O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI Jd. Nossa Senhora de Fátima Leonilda Alves Valenzuella


OLÁ CRIANÇADA... TEMOS ATIVIDADES PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS...


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES DO PERÍODO DE:
10/08/2020 a 21/08/2020

ACESSE OS LINKS ABAIXO:




OLÁ CRIANÇADA... MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

03/08/2020 a 07/08/2020


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES  DESSA SEMANA ACESSE OS LINKS ABAIXO












OLÁ CRIANÇADA...VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

27/07/2020 A 31/07/2020



PARA ACESSAR AS ATIVIDADES  DESSA SEMANA ACESSE OS LINKS ABAIXO


ATIVIDADES BERÇÁRIO I e II

ATIVIDADES MINIGRUPO A, MATERNAL A, B e C

ATIVIDADES JARDIM I

ATIVIDADES JARDIM II

ATIVIDADES AEE


OLÁ CRIANÇADA...VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

20/07/2020 A 24/07/2020

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES  DESSA SEMANA ACESSE OS LINKS ABAIXO












OLÁ CRIANÇADA...VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES


13/07/2020 A 17/07/2020


PARA ACESSAR AS ATIVIDADES  DESSA SEMANA ACESSE OS LINKS ABAIXO


ATIVIDADES BERÇÁRIO I e II

ATIVIDADES MINIGRUPO A, MATERNAL A, B e C

ATIVIDADES JARDIM I 

ATIVIDADES JARDIM II

ATIVIDADES AEE



OLÁ CRIANÇADA...VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES


06/07/2020 A 10/07/2020

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES  DESSA SEMANA ACESSE OS LINKS ABAIXO








OLÁ CRIANÇADA...VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

29/06/2020 A 03/07/2020

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES ACESSE O LINK ABAIXO:



ATIVIDADES 29/06 A 03/07



OLÁ CRIANÇADA... VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

22/06/2020 A 26/06/2020

BERÇÁRIO I


Todos os bebês adoram brincar com panelas e utensílios domésticos, então vamos ajuda-los a resolver situações simples.
Você ira precisar de algumas panelas e tampas de vários tamanhos. Deixe as dispostas à frente do bebê e estimule-o a encaixar as tampas. Deixe ele brincar sozinho e decidir sobre qual tampa usar.
Poderá também usar potes de plástico (tupperware) e deixa-lo descobrir as tampas. Lembre-se que ele ainda é um bebê, se não conseguir de imediato, pode ter certeza que conseguirá, pois essa atividade deve ser repetida quantas vezes você desejar.




BERÇÁRIO II 


(Esta atividade e para bebês de um ano e meio aproximadamente)

Você irá precisar de uma saladeira (bacia) e prendedores de roupa. Coloque os prendedores presos na borda da saladeira e alguns dentro. Primeiro você faz o movimento de tirar o prendedor e depois incentive  o  bebê a fazer o mesmo, tira-lo   e coloca-lo dentro da bacia. Com crianças menores pode ser somente trocar os prendedores de vasilha, e com o tempo você vai intensificando o desafio.


MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C

22/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Leitura: “João e o pé de feijão”


Após a história, conversar sobre o que mais gostou, e com ajuda do responsável fazer o plantio do feijão conforme orientações:

Materiais necessários

- Copo plástico descartável (não precisa ser novo)
- Algodão
- Grãos de feijão
- Água
Use também potes de iogurte, vidros que seriam descartados e embalagens plásticas limpas.

Como plantar

Esse procedimento é muito simples, basta umedecer o algodão, colocar dentro do copo e colocar o feijão sobre ele, coloque 2 ou 3 sementes no copo, pois nem todas podem germinar. Você pode testar com diferentes sementes, como milho, soja, girassol.

O cuidado básico se resume em levar o copo com feijão para um lugar iluminado e cuidar para que o algodão não fique seco. Em três dias as raízes já começam a aparecer.


feijao-copo1

Fonte: https://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/datas-comemorativas/feijao-copo/


23/06/2020 - TERÇA-FEIRA

Vamos escutar a canção, dançar e cantar junto. Vamos cuidar do nosso meio ambiente.

https://www.youtube.com/watch?v=LWqfU9Oj9WQ


24/06/2020 - QUARTA-FEIRA


Vamos brincar de descobrir os sons da Natureza?


Agora, você pode escolher o som que mais gostou e realizar a atividade:
Procurar em jornais e revistas, figuras que representam o seu som preferido e colar no papel.

25/06/2020- QUINTA-FEIRA

Brincando com as sombras. Aproveite a luz do sol e se divirta criando gestos, vale chamar toda a família para participar.



Podem brincar dentro de casa também, Vamos aprender a sombra dos animais com as mãos?


26/06/2020- SEXTA-FEIRA


Procure algumas folhas de árvores e faça um carimbo. Basta colocar a folha de árvore embaixo de uma folha em branco e com o giz de cera, passar por cima, assim ficará um carimbo da folha da árvore muito bonito.

https://www.youtube.com/watch?v=xLOegCpE84Q



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL



MATERNAL C


Musicalidade com o corpo e objetos.

A proposta desta atividade é que ao som de músicas, a criança dance, cante e faça sons com o corpo e objetos, que podem ser: colheres de pau, lata, chocalho com garrafa e lata, cano de pvc pequeno ou tubo do papel alumínio, entre outros. 
Assim a criança fica conhecendo diferentes possibilidades de se fazer música.
Na escola durante a roda dançamos ao som das nossas músicas preferidas, em casa podemos cantar ou escolher uma lista de músicas no celular ou computador. Quando a música iniciar, mostre para a criança o ritmo e tente fazer você primeiro, é importante ter atenção para acompanhar a música e não apenas fazer barulho.
Deixo abaixo indicações com link para acesso ao vídeo na internet, caso não seja possível acessar, use as músicas que você tem a disposição em casa, o importante é se divertir aprendendo.
Músicas:

SOPA – Palavra Cantada


TUM PÁ – Barbatuques



Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 



JARDIM I 


22/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA


LEITURA - Vamos abraçar o mundinho


·Ouvir a contação da história com a sua criança; 

Realizar uma conversa comparando as atitudes dos homenzinhos da história e as nossas atitudes se são iguais ou não, e o pensar no que podemos fazer para melhorar e colaborar com o nosso mundinho;
Assim como é feito na ilustração do livro, realizar um desenho com colagens de imagens diversas de revistas, livros, jornais ou impressas, para o registro da leitura (libere sua imaginação e criatividade).


Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

Durante a semana, assistir com a criança todos os vídeos disponíveis (filme e leituras)

https://www.youtube.com/watch?v=qM5AOi6ocxE

Jardim I B

LEITURA- Vamos abraçar o mundinho.


Ouvir a contação da história com a criança;

Utilizando  materiais coletados no quintal, como folhas secas, gravetos, sementes montar um painel sensorial em uma folha que tenha em casa. Explorar as texturas proporcionadas pelos materiais coletados

Jardim I D


LEITURA - Vamos abraçar o mundinho



Conversar com a criança sobre a história e incentivá-la a falar sobre o assunto.

   

Jardim I G

 Ouvir a contação da história com a sua criança;
Oferecer giz e papel para que a criança realize um desenho livre.


23/06/2020 - TERÇA-FEIRA

LEITURA – O mundinho



 Conversar sobre a importância das plantas no meio ambiente e falar sobre os benefícios que elas nos oferecem como ar puro, alimentos etc;
Realizar o plantio de uma sementinha de feijão para juntos acompanhar o seu desenvolvimento.

Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A


A criança consegue realizar a mesma atividade desenvolvida com os demais alunos.



Jardim I G


 Ouvir a contação da história com a sua criança;
Realizar junto a sua criança o plantio de uma sementinha de feijão para juntos acompanhar o seu desenvolvimento.


24/06/2020 - QUARTA-FEIRA


LEITURA – O livro do planeta Terra


 Realizar um passeio pelo meio ambiente em que vivem procurando observar o que ainda tem de natureza ao redor, como arvores, animais e etc;
Conversar com a criança sobre o lugar favorito de passeio dela no meio em que vivem, podendo resgatar na memória os lugares que visitavam antes do isolamento social. Pedir para ela escolher o seu lugarzinho favorito e juntos realizarem um desenho deste espaço.


Atividade para aluno da Educação Especial


Jardim I A

Realizar um passeio pelo meio ambiente em que vivem procurando observar o que ainda tem de natureza ao redor, como árvores e animais.

https://www.youtube.com/watch?v=9eAwOVWLCtI


Jardim I G

Ouvir a contação da história com a sua criança.


25/06/2020 - QUINTA-FEIRA



Vídeo – Turma da Mônica


Que tal utilizar algumas garrafas vazias na construção de um jogo de boliche e assim colaborarmos com o meio ambiente que vivemos;
Brincar explorando contagem das garrafas derrubadas e identificação do números ou cores destas de acordo com a sua escolha.


Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A


A criança consegue realizar a mesma atividade desenvolvida com os demais alunos.


Jardim I B

Vídeo – Turma da Mônica



Que tal utilizar algumas garrafas vazias na construção de um jogo de boliche e assim colaborarmos com o meio ambiente que vivemos;


Atividade para aluno da Educação Especial



Jardim I G


Construir o jogo de boliche e brincar, primeiro permitindo que ela possa brincar livremente com o brinquedo explorando este, depois buscar explorar os movimentos de arremesso com a bola.



26/06/2020 - SEXTA-FEIRA



LEITURA- O mundinho de boas atitudes.


Conversar sobre as boas atitudes e a importância delas em nossa vida e para com o nosso mundinho, ressaltar o uso das palavrinhas magicas;

Construir em família um Cartaz, com materiais disponíveis em casa onde um adulto deve escrever com a participação de todos uma “CARTA DAS BOAS ATITUDES” de sua família para com o mundinho em que vivemos. 

Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

Construir em família um Cartaz, com materiais disponíveis em casa onde um adulto deve escrever com a participação de todos uma “CARTA DAS BOAS ATITUDES” de sua família para com o mundinho em que vivemos.

https://www.youtube.com/watch?v=BDMcCPmcUi0



Jardim I G

Ouvir a contação da história com a sua criança.


Sugestão de como construir um jogo de boliche reciclado:




ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL



JARDIM I A


Musicalidade com o corpo e objetos.

A proposta desta atividade é que ao som de músicas, a criança dance, cante e faça sons com o corpo e objetos, que podem ser: colheres de pau, lata, chocalho com garrafa e lata, cano de pvc pequeno ou tubo do papel alumínio, entre outros. 
Assim a criança fica conhecendo diferentes possibilidades de se fazer música.
Na escola durante a roda dançamos ao som das nossas músicas preferidas, em casa podemos cantar ou escolher uma lista de músicas no celular ou computador. Quando a música iniciar, mostre para a criança o ritmo e tente fazer você primeiro, é importante ter atenção para acompanhar a música e não apenas fazer barulho.
Deixo abaixo indicações com link para acesso ao vídeo na internet, caso não seja possível acessar, use as músicas que você tem a disposição em casa, o importante é se divertir aprendendo.
Músicas:

SOPA – Palavra Cantada


TUM PÁ – Barbatuques



Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 

JARDIM I B e C

TEMA DA ATIVIDADE:  Contagem de 1 a 5, escrita dos números e representação de quantidade com desenho.
Primeiro passo é providenciar uma folha com espaço para escrita do nome e os números de 1 a 5 escritos grandes, como nos exemplos abaixo, não precisa ser impresso, pode escrever à mão.




