Para a brincadeira ficar mais interessante, o indicado é que os potes sejam bem diferentes entre si, com formatos e tamanhos diferentes. Durante a brincadeira, vocês, pais e responsáveis, podem ir falando para a criança o nome da forma que cada pote tem para que ela desenvolva a percepção visual das formas.

4ª Feira: Jogo de encaixe caseiro






Para esta atividade o papai, a mamãe ou o responsável devem contornar em uma folha, em um pedaço de papelão ou em uma cartolina diversos objetos de diferentes formas e tamanhos. Podem ser brinquedos da criança, utensílios de cozinha, ferramentas, entre outros (lembrando sempre de utilizar objetos que não ofereçam risco à criança). Depois peça para a criança “encaixar” cada objeto no contorno correto. É simples, fácil e lúdica!
Vocês podem criar vários tabuleiros para o jogo, variando os objetos. Se desejarem podem fazer um tabuleiro só com formas geométricas, outro só com brinquedos, outro só com utensílios de cozinha... é só usar a criatividade e se divertirem!




Maternal

2º Feira:
Vídeo com a música as cores primárias, composição de Eric Tamari.




acessado em 01/05/20 as 15:15


História narrada do livro: “Bom dia, todas as cores de Ruth Rocha.


Acessada em 01/05/20 as 15:40h

Cinco brincadeiras para ensinar as cores; 1-Maneiras diferentes de ensinar as cores: separar e utilizar objetos iguais com cores diferentes, explorando também as possibilidades de encaixe e empilhamento; 
2-Separação de cores: separar objetos e brinquedos por cores; 
3-Água colorida: transferir a água com diferentes cores de um ponte para o outro;
 4-Caça ao tesouro das cores: construir com a criança uma paleta de cores, em seguida procurar com ela no meio ambiente ou em casa essas cores; 
5-Tintas dançantes: Em uma tigela com leite pingar corantes de cores diversas e espalhar com cotonete.

Link
acessado em 01/05/20 as 16:00h
Desenvolver a coordenação motora grossa;

Desenvolver a orientação espacial; 

Noções de lateralidade.






4º Feira

Cinco brincadeiras para trabalhar a coordenação motora grossa:
1-Amassar as bolinhas de massinha com os pés esquerdo e direito;
 2-Pequeno circuito com movimentos para abaixar, pular e etc; 
3-Andar em cima de uma plataforma; 
4-Andar em cima de uma linha sobre o chão 5-Adaptar o jogo twister para a criança pular na cor que o adulto indicar, dessa forma trabalhar a coordenação motora grossa, lateralidade e as cores.
Link:
https://www.youtube.com/wa?v=S3_9eJyQCYM
Acessado em 01/05/20 as 16:30h


Acessado em 01/05/20 as 16:30h
    

      

Jardim I:

15/06 Cantando os Números, pra começar a semana vamos aprender uma música bem legal com o Bento e Totó, os números na ilha! Acesse o link abaixo e cante quantas vezes quiser!!!
acesso em 14/06/2020


16/06 Sorteando os números, vamos ver se você já sabe os números? Peça pra um adulto te ajudar... Você vai precisar de duas folhas de sulfite, tesoura e giz de cera ou lápis de cor. Em uma folha faça 10 quadrados iguais, escreva os números de 1 a 10 e depois recorte e dobre para sortear. Na outra folha escreva os números de 1 a 10 espalhados pela folha.
Agora é só sortear um número de cada vez e a criança deve encontrar na folha escrita o número sorteado e circular!

17/06 Quebra cabeça dos números, hoje é dia de colorir, recortar e montar!!! Pinte o desenho bem bonito, depois conte os números de 1 a 10. Peça pra um adulto te ajudar a recortar nas linhas e depois é só montar o quebra cabeça de acordo com a sequência dos números. Atividade 1 ( em anexo)

18/06 Contando e colando, assista ao vídeo dos Pequerruchos Almanaque, números de 1 a 10, antes de fazer a atividade de hoje!!!
acesso 14/06/2020 
Agora sim, vamos observar os números e colar a quantidade correta. Pode colar bolinhas de papel, palitos de fósforo, grãos de feijão ou até desenhar!!
Atividade 2 (em anexo)

19/06 Centopeia ou Zeropeia, que tal encerrarmos a semana com uma história bem legal!!! ” A Zeropeia”, do canal Varal de histórias. Vamos lá, assista essa história no link abaixo:
acesso em 14/06/2020
Hora do desenho: Desenhe uma centopeia com suas perninhas, depois desenhe você ! Quem tem mais pernas, você ou a centopeia que você desenhou? Que outro animalzinho tem a mesma quantidades de pernas que você? Então desenhe um animal com 2 pernas! Atividade 3 (em anexo).

Jardim II


15/06 SEGUNDA FEIRA: Começando a semana com números 
Os números fazem parte do nosso cotidiano, pois estão presentes em nossa idade, nos dias do mês, endereços, números de telefones até mesmo em nossa alimentação.
Assistindo o vídeo abaixo, vamos aprender a desenhar os números:
Acesso em 10/06/2020.
Com ajuda de um adulto desenhe no seu caderno de recados os números de 0 a 10.
16/06 TERÇA-FEIRA: Vamos contar até 10!! https://www.youtube.com/watch?v=9YhOdzqLZT4&feature=youtu.be
Acesso em 10/06/2020
Agora com ajuda de um adulto desenhe no caderno de recados dez círculos e escreva acima o número correspondente, (1;2;3...10).
Recorte e cole figuras de jornais ou revistas nos círculos, as quantidades conforme os números correspondentes. 

17/06.QUARTA-FEIRA: Que tal assistir um lindo desenho com sua família!! Ursinho Pooh 1,2,3 descobrindo os números.
Acesso em 11/06/2020.
Após o desenho converse com sua família, para espalhar pela casa adesivos marcando a quantidade de determinados objetos, igual ao desenho, exemplo: no conjuntinho de três panelas da cozinha marque o 3, no par de sapatos o número 2, use a criatividade. Quanto mais objetos marcar, melhor!!
Esta é uma excelente ideia para você memorizar os números.

18/06. Quinta-feira: Vamos contar e dançar com Mariana
Acesso em 11/06/2020.
Hoje a brincadeira é amarelinha caracol, peça para um adulto riscar o chão um caracol, divida em dez partes numeradas; centro é o céu; voltar todos os números e ao chegar no número 1, apanhar a pedra e sair do caracol. Fazer a mesma coisa com os outros números, lembrando-se de não pisar no número em que a pedra se encontra sempre pulando num pé só, sem cair nem pisar no risco. Se cair perde a vez, quem conseguir fazer todos os números primeiro ganha.

19/06. Sexta-feira: Vamos embarcar nessa aventura com o Bob trem.
Vamos brincar bingo de números.
Chame sua família para se divertir juntos.
Entenda a brincadeira assistindo o vídeo abaixo:
Acesso em 11/06/2020.
Brinque quantas vezes quiser!!
Esta é uma excelente ideia para você memorizar os números.

Planejamento semanal 08/06 á 10/06/2020

Atividades da Creche: Mini-grupo e Maternal.


 Segunda-Feira: 

Queridos alunos estamos com muita saudade de dos nossos momentos juntos como as nossas rodas de conversa, música, brincadeiras em sala e no parque. Por isso solicitamos a família que assistam com seus filhos o vídeo: Mundo Bita-Que saudade eu tô.
Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jmQoDtE3o1Y&feature=youtu.be/ acesso em 01/06 as 12:08h.


Terça-Feira:

 Família converse com seus filhos sobre o que eles mais sentem saudades na escola, então solicitem a criança que faça um desenho para expressar esses sentimentos, o que ela mais sente falta ou tem saudade, guardem com muito carinho e tragam para a escola quando retornarmos para socialização com os colegas.


Quarta-Feira:

Vamos brincar de imitação? Para a atividade de hoje, vamos brincar de imitar os passos de animais e pessoas. Podemos começar imitando um passo de elefante, bem grande e pisando bem forte. Depois de uma formiguinha, com passos curtinhos e andando bem rapidinho. Agora de um coelho, saltitando por aí. 
Para deixar a atividade mais divertida, é só reunir alguns pares de sapatos de diferentes tamanhos e pedir para a criança andar com esses sapatos. Pode ser da mãe, do pai, do irmão mais velho, o que tiver. Vale até pé de pato! O importante é propor caminhar com calçados de pesos e tamanhos diferentes. Não esqueçam de fotografar esse momento divertido e enviar para o e-mail da nossa escola.


Link da atividade disponível em: https://www.tempojunto.com/ acesso em 01/06 as 13:45h.

Planejamento semanal 08/06 à 10/06/2020
Atividades do Jardim I e Jardim II

Segunda-feira: 08/06 

Sol e Lua, Dia e Noite: Começando a semana com uma brincadeira muito legal: Sol e Lua!! Entenda como é a brincadeira assistindo o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=PsBn_aY80VQ


acesso em 06/06/2020

Brinque quantas vezes quiser!!  Converse com sua família sobre as coisas que você faz durante o dia e a noite, depois vamos desenhar algumas dessas coisas. Pode ser no caderno de recado ou na folha de atividade 1 (em anexo).



