O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI Profª Rosimar Bertão Gomes


JARDIM II A,B,C













JARDIM I A,B,C,D,E,F





MATERNAL A,B,C,




MINI-GRUPO A













EDUCAÇÃO INCLUSIVA  AEE


SEMANA DE 27/07 À 31/07






JARDIM II A, B, C 

Professoras: Kelly/ Mariana/ Priscila
  
SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
  
TEMA: MEIO AMBIENTE

PREZADA FAMÍLIA,

SABEMOS QUE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É IMPORTANTE PARA NOSSA SOBREVIVÊNCIA E COM TODAS AS TRANSFORMAÇÕES QUE ELE VEM SOFRENDO É IMPORTANTE PERCEBER QUE AS NOSSAS AÇÕES PODEM AJUDÁ-LO OU ACABAR COM ELE.
O QUE FAZEMOS COM O NOSSO LIXO, COMO UTILIZAMOS A ÁGUA, ENTRE OUTRAS ATITUDES, PODEM TRANSFORMAR NOSSO MUNDO EM UM LUGAR MELHOR.

SEGUEM ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE ESSA SEMANA. CONTAMOS COM O APOIO DE VOCÊS!

ATIVIDADE 1- O MUNDINHO


PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  CADERNO ESCOLAR DA CRIANÇA;
-  LÁPIS, BORRACHA, APONTADOR, CANETINHA, LÁPIS DE COR, ENTRE OUTROS.

  O MUNDINHO VIVIA EM PERFEITA HARMONIA, COM MUITOS PEIXES E MUITAS CORES. MAS O HOMEM FEZ MUITAS TRANSFORMAÇÕES NELE, O QUE FEZ O MUNDINHO FICAR TRISTE. O HOMEM VENDO TODA AQUELA TRISTEZA, RESOLVEU FAZER O MUNDINHO SORRIR NOVAMENTE.

VAMOS DESCOBRIR COMO ELE FEZ ISSO?

          ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:


                                                       https://www.youtube.com/watch?v=fCaf5dRb_8U
                                          
  
A FAMÍLIA TAMBÉM PODE LER COM A CRIANÇA:
             


                                        https://pt.slideshare.net/Pedritah/o-mundinho-93091766


COMO VOCÊ PODE TER VISTO, O MUDINHO FICA FELIZ E EM PERFEITA HARMONIA, COM MUITAS CORES E MENOS POLUIÇÃO, CHEIO DE ANIMAIS, PEIXES E RIOS.

     QUE TAL FAZER UM DESENHO BEM BONITO COM TODAS AS COISAS QUE DEIXAM O MUNDINHO FELIZ?

                                                                                                                                                      
FAÇA O DESENHO NO CADERNO E UTILIZE OS MATERIAIS ESCOLARES ENVIADOS. PODE SER CANETINHA OU LÁPIS DE COR. TAMBÉM PODE UTILIZAR OUTROS MATERIAIS QUE TIVER EM CASA.
USE A CRIATIVIDADE! NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR FOTOS E NOS ENVIAR NO GRUPO DO WHATSAPP DA SALA DE SEU (A) FILHO (A). 
  
(DIA/HORA DA VISITA NAS PÁGINAS: 14/07/2020 ÀS 09h50min)

ATIVIDADE 2- REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.



PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  CADERNO ESCOLAR DA CRIANÇA;
-  LÁPIS, BORRACHA, APONTADOR, CANETINHA, LÁPIS DE COR;
-  TESOURA;
-  COLA;
-  REVISTAS/ JORNAIS/ PANFLETOS.

SEPARAR O LIXO E DESCARTAR O ÓLEO DE COZINHA EM LUGAR ADEQUADO, AJUDA O NOSSO MUNDO A SER UM LUGAR MELHOR.
VAMOS TODOS COM A TURMA DA MÔNICA, MELHORAR O MUNDO!

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:




APRENDEMOS COISAS IMPORTANTES HOJE!
AGORA, JUNTO COM A FAMÍLIA, VOCÊ VAI DESENHAR 4 LIXEIRAS E PINTÁ-LAS (COM LÁPIS DE COR OU CANETINHA), DE ACORDO COM O EXEMPLO ABAIXO:

EM SEGUIDA, PROCURE EM REVISTAS, JORNAIS E/OU PANFLETOS FIGURAS DE OBJETOS/ LIXO QUE PODEM SER DESCARTADOS NAS LIXEIRAS QUE A CRIANÇA DESENHOU E PINTOU. RECORTE ESSAS FIGURAS E DEPOIS COLE-AS ABAIXO DA LIXEIRA QUE CORRESPONDE A CADA UMA DELAS.
VEJA O EXEMPLO ABAIXO:


















ATENÇÃO: SE NÃO FOR POSSÍVEL A PESQUISA EM REVISTAS, JORNAIS OU PANFLETOS A CRIANÇA PODE DESENHAR AS IMAGENS DOS OBJETOS.



(DIA/HORA DA VISITA NAS PÁGINAS: 14/07/2020 ÀS 11h32min)

ATIVIDADE 3- VAMOS BRINCAR DE RECICLAGEM!



AGORA QUE JÁ SABEMOS COMO CUIDAR DO NOSSO MUNDINHO, VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA UMA ATITUDE QUE O AJUDE A FICAR MAIS SAUDÁVEL.


PARA ISSO, VAMOS PRECISAR DE QUATRO CAIXAS DE PAPELÃO, TINTA GUACHE E PINCEL. PINTE CADA CAIXA DE UMA COR: AZUL, VERMELHO, VERDE E AMARELO.



AGORA PODEMOS BRINCAR!



TODA A FAMÍLIA PODE BRINCAR, ESPALHE DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E DEIXE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA RESPONSÁVEL POR UMA OU MAIS LIXEIRAS. JOGUE O LIXO NA LIXEIRA CERTA. QUEM TERMINAR PRIMEIRO GANHA.

ATENÇÃO FAMÍLIA: ESSA PRÁTICA PODE SER MANTIDA NA ROTINA DA CASA, NÃO SÓ NO MOMENTO DA BRINCADEIRA.
AS CAIXAS PODEM SER ENCONTRADAS EM MERCADOS DO BAIRRO.


 (DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 15/07/2020 ÀS 10h24min)

ATIVIDADES 4 E 5- REUTILIZANDO PARA UM MUNDO MELHOR



FAMÍLIA,

SABEMOS QUE VIVEMOS NUMA SOCIEDADE ONDE O CONSUMISMO É MUITO VALORIZADO E QUE UTILIZA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA AFLORAR NAS CRIANÇAS A NECESSIDADE DESSE CONSUMO. TAMBÉM SABEMOS OS ALTOS VALORES FINANCEIROS QUE OS BRINQUEDOS E JOGOS INFANTIS POSSUEM.

NAS ATIVIDADES ANTERIORES ENTENDEMOS QUE O CONSUMO EXCESSIVO E DESCARTE INCORRETO DO LIXO PODEM ACARRETAR PROBLEMAS AO MEIO AMBIENTE.  ENTÃO QUE TAL COMEÇARMOS A CRIAR OS BRINQUEDOS DE NOSSOS FILHOS?
ALÉM DE COLABORARMOS COM O MEIO AMBIENTE, REDUZIREMOS NOSSOS GASTOS FINANCEIROS E MANTEREMOS NOSSAS CRIANÇAS DISTRAÍDAS NESSE MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL.


PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  TESOURA;
-  COLA;
-  TINTA GUACHE, PINCEL, CANETINHA;
-  MATERIAIS DIVERSOS, COMO GARRAFA PET, PAPELÃO, PLÁSTICOS EM GERAL, LATA DE LEITE, EMBALAGENS DIVERSAS, ENTRE OUTROS;
-  MATERIAIS DIVERSOS QUE A FAMÍLIA TEM EM CASA.


AGORA É HORA DE TODA A FAMÍLIA PRODUZIR JOGOS E BRINQUEDOS COM OS OBJETOS QUE SERIAM JOGADOS NO LIXO. USE A CRIATIVIDADE DA CRIANÇA!
ABAIXO ESTÃO ALGUNS EXEMPLOS PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, MAS O INTERESSANTE É QUE CADA FAMÍLIA TRAGA UMA NOVA IDEIA:









DEPOIS DE TERMINADO O BRINQUEDO, DEIXE A CRIANÇA BRINCAR PARA QUE PERCEBA O QUÃO VALIOSA PODE SER A REUTILIZAÇÃO DOS OBJETOS QUE SERIAM JOGADOS NO LIXO.
A CRIANÇA DEVE ENTENDER QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DA COMPRA DE BRINQUEDOS E JOGOS CAROS, POIS O PRAZER DO BRINCAR PODE ESTAR NO MATERIAL QUE UTILIZAMOS NO NOSSO COTIDIANO.

REFLITA SOBRE ISSO COM O (A) SEU (A) FILHO (A).

REGISTRE POR MEIO DE FOTOS OU VÍDEOS O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO BRINQUEDO E DEPOIS DE PRONTO, REGISTRE A CRIANÇA BRINCANDO. ENCAMINHE AS IMAGENS AO WHATSSAPP DA PROFESSORA DE SEU (A) FILHO (A).




CONCLUÍMOS ESSA SEMANA COM A IMAGEM ABAIXO PARA QUE SIRVA DE REFLEXÃO PARA TODOS NÓS, O MUNDO ESTÁ NAS MÃOS DE NOSSAS CRIANÇAS:

 (DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 19/07/2020 ÀS 10h52min) 




JARDIM I A,B,C,D,E,F
 Professoras: Aline/Eliara/Giselda/Simone/Silvane/Teresa

SEMANA DE 20/07 A 24/07
QUERIDA FAMÍLIA NESSA SEMANA IREMOS TRABALHAR SOBRE O MEIO AMBIENTE, BUSCANDO DESPERTAR A CONCIENCIA DAS CRIANÇAS NA PRESERVAÇAO DO PLANETA, E DE SEUS RECURSOS NATURAIS.


Atividade 1
Turma da Monica -
Em seguida, converse sobre a importância dos rios e mares, como mantê-los limpos, e onde devemos jogar o lixo.
A-  Desenhe um rio limpo;

B-  Faça um peixinho carimbando a mão da criança; (pinte com guache a mão, carimbe na folha espere secar e desenhe o olho e a boca do peixe)






Atividade 2
Hora da Escrita: escreva a palavra peixe em letra de forma, o adulto soletrando pra criança as letras, depois conte quantas letras tem e escreva o número na frente.
A- Pegue alguns grãos de feijão e conte e cole embaixo das letras;

B- Agora vamos procurar mais cinco(5), animais em revistas e colar embaixo da escrita.


P  E  I  X E  5
                                          Ο O O О О


Atividade 3
Hoje vamos fazer uma atividade com sucata, mostrando como podemos reciclar;

Brinquedo telefone sem fio – pegue dois potes de Danone fure no fundo e amarre um pedaço de barbante, pode pintar os potinhos com guache, para ficar mais bonito, depois e só brincar.


Atividade 4

Assistam o vídeo: Seu Lobato – da Galinha Pintadinha
Hoje e dia de Brincadeira;
A- Você vai precisar de um bolinha pequena ou se não tiver uma batata,
B- Escreva o nome de seis animais que a criança saiba imitar o som como na música do seu Lobato,
C- Pode ser duas ou mais pessoas sentem em roda, ou um de frente pro outro, coloque os nomes dos animais no meio da roda, vai passando a bolinha e cantando batata quente, quando falar queimou, tem que escolher um animal e imita-lo.

A brincadeira e uma variação da brincadeira batata quente com imitação de animais. 





Atividade 5



Hoje e dia de artes, vamos fazer uma pintura espelhada:
A- Você vai precisar de uma folha sulfite, guache, e um rolinho de dentro do papel higiênico;
B- Dobre a folha no meio e abra novamente, coloque três pingos grandes de tinta uma em baixo da outra, feche a folha de novo e passe a mão pra espalhar a tinta, abra com cuidado e deixe secar;

C- Depois que estiver seco, recorte em volta da pintura e cole o rolinho no meio, pronto uma linda Borboleta feita de pintura espelhada.








Fonte de Consultas:    
                                                                  https://www.youtube.com/watch?v=3r4cadv1Cmw&list=PLD59BzuAvwtkmW-4rMDiY3B8L-fmncVZi





ATIVIDADES MATERNAL A, B, C
Professoras: Nely, Marlene, Mariza

Educadoras: Eda, Shirley, Leny, Márcia, Nilcéia, Cláudia, Ariadne, Iraci





Olá pais ou responsáveis!
É fundamental que a consciência ambiental seja desenvolvida desde a infância. Por isso especialmente para essa semana preparamos atividades a partir do tema:
Meio Ambiente   


Esperamos que tenham uma ótima semana, cheia de aprendizados.

Objetivos para essa semana:
·         Incentivar os cuidados com o meio ambiente;
·         Possibilitar diálogo para compreensão e valorização do meio ambiente;
·         Vivenciar diferentes experiências que permitam, através dos sentidos, a compreensão dos elementos e fenômeno da natureza;
·         Participar de situações de contação de histórias;
·         Desenvolver a capacidade de se expressar através de diferentes linguagens, possibilitando interação entre os pares e adultos e ampliando o conhecimento do mundo por meio das artes plásticas e gráficas, da música, do desenho, do teatro e da dança;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
·         Explorar diferentes desafios;
·         Ampliar o conhecimento de mundo;
·         Manusear, explorar, e utilizar materiais diversos;
·         Envolver números em diferentes usos e funções.



Atividade 1
História:
O Meio Ambiente
Disponível em PDF (copie o link abaixo abra uma nova página e cole, assim você terá acesso a história). 

Converse com a criança e pergunte o que ela sabe sobre o meio ambiente, complete as informações de acordo com a história.
Em seguida apresente o vídeo a seguir:




Agora vamos pôr em prática o aprendizado. Faça o plantio da semente de feijão com sua criança, vá acompanhando diariamente o crescimento e na última atividade dessa semana teremos um complemento dessa primeira atividade.


Atividade 2
Assista ao vídeo abaixo:





Converse com a criança sobre como podemos ajudar a salvar o planeta?
Se possível registre a resposta por meio de escrita ou vídeo.    

Atividade 3
·       Leitura da História da história:
A Doença da Terra
·       Para leitura da história acesse o link abaixo:



·       Peça a criança que faça um desenho sobre a história. Não esqueça de guardar o registro e se possível tire uma foto bem bonita.

Atividade 4
·       Música
*Nem Tudo o que Sobra é Lixo.




·       Aproveite as dicas do vídeo e crie algum objeto com material reciclável.
 
Atividade 5

·       Hoje é dia de registrar como está seu feijão, o registro pode ser por foto, vídeo e ou desenho.
·       Compartilhe com seus coleguinhas e com sua professora.


E por essa semana, nossas atividades propostas acabam por aqui.
Mas vocês responsáveis continuem explorando atividades no dia-a-dia, estimulando o desenvolvimento da criança.

Até mais! 

MINI-GRUPO A
Educadores: Luiza, Silvanir, Helena, Diego


Tema da semana: Meio Ambiente
Senhores Pais, esta semana vamos falar de Meio Ambiente, ajudar nossos pequenos a entender que desde de muito cedo é preciso aprender a cuidar do meio em que vivemos e cuidar do nosso planeta.

ATIVIDADE 1- HISTÓRIA DO MUNDINHO.
Agora vamos assistir o Vídeo desta história


Converse com sua criança pergunte se gostou doa história, peça que desenhe do jeito dela o que entendeu da história.


Esta atividade é para mostrar para a criança como as plantas nascem. A importância da água para a sobrevivência das espécies vivas do nosso planeta.
Vamos precisar de dois vasos pode ser feito com garrafas pet cortadas ou pote de danone, terra vegetal e sementes de alpiste.
Peça para criança colocar terra no vaso, em seguida coloque as sementes de alpiste e um pouquinho de água.


Converse com sua criança pergunte se gostou doa história, peça que desenhe do jeito dela o que entendeu da história.

Esta atividade é para mostrar para a criança como as plantas nascem. A importância da água para a sobrevivência das espécies vivas do nosso planeta.
Vamos precisar de dois vasos pode ser feito com garrafas pet cortadas ou pote de danone, terra vegetal e sementes de alpiste.

Peça para criança colocar terra no vaso, em seguida coloque as sementes de alpiste e um pouquinho de água.


ATIVIDADE 4- PLANTIO DE ALPISTE


Antes de observar os vasos de alpiste, vamos assistir a história da Ruth Rocha:



Agora  que você já assistiu a história vamos observar os vasos de alpiste .
Como esta hoje?
Os vasos estão iguais?
Peça para a crianças fazer o desenho do que observou.
Registre por foto a atividade.


ATIVIDADE 5- PLANTIO DE ALPISTE
Como está os vasos de alpiste hoje?

O alpiste que não está recebendo água, está crescendo igual o que está recebendo água?

Registre por meio de desenho como esta os dois vasos de alpiste.
Registre também por foto.

Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão). 
Professor/AEE: Cynthia Ap. Mingoto





JARDIM II A, B,C
 Professoras: Mariana/Priscila/ Kelly

SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PREZADA FAMÍLIA,

NESSA SEMANA VAMOS DAR CONTINUIDADE AO TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. CONTAMOS COM O APOIO DE VOCÊS!

ATIVIDADE 1 CORES E SABORES!

DURANTE A QUARENTENA CHARLOTTE NÃO PARA DE PESQUISAR SOBRE O CORONAVÍRUS! ELA SEMPRE QUER ESTAR BEM INFORMADA E LEVA PARA TODA A SUA TURMA AVISOS IMPORTANTES NESTE MOMENTO QUE PEDE MUITA ATENÇÃO E CUIDADO. NESTE EPISÓDIO CHARLOTTE DÁ DICAS DE BOA ALIMENTAÇÃO QUE REFORÇA A IMUNIDADE DO NOSSO CORPO. VAMOS DESCOBRIR QUE ALIMENTOS GOSTOSOS AJUDAM AS NOSSAS DEFESAS?


ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:



VOCÊS VIRAM A DICA MAIS IMPORTANTE DA CHARLOTTE? QUE O NOSSO PRATO DEVE SER BEM COLORIDO? POIS É! UMA DIETA COLORIDA TEM MAIS CHANCES DE SER EQUILIBRADA E MAIS SAUDÁVEL!
         ENTÃO VAMOS PARA A NOSSA ATIVIDADE!
QUE TAL MONTAR UM PRATO BEM DIVERTIDO COM ALIMENTOS BEM COLORIDOS QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA GOSTAM DE COMER? USEM A CRIATIVIDADE E MONTEM UM PRATO DELICIOSO! NÃO SE ESQUEÇAM DE TIRAR FOTOS E NOS ENVIAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP!

            VEJAM ALGUNS EXEMPLOS:






      AGORA É A HORA DO REGISTRO!

                        O PRATO DIVERTIDO QUE VOCÊ MONTOU, AGORA VAI SER REGISTRADO EM FORMA DE DESENHO NO SEU CADERNO! VOCÊ DEVERÁ DESENHAR O PRATO E TALHERES AO LADO E DENTRO DESENHAR OS ALIMENTOS QUE VOCÊ USOU E SABOREOU!
EXEMPLO:


ACESSO NO DIA 06/07/20 AS 17h00min

ATIVIDADE 2 OS ALIMENTOS E SUAS CORES!


DIRETO DA NATUREZA, FRUTAS E HORTALIÇAS TORNAM A VIDA MAIS SAUDÁVEL E GOSTOSA. ATRAVÉS DE UMA MELODIA DOCE E DELICIOSA, VENHA COM O BITA, A LILA, O DAN E O TITO PLANTAR, COLHER E SABOREAR!


SABENDO QUE NA NATUREZA PODEMOS ENCONTRAR DIVERSOS ALIMENTOS DE TODAS AS FORMAS E CORES, VAMOS MONTAR UM QUADRO NO CADERNO E SEPARAR OS ALIMENTOS POR CORES! VOCÊ PODERÁ USAR OS PANFLETOS DE MERCADOS OU RETIRAR AS FIGURAS DE REVISTAS!

VEJA O EXEMPLO A SEGUIR!

OS ALIMENTOS E SUAS CORES

VERMELHO







AMARELO









VERDE

ROXOS 

ACESSO ÀS 17h35min NO DIA 06/07/20

ATIVIDADE 3 - ALFABETO DOS ALIMENTOS


         SEU FILHO FAZ GUERRA PARA COMER? É DAQUELES QUE SEPARAM OS VERDINHOS DO PRATO? COM ESSE VÍDEO DA PALAVRA CANTADA, VAMOS AJUDAR VOCÊ A CONVENCER SEU PEQUENO A COMER DIREITINHO!



AGORA É HORA DA ATIVIDADE!


        A CRIANÇA VAI PRECISAR DA AJUDA DE UM FAMILIAR PARA AUXILIÁ-LA NA ESCRITA DAS PALAVRAS. FAÇAM UMA LISTA COM NOMES DE ALIMENTOS INICIADOS PELAS LETRAS DO ALFABETO E NA FRENTE FAÇA O DESENHO DO ALIMENTO OU UTILIZE RECORTES DE REVISTAS OU PANFLETOS DE MERCADO. UTILIZE O CADERNO E FAÇA COMO NO MODELO ABAIXO:






ACESSO ÀS 18h09min NO DIA 06/07/20



ATIVIDADE 4 – FAZENDO ARTE!

          AGORA VOCÊ É O ARTISTA!
        VOCÊ VAI FAZER A RELEITURA DE UMA DAS OBRAS DE ROMERO BRITTO, UM ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO.
        RELEITURA SIGNIFICA REPRODUZIR O QUE VOCÊ ENTENDEU DA OBRA, FAZENDO ALGO NOVO, MAS COM BASE NA OBRA ORIGINAL.
        CONHEÇA UM POUQUINHO SOBRE A VIDA DESSE ARTISTA BRASILEIRO, ASSISTINDO AO VÍDEO ABAIXO:


https://www.youtube.com/watch?v=zcLlv2OH7xw


AGORA É HORA DA ATIVIDADE!

            PARA ESSA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA FOLHA, TINTA GUACHE E PINCEL. (UTILIZE AQUELE QUE FOI NO SEU MATERIAL ESCOLAR)

         OBSERVE A OBRA ABAIXO E FAÇA A SUA RELEITURA EM UMA FOLHA, COMO NO EXEMPLO ABAIXO. CAPRICHE E NOS ENVIE FOTOS!


RELEITURA DA OBRA DE ROMERO BRITTO



















NOME:                               DATA:___/07/2020



REFERÊNCIA: https://br.pinterest.com/rs024353/romero-britto-frutas/ (ACESSO 07/07/20 ÀS 13h40min)

ATIVIDADE 5 – BRINCANDO E APRENDENDO NA COZINHA!


NESTE MOMENTO DE PANDEMIA, AS FAMÍLIAS ESTÃO PERMANECENDO MAIS TEMPO JUNTAS E COM ISSO AS CRIANÇAS PODEM SABOREAR AS DELÍCIAS QUE A FAMÍLIA FAZ!
LEVE A CRIANÇA PARA A COZINHA E MOSTRE AS FRUTAS, OS LEGUMES, GRÃOS... DEIXE-A PEGAR OS ALIMENTOS, SENTIR O AROMA E O SABOR. NESSE MOMENTO, INCENTIVE SEU FILHO OU SUA FILHA A EXPERIMENTAREM NOVOS ALIMENTOS!
ESTAMOS MUITO ANSIOSOS PARA VER AS FOTOS DA SUA CRIANÇA PREPARANDO A RECEITA JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA!
APROVEITEM TAMBÉM E REGISTREM NO CADERNO, OS INGREDIENTES E A QUANTIDADE QUE VOCÊS USARAM. PODE SER FEITO EM FORMA DE DESENHO, ESCRITA E COLAGEM DE FIGURAS.

VEJA O EXEMPLO A SEGUIR, DE COMO DEVE SER FEITO O REGISTRO NO CADERNO. (*ESSA RECEITA É SÓ UM EXEMPLO! NÓS QUEREMOS UMA RECEITA EXCLUSIVA DA FAMÍLIA!)


ACESSO ÀS 14h20min NO DIA 07/07/20

JARDIM I A, B,C,D,E ,F


(Professoras Eliara/Giselda/Simone/Silvane/Teresa/Aline

SEMANA DE 13/07 A 17/07

PREZADA FAMÍLIA!!
NESSA SEMANA CONTINUAREMOS A  TRABALHAR O TEMA  ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO POR ALIMENTOS DIFERENTES QUE MUITAS VEZES POR NÃO CONHECER FAZEM JULGAMENTO E NÃO QUEREM EXPERIMENTAR, E TAMBÉM CONHECER A ORIGEM DE DETERMINADOS ALIMENTOS.

ATIVIDADE 1

*HORA DA HISTÓRIA:
   JUNTO A FAMÍLIA, NUM AMBIENTE ACONCHEGANTE, VOCÊS IRÃO OUVIR A HISTÓRIA: “A  CESTA  DA DONA MARICOTA” DA AUTORA TATIANA BELINK, NA VOZ DA NOSSA QUERIDA PROFESSORA ELIARA.

https://youtu.be/WxLHLO3TK10?t=3



*HORA DA CONVERSA:
O QUE ACHOU DA HISTÓRIA?
♥ COMENTE COM SEU FAMILIAR O QUE APRENDEU COM ESSA HISTÓRIA?
♥E E O QUE TINHA DENTRO DA CESTA DA DONA MARICOTA?

*VAMOS REGISTRAR:
PEGUE SEU CADERNO, OU SULFITE PARA REGISTRO DA ATIVIDADE:
1-    ESCREVA SEU NOME E DATA
2-    O ADULTO IRÁ ESCREVER O NOME DA HISTÓRIA.
3-    E VOCÊ FARÁ UMA LINDA ILUSTRAÇÃO.

4-    OU SE PREFERIR  PODE UTILIZAR DE OUTROS RECURSOS, E CONFECCIONAR UMA LINDA CESTA, COMO NO MODELO ABAIXO
ATIVIDADE PRÁTICA
     COM A AJUDA DE UM ADULTO, VOCÊ PODE EXPLORAR OS ALIMENTOS QUE APARECERAM NA CESTA, VERIFIQUE SEU TAMANHO, TEXTURA, PESO,FIQUE A VONTADE PARA EXPERIMENTAR OU FAZER ALGUMA RECEITA COM UM DELES.
 REGISTRE ESSE MOMENTO COM FOTOS E ENVIE PARA A PROFESSORA NO WHATSAPP.

ATIVIDADE 2
VAMOS OUVIR UMA MÚSICA
ACESSE O LINK:   https://youtu.be/UfdT8IcASTw

*ATIVIDADE PRÁTICA

DAREMOS  CONTINUIDADE A HISTÓRIA DA “DONA MARICOTA”
 VAMOS REGISTRAR:
1-   UTILIZE FOLHA DE SULFITE, CADERNO OU CARTOLINA
2-   USANDO IMAGENS, RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS, FAÇA UM CARTAZ CONTENDO OS LEGUMES, FRUTAS E VERDURAS QUE TINHA DENTRO DA CESTA DA DONA MARICOTA, PODE FAZER IGUAL O MODELO ABAIXO:


           ATIVIDADE 3

   HOJE IREMOS ASSISTIR A UM VÍDEO QUE FALA UM POUQUINHO SOBRE ALGUMAS FRUTAS

*HORA DA CONVERSA:
GOSTOU DO VÍDEO?
VOCÊ CONHECE TODAS AS FRUTAS QUE ELE FALOU?
QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONSUMIRMOS FRUTAS

*VAMOS REGISTRAR:
1-UTILIZE SEU CADERNO OU FOLHA DE SULFITE
2-PEÇA A UM ADULTO QUE FAÇA UMA LISTA COM NOME DAS  FRUTAS QUE APARECERAM NO VIDEO.
1-    EM SEGUIDA VOCÊ IRÁ CIRCULAR COM LÁPIS DE COR OU CANETINHA TODAS AS VOGAIS. ( A,E,I,O,U)

*AULA PRÁTICA
QUE TAL SE FIZESSE JUNTO COM A FAMÍLIA UMA DELICIOSA SALADA DE FRUTAS? ALÉM DE DELICIOSA É MUITO NUTRITIVA E FAZ MUITO BEM A SAÚDE

       

NÃO SE ESQUEÇA DE TIRAR FOTOS E ENVIAR PARA A PROFESSORA!

         ATIVIDADE 4
HOJE IREMOS OUVIR UMA MÚSICA, MUITO ANIMADA E BEM LEGAL.
                 
*HORA DA CONVERSA:
         ♥ O QUE ACHOU DA MÚSICA?
            ♥QUAL TIPO DE COMIDA VOCÊ CONSIDERA BOA?
♥E QUAL SEU ALIMENTO FAVORITO?

*VAMOS REGISTRAR:
1-   USANDO CADERNO OU FOLHA DE SULFITE
2-   SEGUINDO O MODELO ABAIXO DESENHE OU SE PREFERIR COLE GRÃOS DE ALIMENTOS( ARROZ, FEIJÃO, MILHO) DENTRO DO PRATO,COLOCANDO APENAS O QUE MAIS GOSTA DE COMER
*AULA PRÁTICA
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE VÁRIOS ALIMENTOS SAUDÁVEIS E QUE FAZEM BEM A SAÚDE, AJUDE A MAMÃE A PREPARAR UMA REFEIÇÃO BEM SABOROSA. E NÃO ESQUEÇA DE  MANDAR UMA FOTO BEM BONITA PARA A PROFESSORA.

ATIVIDADE 5
*HORA DA HISTÓRIA
ACESSE O LINK ABAIXO PARA OUVIR A NOSSA HISTÓRIA CANTADA DE HOJE:

*VAMOS REGISTRAR
  MUITO BEM AGORA VAMOS FAZER O REGISTRO DO QUE APRENDEMOS COM O VÍDEO:
   NO SEU CADERNO OU FOLHA DE SULFITE, FAÇA UM LINDO POMAR, PODE USAR TINTA GUACHE PARA FICAR AINDA MAIS BONITO NOSSO DESENHO.

       * AULA PRÁTICA
  O QUE ACHAM DE PLANTARMOS FEIJÕES? ISSO MESMO!, E PARA ISSO VAMOS PRECISAR:
   
    
       *1 COPO PLÁSTICO DESCARTÁVEL
         * ALGODÃO
         * GRÃOS DE FEIJÃO
          *ÁGUA
    
     NO LINK ABAIXO TEM O PASSO A PASSO DE COMO FAZER.: https://youtu.be/EWVuQHmoC1M





FONTE DE CONSULTA :





MATERNAl“A”, “B”,“C”
 Professoras: Mariza, Nely, Marlene.
Educadoras: Shirley, Eda, Leni, Marcia, Nilceia, Ariadne, Iraci e Claudia.
                      

SEMANA DE 13/07 a 17/07/2020
TEMA: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”

   Durante esta semana optamos por acrescentar o tema “Artes”, proporcionando um melhor aproveitamento do tema, introduzindo um pouco de conhecimento da nossa artista “Tarsila do Amaral”, que tem uma história artística maravilhosa, a ser explorada e valorizada dentro da educação, em todos os níveis, desde o berçário, propiciando o desenvolvendo da sensibilidade artística, o manuseio de objetos de arte, a criatividade, e tantas outras habilidades; e porque não o “APRENDER A VIDA COM UM OLHAR DE SENSIBILIDADE ARTÍSTICA”.


ATIVIDADE1-COM ARTE TAMBÉM APRENDEMOS SOBRE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”.

1- OUVINDO UM POUCO DE “HISTÓRIA DA ARTE”.
TARSILA E O PAPAGAIO JUVENAL.

 2 - ASSISTA AO VÍDEO COM A LEITURA DA HISTÓRIA NO LINK
 
3 - CONVERSE COM O SEU FILHO SOBRE O CONTEÚDO DA HISTÓRIA.
QUAIS AS FRUTAS QUE APARECEM NA HISTÓRIA?
FALE JUNTO COM ELE O NOME DE CADA FRUTA.
PERGUNTE A COR DE CADA FRUTA PINTADA.
QUAIS DELAS A CRIANÇA JÁ EXPERIMENTOU?
QUAL FRUTA A CRIANÇA MAIS GOSTA?

4 - NO FINAL DO VÍDEO TEM ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A ARTISTA E UMA PINTURA DO RETRATO DA ARTISTA, COMENTE COM O SEU FILHO ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ELA, NOME, ONDE NASCEU E OUTRAS INFORMAÇÕES QUE CONSIDERAR RELEVANTES PARA O CONHECIMENTO DA ARTISTA.

5 - O NOME DA OBRA NO FINAL DO LIVRO É; “O VENDEDOR DE FRUTAS”.

6 – O QUE VOCÊ ACHOU DA PINTURA?
QUAIS AS CORES UTILIZADAS?
QUAL O NOME DAS FRUTAS?
O QUE MAIS APARECE NA PINTURA ALÉM DAS FRUTAS?

                                  https://newtrade.com.br/wp-content/uploads/2019/06/o-vendedor-de-frutas-750x430.jpg    

                
ATIVIDADE 2- SALADA DE FRUTAS.

1 – AS FRUTAS SÃO ALIMENTOS MUITO GOSTOSOS, E FAZEM MUITO BEM PARA A SAÚDE, DEVEMOS COMER PELO MENOS DUAS FRUTAS POR DIA, PARA TER UM CORPO MAIS SAUDÁVEL.

2 – ESCOLHA ALGUMAS FRUTAS QUE VOCÊ TEM NA SUA CASA, (QUANTAS E QUAIS DESEJAREM), PEÇA PAR O SEU/SUA FILHA AJUDAR NA ESCOLHA.

3– DIGA PARA ELE/A QUE; VOCES VÃO FAZER UMA RECEITA DE SALADA DE FRUTAS, E QUE PARA ISSO VOCÊS VÃO PRECISAR DE ALGUNS INGREDIENTES.

SUGESTÃO DE RECEITA
SALADA DE FRUTAS SIMPLES
1/2 MAMÃO PICADINHO
1/2 MELÃO PICADINHO
1 MAÇÃ GRANDE COM CASCA PICADINHA
2 BANANAS EM RODELAS E DEPOIS CORTADAS AO MEIO
SUCO DE 3 LARANJAS

MODO DE FAZER
 - MISTURE TODAS AS FRUTAS COM O SUCO DE LARANJA (EXCETO A BANANA).
 - COLOQUE A BANANA APENAS NA HORA DE SERVIR A SALADA, POIS ELA ESTRAGA FACILMENTE, COMPROMETENDO TODO O GOSTO DA SALADA.
 - SE DESEJAR ACRESCENTE MANGA E ABACAXI PICADINHOS.
BOM APETITE!

3 – VAMOS CONHECER MAIS SOBRE AS FRUTAS E AS SUAS ÁRVORES.
OUÇA JUNTO COM O SEU FILHO A MÚSICA “POMAR”; DO GRUPO PALAVRA CANTADA NO LINK
ATIVIDADE 3- FRUTAS

1 – VAMOS CONHECER MAIS SOBRE AS FRUTAS E AS SUAS ÁRVORES.
      OUÇA JUNTO COM O SEU FILHO A MÚSICA “POMAR”; DO GRUPO PALAVRA CANTADA NO LINK: 


2 - QUANTAS FRUTAS VOCÊ UTILIZOU PARA FAZER A SUA SALADA DE FRUTAS?
 - DESENHE E PINTE, OU RECORTE DE REVISTAS AS FIGURAS DAS FRUTAS QUE VOCÊ USOU NA SUA SALADA E UTILIZE O ESPAÇO ABAIXO PARA REGISTRAR.
- SE DESEJAR ESCREVA O NOME DE CADA FRUTA OU A LETRA INICIAL.

3 - JUNTO COM O SEU FILHO CONTE VÁRIAS VEZES AS FRUTAS QUE DESENHOU.

4 - MAMÃE FAÇA O NÚMERO DA QUANTIDADE DE FRUTAS, DENTRO DE UM QUADRADO E PEÇA PARA O SEU FILHO CONTORNAR OU PINTAR.




ATIVIDADE 4- DESENHE E PINTE COMO A TARSILA DO AMARAL.

ESCOLHA A SUA FRUTA PREFERIDA E FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, PINTE COM O PINCEL QUE VOCÊ GANHOU DO MATERIAL ESCOLAR.



ATIVIDADE 5- BRINCADEIRA COM CORDA: - PULAR COBRINHA.

- ASSISTA AO VÍDEO JUNTO COM O SEU FILHO/A.


- ASSISTA AO VÍDEO JUNTO COM O SEU FILHO/A.



BRINQUE COM A SUA FAMÍLIA.
DIVIRTA-SE, E REGISTRE COM FOTOS A BRINCADEIRA.
                          “RECEITA PARA VIVER MELHOR”
 - ALIMETAÇÃO SAUDÁVEL
 - EXERCÍCIO FÍSICO
 - HIGIÊNE CORPORAL

BRINQUE COM A SUA FAMÍLIA.
DIVIRTA-SE, E REGISTRE COM FOTOS A BRINCADEIRA.


                          “RECEITA PARA VIVER MELHOR”
 - ALIMETAÇÃO SAUDÁVEL
 - EXERCÍCIO FÍSICO
 - HIGIÊNE CORPORAL

Mini- Grupo A
 Educadoras: Helena, Luiza, Diego, Silvanir.
                      

SEMANA DE 13/07 a 17/07/2020
TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Senhores Pais, vamos continuar a falar sobre alimentação saudável, pois entendemos que é de extrema importância incentivar nossas crianças a manter um habito alimentar saudável


ATIVIDADE 1- FRUTAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA SAÚDE  
VEJA A HISTÓRIA ABAIXO: A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTA

Após assistir a história, converse com as crianças sobre a história e como a menina aprendeu a impotência das frutas.
Peça para criança desenhar do jeitinho dela,  a fruta que mais gosto.

ATIVIDADE 2- Frutas são pura diversão 
Assista com seu (a) filho (a) o vídeo da música abaixo: Frutas são pura diversão;


 Agora que vocês já assistiram ao vídeo, e viram o quanto e divertido e saudável as frutas que tal fazer geladinho de poupa de frutas;



Ingredientes:
 Abacaxi com água de coco e hortelã
2 xícaras de chá de água de coco
 1 abacaxi picado
6 colher(es) de sopa de açúcar Hortelã a gosto

Laranja e manga
 1/2 litro de suco de laranja
 2 xícaras de chá de manga picada
1 1/4 xícara(s) de chá de açúcar

 Melancia com limão Suco de 2 limões
 6 xícaras de chá de melancia picada
1 e 1/4 xícaras ;
de chá de açúcar
Modo de preparo
 Abacaxi com água de coco e hortelã em um liquidificador, bata a água de coco, o abacaxi, o açúcar e a hortelã. Depois de batido, coe e reserve.
 Com a ajuda de um funil ou de uma jarra com bico, encha os saquinhos com o suco.
Amarre e leve ao freezer para congelar por cerca de 4horas.

Laranja e manga
 Em um liquidificador, bata o suco, a manga e o açúcar.
Depois de batido, coe e reserve.
 Com a ajuda de um funil ou de uma jarra com bico, encha os saquinhos com o suco.
Amarre e leve ao freezer para congelar por cerca de 4 horas.
Melancia com limão
Em um liquidificador, bata a melancia, o suco de limão e o açúcar.
Depois de batido, coe e reserve. Com a ajuda de um funil ou de uma jarra com bico, encha os saquinhos com o suco.
 Amarre e leve ao freezer para congelar por cerca de 4 horas


ATIVIDADE 3: Legumes é saúde.
Vamos assistir a história do Menino que não gostava de sopa:

Após assistir o Vídeo da história, converse com as crianças sobre a importância dos legumes. Que tal levar as crianças ate a geladeira e mostrar os legumes que tem em casa. Mostre os legumes e fala o nome de cada um, pergunte para crianças se sabe a cor deles, após apresentação dos legumes que tal fazer uma deliciosa sopa?


ATIVIDADE 4:Brócolis não é nada mal

Assista com a criança o vídeo abaixo:Brócolis não é nada mal.

Após assistir e ver o quanto brócolis faz bem á saúde, que tal fazer um delicioso arroz com brócolis?


Arroz Com Brócoli
Ingredientes
·         1 xícara de arroz branco
·         1 dente alho picado
·         1 colher (sopa) de óleo
·         1 xícara de brócolis picado
·         2 xícaras de água
·         Sal a gosto
Modo de preparo
1.  Frite o arroz e o alho no óleo por alguns minutos. Junte os brócolis, a água, tempere com sal e leve para ferver em fogo médio. Quando ferver, tampe, diminua o fogo e cozinhe até secar.


ATIVIDADE 5: Qual a cor dos brócolis?

Para esta atividade vamos usar a tinta guache verde, cotonete. Caso tenha um brócolis em casa mostre a criança, deixe-a tocar -lo.  Não tendo os brócolis em casa mostre figuras de brócolis para que possa visualizar.
De para criança uma folha de sulfite para crianças desenhar do jeito dela os brócolis usando cotonete.

Observação:
Deixei duas imagem a baixo, como  sugestão de como usar o cotonete, que pode ser amarrar com um monte de cotonetes  juntos, ou dar apenas um cotonete para crianças fazer sua atividade.






Atividades Educação Inclusiva AEE


Professoras: Cynthia

               Aprendendo a grafia dos números
Objetivo: Incentivar o interesse da criança para reconhecer, identificar e grafar a sequência numérica de 0 á 10

Atividade:              
  Descubra quantos peixes tem no aquário
Objetivo: Incentivar a contagem de 1 a 9, quantificando e associando quantidade a grafia do número correspondente




Atividade:             
   Aprendendo a grafia das letras do alfabeto
Objetivo: Incentivar e estimular a coordenação motora fina para grafar as letras do alfabeto, reconhecer a grafia e o som das letras do alfabeto           








Atividade:              
   Aprendendo os números
Objetivo: Estimular a coordenação motora fina, reconhecer a sequência numérica de 1 á 10 associando a grafia dos números, som e quantificação

Atividade 1
Com o lápis de cor ou giz de cera, cubra os pontilhados seguindo as setas
Figura retirada do www.conhecimentoetransformação.blogsport.com



Atividade 2

 Contando e descobrindo a grafia dos números
Vamos contar quantas figuras tem  nos quadradinhos!!! Depois é só assinalar com um “ X” no número correspondente





Figura retirada do www.conhecimentoetransformação.blogsport.com


Atividade 3

 Achando os números correspondente
Ligue as borboletas ao seu número correspondente. É só contar quantas borboletas tem dentro de cada grupo.


Figura retirada do www.conhecimentoetransformação.blogsport.com



Atividade 4

Contagem + grafia dos números
Vamos ver se você já conhece os números!!!
Coloque no quadradinho ao lado a quantidade (número) de figuras que você contou!!






Atividade:               
Boliche + sequência numérica
Objetivo: Através do jogo de boliche conhecer e nomear os números, apreender a sequência numérica de 1 a 10, realizar adições e subtrações de maneira divertida.
Material: lata de leite ou garrafas pet, durex ou tinta para desenhar os números
Como jogar:
Arrume as latas na sequência de 1 á 10 como no desenho, jogue a bola nas latas e some (mais) ou subtraia (menos) de acordo com as latas que você conseguir derrubar
Ex: Se você derrubou a lata com o numeral 1 e 9 some 9+1=?
3+2=? etc.
Ganha quem fizer mais pontos!!!


Atividade:             
   Confecção de massa de modelar + letramento
Objetivo: Estimular a coordenação motora fina e a escrita de letras do alfabeto   

Nome próprio
O nome da criança, de seus pais e irmãos é significativo pois representa sua identidade, a identidade das pessoas que ela (e) convive, e leva a criança a refletir sobre o uso das letras suas igualdades e diferenças, a quantidade de letras usadas, a posição e ordem que elas ocupam no nome de cada um, confrontando o que ela criança pensa sobre a escrita e a escrita correta de cada nome fazendo com isso que ela aprenda a escrever de forma correta e aprenda a transportar esse conhecimento para leitura de livros, jornais, rótulos, placas etc.
Toda criança adora brincar de massa de modelar. Assim nossa sugestão é que elas junto com seus pais possam fazer a massinha como uma brincadeira agradável e prazerosa.
Receita da massa de modelar:
2 copos de farinha de trigo
1/2 copo de sal
1 copo de água
1 colher de chá de óleo
Corante alimentício (qualquer cor)
Modo de fazer:
Em uma tigela grande, misture bem todos a farinha de trigo, sal e o corante alimentício. Em seguida, coloque a água aos poucos e amasse bem. Adicione o óleo e misture bem novamente. Por fim, pingue algumas gotas do corante alimentício e amasse até a cor da massinha se tornar homogênea. Guarde em um saco plástico ou um vidro bem tampado.

Observação: se você não tem o corante pode ser colocado uma colherzinha de tinta guache ou mesmo colorau ou outro tempero em pó que mude a cor dos alimentos. No caso da tinta guache não deixe que seu filho leve a boca. Você também pode dividir a massa em porções menores e tingir de cores variadas.

Sugestões de como realizar as atividades
1 – Modelar o nome da criança com a massinha, letra inicial, letra final, contagem de letras; destacando as letras iniciais:

2 – Formar palavras com as vogais. Ex: A = Ave, E= Escola, I= Igreja, O= ovo e U = uva, contagem de letras;

3 - Classificação de palavras ou nomes que se parecem que começam com a mesma letra, palavras grandes e pequenas, entre outras.

4- Fazer círculos no chão colocar 1 letra em cada um, sortear 1 letras e pedir para a criança entrar no círculo da letra sorteada, pedir para falar uma palavra que comece com aquela letra, uma cor, uma comida, um nome;

5 – Desenhar a letra no chão com giz, corda, barbante, tinta, fita ou material que tiver em casa e pedir para a criança andar em cima da letra;

6 - Desenhar a letra em uma folha, papelão e pedir para a criança pintar dentro com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, colar bolinhas de papel, raspas de lápis,

Observações: Pode -se usar as bandejas que se compra no supermercado que depois de lavada usamos para desenhar a letra e recortar seu interior com uma faquinha ou tesoura. Nesse caso a criança irá preencher com uma cobrinha feita de massinha, pintar com lápis de cor ou pintar com guache.         Todas as atividades a ideia é explorar o conhecimento da criança com perguntas como: letra inicial, letra final, quantas letras, usando todos os
Materiais disponíveis como a massinha produzida, lápis, giz de cera, giz de lousa e até um pedacinho de tijolo pode ser usado para escrever no chão.



Atividade:               
Descobrindo o som das vogais – letra inicial das palavras
Objetivo: Estimular a coordenação motora fina e a escrita das vogais associando o som das letras a figuras      
Como fazer: fale pausadamente o nome da figura para que a criança consiga distinguir o som das sílabas (ex: O-VE-LHA, U-VA, I-GLU). Tente enfatizar a primeira sílaba (ex: A- ba-ca-xi, U-nha, ES-pa-da), assim seu filho consegue assimilar o som inicial das palavras.



Atividade:                
Conhecendo o alfabeto – vogais e consoantes
Objetivo: Reconhecer as letras do alfabeto (grafia e som), identificar as vogais e consoantes
Como fazer: Ler junto com seu filho as letras do alfabeto; pode ir associando o som da letra a uma figura (ex: A – abelha, B-bola, C- casa, etc). Após dividir junto com a criança o alfabeto em vogais e consoante.
VOGAIS: A-E-I-O-U
CONSOANTES: B-C-D-F-G-H-J-K-L-M-N-P-Q-R-S-T-V--X- W-Y-Z

Atividade:            
    Identificando as vogais na sequencia alfabética
Como fazer: Pedir para criança falar junto com vocês a sequencia alfabética e nas lacunas completar com as vogais (A-E-I-O-U)
Atividade:                
Sequencia alfabética com associação som e figura
Objetivo: Estimular a linguagem associando o som da letra inicial das figuras
Como fazer: Pedir para a criança falar o nome da figura e tentar descobrir com qual letra inicia. Nesta atividade você pode ajudar a criança mostrando no alfabeto qual é a letra correspondente e associando a outras figuras também (ex: anel-árvore-avião, baleia-bala-banana, etc.)



Atividade:               
Língua do sapo
Objetivo: Estimular a dicção e a oralidade (sopro e o controle da dicção). Brincadeiras sensoriais estimulam a dicção e a oralidade das crianças, soprar é considerada uma habilidade motora oral importante para o desenvolvimento da fala, assim como para a capacidade de mastigar e engolir alimentos. Soprar requer uma musculatura forte das bochechas, mandíbulas, lábios e língua. O exercício de ritmar a respiração, voluntariamente, induz ao equilíbrio físico-emocional e aumenta a capacidade de percepção sensorial e mental. Sob orientação dos pais, faça um desenho que a criança goste, pinte e recorte, fazendo um furo no centro para colocar o olho de sogra.  As crianças repetem esse movimento várias vezes, estimulando não apenas o aprender a soprar, mas também a controlar a respiração e o movimento da boca, que auxilia na melhora da dicção e da oralidade.
Como faze: Desenhe um sapo no papel cartão e faça um corte no desenho da boca( para língua de sogra passar), pegue uma língua de sogra e cole atrás do sapa. Pronto agora é só brincar!!!
Material: língua de sogra e um desenho de sapo ( pode ser retirado de revistas ou da internet

Atividade:                
Caixa de areia – treinando o traçado
Objetivo:   Estimular o treino de traçado de letras, número, formas e desenhos, melhorando a coordenação motora fina para a grafia de letras e números.
Materiais: Caixa de sapato ou vasilha com tampa, farinha de trigo ou areia
Desenvolvimento: Numa caixa de sapato ou vasilha com tampa fixa, coloque no fundo farinha de trigou ou areia. Na tampa, coloque a letra, número ou forma geométrica escrito de forma grande num papel sulfite. Peça para a criança escrever a imagem proposta com o dedo na farinha ou areia colocado na parte debaixo da caixa. Quando terminar o traçado pode oferecer outro desenho para fazer. Essa é uma maneira divertida de brincar com seu filho!!!


Atividade:            
    Brincando com os potes da mamãe
Objetivo: Estimular a percepção visual e a coordenação motora para realizar encaixes
Materiais: Potes plásticos com tampas em diferentes tamanhos e formatos. Esses que usamos para guardar alimentos na geladeira
Como fazer: Espalhe alguns potes no chão; retire suas tampas e peça para criança encontrar as tampas respectiva de cada pote.
 Durante a atividade verifique como a criança identifica o formato da tampa com a forma do pote, se encaixa com facilidade, se permanece fazendo as tentativas para conclusão. Após pode solicitar para a criança guardar as vasilhas, assim estaremos incentivando a criança a trabalhar a organização.






JARDIM II A, B ,C

Professoras:  Mariana/Priscila


SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO


TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL- NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO FORTALECIDO   


PREZADA FAMÍLIA,

NESSE MOMENTO DE PANDEMIA SABEMOS QUE DEVEMOS TER UM CUIDADO REDOBRADO COM A HIGIENE, MAS TAMBÉM DEVEMOS SABER QUE A ALIMENTAÇÃO EXIGE UMA ATENÇÃO ESPECIAL, POIS QUANDO ESTAMOS COM AS CONDIÇÕES NUTRICIONAIS EM DIA, POR MEIO DE CONSUMO ADEQUADO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E ÁGUA POTÁVEL, CONTRIBUÍMOS COM O FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, PARA A MANUTENÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA SAÚDE.


A ESCOLHA CORRETA DOS ALIMENTOS PODE CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SUA SAÚDE E A DE SEUS FILHOS.


SEGUEM ABAIXO ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA EVITARMOS A CONTAMINAÇÃO POR MEIO DOS ALIMENTOS:


PAIS E RESPONSÁVEIS, PARA MAIORES ORIENTAÇÕES SOBRE OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19 ACESSE O SITE ABAIXO, LÁ TEM MUITAS DICAS IMPORTANTES:



PARA MOSTRARMOS ÀS NOSSAS CRIANÇAS A NECESSIDADE DE SE MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PREPARAMOS ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE ESSA SEMANA. CONTAMOS COM O APOIO DE VOCÊS!

 

ATIVIDADE 1- ALIMENTOS SAUDÁVEIS x ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS



PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  FOLHA, CARTOLINA, PAPELÃO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PAPEL QUE SEJA POSSÍVEL A ESCRITA E COLAGEM;
-  CANETA, LÁPIS, CANETINHA, LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA;
-  TESOURA;
-  COLA;
-  REVISTAS, JORNAIS, LIVROS, PANFLETOS, CATÁLOGOS, ETC.



PARA COMEÇARMOS, MOSTREM ÀS CRIANÇAS OS VÍDEOS ABAIXO:


https://www.youtube.com/watch?v=2IbDAF7hC9c

AGORA QUE JÁ SABEM DA IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO, PEÇA PARA A CRIANÇA FAZER EM UMA CARTOLINA, PAPELÃO OU QUALQUER OUTRO PAPEL DUAS COLUNAS, COMO EXEMPLO ABAIXO:


A CRIANÇA DEVERÁ PESQUISAR EM REVISTAS, LIVROS, JORNAIS OU PANFLETOS DE SUPERMERCADOS VÁRIAS IMAGENS DE ALIMENTOS E DEPOIS COLÁ-LAS NA COLUNA CERTA >> OS ALIMENTOS CONSIDERADOS SAUDÁVEIS NA COLUNA “ALIMENTOS SAUDÁVEIS” E OS ALIMENTOS QUE DEVEM SER CONSUMIDOS COM MUITO CUIDADO NA DE “ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS”.
DEPOIS DISSO, ELA DEVERÁ ESCREVER NA FRENTE DE CADA FIGURA O NOME DO ALIMENTO E AO FINAL DEVERÁ CONTAR QUANTAS FIGURAS CONSEGUIU LOCALIZAR NO TOTAL.

OBS: SE NÃO CONSEGUIR TER ACESSO ÀS FIGURAS PODE SOLICITAR QUE A CRIANÇA DESENHE CADA UMA DELAS.

GUARDE A ATIVIDADE PARA APRESENTAR À PROFESSORA NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS E NÃO SE ESQUEÇAM DE TIRAR FOTOS OU FAZER VÍDEOS PARA ENCAMINHÁ-LOS AO GRUPO DO WHATSSAPP DA SALA DE SEU FILHO.

https://www.youtube.com/watch?v=2IbDAF7hC9c

 (DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 05/07/2020 ÀS 09h23min)

ATIVIDADE 2- JOGO DA MEMÓRIA DA BOA ALIMENTAÇÃO


PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  FOLHA, CARTOLINA, PAPELÃO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PAPEL;
-  CANETA, LÁPIS, CANETINHA, LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA;
-  TESOURA.


PARA NOSSA ATIVIDADE FICAR MAIS LEGAL, VAMOS AGORA, EM FAMÍLIA ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO:

AGORA PEÇA PARA A CRIANÇA DESENHAR OS ALIMENTOS QUE VIU NO VÍDEO (EXEMPLO: ABACAXI, CENOURA E ESPINAFRE), ELA TERÁ QUE DESENHAR DUAS VEZES A MESMA IMAGEM.
FEITO ISSO, O RESPONSÁVEL DEVERÁ CORTAR OS DESENHOS FEITOS PELA CRIANÇA EM FORMA DE QUADRADOS IGUAIS (PRECISAM SER DO MESMO TAMANHO PARA DIFICULTAR O JOGO). ABAIXO ESTÁ UM EXEMPLO DE COMO RECORTAR:


PRONTO!!!! A BRINCADEIRA JÁ PODE COMEÇAR.
REÚNA A FAMÍLIA PARA BRINCAR COM A CRIANÇA E, DURANTE A BRINCADEIRA, CONVERSE COM ELA SOBRE OS BENEFÍCIOS DE CADA ALIMENTO ENCONTRADO.


JOGANDO O JOGO DA MEMÓRIA- TODAS AS CARTAS FICAM VIRADAS PARA BAIXO. CADA JOGADOR DEVE, NA SUA VEZ, DESVIRAR DUAS CARTAS PROCURANDO AS FIGURAS IGUAIS. SE VOCÊ ACERTAR, PODE TENTAR DE NOVO. QUEM JUNTAR O MAIOR NÚMERO DE CARTAS GANHA.


(DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 05/07/2020 ÀS 14h03min)      

ATIVIDADE 3- A CESTA DE DONA MARICOTA



 PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  CADERNO ESCOLAR DA CRIANÇA;
-  LÁPIS DE COR, CANETINHA OU GIZ DE CERA;
-  LÁPIS PRETO;
-  BORRACHA;
-  PAPEL, CARTOLINA OU PAPELÃO;


LEIA COM A CRIANÇA A HISTÓRIA “A CESTA DE DONA MARICOTA”:


DEPOIS QUE A FAMÍLIA LER A HISTÓRIA, PODE TAMBÉM ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO PARA QUE A CRIANÇA VEJA A ANIMAÇÃO.



AGORA QUE A CRIANÇA JÁ LEU E OUVIU A HISTÓRIA, É HORA DE COLOCAR EM PRÁTICA O QUE DE MAIS INTERESSANTE ENCONTROU NELA.
COM MUITO ZELO, AGORA É O MOMENTO DE UTILIZAR O CADERNO ESCOLAR- A CRIANÇA DEVERÁ, NESSE MOMENTO, ESCREVER OS NOMES DOS VEGETAIS ENCONTRADOS NA HISTÓRIA.
PARA AUXILIÁ-LA, FALE EM ALTO E BOM SOM OS NOMES DOS VEGETAIS PARA QUE CONSIGA ESCREVER CORRETAMENTE.

FEITO ISSO DESENHE UMA CESTA (EXEMPLO ABAIXO), RECORTE E COLE NO CADERNO DA CRIANÇA:



APÓS A COLAGEM DA FIGURA NO CADERNO, PEÇA PARA A CRIANÇA DESENHAR O QUE HAVIA NA CESTA DE DONA MARICOTA.

NÃO SE ESQUEÇA DE NOS ENCAMINHAR FOTOS E/OU VÍDEOS DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.

 (DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 05/07/2020 ÀS 14h33min)

ATIVIDADE 4 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL- O QUE TEM NA MINHA CASA?


PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  CARTOLINA, PAPEL OU PAPELÃO;
-  LÁPIS PRETO;
-  BORRACHA;
-  COLA;
-  PAPEL AMARELO OU GIZ DE CERA/ LÁPIS DE COR OU CANETINHA.
ASSISTA AO VÍDEO QUE ESTÁ ABAIXO COM A CRIANÇA:


        PEÇA QUE A CRIANÇA PEGUE UM PAPEL, CARTOLINA OU PAPELÃO E DIVIDA AO MEIO COM UM TRAÇO. EM SEGUIDA ELA DEVERÁ FAZER UM EMOTICON (CARINHA) FELIZ E UM EMOTICON TRISTE NA COR AMARELA, PARA ISSO PODE UTILIZAR UM PAPEL NA COR AMARELA OU PINTAR COM GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR OU CANETINHA.
         EM CADA LADO DO PAPEL DEVERÁ COLAR OS EMOTICONS COMO NO EXEMPLO ABAIXO:

DURANTE UMA SEMANA A CRIANÇA DEVERÁ COLAR AS EMBALAGENS DE TODOS OS ALIMENTOS QUE SÃO CONSUMIDOS NO PAINEL, PARA OS ALIMENTOS QUE NÃO POSSUEM EMBALAGENS, COMO POR EXEMPLO FRUTAS, ELA DEVERÁ DESENHAR.
OS ALIMENTOS QUE A FAMÍLIA CONSIDERAR SAUDÁVEIS DEVERÃO ESTAR NO LADO DO EMOTICON FELIZ E PARA OS ALIMENTOS QUE NÃO SÃO CONSIDERADOS SAUDÁVEIS NO LADO DO EMOTICON TRISTE.

AO FINAL DE UMA SEMANA A CRIANÇA DEVERÁ CONTAR AS EMBALAGENS/DESENHOS. NESSE MOMENTO A FAMÍLIA DEVE REFLETIR SE ESTÁ POSSUINDO UMA BOA ALIMENTAÇÃO OU NÃO.


LEMBRE-SE: A ESCOLHA CORRETA DOS ALIMENTOS PODE CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SUA SAÚDE E A DE SEUS FILHOS.

IMPORTANTE: PARA ESSA ATIVIDADE TIRE FOTOS DO PAINEL DIARIAMENTE E ENCAMINHE PARA A PROFESSORA DE SEU (A) FILHO (A) PARA QUE POSSAMOS REGISTRAR A ATIVIDADE FEITA PELA CRIANÇA.

 (DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 05/07/2020 ÀS 15h53min

ATIVIDADE 5 – POR QUE PRECISAMOS BEBER ÁGUA?


PARA ESSA ATIVIDADE, VOCÊ VAI PRECISAR DE:
-  CARTOLINA, PAPEL OU PAPELÃO;
-  LÁPIS PRETO;
-  BORRACHA;
-  LÁPIS DE COR, CANETINHA OU GIZ DE CERA.

INICIE A ATIVIDADE VENDO O VÍDEO A SEGUIR:


AGORA QUE A CRIANÇA JÁ ENTENDEU A IMPORTÂNCIA DE CONSUMIR ÁGUA COM ABUNDÂNCIA E QUE ESSA FAZ PARTE DA MANUTENÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, PEÇA QUE FAÇA UM GRÁFICO NUMA CARTOLINA, PAPELÃO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PAPEL.
ESSE GRÁFICO DEVERÁ TER COLUNA PARA QUANTIDADE DE COPOS COM ÁGUA QUE ELA TOMOU (COMO EXPLICADO NO VÍDEO, A PESSOA DEVE TOMAR, NO MÍNIMO, 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA) E COLUNA PARA OS DIAS DA SEMANA.
PARA CADA COPO DE ÁGUA, ELA DEVERÁ PINTAR UM QUADRADO AZUL NA FRENTE DO NÚMERO CORRESPONDENTE.  ABAIXO ESTÁ UMA IMAGEM PARA EXEMPLIFICAR:


NO EXEMPLO CITADO ESTÃO APENAS 8 COPOS, MAS SE A FAMÍLIA DESEJAR PODE FAZER O GRÁFICO COM QUANTIDADE MAIOR, LEMBRANDO QUE QUANTO MAIS ÁGUA O SER HUMANO TOMAR, MELHOR FARÁ PARA A SUA SAÚDE.

AO FINAL DE UMA SEMANA A CRIANÇA DEVERÁ CONTAR QUANTOS COPOS DE ÁGUA TOMOU POR DIA, A FAMÍLIA DEVERÁ REFLETIR SOBRE ESSA QUANTIDADE E FAZER OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS À CRIANÇA:

- QUANTOS COPOS DE ÁGUA VOCÊ TOMOU DURANTE A SEMANA?
- QUAL FOI O DIA QUE TOMOU MENOS ÁGUA?
- QUAL FOI O DIA QUE TOMOU MAIS ÁGUA?
- A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE VOCÊ TOMOU ESTÁ SATISFATÓRIA PARA A SUA SAÚDE?
- O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR?
- VOCÊ PRETENDE CONTINUAR TOMANDO BASTANTE ÁGUA MESMO DEPOIS QUE TERMINAR ESSA ATIVIDADE?


IMPORTANTE: PARA ESSA ATIVIDADE TIRE FOTOS DO GRÁFICO DIARIAMENTE E ENCAMINHE PARA A PROFESSORA DE SEU (A) FILHO (A) PARA QUE POSSAMOS REGISTRAR A ATIVIDADE FEITA PELA CRIANÇA.


SENHORES RESPONSÁVEIS,
CONVERSE SEMPRE COM OS SEUS FILHOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA. LEMBRE-SE SEMPRE QUE ESSA É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA MANTER O SISTEMA IMUNOLÓGICO FORTALECIDO E PARA TER UMA BOA SAÚDE.

(DIA/HORA DA VISITA NA PÁGINA: 05/07/2020 ÀS 17h19min)


JARDIM I A, B, C, D, E, F
Professoras: Eliara/Giselda/Simone/Silvane/Teresa/Aline

SEMANA DE 06/07 A 10/07

PREZADA FAMÍLIA!!
NESSA SEMANA IREMOS TRABALHAR O TEMA  ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR NA CRIANÇA O GOSTO POR ALIMENTOS DIFERENTES QUE MUITAS VEZES POR NÃO CONHECER FAZEM JULGAMENTO E NÃO QUEREM EXPERIMENTAR.

Atividade 1 
*Hora da história
Junto a família, num ambiente aconchegante vocês irão ouvir  a história: “A Sopa de Pedra” da Bia Bedran acesse o link abaixo:

*Hora da conversa
 E aí, gostou da história?
 Quantos personagens tem na história?
♥ Quais ingredientes foram utilizados na sopa?
♥ Você consegue perceber quantos ingredientes foram utilizados na sopa?
Pedro Malasartes usou legumes ou frutas na sopa?
 Você acha que a sopa de Pedro ficou boa?
♥ Na sua opinião o cozinheiro foi?
        *Vamos registrar
Pegue seu caderno, ou sulfite para registro da atividade:
1-   Escreva o nome e data.
2-   Agora vamos fazer uma ilustração da deliciosa sopa de pedra.
*Atividade prática
Que tal com esse friozinho você pedir para mamãe fazer uma deliciosa sopa de legumes ou melhor de pedra?
 Registre o momento com uma foto e posta no whatszap do grupo.

Atividade 2

*História do dia: O sanduíche da Dona Maricota
Hoje você ira ouvir uma história bem legal.


Gostou da história?
Qual o personagem principal?
Quantos personagens tem na historia?  
A dona Maricota é uma ave, peça para mamãe ver na internet com você as características das aves.
Uma curiosidade: Toda ave nasce do ovo.
O ovo é bom para saúde? 
E os demais animais que apareceram são todos aves ou não?
Quais ingredientes D. Maricota colocou no lanche?
Você gostou da história?
O que você aprendeu com a história?
*Vamos registrar
Vamos fazer um sanduíche com folhas de revista/jornal  e colar no seu caderno ou sulfite.
*Aula prática
Vamos imitar a voz dos animais que aparecem na história?

         Atividade 3
*Hora da música;
         Hoje não vamos ouvir história e sim uma música do Patati Patatá: comer- comer

Acesse o link:  https://youtu.be/fLFacU8tKT0
*Hora da conversa
Gostou da música ?
Quantas refeições devemos fazer para ficarmos fortes?
Quem cantou a musica?
Você sabe falar o nome de pelo menos seis alimentos que diz na musica?
Os alimentos são todos saudáveis ( da musica ) ?
*Vamos registrar.
Desenhe no seu caderno o alimento que contém na música que você mais gosta.
*Aula prática
Que tal a mamãe fantasiar e pintar o seu rosto de palhaço e juntos cantar e dançar a música comer,comer.

         Atividade 4
*História do dia:
         Parlenda: 1,2 feijão com arroz.
*Hora da conversa
         ♥Você sabe o que é uma parlenda?
         ♥Parlenda são versinhos com temas infantis que são recitados em brincadeiras
♥Você gostou dessa parlenda?
♥Quais alimentos aparecem na mesma?
♥Você gostou dos alimentos recitados na parlenda?
♥Quais alimentos recitados na parlenda são saudáveis?
*Vamos registrar
1-   Escreva nome e data
2-   Escreva os números que aparecem no texto em seus cadernos ou
folha de sulfite.
*Aula pratica
Que tal você pedir para a mamãe pesquisar mais uma parlenda pra você ouvir e brincar?

Atividade 5
*Hora da história
Hoje vamos ler uma receita:

Bolo de cenoura

https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.tudoreceitas.com%2Freceita-de-bolo-de-cenoura-com-fuba-fofinho-8457.html&psig=AOvVaw1pOpAmf0FJaj4eygNltqc0&ust=1594133028778000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPCciLruuOoCFQAAAAAdAAAAABAD


Ingredientes:
4 ovos
3 cenouras médias (250g)  
meia xícara (chá) de óleo
2 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícara (chá) de açúcar
1 colheres (sopa) de fermento

Modo de preparo:
Retire  a casca das cenouras, corte-as em pedaços, lave-as e cozinhe-as cobertas com água. Escorra a água, e deixe que as cenouras esfriem um pouco.Em um liquidificador, bata as cenouras cozidas, os ovos e o óleo. Despeje a mistura em um recipiente e misture o açúcar e a farinha  de trigo peneirada junto com o fermento. coloque em uma forma untada e leve ao fogo médio, preaquecido, por 40 minutos.

*Hora da conversa
♥ Você gosta de bolos?
♥Qual sabor de bolo você mais gosta?
♥Bolos podem ser substituído por refeições?
♥Quais ingredientes usamos na receita acima?
♥Quais eletrodomésticos iremos utilizar para finalizar a receita?
♥Criança pode cozinhar sozinha?
♥Esse bolo é doce ou salgado?

*Vamos registrar
Faça uma ilustração do bolo de cenoura no seu caderno ou folha de sulfite.

*Aula prática
Peça pra mamãe mostrar diferentes tamanhos de colheres, xícaras e copo que ela tenha em casa na cozinha. Registrem com fotos.
Fonte de consulta 




MATERNAL A, B,C
Professoras: Nely, Marlene, Marisa;
Educadoras: Shirley, Eda, Leni, Marcia, Nilceia, Ariadne, Iraci e Claudia

SEMANA DE 06/07 a 10/07/2020
TEMA: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PREZADA FAMÍLIA, SEGUE ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE ESSA SEMANA.
Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.
Pensando nisso, elaboramos algumas atividades que, com a ajuda de vocês, poderão despertar o gosto e a curiosidade por alimentos “de verdade”, ou seja, alimentos que vem da natureza sem ser modificados ou processados, os alimentos saudáveis.
CONTAMOS COM O APOIO DE VOCÊS.

Atividade 1
Reúna a família acompanhados da criança, e conte pra ela um pouquinho sobre alimentos saudáveis como frutas, vegetais, legumes, etc.
Abaixo foram selecionados alguns links com pequenos vídeos que apresentam sobre esse tema. O primeiro fala sobre alimentação saudável. O segundo é sobre as frutas.
Explorar, ouvir e se divertir com sua criança.

https://www.youtube.com/watch?v=lbdnd0En-aA
    https://www.youtube.com/watch?v=G0sv4cZ1ClA

Atividade 2
VOCABULÁRIO (FRUTAS)
Assistam juntos o vídeo que está no link abaixo:
Veja o vídeo com sua criança e reforce com ela os nomes das frutas que aparecem nele.
Pergunte a ela qual fruta ela mais gosta, desenhem em uma folha e escreva o nome dela. Chame a atenção para as cores, formas e tamanho da fruta escolhida.
Pesquise sobre ela, suas vitaminas, como nasce, o nome da sua árvore.
Se puder, guarde essa atividade para apresentarmos em sala de aula quando retornarmos.

Atividade 3
VOCABULÁRIO (LEGUMES E VERDURAS) assistam juntos o vídeo do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Z4dr_hkn-nk Após assistirem pergunte a sua criança qual legume ou verdura ela mais gosta, desenhem em uma folha e escreva o nome dele(a). Se preferirem recortar e colar em uma folha de papel figuras desse legume ou verdura ao invés de desenhar ,fique a vontade. Só não esqueça de escrever, junto com sua criança, o nome da figura.
Chame a atenção para as cores, formas e tamanho do alimento escolhido.
Pesquise sobre ele, suas vitaminas, como nasce e como é sua planta.
Se puder, guarde essa atividade para apresentarmos em sala de aula quando voltarmos.

Atividade 4
CHEIRINHO, TEXTURA, BELEZA E SABOR (TRABALHANDO ALGUNS SENTIDOS: OLFATO, TATO, VISÃO E PALADAR)
Sente-se com sua criança e junte algumas frutas, legumes e verduras limpos e higienizados. Se estiverem em três pessoas, duas ficam com olhos vendados e a outra pessoa vai oferecer o alimento para que brinquem de ADIVINHAR o que é, sentindo o cheiro, toque ou gosto. Incentive sua criança a experimentar o alimento, pergunte como ela sente esse alimento: doce, azedo, amargo? Ganha quem adivinhar qual é o nome do alimento.
Dessa forma estimularão sua criança a experimentar alimentos que ainda não conhecem e com isso trazer muitos benefícios para saúde dela.
BOA SEMANA A TODOS!


MINI - GRUPO A,

Educadoras: HELENA, DIEGO, SILVANIR, LUIZA

SEMANA DE 06/07 a 10/07/2020
TEMA: “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Higiene Pessoal

  Esta semana estamos trabalhando alimentação saudável, mas antes de falarmos sobre o tema da semana  vamos lembrar que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde.
Devemos beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições escovar os dentes após as refeições.

ATIVIDADE 1- VAMOS LER?


Leia com seu (a) filho(a) a história  da: 

 “A CESTA DE DONA MARICOTA”:






Vocês podem também assistir a história:

 Converse com as crianças sobre alimentos que fazem bem para nossa saúde e importância de consumi-los diariamente.


ATIVIDADE 2 - ALIMENTOS SAUDÁVEL E NÃO SAUDÁVEL 


 Na atividade anterior vimos os alimentos saudáveis,  agora mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação.




Após mostrar e conversar com a criança, confeccione um cartaz com esses alimentos. 
Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

E alimentos que devem ser consumidos diariamente, como frutas, legumes, cereais, carne, entre outros




https://static.fecam.net.br/thumbs/695/932148_resize_1500_1500.jpg



ATIVIDADE 2 - Frutas divertidas

Para  incentivar  as crianças experimentar frutas, que tal fazermos um prato de frutas divertido. Par essa atividades  é preciso de frutas variadas, e que vocês usem a imaginação .
Exemplo: 





ATIVIDADE 3 - Legumes  divertidos


Como na atividades anterior para  incentivar  as crianças experimentar legumes , que tal fazermos um prato de legumes  divertido. Par essa atividades  é preciso de legumes e verdura variadas, e que vocês usem a imaginação .

Exemplo: 
https://i.pinimg.com/564x/2e/34/fd/2e34fd4df8c0ddbd6d7ee0c4b27e350b.jpg

https://www.google.com.br/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.meumenino.com.br%2Fideias-para-comidas-criativas%2F&psig=AOvVaw20mohKrLrbqYScJrhOnM2a&ust=1594138623741000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKiK8bCDueoCFQAAAAAdAAAAABAV


ATIVIDADE 4 - Sopa 


https://www.youtube.com/watch?v=_P9euJVqY1w

Depois de se divertir com a música Sopa do neném, que tal ir para cozinha com seu(a) filho(a), e fazer uma deliciosa sopas de legumes?

Aproveite para reforçar os beneficio dos legumes, deixe a criança tocar e sentir a textura e o gosto dos legumes.


Atividades Educação Inclusiva AEE




Professoras: Cynthia



As atividades seguem no link abaixo:
Atividades AEE

  https://drive.google.com/file/d/1tK_aLEbxQIkNnXAq6DQ-0La_GZ7GhA9f/view?usp=sharing