O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


quarta-feira, 22 de abril de 2020

EMEI Jardim Novo Cambuí

 


Atividades à serem realizadas de

10 à 21 de agosto de 2020.

 

 

Atenção famílias, a partir desta semana as postagens no Blog serão "quinzenais".


BERÇÁRIO
 
MINIGRUPO
 
MATERNAL
 
JARDIM I
 
JARDIM II
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - MANHÃ:

( MINIGRUPO / MATERNAL / JARDIM I)

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - TARDE

 

Atividades à serem realizadas de 04 à 07 de agosto de 2020.


CLIQUE NA IMAGEM  ABAIXO E ACESSE AS ATIVIDADES DESTA SEMANA PARA TODAS AS TURMAS (Berçário, Minigurpo, Maternal, Jardim I e Jardim II)


 

   

Atividades à serem realizadas de 
28 de julho à 03 de agosto de 2020. 
FESTA JULINA - PARTE 2








Atividades à serem realizadas de 21 à 27 de julho de 2020. 

FESTA JULINA - PARTE 1









Atividades à serem realizadas de 14 à 20 de julho de 2020. 

ANIMAIS

 








Atividades à serem realizadas de 07 à 13 de julho de 2020. 

TEMA: ÁGUA E ANIMAIS
















Atividades à serem realizadas de 30 de junho à 06 de julho de 2020.


TEMA: ÁGUA E DENGUE

 







Atividades à serem realizadas de 

23 à 29 de junho de 2020. 

TEMA: MEIO AMBIENTE E DENGUE











Atividades à serem realizadas de 16 à 22 de junho de 2020. 

TEMA: MEIO AMBIENTE


Clique no link abaixo com o nome da turma do seu(sua) filho(a) e tenha acesso a atividade desta semana!





MEIO AMBIENTE

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE 08/06 à 15/06

Para todos os alunos da escola

Berçário, Minigrupo, Maternal, Jardim I e Jardim II

Olá crianças, nesta volta as aulas planejamos uma atividade sobre “Meio Ambiente”, com o objetivo de vivenciarmos o processo de plantio e germinação de sementes. Pedimos que os pais acompanhem as crianças neste processo.


ATIVIDADE 1: JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

- Assistir o vídeo da história do “João e o pé de feijão”  



ATIVIDADE 2: PÉ DE FEIJÃO

- Em uma folha desenhe o caule do pé de feijão e o castelo, depois recolha folhas de árvores e plantas de sua casa e cole completando o caule e um pouco de algodão no topo para imitar as nuvens.


Obs: A imagem acima é um exemplo do que deverá ser desenhado na folha de sulfite para que o aluno faça as colagens.




ATIVIDADE 3: HORA DE PLANTAR


- Vamos aprender a plantar um feijão?


Você vai precisar de:

1 copo plástico descartável
Algodão
Grãos de feijão
Água

Como plantar:

Umedeça o algodão, coloque dentro do copo e coloque o feijão sobre ele, 2 ou 3 sementes no copo.
O cuidado básico se resume à levar o copo com feijão para um lugar iluminado e cuidar para que o algodão não fique seco. Em três dias as raízes já começará a aparecer.

Obs..: Quando a muda atingir cerca de 20 cm é necessário mudá-la de lugar, plantá-la na terra, para que ela continue crescendo.



Atividade 4: HORA DA BRINCADEIRA

- Cantar e brincar com a criança com a parlenda “Um, dois feijão com arroz”
Obs: Incentive a contagem oral com as crianças e faça com que ela mostre a quantidade dita na parlenda com os dedinhos.



* Referência:
Turma Mirim. João e o pé de feijão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zQtCicNxO0Y Acesso em 07 de junho de 2020.

Blog Atividade para Educação Infantil. Plantando Feijão no Copo. Disponível em: https://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/datas-comemorativas/feijao-copo/. Acesso em 07 de junho de 2020.

COELHO, Márcio. Um, dois feijão com arroz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n575gJZqE6k. Acesso em 07 de junho de 2020.



Atividade à ser realizada durante toda a semana de:                 20 à 22 de maio 

Para todos os alunos da escola!
(Bercário, Minigrupo, Maternal, Jardim I e Jardim II)


Olá pais ou responsáveis! Segue abaixo a sugestão de atividade a fim de orientar aos alunos quanto ao abuso e exploração sexual, através de sinalização das partes que não devem ser tocadas com as cores do semáforo.

ATIVIDADE: SEMÁFORO DOS SENTIMENTOS


1- Apresentar a imagem do boneco para a criança e nela temos as círculos com as cores do semáfaro, para indicar “aqui eu posso receber carinho”(verde), “aqui eu devo ter atenção ao carinho”(amarelo) e “aqui não posso receber carinho”(vermelho), a fim de transformar esse momento em algo mais concreto à criança e identificar no próprio corpo onde pode ou não ser tocado ou beijado.
Obs: Sempre que possível retome essa conversa com a criança. Todos juntos no combate ao abuso sexual infantil!

Atividades à serem realizadas de 20 à 22 de maio de 2020.NÍVEL: BERÇÁRIO

MINHA CIDADE: HORTOLÂNDIA!

Olá pais ou responsáveis do Berçário! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de comemorar os 29 anos da nossa cidade de HORTOLÂNDIA, completados no dia 19 de maio de 2020. Parabéns Hortolândia!

Atividade 1: HINO DA CIDADE DE HORTOLÂNDIA



- Ouvir o hino de Hortolândia com a criança, como forma de começar a conhecer a música que representa nossa cidade!.


Atividade 2: BANDEIRA DE HORTOLÂNDIA


-
Apresentar a bandeira para a criança e explorar as cores: Amarela, ver e azul contidas na mesma, apontando e dizendo o nome das cores para a criança, e se possível incentivá-la a repetir.


Atividade 3: VAMOS FAZER UM BOLO PARA HORTOLÂNDIA


 A ideia é fazermos um bolo para cantarmos parabéns pelos 29 anos da nossa cidade de Hortolândia, use a imaginação com as crianças, faça de areia, massinha, panelas, portes plásticos ou até mesmo um bolo de verdade, o importante é comemorar!

Link para a receita de um delicioso bolo de cenoura
  

Atividades à serem realizadas de 20 à 22 de maio de 2020.NÍVEL: MINIGRUPO

MINHA CIDADE: HORTOLÂNDIA!

Olá crianças! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de comemorar os 29 anos da nossa cidade de HORTOLÂNDIA, completados no dia 19 de maio de 2020. Parabéns Hortolândia!

Atividade 1: CONHECENDO AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNICÍPIO


Assistir ao vídeo abaixo:

Explicar à criança que o município de Hortolândia também não tinha asfalto antes, tinham poucas casas, pouquíssimas escolas não tinha hospital, shopping, etc.


Atividade 2: REPRESENTANDO A IDADE DO MUNICÍPIO


· Explicar para a criança que assim como eles fazem aniversário todo ano, os municípios (cidades) também completam anos de emancipação e nesse ano, o município de Hortolândia completou 29 anos.
· Contar oralmente até 29 com a criança. Provavelmente eles saberão contar até o 10, assim, será necessário continuar a contagem solicitando que repitam, até chegar no número 29.
· Representar o bolo de comemoração ao aniversário de Hortolândia com areia ou terra, conforme a sugestão abaixo:


Observação: Na impossibilidade de encontrar areia ou terra por perto, podem utilizar massinha de modelar, confeccionando-a conforme receita utilizada em atividades anteriores. Se quiserem podem utilizar pedacinhos de gravetos como velinhas e cantar “parabéns” pro município de Hortolândia.


Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 Após a explicação sobre o aniversário do município, o adulto faz a contagem oral até o número 29, fazendo uso de objetos para representar a quantidade. Por exemplo: palitos de sorvete, palitos de fósforo, prendedores.


 Atividade 3: BANDEIRA DE HORTOLÂNDIA


Apresentar a bandeira de Hortolândia para a criança. (Figura obtida no google. Se quiser acessá-la maior, poderá fazer a pesquisa diretamente no site).



Apontar as cores presentes na bandeira e questioná-la sobre o nome da cor;
Relacionar as cores da bandeira com a cor de frutas e objetos. Exemplo: Amarelo é a cor da banana, verde é a cor do limão...

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 Imprimir a figura da bandeira, apresenta-la à criança. Posicionar a figura bem próxima da criança. Falar as cores da bandeira, uma de cada vez, e pedir para a criança colocar a mão na cor que foi falada. Exemplo: “Coloque a mão no amarelo”, agora coloque a mão no verde”.



Atividades à serem realizadas de 20 à 22 de maio de 2020.NÍVEL: MATERNAL

MINHA CIDADE: HORTOLÂNDIA!

Olá pais ou responsáveis do Maternal! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de comemorar os 29 anos da nossa cidade de HORTOLÂNDIA, completados no dia 19 de maio de 2020. Parabéns Hortolândia!