Terça-feira 09/06 :


Amarelinha: Mais uma brincadeira bem legal: Amarelinha!!! Aposto que alguém ai na sua casa sabe brincar de amarelinha, mas para ficar mais divertido, a turma do Animazoo vai nos ensinar a brincadeira

Assista: 


Acesso em 06/06/2020

Agora é só desenhar a amarelinha no chão, colocando os números no lugar certinho e se divertir!!!! Tire fotos dessa atividade e envie para a escola: emeiefsaopedro@gmail.com


Quarta-feira 10/06

 Os Números e a Amarelinha: Vamos relembrar a brincadeira da amarelinha que foi proposta ontem. Além de ser divertido ainda podemos aprender a sequência numérica de 1 a 10. Para isso você pode desenhar a amarelinha em uma folha e pesquisar os números para colar nos quadradinhos. Atenção para a sequência. Também pode treinar os registro dos números e depois ir contando na ordem correta! (atividade 2, em anexo)

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência  e  Tecnologia
E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO  PEDRO
 Professor/AEE: FÁTIMA APARECIDA DE ASSUMPÇÃO
Data: 08/06/2020 à 10/06/2020


1- CUBRA OS PONTILHADOS DAS LETRAS DO ALFABETO.  LEIA EM VOZ  ALTA!



CIRCULE  NO ALFABETO ACIMA, AS LETRAS DA COR DO CÉU. COMEÇA COM A LETRA  A
  
QUANTAS LETRAS VOCE  USOU


ESCREVA O NOME DA COR ,COMO SOUBER     _________



RESPONDA:
QUAL A COR DAS MAÕS?       _______________
  
COLOQUE NO QUADRADO, QUANTOS DEDOS HÁ NAS MÃOS ? 


Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA
Data: 09/06/2020
Atividades complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão)

Atividades complementares para os alunos da
Educação Especial (Inclusão)
JARDIM I B


1. PRENDENDO O NUMERAL

Materiais: Papel, canetinha preta, canetinha colorida e prendedor de roupa.
Desenvolvimento: Conforme o modelo da foto escrever os numerais na folha com canetinha preta ( 0 a 10). Depois desenhar as bolinhas coloridas conforme o modelo. Pedir para que a criança coloque o prendedor de roupa no número correspondente a quantidade de bolinhas.
. Registro: Tirar fotos ou descrever por escrito como a criança realizou a 
atividade. 




Sugestão de atividades para a semana: 20/05 à 22/05:

Mini-grupo:
 Quarta-Feira - Esconder/Achar – Desembrulhar
*Senhores pais ou responsáveis, antes de começar a atividade de hoje com a criança vocês deverão “esconder” (embrulhar) pequenos brinquedos ou objetos em papel alumínio, sem que ela veja, como no exemplo abaixo. Seria interessante embrulhar pelo menos uns 4.



(Fonte da imagem: https://www.tempojunto.com/wp-content/uploads/2016/02/como-estimular-a-concentracao-dos-filhos-gabi-com-os-brinquedos-embrulhados.jpg.  Acesso em: 16/05
A atividade de hoje acontecerá em dois momentos. No primeiro momento vocês devem assistir e depois, ainda com o auxílio do vídeo, reproduzir a brincadeira da música “Lavando a Roupa – Esconder” de Shauan Benks disponível no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=XJPP0jGrGQs (acesso em: 16/05). Para esta brincadeira vocês podem utilizar um lençol, colcha, coberta ou um tecido grande.

(Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/XJPP0jGrGQs/hqdefault.jpg. Acesso em: 16/05)
No segundo momento, após brincar algumas vezes com a música de se esconder em baixo do tecido, vocês devem convidar a criança para “achar” os brinquedos que vocês esconderam no papel alumínio, incentivando-a a desembrulhar um por um, trabalhando assim os músculos da mão e aprimorando a coordenação motora. Vocês podem dizer: “Agora que a gente já brinco de se esconder embaixo da coberta, que tal a gente brincar de encontrar? Eu escondi umas coisas aqui nestes papéis alumínio, será que você consegue desembrulhar e encontrar?”. Quando a criança conseguir desembrulhar incentive-a a falar o nome dos brinquedos ou objetos que ela encontrou.
Não se esqueçam de filmar ou tirar fotos e enviar no e-mail da escola (emeisaopedro@hortolandia.sp.gov.br). Boa brincadeira!


Sexta - Feira: Descascar ovo cozido - Coordenação motora
Hoje é dia de história!


(Fonte da imagem: https://2.bp.blogspot.com/-y98TmiGMrfI/UJW0wrmqz4I/AAAAAAAAAsw/07esInV-Jhk/s1600/7041703g1.jpg. Acesso em: 16/05)
Vamos assistir a história “Foi o ovo? Uma ova!” de Sylvia Orthof contada pelo Varal de Histórias, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=NcCyrxkEtX0, acessado em 16/05/2020.
Após a história, a nossa atividade de hoje será descascar ovo cozido. Isso mesmo! Vocês, pais ou responsáveis deverão entregar à criança um ovo de galinha previamente cozido e já frio, e incentivá-la a descascá-lo sozinha. Vocês podem instigá-la a descobrir se também sairá um pintinho de dentro do ovo que vocês cozinharam, assim como no ovo da história quando ele rachou.
É claro que para a criança começar a descascar o ovo sozinha é muito difícil. Portanto, vocês devem bater toda a volta do ovo, deixando ele todo trincado e tirar o primeiro pedacinho de casquinha, gerando assim um ponto de partida para que ela possa realizar todo o restante do ato de descascar sozinha. Ao descascar o ovo a criança desenvolverá a concentração, a destreza, a coordenação motora fina e a autonomia.
Ao finalizar, coloquem as casquinhas para secar, se possível no sol, para que a criança possa utilizá-las depois para realizar uma colagem bem legal e criativa, como no exemplo abaixo. Lembrem-se: vocês passam a cola e a criança cola sozinha! E enquanto as casquinhas secam, que tal aproveitarem para saborear o ovo cozido?


(Fonte da imagem: https://4.bp.blogspot.com/_Yx_s3k05A58/SxW1LD84QVI/AAAAAAAAAAU/kN9a0z-5i4c/s1600/dinossauro+035.JPG. Acesso em: 16/05)
Não se esqueçam de guardar a colagem para entregar para a professora quando retornarmos, e de filmar e tirar fotos e nos enviar no e-mail da escola.


Maternal: Quarta-Feira

Vídeos com músicas para as crianças dançarem, seguindo as instruções das músicas.

Música: Agora eu vou Andar (Devagarinho) - Xuxa
Link:https://www.youtube.com/watch?v=jMjHAzJ8CRg
acessado em 16/05/20 as 10:00h




Música: Eu vou andar de trem - brincadeira cantada com Rúbia Mesquita
Link:https://www.youtube.com/watch?v=s1DbU0f7khg
Acessada em 16/05/20 as 10:08h




Música: Pule e Pare | Eu Amo Aprender | Músicas para Crianças
Link: https://www.youtube.com/watch?v=wiOyoY_WOfA
acessado em 16/05/20 as 10:10h


Música: Cabeça, Ombro, Joelho e Pé - Bob Zoom
Link:https://www.youtube.com/watch?v=vDee2bF8Xls
acessado em 16/05/20 as 10:15h

Sexta-feira:


História: Os Três Porquinhos - Varal de Histórias.
Ver e ouvir história dos 3 porquinhos.
Link:
 https://www.youtube.com/watch?v=ZIgJ4Grnwgs
Acessado em 16/05/20 as 10:40h




Atividade:
https://www.tudodesenhos.com/d/casas-dos-tres-porquinhos
Acessado em 16/05/20 as 10:40h
Após ouvir história dos três porquinhos, junto com os responsáveis desenhar ou fazer a impressão das casinhas dos três porquinhos. Pintar as casinhas ou decorar com palhinhas de lápis, palitos de sorvetes, pedacinhos de tijolos ou usar a criatividade para representar os matérias que foram utilizados para construir as casinhas. Recontar a história utilizando as casinhas prontas.

Jardim I:

20/05 Comemorando o aniversário da cidade: Hortolândia faz aniversário: são 29 anos !!!! Saiba um pouco da história: “Há muito tempo nossa cidade era apenas um lugar de passagem para homens com seus cavalos e boiadas, levando cargas de um lugar para outro. Aqui havia fazendas e uma estação de trem.
Com o passar dos anos a cidade foi crescendo e muitas pessoas vieram morar aqui. Ela era comandada por outra cidade, chamada Sumaré. Até que no ano de 1991, se tornou independente!!! Depois disso, todo ano a cidade comemora seu aniversário, no dia 19 de maio!!!!”
Para comemorar vamos enfeitar o nome da cidade e desenhar um bolo de aniversário bem bonito.
(atividade 1, em anexo).

21/05 Meu Bairro: O bairro é o lugar onde moramos, onde fica a nossa casa! Vamos ouvir a história a seguir que fala do bairro do Marcelo e do que tem lá.
 https://www.youtube.com/watch?v=til3WgHRXeI..
Acesso em 16/05/2020
Agora é a sua vez: fale sobre o nome do bairro que você mora, o que você gosta e o que não gosta nele!!
Desenhe numa folha ou no seu caderno de recados uma coisa que tem no seu bairro e depois uma coisa que você gostaria que tivesse. Coloque nome!!!
(atividade 2, em anexo).

