O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


terça-feira, 30 de junho de 2020
























EMEI CHÁCARAS ACARAÍ
ROTEIRO SEMANAL MINIGRUPO


SEGUNDA-FEIRA 29/06

Conteúdo: Brincadeiras Culturais.

Objetivo:
  • Derrubar os objetos lançando uma bola.
  • Aprimorar movimentos motores globais.
  • Começar a contar oralmente.
  • Reconhecer e identificar cores.


Sugestão de vídeos:  


Atividade: Tomba Latas.




MATERIAIS:

  • Latas (molho de tomate, leite em pó, achocolatado ou outras) ou copos plásticos caso vocês não tenham latas. 
  • Bola de meia.
  • Se for possível, decorem as latas com papel colorido ou tinta para trabalhar as cores.

COMO BRINCAR:

  1. Empilhem as latas.
  2. Depois combinem uma distância para lançar a bola de meia, vocês podem sinalizar com um chinelo ou corda.
  3. Um de cada vez, os participantes devem arremessar a bola para derrubar as latas. Cada um tem 3 chances para tentar acertá-las.
  4. Após o arremesso, contem quantas latas o participante derrubou e anotem.
  5. Pergunte para a criança qual a cor das latas que ela derrubou.
  6. Comemorem os acertos e bom divertimento! 



TERÇA-FEIRA 30/06

Conteúdo: Brincadeiras Culturais.

Objetivo: 
  • Dançar em par, sem deixar o objeto cair
  • Desenvolver a atenção e a concentração.


Sugestão de vídeo:


Atividade: Dança da Laranja.



MATERIAIS:

  • Uma laranja ou bolinha de plástico pequena (tipo piscina de bolinha)


COMO BRINCAR:

  • Coloquem uma música para tocar.
  • Em par, coloquem a laranja/bolinha na testa e dancem ao som da música, sem deixar a laranja/bolinha cair.



QUARTA-FEIRA 01/07

Conteúdo: Brincadeiras Culturais.

Objetivo: Acertar o alvo. Aprimorar a coordenação motora global.

Sugestão de Vídeo:


Atividade: Boca do Palhaço.





Materiais :

  • Caixa de papelão e bola, folha sulfite e lápis coloridos. 


        
COMO BRINCAR
  1. Primeiro construam a boca do palhaço.
  2. Em uma das faces da caixa de papelão e faça um furo no meio. Desenhe um palhaço em volta do furo que vocês fizeram.  Usem a criatividade para decorar com o que vocês tiverem de materiais.
  3. Apoie a boca do palhaço em uma superfície, e combinem uma distância para acertar a bola na boca do palhaço.
  4. Cada participante tem 3 chances.
  5. Comemorem os acertos e divirtam-se!



QUINTA-FEIRA 02/07

Conteúdo: Brincadeiras Culturais.

Objetivo: 
  • Pescar tampinhas com peneira.
  • Desenvolver a percepção visual e coordenação mão-olho.
  • Fazer contagem Oral.
  • Identificar as cores.


Sugestão de vídeo:


Atividade: Pescaria.



Materiais: 

  • Bacia com água, tampinhas, peneira ou escumadeira ou concha.


COMO BRINCAR: 

  1. Coloque a bacia com água em um local firme.
  2. Jogue as tampinhas na bacia.
  3. Entregue a peneira ou concha para a criança e diga que ela deve pescar os peixinhos (que são as tampinhas).
  4. Combinem de jogar um de cada vez.
  5. Depois contem quantos peixinhos cada um pescou e identifiquem as cores de cada um.



SEXTA-FEIRA 03/07

Conteúdo: Brincadeiras culturais.

Objetivo: 

  • Coordenação Visomotora. 
  • Concentração.


Sugestão de vídeo:


Atividade: Passa Chapéu.



Materiais: 
  • Um chapéu e música.