A criança escreve o próprio nome no topo da folha com ajuda de um crachá em letras de forma maiúscula, se necessário, e em seguida deve escrever por cima os números de 1 a 5 com giz de cera ou tinha guache e cotonete, como mostra o link:


Embaixo dos números a criança deve fazer desenhos respeitando a quantidade, como por exemplo, um coração embaixo do número 1, dois corações embaixo do número dois e assim até o 5.
Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 


JARDIM II

22/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

A ÁRVORE GENEROSA – VARAL DE HISTÓRIAS



Depois que a criança assistir o vídeo a família poderá proporcionar momento de conversa sobre a história. Pergunte a criança: 

O que o menino ganhou da árvore generosa? 
O que mais as árvores pode nos proporcionar? 
Qual a importância das árvores para o meio ambiente. 
Quais sãos as partes de uma árvore?

Proposta: Construção árvore:

1- Rolo de papel higiênico – faça um corte de cada lado do rolinho. Do outro lado faça várias cortes.
2-Papel sulfite – faça um círculo usando uma tampa.
3- Agora com sua criatividade desenhe frutas e folhas na sua árvore.

Segue modelo para a construção da árvore.








23/06/2020 - TERÇA-FEIRA

Quintal do Bosque – Tudo separado?


Depois que assistir o vídeo conte para sua família o que aprendeu sobre separar o lixo de acordo com as cores das lixeiras de reciclagem.

Proposta:

Desenhar 4 círculos. Usar as cores AZUL, VERMELHO, AMARELO E VERDE para pintar cada círculo.
Procurar e separar junto com sua família diferentes embalagens que tem na sua casa: papel, plástico, metal e vidro.
Dispor os círculos no chão e separar as embalagens.  
Atenção: a cor de cada círculo indica onde vai colocar a embalagem de plástico, de papel, de vidro ou metal. 


24/06/2020 - QUARTA-FEIRA

UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA – Turma da Mônica.


Aprendemos com a turma da Mônica sobre a importância de preservar o meio ambiente a partir de pequenas atitudes. Cada um pode ajudar fazendo sua parte.
Separe na sua casa diferentes embalagens que iriam para o lixo: caixa de ovos, caixa de creme de dental, tampinhas de garrafa, etc.

Proposta:

 Construção de jogos e brinquedos com materiais reciclados.
Aproveite este momento em família para desenvolver a criatividade. Deixe a criança participar de todo processo de produção do brinquedo, vai ser divertido.

Segue links com algumas ideais:






25/06/2020 - QUINTA-FEIRA

Hora de desenhar

Que tal criar desenhos usando tampas? Separe várias tampas de diferentes tamanhos e formatos.  Coloque as tampas sobre uma folha de papel e crie desenhos usando o contorno das mesmas. Depois é só pintar e colar seu desenho em um lugar em que sua família possa ver.



26/06/2020 - SEXTA-FEIRA


Palavra cantada como fazer o ABC dos copos.


Depois de assistir o vídeo o desafio é tentar acompanhar fazendo os mesmos movimentos. 


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM II A

TEMA DA ATIVIDADE:  Contagem de 1 a 5, escrita dos números e representação de quantidade com desenho.
Primeiro passo é providenciar uma folha com espaço para escrita do nome e os números de 1 a 5 escritos grandes, como nos exemplos abaixo, não precisa ser impresso, pode escrever à mão.




A criança escreve o próprio nome no topo da folha com ajuda de um crachá em letras de forma maiúscula, se necessário, e em seguida deve escrever por cima os números de 1 a 5 com giz de cera ou tinha guache e cotonete, como mostra o link:


Embaixo dos números a criança deve fazer desenhos respeitando a quantidade, como por exemplo, um coração embaixo do número 1, dois corações embaixo do número dois e assim até o 5.

Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 





OLÁ CRIANÇADA...
MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

15/06/2020 A 19/06/2020


BERÇÁRIOS

Você irá precisar de barbante e um cesto destes que usamos para colocar brinquedos das crianças ou outros objetos. Passe o barbante nos furos do cesto como se fosse uma teia de aranha e coloque brinquedos ou pecinhas que de para a criança tentar tira-las passando-as pela teia de aranha que você formou
Nesta atividade você irá precisar de arroz e alguns brinquedos ou pecinhas que deverá colocar em uma bacia media e esconder os brinquedos no arroz para a criança procurar, sempre com a supervisão de um adulto


Brincadeira sensorial com arroz para bebês - Tempojunto ...



MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C


15/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Leitura: “A cesta da dona Maricota”

 https://www.youtube.com/watch?v=901SNLf2GWc 

Vamos conversar sobre a história? Quais alimentos que aparecem na história você conhece? Qual é o mais gostoso? 

Atividade: Carimbo da fruta

Faça Você Mesmo: carimbos de frutas e legumes - Blog Moda ...

Vamos precisar de uma fruta que tem em casa (exemplo: maçã, limão, laranja...) ressaltar as características da fruta, o responsável deverá cortar a mesma no meio; precisará também de uma folha branca, pincel e guache. A criança deverá passar o guache na fruta e carimbar na folha, conforme link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=eOJVB-jHERc


16/06/2020 - TERÇA-FEIRA


Vamos escutar a música: “salada de frutas” 


Atividade: Brincar de comidinha! Vamos precisar de utensílios que não apresentam perigo de se machucar da cozinha da mamãe ou da vovó como: potinhos, colheres, panelas... a brincadeira pode acontecer dentro de casa ou ao ar livre e com meios que a natureza oferece como folhas, gravetos, areia.


17/06/2020 - QUARTA-FEIRA

Vamos brincar, cantar e dançar de Cara de que?

https://www.youtube.com/watch?v=xEDvyA8htOk 

A criança e toda família deverá fazer as expressões que fala na música.


18/06/2020 - QUINTA-FEIRA

História: “Dudeco e sua turma – A natureza é sua amiga.”

https://www.youtube.com/watch?v=QAmqz-USvXM

Vamos observar a natureza e tudo que ela nos oferece de bom! 
Atividade: Pegar na natureza diferentes tipos de folhas de árvores. Ressaltar os cheiros, as cores e as formas das folhas, depois com a ajuda do responsável classificá-las por tamanho da maior para a menor.

19/06/2020 - SEXTA-FEIRA

Utilizando as folhas das árvores do dia anterior, vamos fazer uma linda colagem!


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL



MATERNAL C

OS SENTIDOS


MOMENTO 01: Assista com seu filho o vídeo - Os Sentidos (DVD O Melhor da Pré-escola).


 MOMENTO 02: Enquanto assiste ao vídeo, brincar com criança apontando as partes do corpo citados na música.

 AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 


JARDIM I 

15/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Assistir com a criança o vídeo: “A Turma do Seu Lobato – Ensinando as crianças a preservarem o Meio Ambiente” 


Realizar uma conversa com a criança abordando as seguintes questões: 

Qual o lugar apropriado que devemos jogar o lixo?

Nós reciclamos o lixo? 

De que maneira? 

Montar com a criança, um cartaz com atitudes positivas para preservação do Meio Ambiente (utilizar os materiais disponíveis em casa)

Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

Durante a semana, assistir com a criança todos os vídeos disponíveis (filme, leitura e cantiga) 

https://www.youtube.com/watch?v=6yT7fE7YaB8


Jardim I C

Assistir com a criança o vídeo: “A Turma do Seu Lobato – Ensinando as crianças a preservarem o Meio Ambiente” 

https://www.youtube.com/watch?v=6yT7fE7YaB8 

1-Desenhar com a criança a forma correta de descartar(jogar) o lixo.
 2- Ensiná-la a jogar o lixo no lixo levando o mesmo para descartar no lugar certo.



Jardim I G


Assistir com a criança o vídeo: “A Turma do Seu Lobato – Ensinando as crianças a preservarem o Meio Ambiente” 


Montar com a criança, um cartaz com atitudes positivas para preservação do Meio Ambiente (utilizar os materiais disponíveis em casa).



16/06/2020 - TERÇA-FEIRA

Cantar com a criança a música: “Cantiga da lixeira”


Conversar com a criança sobre a importância de realizar a reciclagem do lixo.

Pedir que a criança desenhe em um papel, as lixeiras e pinte com suas respectivas cores (conforme a música).

Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

O adulto desenha em um papel as lixeiras do lixo reciclado. A pintura pode ser feita com um carimbo de mão da criança no guache, com as respectivas cores.(após ouvir a “Cantiga da lixeira”) 

https://www.youtube.com/watch?v=nEAb-DsmoB8

Jardim I G


Cantar com a criança a música: “Patinho colorido” 

https://www.youtube.com/watch?v=ZL9pTiY1RPg  

Com auxilio de um adulto realizar em um papel uma pintura livre com sua criança explorando as cores (conforme a música); utilize se possível uma folha para cada cor.


17/06/2020 - QUARTA-FEIRA

Assistir com a criança o vídeo: “Um plano para salvar o planeta” 


 Com o auxílio do adulto, pesquisar figuras de rótulos em jornais, revistas, jornal de supermercado ou outros materias disponíveis. Recorte, classifique e cole os rótulos próximos às lixeiras recicláveis que desenhou no dia anterior.

Atividade para alunos da Educação Especial

Jardim I A

A criança consegue realizar a mesma atividade desenvolvida com os demais alunos.

Jardim I C

Assistir com a criança o vídeo: “Um plano para salvar o planeta” 

https://www.youtube.com/watch?v=L3zaoUaHJhQ

Jardim I G

Separar embalagens de produtos utilizados pela família vazias,limpas e secas antecipadamente, utilizar os objetos em momentos de brincadeiras explorando as mesmas na construção de brinquedos imaginários.



18/06/2020 - QUINTA-FEIRA

Assistir a leitura do livro “O mundinho” da autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen 

https://www.youtube.com/watch?v=OqiQrbPbPgA

 Após assistir o filme com a criança, realizar com ela um tour pelo quintal ou outra área no terreno da residência e coletar folhas secas, gravetos, sementes, etc.
Em uma folha, utilizar os materiais coletados para criar um boneco (desenho) conforme o modelo. 


Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

Fazer um tour com a criança pelo quintal , coletar folhas secas, gravetos e sementes. Deixe que a criança manuseie esses materiais. Depois o adulto constrói em uma folha, um boneco(desenho) conforme o modelo com os materiais coletados. 

 Acesse o link abaixo:


https://pin.it/7hjeh92

19/06/2020 - SEXTA-FEIRA

Explorar a palavra Reciclagem 

O adulto ou a criança escreve a palavra RECICLAGEM em letra bastão (de forma) em uma folha;


Perguntar: Quantas letras tem a escrita? Qual o nome da 1ª. letra? Qual o nome da última letra? 

Registrar na folha o numeral correspondente ao número de letras que aparecem na escrita.

Construir com a criança um brinquedo simples e de sua preferência, com material reciclado.

Apresentar para a professora no retorno das aulas. Exemplo: binóculo com 2 rolos de papel higiênico.


Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

Construir para a criança um brinquedo simples a partir de materiais reciclado e apresentar para a professora no retorno das aulas. 

Jardim I C

Explorar a palavra Reciclagem 

O adulto ou a criança escreve a palavra RECICLAGEM em letra bastão (de forma) em uma folha; 
Pedir para que a criança pinte as letras do seu nome que aparece na palavra RECICLAGEM. 
Construir com a criança um brinquedo simples e de sua preferência, com material reciclado. Apresentar para a professora no retorno das aulas. 
Exemplo: binóculo com 2 rolos de papel higiênico.


Jardim I G


Construir com a criança um brinquedo simples e de sua preferência, com material reciclado. Apresentar para a professora no retorno das aulas. Exemplo: binóculo com 2 rolos de papel higiênico.




ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


JARDIM I A

OS SENTIDOS


MOMENTO 01: Assista com seu filho o vídeo - Os Sentidos (DVD O Melhor da Pré-escola).


 MOMENTO 02: Enquanto assiste ao vídeo, brincar com criança apontando as partes do corpo citados na música.

 AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 


JARDIM I B / C

OS CINCO SENTIDOS PARA A CRIANÇA


MOMENTO 01: Conversar com a criança sobre o órgão do sentido responsável pela percepção: >> Das cores >> Dos cheiros >> Dos sons>> Das texturas >> Dos gostos 

MOMENTO 02: Assistir o vídeo “Os cinco sentidos para crianças”

https://www.youtube.com/watch?v=z-Y4UaMWbMk

AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 




JARDIM II 


15/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Acesse o link:


Depois de ouvir a história explore os aspectos do meio ambiente que aparecem na história, árvores, semente, animais, a intervenção dos homens no meio ambiente, importância de preservar, cuidar. 
O que você faria para preservar o meio ambiente? Reconte a história para as pessoas da sua casa. 
Faça um lindo desenho sobre o que você e sua família conversaram sobre meio ambiente.

16/06/2020 - TERÇA-FEIRA

Assista ao link: Sequência numérica


Família prepare o material solicitado no vídeo e oriente a criança a realizar a atividade, empilhando os copos na sequência. 
Peça para a criança ir falando os números enquanto está empilhando.
Outra sugestão: prepare feijões e oriente a criança a colocar os feijões correspondentes aos números escritos nos copos.



Atividade para aluno da Educação Especial
Jardim II A

Assista ao link: Sequência Numérica. 


 Família prepare o material solicitado no vídeo e oriente a criança a realizar a atividade, sem a preocupação com a sequência, mas sim no movimento de (pinçar) pegar os copos com o prendedor e empilhá-los


17/06/2020 - QUARTA-FEIRA

Brincadeira da tinta invisível

 Um adulto deverá espremer limão, pegar um papel branco e deixar a criança desenhar livremente o que quiser. Usar pincel, haste flexível (cotonete), palito de sorvete ou o dedinho indicador, para desenhar. Após a criança terminar o desenho, o adulto que acompanha a atividade, irá secar a folha com um secador de cabelo ou ferro de passar (se optar pelo ferro, colocar um lenço ou pano fino em cima da folha). O calor seca o papel e o desenho, que era invisível, vai aparecendo. 
Pergunte qual é a cor do caldo do limão quando começou e que cor ficou quando secou?

18/06/2020 - QUINTA-FEIRA

Assista ao link: Ana e as Frutas Historinha e clipe Musical infantil 


Ouça a história junto com a criança dando ênfase as rimas que existem na história Ex: Ana- bacana, frutas-uvas, agitado-lado,semente -experimente, parou-provou...Agora pergunte 
quais são as frutas citadas na história e qual é a fruta preferida da criança?. Pergunte a cor destas frutas. Escreva o nome das frutas em um papel. Pegue o alfabeto, que você já guardou, de atividades anteriores e peça para que a criança escreva os nomes de algumas frutas da história


19/06/2020 - SEXTA-FEIRA


AMARELINHA

Onde brincar? em qualquer trecho de piso plano.

Material necessário: um giz para marcar o chão ou gravetos para chão de terra, piso de casa que passada de geração; não pode riscar, fita adesiva resolve o problema. Por fim a brincadeira pede uma pedrinha ou outro objeto para ser colocado nas “casas” do desenho e aumentar o grau de dificuldade a cada etapa. Como se brinca: A pedra é lançada na primeira casa (número 1) e o jogador deve percorrer o trajeto ora com um pé, ora com os dois, evitando o quadrado onde está a pedrinha. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.

AMARELINHA CORES no Elo7 | ADESIVOS DE DECORAÇÃO EXCLUSIVOS (471C24)


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM II A

OS CINCO SENTIDOS PARA A CRIANÇA


MOMENTO 01: Conversar com a criança sobre o órgão do sentido responsável pela percepção: >> Das cores >> Dos cheiros >> Dos sons>> Das texturas >> Dos gostos 

MOMENTO 02: Assistir o vídeo “Os cinco sentidos para crianças”

https://www.youtube.com/watch?v=z-Y4UaMWbMk

AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 







OLÁ CRIANÇADA...APÓS O RECESSO, ESTAMOS RETORNANDO AS NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS

08/06/2020 A 10/06/2020

BERÇÁRIOS

Degustação de frutas

home - Toda Fruta


Apresentar as frutas que você tiver em casa em forma de sucos, papas, amassada e cortada em pedacinhos pequenos. Coloque as frutas em porções pequenas para que o bebê possa experimentar de todas, podendo ate arriscar as mais azedas, e assim, sentir sua textura, sabor e deliciar-se com esta atividade.

Boliche de garrafas

Como fazer : jogo de boliche com material reciclado - YouTube

Utilizar algumas garrafas pet (pequenas e do mesmo tamanho), pode colori-las para chamar a atenção do seu bebê e também de uma bolinha de feltro. Coloque as garrafas em pé a uma distância em que a criança através de seu estimulo possa arremessar a bola e derrubar as garrafas que conseguir. Não esqueça de fazer bastante bagunça quando a criança acertar e divirtam-se


MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C


08/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA


Alimentação: Lagartinha Comilona

Assistir com a criança o vídeo abaixo:



Conversar com a criança sobre os alimentos que aparecem na história.

09/06/2020 - TERÇA-FEIRA


Frutas

Observar e manusear as frutas que tem em casa. 

Contar as frutas.

Propor para a criança observar a cor, cheiro e sabor das frutas.

Qual a fruta de sua preferência. Conversar com ela sobre a importância da fruta escolhida da sua preferência.

Sugerir que a criança e a mãe façam uma salada de frutas. Ao realizar a salada de frutas, explicar que algumas frutas precisam ser descascadas e lavadas antes de comê-las.

10/06/2020 - QUARTA-FEIRA


Conversar com a criança sobre produtos industrializados. 
Exemplos: iogurtes, refrigerantes, bolachas, salgadinhos e etc.

Devemos comer alimentos saudáveis.

Sugestão:

Fazer suco de alguma fruta: laranja, limão, caju, acerola, abacaxi, mamão, melancia etc.

Alguns sucos não precisam de açúcar para adoçá-los.


O suco poderá ser feito misturando dois ou mais ingredientes. Exemplo: laranja e cenoura, abacaxi e hortelã etc.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


MATERNAL C

TEMA DA ATIVIDADE:  O que podemos comer?

OBJETIVOS: Incentivar bons hábito alimentares com o consumo de alimentos saudáveis

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Assista com seu filho o vídeo “Toda Comida Boa!” e converse a respeito.


MOMENTO 02: Depois, desenhe uma tabela em uma folha em que seu filho possa separar (classificar) os alimentos que podemos “comer sempre”, “às vezes” e “nunca”, podendo ser registrado através de colagem ou desenho. Segue exemplo abaixo:

AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 


JARDIM I 



08/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

História :  Camilão, o Comilão- autora: Ana Maria Machado. (link abaixo)



Primeiro seria importante o adulto/pais ouvirem a história antes de apresentar a criança.

Depois ouvir a história juntamente com a criança, e sempre que possível pausar e retomar a quantidade de alimentos que Camilão está ganhando.

No final da história, há um final alternativo, então, o adulto deverá propor para a criança escolher dois amigos ou mais para a festa, escolher o que eles trariam, seguindo a sequência numérica da história: ex: 12 laranjas, 13 Yakults etc.


Fazer um piquenique em casa com os familiares, neste cada um leva uma quantidade diferente de alimento, para que a criança possa contar e depois saborear com a família.


ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM I A

História : Camilão, o Comilão- autora: Ana Maria Machado. (https://youtu.be/Px86tuvRnOs

 Após a leitura, fazer uma salada de fruta para a criança saborear, utilizando frutas de sua preferência.  Observar a reação e expressão da criança durante a degustação de cada fruta. 
 Desenhar em uma folha a expressão da criança ao experimentar cada fruta (será que é azeda, doce?) 



ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM I C

História:Camilão o Comilão-autora: Ana Maria Machado.


 Ouvir a história juntamente com a criança e em outro momento assistir e dar ênfase a quantidade de alimentos que Camilão ganha. Fazer a contagem oral para a criança. Saborear algumas frutas com a criança em um piquenique.



ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM I D

Utilizar alimentos que há em casa (mesmo que não sejam os da história) e fazer a contagem com a criança. Ex: 1 laranja, 2 bananas etc.



09/06/2020 - TERÇA-FEIRA

Retomar a História Camilão, o Comilão- Autora: Ana Maria Machado.


Relembrar com a criança os alimentos que Camilão ganhou, fazer uma lista destes alimentos em uma folha em letra bastão. Exemplo:

1 MELANCIA

 2 ABÓBORAS

Conversar com a criança e perguntar se ela gosta de todos os alimentos citados na história, se não, o porquê.

Mostre a ela que são todos alimentos saudáveis, que não são industrializados, e que fazem bem a saúde.


Pedir para a Criança desenhar os 10 alimentos da história do Camilão com sua respectiva quantidade em frente a palavra da lista.

Exemplo: desenha 1 melancia, 2 abóboras e etc.

E depois pintar.

ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM I C

Retomar a história : Camilão o Comilão - autora: Ana Maria Machado.(https://youtu.be/Px86tuvRnOs)

 Relembrar e oralizar os nomes dos alimentos, para a criança, que o Camilão ganhou e desenhar junto com o adulto a fruta que a criança gosta.

10/06/2020 - QUARTA-FEIRA

Brincadeira das frutas

O link abaixo explica como fazê-la. Não necessita de nenhum material! 


Imitando os animais da história

Camilão, o Comilão - Autora: Ana Maria Machado.

Os adultos participam com a criança. Escreva o nome dos animais da história e recorte para sorteio. O animal que a criança ou o adulto tirarem terão que imitá-lo, assim até que termine todos!

Boa diversão!!!

Sugestão de vídeo: https://youtu.be/lbdnd0En-aA

Sugestão de livro para ouvir: https://youtu.be/901SNLf2GWc

ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM I C

Brincadeira das frutas, o link explica como fazê-la. Não necessita de nenhum material!

Imitando os animais da história: Camilão, o Comilão- autora: Ana Maria Machado. Os adultos participam com a criança. Escreva o nome dos animais da história e recorte para sorteio. O animal que a criança ou o adulto tirarem terão que imitá-lo, assim até que termine todos!
 Boa diversão!!!



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


JARDIM I A

TEMA DA ATIVIDADE:  O que podemos comer?

OBJETIVOS: Incentivar bons hábito alimentares com o consumo de alimentos saudáveis

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Assista com seu filho o vídeo “Toda Comida Boa!” e converse a respeito.


MOMENTO 02: Depois, desenhe uma tabela em uma folha em que seu filho possa separar (classificar) os alimentos que podemos “comer sempre”, “às vezes” e “nunca”, podendo ser registrado através de colagem ou desenho. Segue exemplo abaixo:

AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 

JARDIM I B / C

A cesta de Dona Maricota

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Acesse o livro pelo link e leia com seu filho a história da Dona Maricota.

MOMENTO 02: Depois, ajude-o a relembrar a história, deixando-o recontá-la fazendo a leitura das imagens.
MOMENTO 03: Em seguida, peça que registre com desenhos o que tem na cesta de dona Maricota, separando os itens: frutas, verduras e legumes. No final, contar o total de itens (frutas, verduras e legumes) que tinham na cesta. Utilize uma folha de sulfite ou de caderno, e faça uma tabela, dividindo a folha em 3 partes, para a criança realizar a atividade.



JARDIM II 



08/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Assista ao link - Corpo humano para crianças - Sistema Digestório


Converse com a criança sobre a importância de mastigar o alimento e o trajeto que o alimento faz até chegar ao intestino. Comente que o estômago é o único órgão de nosso corpo que dilata até 10 vezes de tamanho.