22/05 O caminho de casa para escola Você mora longe ou perto da escola? A escola e sua casa ficam no mesmo bairro? O que tem no caminho da escola? Mercado, padaria, farmácia, praça, igreja? Desenhe numa folha a sua casa e sua escola, depois faça um caminho e desenhe o os comércios, praças e outras coisas mais que você encontra por onde passa.(atividade 3, em anexo).


Jardim II:

Comemorando o aniversário de Hortolândia: no dia 19 de maio, Hortolândia fez aniversário. Antes, nossa cidade pertencia ao município de Sumaré, mas no dia 19 de maio de 1991 a cidade conquistou sua emancipação  e Hortolândia tornou-se independente. Para comemorarmos, faça um desenho que represente um lugar ou alguma coisa que você mais gosta em Hortolândia e outro para representar algo que você não gosta na nossa cidade. Não se esqueça de colocar nome e data nas folhas e trazê-las para a escola quando retornarmos.


Quinta:
O bairro faz parte da cidade. Assista ao vídeo da história: O bairro do Marcelo de Ruth Rocha.
https://www.youtube.com/watch?v=f9moiMIUs8g
Numa folha, com a ajuda de adulto, escreva o nome do bairro onde você mora. Depois desenhe os comércios e instituições que existem no seu bairro, por exemplo: mercado, farmácia, escola, padaria, loja, hospital, etc)
Para terminar,  vamos assistir um vídeo sobre a rua do Cebolinha, da Turma da Mônica.
https://www.youtube.com/watch?v=mqsaeWEpXkM

Sexta:

O nome da nossa cidade, Hortolândia, começa com a letra H. Recorte a letra H de jornais, revistas e folhetos e cole em uma folha. Com a ajuda de um adulto, escreva palavras cujo nome comece com a letrinha H.
 Não se esqueça de colocar seu nome e data na folha e trazê-la para a escola quando retornarmos.

Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 18/05/2020 à 22/05/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
JOGO DA MEMÓRIA.  TEMA  VOGAIS
Se possível colar na cartolina e recorte as imagens.  





Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 18/05/2020 à 22/05/2020
ATIVIDADE IMPRESSA
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.
1-PINTE OS ELEMENTOS QUE FAZ PARTE DE SEU BAIRRO. DIVIRTA-SE!




Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 18/05/2020 à 22/05/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 

Prefeitura Municipal de Hortolândia
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Educação Infantil
Planejamento semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial.
Período: de 11/05/04 a 15/05 de 2020
Unidade escolar: E.M.E.I Jardim São Pedro.
Nível: Mini Grupo  

  Professores (as): Mayra e Renata.

Atividades:

2ª Feira: Família
Hoje é dia de leitura!
Mamãe, papai e responsável, leiam para a criança o livro “Um Amor de Família” escrito por Ziraldo, disponível no link: https://pt.slideshare.net/emefmadalena/um-amor-de-famlia, acesso em 09/05/2020.



(Fonte da imagem: https://lojasaraiva.vteximg.com.br/arquivos/ids/12101381/1008926494.jpg?v=637142219587030000, acesso em 09/05/2020)
Após a leitura conversem com a criança sobre a família de vocês, sobre as pessoas que a compõe, seus nomes e grau de parentesco. Mostre fotos e vídeos e vá dizendo quem são e também questione a criança, incentivando ela a dizer.
Feito isso, vocês podem montar um painel com fotos da família, construir uma árvore genealógica ou até mesmo fazer um desenho que represente a família de vocês, como nas imagens abaixo que seguem de exemplo. Guarde esta atividade para entregar para a professora no retorno as aulas.


4° Feira: Culinária - Momento Em Família 

Vamos assistir o videoclipe “Nossa Família” do Mundo Bita, disponível no link: 



(Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/s48phnrkZ5w/maxresdefault.jpg, acesso em: 09/05/2020)
O que vocês gostam de fazer em família? O que vocês fazem para se divertir juntos? Cada família tem sua atividade e jeito preferidos de passarem um tempo juntos. Algumas gostam de passear, outras preferem assistir um filme, almoçar juntos no domingo, e tem até aquelas que gostam de cozinhar em família.
E vocês, já cozinharam juntos? Hoje estamos propondo que vocês façam uma simples e gostosa receita de panqueca de banana, como uma excelente oportunidade de convívio entre todos, além de poder proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da coordenação motora da criança.


Segue a receita e o modo de preparo:
Ingredientes:

- 1 banana
- 1 ovo
- leite
- farinha de trigo ou aveia
- açúcar a gosto
- manteiga ou óleo para untar

Modo de preparo:

- Deixe a criança descascar sozinha a banana e depois oriente ela a amassar a banana com um garfo, dessa forma ela estará desenvolvendo sua autonomia e trabalhando a coordenação;
- Em um recipiente deixe a criança misturar a banana, o ovo, a farinha e o leite (a medida de leite e de farinha vai variar, vocês devem colocar até que fique na consistência da massa de panqueca, uma massa mais mole)

DE AGORA EM DIANTE SÓ OS ADULTOS DEVEM REALIZAR OS PROCESSOS!


- Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo médio. Quando aquecer, unte o fundo da frigideira com óleo ou manteiga.
- Coloque 1 concha da massa no centro da frigideira – a massa da panqueca fica no formato redondo sozinha
- Deixe dourar por 2 minutos, até a as bordas começarem a firmar e o centro da massa inflar
- Com uma espátula, vire a panqueca e mantenha em fogo baixo por 2 minutos para dourar o outro lado por igual
- Transfira para um prato e repita com o restante da massa, untando a frigideira novamente se necessário
Panquecas prontas, é só saborear junto com a família!

Escola E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

 Professor/AEE: FATIMA APARECIDA DE ASSUMPÇÃO

Data: 11/05/2020 à 15/05/2020

1. Nossas crianças estão aprendendo a ler e escrever e é muito importante contar histórias para as elas, portanto, conte histórias que você conhece e que você ouvia quando criança. Tenho certeza que elas vão gostar! 
2. Acesse o site abaixo ouça a história.  A FLAUTA ENCANTADA 

 1-PINTE O INSTRUMENTO DO JOÃOZINHO.







QUAL O NOME DO CÃOZINHO?  _______________________

DESENHE O CÃOZINHO COMO SOUBER NO VERSO DA FOLHA.


  
1- CUBRA OS PONTILHADOS  DAS LETRAS DO ALFABETO.



   
QUANTAS LETRAS TEM SEU NOME? ___



CIRCULE  NO ALFABETO ACIMA, AS LETRAS DO SEU NOME COM  UM LÁPIS VERMELHO.

ESCREVA O SEU NOME, COMO SOUBER      ________________________________

Planajamento Semanal 11/05 à 15/05/2020 AEE  (Atendimento Educacional Especializado)

Prefeitura Municipal de Hortolândia

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia



Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA

Data: 11/05/2020 à 15/05/2020

        


Atividades complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão)

1 . TRAÇADO LÚDICO
Materiais:
Papel, lápis e tampas de garrafa pet.

Desenvolvimento:
Fazer o traçado conforme as imagens.
Registro: 
Levar a atividade para a professora de Educação Especial no retorno às aulas.





  
Fonte: Acervo pessoal




2.  PESCANDO TAMPINHAS


Materiais:
Bacia, recipiente, água, tampinhas de garrafa pet, dois palitos de churrasco ou colher.
Desenvolvimento:
Utilizando os palitos de churrasco ou duas colheres pesque as tampinhas de acordo com as cores e coloque no recipiente vazio.
Registro: Tirar fotos ou descrever por escrito como a criança realizou a 
Atividade. 


Fonte: acervo pessoal.

Planejamento semanal das aulas suspensas período: de 11/05/04 a 15/05 de 2020
Unidade escolar: E.M.E.I.E.F Jardim São Pedro.
Nível: Jardim II

 Professores (as): Raimunda, Andréia, E Cilene.

Segunda-feira (11/05)


Vídeo Bob o trem – A aventura do alfabeto

Moldar alfabeto com massinha caseira



Terça-feira (12/05)


Vídeo Qual a letra do seu nome? – A turma do seu Lobato

ATIVIDADE: encontrar letras do seu nome, colar na agenda.



Quarta-feira (13/05)


Vídeo: Aprender o Alfabeto – Historinha animada

ATIVIDADE: Escolha três letras do alfabeto, procure em sua casa objetos com as iniciais das letras que escolheu, com ajuda de um adulto escreva o nome dos objetos na agenda.


Quinta-feira (14/05)


Vamos cantar e dançar:

Vídeo: ABC – Música - Galinha Pintadinha

ATIVIDADE: Com ajuda de um adulto, pegar palitos (sorvete, palitos de dente ou fósforo), e monte as letras do alfabeto.



Sexta-feira (15/05)


Vamos ouvir uma linda história, contada por Fafá.
Vídeo Marcelo, Marmelo, Martelo  

ATIVIDADE: Com ajuda de um adulto procure em revistas, jornais, encartes de lojas, imagem que comecem com a mesma letra inicial do seu nome. Cole na agenda.

OBS: Não esqueça de colocar a data nas atividades.