COMO BRINCAR:

  • Sentem-se em círculo no chão.
  • Coloquem uma música para tocar, enquanto o chapéu vai passando de mão em mão.
  • Quando a música parar, quem estiver com o chapéu na mão paga uma prenda (imita um animal, pula de um pé só, canta uma música).








EMEI CHÁCARAS ACARAÍ
ROTEIRO SEMANAL MATERNAL

SEGUNDA-FEIRA 29/06
Conteúdos: Brincadeiras culturais
Objetivos:
  • Conseguir pegar as tampinhas flutuantes, usando somente a peneirinha de plástico;
  • Estimulá-lo a descobrir o meio aquático;
  • Aperfeiçoar a coordenação motora através da repetição de uma mesma série de movimentos, tais como: mergulhar a peneira, pescar, erguer, carregar e despejar;
  • Desenvolver a habilidade de contagem dos peixinhos.


Link do vídeo:
Atividade: Pesca com peneira.



Assista ao vídeo acima

Materiais:
  • Uma bacia grande;
  • Várias tampinhas de garrafas pet;
  • Água;
  • Peneira plástica ou colher de pau com cabo comprido.


Como brincar:

  1. Depois de assisti ao vídeo acima, o adulto colocará sobre a mesa uma bacia com água e tampinhas plásticas de refrigerantes boiando;
  2. Para pescá-las, a criança deve usar uma peneira plástica de cozinha (usada para coar leite no copo) ou pode usar uma colher de pau com o cabo bem comprido;
  3. Cada participante terá três tentativas;
  4. O adulto anotará o número de tampinhas pescadas por cada participante;
  5. Vence quem “peneirar” mais tampinhas.





TERÇA-FEIRA 30/06

Conteúdos: Brincadeiras culturais
Objetivos:
Estimular a agilidade, velocidade, coordenação motora e o equilíbrio;
Proporcionar e oportunizar o conhecimento de diversas brincadeiras culturais;

Atividade: Corrida do saco


Como brincar:
  1. Primeiro, o adulto irá assistir ao vídeo junto com a criança;
  2. Depois os participantes devem vestir os sacos e esperar o apito, numa linha;
  3. Para começar a corrida, os participantes deverão segurar o saco com uma mão para evitar que o saco caia abaixo dos joelhos, e manter o equilíbrio com a outra para poder saltar ou pular;
  4. Durante todo o percurso da corrida os participantes devem manter ambas pernas no saco até alcançar a linha de chegada;
  5. Perde quem cair pelo caminho;
  6. Ganha quem chegar primeiro à linha de meta;
  7. É classificado quem alcançar a linha de chegada.




QUARTA-FEIRA 01/07
Conteúdos: Brincadeiras culturais
Objetivos:
  • Estimular a agilidade, velocidade, coordenação motora e o equilíbrio;
  • Passar de uma linha a outra equilibrando o ovo na colher, seja com a boca ou com as mãos.


Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=e2MK_d40mgk

Atividade: Ovo na colher.


Quintal da Cultura - Brincadeiras culturais:

Assista ao vídeo acima.

 COMO BRINCAR:

  1. Primeiro, o adulto juntamente com a criança assistirá ao vídeo, depois pegará um giz e desenhará no chão uma mini pista no quintal ou dentro de casa, se houver espaço. A pista terá uma marcação para a partida e a chegada;
  2. Cada participante deverá segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima, se preferir pode usar uma batata ou um limão;
  3. O adulto dará o sinal e os participantes sairão em disparada do início da pista para o final;
  4. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro e sem derrubar o ovo.




QUINTA-FEIRA 02/07

Conteúdos: Brincadeiras culturais
Objetivos:
  • Desenvolver as habilidades motoras amplas, o equilíbrio dinâmico, ritmo, a percepção visual e auditiva, a noção espacial, além de aprender a respeitar as regrinhas 
  • Proporcionar e oportunizar o conhecimento de diversas brincadeiras culturais.


Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=rbjpmw3rmz8

Atividade: Dança das cadeiras.