Proposta de atividade:


Desenhar o corpo humano e o caminho dos alimentos!



ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM II A / C


Brincadeira: Convide um adulto para ser seu par. Tire os seus sapatos e suba no pé da pessoa que você convidou para brincar e peça para que ela o leve passear. Tente se equilibrar e bom passeio.


ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM II D

Assista ao link - Corpo humano para crianças - Sistema Digestório


O Adulto desenha junto com a criança a silhueta do corpo humano. Enquanto realiza o desenho vai perguntando para a criança qual é a parte do corpo para ela nomear.

09/06/2020 - TERÇA-FEIRA

Assista ao link – Alimentação Saudável


Conte para sua família o que você aprendeu com o vídeo. 

De onde vêm os alimentos que você come?

Recorte de revistas, encartes de mercados, os alimentos  que você mais gosta. 

Quantos alimentos você cortou ao todo?

Agora cole as figuras que você recortou em uma folha, para entregar quando voltarmos. 

Não se esqueça de colocar seu nome.

ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM II A / C

Sugestão de atividade: Traçar uma linha reta no chão. Pegue um objeto que a criança possa colocar sobre a cabeça (uma peça de algum brinquedo, uma tampinha de garrafa) e peça para que ela caminhe com o objeto na cabeça sem deixá-lo cair.

ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM II D

Assista ao link – Alimentação Saudável


Colocar dentro de um saquinho de tecido alguns legumes (cenoura, batata, tomate, etc.). Proposta: Adivinha qual é o alimento? A criança sem olhar irá adivinhar usando as mãos qual é o alimento.


10/06/2020 - QUARTA-FEIRA

Assista ao link: Os sentidos do corpo humano - A turma do Seu Lobato


Peça para a criança recortar as partes que representam os órgãos dos sentidos.
(tato - mão, olfato - nariz, paladar - boca, visão – olho  audição - ouvido – orelha)

Pegue uma caixa de sapato, ou até mesmo um saquinho, que não seja transparente, e coloque as figuras recortadas.
A criança colocara a mão dentro do saco ou caixa e sem olhar, irá tirar uma figura e dizer qual é a função daquele órgão.

Outra sugestão: Um adulto escreve os nomes:TATO - OLFATO - PALADAR - VISÃO E AUDIÇÃO em uma folha. E  depois oriente a criança a colar a figura que recortou na frente da palavra correspondente.

ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
JARDIM II A / C

Converse com a criança sobre a importância dos alimentos. Providencie revistas, encartes de mercados, jornais. Peça para que a criança aponte os alimentos que gosta. Fale das cores dos alimentos, das texturas. Recorte vários tipos de frutas, e legumes e peça para que a criança agrupe frutas com frutas, legumes com legumes.


ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM II D

Assista ao link: Cantigas com gestos


 Assistir o vídeo, cantar e fazer os gestos explorando os movimentos com o corpo.



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL



JARDIM II A

A cesta de Dona Maricota

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Acesse o livro pelo link e leia com seu filho a história da Dona Maricota.

MOMENTO 02: Depois, ajude-o a relembrar a história, deixando-o recontá-la fazendo a leitura das imagens.
MOMENTO 03: Em seguida, peça que registre com desenhos o que tem na cesta de dona Maricota, separando os itens: frutas, verduras e legumes. No final, contar o total de itens (frutas, verduras e legumes) que tinham na cesta. Utilize uma folha de sulfite ou de caderno, e faça uma tabela, dividindo a folha em 3 partes, para a criança realizar a atividade.


OLÁ !!! VOLTAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES

20/05/2020 A 22/05/2020

BERÇÁRIOS


CHOCALHO DE GARRAFA PET

Você irá precisar de garrafas pet (preferencialmente pequenas tipo caçulinha).
Lave-as e deixe secar bem, se você tiver durex coloridos em casa enfeite as garrafas para chamar a atenção dos bebês. Poderá colocar um pouco de glitter colorido dentro das garrafas. Em seguida escolha grãos de arroz, feijão, milho e coloque separadamente nas garrafas, tampe de forma segura (com fita isolando a abertura) e está pronto o brinquedo que seu bebê irá adorar brincar. 

Chocalhos de garrafinhas - YouTube
TRT | Notícias


MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C


20/05/2020 - QUARTA-FEIRA


Dia 19/05/2020 aniversário da cidade de Hortolândia


Assita o Vídeo:


Fundada em 1991, completa 29 anos. A atividade proposta é que a família converse sobre lugares que gostam de frequentar juntos na cidade, tais como, parques, praças, casa de parentes, shopping, lojas, etc. Após este momento, a família poderá cantar parabéns para a cidade, poderão fazer um bolo juntos da preferência da família. Caso prefiram, a criança poderá fazer um bolo de massinha de modelar. Segue receita caseira no vídeo abaixo.



21/05/2020 - QUINTA-FEIRA


Atividade bola ao cesto

Assita ao vídeo abaixo:


Para a brincadeira serão necessários os seguintes materiais: um cesto ou balde, bolas ou bolinhas de papel amassado.
Ficar um pouco distante do cesto e arremessar a bolinha para acertar dentro do cesto. Essa brincadeira ajuda na coordenação motora da criança.

Outras sugestões de brincadeiras com bolas:




22/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Brincadeira: Pega-pega gelo com uma colher.

Em uma bacia com água, colocar cubos de gelo dentro da bacia, a criança deverá retirar os gelos de dentro da bacia com auxílio de uma colher (escolher uma colher adequada para o tamanho da mão da criança) e colocar em outra. Pode participar a família toda.





JARDIM I 


20/05/2020 - QUARTA-FEIRA


Visualizar as imagens dos monumentos históricos e atuais da cidade de Hortolândia junto com um adulto e representar em forma de desenho o monumento que a criança conhece.
Sempre ressaltar para a criança que a cidade cresceu e muita coisa mudou. Comparar, se possível o antes e depois de alguns pontos principais do bairro.
Ex: Onde tem o supermercado Pague Menos, antigamente era um campinho de futebol!


Segue site abaixo para visualizar os monumentos:


Jardim I G

Atividade para aluno da Educação Especial

Realizar com a criança a construção de uma casa com sucatas.


21/05/2020 - QUINTA-FEIRA


Desenhar com auxílio de um adulto um bolo de aniversário para a cidade de Hortolândia que completou 29 anos e em seguida representar com palitos (ou outros objetos) a quantidade de anos que o município fez no dia 19 de maio.

Jardim I G

Atividade para aluno da Educação Especial

Adulto realiza o desenho e a criança a pintura utilizando pintura a dedo ou guache.



22/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Ouvir e conhecer a letra do hino do município de Hortolândia. 

Segue link do hino abaixo



Sugestão de leitura para ouvir
 Livro: “Menina bonita do laço de fita” 



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


JARDIM I B


TEMA DA ATIVIDADE:  Desenhando com giz.

MOMENTO 01: Para fazer rabiscos de giz super brilhantes, peça para que o a criança molhe uma folha de papel-cartão escuro (pode ser com pincéis ou com borrifadores, ou mesmo algodão embebido em água. Do jeito que for mais fácil e que faça menos bagunça, e depois, passar o giz (de preferência, várias cores) irá obter desenhos ricos e brilhantes!

MOMENTO 02: Quando o papel secar, a criança poderá molhar o giz e continuar desenhando.
MOMENTO 03: Fazer uma exposição com os desenhos.
 Fonte: Apostila Artes Fácil.

JARDIM II 


20/05/2020 - QUARTA-FEIRA

Dividir uma folha de sulfite ao meio. Desenhar um bolo de aniversário em cada uma das metades. Em cada bolo desenhar a quantidade de velas referente a idade da cidade de Hortolândia (29 anos) e a idade da criança. 
Aos pais cabe perguntar:

1- Quantas velas são necessárias para por no bolo da cidade e quantas são necessárias para o bolo da criança?

2-  Qual tem mais velas?

3- Qual tem menos?

4- Quantas velas será preciso por no bolo da criança para ficar igual ao bolo da cidade?


JARDIM II D 

Atividade para aluno da Educação Especial

Conversar com a criança sobre o aniversário da cidade de Hortolândia. Que a cidade está comemorando no dia 19 de maio 29 anos.
Dividir uma folha de sulfite ao meio e desenhar dois bolos de aniversário um em cada metade.
Usar palitos de fosforo para colar em cada bolo, um representando a idade de Hortolândia e o outro a idade da criança.


21/05/2020 - QUINTA-FEIRA

Bexigas no lençol

A brincadeira pode ser feita com duas ou mais pessoas. Pegue um lençol e duas bexigas. Encha as bexigas caso a criança não consiga encher. 
Segurem o lençol pelas pontas e comecem a movimentá-lo sem deixar as bexigas sair do lençol.

Outra opção: poderá fazer um furo no centro do lençol. Providencie uma bolinha (lembre-se de fazer o furo proporcional a bolinha). Jogue a bolinha e tente acertar o buraco sem deixar a bolinha sair do lençol.


22/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Assista ao link: A cesta da Dona Maricota.




Após assistir ao vídeo pegue uma folha de sulfite, jornais de mercado ou livros velhos, revistas, tesoura e cola. Recorte produtos que compramos no varejão do mercado (tomates, alface, laranjas, batatas, etc.). 
Família divida a folha sulfite em três partes e escreva em cada parte,no topo da folha, FRUTAS, na primeira parte, VERDURAS, na parte do meio, e  LEGUMES na última parte.
A criança deverá colar cada uma das figuras recortadas no seu respectivo espaço. Pais conversem com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável equilibrada. Pergunte em qual parte ela colou mais figuras?


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


JARDIM II A


TEMA DA ATIVIDADE:  Desenhando com giz.

MOMENTO 01: Para fazer rabiscos de giz super brilhantes, peça para que o a criança molhe uma folha de papel-cartão escuro (pode ser com pincéis ou com borrifadores, ou mesmo algodão embebido em água. Do jeito que for mais fácil e que faça menos bagunça, e depois, passar o giz (de preferência, várias cores) irá obter desenhos ricos e brilhantes!

MOMENTO 02: Quando o papel secar, a criança poderá molhar o giz e continuar desenhando.
MOMENTO 03: Fazer uma exposição com os desenhos.
 FonteApostila Artes Fácil.
_________________________________________________________________________

QUERIDOS ALUNOS, 

ESTAREMOS DE RECESSO DE 25/05/2020 A 05/06/2020. DURANTE ESSES 15 DIAS NÃO SERÃO POSTADAS ATIVIDADES!
ATÉ A VOLTA!

_________________________________________________________________________


OLÁ ESTAMOS DE VOLTA PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES
11/05/2020 A 15/05/2020

BERÇÁRIOS

Atividades de Estimulação Motora


Você irá precisar de barbante e bexigas coloridas: amarrar um barbante como na foto abaixo, em seguida amarre nele outros barbantes com bexigas nas pontas não muito cheias (para não estourar facilmente). Está feita a atividade para seu bebê explorar alguns destes movimentos.


14 Atividades Estimulação Motora – Berçário | Atividades ...


Construir um circuito com objetos que você tem em casa. Pegue uma cadeira e coloque em local com espaço, para o bebê passar embaixo dela como se fosse um túnel; Deixe um espaço de um metro e coloque na sequencia algumas almofadas por onde o bebê deverá passar engatinhando (pulando os obstáculos), não se esqueça de colocar alguns brinquedos ou potes de plásticos para chamar a atenção logo após as almofadas; Para finalizar nosso circuito vamos passear em cima de uma toalha de banho, onde o bebê deverá ser estimulado a sentar-se e o adulto irá puxa-lo pela outra ponta (mas com muito cuidado e bem devagar para a criança não cair para trás).