Planejamento semanal das aulas suspensas período: de 11/05/04 a 15/05 de 2020
Unidade escolar: E.M.E.I.E.F Jardim São Pedro.
Nível: Jardim I

 Professores (as): Elisângela e Fátima 

 2° Feira

 Cantando o Alfabeto: 

Cantar várias vezes com a turma da Galinha Pintadinha uma música que fala sobre as letrinhas do alfabeto. 
Utilizar uma folha impressa com o Alfabeto em letra bastão maiúscula e fazer a leitura do alfabeto apontando cada letra com os dedinhos, enquanto canta junto.
3° Feira Qual a letra do seu nome? Cantar a música: “Qual é a letra do seu nome?” da Turma do Seu Lobato (vol.3)
Enfeitar a Primeira Letra do Nome com canetinha, pintura ou colagem. Depois falar o nome de todas as letras que fazem parte do seu nome. Peça ajuda e vá falando o nome das letrinhas apontando com o dedinho!!



Planejamento semanal das aulas suspensas período: de 11/05/04 a 15/05 de 2020
Unidade escolar: E.M.E.I.E.F Jardim São Pedro.
Nível: Maternal

 Professores (as): Andressa, Larissa e Susy.

Queridas famílias

Essa semana trabalharemos a importância da alimentação saudável no dia a dia de nossos alunos. Sabemos que com essa quarentena, as crianças ficam ansiosas por não poder sair de casa e têm oportunidades menores para gastar as energias, pedindo lanches e guloseimas várias vezes no dia. Por isso, é importante despertamos neles a importância de comer alimentos variados e saudáveis. 

ATIVIDADE 1

Para começar, vamos assistir o episódio sobre alimentação saudável do “Sid o Cientista”, disponível no link abaixo:


Após assistir, podemos pensar em quais alimentos comemos mais e quais precisamos melhorar para fazer com que nossa alimentação seja completa. Que tal trocar pelo menos um lanche que não é tão saudável (bolacha, bolo) por uma fruta? É importante saber também que quem se alimenta de forma saudável, aprende mais, cresce bastante, é mais esperto! E quando estamos saudáveis, ficamos menos doentes, assim dá pra se proteger até do Corona Vírus.

ATIVIDADE 2
Procurar folhetos de supermercado ou revistas e recortar com ajuda dos pais as figuras dos alimentos. 
Separar os alimentos recortados em dois grupos: Comer Sempre e Comer Pouco. Se for possível, colar os alimentos em uma folha, como na figura abaixo:


Observação: para uma melhor compreensão das crianças, é importante incluir no lado “Comer Sempre” uma figura como o sinal acima, para reforçar que é um bom comportamento, afinal os alunos ainda não leem. Para deixar o trabalho mais completo, podemos contar juntamente com as crianças, quantos alimentos foram colados em cada grupo, podendo ainda escrever o número em cada parte, além de comparar qual grupo tem mais alimentos.
 Para uma melhor compreensão, pode-se colocar a folha em um lugar em que a criança tenha contato, para que sempre veja quais são os alimentos que deve consumir em maior quantidade e quais deve evitar. 

ATIVIDADE 3

Vamos ouvir uma música divertida que fala o nome de muitas frutas? A música é “Pomar” do grupo Palavra Cantada


Depois de ouvir, vamos falar quais frutas citadas na música nós conhecemos e comemos. Podemos também pesquisar imagens das frutas que ainda não conhecemos. Após esse momento, iremos escolher uma ou mais frutas que mais gostamos e desenhá-la em um papel. Para esse desenho, vocês podem utilizar canetinha, lápis de cor ou giz de cera. Além disso, podem colar papeis picados, grãos, ou outras coisas que tenham em casa. Usem a criatividade.

Pedimos que todas as atividades realizadas nessa quarentena sejam guardadas, com nome do aluno e data em que foram realizadas, para que possamos compartilhar com os colegas quando as aulas voltarem. Para isso, vocês podem separar uma pasta ou saquinho para guardar os registros.  Pedimos também que enviem fotos das crianças e atividades, para enriquecer ainda mais nossa página do facebook (emeiefsaopedro@gmail.com). Não esqueçam de incluir o nome do aluno e a turma.


Planejamento semanal das aulas suspensas nos termos do Decreto nº 4369/2020, com atividades realizadas de forma não presencial.
Período: de 11/05/04 a 15/05 de 2020
Unidade escolar: E.M.E.I Jardim São Pedro.
Nível: Mini Grupo    Professores (as): Mayra e Renata.

Atividades:

2ª Feira: Família
Hoje é dia de leitura!
Mamãe, papai e responsável, leiam para a criança o livro “Um Amor de Família” escrito por Ziraldo, disponível no link: https://pt.slideshare.net/emefmadalena/um-amor-de-famlia, acesso em 09/05/2020.



(Fonte da imagem: https://lojasaraiva.vteximg.com.br/arquivos/ids/12101381/1008926494.jpg?v=637142219587030000, acesso em 09/05/2020)
Após a leitura conversem com a criança sobre a família de vocês, sobre as pessoas que a compõe, seus nomes e grau de parentesco. Mostre fotos e vídeos e vá dizendo quem são e também questione a criança, incentivando ela a dizer.
Feito isso, vocês podem montar um painel com fotos da família, construir uma árvore genealógica ou até mesmo fazer um desenho que represente a família de vocês, como nas imagens abaixo que seguem de exemplo. Guarde esta atividade para entregar para a professora no retorno as aulas.


4° Feira: Culinária - Momento Em Família 

Vamos assistir o videoclipe “Nossa Família” do Mundo Bita, disponível no link: 



(Fonte da imagem: https://i.ytimg.com/vi/s48phnrkZ5w/maxresdefault.jpg, acesso em: 09/05/2020)
O que vocês gostam de fazer em família? O que vocês fazem para se divertir juntos? Cada família tem sua atividade e jeito preferidos de passarem um tempo juntos. Algumas gostam de passear, outras preferem assistir um filme, almoçar juntos no domingo, e tem até aquelas que gostam de cozinhar em família.
E vocês, já cozinharam juntos? Hoje estamos propondo que vocês façam uma simples e gostosa receita de panqueca de banana, como uma excelente oportunidade de convívio entre todos, além de poder proporcionar o desenvolvimento da autonomia e da coordenação motora da criança.


Segue a receita e o modo de preparo:
Ingredientes:

- 1 banana
- 1 ovo
- leite
- farinha de trigo ou aveia
- açúcar a gosto
- manteiga ou óleo para untar

Modo de preparo:

- Deixe a criança descascar sozinha a banana e depois oriente ela a amassar a banana com um garfo, dessa forma ela estará desenvolvendo sua autonomia e trabalhando a coordenação;
- Em um recipiente deixe a criança misturar a banana, o ovo, a farinha e o leite (a medida de leite e de farinha vai variar, vocês devem colocar até que fique na consistência da massa de panqueca, uma massa mais mole)

DE AGORA EM DIANTE SÓ OS ADULTOS DEVEM REALIZAR OS PROCESSOS!


- Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo médio. Quando aquecer, unte o fundo da frigideira com óleo ou manteiga.
- Coloque 1 concha da massa no centro da frigideira – a massa da panqueca fica no formato redondo sozinha
- Deixe dourar por 2 minutos, até a as bordas começarem a firmar e o centro da massa inflar
- Com uma espátula, vire a panqueca e mantenha em fogo baixo por 2 minutos para dourar o outro lado por igual
- Transfira para um prato e repita com o restante da massa, untando a frigideira novamente se necessário
Panquecas prontas, é só saborear junto com a família!



Sugestões de atividades para o dia 07/05

Jardim I: 07/05:

Segunda-Feira:

 Cantando o Alfabeto Cantar várias vezes com a turma da Galinha Pintadinha uma música que fala sobre as letrinhas do alfabeto.  

https://www.youtube.com/watch?v=gAFBQTTPxEs

Utilizar uma folha impressa com o Alfabeto em letra bastão maiúscula e fazer a leitura do alfabeto apontando cada letra com os dedinhos, enquanto canta junto. 

 

Terça- Feira

Qual a letra do seu nome? Cantar a música: “Qual é a letra do seu nome?” da Turma do Seu 

Lobato (vol.3) 

https://www.youtube.com/watch?v=CtOxUoEO4ks



Enfeitar a Primeira Letra do Nome com canetinha, pintura ou colagem. Depois falar o nome de todas as letras que fazem parte do seu nome. Peça ajuda e vá falando o nome das letrinhas apontando com o dedinho!! 


 Quarta-Feira:


Alfabeto 

Escrever o alfabeto em duas folha com letra bastão. 

Recorta um alfabeto e dobrar cada letrinha. A criança irá pegar uma letra desdobrar e ver que letra é e identificar no alfabeto e circular a letra. 



Quinta-Feira:


As vogais 




Escrever as vogais numa folha (letras grandes). Fazer a leitura com a criança. Depois coloca uma letra em cada quadrado do piso no chão e pedir pra criança ir no quadrado que estiver a letra que a mamãe falar. 



Sexta-feira:


Desenho livre desenhar o que mais gosta de fazer.  