Quintal da Cultura - Tá de brincadeira - Dança das Cadeiras

Assista ao vídeo acima.

Como brincar:
  1. Primeiro, o adulto irá assistir ao vídeo juntamente com a criança. Depois vai organizar as cadeiras em círculo, exemplo, se for 5 pessoas, junte 4 cadeiras, sempre o número de participantes é maior que o número de cadeiras;
  2. Coloque uma música e, quando a música parar, elas têm que sentar. Aquele que ficar de fora, é eliminado;
  3. Na próxima rodada, retira-se uma cadeira e assim sucessivamente, até sobrarem dois indivíduos e apenas uma cadeira.
  4. O vencedor é aquele que conseguir sentar ao final.
  5. Essa é uma das brincadeiras infantis que rende muita diversão sempre!




SEXTA-FEIRA 03/07

Conteúdos: Brincadeiras culturais
Objetivos:
  • Desenvolver a percepção visual-motora;
  • Proporcionar e oportunizar o conhecimento de diversas brincadeiras culturais;
  • Desenvolver à aprendizagem por meio de brincadeiras;
  • Melhorar o controle segmentar, aumentar a atenção e a concentração,
  • Desenvolver antecipação e estratégia, ampliando o raciocínio, e acima de tudo a criatividade e o trabalho dos jogos e das brincadeiras.


Link do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=vJMJNQtmOwA

Atividade: Brincando de boliche.


Rodrigo Teixeira da Fonseca - Boliche com garrafas pet.

 

Como Jogar:
  1. Primeiro, o adulto providenciará 10 garrafas pet;
  2. Vai colocar as garrafas no boliche, dispostas em forma de triângulo, uma ao lado da outra, com um acerta distância entre elas;
  3. Depois vai pedir para a criança jogar uma bola em direção às garrafas;
  4. O adulto junto com a criança vai contar quantas garrafas foram derrubadas e vai anotar;
  5. Em seguida, vai passar a vez para o próximo participante e assim sucessivamente;
  6. Quando todos tiverem participados, farão a contagem das garrafas para ver quem foi o vencedor, lembrando de incentivar à criança na contagem, se ela não souber, o adulto pode orientá-la.






EMEI CHÁCARAS ACARAÍ
ROTEIRO SEMANAL JARDIM I 

SEGUNDA-FEIRA 29/06
CONTEÚDO: FESTA JUNINA 
OBJETIVO: IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DE UMA FESTA JUNINA.
ATIVIDADES:

  • VOCÊ JÁ FOI A UMA FESTA JUNINA?
  • COMO FOI?
  • COMO ESTAVA ENFEITADA?
  •  QUE COMIDAS TÍPICAS VOCÊ ENCONTROU?
  • TINHA FOGUEIRA?
  • E BALÃO?
  • VOCÊ SABIA QUE SOLTAR BALÃO É PERIGOSO?
  • SABE O MOTIVO?
  • CONVERSE COM O PAPAI E A MAMÃE:     




TERÇA-FEIRA 30/06
CONTEÚDO: FESTA JUNINA
OBJETIVO: DESENVOLVER A OBSERVAÇÃO
ATIVIDADES: VAMOS BRINCAR DE ACHAR OS ERROS???
ENCONTRE OS 7 ERROS E CONTE PARA O PAPAI E PARA A MAMÃE ONDE ESTÃO.




QUARTA-FEIRA 01/07
CONTEÚDO: NOME 
OBJETIVO: IDENTIFICAR A LETRA INICIAL DO SEU NOME.
ATIVIDADES: O ALUNO PODERÁ RECORTAR DE REVISTAS OU JORNAIS A LETRA INICIAL DO SEU NOME E COLAR EM UMA FOLHA 

          EXEMPLO:
JOSÉ COMEÇA COM J, ENTÃO RECORTAR ALETRA J E COLAR






QUINTA-FEIRA 02/07
CONTEÚDO: NÚMERO 5 E SUA QUANTIDADE
OBJETIVO: IDENTIFICAR E RECONHECER O NÚMERO 5 E SUA QUANTIDADE.
ASSISTIR O VÍDEO:   https://youtu.be/cTRpZIX50E8              
ATIVIDADES: 
EM UM PAPEL ESCREVA O NÚMERO 5 
FAÇA APENAS 5 DESENHOS.

     EXEMPLO:

      





SEXTA-FEIRA 03/07
CONTEÚDO: INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA
OBJETIVO: RECONHECER PARTES DA HISTÓRIA CONTADA.
ASSISTIR O VÍDEO: https://youtu.be/w5yuufcDr4A  
ATIVIDADE: 


  •  PRIMEIRO OUVIR A HISTORINHA ASSISTINDO O VÍDEO
  • CONVERSAR SOBRE O QUE FALA A HISTÓRIA
  • AGORA FAÇA O DESENHO DA CASA QUE MAIS SE PARECE COM A SUA






E.M.E.I “CHÁCARAS ACARAÍ

ROTEIRO SEMANAL JARDIM II

SEGUNDA-FEIRA 29/06/202
Conteúdo: Natureza e Sociedade - ARTES
OBJETIVO: Conhecer as características das Festas Juninas.
Atividade 1: Festa Junina: Quem planta colhe e quem colhe festeja. 

  • Após assistir o vídeo questionar as crianças:
  • Por que o povo fez uma grande festa?
  • O que existia na festa?
  • Como o povo se vestia para a festa?
  • O povo naquela época, tinha o costume de soltar balões. Será que isso é correto hoje em dia?


Atividade 2

  • Você já foi a uma Festa Junina?
  • Desenhe em um papel a Festa Junina. Use a sua criatividade.
  • Você poderá usar lápis de cor, giz de cera, guache e outros materiais.

   

Terça Feira: 30/06/2020
Conteúdo: Matemática
Objetivos:
  • Identificar os números de 0 a 10.  
  • Fazer a relação entre número e quantidade.
  • Conhecer os costumes e as tradições das Festas Juninas.


Atividade 1: Vídeo: Os numerais na Festa Junina.


  • O que existia na Festa Junina?
  • O que cada numeral levou para a festa?

 Atividade 2: Desenhar o número de bandeirinhas correspondente ao numeral.





 Quarta-feira : 01/07/2020
Conteúdo: Natureza e Sociedade -  Artes
  Objetivo: Conscientizar-se quanto aos perigos de soltar balões.

Atividade 1: Vídeo: História: Fogo no céu. https://www.youtube.com/watch?v=kZW2VkoplUU
  • Após assistir o vídeo questionar as crianças:
  • O que estava acontecendo no céu?
  • Quais animais aparecem na história?
  • O que tinha no céu?
  • É correto soltar balões?


Vídeo: Como fazer um balão de Festa Junina


Atividade 2:
Após assistir o vídeo vamos fazer um balão?





  
Quinta- Feira – 02/07/2020

CONTEÚDO: Natureza e Sociedade
 Objetivo: Conhecer as comidas típicas de Festa Junina

Atividade 1:  Vídeo: Cordel para as crianças: comidas típicas de Festa Junina.


  • Após assistir o vídeo questionar as crianças:
  • Quais são as comidas típicas de Festa Junina?
  • Qual é a sua comida preferida de Festa Junina? 

Atividade 2: Recorte de jornais e revistas gravuras de comidas típicas de Festa Junina e cole em uma folha.








 Sexta- Feira 03/07/2020
Conteúdo: Natureza e Sociedade - Movimento
 Objetivo: Conhecer a vestimenta do caipira e as danças de origem junina
 VÍDEOS: Canções Juninas

 Atividade 1: 

 Agora em uma folha, escreva a palavra BALÃO em letras maiúsculas e de forma e desenhe a música.

Atividade 2: Brincadeiras de Festa Junina