14 Atividades Estimulação Motora – Berçário – Descomplica Ensina14 Atividades Estimulação Motora – Berçário – Descomplica Ensina

14 Atividades Estimulação Motora – Berçário – Descomplica Ensina

MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C

11/05/2020 - SEGUNDA-FEIRA


História: “Um reino sem dengue”.

(Acesse o link abaixo)



Conversar sobre a história e o que acontece no Reino.
Ressaltar as características do Aedes aegypti : É um mosquito pequeno, possui cor preta e riscos brancos nas patas, cabeça e corpo, possui 2 pares de asas e 3 pares de patas. Segue foto do mosquito:



Confeccionar uma máscara do Mosquito da dengue: Você vai precisar de uma folha de papel, lápis de cor, tesoura, elástico e um adulto para ajudar. Desenhar um círculo grande do tamanho do rosto da criança, fazer a marcação dos olhos, desenhar duas antenas e fazer um triângulo grande no centro do círculo para ser o nariz do mosquito depois recorte em formato de máscara, fure nas laterais e coloque o elástico! A criança deverá pintar bem caprichado. Conforme modelo abaixo:

Educação Infantil, plano de aula para educação infantil, BNCC, desenhos para imprimir, musicas de rotina para educação infantil Atividades Dengue Educação Infantil, Projeto Dengue Educação Infantil, Atividades Sobre A Dengue, Atividades Para Crianças De 3 Anos, Atividades Para Pre Escola, Atividades Para Educação Infantil, Atividades Pedagogicas, Atividades Escolares, Estagio Pedagogia


Segue outra opção de máscara no link abaixo:


12/05/2020 - TERÇA-FEIRA


Brincar de caixa tátil:  Precisará de uma caixa de papelão, depois fazer uma abertura onde a criança colocará as mãos e pelo tato deverá adivinhar qual objeto está dentro da caixa, os objetos devem ser conhecido da criança ex: copo, colher, bichinho de pelúcia, caneta...
Segue link abaixo:


Caixa Tátil em Eva Brinquedos em EVA Melhores Brinquedos ...

13/05/2020 - QUARTA-FEIRA


Leitura do encarte da turma da Monica sobre prevenção a dengue no link abaixo:






Vamos brincar de agente da saúde contra a dengue: A criança será um agente muito atento e fiscalizará sua casa e quintal para verificar se tem focos do mosquito ou recipientes com água parada. Caso tenha notificará os responsáveis.


14/05/2020 - QUINTA-FEIRA


Vamos brincar de karaokê!
Essa atividade é para a família toda, primeiro buscar um microfone, caso não tenha um, improvise! Pode ser uma escova de cabelo ou uma caixa de pasta de dente, use a imaginação. Depois reúna as pessoas da sua casa para a brincadeira, cantará uma pessoa de cada vez e só vale cantigas infantis. Ex: o sapo não lava o pé, borboletinha, jacaré na beira da lagoa... Não se esqueça de bater palmas para o cantor no final de cada cantiga.


15/05/2020 - SEXTA-FEIRA



História: BIBI - Coronavirus explicado pra crianças: Por que devemos ficar em casa?


Conversar sobre o porquê continuamos em casa e a importância desse isolamento.

Sugestão de atividade: Utilizar folha e giz de cera, vamos fazer um lindo desenho livre!



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Maternal C

Vídeo
Zum Zum Zum – O mosquito está mirando,cuidado!!!


PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Assista o vídeo com seu filho e ensine a importância da prevenção de um jeito divertido!!

MOMENTO 02: Confeccionar um fantoche do mosquito da dengue seguido o modelo, e brincar com a criança.



JARDIM I 

11/05/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Música: “O mundo de Pati e Pote



 Campanha de combate à Dengue, Zika e Chikungunya”

 Com o acompanhamento de um adulto, a criança ouve a canção. Após ouvir, dar uma volta pela residência e quintal para verificar se há criadouro do mosquito. 



Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A

Zum Zum Zum – O mosquito está mirando, cuidado!!! MOMENTO 1: Assista o vídeo com sua criança e ensine a importância da prevenção de um jeito divertido!! MOMENTO 2: Confeccionar um fantoche do mosquito da dengue de acordo com a imaginação da família, e brincar com a criança. 
https://www.youtube.com/watch?v=5VQxl85iB

Jardim I G


Zum Zum Zum – O mosquito está mirando, cuidado!!! MOMENTO 1: Assista o vídeo com sua criança e ensine a importância da prevenção de um jeito divertido!! MOMENTO 2: Confeccionar um fantoche do mosquito da dengue de acordo com a imaginação da família, e brincar com a criança. 

https://www.youtube.com/watch?v=5VQxl85iBHs


12/05/2020 - TERÇA-FEIRA

Em uma folha, fazer o desenho do mosquito Aedes Aegypti, de acordo com a sua imaginação.

13/05/2020 - QUARTA-FEIRA

Com a ajuda do adulto, pesquise em revistas ou jornais e recorte, monte e cole em uma folha as letras que formam a palavra DENGUE. 

Explorar a palavra, respondendo para o adulto:

 - Qual a primeira letra da palavra dengue?

 - Qual a última letra da palavra dengue?

 - Quantas letras há na palavra dengue? 



14/05/2020 - QUINTA-FEIRA



Com a participação de um adulto, ouvir a canção: “Xô Dengue”, depois observar quantas vezes aparece a palavra dengue. Registre a quantidade utilizando palitos ou outros objetos em um papel. 


https://www.youtube.com/watch?v=wgkIq05psK4

Atividade para aluno da Educação Especial

Jardim I A
Pesquisando e procurando o Aedes
 MOMENTO 1 : Colocar várias tampinhas dentro de uma bacia com água.
 MOMENTO 2: Conversar com a criança como se dá o surgimento do Aedes, auxiliar a criança e com as mãos pegar cada tampinha que representa o mosquito. Fazer a contagem para a criança ouvir:

Jardim I G
Pesquisando e procurando o Aedes

 MOMENTO 1 : Colocar várias tampinhas dentro de uma bacia com água. 

MOMENTO 2 : Conversar com a criança como é o surgimento do Aedes, auxiliar a criança e com as mãos pegar cada tampinha que representa o mosquito. Fazer a contagem para a criança ouvir: 


15/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Na companhia de um adulto, assistir o vídeo: “Quintal da cultura Dengue”, depois dramatizar a história. 


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


JARDIM I A

Vídeo
Zum Zum Zum – O mosquito está mirando,cuidado!!!


PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Assista o vídeo com seu filho e ensine a importância da prevenção de um jeito divertido!!

MOMENTO 02: Confeccionar um fantoche do mosquito da dengue seguido o modelo, e brincar com a criança.




JARDIM I B e C

TEMA DA ATIVIDADE: Detetives contra a Dengue


PERCURSO DA ATIVIDADE:


MOMENTO 02: A criança será o detetive e junto com a família sairão com sacos de lixo, sacolinhas em volta da casa. Verificar se existe lixo e caso encontrem recolher nos sacos de lixo/sacolinhas.

MOMENTO 3: Em uma folha desenhe o que recolheram durante ação de detetive, a atividade poderá ser registrada com fotos também.




AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade através de fotos.

JARDIM I G

TEMA DA ATIVIDADE: GUARDAR TUDO NO POTE

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 1: Os pais devem providenciar um pote com boca larga, uma colher grande ou pá de areia, bolas de algodão ou outros objetos como pedrinhas e uma bacia pequena.

MOMENTO 2: Colocar as bolinhas de algodão na bacia e mostrar para o aluno o movimento que deve ser feito. Com a colher transferir da bacia para o pote todas as bolinhas de algodão.

MOMENTO 3: Os pais poderão auxiliar o aluno segurando na mão dele e fazendo o movimento junto com ele.

MOMENTO 4: É importante que esse momento seja prazeroso, para isso é necessário estimular a criança para que a atividade seja uma brincadeira gostosa.



INTERAGINDO: Devolver no retorno das aulas para a professora de educação especial em forma de foto ou relato assinado pela família. 


JARDIM II 

11/05/2020 - SEGUNDA-FEIRA


Acesse o link abaixo - Quintal Cultura – XÔ Mosquito!


Depois de assistir o vídeo converse com sua família o que já sabe sobre os locais que o mosquito Aedes aegypti pode ser encontrado. 

Quais doenças esse mosquito pode transmitir?

Agora vamos brincar de caça ao mosquito? Você pode se caracterizar de detetive se quiser. Procure na sua casa e ou condomínio possíveis focos de criadouros do mosquito.



12/05/2020 - TERÇA-FEIRA

Acesse o link abaixo - Construção Alfabeto móvel em casa:



A criança construirá junto com a família o alfabeto móvel como mostra o vídeo acima.

Proposta de atividade:

1 – Coloque as letras dentro de uma caixa. Ligue uma música e brinque com a família de passar a caixa de mão em mão. Quando a música parar, quem estiver com a caixa pega uma letra e fala o nome da letra ou uma palavra que começa com ela.



 Jardim II A
ATIVIDADE PARA ALUNO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Família, em uma folha escreva o nome da criança em letra de forma. Recorte pedaços de papel e oriente a criança a colar sobre o nome.

13/05/2020 - QUARTA-FEIRA

Acesse o link abaixo. Parlenda: 1, 2 feijão com arroz.


Assista o vídeo da parlenda e tente memorizar brincando com sua família.

Proposta de atividade:

1- Construir com a família fichas  com números de 1 a 20 e depois cartelas com números variados até 20 (veja foto).



 2- Agora vamos brincar com toda família: Bingo dos números:


Coloque as fichas dentro de um saquinho, sortear um número. Ao ouvir o número sorteado, procurá-lo na sua cartela. Boa diversão!


ATIVIDADE PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Assistir ao link: Pescaria com garrafa pet.

https://www.instagram.com/tv/B-aVqK2lsgu/?igshid=ezufln69my5

Agora siga as instruções da primeira atividade. Aproveite as dicas do vídeo, a criança vai gostar.


14/05/2020 - QUINTA-FEIRA

Acesse o link -  Atividade Tênis de bexiga:



Assista o vídeo e construa junto com a família um divertido jogo de tênis de bexiga.

Proposta de atividade:

Faça um concurso para ver quem consegue bater mais vezes na bola sem deixa-la cair.

15/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Acesse o link – História: A folha que queria ser um barquinho.


Proposta de atividade:

Família construir um barquinho com a criança e explorar as diversas formas que podem surgir. Depois de brincar com seu barquinho, aproveite também para cantar. 

Assista o vídeo – Barquinho de papel.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM II A


TEMA DA ATIVIDADE: Detetives contra a Dengue


PERCURSO DA ATIVIDADE:


MOMENTO 02: A criança será o detetive e junto com a família sairão com sacos de lixo, sacolinhas em volta da casa. Verificar se existe lixo e caso encontrem recolher nos sacos de lixo/sacolinhas.

MOMENTO 3: Em uma folha desenhe o que recolheram durante ação de detetive, a atividade poderá ser registrada com fotos também.





AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade através de fotos.

JARDIM II C e D

TEMA DA ATIVIDADE: ALIMENTOS

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 1: Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=NwNlUZNcsl4 para escutar a história “Eu nunca comerei tomates”

MOMENTO 2: Nessa história, a personagem Lola, não come muitos tipos de alimentos. Conte, quantos alimentos ela não come. Em seguida, numa folha, desenhe ou cole imagens desses alimentos e marque o número que você acabou de contar.

MOMENTO 3: Converse com os moradores da casa sobre quais alimentos cada um de vocês gostam e não gostam e façam juntos essas duas listas. Deixe-a exposta em algum lugar na cozinha (como na porta do armário ou geladeira) e se desafiem, a cada vez que tiver algum alimento desses servido nas refeições de casa, experimentarem o que não gostam. Cada vez que experimentar algo novo, relate para um familiar escrever como foi essa experiência e guarde para contar no retorno das aulas.