JARDIM II QUINTA-FEIRA,07/05

OLÁ CRIANÇADA!
TODAS AS PESSOAS POSSUEM UMA HISTÓRIA INDIVIDUAL, SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS
TANTO NOS ASPECTOS FÍSICOS, QUANTO NOS ASPECTOS EMOCIONAIS, GOSTAMOS DE COISAS
DIFERENTES, MAS, ISSO É NORMAL. AS DIFERENÇAS NOS FAZEM SER INDIVÍDUO ÚNICO E CHEIO DE VALOR PARA OS OUTROS. A DIFERENÇA ÉQUE NOS UNE. OBSERVE OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE VOCÊS.



Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE Acesso em 28 de abril de 2020


 ATIVIDADE PARA IMPRIMIR  E COLRIR É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/du9Ph61IXHo/Te7LBp5OtXI/AAAAAAAAAPk/d7_cWbVq3og/s1600/pintar 4.jpg acesso em 28 de abril de 2020.

Sugestões de atividades para o dia 08/05

 JARDIM I:

 Amor da cabeça aos pés chamar a mamãe pra receber um carinho especial. Começar penteando o cabelo da mamãe e fazendo um penteado bem bonito, dá pra usar laços, presilhas, faixas e cremes para cabelo. Agora é hora dos pés, então faça uma massagem especial, com cremes cheirosos e muito carinho!!! Ela vai amar!!! Tire algumas fotos bem legais desse momento e envie no e-mail da escola:

 JARDIM II

OLÁ GALERINHA!
ESTÁ CHEGANDO O DIA DAS MÃES! E PARA ELAS TODA NOSSA GRATIDÃO, TODO CARINHO DO MUNDO!
PARABÉNS MAMÃES PELO SEU DIA! 
 E PARA HOMENAGEÁ-LAS DEIXAMOS NOSSA MENSAGEM ATRAVÉS DO VIDEO DA TURMA DA MÔNICA. É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:
 Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY Acesso em 28 de abril de 2020.
QUE TAL FAZER UM CARTÃO BEM BONITO E DÁ PARA QUEM VOCÊ AMA?



ACESSE OS LINKS ABAIXO,VOCÊ VAI ENCONTRAR O MOLDE E O VÍDEO  COM O PASSO A PASSO  DE COMO CONFECCIONAR:
 Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=F2-LcE_v4K0  Acesso em 29 de abril de 2020
Disponível em:

Sugestões de atividades para o dia 08/05

 JARDIM I:

 Amor da cabeça aos pés chamar a mamãe pra receber um carinho especial. Começar penteando o cabelo da mamãe e fazendo um penteado bem bonito, dá pra usar laços, presilhas, faixas e cremes para cabelo. Agora é hora dos pés, então faça uma massagem especial, com cremes cheirosos e muito carinho!!! Ela vai amar!!! Tire algumas fotos bem legais desse momento e envie no e-mail da escola:
emeiefsaopedro@gmail.com

 JARDIM II

OLÁ GALERINHA!
ESTÁ CHEGANDO O DIA DAS MÃES! E PARA ELAS TODA NOSSA GRATIDÃO, TODO CARINHO DO MUNDO!
PARABÉNS MAMÃES PELO SEU DIA!
 E PARA HOMENAGEÁ-LAS DEIXAMOS NOSSA MENSAGEM ATRAVÉS DO VIDEO DA TURMA DA MÔNICA. É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:
 Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY Acesso em 28 de abril de 2020.
QUE TAL FAZER UM CARTÃO BEM BONITO E DÁ PARA QUEM VOCÊ AMA?



ACESSE OS LINKS ABAIXO,VOCÊ VAI ENCONTRAR O MOLDE E O VÍDEO  COM O PASSO A PASSO  DE COMO CONFECCIONAR:
 Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=F2-LcE_v4K0  Acesso em 29 de abril de 2020
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1L_orS9RUTpK2cW0YJrNLRwlgfaN0A7Ro/view Acesso em 29 de abril de 2020.

Sugestões de atividades para o dia 07/05

Jardim I: 07/05:

Uma pessoa especial!! Cantar com a turma da Mônica essa música pra mamãe:
https://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY Acesso: 03/05/20

  Fazer um desenho bem bonito pra entregar pra mamãe, pode usar uma folha colorida, colar adesivos e deixar bem enfeitado e colorido!!!

 JARDIM II QUINTA-FEIRA,07/05

OLÁ CRIANÇADA!
TODAS AS PESSOAS POSSUEM UMA HISTÓRIA INDIVIDUAL, SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS
TANTO NOS ASPECTOS FÍSICOS, QUANTO NOS ASPECTOS EMOCIONAIS, GOSTAMOS DE COISAS
DIFERENTES, MAS, ISSO É NORMAL. AS DIFERENÇAS NOS FAZEM SER INDIVÍDUO ÚNICO E CHEIO DE VALOR PARA OS OUTROS. A DIFERENÇA ÉQUE NOS UNE. OBSERVE OS MEMBROS DA SUA FAMÍLIA AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE VOCÊS.


Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=eLtzvypcurE Acesso em 28 de abril de 2020



 ATIVIDADE PARA IMPRIMIR  E COLRIR É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/du9Ph61IXHo/Te7LBp5OtXI/AAAAAAAAAPk/d7_cWbVq3og/s1600/pintar 4.jpg acesso em 28 de abril de 2020.





Sugestões de atividades para o dia 06/05/2020

Atividade: Mini-grupo

 Agrupar as cores primárias
Hoje nossa atividade começa com uma leitura. Mamãe, papai ou responsável, chame a criança, sentem-se em um cantinho gostoso e leia para ele/a o livro “Era uma vez um gato xadrez...” de Bia Villela disponível no link a seguir: 





 Ao finalizar a leitura do livro vocês devem voltar ao início dele e ir mostrando os gatos para a criança e perguntando a ela a cor de cada um. Incentive ela a falar, e caso ela não saiba diga a ela qual a cor deles e peça a ela que repita. Feito isso, que tal brincar de agrupar objetos por cor? 
 A brincadeira é bem simples, mas muito importante para o desenvolvimento da criança no que diz respeito a aprendizagem das cores. Vocês pais ou responsáveis deverão procurar e separar junto com a criança alguns objetos nas cores primárias, que são AZUL, VERMELHO e AMARELO.   Esses objetos podem ser roupas, brinquedos, utensílios de cozinha, objetos de decoração...coisas que vocês têm em casa. É importante ter mais de um objeto por cor. Depois de selecionar os objetos vocês deverão propor a criança que agrupe, ou seja, coloque junto os objetos que tenham a mesma cor (todos os vermelhos juntos, todos os amarelos juntos e todos os azuis juntos), como na figura abaixo, que segue de exemplo. Lembrem-se sempre de questionar a criança sobre as cores, de nomear as cores dos objetos e incentivar a criança a nomear não só as cores, mas os objetos também, para assim desenvolver a linguagem e ampliar o seu repertório de palavras.


06/05 Como me sinto? Assistir a leitura do “Livro dos Sentimentos” (Todd Parr) do canal Historinhas para Acordar:
https://www.youtube.com/watch?v=-JWZzaMdIP8
Acesso 03/05/20
Todos devem dizer o que estão sentindo no momento. Por último, brincar de imitar fazendo caretas e mímicas: triste, alegre, bravo, com sono, gargalhando, chorando, com saudade, com medo e outras mais.

Atividade: Maternal

Cinco brincadeiras para trabalhar a coordenação motora grossa:
1-Amassar as bolinhas de massinha com os pés esquerdo e direito; 
2-Pequeno circuito com movimentos para abaixar, pular e etc; 
3-Andar em cima de uma plataforma; 4-Andar em cima de uma linha sobre o chão; 
5-Adaptar o jogo twister para a criança pular na cor que o adulto indicar, dessa forma trabalhar a coordenação motora grossa, lateralidade e as cores.

Atividade: Jardim I

06/05 Como me sinto? Assistir a leitura do “Livro dos Sentimentos” (Todd Parr) do canal Historinhas para Acordar:
Acesso 03/05/20
Todos devem dizer o que estão sentindo no momento. Por último, brincar de imitar fazendo caretas e mímicas: triste, alegre, bravo, com sono, gargalhando, chorando, com saudade, com medo e outras mais.

Atividade: Jardim II


QUE TAL BRINCAR DE ELEFANTE COLORIDO COM SUA FAMÍLIA?

  Disponível em: https://i.ytimg.com/vi/h9g5QmsGnlY/maxresdefault.jpg. Acesso em 27 de abril de 2020.
ELEFANTINHO COLORIDO QUE COR? - 
https://www.youtube.com/watch?v=Y0JemgLcFH4 :Acesso em 27 de abril de 2020.
 PASSO A PASSO DA BRINCADEIRA:
 Um  dos participantes é escolhido para liderar e ficar na frente dos outros. O líder deverá gritar: “Elefante colorido”, e os outros respondem: “Que cor?”. O líder fala o nome de uma cor e os jogadores têm que correr para tocar em algo com aquela cor. Ganha quem tocar primeiro na cor. Divirtam-se! 
 COM AUJA DE UM ADULTO RECORTE DE LIVROS E REVISTAS AS LETRAS DA PALAVRA ELEFANTE E COLE NA SUA AGENDA.NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER SEU NOME A DATA EM QUE REALIZOU A ATIVIDADE.