Atividade 1: HINO DA CIDADE E LOCAIS QUE GOSTAMOS DE IR

 Vamos ouvir o Hino da Cidade de Hortolândia e entender um pouco de como a cidade se formou, após, conversar sobre ela, pensar nos locais onde gosta de passear no município (prefeitura, shopping, mercado, pesqueiro, Mc Donalds, Burguer King, praças, parques, ponte estaiada, Havan, dentre outros)

Imagens retiradas da internet.

Hino de Hortolândia







Você tem fotos em algum desses lugares para nos mostrar?





Contextualizando um pouquinho com as crianças sobre cidade assistindo o vídeo educativo infantil “Nossa cidade”, Miniland. Link abaixo.




Atividade 2: HISTÓRIA DE HORTOLÂNDIA

 Assista ao vídeo para conhecer um pouco da história da nossa cidade “Conheça a história de Hortolândia que comemora 28 anos”, após, conversar sobre os pontos que achou mais interessante.


Vamos Confeccionar um bolo de aniversário para Hortolândia. Pode ser comestível, de massinha, de areia, dentre outros, use a criatividade!




 


Mostre-nos seu bolo, mande uma foto.

 




Atividade 3: TROPEIROS

Vestir-se do personagem que desbravou e construiu nossa cidade, os “TROPEIROS” e conhecer um pouco sobre nossa cidade. (Os tropeiros faziam o comércio de animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste. ... Para suprir estas necessidades, os tropeiros vendiam estes alimentos na região. Abrindo estradas e fundando vilas e cidades. Os tropeiros também foram muito importantes na abertura de estradas e fundação de vilas e cidades).
Para saber mais sobre os tropeiros:






Mostre-nos você de tropeiro, mande uma foto.





 Vamos danças um pouquinho relacionando o que existe nas cidades e sua estrutura com Saltimbancos “A cidade ideal” e “Cidade Avião” nos links abaixo.
  





Atividades à serem realizadas de 20 à 22 de maio de 2020.NÍVEL: JARDIM I

MINHA CIDADE: HORTOLÂNDIA!

Olá pais ou responsáveis do Jardim 1!Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de comemorar os 29 anos da nossa cidade de HORTOLÂNDIA, completados no dia 19 de maio de 2020. Parabéns Hortolândia!

Atividade 1: MINHA CIDADE




1- Assistir ao vídeo Palavra Cantada Ora bolas.


2-  Perguntar para criança: Qual o nome da cidade onde mora? Qual o nome da escola onde estuda? Qual lugar da cidade que mais gosta de ir?
3-  Escrever o nome na folha, usando o crachá;
4- Escrever o nome da cidade, contar quantas letras e dizer para a criança o nome da letra e fazê-la repetir quais letras compõem o nome da cidade;
Desenhar um bolo em homenagem ao aniversário da cidade que será dia 19I05I2020 com a idade que a cidade fez 29 anos como  velinha no topo do bolo.

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

1- Assistir ao Vídeo Palavra Cantada Ora Bolas.
2- Falar para criança o nome da cidade onde mora;
3-  Apresentar o crachá e ajudar a criança a colocar os cartões com as letras do nome dela sobre cada letrinha do crachá;


Atividade 2: BANDEIRA DE HORTOLÂNDIA



1- Separar as cores iguais: Auxiliar a criança a separar as peças e colocar nos potes  as cores respectivas da bandeira do nosso município(as cores são amarelo, azul e verde)

Exemplo:




Atividade 3: HORA DA BRINCADEIRA EM FAMÍLIA (brincando com Ivan Cruz)

 - Telefone sem fio;




Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

Brincadeira livre:
.  Usar materiais recicláveis como: garrafa pet sem tampa, caixa de fósforo (sem fósforo), pratos de plásticos, rolos de papel, caixas de sapatos e potinhos de requeijão ou margarina. Deixar a criança brincar livremente.



Atividades à serem realizadas de 20 à 22 de maio de 2020.NÍVEL: JARDIM II

MINHA CIDADE: HORTOLÂNDIA!

Olá pais ou responsáveis do Jardim 2! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de comemorar os 29 anos da nossa cidade de HORTOLÂNDIA, completados no dia 19 de maio de 2020. Parabéns Hortolândia!

  

Atividade 1: HINO DE HORTOLÂNDIA



Verificar no Youtube no seguinte endereço:

1ª parte: O aluno deverá ouvir o Hino de Hortolândia para aprender a cantar. Ouvir duas vezes.

2ª parte: Após ouvir o hino, descobrir palavras que não conhecem. E entender o significado.

3ª parte: Com a ajuda de um responsável, pesquisar em um dicionário o significado das palavras diferentes. Caso não tenha um dicionário, pode pesquisar em algum site de busca.

AVALIAÇÃO: o responsável deverá tirar uma foto do aluno cantando a música e enviar para o e-mail da professora.



Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

· Não necessita de adaptação da atividade.


  

Atividade 2: BANDEIRA DE HORTOLÂNDIA



Acesso dia 11/05/2020

1ª parte: Observar a imagem da bandeira de Hortolândia. Nomear as cores da bandeira de Hortolândia. ATENÇÃO: Nas listras que ficam ao lado do círculo central; há diferenças nas tonalidades de azul. Observar isso e falar ao aluno.

2ª parte: Identificar as formas geométricas usadas para desenhar a bandeira de Hortolândia (Retângulo e Círculo)

3ª parte: No caderno de desenho, faça o cabeçalho. Coloque o nome da professora, o nome completo do aluno e a data de hoje. Após isso, o aluno deverá desenhar a bandeira de Hortolândia observando os detalhes, formas, cores, da bandeira de Hortolândia.

AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o e-mail da professora.


Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 Os alunos deverão observar com a ajuda de um adulto a bandeira de Hortolândia.

1ª parte: Observar a imagem da bandeira de Hortolândia. Nomear as cores da bandeira de Hortolândia. ATENÇÃO: Nas listras que ficam ao lado do círculo central; há diferenças nas tonalidades de azul. Observar isso e falar ao aluno.

2ª parte: Identificar as formas geométricas usadas para desenhar a bandeira de Hortolândia (Retângulo e Círculo)

3ª Parte: não há necessidade da criança fazer o desenho. Entretanto, se o responsável sentir vontade de ajudar o aluno a realiza-lo, o mesmo poderá fazê-lo em uma folha sulfite avulsa.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o e-mail da professora.



Atividade 3: LETRA INICIAL E FINAL DA PALAVRA “HORTOLÂNDIA”

 1ª parte: O responsável deverá desenhar no chão as letras “H” (maiúscula) e a letra “A” (maiúscula). O desenho poderá ser feito de diversos materiais. O responsável poderá escolher qual material irá utilizar. Algumas opções são: giz de cera, giz de lousa, fita crepe, corda, barbante, cabos de vassoura, entre outros.
Veja o exemplo abaixo:




2ª parte: o aluno deverá andar por cima da letra “H” e em cima da letra “A”. Andar cinco vezes em cima de cada letra.

3ª parte: após isso, com a ajuda de um responsável o aluno deverá recortar de jornais e revistas as letras “H” e “A”. Procure várias letras. Recorte várias letras “H” e “A”. Após isso, cole as letras recortadas no caderno de desenho.
Agora o aluno irá contar a quantidade de letras que ele encontrou e registrar o numeral ao lado as letras.
Exemplo:
H, H, H, H, H, H, H = 7

A, A, A, A, A = 5


AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno.  Colar o cabeçalho no início da página do caderno de desenho. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o e-mail da professora.


Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 1ª parte: O responsável deverá desenhar no chão as letras “H” (maiúscula) e a letra “A” (maiúscula). O desenho poderá ser feito de diversos materiais. O responsável poderá escolher qual material irá utilizar. Algumas opções são: giz de cera, giz de lousa, fita crepe, corda, barbante, cabos de vassoura, entre outros.
Veja o exemplo abaixo:


2ª parte: o aluno deverá andar por cima da letra “H” e em cima da letra “A”. Andar cinco vezes em cima de cada letra.
Enquanto o aluno estiver andando em cima da letra, o responsável deverá falar várias vezes no nome da letra no qual o aluno está andando em cima.
Se possível, o responsável deverá andar junto com o aluno para estimular o mesmo ao fazer a atividade.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto do aluno junto a imagem do alimento preferido da lista feita e enviar para o e-mail da professora.



Atividades à serem realizadas de 20 à 22 de maio de 2020.Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial

BOLHA DE SABÃO COM GARRAFA PET


ATIVIDADE: BOLHA DE SABÃO COM GARRAFA PET 

OBJETIVO: Estimular a consciência corporal, através do equilíbrio, da organização espacial, da lateralidade, atenção e concentração.

MATERIAIS: Garrafa pet (de preferência pequena), água, detergente ou sabão líquido e tesoura.

DESENVOLVIMENTO: 1º- Recorte tirando a parte do meio da garrafa, deixe duas partes gargalo e base;
2º- Para não ter perigo de machucar a criança com as arestas da garrafa, você pode envolver as superfícies cortadas com fita adesiva, ou encostar a parte da garrafa com arestas em uma panela quente, assim o plástico derreterá criando uma borda arredondada. (se você preferir pode decorar com adesivos ou EVA)
3º- Agora, é só misturar água e detergente na base da garrafa, colocar o gargalo dentro, tirar e assoprar, fazendo várias bolhas. (ATENÇÃO: não esqueça de supervisionar a brincadeira, pois o sabão é tóxico e não deve ser ingerido).
DICA: Com essa atividade você pode explorar organização espacial (frente, trás, embaixo, em cima), além da consciência corporal (direita e esquerda). Exemplo: estourar as bolas de sabão com perna e mão direita e esquerda.


Forma de registro: As atividades podem ser registradas por meio de fotos, vídeos ou o responsável poderá descrever como foi a atividade e entregar no retorno das aulas para a professora de educação especial.

Professor/AEE:  Elivania Souza Silva






Atividades à serem realizadas de 12 à 15 de maio de 2020.Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial

JOGOS EM FAMÍLIA

Professor/AEE:  Elivania Souza Silva

Atividade: Memória com objetos

Objetivo: Desenvolver o raciocínio, a memória, a noção espacial, a coordenação visomotora e o reconhecimento de formas e cores.

Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.

Material: Objetos de uso diário, (exemplos: brinquedos, materiais escolares, utensílios domésticos etc.).

Como fazer: Espalhe os objetos em um espaço, a criança deve memorizar e em seguida peça para ela fechar os olhos, você retira um objeto do local e ela precisa descobrir qual objeto foi retirado. A quantidade de objetos pode variar de acordo com a dificuldade da criança, por isso, indico que comece com poucos objetos e aumente a quantidade aos poucos, para descobrir até quantos objetos ela consegue memorizar. Outra dica interessante, é utilizar lápis de cor, giz de cera ou canetinhas para trabalhar as cores.

Adaptações: No caso da criança com deficiência auditiva, lembre-se que ela é mais visual, por isso exagere nas demonstrações, fale com calma, e de frente para a criança, assim ela terá a oportunidade de visualizar as suas expressões faciais.

Para ver o vídeo dessa atividade acesse o link: https://youtu.be/YM5raBHxml4 

Referências: Link: https://youtu.be/YM5raBHxml4  acesso em 30/04/2020.

Atividades à serem realizadas de 12 à 15 de maio de 2020.NÍVEL: BERÇÁRIO

FAMÍLIA

Olá pais ou responsáveis do Berçário! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de reconhecer e nomear os membros de sua família.


Atividade 1: O LIVRO DA FAMÍLIA


Ler com a criança a história “O livro da Família”de Tood Parr, explorando as imagens.



Obs: Arquivo do livro em PDF será enviado pelo grupo de What`s App da turma.

  

Atividade 2: MÚSICA NOSSA FAMÍLIA

Assistir o vídeo da música Nossa Família juntinho da criança e deixá-la livre para dançar e explorar os movimentos.


https://www.youtube.com/watch?v=s48phnrkZ5w


Atividade 3: CONHECENDO MEUS FAMILIARES


Hoje faremos o reconhecimento dos nossos familiares com a criança, através de fotos, resgate fotos impressas e fotos digitais dos vovôs, vovós, titios, titias, priminhos, priminhas, etc. E mostre para criança nomeando essas pessoas.


DICA: que tal aproveitar e fazer uma ligação de vídeo para um deles, assim a saudade diminui e nos sentimos pertinho das pessoas que amamos.

 Atividade 4: MINHA FAMÍLIA



Hoje é o dia de registrarmos através de uma foto bem bonita a família da criança, tire uma foto ou escolha uma, onde a criança esteja com a família que vive junto com ela e nos envie no grupo de What`sApp. Lembre-se de mostrar para criança e nomear para ela os membros da família.


Referências: PAAR, Todd. O livro da família. Editora Panda Books.


Atividades à serem realizadas de 12 à 15 de maio de 2020.

NÍVEL: MINIGRUPO

FAMÍLIA

Olá crianças! Nesta próxima semana trabalharemos com o tema Família, com o objetivo de Conhecer a importância da família e as diversas composições do grupo familiar.


Atividade 1: VÍDEO MUSICAL “FAMÍLIA”


 Assistir ao vídeo musical: Família (Rita Rameh)  




Atividade 2: AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO


Ouvir a história: “As famílias do mundinho”


Atividade 3: BRINCADEIRA EM FAMÍLIA 1


Os participantes da brincadeira escolhem um cômodo da casa e se reúnem lá. Todos ficam por alguns minutos olhando os objetos do lugar. Depois, uma pessoa é escolhida para ser vendada. Outra pessoa escolhe um objeto daquele cômodo e coloca na mão da pessoa com a venda, para que esta possa descobrir, apenas pelo tato, que objeto tem em suas mãos. Depois, outra pessoa será vendada para adivinhar o objeto e assim sucessivamente até que todos participem.

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:
Esconde – esconde:
O pai se esconde e a mãe, junto com a criança vai procurar por ele. Depois, a mãe se esconde e o pai e a criança procurarão por ela.

Atividade 4: BRINCADEIRA EM FAMÍLIA 2
Acampamento: Escolha um lugar da casa para criar uma cabana e reunir todos os que moram na mesma casa. Vocês podem utilizar lençóis, tecidos diversos que tenham disponíveis em casa. Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal pode ser divertido da mesma forma. O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir. Barracas, colchões, cabaninha de cobertor: vale tudo no acampamento familiar. Pode ser dentro de casa ou mesmo no quintal. Na barraca, vocês podem ler ou contar uma história para as crianças, comer pipocas juntos, brincar com bonecas de pano ou bichinhos de pelúcia, cantar músicas diversas. Usem a criatividade!
Exemplo de barraca:


  
Referências: BELLINGHAUSEN, Ingrid Bieseneyer. As famílias do mundinho.  Editora DCL.
 

Atividades à serem realizadas de 12 à 15 de maio de 2020.NÍVEL: MATERNAL

FAMÍLIA

Olá pais ou responsáveis do Maternal! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo reconhecer, identificar e nomear os membros de sua família, além de conhecer um pouco da dinâmica no convívio familiar.

ATIVIDADE 1: ÁLBUM DA MINHA FAMÍLIA  


ATIVIDADE TEM O INTUITO DA CRIANÇA RECONHECER SEUS FAMILIARES PRÓXIMOS E GRAU DE PARENTESCO.
VOCÊS DEVEM VER  FOTOS, PEGAR UM ÁLBUM DE FAMÍLIA E RELEMBRANDO BONS MOMENTOS  QUE PASSARAM JUNTOS RELEMBRAR O GRAU DE PARENTESCO DA PESSOA DA FOTO ( IRMÃO,PRIMO,TIO, AVÓ) PEÇA PARA CRIANÇA REPETIR E LEMBRAR O
NOME  DESSE FAMILIAR.

VÍDEO : 

Livro da família:
  

Atividade 2: UM AMOR DE FAMÍLIA – ZIRALDO

-ASSISTIR A HISTÓRIA “UM AMOR DE FAMÍLIA” DISPONÍVEL NO LINK. CONVERSAR SOBRE OS PERSONAGENS E ENFATIZAR SOBRE SEUS FAMILIARES.
 -APÓS CONVERSAREM SOBRE A HISTORIA, DISPONIBILIZAR FOLHAS PARA A CRIANÇA DESENHAR SUA FAMÍLIA, GUARDAR A FOLHA PARA ENTREGAR PARA A PROFESSORA NO RETORNO DAS AULAS.

LINK PARA HISTÓRIA:




Contação da historia:

  
Observar a rotina de cuidados da família com a casa e afazeres domésticos. Com o auxilio de um familiar a criança pode ajudar  nessa rotina da casa. Exemplo: Organizar o quarto,  esticar o lençol da cama, organizar a roupa ou brinquedos. Etc...

Atividade 3: BRINCADEIRA  COM OBSTÁCULO.


PARA ESSA BRINCADEIRA SERÃO NECESSÁRIAS DUAS CADEIRAS, UMA CORDA QUE PODE SER SUBSTITUÍDA POR BARBANTE OU QUALQUER OUTRA FITA QUE SEJA POSSÍVEL AMARRAR NO PÉ DA CADEIRA. 

BRINQUE COM SEU FILHO DE  RASTEJAR  NO CHÃO E PASSANDO PELA CORDA, PODEM MUDAR A ALTURA DA FITA, PASSAR POR BAIXO OU POR CIMA.

APÓS BRINCAR SENTE COM SEU PEQUENINO E CONVERSE COM ELE, PERGUNTE O QUE ACHOU DA BRINCADEIRA.




REGISTRO: TIRE FOTOS PARA MOSTRAR PRA GENTE DEPOIS!


Atividade 4: PIQUENIQUE

PARA ESSA ATIVIDADE EM FAMÍLIA, PEÇA AJUDA DO ALUNO PARA ORGANIZAR O PIQUENIQUE EM UM LOCAL CONFORTÁVEL DE SUA DE SUA CASA, FORRAR UM TAPETE, PEGAR, SEPARA OS ALIMENTOS QUE A FAMÍLIA GOSTA, QUESTIONE PARA ELE A QUANTIDADE DE COPOS NECESSÁRIOS PARA AS PESSOAS DA FAMÍLIA? QUANTOS PEDAÇOS SERÃO NECESSÁRIOS DE TAL ALIMENTO? QUAIS SEUS ALIMENTOS SAUDÁVEIS PREFERIDOS EM UM PIQUENIQUE?
APROVEITEM E BOM  APETITE!
Musica: 


Referência: BICHIM, Ziraldo. Um amor de família. Editora Melhoramentos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wgl6v0od6iE Acesso em 11 de maio de 2020.
PAAR, Todd. O livro da família. Editora Panda Books.

Atividades à serem realizadas de 12 à 15 de maio de 2020.NÍVEL: JARDIM I

FAMÍLIA

Olá pais ou responsáveis do Jardim I! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de respeitar e valorizar as diferenças, desenvolver conceitos de dentro e fora e de identificar hábitos de higiene.

Atividade 1: MÚSICA DUELO DE MÁGICOS


Assistir ao vídeo musical: Duelo de mágicos versão original e em Libras
 https://www.youtube.com/watch?v=7bXYsYKg0NA 


Brincar de imitação,usando recursos que tenham em casa.( Para varinha gravetos,lápis ou canetas. Fantasias,tecidos ou roupas de personagens. Pó mágico pode ser usado farinha ou gliter.

  

Atividade 2: FILME “OS SETE MONSTRINHOS: VOCÊ É DA MINHA FAMÍLIA PARTE 1”

 Assistir o filminho OS SETE MONSTRINHOS- Você é da minha família parte 1.

Perguntar para a criança: Quantas pessoas moram com a criança?
Usar a massinha para fazer as pessoas que moram com a família e moldar as letras iniciais dos nomes delas.

Atividade 3: HORA DA BRINCADEIRA EM FAMÍLIA (brincando com Ivan Cruz)

- Bolinhas de sabão;



Atividade 4: PORTA RETRATO DA FAMÍLIA

 Assistir o filminho Charlie & Lola- “Eu adoro ir pra casa do vovô e da vovó mas é que eu...”



Montar um porta-retrato e colocar uma foto da família ou desenho da família. Usar material reciclável: papelão, palito de sorvete,garrafas e caixas pets,guache.



Atividades à serem realizadas de 12 à 15 de maio de 2020.NÍVEL: JARDIM II

FAMÍLIA

Olá pais ou responsáveis do Jardim I! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de que o aluno construa saberes sobre si e sobre o outro e reconhecer a sua identidade a partir da sua história

Atividade 1: DIFERENTES FORMAS DE FAMÍLIA


Primeiro momento assistir aos vídeos do Youtube:


  



O (a) aluno (a) irá assistir esses 2 vídeos de desenhos antigos que retratam a vida de duas famílias bem diferentes. Conversar com as pessoas com o qual convive sobre os desenhos:
- quem conhece esses desenhos
- quem assistia quando era criança
- quais as diferenças entre essas duas famílias.

ATIVIDADE 12/05/2020: No caderno de desenho, o aluno (a) deve registrar o nome completo e a data de hoje (12/05/2020). Fazer um desenho que caracterize cada família assistida nos vídeos.

AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.


Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

O adulto deverá ressaltar as diferenças dentre as famílias dos vídeos e apontar para criança.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto do aluno junto a imagem do alimento preferido da lista feita e enviar para o email da professora.
1. Contar juntamente com o aluno de 0 a 10. Escrever os números em folhas de papel.


Atividade 2: BRINCADEIRA EM FAMÍLIA


Conversar com os responsáveis sobre frutas, pergunte qual a fruta preferida e fale a sua. Depois, brinquem de STOP das frutas: cada pessoa coloca uma quantidade de dedos e contam os dedos falando as letras do alfabeto, a letra que parar, todos tem que falar uma fruta cujo nome inicia com essa letra.

ATIVIDADE 13/05/2020: Escutar a música “Pomar – Palavra Cantada. Aprender a letra, ouvir os nomes das frutas e aprender a cantar. no link do YouTube


Depois de aprender a música e os nomes das frutas, em uma folha faça quadrados de 4cmx4cm (com a ajuda de um responsável) e desenhe as frutas da música, repita a atividade em mais uma folha. Recorte os quadrados e faça um jogo da memória.   

AVALIAÇÃO: o responsável deverá tirar uma foto do aluno cantando a música e enviar para o email da professora.

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 Cantar com o aluno a música indicada. Explorar movimentos corporais ao dançar com o aluno a música indicada.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.


Atividade 3: RECEITA DE FAMÍLIA

 Conversar com os responsáveis sobre receitas de família, aquelas que vão passando pelas gerações da família.

Escolha apenas uma delas e faça uma receita ilustrada.

ATIVIDADE 14/05/2020: No caderno de desenho, escreva o seu nome completo e a data de hoje (14/05/2020). Após escolher a receita, faça o desenho dos ingredientes e escreva com letras MAIÚSCULAS o nome deles e os números indicando as quantidades (com a ajuda de um responsável) e peça para o responsável escrever o modo de fazer. Não esqueça de falar todas as letras, com a ajuda de um responsável.
Exemplo:  

AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.


Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:


Escolher um alimento que o aluno gosta. Identificar o alimento em imagens. Nomear o alimento novamente.
Os responsáveis deverão fazer um desenho do alimento preferido e escrever ao lado do desenho a letra inicial do alimento escolhido. Falar várias vezes, o nome da letra e o nome do alimento. Passar o dedo da criança em cima da letra. Falar o nome da letra repetidas vezes.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.


Atividade 4: HORA DA HISTÓRIA “A FAMÍLIA DE MARCELO”


Assistir ao vídeo-livro: “A família do Marcelo” de Ruth Rocha
  


ATIVIDADE 15/05/2020: No caderno de desenho, o aluno (a) deve registrar o nome completo e a data de hoje (15/05/2020). Fazer um desenho da sua árvore genealógica.

Escrever o nome dos integrantes da sua família e um desenho que represente cada um deles.

AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

 Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 Mostrar o vídeo da história para o aluno; recontar a história pausando o vídeo e explicando a partir das imagens.
E junto com o aluno falar o nome dos integrantes da família junto à suas fotos e reforçar qual é o parentesco.


AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto do aluno junto a imagem do alimento preferido da lista feita e enviar para o email da professora.


Referência: ROCHA,Ruth. A família de Marcelo. Editora Salamandra. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M7VGsXvu970






Atividades à serem realizadas de 05 à 11 de maio de 2020.Para todos os alunos da escolaBerçário, Minigrupo, Maternal, Jardim I e Jardim II


Nesta semana estaremos homenageando a todas as Mamães da EMEI Jardim Novo Cambuí, sugerindo atividades à serem realizadas com as crianças que fortaleçam o vínculo entre mãe e filho.


Atividade 1: PROJEÇÃO COM COPO















Vamos preparar umas lanternas especiais para brincar no escuro e inventar histórias com personagens em homenagem ao “Dia das Mães”.
Como Fazer:
- Pegue copos descartáveis, retire o fundo com cuidado, após com um filme plástico ou fira larga cubra todo o orifício da boca do copo , desenhe com canetinhas você com sua mãe, irmão, use a criatividade e pronto, só colocar a lanterna ou celular  no fundo do copo (extremidade contraria do desenho) em um local escuro e mirar na parede.





Atividade 2: CONFECÇÃO DE CARTÕES PARA HOMENAGEAR AS MÃES:


Como fazer:

1. Pegar uma folha de sulfite, colocá-la em cima de uma mesa na horizontal;
2. Confeccionar tinta conforme receitas anteriores (pode ser apenas uma cor, escolhida pela criança ou duas cores conforme preferir);
3. Carimbar as duas mãozinhas da criança. Recortar os dois carimbos.
4. Para continuar, siga as orientações do vídeo abaixo (pule a parte do molde da mão, pois vocês utilizaram o recorte do carimbo das mãozinhas da sua criança);




Atividade 3: MÚSICA EM HOMENAGEM ÀS MÃES



1. Ouvir a música “Mamãe Maravilha” junto com a mamãe.

2. Com a ajuda da mamãe fazer um coração para homenageá-la, usando a criatividade (papelão, papéis, sucata, brinquedos, etc)




Atividade 4: BISCOITINHO AMANTEIGADO DE GOIABADA




INGREDIENTES
120 g de farinha de trigo (1 xícara)
45 g de Açúcar (3 colheres de sopa)
80 g de manteiga (4 colheres de sopa)
5 mL de essência de baunilha (1 colher de chá)
40 g de goiabada cortada em cubinhos

Como fazer Biscoitinho Amanteigado de Goiabada
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Coloque em uma tigela a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha
Misture bem com a ponta dos dedos
Quando ficar uma massa homogênea
Faça rolinhos da mesma espessura e corte
Isso fará com que o tamanho dos biscoitinhos fique aproximado
Faça bolinhas com a massa
Coloque em uma forma untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga ou papel alumínio
Depois com a ponta do dedo indicador faça um furo central
Nesse furo central coloque um cubinho de goiabada
Leve à geladeira a forma enquanto pré aquece o forno a 200ºC
Após 10 minutos retire da geladeira e leve ao forno por 15 minutos ou até que comece a ficar levemente douradinho nas laterais
Espere esfriar e guarde em pote bem fechado

NOTAS DA RECEITA
DICAS: - Armazene em pote bem fechado por até 10 dias
- Você pode armazenar a massa ainda crua (sem assar) no congelador por 30 dias 
envolta em saco plástico. Quando quiser utilizar é só retirar do freezer e deixar 
durante 24 horas na geladeira para o descongelamento
Dúvidas? Acesse o link e veja o vídeo da receita:
https://www.youtube.com/watch?v=nprhSkaus-o



Atividade 5: ÁUDIOBOOK  “MAMÃ MARAVILHA” Elen Lescoat e Orianne Lallemand



1º momento: Assistir ao vídeo da história
ATIVIDADE:
A criança poderá recontar a história para sua mamãe; e junto com a mãe fazer um desenho que represente o amor dessa relação de mãe e filhos.

AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas. Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

Adequações necessárias para alunos com necessidades especiais: 
ATIVIDADE: Mostrar o vídeo da história para o aluno; recontar a história pausando o vídeo e explicando a partir das imagens.
E junto com a mãe fazer um desenho que represente o amor dessa relação de mãe e filhos.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto do aluno junto a imagem do alimento preferido da lista feita e enviar para o email da professora.




Referências: 
LESCOAT, Elen e LALLEMAND, Orianne. Mamã Maravilha. Editorial Presença.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=UGc_6ahHoKE&t=16s  Acesso em 04 de maio de 2020

REINVENTAR, FACEBOOK. Reinventando a Educação.
Link: https://www.facebook.com/reiventarmateriaisestruturados/photos/



  


Atividades à serem realizadas de 05 à 11 de maio de 2020.Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão).


Atividade: É dançando que a gente aprende.

Objetivo: Trabalhar a coordenação motora global, conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.

Material: Música e o próprio corpo.

DICA: Aproveite o dia das mães, para fazer de cada momento ao lado do seu filho, um momento muito especial.

Como fazer: Libere um espaço dentro ou fora de casa, onde seja possível se movimentarem. Não se esqueça de criar um clima, dizendo que o espaço se transformou em uma grande floresta e que iremos imitar todos os habitantes dela. Os bichos estão dormindo e aos poucos vão acordando...Primeiro, as aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos. Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo. Logo, serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga... Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão. Coelhos que pulam pequeno, e cangurus que pulam grande. Por último, os passarinhos que batem as asas bem pequeninas, e as águia que voam lá do alto com as asas grandes. Agora vamos fazer essa brincadeira utilizando música para ficar ainda mais divertida. (SUGESTÃO: MÚSICA QUE SOM ESSE BICHO FAZ? MUNDO AQUARELA KIDS). Link: https://www.youtube.com/watch?v=7ljucGDPq2A

Adaptações: No caso da criança com deficiência auditiva, lembre-se que ela é mais visual, por isso exagere nas demonstrações e coloque a mão dela sobre o aparelho utilizado para tocar a música, assim ela sentirá as vibrações do som.


imagem retirada do Google

Referências: O dia a dia da educação infantil/[Nova Escola].-1. Ed.-Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017. Link: https://www.youtube.com/watch?v=7ljucGDPq2A acesso em 30/04/2020.








Atividades à serem realizadas de 28/04 à 04/05 de 2020.Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial

IDENTIDADE E AUTONOMIA


Atividade: MASSINHA CASEIRA

Objetivo:
- Estimular a coordenação motora fina, força, habilidade manual, sequências, traçado, planejamento e conhecimento de letras, números e formas.
Como fazer: Misturar os ingredientes da receita de massinha caseira, estimular a sequência da receita e explorar o manusear e o brincar com a massinha depois de pronta.
Imagem do google

Observações: Caso a massinha fique mole e grudenta, coloque mais farinha e se ficar muito dura, coloque mais água, explore as possibilidades do material contornando as letras do nome, o número da sua idade, formas geométricas e desenhos.

Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.

Boa semana!
Professor/AEE: Elivania



Atividades à serem realizadas de 28/04 à 04/05 de 2020.NÍVEL: BERÇÁRIO

IDENTIDADE E AUTONOMIA: Mãos e pés

Olá pais ou responsáveis do Berçário! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de Proporcionar o conhecimento do seu próprio corpo e suas possibilidades, explorar através das mãos diferentes ideias, proporcionar momentos de manuseio com tintas e ainda proporcionar momentos de concentração.

Atividade 1: Tinta de gelatina


1. Hoje nós iremos produzir a tinta com a criança, deixe elas mexer e manusear a vontade, lembrando que é comestível, pode deixá-los a vontade.

2. Após a confecção reservar em um pote,utilizaremos a tinta para realizar as outras atividades.




Atividade 2: Carimbando as mãozinhas e os pezinhos


² Hoje utilizaremos a folha retirada na escola para realização da atividade, não esqueça de identificá-la com o nome da criança.
1. Utilizando a tinta de gelatina ou tinta guache, carimbe a mãozinha e pezinho da criança na folha, criando objetos e animaizinhos. Divirtam-se!


 


Atividade 3: Carimbando com legumes e frutas


² Hoje utilizaremos a folha retirada na escola para realização da atividade, não esqueça de identificá-la com o nome da criança.



1. Utilizando a tinta de gelatina ou tinta guache, carimbe utilizando legumes e frutas e deixe a criança criar, auxiliando sempre que necessário o bebê.



   

Atividade 4: Conhecendo e identificando as partes do corpo


1. Assistam os vídeos abaixo e ajudem o bebê a realizar os movimentos e identificar as partes do corpo que são pedidas nas músicas.

Meu Pintinho Amarelinho


Eu conheço um jacaré



BLOG TIA PAULINHA. Diversas receitas de tinta, cola, massinha, areia colorida... Disponível em: http://tiapaulalimeira.blogspot.com/2017/02/diversas-recitas-de-tinta-cola-massinha.html?m=1 Acesso em 27 de abril de 2020.



Atividades à serem realizadas de 28/04 à 04/05 de 2020.NÍVEL: MINIGRUPO

MEU CORPO, MINHAS POSSIBILIDADES, MEUS LIMITES

Olá crianças! Vamos continuar as nossas atividades com o corpo.


Atividade 1: Leitura do livro: “Usando as mãos”

Disponível no grupo do whatsapp da turma do Mini grupo.



Atividade 2: Carimbo das mãos com tinta e representação um animal. 


1. Utilizar a folha de sulfite que vocês receberam no kit de materiais. Exemplos:

PEIXE
PATO
  
Pode representar estes animais ou outros, todavia deve ser carimbada tanto a mão esquerda como a mão direita.

Receita da tinta:
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de água.
Pó para gelatina (pelo menos 3 sabores).
Misture a farinha e a água. Se ainda ficar muito consistente, ir acrescentando água e mexendo até ficar numa consistência cremosa.
Pegue três copos descartáveis ou potinhos que você tenha em casa. Em cada pote, colocar um pouco da mistura. Dissolva o pó para gelatina em água fervente e misture nos potinhos (uma cor em cada pote). Pode substituir a gelatina por suco em pó. Nesse caso, não precisa dissolver na água quente. Basta misturar o pó com o creme feito com farinha e água.  Agora é só usar!


Atividade 3: Carimbo dos pés com tinta e representação de algum animal ou objeto.
 

1. Utilizar a folha de sulfite que vocês receberam no material.

Exemplos:

 Essas figuras são apenas sugestões. Pode representar o que quiser, todavia, carimbar tanto o pé direito como o pé esquerdo.



Atividade 4: A gente cresce

1. Assistir o vídeo:



2. Conversar com a criança sobre o assunto do vídeo.
3. Representação da altura da criança com barbante, fita de tecido ou corda: O adulto pedirá que a criança encoste na parede e fará a medida da altura da criança utilizando um dos materiais acima. Cortar o barbante ou a fita de acordo com o tamanho da criança. Em seguida, comparar a altura da criança com a altura da mamãe, do papai, dos irmãos. Conversar com a criança que ela vai crescendo aos poucos e chegará a altura dos pais ou mesmo ficar maior que eles. (O material utilizado para aferir a altura deverá ser guardado para ser utilizado posteriormente na escola).

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

1. O adulto poderá deitar a criança em uma superfície confortável.




Boa semana!
Professora Lessandra
Minigrupo.


Atividades à serem realizadas de 28/04 à 04/05 de 2020.NÍVEL: MATERNAL

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Olá pais ou responsáveis do Maternal! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de conhecer e nomear as partes do corpo, além de desenvolver conceitos de maior e menor.

ATIVIDADE 1:HISTORIA: OS TRÊS PORQUINHOS


Assistir a história “os três porquinhos” Disponível no link. Conversar sobre os personagens e enfatizar sobre os seus sentimentos.


Os três porquinhos – varal de histórias.


Atividade 2: SIGA O MESTRE (ADAPTADO)


Observar a rotina de cuidados da família com a casa e afazeres domésticos. Com o auxilio de um familiar a criança pode ajudar  nessa rotina da casa. Exemplo: Organizar o quarto,  esticar o lençol da cama, organizar a roupa ou brinquedos. Etc...



Atividade 3: CONSTRUÇÃO DE CASAS


Utilizando pecinhas de encaixe, ou caixas de sapato, ou potes plásticos monte casas com seus brinquedos  como se fossem as dos 3 porquinhos da história.





Atividade 4: RECORTE E COLAGEM DE FIGURAS DE PROFISSÕES.


Procurar em revistas, jornais entre outros, imagens que represente profissões (médico, cozinheiro, bombeiro, policial, veterinário, bailarina, entre outros), comentar a importância de cada profissão e o que faz e colar no bloquinho de atividades, com data e nome.


Boa semana!
Professoras Ana Paula e Camila
Maternal A e B



Atividades à serem realizadas de 28/04 à 04/05 de 2020.NÍVEL: JARDIM I

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Olá pais ou responsáveis do Jardim I! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de respeitar e valorizar as diferenças, desenvolver conceitos de dentro e fora e de identificar hábitos de higiene.

Atividade 1: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


O arquivo do livro será enviado em PDF via WhatsApp

- Leitura do livro: “ Menina Bonita do Laço de Fita
Perguntar para a criança após ler a estória:
1. Como é a menina?
2. Como é o coelho?
3. O que o coelho achava da menina?
4. O que o coelho fazia?
5. O que a menina falava para o coelho?
6. Usar O crachá para escrever o nome na folha de atividade.
7. Desenhar a estória do livro.

  

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

1. Ler para a criança o livro: Menina Bonita do Laço de Fita
2. Mostrar as imagens ao fazer a leitura;
3. Desenhar com a criança a menina e  depois comparar o desenho com a imagem do livro.
4. Com as letras do nome do crachá, ajuda é a criança a montar seu nome;



Atividade 2: CONFECÇÃO DA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


1. Leitura do livro Menina Bonita do Laço de Fita ;
2. Perguntar à criança com quem ela se parece, dê um espelho para se olhar ( seu pai, mãe avô ou avó, algum parente???)
3. Confeccionar a menina do personagem do livro usando recursos de casa (tecido, papel, lã ou barbante, dobradura etc)






Atividade 3: COELHINHO SAI DE TOCA E CABANINHA 


1. Leitura do livro;
2. Brincadeira: Coelhinho sai da toca!



Disponibilize um bambolê ou faça um círculo no chão, lembrando que um participante deverá ficar sem toca, será o coelhinho perdido.
A criança e seus familiares serão os coelhos e deverão ficar dentro das tocas, mas um deles deverá ficar de fora, pois será o coelhinho perdido, essa pessoa que gritará “COELHINHO SAI DA TOCA”, e assim os coelhinhos que estiverem dentro do círculo, têm que trocar de toca e o coelhinho que ficou de fora tem que buscar uma toca para entrar. O participante que não tiver lugar em nenhuma ‘toca’ ficará de fora e será o ‘coelhinho perdido’. Conta-se novamente: ‘Coelhinho sai da toca... ’ e assim por diante.

3. Construir cabanas com recursos de casa ( lençol, toalhas conectores, mesa de jantar, cadeiras e bancos)
















Atividade 4: ASSISTIR AO FILME LAVAR AS MÃOS COM O SID




² Animação para ficar  mais alegre o momento da higiene.

  
1. Assista ao vídeo;
2. Utilize a folhinha para fazer a atividade;
3. Usar o crachá para escrever o nome; 
4. Recortar de revistas produtos de higiene pessoal e colar na folhinha. (Avon, natura, jornais de oferta etc…)   


Boa semana!
Professoras Vânia, Clarice e Coordenadora Ana Paula
Jardim I A, B e C


MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. Editora Ática. São Paulo.



Atividades à serem realizadas de 28/04 à 04/05 de 2020.NÍVEL: JARDIM II

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Olá pais ou responsáveis do Jardim I! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de que o aluno identifique, nomeie e quantifiquem numerais de 0 à 30; interprete textos; identifique, nomeie e grafe a primeira letra do nome de amigos e familiares.

Atividade 1: CONTAGEM




1. Contar os objetos da casa. Inicialmente contar com o aluno de “0 a 30” – apenas contar de forma oral. Após isso, o aluno deverá contar quantos objetos indicados na lista da atividade e escrever o numeral ao lado do objeto.

2. Em uma folha, escreva o seu nome completo e a data de hoje (28/04/2020). Com a ajuda de um responsável, o aluno deverá contar a quantidade de objetos que ele possui em casa. Os objetos que o aluno deverá contar são os seguintes:
MÁSCARA
ÁLCOOL EM GEL
SABONETE
TOALHA

3. O responsável poderá escrever o nome do objeto, ao lado o aluno irá escrever o número. Depois o aluno irá desenhar a quantidade (conforme o numeral para cada objeto da lista).
Por exemplo:
MÁSCARA – 3 – (desenho de três máscaras)
ALCOOL EM GEL – 2 (desenho de dois vidros/embalagens de álcool em gel)

AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

1. Contar juntamente com o aluno de 0 a 10. Escrever os números em folhas de papel.

2. Pegar objetos em diferentes quantidades, por exemplo:

1 MÁSCARA
2 COLHERES
3 LUVAS
4 SABONETES

3. Identificar os objetos. Separar os objetos iguais, agrupando-os. Contar juntamente com a criança os objetos iguais.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.
  



Atividade 2: LEITURA E DIÁLOGO


1º parte: Dia da Leitura:  um adulto fará a leitura para a criança da história: MALALA, a menina que queria ir para a escola
. Depois da 1º leitura pergunte para a criança sobre a história  : O que mais gostou? Quais os personagens? Como Malala aprendia novos conhecimentos?....


2º parte: A criança com ajuda do adulto fará uma outra leitura, contando do seu jeito a história, o adulto pode ajudar e a criança irá utilizar da memória para recontar a história.

AVALIAÇÃO: Tirar uma foto do momento da contação da história, enviar no e-mail da professora ou imprimir a foto e colar no caderno.



 Atividade 3: ESCOLA - AMIGOS




1º parte: recortar círculos no sulfite do tamanho de uma moeda, pode usar a moeda como molde. Perguntar para a criança:  Qual o nome dessa forma geométrica? ( circulo )

Que partes do seu corpo tem se parece com essa forma circular? (deixar a criança responder)


2º parte: Cada círculo representa 1 amiguinho da escola, agora a criança deverá desenhar no circulo o rosto do amiguinho.

3º parte: Colar os rosto dos amiguinhos que a criança desenhou no caderno.

4º parte: Contar quantos amiguinhos foram desenhados e lembrados pela criança, escrever o numeral que corresponde a quantidade no caderno.

OBS: a criança que desejar pode colocar a letra inicial do nome do amigo na atividade.

AVALIAÇÃO: a   professora   irá   receber   essa   atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno.
Não   esqueçam;   o   aluno   deverá   escrever   o   NOME COMPLETO e a DATA na atividade.


Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 1º parte: recortar  1 círculos no sulfite (o adulto recorta deixando o círculo pronto)

2º parte: a criança vai falar 1 amiguinho que gosta de brincar na escola, e então vai desenhar o rosto do amiguinho no circulo ( olhos – nariz  e boca)

3º parte: Colar os rosto do amiguinho que a criança desenhou no caderno.

4º parte: Contar quantos olhos, nariz e boca a criança desenhou

AVALIAÇÃO: a   professora   irá   receber   essa   atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno.
Não   esqueçam;   o   aluno   deverá   escrever   o   NOME  e a DATA na atividade.



Atividade 4: LEITURA, DESENHO E ESCRITA


 
1 º parte: Um adulto fará a leitura da história “Um amor de família” se possível 2 vezes, na segunda leitura a criança pode ajudar no reconto da história.
  
2º parte: A criança deverá desenhar no caderno a sua família( ex: pai, mãe, irmã) se possível no desenho colorir de acordo com as características de cada pessoa ( ex: cor do cabelo, cor dos olhos, altura, etc)

3º parte: escrever o nome de cada membro da família com o lápis de escrever no caderno e circular a 1º letra do nome com o lápis de cor.

AVALIAÇÃO: a   professora   irá   receber   essa   atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno.
Não   esqueçam;   o   aluno   deverá   escrever   o   NOME COMPLETO e a DATA na atividade.

 Adequações necessárias ao aluno com necessidades especiais:

 Um adulto fará a leitura da história “Um amor de família” se possível 2 vezes, na segunda leitura a criança pode ajudar no reconto da história.

2º parte: Desenhar no caderno a sua família( ex: pai, mãe, irmã).

3º parte: escrever a letra inicial do nome de cada membro da família com o lápis de escrever no caderno e circular a 1º letra do nome com o lápis de cor.

AVALIAÇÃO: a   professora   irá   receber   essa   atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno.
Não   esqueçam;   o   aluno   deverá   escrever   o   NOME e a DATA na atividade.


Boa semana!
Professoras Cássia, Aline, Cibele e Jenniffer
Jardim II A, B, C e D

CARRANCA, Adriana. MALALA, a menina que queria ir para a escola. Itaú. Disponível em: https://www.euleioparaumacrianca.com.br/historias/malala-a-
menina-que-queria-ir-para-a-escola/ Acesso em 24 de abril de 2020.

BICHIM, Ziraldo. Um amor de família. Editora Melhoramentos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Wgl6v0od6iE Acesso em 24 de abril de 2020.


ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE RECEBEM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (Inclusão)

Atividade: Brincadeira na hora do banho

Objetivo:
- Estimular a linguagem nomeando as partes do corpo (ex: cabeça, boca, nariz, orelha, barriga, mãos, pés etc.);
- Reconhecer e nomear as partes do corpo;
- Cuidar da higiene pessoal (aprender brincando como lavar corretamente o seu corpo).

Como fazer: Na hora do banho explicar o porquê devemos tomar banho, a importância de estar sempre limpo.  Pedir para a criança lavar cada parte do corpo (Exemplo: vamos começar a lavar a cabeça! olha nessa parte do corpo temos os olhos, boca, nariz, orelhas e o cabelo, agora vamos lavar a barriga, pés e mãos), explorando assim todas as partes do corpo da criança.
Esta atividade também pode ser uma brincadeira, utilize um boneco para a criança dar banho no seu brinquedo.
  
Imagem do google

Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.

Atividades à serem realizadas de 22 à 27 de abril de 2020. NÍVEL: BERÇÁRIO

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Olá pais ou responsáveis do Berçário! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de desenvolver a autonomia dos nossos pequenos:



Atividade 1: “Siga o mestre especial para seu bebê


Ø Nesta atividade os pais ou responsáveis devem fazer gestos simples (levantar as mãos, sorrir, abrir a boca, encostar nos pés, fazer sons diferentes, imitar animais,etc) e incentive seu filho a seguir o que tem feito.









Atividade 2: “Pescando peixinhos







Ø Em uma piscina ou na banheira, coloque objetos dentro e com uma peneira ajude seu bebê na pescaria. Divirtam-se!








Atividade 3: “Dar oportunidades de exploração


Ø Ofereça à criança objetos simples (pente, escova, peneira, brinquedos, ursinhos, etc.), que estão em nosso redor no dia a dia e deixe o bebê manipular, sentir texturas, cheiros, etc. 
Atenção não escolha objetos pequenos que possam ser engolidos!



Atividade 4: Música “Se você esta contente”
Ø Assistir junto com a criança o vídeo da música “Se você está contente”do Bob Zoom auxiliando a criança a realizar os movimentos e expressões pedidos.




TEMPO JUNTO. Idéias para seu bebe de 1 a 2 anos se desenvolver brincando com você. Disponível em:https://www.tempojunto.com/2019/01/10/
brincadeiras-para-bebes-de-1-a-2-anos-que-fizeram-a-cabeca-do-tempojunto/
 Acesso em 16 de abril de 2020.



Atividades à serem realizadas de 22 à 27 de abril de 2020.NÍVEL: MINIGRUPO

MEU CORPO, MINHAS POSSIBILIDADES, MEUS LIMITES

Olá crianças! Vamos brincar com o nosso corpo? Você vai gostar muito de conhecer e nomear as partes do seu corpo, além de explorar a suas capacidades e limites!

Sugestão de Vídeo: As partes do corpo humano para crianças. 
https://www.youtube.com/watch?v=qelEiERtEUY

Atividade 1: Seu mestre mandou:
                       -O adulto deve falar: “Seu mestre mandou”
                       -A criança pergunta: “Fazer o quê?
                       - Adulto: “Colocar a mão na orelha”
                         E assim segue falando as várias partes do corpo: cabeça, cabelo, olhos, boca, sobrancelha, braço, perna, barriga, ombro, pés...

Adequações necessárias para alunos com necessidades especiais: 
O adulto fala: Seu cabelo está aqui! Sua boca está aqui!( Vai mostrando cada parte apontando para o corpo da criança.


Atividade 2: Brincando com os braços e as mãos:
· Lá no céu tem várias estrelinhas. Vamos tentar pegá-las? Estique o braço o máximo que você conseguir.
· Estique o braço direito. Agora o esquerdo.
· Imite um passarinho.
· Estique os braços para a frente.
· Abrace o próprio corpo.
· Abra e feche as mãos várias vezes.
Sugestão de música: Os dedinhos: 
https://www.youtube.com/watch?v=NbFgdEwG-hk (Somente a primeira música)

Adequações necessárias para alunos com necessidades especiais:
· Adulto: Vamos esticar o braço para tentar pegar as estrelinhas no céu? (Auxiliar a criança no movimento dos braços)

Atividade 3: Brincando com as pernas e os pés:
· Vamos andar bem devagar, como a tartaruga.
· Vamos correr!
· Vamos imitar o canguru?
· Vamos pular de um pé só?
· Deitar no chão: Estique as duas pernas o máximo que conseguir;                            Vamos pedalar?
· Vamos brincar de amarelinha: Adulto desenha no chão:

Brincar com a criança. Onde tiver um número, pular com um pé só. Dois números, pula com os dois pés.

Adequações necessárias para alunos com necessidades especiais:
· O adulto pega a criança no colo e pula a amarelinha com a criança.



Atividade 4: Faça a massinha de modelar conforme receita enviada na semana anterior.
· Represente o corpo utilizando a massinha de modelar. Quando terminar, tire fotos e envie para a professora.
Exemplo:


Adequações necessárias para alunos com necessidades especiais:


O adulto representa o corpo com a massinha e depois aponta as partes para a criança.



Atividades à serem realizadas de 22 à 27 de abril de 2020.

NÍVEL: MATERNAL

IDENTIDADE E AUTONOMIA

Olá pais ou responsáveis do Maternal! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de conhecer e nomear as partes do corpo, além de desenvolver conceitos de maior e menor.


ATIVIDADE 1:



Brincadeiras que contemplam as partes do corpo usando a música:
-Estátua;
- Morto Vivo;
- Cabeça, ombro, joelho e pé...
- Eu conheço um jacaré, que gosta de comer, esconda o seu (uma parte do corpo), se não o jacaré como ... e o dedão do pé;






ATIVIDADE 2Contorno do corpo no chão com giz, nomear as partes do corpo, quantifica-las (dois olhos, um nariz, duas mãos com dez dedos...).





ATIVIDADE 3: Leitura da História “Cachinhos dourados”, conversar sobre a história, tamanhos dos personagens, família, dentre outros.




O LIVRO, NA ÍNTEGRA SERÁ ENVIADO NO GRUPO DO WHAT´SAPP DA TURMA DO MATERNAL


ATIVIDADE 4: Assistir os Vídeos desenho Caninópolis sobre as partes do corpo e conversar sobre elas.







Referêrencias:

Coleção “Clássico Todolivro”. Caixinhos Dourados e os três Ursos. Editora Todolivro.


Atividades à serem realizadas de 22 à 27 de abril de 2020.NÍVEL: JARDIM I

IDENTIDADE E AUTONOMIA - Meu nome

Olá pais ou responsáveis do Jardim I! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de reconhecer, nomear e grafar o nome do aluno.

Atividade 1: Confecção do crachá com nome da criança
1. Identificar e nomear a primeira e a última letra do nome
2. Fazer o crachá e ler  as letrinhas do nome para a criança
3. Contar quantas letras tem o nome da criança
4. Contorno do nome com canetinha (escrever o nome numa folha em pontinhos e orientar a criança para contornar)
Contar para a criança a história do nome dele.  

Atividade adaptada para criança com necessidades especiais:
1. Confeccionar o crachá;
2. colar uma foto da criança no crachá;
3. Escrever o nome no crachá;
4. Fazer cartões com cada letra do nome da criança   (escrever o nome da criança e recortar cada letra)
5. Usar as letras recortadas para colar em cima das letras do crachá.


Atividade 2: Meu aniversário, quantos anos eu tenho?


1.Usar o crachá para ler as letras do nome
2. Utilizar o crachá para escrever o nome na folha de atividade
3. Desenhar na folha de atividade um bolo com o número correspondente a sua idade no topo.
4. Pedir que a criança faça o um desenho de sua festa de aniversário.

Atividade adaptada para criança com necessidades especiais:
1. Desenhar um bolo e colar com a criança palitos de fósforo, referente à sua idade.
2. Oriente a criança na pintura do bolo;
3. Registre o número correspondente a idade ao lado do bolo.



Atividade 3: Eu sou assim!

1.Leitura do livro: Os Dez amigos (O arquivo do livro será enviado pelo grupo do What`sApp);
2. Escrita do nome na folha usando o crachá;

3. Fazer o contorno da mão direita na folha e colorir;
4. Contar os dedos das mãos;
5. Pedir para a criança se observar no espelho e desenhar seu auto retrato (sugestão pode se desenhar olhando no próprio espelho).

Atividade adaptada para criança com necessidades especiais:
1. Leitura do livro: Os Dez amigos (O arquivo do livro será enviado pelo grupo do What`sApp);
2. Levar a criança até o espelho e nomear as partes do seu corpo e contar os dedinhos da mão direita;
3. Carimbar a mão direita da criança na folhinha.



 Atividade 4: Meus dedinhos


Musica polegares
1. Escutar a música dos dedinhos e nomeá-los com a criança.

Link do vídeo da música: 
https://www.youtube.com/watch?v=ik50ZxpesgI







ATIVIDADES A SEREM REALIZADA DE 22 à 27 de abril de 2020 NÍVEL: JARDIM II

IDENTIDADE E AUTONOMIA

O QUE EU GOSTO E O QUE EU NÃO GOSTO NA QUARENTENA

Olá pais ou responsáveis do Jardim I! Segue abaixo sugestões de atividades para a próxima semana, com o objetivo de que o aluno identifique o que gosta e o que não gosta de fazer, além de realizar tentativas de escritas relacionadas ao registro de informações pertinentes ao tema.


ATIVIDADE 1: Observar o ambiente no qual está inserido. O (a) aluno (a) irá compartilhar com as pessoas com o qual convive o que o mesmo pode fazer para ajudar e cooperar em casa no período da quarentena. Exemplos: Organizar o quarto; Esticar o lençol da cama; Cuidar dos brinquedos; Ajudar a recolher o lixo; Etc...
Em uma folha, o aluno (a) deve registrar o nome completo e a data de hoje (22/04/2020). O aluno deve escrever (com a ajuda de um responsável) uma lista com 2 a 4 ações que o mesmo pode fazer para ajudar as pessoas com a qual convive durante a quarentena. Ao lado de cada ação (escrita da lista) o aluno (a) deverá fazer o desenho de um rosto “FELIZ” para expressar que gosta de fazer tal ação ou um rosto “TRISTE” para expressar que não gosta de fazer.
AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

Atividade adaptada para alunos especiais:Realizar as ações junto com o aluno reforçando com a fala, explicações das ações que estão sendo realizadas.
AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

ATIVIDADE 2: Conversar com os responsáveis sobre algo que lhe deixa com medo durante a quarentena. Explicar para os alunos que esse período vai passar e que em breve iremos voltar para escola e vamos poder passear na rua.
Escutar a música no link do You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=fvlt7uvMu0E) EM LIBRAS | Leo, Lully e o Coronavírus | Música Infantil. Aprender a letra, ouvir os conselhos e aprender a cantar.
AVALIAÇÃO:  o responsável deverá tirar uma foto do aluno cantando a música e enviar para o email da professora.

Atividade adaptada para alunos especiais:Cantar com o aluno a música indicada. Explorar movimentos corporais ao dançar com o aluno a música indicada.
AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

ATIVIDADE 3: Conversar com os responsáveis sobre os objetos que estão sendo muito usados pelas pessoas durante essa quarentena.
Escolha apenas um deles.
Em uma folha, escreva o seu nome completo e a data de hoje (24/04/2020). Após escolher o objeto que está sendo muito usado na quarentena, faça o desenho desse objeto e escreva com letras MAIÚSCULAS o nome desse objeto (com a ajuda de um responsável). Não esqueça de falar todas as letras, com a ajuda de um responsável.
AVALIAÇÃO: a professora irá receber essa atividade quando retornar as aulas na pasta de atividades do aluno. Não esqueçam; o aluno deverá escrever o NOME COMPLETO e a DATA na atividade.
Os responsáveis que desejarem, poderão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

Atividade adaptada para alunos especiais:Escolher um objeto usado na quarentena (Máscara, por exemplo). Identificar o objeto. Mostrar o uso no rosto do responsável. Nomear o objeto novamente. Colocar no aluno o objeto. Nomear novamente.
Os responsáveis deverão fazer um desenho da máscara e escrever ao lado do desenho a letra “M” (Letra inicial do objeto escolhido; neste caso foi sugerido a “MÁSCARA”). Falar várias vezes, “M” de “Mascara”. Passar o dedo da criança em cima do “M”. Desenhar a letra “M” no chão com uma corda, giz de cera, giz de lousa (ou outro material disponível) andar por cima da letra. Falar o nome da letra repetidas vezes.
AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.


ATIVIDADE 4: Utilizar uma caixa de papelão, ou um tapete, ou um bambolê, ou um desenho no chão de uma forma geométrica simples.
 Cantar a música no link do You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=fvlt7uvMu0E) EM LIBRAS | Leo, Lully e o Coronavírus | Música Infantil.; pular para “FORA” da caixa quando aparecer as pessoas no vídeo. Pular para “DENTRO” da caixa quando aparecer a imagem do COVID-19 (corona vírus) na imagem da música.
Após isso, brincar da brincadeira “Sai vírus”. Um adulto irá falar “sai vírus direita” (o aluno deverá pular da caixa para o lado direito). Um adulto irá falar “sai vírus esquerda” (o aluno deverá pular da caixa para o lado esquerdo.
AVALIAÇÃO: o responsável deverá tirar uma foto do aluno cantando a música e brincando da brincadeira “SAI VIRUS DIREITA/ESQUERDA” e enviar para o email da professora.

Atividade adaptada para alunos especiais:Utilizar uma caixa de papelão, um tapete, um bambolê, ou um desenho no chão de uma forma geométrica simples.

Pular dentro falar “DENTRO”
Pular fora, falar “FORA”
Falar e agir. (Repetir a brincadeira várias vezes)
Usar termos dentro, fora, frente, atrás, direita, esquerda.

AVALIAÇÃO: Os responsáveis deverão tirar uma foto e enviar para o email da professora.

ANEXO:
CABEÇALHO PARA SER COMPLETADO NA FOLHINHA DA ATIVIDADE



ATIVIDADE À SER REALIZADA DE 15/04 à 17/04


MASSINHA DE MODELAR

Grande parte das crianças gostam de brincar de massinha. Agora imagina as próprias crianças preparando? Quanta autonomia e desenvolvimento! Tenho certeza que será uma grande diversão.

Agora é só colocar a mão na massa e dar asas para a imaginação.

Vamos a receita:
Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1/2 Copo de água
2 dedos de óleo de cozinha
2 dedos de vinagre
Corante alimentício
Modo de Preparo:
Em um recipiente misture todos os ingredientes e amasse bem até ficar boa para modelar.
Deixo aqui uma observação para caso ocorra da massa ficar grudenta, acrescente aos poucos mais farinha de trigo para que possa dar o ponto da massinha.
Todos os ingredientes são comestíveis, então se a criança levar a massinha até a boca, não tem problema.

Algumas Sugestões de Atividades para a TURMA DA CRECHE (Berçário, Mini Grupo e Maternal A e B):

  • As crianças podem explorar a massinha de forma livre, podendo também enriquecer esta atividade com palitos de picolé, forminhas, tesouras (sem ponta) e até mesmo, potinhos, panelinhas, forminhas de brigadeiro, entre outras peças e brinquedos.

Só fique atento a idade da criança e objetos oferecidos para que esteja de acordo com sua faixa etária e que ela assim possa e consiga manusear.
  • Ofereça ou convide as crianças a pesquisar objetos que podem deixar marcas como pente, régua, alguns brinquedos. Desta forma as crianças poderão explorar diferentes texturas, etc. 


Algumas Sugestões de Atividades para a TURMA DOS JARDINS I e II:



 As crianças podem explorar a massinha de forma livre, podendo também enriquecer esta atividade com palitos de picolé, forminhas, tesouras (sem ponta) e até mesmo, potinhos, panelinhas, forminhas de brigadeiro, entre outras peças e brinquedos.

Só fique atento a idade da criança e objetos oferecidos para que esteja de acordo com sua faixa etária e que ela assim possa e consiga manusear.



Ofereça ou convide as crianças a pesquisar objetos que podem deixar marcas como pente, régua, alguns brinquedos. Desta forma as crianças poderão explorar diferentes texturas, etc.


Também podem ser propostas atividades cuja modelagem possui uma temática como criarem animais, casas, carros, dando inicio a uma história.


Atividade de chamada, as crianças podem modelar as letrinhas do seu nome com o auxílio dos pais ou com apoio de seu nome escrito em alguma folha.



A matemática também entra nesta brincadeira e estímulo, onde os pais podem pedir para a criança modelar o número relacionado a quantidade.




* Homepage: Blog da Mari. A importância da massinha de modelar na Educação Infantil. Disponível em: 
https://www.mariorben.com.br/importancia-da-massinha-de-
modelar-na-educacao-infantil/ Acesso em 15 de abril de 2020.

ATIVIDADES PARA OS ALUNOS QUE RECEBEM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (Inclusão)


Objetivo:
- Estimular a coordenação motora fina, força, habilidade manual, sequências, traçado, planejamento e conhecimento de letras, números e formas.
Como fazer: Misturar os ingredientes da receita, postada acima, de massinha caseira, estimular a sequência da receita e explorar o manusear e o brincar com a massinha depois de pronta. 

Observações: Caso a massinha fique mole e grudenta, coloque mais farinha e se ficar muito dura, coloque mais água, explore as possibilidades do material contornando as letras do nome, o número da sua idade, formas geométricas e desenhos.

Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.