MOMENTO 4: Com alimentos que estiver disponível em casa (frutas, legumes, grãos, massas), montem um rosto divertido (mas sem estragar os alimentos).  Pode ser com os alimentos cru ou já cozidos no prato, onde você possa comer em seguida. Use criatividade e divirta-se.

MOMENTO 5: Em seguida, desenhe numa folha como ficou o rosto que você fez e marque com ajuda quais alimentos utilizou nessa construção.




INTERAGINDO: Devolver no retorno das aulas para a professora de educação especial em forma de foto ou relato assinado pela família, junto com os registros já realizados durante a atividade.


TEMA DA ATIVIDADE: ATIVIDADE: O GRANDE RABANETE


PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 1: Acesse o link:  https://www.youtube.com/watch?v=M0edWXB6b9Y  para assistir a história “O Grade Rabanete”.

MOMENTO 2: Nessa história, a personagem Lola, não come muitos tipos de alimentos. Conte, quantos alimentos ela não come. Em seguida, numa folha, desenhe ou cole imagens desses alimentos e marque o número que você acabou de contar.


MOMENTO 3: Nessa história, o vovô planta um Rabanete. Ele fica tão grande que mesmo com muita ajuda, fica difícil tirá-lo de baixo da terra. Conte, quantos personagens foram necessários para conseguir tirar o grande rabanete. Marque o número que você contou numa folha e desenhe os personagens que você contou na mesma folha.

MOMENTO 4: O rabanete cresce embaixo da terra. Pesquisa com seus familiares, quais outros alimentos, também crescem embaixo da terra como o rabanete. Será que você tem algum desses alimentos na sua casa?

MOMENTO 5: Faça um desenho do alimento encontrado.

MOMENTO 6: Assim como o vovô plantou o rabanete, você irá plantar um feijão. Coloque dois grãos de feijão dentro de um copinho, ou potinho embrulhado num pedaço de algodão e molhe com um pouco de água. Deixe-o num local fresco, mas próximo da sombra. Verifique todos os dias se precisa de água, mas não molhe demais.

 MOMENTO 7: Cada vez que crescer uma parte nova no seu feijão, você irá desenhar essa parte, sempre usando a mesma folha. Faça isso até que o feijão já esteja grande.

AUTOAVALIAÇÃO: O desenho é importante para que possa comparar como foi seu processo de crescimento.


INTERAGINDO: Guarde esse registro para levar no retorno das aulas e assim contar sobre essa experiência.


OLÁ CRIANÇADA...DEPOIS DE ALGUNS DIAS EM CASA CONTINUAREMOS COM AS NOSSAS ATIVIDADES
04/05/2020 A 08/05/2020


Dia das mães | Garatuja de Ideias


BERÇÁRIOS

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

COMO FAZER

INGREDIENTES

01 PACOTE DE SAGU
SUCO DE BETERRABA

MODO DE FAZER


Cozinhar o sagu de preferencia um dia antes para esfriar, e colocar um pouco de suco de beterraba para dar colorido. Sugerimos que a atividade seja desenvolvida dentro de uma piscininha ou banheira plástica ou ate mesmo um plástico para forrar o chão. Deixe seu bebe só de fraldas e colocar o sagu em potes e deixe o bebe sentir as bolinhas, brincar livremente. Ele poderá até comer, visto que e feito com corante natural.

Veja a atividade no link abaixo ↓: 



Atividade sensorial com bebê - Hora da Meleca - YouTube



OUÇA E CANTE!




VAMOS PROCURAR O MOSQUITO DA DENGUE?


VISANDO PROPORCIONAR  SEGURANÇA AO SEU (SUA) BEBÊ, QUE TAL INCENTIVA-LO(A) A SAIR EM BUSCA DO MOSQUITO DA DENGUE?


PARA COMEÇAR OUÇAM JUNTOS (VÁRIAS VEZES) A MÚSICA SAI MOSQUITO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO LINK ABAIXO:



MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C

04/05/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Música: Dengue 

OUVIR A MÚSICA DO LINK ABAIXO


05/05/2020 - TERÇA-FEIRA

Relembrar a música da dengue e conversar sobre a importância de conhecer as formas de contágio, prevenção e tratamento. 

06/05/2020 - QUARTA-FEIRA
Confeccionar o mosquito da dengue.
Modo de Fazer
Com os papéis que você tem em casa, confeccione um círculo grande e três pequenos, o círculo grande você irá dobrar ao meio e será o corpo do mosquito. Um dos círculos pequenos será a cabeça e os outros dois deverão ser dobrados ao meio e serão as asas. O ferrão do mosquito você pode fazer um triângulo e as patas quatro retângulos. Segue o modelo abaixo:

Pin de Aline Luiza em valores em 2020 | Projeto dengue educação ...


07/05/2020 - QUINTA-FEIRA

Leitura
Realizar a leitura do livro – Ester a estrelinha viajante que consta no link abaixo: 


08/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Cartão do Dia das Mães
Baseado no livro, Ester a estrelinha viajante, mamãe e filhos, desenhar e pintar uma estrela para confeccionar um cartão para o dia das mães.
Desenhos Animados Pouca Estrela Ilustração do Vetor - Ilustração ...

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Maternal C


Vídeo:Mãe de todos os tipos - Varal de Histórias




TEMA DA ATIVIDADE: Dia das mães.

PERCURSO DA ATIVIDADE:
MOMENTO 01: Organize um espaço com antecedência onde aa criança possa ficar bem acomodada e ter boa visualização para assistir o vídeo.
MOMENTO 02: Assistir juntamente com a criança estimulando-a a cantar acompanhando a música com gestos e expressões.
AUTOAVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade através de fotos no retorno às aulas para professora de Educação Especial.




JARDIM I 



04/05/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Escrever a palavra DENGUE em uma folha e pintar na cor vermelha as letras que se repetem com ajuda de um adulto. Em seguida conte quantas letras tem a palavra DENGUE e escreva o número na folha. 


Atividades para os alunos da Educação Especial
Jardim I A
Pintura carimbo das mãos Após cantar a música para a criança, montar um cartaz sobre a prevenção e cuida-dos coma Dengue: Vamos dar uma mãozinha nos cuidados com a Dengue!


05/05/2020 - TERÇA-FEIRA

Música: DENGUE (Paródia da Ciranda, cirandinha); um adulto cantará para a criança memorizar a canção afim de aprender de forma lúdica alguns meios de prevenção contra o AEDES. (segue letra da música)


Vilmar Mignoni (vilmarmignoni) no Pinterest
06/05/2020 - QUARTA-FEIRA


Confecção do quebra-cabeça com a figura do mosquito Aedes Aegypti, desenhar, pintar o desenho e com a ajuda do adulto recortar as peças e colar em papel duro. Esperar secar e brincar de montar. Segue um exemplo abaixo:

Dengue

07/05/2020 - QUINTA-FEIRA

Mãe: em um sulfite representar na forma de desenho à pessoa que cuida de você com muito amor e carinho e fazer um cartão para presenteá-la. 


Atividades para os alunos da Educação Especial


Jardim I A

Pintura carimbo dos dedinhos com diferentes cores de tinta

 Fazer um cartão para a mamãe e montar uma flor com a pintura dos dedos. Utilizar cor diferente para cada dedo para montar a pétala.

Sugestão de leitura, livro: “MÃENHÊ” (autor: ILAN BRENMAN), 


https://youtu.be/7mQO4YJmVpU

08/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Fazer um convite (oral) para sua mãe, e chamá-la para dançar, mas antes procure um lugar com espaço na sua casa para movimentar o corpo no ritmo da música de sua escolha.


Sugestão de leitura, livro: “MÃENHÊ”
 (autor: ILAN BRENMAN)
LINK ABAIXO:






ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM I A



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Maternal C


Vídeo:Mãe de todos os tipos - Varal de Histórias




TEMA DA ATIVIDADE: Dia das mães.

PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Organize um espaço com antecedência onde aa criança possa ficar bem acomodada e ter boa visualização para assistir o vídeo.

MOMENTO 02: Assistir juntamente com a criança estimulando-a a cantar acompanhando a música com gestos e expressões.

AUTOAVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade através de fotos no retorno às aulas para professora de Educação Especial.




Jardim B e C


Vídeo:História narrada- Onde está minha Mãe?


TEMA DA ATIVIDADE: Dia das mães.


PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: Organize um espaço com antecedência onde a criança possa ficar bem acomodada e ter boa visualização para assistir o vídeo com a história narrada “Onde está minha Mãe?”

MOMENTO 02: Pedir à criança para relatar ou desenhar a parte que mais gostou da história.

AVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial.







JARDIM I G

ENCAIXE COM MACARRÃO 

MOMENTO 01: De acordo com a imagem produzir, utilizando os materiais disponíveis em casa, suporte de encaixe para macarrões. 
MOMENTO 02: Encaixar os macarrões de tamanho grande em cada palito. Apresentar o material para o aluno, fazendo junto com ele, se for necessário segure a mão dele para juntos fazerem o movimento. 
MOMENTO 03: Permitir que o aluno explore o material em diversas oportunidades, explorando as peças. 

AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material. 

INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação Especial no retorno as aulas.

ATIVIDADE COM MACARRÃO - COORDENAÇÃO MOTORA FINA - YouTube ...






JARDIM II 

04/05/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Assista ao link abaixo da Campanha de combate à febre amarela, Dengue,Zika e Chikungunia



Converse com seus familiares sobre os meios de prevenção das doenças do mosquito. Família pegue um recipiente e coloque farinha de trigo, deixe bem uniforme e peça para a criança escrever com o dedo a palavra DENGUE na farinha. Depois pergunte para a criança quantas letras tem a palavra DENGUE? E qual é a primeira e a última letra? Exercite seu nome também na farinha.

05/05/2020 - TERÇA-FEIRA

Assistir ao link abaixo


 História: Se as Coisas Fossem Mães 

Família converse com a criança sobre as características físicas da mamãe. Em uma folha represente sua mamãe através de desenho.


06/05/2020 - QUARTA-FEIRA

Assista ao link abaixo


05 atividades de coordenação motora grossa.


Família escolha uma atividade e realize com a criança. Se puder poderá realizar todas, pois são ótimas para desenvolver a coordenação motora grossa.

Família converse sobre a profissão da mamãe, os gostos e suas preferências, seu papel na sociedade (não esqueça, valorize essa pessoa tão importante em nossas vidas).

 Vamos imitar a mamãe? Peça para a criança imitar a forma de falar, andar e gesticular da mamãe.


07/05/2020 - QUINTA-FEIRA

Assista ao link abaixo

Um jeito diferente de brincar de amarelinha



Convide a mamãe para brincar de amarelinha. Essa é diferente ela vai gostar

08/05/2020 - SEXTA-FEIRA

Família pegue revista velha ou jornal e risque um círculo, use a borda de um copo como referência de tamanho. Deixe que a criança recorte o círculo que você riscou. Ajude-a dobrar o círculo ao meio. Unir uma ponta para formar uma flor. Pegue um papel e deixe a criança colar a flor e quando estiver seca ela fará o cabo da flor. Escreva a palavra MÃE e peça para que a criança copie no papel que colou a flor. 












ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM II C e D

QUANTOS TEM?


PERCURSO DA ATIVIDADE:

MOMENTO 01: recorte os numerais da última folha.

MOMENTO 02: conte cada sequência de desenhos e cole o numeral correspondente na folha.

MOMENTO 03: Coloque a data na folha e cole no caderno.

AUTOAVALIAÇÃO: Após a realização das atividades os pais devem proporcionar situações de contagem para os alunos. Pedindo por exemplo para contar os brinquedos, talheres, etc.

INTERAGINDO: As atividades prontas deverão ser datas e entregues para as professora da Educação Especial

AS ATIVIDADES SERÃO ENCAMINHADAS NO E-MAIL PESSOAL DOS RESPONSÁVEIS DOS REFERIDOS ALUNOS (JDII C e D).




OLÁ CRIANÇADA...SEGUEM MAIS ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM CASA
27/04/2020 A 30/04/2020
Brincando com caixas de papelão – Baby I – Escola Interação


BERÇÁRIOS

BRINCADEIRAS COM CAIXA DE PAPELÃO E EMBALAGENS

- Colocar a criança sentada no tapete e apoiar aquelas que ainda não sentam sozinhas. Oferecer diversas embalagens: latas de leite, caixas de papel pequenas, embalagens plásticas diversas. E estimular a criança a tocar, arrastar e empilhar. Preparar uma caixa com aberturas para a criança encaixar os objetos pequenos, como os seus próprios brinquedos. Sempre com o auxilio de um adulto. Esta proposta poderá ser feita duas vezes na semana.


- Espalhar as caixas pela sala, e deixar a criança explorar, entrando e saindo. As crianças que ainda não conseguem fazer esse movimento deverão ser orientadas por um adulto.


- Abrir uma caixa de papelão dos dois lados e incentivar a criança a atravessar engatinhando de um lado para o outro.

Por que, para a criança, a caixa do presente é mais interessante ...



MINIGRUPO E MATERNAIS A, B e C

27/04/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Vídeo: “Dentinho” - História infantil sobre higiene bucal

https://www.youtube.com/watch?v=Zo475Pxef0w

 Vídeo: Ratinho escovando os dentes 

https://www.youtube.com/watch?v=ViT6V7xN-zk

Conversar sobre a importância da higiene bucal, e atitudes de higiene tais como: escovar os dentes após as refeições, ao acordar, antes de dormir e passar fio dental. 

28/04/2020 - TERÇA-FEIRA

Relembrar a história do dentinho e conversar sobre alimentos que são “amigos dos dentes e inimigos dos dentes”, conforme exemplos nos links abaixo.

https://atividadesbercariomaternal.com.br/ensinar-escovar-osdentes/daded488d069ed817e0e322feb825e4f/

https://br.pinterest.com/pin/782641241480026690/

29/04/2020 - QUARTA-FEIRA

Confeccionar um dente feliz e um dente triste utilizando papel ou outro material que tiver disponível, e depois, desenhar ou procurar em jornais e revistas alimentos saudáveis para o dente feliz e alimentos não saudáveis para o dente triste. Conforme modelo do link abaixo: 

https://i.pinimg.com/originals/d7/84/20/d78420262409db17c45831008df23385.jpg


30/04/2020 - QUINTA-FEIRA

Vídeo educativo sobre escovação, após assistirem juntos treinar a escovação. A criança pode brincar de escovação imaginária com bonecas e bichos de pelúcia. Conforme modelo do link abaixo:

https://youtu.be/54KqWGAQQHo


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Maternal C

Brincadeira na hora do banho 

OBJETIVOS: Estimular a linguagem nomeando as partes do corpo; reconhecer e nomear as partes do corpo; cuidar da higiene pessoal.

 PERCURSO DA ATIVIDADE


 MOMENTO 01: Explicar a importância de tomar banho e estar sempre limpo. 

MOMENTO 02: Pedir para a criança lavar cada parte do corpo, estimulando para que a criança nomeie cada parte corpo (Exemplo: cabeça, olhos, boca, nariz, orelhas). 

MOMENTO 03: Pra finalizar a atividade sugiro assetearem o vídeo :A Onça Felinda - Banho Bom (Música Infantil).

AUTOAVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial.

Fonte: Site Nova Escola 



JARDIM I 

27/04/2020 - SEGUNDA-FEIRA

Brincadeira MÍMICA DA HIGIENE

Realizar a brincadeira de mímica explorando ações de higiene pessoal e da casa como: tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes, pentear os cabelos, cortar as unhas, lavar louça, limpar chão e etc.

Adaptação da atividade para aluno de Inclusão do jardim I G

Utilizando objetos de higiene (como o pente, escova de dente) e embalagens dos produtos utilizados na higiene pessoal, e assim realizar a demonstração com a criança mostrando a utilidade, necessidade e importância destas ações.

28/04/2020 - TERÇA-FEIRA

Crie com sua criança, o adulto escrevendo, em uma folha uma lista de ações de higiene pessoal abordadas na brincadeira do dia anterior, não esqueça de enumerar sua lista.


29/04/2020 - QUARTA-FEIRA

Ouvir a história infantil sobre a dengue “UM REINO SEM A DENGUE”; conversar com a criança sobre a importância de ações preventivas a doença. Segue abaixo link da história.

https://www.youtube.com/watch?v=4iIBUaYYjvI&t=2s

Adaptação da atividade para aluno de Inclusão do jardim I G

Assistir o vídeo da história sobre a dengue com a criança.



30/04/2020 - QUINTA-FEIRA


Criança deverá recontar a história UM REINO SEM DENGUE e realizar um registro de desenho da mesma.


Adaptação da atividade para aluno de Inclusão do jardim I G

Oferecer papel e giz de cera apropriados para que a criança realize um desenho livre.




ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM I A

Brincadeira na hora do banho 

OBJETIVOS: Estimular a linguagem nomeando as partes do corpo; reconhecer e nomear as partes do corpo; cuidar da higiene pessoal.

 PERCURSO DA ATIVIDADE


 MOMENTO 01: Explicar a importância de tomar banho e estar sempre limpo. 

MOMENTO 02: Pedir para a criança lavar cada parte do corpo, estimulando para que a criança nomeie cada parte corpo (Exemplo: cabeça, olhos, boca, nariz, orelhas). 

MOMENTO 03: Pra finalizar a atividade sugiro assetearem o vídeo :A Onça Felinda - Banho Bom (Música Infantil).

AUTOAVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial.

Fonte: Site Nova Escola 

JARDIM I B e C

Banho nas bonecas

OBJETIVOS: Estimular os cuidados com o corpo e a imaginação através do lúdico. 

PERCURSO DA ATIVIDADE


MOMENTO 01: Organizem juntos os materiais que serão utilizados na brincadeira (bacia, boneca, sabonete e toalha). 

MOMENTO 02: Convide a criança para dar o banho em alguma área externa da casa, onde possa brincar sem preocupação. 

MOMENTO 03: O adulto pode se oferecer para brincar junto com a criança, contribuindo com a ampliação do seu repertório na brincadeira (Por exemplo, finja que você, acidentalmente, deixou cair xampu nos olhos da boneca e peça a ajuda de alguma criança próxima para limpar, comentando que esse é um cuidado que sempre devemos ter na hora do banho).

AUTOAVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade através de fotos no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 

Fonte: Site Nova Escola; Onça Felinda: https://www.facebook.com/FelindaOFICIAL



JARDIM I G

ABRIR E FECHAR AS TAMPAS DE ROSCA

OBJETIVOS: Desenvolver a coordenação motora fina, trabalhar toda a musculatura da mão ao fazer o giro, ter a percepção de força.


PERCURSO DA ATIVIDADE


MOMENTO 01: Os pais retirar a placa confeccionada pela professora de Educação Especial na escola. 

MOMENTO 02: Apresentar o material para o aluno, permitindo o tato e mostrando através na sensação tátil a função do mesmo; 

MOMENTO 03: Permitir que o aluno explore o material em diversas oportunidades, explorando as peças.

 AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material.

 INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação Especial no retorno as aulas.






JARDIM II 

27/04/2020 - SEGUNDA-FEIRA

História: E o dente ainda doía – Autora Ana terra, segue abaixo o link da história.

 https://youtu.be/rzj_dcYaosM 

Depois de conversar com a família sobre a história realizar as propostas de atividades. 
A família irá construir cartões com números de 1 a 10 e cartões com desenhos.


 1 - Organize os números de 1 a 10;  (CONFORME FOTOS ABAIXO)

2 - Relacione o número com a quantidade correspondente; (CONFORME FOTOS ABAIXO)

 3 – Variação de atividade ainda usando os cartões. 

Brinque com sua família de JOGO DA MEMÓRIA usando os cartões relacionando número/quantidade; 

4 – Registre na folha os números de 1 a 10 e os desenhos correspondente aos números.





28/04/2020 - TERÇA-FEIRA

Juca Machuca no dentista (link abaixo)
 Varal de Histórias contada por Juçara Batichoti/ Higiene dos dentes



Converse com sua família o que você já sabe sobre os cuidados com os dentes.

 Proposta de atividade: 

 Família - Coloque dentro da caixa ou saquinho de tecido objetos ou produtos de higiene. A criança irá tocar os objetos e tentar adivinhar. Depois de realizar a brincadeira desenhe os que usamos para fazer a higiene dos dentes. 



29/04/2020 - QUARTA-FEIRA

Assista ao link abaixo


Conte aos seus familiares o que você aprendeu com o vídeo. Desenhe os cuidados que temos que ter para nos prevenir contra o mosquito da Dengue.


30/04/2020 - QUINTA-FEIRA


Assista ao link abaixo



Imite os animais que você mais gostou.
 Quantos foram?




ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

JARDIM II A

Banho nas bonecas

OBJETIVOS: Estimular os cuidados com o corpo e a imaginação através do lúdico. 

PERCURSO DA ATIVIDADE


MOMENTO 01: Organizem juntos os materiais que serão utilizados na brincadeira (bacia, boneca, sabonete e toalha). 

MOMENTO 02: Convide a criança para dar o banho em alguma área externa da casa, onde possa brincar sem preocupação. 

MOMENTO 03: O adulto pode se oferecer para brincar junto com a criança, contribuindo com a ampliação do seu repertório na brincadeira (Por exemplo, finja que você, acidentalmente, deixou cair xampu nos olhos da boneca e peça a ajuda de alguma criança próxima para limpar, comentando que esse é um cuidado que sempre devemos ter na hora do banho).

AUTOAVALIAÇÃO: Os pais deverão levar o registro da atividade através de fotos no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 

Fonte: Site Nova Escola; Onça Felinda: https://www.facebook.com/FelindaOFICIAL

JARDIM II C e D

NÚMERO x QUANTIDADE

OBJETIVOS: Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as respectivas quantidades 


PERCURSO DA ATIVIDADE

 MOMENTO 01: utilize a tabela de numerais para ler a sequência numérica e estudar. 

MOMENTO 02: conte cada sequência de desenhos e responda na folha. 

MOMENTO 03: Coloque a data na folha e cole no caderno. 

AUTOAVALIAÇÃO: Após a realização das atividades os pais devem proporcionar situações de contagem para os alunos. Pedindo por exemplo para contar os brinquedos, talheres, etc. 

INTERAGINDO: As atividades prontas deverão ser datadas e entregues para as professoras de Educação Especial no retorno as aulas

AS ATIVIDADES SERÃO ENCAMINHADAS NO E-MAIL PESSOAL DOS RESPONSÁVEIS DOS REFERIDOS ALUNOS (JDII C e D).


VOGAIS

OBJETIVOS: Fixar as vogais é uma estratégia que agrega as principais necessidades do processo de aprendizagem. Ajuda a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização.

PERCURSO DA ATIVIDADE

MOMENTO 01: Apresente para as crianças as vogais e pronuncie-as claramente. 

MOMENTO 02: Mencionem nomes de objetos, pessoas e lugares que comecem com cada uma das vogais.

MOMENTO 03: Recorte as figuras, misture todas e peça para a criança relacionar a palavra à vogal inicial.

MOMENTO 04: Colar as figuras no quadro da vogal correspondente.

AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material.

INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação Especial no retorno as aulas. 

AS ATIVIDADES SERÃO ENCAMINHADAS NO E-MAIL PESSOAL DOS RESPONSÁVEIS DOS REFERIDOS ALUNOS (JDII C e D).




OLÁ CRIANÇADA... TEREMOS UMA ATIVIDADE PARA CADA DIA DESSA SEMANA
22/04/2020 a 24/04/2020





BERÇÁRIOS/ MINIGRUPO/ MATERNAIS
Ilustração representando uma criança cuidando de sua higiene ...

22/04/2020 - QUARTA-FEIRA


LEITURA: "BIBI TOMA BANHO"


Conversar sobre a história, a importância da higiene pessoal e de tomar banho todos os dias, pedir para a criança nomear as partes do corpo


CLICAR NO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO A LEITURA


https://pt.slideshare.net/thiaraaraujo7/bibi-toma-banho


23/04/2020 - QUINTA-FEIRA


Vamos relembrar a leitura do livro “Bibi toma banho”, pedir para a criança recontar a história com suas palavras. Vamos dar banho em bonecos (pode ser urso de pelúcia ou qualquer outro brinquedo), o responsável e a criança deverá organizar a atividade utilizando uma bacia, água, sabão e toalha para secar.


 24/04/2020 - SEXTA-FEIRA






Brincar com bolinhas de sabão.


Bolinhas de sabão feitas em casa

É claro que o que é bom acaba depressa e no que toca ao sabão necessário para fazer estas “bolinhas mágicas”, as crianças devoram-no num instante e ele não dura nada! Por isso mesmo, saiba que não necessita de comprar recargas, pode simplesmente confeccionar o seu próprio sabão para bolinhas em casa – basta juntar água com sabão da loiça, sabão de mãos ou gel de banho, numa proporção de três partes de água, para uma parte de sabão. Quanto mais tempo esta mistura estiver de repouso, melhor sairão as bolinhas de sabão, por isso, no mínimo, prepare-a sempre na véspera. Para conseguir bolinhas de sabão verdadeiramente infalíveis, adicione um pouco de glicerina a esta solução.

Utensílios originais para bolinhas originais

Esta dica é especialmente indicada para quem brincar com as bolinhas de sabão em casa, ou seja, na varanda ou no jardim, uma vez que são utilizados utensílios do dia-a-dia para tornar esta atividade ainda mais criativa, ainda mais engraçada! Faça a mistura do “sabão mágico” num recipiente de grandes dimensões – caso de uma bacia ou balde – e reúna o seguinte material: espátulas com buracos, um funil, raladores, coadores, moldes de bolachas, redes, elásticos, mata moscas… no fundo, qualquer objeto que tenha furos e que não seja perigoso para as crianças. Viva as bolinhas de sabão!



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Maternal C

 OBJETIVOS: Perceber as diferenças das características físicas. 
TEMA DA ATIVIDADE: Autoconhecimento


MOMENTO 01: Os pais deverão providenciar uma caixa com espelho.
MOMENTO 02: Os pais deverão propor uma brincadeira onde a criança olha o que tem dentro da caixa.
MOMENTO 03: A criança explorará as expressões faciais a partir da sua imagem refletida no espelho. 
AUTOAVALIAÇÃO: Os alunos deverão levar fotos da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 


JARDIM I
22/04/2020 - QUARTA-FEIRA

                            Leitura “Joca Porquinho e Neco Urubu em o Banho”

Recontar a história e ilustrar com o desenho.

CLICAR NO LINK ABAIXO PARA TER ACESSO A LEITURA


JARDIM I
23/04/2020 - QUINTA-FEIRA

Realizar o banho imaginário, utilizando boneca(o), bichos de pelúcia, acessórios e embalagens recicláveis.



JARDIM I

24/04/2020 - SEXTA-FEIRA



Para realizar a atividade abaixo, utilize o link do dia 22/04/2020.

Quantificar e registrar o numeral correspondente à:

 1-Quantos personagens há na história do dia 22/04?

 2- Quantas embalagens você utilizou durante o banho imaginário?

3- Quantos brinquedos você utilizou durante a brincadeira?



ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL



                                    JARDIM I A, B e C

TEMA DA ATIVIDADE: Autoconhecimento

 OBJETIVOS: Perceber as diferenças das características físicas. 


MOMENTO 01: Os pais deverão providenciar uma caixa com espelho.
MOMENTO 02: Os pais deverão propor uma brincadeira onde a criança olha o que tem dentro da caixa.
MOMENTO 03: A criança explorará as expressões faciais a partir da sua imagem refletida no espelho. 
AUTOAVALIAÇÃO: Os alunos deverão levar fotos da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 

JARDIM I B

TEMA DA ATIVIDADE: Desafio com água. 
OBJETIVOS: Transferir água de um recipiente para o outro.
MOMENTO 01: Coloque a esponja dentro de água e apertar / soltar algumas vezes até a esponja estar cheia de água. 
MOMENTO 02: Transfira a esponja para o recipiente vazio e aperte várias vezes para libertar a água.
 MOMENTO 03: Repita o processo até o recipiente inicial estar vazio Coloque um pouco de água num dos recipientes e deixe o outro vazio. 
AUTOAVALIAÇÃO: Os alunos deverão levar registro da atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial. 
Fonte: And Next comes L 




TEMA DA ATIVIDADE: “ENCAIXE”
 OBJETIVOS: Desenvolver a percepção visomotora.
MOMENTO 01: De acordo com a imagem produzir, utilizando os materiais disponíveis em casa, suporte de encaixe para macarrões.  
MOMENTO 02: Encaixar os macarrões de tamanho grande em cada palito. Apresentar o material para o aluno, fazendo junto com ele, se for necessário segure a mão dele para juntos fazerem o movimento.
MOMENTO 03: Permitir que o aluno explore o material em diversas oportunidades, explorando as peças.
AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material.
INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação Especial no retorno as aulas.


   













 JARDIM II 



22/04/2020 - QUARTA-FEIRA

Assista ao desenho do link abaixo, e faça em sua casa um banho imaginário mostrando como vocês aprenderam bem, depois faça um desenho mostrando como foi seu banho. Não se esqueça de por seu nome para entregar quando voltarmos. 

www.youtube.com/watch?v=EnzS35xpqao



23/04/2020 - QUINTA-FEIRA

Recorte de revistas ou jornais letras para formar as palavras abaixo e cole-as em uma folha.

SABONETE

XAMPU

ESCOVA

PENTE 





24/04/2020 - SEXTA-FEIRA

Após assistir ao desenho do link abaixo, recorte de jornais de mercado produtos que usamos para nos lavar e cole em uma folha separada para entregar quando voltarmos, não esqueça de colocar o seu nome na folha.

www.youtube.com/watch?v=SesdKLnm57Q


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Jardim II A

TEMA DA ATIVIDADE: Nome próprio
 OBJETIVOS: Cobrir o nome com papéis picados. 


MOMENTO 01: Escreva numa folha o nome do seu filho ou outra palavra que queira trabalhar com ele. 
MOMENTO 02: Cortar pequenos papéis e vá colando sobre a linha da palavra desenhada até cobrir o nome por completo.
 AUTOAVALIAÇÃO: Os alunos deverão levar a atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial.
Fonte: Fonte: Fun a Day __________________________________________________



TEMA DA ATIVIDADE: Agrupamento de objetos 
OBJETIVOS: Classificar e quantificar objetos de cores iguais e circulá-los.

 MOMENTO 01: Os pais deverão pegar objetos de cores iguais (brinquedos, lápis, botões, tampas.) MOMENTO 02: Os pais deverão colocar os objetos no papel (primeiro um objeto, depois dois objetos, depois três objetos) 
MOMENTO 03: Os pais deverão auxiliar a circular os objetos utilizando lápis.
 AUTOAVALIAÇÃO: Os alunos deverão levar a atividade no retorno às aulas para professora de Educação Especial.
 Fonte: www.neurosaber.com.br _______________________________________






JARDIM II C e D


TEMA DA ATIVIDADE: BOLICHE
OBJETIVOS: Estimular a contagem ordenada, sequência, identificação de números e cores, conceito de adição, noção de espaço e direção, noção Visomotora.
MOMENTO 01: 6 garrafas Pet do mesmo tamanho, colocar em cada garrafa um numeral, sendo de 1 a 6. O numeral de ser feito cada um de uma cor e tamanho que seja possível enxergar de longe. Pode ser feito em uma folha e fixado na garrafa com fita adesiva.
Caso tenha a possibilidade, pode colorir as garrafas, colocando um pouco de tinta guache ou corante com água dentro de cada garrafa, feche bem a garrafa. Faça isso com uma cor em cada garrafa, elas ficarão mais atrativas para a brincadeira.
MOMENTO 02: Permitir que o aluno explore o material em diversas oportunidades, explorando as peças.
MOMENTO 03: colocar as garrafas enfileiradas a uma distancia para que ela lance a bola.
MOMENTO 04: ao jogar a bola, deverá contar quantas garrafas caíram e quais números haviam nelas. Pode-se também pedir que fale o nome da cor das garrafas que caíram.
AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material.
INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação 
Especial.

Como fazer boliche de garrafa pet - Tempojunto | Aproveitando cada ...


TEMA DA ATIVIDADE: VOGAIS
OBJETIVOS: Fixar as vogais é uma estratégia que agrega as principais necessidades do processo de aprendizagem. Ajuda a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização.
MOMENTO 01: Apresente para as crianças as vogais e pronuncie-as claramente.
MOMENTO 02: Mencionem nomes de objetos, pessoas e lugares que comecem com cada uma das vogais.
MOMENTO 03: Ligar as vogais
AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material.
INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação Especial no retorno as aulas.



TEMA DA ATIVIDADE: HIGIENE

OBJETIVOS: Conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

MOMENTO 01: recortar os objetos de higiene, conversar sobre a função e importância de cada um.

MOMENTO 02: Permitir que o aluno explore o material em diversas oportunidades, explorando todas as partes.
MOMENTO 03: colar cada objeto de higiene na figura correspondente
.
AUTOAVALIAÇÃO: Durante a utilização do material os pais devem observar a autonomia do aluno diante do material, conversar sobre a importância da higiene pessoal de cada um.

INTERAGINDO: A atividade deverá ser fotografada e entregue para a professora de Educação Especial no retorno as aulas.
BIBLIOGRAFIA: site – depoisdoautismo@gmail.com






             
                                                  






BRINCANDO COM MASSINHA - BERÇÁRIOS - MINIGRUPO - MATERNAIS


Olá pessoal, ☺

Segue abaixo a receita da massinha de modelar:

  • 2 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 copo de sal
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de óleo
  • corante comestível ou guache

Modo de preparo:
  • Pegue uma tigela grande adicione a farinha de trigo e o sal, misture bem. Em seguida adicione o copo de água e vai misturando, se ficar seco pode adicionar mais 1/2 copo de água.
  •  Adicione o óleo e misture novamente com ajuda das mãos até achar o ponto de massinha.
  • Dividir a massa em três partes, fazer três bolinhas e no meio de cada colocar o corante e/ou guache, amassar novamente até encontrar a cor desejada.



Fonte: Google Imagens

Brincar livremente, criando formas com as massinhas de modelar. ❤



LISTA DE PALAVRAS – JARDINS I e II


Continuação da atividade postada no Facebook da escola




  
Retomar a classificação de embalagens de produtos usados em sua higiene pessoal e da sua casa, e a partir dela junto com a criança ir formando uma lista de palavras (a mamãe escreve), de todos estes produtos usados. Pode registrar em uma folha e guardar para entregar para a professora posteriormente, com o nome da criança e a data.