Sugestões de atividades:



Atividade: Jardim I: 05/05/2020
Saudade 
Assistir o vídeo e cantar junto com o Bita:

 Acesso: 03/05/20

Conversar sobre saudade. De quem ou do quê estão sentindo mais saudade nessa quarentena? Após a conversa desenhar, no seu caderno de recados, as pessoas e as coisas que estão sentindo falta, e não esquecer de pedir pra mamãe colocar a data.

Atividade JARDIM II: 05/05/2020

OI GALERINHA! 
A HISTÓRIA DE HOJE É:


Disponível em: 
Acesso em 27 de abril de 2020
VOCÊ GOSTOU DA HISTÓRIA? O QUE VOCÊ ACHA QUE O RATINHO ESTAVA SENTINDO?
NA SUA AGENDA FAÇA DOIS CÍRCULOS: NO PRIMEIRO COMPLETE A CARINHA QUE VOCÊ ACHOU QUE O RATINHO ESTAVA SENTINDO; NO SEGUNDO CÍRCULO COMPLETE A CARINHA DE COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME E DATA DO DIA QUE VOCÊ REALIZOU A ATIVIDADE.


Sugestões de atividades para a semana:

Atividades: Mini-grupo: 04/05/2020

2°feira desenho livre 
Papais e crianças, preparem seus pincéis e suas tintas que hoje é dia de pintura!
Mas, primeiro, vamos lembrar algumas cores e seus nomes com o Patinho Colorido no videoclipe no link a seguir: 
(acesso em 02/05/2020). Quem quiser pode cantar, se animar e dançar junto com o patinho.





Agora criançada é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta! Junto com o papai, a mamãe, ou um responsável vocês deverão fazer uma pintura. Essa pintura pode ser com pincel, pode ser a dedo, pode ser com outros materiais que vocês têm em casa, como por exemplo, esponja, algodão preso em um prendedor de roupa, gaze, entre outros. Usem a criatividade, façam uma pintura bem bonita e legal e depois guardem ela para mostrar para os amigos quando voltarmos para a escola. Ah... não se esqueçam de filmar ou tirar fotos e enviar no email da escola para postarmos a sua atividade lá no nosso Facebook (emeiefsaopedro@hortolandia.sp.gov.br).
Papai, mamãe ou responsável, lembre-se de ir nomeando as cores durante a pintura para que a criança vá assimilando e fazendo a correspondência entre os tons e a nomenclatura durante a atividade, aprendendo assim as cores.
*Quem não tiver tinta em casa pode fazer aquela receitinha que passamos aqui no blog na semana passada*


Atividades: Maternal: 04/05

Vídeo com a música as cores primárias, composição de Eric Tamari.
acessado em 01/05/20 as 15:25h

História narrada do livro Bom dia, todas as cores! de Ruth Rocha.
Acessada em 01/05/20 as 15:40h

10 brincadeiras para ensinar as cores, para as crianças pequenas os pais poderão fazer as brincadeiras de 1 a 5. As brincadeiras de 6 a 10 podem fazer se conseguirem com os irmãos mais velhos.
acessado em 01/05/20 as 16:00h

Cinco brincadeiras para trabalhar a coordenação motora grossa.
1-Amassar as bolinhas de massinha com os pés esquerdo e direito
2-Pequeno circuito com movimentos para abaixar, pular
3-Andar em cima de uma plataforma
4-Andar em cima de uma linha sobre o chão.
5-Adaptar o jogo twister para a criança pular na cor que o adulto indicar, dessa forma trabalhando a coordenação motora e as cores 
Acessado em 01/05/20 as 16:30h

Atividade: Jardim I: 04/05
04/05 Cadê todo mundo? Iniciar fazendo a leitura do livro “Coelhinho Zezé em: Cadê todo Mundo?” de Jane Prado 
Acesso: 03/05/20
Após a leitura, conversar sobre o que estão sentindo nesse período de quarentena. Falar sobre coisas boas e ruins que estão acontecendo.

Atividade: Jardim II: 04/05

OLÁ CRIANÇAS!
 DURANTE A SEMANA, VAMOS FALAR DE SENTIMENTOS. ESTAREMOS PROPONDO ATIVIDADES QUE VÃO  NOS AUXILIAR A RECONHECER OS NOSSOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES ,QUE SÃO REAÇOES QUE FAZEM PARTE DA CONSTITUIÇÃO HUMANA.O  QUE SÃO SENTIMENTOS? O QUE SÃO EMOÇÕES? PORQUE SENTIMOS?ONDE SENTIMOS? 
SENTIMENTOS SÃO: SAUDADE, TRISTEZA, ALEGRIA, MEDO, RAIVA, AMOR, ENTRE OUTROS...


VAMOS COMEÇAR COM A MÚSICA  DOS SENTIMENTOS-Músicas Infantis ACESSE O LINK Disponível em:
:https://www.youtube.com/watch?v=xX3Byu40Y30 acesso em 26 de abril de 2020


VAMOS ASSISTIR A HISTÓRIA A ILHA DOS SENTIMENTOS! ACESSE O LINK ABAIXO:


Disponível em:











Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 04/05/2020 à 08/05/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Reconhecer e comparar quantidades .
PINTE SIM OU NÃO














2 – Atividade impressa

2. EXPRESSÕES FACIAIS.
Objetivo: 
Estimular a percepção visual e a coordenação motora.
Desenvolvimento:
Colorir o desenho, recortar e colar as expressões.






Jardim I: 30/04/2020

 Faz de conta das profissões, comece ouvindo e cantando junto o “AEIOU das profissões : 
 Chame todo mundo da casa para essa brincadeira. Peça para um adulto escrever vários papeizinhos com os nomes das profissões, depois dobre e coloque num saquinho para sortear. Cada participante deve imitar a profissão que foi sorteado. Usem a criatividade e façam dessa brincadeira um momento bem divertido. Agora, observe as figuras que estão na atividade sugerida (atividade 4, em anexo), veja quais profissões você conhece e pinte bem bonito!!! Esta atividade também é pra levar pra escola quando as aulas recomeçarem. 


Jardim II: 30/04/2020

• E LÁ VEM HISTÓRIA...
PARA VOCÊS A FÁBULA DA CIGARRA E DA FORMIGA: ACESSE O LINK ABAIXO:

 Agora que você assistiu ao vídeo converse com sua família sobre historia, depois faça um desenho bem bonito para ilustrar a historia.
  E PARA NÃO FICAR PARADO QUE TAL REUNIR A SUA FAMÍLIA E SE MOVIMENTAR COM A TURMA DO FIT DANCE KIDS DAS PROFISSÕES?


Sugestões De Atividades Para A Semana


 Mini-grupo: 29/04/2020


  Carimbo ou contorno de mãos e pés
Dando continuidade ao trabalho com o tema corpo, o reconhecimento, identificação e nomeação de suas partes, hoje vamos brincar de contornar ou carimbar os pés e as mãos e transformar esses contornos e carimbos em outras figuras usando a criatividade e a imaginação. 





(montagem feita com imagens dos seguintes links:
Acessados em 25/04/2020)

No que será que o contorno ou carimbo dos nossos pés e mãos podem se transformar? Em uma abelhinha? Uma árvore? Um peixinho? Um leão? Dê opções a criança, mostre exemplos, e deixe que ela escolha aquilo que quer que suas mãos ou pés se transformem.
Vocês, pais ou responsáveis, deverão ajudar a criança nesta atividade, contornando ou carimbando os pés e mãos dela e depois auxiliando na transformação das figuras. Durante o processo de carimbar ou contornar lembrem-se de mostrar e nomear as partes. Vocês também podem chamar a atenção da criança para alguns aspectos como, a quantidade de dedos que temos nas mãos e nos pés, se temos a mesma quantidade de dedos em cada um, que temos dedos maiores que outros, que as mãos e pés do papai ou da mamãe são de tamanho diferentes das dela, entre outros que acharem pertinentes.
Para contornar ou carimbar vocês podem usar lápis, canetinhas, giz de cera ou tinta. Se não tiverem tinta e quiserem usar este material, vocês podem fazer sua própria tinta seguindo a receita abaixo:

Tinta Caseira:


Ingredientes:

- 2 colheres de açúcar
- meia colher (pequena) de sal
- meia xícara de amido de milho
- 2 xícaras de água
- diversos corantes alimentícios ou sucos em pó

Modo de preparo:


1- Em uma panela, coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos, sempre mexendo.

2- Acrescente o sal e o açúcar, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.

3-  Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual a da tinta guache, desligue e deixe esfriar.

4- Divida a mistura em diferentes potinhos e acrescente cada cor de corante ou suco em pó em um recipiente.

Tirem fotos da atividade e nos enviem no email da escola. Guardem a atividade realizada para levar para a escola quando as aulas retornarem e assim poder compartilhar com os demais colegas.

Maternal 27/09/2020

Pega Bolinhas:

 pegar papeis coloridos, ou pintar papeis com diferentes cores. Fazer bolinhas com os papeis. A criança com um prendedor de roupas, deverá pegar as bolinhas e separa-las por cores em potes diferentes.



Jardim I: 29/04/2020

29/04 O que eu vou ser quando crescer? converse com a sua família sobre o trabalho e a profissão deles. Se gostam do que fazem, por que escolheram essa profissão? E você? Já pensou sobre o que vai ser quando crescer?
Assista ao vídeo abaixo e faça um desenho sobre isso. Não esqueça de colocar o nome e a data.
https://www.youtube.com/watch?v=8emfvxtBtaM


Jardim II: 29/04/2020

   VOCÊ CONHECE AS VOGAIS?

Assista ao vídeo: A, E, I, O, U- profissões-crianças inteligentes:

   Após assistir ao vídeo peça ajuda de um adulto, procure em livros e revistas às letras que formam as vogais, recorte e cole  na sua agendaa e escreva para cada letra um nome de um profissional que aparece no vídeo. Não se esqueça de colocar nome e data.


Atividade: Jardim I: 28/04/2020

Terça: Caça ao mosquito da Dengue, conversar com a criança sobre a Dengue, que é uma doença que também pode matar. Perguntar para ela o que sabe sobre isso e só depois assistir o video:




Agora é hora de pôr a mão na massa e sair procurando pela casa e quintal onde possa ter algum foco do mosquito. Para tornar mais interessante, que tal fazer uma dobradura do mosquito? Segue o modelo em anexo( atividade 2). Não esqueça de tirar fotos e enviar no e-mail da escola: 



Atividade: Jardim II: 28/04/2020



OLÁ CRIANÇAS! 
 Hoje vamos nós vamos falar sobre profissões e a sua importância para sociedade. E os nossos parabéns vão em especial para os profissionais da área da saúde que estão travando uma batalha silenciosa  contra o COVID-19 que merecem serem lembrados, por sua coragem, eficiência e importância.

NOS LINKS ABAIXO TEMOS IMAGENS DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE. VAMOS VISUALIZAR AS IMAGENS?




Converse com sua família sobre  as profissões  da  área  da  saúde. Quais profissionais vocês  conhecem, pois as  crianças  têm  um  contato  maior  com  os  profissionais  que  nela  atuam: frequentam  consultórios  médicos,  odontológicos,  etc.

 Pesquise em livros e revista figura de alguns profissionais de saúde e cole em uma folha, na sua agenda escolar, coloque nome e data e não se esqueça de trazer para a escola quando voltarmos.
 Assista ao vídeo do HARRY E LARRY acessando o link abaixo:


  Agora que você assistiu ao vídeo peça ajuda de um adulto e escreva a profissão das pessoas da sua família e depois faça um desenho bem bonito na sua agenda do que você quer ser quando crescer. Não se esqueça de colocar nome e data.




       Prefeitura Municipal de Hortolândia
         Secretaria de Educação, Ciência e                                    Tecnologia

Escola E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
 Professor/AEE: FATIMA APARECIDA DE ASSUMPÇÃO
Data: 27/04/2020 à 30/04/2020

ORIENTAÇÕS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 
Classificar e Ordenar objetos, concentração e coordenação motora.

Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 27/04/2020 à 30/04/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Incentivar o responsável para fazer leituras  ou contar histórias desde cedo . Trabalhar a criatividade e a empatia. 

  Nossas crianças estão aprendendo a ler e escrever e é muito importante contar histórias para as elas, portanto, conte histórias que você conhece e que você ouvia quando criança. Tenho certeza que elas vão gostar! 
  Acesse o site abaixo ouça a história.  A CIGARRA E A FORMIGA 


DESENHE OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA. 


A CIGARRA, GOSTA DE



Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 27/04/2020 à 30/04/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Coordenação  motora fina e comparação de imagens reconhecendo a igualdade.


   
QUANTOS GATINHOS  TEM ?

O DESENHO DA LUVA, É IGUAL A GRAVATA BORBOLETA ?   (      )   SIM           NÃO   (       )


Atividade: Jardim I: 28/04/2020

Terça: Caça ao mosquito da Dengue, conversar com a criança sobre a Dengue, que é uma doença que também pode matar. Perguntar para ela o que sabe sobre isso e só depois assistir o video:




Agora é hora de pôr a mão na massa e sair procurando pela casa e quintal onde possa ter algum foco do mosquito. Para tornar mais interessante, que tal fazer uma dobradura do mosquito? Segue o modelo em anexo( atividade 2). Não esqueça de tirar fotos e enviar no e-mail da escola: 



Atividade: Jardim II: 28/04/2020



OLÁ CRIANÇAS! 
 Hoje vamos nós vamos falar sobre profissões e a sua importância para sociedade. E os nossos parabéns vão em especial para os profissionais da área da saúde que estão travando uma batalha silenciosa  contra o COVID-19 que merecem serem lembrados, por sua coragem, eficiência e importância.

NOS LINKS ABAIXO TEMOS IMAGENS DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE. VAMOS VISUALIZAR AS IMAGENS?




Converse com sua família sobre  as profissões  da  área  da  saúde. Quais profissionais vocês  conhecem, pois as  crianças  têm  um  contato  maior  com  os  profissionais  que  nela  atuam: frequentam  consultórios  médicos,  odontológicos,  etc.

 Pesquise em livros e revista figura de alguns profissionais de saúde e cole em uma folha, na sua agenda escolar, coloque nome e data e não se esqueça de trazer para a escola quando voltarmos.
 Assista ao vídeo do HARRY E LARRY acessando o link abaixo:


  Agora que você assistiu ao vídeo peça ajuda de um adulto e escreva a profissão das pessoas da sua família e depois faça um desenho bem bonito na sua agenda do que você quer ser quando crescer. Não se esqueça de colocar nome e data.




       Prefeitura Municipal de Hortolândia
         Secretaria de Educação, Ciência e                                    Tecnologia

Escola E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
 Professor/AEE: FATIMA APARECIDA DE ASSUMPÇÃO
Data: 27/04/2020 à 30/04/2020

ORIENTAÇÕS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 
Classificar e Ordenar objetos, concentração e coordenação motora.

Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 27/04/2020 à 30/04/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Incentivar o responsável para fazer leituras  ou contar histórias desde cedo . Trabalhar a criatividade e a empatia. 

  Nossas crianças estão aprendendo a ler e escrever e é muito importante contar histórias para as elas, portanto, conte histórias que você conhece e que você ouvia quando criança. Tenho certeza que elas vão gostar! 
  Acesse o site abaixo ouça a história.  A CIGARRA E A FORMIGA 


DESENHE OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA. 


A CIGARRA, GOSTA DE



Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 27/04/2020 à 30/04/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: Coordenação  motora fina e comparação de imagens reconhecendo a igualdade.


   
QUANTOS GATINHOS  TEM ?

O DESENHO DA LUVA, É IGUAL A GRAVATA BORBOLETA ?   (      )   SIM           NÃO   (       )








PLANEJAMENTO SEMANAL DE 27/04 À 31/04/2020


 Atividade: Mini - grupo:27/04/2020


Partes do Corpo
Hoje é dia de leitura!
Senhores pais e responsáveis, leiam para as crianças o livro “Pedrinho, cadê você?” de Mariangela Haddad e Sônia Junqueira, disponível no blog a seguir:


(acesso em: 25/04/2020)


Acesso em: 25/04/2020)

Após a leitura, que tal reproduzir a brincadeira do Pedrinho com seu filho(a). Providencie um colchão, ou pendure uma toalha no varal para que a criança possa se esconder atrás. E assim como a mãe do Pedrinho, vá perguntando a criança onde está cada parte do corpo dela e incentive-a a mostrar esta parte para você, assim como o Pedrinho faz na história. Vá perguntando parte por parte, pode até incluir outras partes do corpo que não são citadas na história, como língua, cabelo, costas...e ao final pergunte “cadê você?” e deixe a criança dar aquele pulão para a frente daquilo que ele estava se escondendo. As crianças vão adorar a brincadeira e ainda aprender as partes do corpo.


   Atividade: Maternal 27/04

Caça ao Tesouro: Os responsáveis junto com a criança deverão escolher alguns objetos (chinelos, potes, etc) e depois adulto deve esconde-los no ambiente em vivem (pode ser dentro de casa, quintal etc....). Após esconder a criança deve procurar. Quando a criança encontrar, deve junto com o adulto explorar as cores desse objeto.


Atividade do Jardim I: 27/04


27/04
Encontre o vírus, na atividade de hoje (modelo em anexo), você vai procurar os vírus que estão na mão, pintar e contar quantos tem. Depois peça ajuda para escrever a quantidade que você encontrou.  Coloque seu nome e data e guarde para levar a escola no retorno das aulas. Assista ao vídeo para relembrar que devemos lavar as mãos: 




Atividade: JARDIM II:  27/04/2020 

SEGUNDA-FEIRA :


 Não é só o Coronavírus que anda espalhando doenças por aí. Temos que ficar atentos, entre outras coisas, com a dengue também. Assista ao vídeo: Turma da Mônica contra a Dengue acessando o link:



Com o auxilio de um adulto faça uma pesquisa/limpeza sobre os possíveis focos que podem estar no seu quintal/casa.
Na sua agenda escolar desenhe uma atitude que você e sua família podem ter para acabar com o mosquito da dengue. Com a ajuda da sua família coloque nome e data e não se esqueça de trazer para a escola quando voltarmos. Vamos fazer uma dobradura?


Recorte letras para formar a palavra DENGUE de jornais, revistas ou folhetos e cole junto com a dobradura que você fez na sua agenda escolar. Não se esqueça de colocar  data  e trazê-la para a escola quando retornarmos.
  QUE TAL UMA HISTÓRIA PARA TERMINAR?


Atividade - Jardim I: 24/04/2020

 Aprendendo sobre Coronavírus:
 Peça para um adulto fazer a leitura do livro: Corona vírus de Manuela Molina


(escolher a versão em português).

Conversem sobre a história e a importância de lavar as mãos. Para ilustrar vamos fazer a experiência abaixo:


  

Atividade - Jardim II: 24/04/2020


Vamos fazer uma experiência para comprovar a experiência de se lavar as mãos sempre:


 Atividade - Mini-grupo: 24/04/2020

   Cabaninha:
  Senhores pais e responsáveis, que tal aproveitarmos a quarentena para estreitar os laços familiares e passar momentos agradáveis e divertidos em família?
 Brincar de cabaninha é uma ótima opção para isso. Vocês podem montar uma cabaninha junto com as crianças na sala, no quarto ou no quintal utilizando cobertas, lençóis cadeiras...dá até para transformar a mesa da cozinha em uma cabaninha se jogar uma coberta por cima. Usem a criatividade! Dentro da cabaninha vocês podem assistir um filme com pipoca, brincar com um brinquedo, jogar um jogo, ler uma história ou simplesmente conversar e ficarem juntos. As crianças adoram! 

     
   
     
 Façam suas cabaninhas, tirem fotos e compartilhem com a gente!




ATIVIDADE - MATERNAL: 24/04/2020  

Siga o caminho:

Nessa atividade iremos desenvolver a coordenação motora ampla através de caminhos com diversas dificuldades. O caminho pode ser feito com giz, barbante, tijolo, fita crepe ou outros objetos que marquem o chão. Após demarcar, a criança deverá passar somente por cima da marcação, explorando a demarcação.  Após explorar bastante, pode-se propor que as crianças passem pelo caminho de formas diferentes, como por exemplo, pulando com um pé só, com os pés e mãos no chão, dando passos curtinhos, dando passos largos, enfim, usem a criatividade para desenvolver formas diferentes de seguir o caminho.







Atividade - Jardim I: 24/04/2020

 Aprendendo sobre Coronavírus:
 Peça para um adulto fazer a leitura do livro: Corona vírus de Manuela Molina


(escolher a versão em português).



ATIVIDADE: JARDIM II: 23/04/2020

 Assista ao vídeo e aprenda como o Coronavírus e outros vírus, germes e bactérias se espalham e nos contaminam.







ATIVIDADE 1: Maternal 22/04/2020



Assistir ao vídeo: “Lava Mão” Palavra Cantada:




Dinâmica da pimenta e sabão – demonstrando como o sabão pode repelir os germes e bactérias.

VÍDEO EXPLICATIVO PARA OS PAIS:


DESCRIÇÃO:

Hoje vamos demonstrar como o vírus é propagado através do toque. Para essa atividade, as famílias deverão juntamente com as crianças, assistir ao vídeo “Lavar as mãos” do grupo Palavra Cantada:

Após assistir o vídeo, os pais deverão preparar uma tigela preferencialmente branca para que a criança consiga visualizar melhor. Na tigela, as famílias colocarão um pouco de água e orégano, suficiente para cobrir a superfície. O orégano representa os vírus que estão no ambiente e nos lugares que tocamos. A criança deverá colocar o dedo na tigela, fazendo com que o orégano grude em seus dedos. Depois, passar a mão no sabão e colocar o dedo novamente na tigela com orégano. O sabão repele o orégano, assim como faz com os vírus e bactérias. Essa experiencia demonstra a importância de lavarmos as mãos constantemente para evitar que o vírus se propague.


Atividades: JARDIM I 22/04/2020

22/04 Banho imaginário, converse com a sua família sobre a importância de cuidar da higiene do nosso corpo. Pegue uma folha de papel amasse e imagine que ela seja seu sabonete a partir dai o seu banho imaginário vai começar, vai lavando e nomeando cada parte do corpo. Para tornar o banho mais divertido você pode acessar o Link abaixo para cantar junto:


Atividade: JARDIM II

• Leitura do livro sobre o Coronavírus  de Manuela Molina


(escolher a versão em português)

• Converse com sua família e depois faça um desenho sobre as atitudes que podemos ter para evitar a contaminação do Coronavírus. Não se esqueça de colocar o nome e data na folha e trazê-la para a escola quando retornarmos!
   

Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)
Escola: E.M.E.I. E.F  JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 22/04/2020 à 24/04/2020
ATIVIDADE IMPRESSA
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.
OBJETIVO: RECONHECIMENTO DE OBJETOS E COORDENAÇÃO MOTORA FINA
BINGO DA HIGIENE
   Estas imagens devem ser recortadas, colocadas dentro de saco plástico por um adulto. O adulto sorteia uma imagem que os jogadores deverá ter. Ganhador será quem preencher  A CARTELA.




Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  
Escola: E.M.E.I. E.F  JARDIM SÃO PEDRO
Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção
Data: 22/04/2020 à 24/04/2020
ATIVIDADE IMPRESSA 
AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 
OBJETIVO: RECONHECIMENTO DE OBJETOS E COORDENAÇÃO MOTORA FINA

LIGUE OS OBJETOS DE HIGIENE.






ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO 
Professor/AEE: Mariana Virginia Roberto Silva
Data: 21/04/2020 à 24/04/2020.

TEMA DA ATIVIDADE: Desenhando as sombras
OBJETIVOS: Estimular coordenação motora fina e reconhecimento de figuras.

COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS NO ROTEIRO:
Coordenação motora fina.

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Os pais deverão pegar objetos  ( de preferência brinquedos)  e coloca-los contra o sol, para que a sombra reflita no papel.
MOMENTO 02: A criança deverá fazer o contorno da figura e nomeá-la. Se necessário os responsáveis deverão auxiliar a criança.
AUTOAVALIAÇÃO: Os alunos deverão levar a atividade no retorno ás aulas para professora de Educação Especial

 Atividade: Mini-grupo: 22/04/2020

2ª Feira: Dia do Índio
Os índios fazem parte da nossa história e tem muito a nos ensinar. E justamente por serem importantes foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é o dia 19 de Abril.
Senhores pais e responsáveis, assistam com as crianças o vídeo “Turma do Folclore: celebrando na aldeia o Dia do Índio”


e ouçam a música “Índio – Turma do Folclore

E depois conversem sobre o que assistiram, sobre os Índios e seu modo de vida.
Agora é hora de trabalhar a coordenação motora confeccionando um lindo colar indígena de macarrões. Para isso vocês vão precisar de um pedaço de linha, lã ou barbante, de macarrão tipo penne ou qualquer outro que possua furo, e tinta para se desejarem pintar o macarrão e deixarem o colar ainda mais bonito. A atividade é bem simples, é só orientar a criança e deixar ela enfiar a linha nos macarrões, criando desta forma um colar e ao mesmo tempo brincando e desenvolvendo a coordenação motora fina e a concentração. Mão na massa!







ATIVIDADE 1: Maternal 22/04/2020


Assistir ao vídeo: “Lava Mão” Palavra Cantada - https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk

Dinâmica da pimenta e sabão – demonstrando como o sabão pode repelir os germes e bactérias
VÍDEO EXPLICATIVO PARA OS PAIS:


DESCRIÇÃO:

Hoje vamos demonstrar como o vírus é propagado através do toque. Para essa atividade, as famílias deverão juntamente com as crianças, assistir ao vídeo “Lavar as mãos” do grupo Palavra Cantada:

Após assistir o vídeo, os pais deverão preparar uma tigela preferencialmente branca para que a criança consiga visualizar melhor. Na tigela, as famílias colocarão um pouco de água e orégano, suficiente para cobrir a superfície. O orégano representa os vírus que estão no ambiente e nos lugares que tocamos. A criança deverá colocar o dedo na tigela, fazendo com que o orégano grude em seus dedos. Depois, passar a mão no sabão e colocar o dedo novamente na tigela com orégano. O sabão repele o orégano, assim como faz com os vírus e bactérias. Essa experiencia demonstra a importância de lavarmos as mãos constantemente para evitar que o vírus se propague.


Atividade para os alunos da creche: Mini-Grupo 15/04/2020




  Seu Mestre Mandou - Partes Do Corpo


Senhores pais e responsáveis, assistam o videoclipe com seus filhos. Após a música conversem sobre as partes do corpo com as crianças, vão apontando as partes e nomeando-as, diga para que serve cada uma. Feito isso, vamos brincar de seu mestre mandou?
Você é o mestre e dará os comandos ao seu filho/filha que deverá corresponder. Os comandos deverão estar relacionados as partes do corpo. Você pode dizer: "seu mestre mandou colocar a mão na cabeça", " seu mestre mandou mostrar a língua", "seu mestre mandou colocar a mão no pé", " seu mestre mandou balançar o bumbum", entre outros. Dessa forma seu filho/filha aprenderá brincando as partes do corpo.
(Vídeo)
Link para o acesso ao vídeo: O Corpo Humano



Atividade Para o Maternal:






Vamos brincar de estátua!






Atividade: JARDIM I:


Atividade livre,
Escrita do nome utilizando grãos de feijão 

Atividade: JARDIM II: