Bem-vindos a 2021

Em 2020 fomos desafiados a aprender de maneira diferente do que estávamos acostumados, com a suspensão das aulas presenciais, a família foi fundamental no processo de aprendizagem das crianças, se tornando a ponte entre as propostas da escola e o contato dos pequenos com a tecnologia.

Esse tempo tão diferente para cada criança, possibilitou descobertas e estreitou laços através das propostas de atividades planejadas por cada professor.

Diante da continuidade do período de pandemia a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, por meio desse canal, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças através de propostas lúdicas.

Convidamos os pais e toda a comunidade escolar para contribuir e fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que o brincar é fundamental para que a criança faça novas descobertas, aprenda e fortaleça relações.
Juntos, faremos o melhor por nossas crianças.

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

MATERNAL

MATERNAL: BLOG


27/04/2020 a 01/05/2020:

Caça ao Tesouro: 

Os responsáveis junto com a criança deverão escolher alguns objetos (chinelos, potes, etc) e depois adulto deve esconde-los no ambiente em vivem (pode ser dentro de casa, quintal etc....). Após esconder a criança deve procurar. Quando a criança encontrar, deve junto com o adulto explorar as cores desse objeto.

Pega Bolinhas: 

pegar papeis coloridos, ou pintar papeis com diferentes cores. Fazer bolinhas com os papeis. A criança com um prendedor de roupas, deverá pegar as bolinhas e separa-las por cores em potes diferentes.

04/05/2020 a 08/05/2020:

Vídeo com a música “as cores primárias”; história narrada do livro: “Bom dia, todas as cores de Ruth Rocha.

Cinco brincadeiras para ensinar as cores; 

1-Maneiras diferentes de ensinar as cores: 

 Separar e utilizar objetos iguais com cores diferentes, explorando também as possibilidades de encaixe e empilhamento; 

2-Separação de cores: 

 Separar objetos e brinquedos por cores; 

3-Água colorida: 

 Transferir a água com diferentes cores de um ponte para o outro; 

4-Caça ao tesouro das cores: 

 Construir com a criança uma paleta de cores, em seguida procurar com ela no meio ambiente ou em casa essas cores; 

5-Tintas dançantes: 

 Em uma tigela com leite pingar corantes de cores diversas e espalhar com cotonete.

11/05/2020 a 15/05/2020:

1- “Sid o Cientista” - Assistir o vídeo e conversar sobre a importância de comer alimentos saudáveis.


2- Recorte em jornais de mercado de alimentos e separação em dois grupos – COMER SEMPRE e COMER POUCO.


3- Ouvir a música “Pomar” do grupo Palavra Cantada, pensar quais frutas conhecemos e quais não conhecemos. Escolher a preferida e fazer uma ilustração com materiais diversos.


18/05/2020 a 22/05/2020:

2º Feira:


Vídeos com músicas para as crianças dançarem, seguindo as instruções das músicas.


Música: Agora eu vou Andar (Devagarinho) - Xuxa

Link: https://www.youtube.com/watch?v=jMjHAzJ8CRg

acessado em 16/05/20 as 10:00h



Música: Eu vou andar de trem - brincadeira cantada com Rúbia Mesquita

Link: https://www.youtube.com/watch?v=s1DbU0f7khg

Acessada em 16/05/20 as 10:08h



Música: Pule e Pare | Eu Amo Aprender | Músicas para Crianças

Link: https://www.youtube.com/watch?v=wiOyoY_WOfA

acessado em 16/05/20 as 10:10h



Música: Cabeça, Ombro, Joelho e Pé - Bob Zoom 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=vDee2bF8Xls

acessado em 16/05/20 as 10:15h


 

4º Feira


História: Os Três Porquinhos - Varal de Histórias.

Ver e ouvir história dos 3 porquinhos.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=ZIgJ4Grnwgs

Acessado em 16/05/20 as 10:40h




Atividade: https://www.tudodesenhos.com/d/casas-dos-tres-porquinhos

Acessado em 16/05/20 as 10:40h

Após ouvir história dos três porquinhos, junto com os responsáveis desenhar ou fazer a impressão das casinhas dos três porquinhos. Pintar as casinhas ou decorar com palhinhas de lápis, palitos de sorvetes, pedacinhos de tijolos ou usar a criatividade para representar os matérias que foram utilizados para construir as casinhas. Recontar a história utilizando as casinhas prontas.




25/05/2020 a 29/05/2020:

2ª Feira: Queridos alunos estamos com muita saudade de dos nossos momentos juntos como as nossas rodas de conversa, música, brincadeiras em sala e no parque. Por isso solicitamos a família que assistam com seus filhos o vídeo: Mundo Bita-Que saudade eu tô. 

Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jmQoDtE3o1YHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=jmQoDtE3o1Y&feature=youtu.be/"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=jmQoDtE3o1Y&feature=youtu.be/"feature=youtu.be/ acesso em 01/06 as 12:08h.


3ª Feira: Família converse com seus filhos sobre o que eles mais sentem saudades na escola, então solicitem a criança que faça um desenho para expressar esses sentimentos, o que ela mais sente falta ou tem saudade, guardem com muito carinho e tragam para a escola quando retornarmos para socialização com os colegas.

4ª Feira

Vamos brincar de imitação? Para a atividade de hoje, vamos brincar de imitar os passos de animais e pessoas. Podemos começar imitando um passo de elefante, bem grande e pisando bem forte. Depois de uma formiguinha, com passos curtinhos e andando bem rapidinho. Agora de um coelho, saltitando por aí. 

Para deixar a atividade mais divertida, é só reunir alguns pares de sapatos de diferentes tamanhos e pedir para a criança andar com esses sapatos. Pode ser da mãe, do pai, do irmão mais velho, o que tiver. Vale até pé de pato! O importante é propor caminhar com calçados de pesos e tamanhos diferentes. Não esqueçam de fotografar esse momento divertido e enviar para o e-mail da nossa escola.


Link da atividade disponível em: https://www.tempojunto.com/ acesso em 01/06 as 13:45h.




15/06/2020 a 19/06/2020:

2ª Feira: Queridos responsáveis está semana iremos retomar asquatro formas geométricas básicas, para iniciar sugerimos que assistam ao vídeo a seguir: “Brincando com as formas geométricas”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=QAQWEvZe0nA

Acessado em: 09/06 as 11:40h

Para a realização da brincadeira os responsáveis podem ampliá-la utilizando as quatro formas básicas sendo: quadrado, círculo, triângulo e retângulo, podem ser confeccionados no Eva se não houver essa possibilidade podem desenhar no chão e para a brincadeira se tornar mais prazerosa brinquem com eles, solicitem que pisem em cima da forma solicitada e invertam a brincadeira pedindo que eles  também deem os comandos  para que os responsáveis pisem em cima da forma. Se notarem em um primeiro momento que o aluno está com dificuldade iniciem a brincadeira apenas com duas formas, depois outras duas, e assim que a criança estiver assimilando ampliem para as quatro formas, o importante é a criança se sentir feliz ao realizar a brincadeira, dessa forma ela irá aprender  com facilidade.   

4º Feira

Nesse segundo dia assistam com a criança a contação da história do livro: “As formas do mundinho”, nele reforça as formas geométricas e tem vários exemplos de objetos com elas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=9J4Wj73mDrY 

Acessado em: 09/06 as 12:00h



Após assistirem ao vídeo sugerimos a realização de duas atividades retiradas do site a seguir.

Link: https://www.tempojunto.com/2015/11/06/10-ideias-de-atividades-com-formas-geometricas/ 

Acessado em: 09/06 as 12:10h

Dentre as diversas atividades solicitamos se possível realizem duas delas sendo a primeira: “Separação de formas”.

Para a realização dela recortem as quatro formas geométricas grandes sendo: quadrado, círculo, retângulo e triângulo. Depois recortem as mesmas formas em pedaços pequenos e solicitem para a criança localizar as formas pequenas e colocar em cima de sua forma respectiva grande. Utilizem o material disponível em casa.


A segunda atividade sugerida é: “Contornar o círculo”. Nesta atividade com um copo descartável a criança desenha o contorno dele com canetinha em cima de um papel, encontrando a forma do círculo. Como variação se houver disponível outros objetos com as formas do triângulo, quadrado e retângulo seria interessante utilizar também para o contorno.



22/06/2020 a 26/06/2020:

Essa semana faremos algumas atividades divertidas utilizando nossas mãos e pés.



Segunda feira:

Para as atividades, vamos precisar de tinta. Pode ser guache, tinta a dedo ou até uma tinta caseira. Para isso, deixamos uma idéia de receita para você preparar. 


Você vai precisar de:

  • 2 colheres de açúcar

  • Meia colher de chá de sal

  • Meia xícara de amido de milho

  • 2 xícaras de água

  • Corante alimentício ou suco em pó

Para preparar, dilua o amido de milho na água ainda fria para não empelotar. Depois misture o sal e açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar na consistência do guache. Depois, separe em potinhos diversos e misture os corantes ou suco para ter várias cores.


Quarta feira: 

Hoje vamos ouvir a história: Festa no céu, disponível no link abaixo



https://www.youtube.com/watch?v=NAeSXuVBOKcn   acesso em 21/06/2020 as 11:15


Agora vamos escolher um dos animais da história. Pode ser o sapo, um dos pássaros ou algum dos bichinhos da floresta. O objetivo é fazer uma ilustração utilizando o carimbo de nossas mãos e pés. Clique no link abaixo para ter algumas ideias do que pode ser feito. Lembre-se de guardar essa e outras atividades para que possamos compartilhar com as professoras e colegas todas as coisas legais que fizemos no período de quarentena.

https://www.soescola.com/2017/02/130-atividades-de-pinturas-partir-dos-pes-e-maos.html - acesso em 21/06/2020 as 11:20


Sexta feira

Hoje faremos um tapete de pegadas.


https://www.facebook.com/watch/?v=252994598905897  - acesso em 21/06/2020 as 11:25

Podemos confeccioná-lo com a tinta feita no inicio da semana ou outra que estiver disponível. Pode ser também com o desenho das pegadas no chão com giz, no papel sulfite ou até recortando as mãos e pés em revistas velhas e colando em um papelão ou outro papel, enfim, utilizem o que estiver disponível em casa. Depois de montar o tapete, o  desafio é ultrapassá-lo, colocando as mãos e pés nos locais marcados. Para enriquecer a atividade, podemos colocar as figuras em direções diferentes, a fim de proporcionar um desafio maior, como na figura abaixo: 




 





Não esqueça de registrar essa atividade muito divertida com fotos e enviá-las no e-mail de nossa escola!


Um abraço e até a próxima semana!



29/06/2020 a 03/06/2020:


2º Feira:


História: Menina Bonita do Laço de Fita | Patrícia Coelho.

LIVRO: Menina Bonita do Laço de Fita

Data da primeira publicação: 1986

AutoraAna Maria Machado

IlustradorRosana Faria

Gênero: Ficção

EditoraÁtica

Assunto: Diversidade Étnico-Cultural Brasileira


.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=z7OvgFEvpmEHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=z7OvgFEvpmE&t=79s"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=z7OvgFEvpmE&t=79s"t=79s

Acessado em 26/06/20 as 10:40h

Após ouvir história da menina bonita do laço de fita, junto com os responsáveis identificar as cores apresentadas na história, depois conversar sobre as diferenças, e como estas deixa nosso mundo mais bonito e colorido. 


4º Feira


Atividade para colorir

Relembrar a história da Menina Bonita do laço de fita.

Desenhar os personagens com tinta guache, lápis de cor, giz de cera ou da forma que achar que fica mais bonito.


06/07/2020 a 10/07/2020:

2ª Feira: Querida família hoje retomaremos as cores com as crianças então assistam ao vídeo: “Ciranda das cores-Varal de histórias.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=O3Ywy7F1_v8

Acesso em: 01/07/20 as 14:00h

Após assistirem ao vídeo, com a criança sugerimos a confecção de jogo que os alunos gostam muito para assimilação da aprendizagem, ele se chama: “Bingo das cores”.

Para fazer o bingo das cores, você vai precisar de:

  • ∙Cartolina branca;

  • ∙Canetinhas;

  • ∙Régua;

  • ∙Tesoura;

  • ∙Lápis;

  • ∙Algo para marcar as cores sorteadas. Nós usamos tampinhas de garrafa pet.

Passo a passo para a confecção:

1. Comece desenhando as cartelas na cartolina. Nós fizemos um retângulo de 10 por 15 cm, mas você pode fazer maior, se quiser. Para brincar com crianças mais crescidas, você pode inserir mais cores, para ficar mais difícil e demorado. Em seguida, recorte as cartelas.

2. Divida as cartelas em partes iguais. A quantidade vai depender do número de cores que você deseja colocar em cada cartela. Nós fizemos seis quadradinhos de 5 x 5 cm. Reforce os traços com uma canetinha preta.

3. Recorte os quadradinhos de cartolina que servirão para sortear as cores (nós fizemos de 5 por 5 cm). Você vai precisar de número igual ao de cores que colocará nas diferentes cartelas. Não se esqueça de nenhuma cor, ou a brincadeira não dará certo.

4. Desenhe bolinhas com as diferentes cores em cada quadradinho das cartelas. Vá alternando as cores e certifique-se de não preparar duas cartelas iguais.

5. Depois, desenhe bolinhas, com todas as cores utilizadas, nos quadradinhos de cartolina que servirão para o sorteio. Providencie um saquinho para colocar as “peças”.

6. O seu bingo das cores está pronto! Agora é só brincar. Se quiser garantir uma maior durabilidade do jogo, você pode encapar as cartelas e os cartõezinhos com papel contact transparente.


Link do jogo disponível em: https://limerique.com.br/faca-voce-mesmo/bingo-das-cores/

Acesso em: 01/07/20 as 14:30h

Sugestão: Faça várias cartelas para que toda a família possa brincar juntos, iniciem sorteando as cores, depois solicitem que a criança faça o sorteio, dessa forma a aprendizagem se tornará mais significativa para o aluno(a).


4ª Feira: Hoje faremos uma atividade bem divertida chamada: Pintura de sopro



Recursos para a atividade pintura de sopro:

Você vai precisar:

  • Canudinhos finos e grossos.

  • Tinta guache.

  • Água.

  • Folhas A4.

Passo a passo para a atividade pintura de sopro:

Vamos ao passo a passo.

  • Misture uma medida de água para duas de tinta guache.

  • Deixe que as crianças derramem um pouco da mistura em seu papel.

  • Incentive as crianças a usar várias cores.

  • O canudinho vai servir para empurrar a tinta e distribuir pelo papel

  • Você pode fazer uma exposição das artes.


Link disponível em: https://demonstre.com/10-atividades-ludicas-para-maternal/

Acesso em: 01/07/20 as 15:10


13/07/2020 a 17/07/2020:

2º Feira:


Atividade: Bolha de Sabão.


Link disponível em: < https://pt.wikihow.com/Fazer-Bolhas-de-Sab%C3%A3o-para-seus-Filhos >. Acesso em 09/07/20.


Para realizar essa atividade a criança necessitará da ajuda de uma adulto, e este seguirá o passo a passo do site em anexo.

Ao fazer o liquido para bolha de sabão, o adulto deve explicar e identificar os produtor com a criança.

Após feito o liquido, é só brincar explorando o tamanho das bolinhas de sabão e a quantidade realizada. Toda a família pode participar.


4º Feira


Atividade: Organizar os sapatos.

Um adulto deverá pegar todos os sapatos da criança, mistura-los e pedir para a criança organizar os pares. Pode começar utilizando só os da criança, depois acrescentar os sapatos dos outros integrantes da família.

Pedir para criança identificar de quem é os pares de sapatos. 


20/07/2020 a 24/07/2020:


Queridas famílias,


Aqui em nossa escola, um dos momentos mais divertidos e esperados, é a hora de brincar de massinha! Por isso, essa semana vamos nos divertir muito com atividades especiais pensadas para esse momento delicioso! Vamos brincar de massinha?




http://armarinhocampogrande.com.br/dica/massinha-de-modelar-como-fazer-slime/ acesso em 16/07/2020 as 15:17



SEGUNDA FEIRA: 

Para começar, vamos fazer massinha em casa? A receita é muito simples e usa coisas que temos em casa.


INGREDIENTES

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de sal

Óleo de cozinha

Água


Para dar cor: Pode ser suco em pó, tinta guache, corante alimentício, o que estiver a disposição


MODO DE PREPARO

Misture a farinha com o sal. Coloque um fio de óleo de cozinha e vá adicionando água aos poucos até dar ponto. O Ponto é uma massa que desgrude da mão. Se a massinha começar a ficar muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha. Após a massa ficar pronta, separe a massinha em partes para colorir. Coloque o corante/tinta/suco em pó e misture até a massa ficar homogênea. Quanto mais corante/tinta/suco, mais forte a cor fica. Nessa hora, a massinha pode ficar um pouco grudenta se usar a tinta guache por exemplo. Se ficar, é só colocar mais um pouco de farinha e está pronto. 


MUITO IMPORTANTE: para que a massinha dure bastante, é necessário guardá-la após as brincadeiras em um lugar bem fechado, como um pote que vede bem. 


Depois de pronta, deixe a criança explorar e modelar livremente a massinha. 



QUARTA FEIRA

A brincadeira de hoje é pesquisar objetos que podem deixar marcas! Pode ser brinquedos, folhas, forminhas, pente, régua, além das partes do corpo, como mãos e pés. 


Faça uma bolinha com a massinha e amasse em cima de uma superfície, fazendo como se fosse uma panqueca. Para essa atividade, a massinha não pode estar muito fina. Depois disso, pressione os objetos, carimbando sua forma. Para enriquecer a brincadeira, podemos carimbar os objetos e a criança precisa adivinhar qual objeto foi carimbado de acordo com sua forma. 



https://www.tempojunto.com/2016/06/24/10-maneiras-de-brincar-de-massinha/ acesso em 16/07/2020 as 15:43


QUINTA FEIRA

Para hoje, vamos realizar uma atividade que demanda bastante atenção! Os pais deverão copiar as figuras abaixo em um papel para que a criança possa visualizar com bastante clareza.



 Depois, com a massinha feita na segunda feira, vamos tentar modelar os bonecos de acordo com a figura, prestando bastante atenção na posição dos braços e pernas! 



Vocês também podem inventar novas posições. Depois, podemos pedir às crianças que copiem com seu corpo as figuras que elas representaram com a massinha! Para variar, podemos também fazer poses com nosso corpo e pedir que eles representem com a massinha.



SEXTA FEIRA

Para finalizar nossa Semana da Massinha, vamos brincar com a inicial? Essa atividade é bem simples e fácil de fazer. Um adulto deverá fazer a letra inicial da criança em um papel. É importante dizer a ela o nome da letra, mostrar em qual parte do nome ela se encontra. Pode-se mostrar também as letras das outras pessoas da família. Depois desse momento de aprendizado, pedimos às crianças que façam pequenas bolinhas com a massinha feita no começo da semana. A atividade é cobrir a letra com as bolinhas de massinha. É só apertar as bolinhas onde quer que elas grudem. Podemos, ao invés das bolinhas, fazer cobrinhas de massinha e colocar em cima na letra, como nas fotos abaixo:





Não esqueçam de tirar muitas fotos para registrar esses momentos deliciosos que são as brincadeiras de massinha e enviem para o e-mail de nossa escola!


27/07/2020 a 31/08/2020:

2ª Feira: Querida família, iniciaremos a semana com uma brincadeira simples e muito gostosa para trabalhar a coordenação motora. As crianças que realizam frequentemente esses tipos de brincadeiras que estimulam os movimentos, ou seja, a coordenação motora se desenvolvem mais rápido em outras áreas como a escrita e a matemática. Então vamos iniciar:

Material necessário:

. Uma caixa de papelão;

. Tesoura;

. Uma bola de plástico (ou qualquer outra que o aluno tenha em casa).

Como fazer.

Recorte a caixa de papelão ao meio, pegue o fundo da caixa e recorte em forma de círculo, em seguida coloque a bola no canto da caixa.

Como brincar:

Entregue a caixa com a bola dentro, a criança tem que fazer a bola passar de um lado para o outro sem deixar ela cair no “buraco”.


Para facilitar assista ao link com a brincadeira disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=8Ew1hwws-QE

Acesso em 23/07/20 às 12:30h.

4ª Feira: Vamos dar continuidade essa semana ao reconhecimento da letra inicial do nome. Pais ou responsáveis em um espaço da casa, pode ser no quintal desenhem a letra inicial do nome da criança bem grande e solicitem que ela ande em cima da letra seguindo todas as curvas, durante a brincadeira vocês podem perguntar qual é o nome da letra, de quem é, tem mais alguém da família que inicia com essa letra e etc. 


Brincadeira adaptada do link:

http://www.maximuscolegio.com.br/minha-letra/

Acesso em 23/07/20 às 12:50h


6ª Feira: Como já brincamos com a letra, hoje tentaremos reconhecer e nomear a letra inicial do nome com uma nova atividade.

Material necessário:

. 1 folha de sulfite colorida

. 1 folha de papel colorido color set (opcional)

. tampinhas de garrafa.

Como fazer:

Desenhe no papel color set a letra inicial do nome, recorte e cole em uma folha de sulfite colorido, se em casa não tiver o papel color set, vocês podem desenhar a letra em cima do sulfite.

Como brincar:

Solicite que a criança que identifique a letra e cubra com tampinhas de garrafa, outra forma divertida é os pais ou responsáveis confeccionarem também a letra inicial de seus nomes e pedir para a criança localizar qual é a letra inicial dela, em seguida pode-se criar uma “competição” com ela para verificar quem consegue preencher a letra do nome com tampinhas mais rapidamente.

 

 Atividade adaptada do site:

https://www.jairogrossi.com.br/album/maternal-ed-infantil-brincando-e-aprendendo-com-tampinhas

Acesso em 23/07/20 às 13: 10 h.

Não esqueçam de fotografar e enviar as fotos da atividade para o e-mail da escola.


03/08/2020 a 07/08/2020:



SEGUNDA FEIRA

Sabemos que cada família é de um jeito. Algumas com muitas pessoas, outras com poucas, algumas estão perto, outras estão longe. Para conhecer mais sobre as famílias, indicamos a leitura da História: “As Famílias do Mundinho” de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, disponível no link abaixo:


https://pedagogiadaservi.blogspot.com/2013/06/as-familias-do-mundinho.html

acesso em 31/07 as 11:10


Agora vamos desenhar nossa família? Esse desenho pode ser no papel com o giz de cera enviado no kit ou até mesmo com um giz no chão. Com ajuda dos pais, a criança deve indicar quem é sua família e desenhar da forma que conseguir.


QUARTA FEIRA

Hoje vamos brincar de Estátua? É só ouvir a música e fazer tudo o que ela mandar. Quando dizer ESTÁTUA, tem que ficar parado! Essa atividade rende boas fotos e vídeos! Não esqueça de enviar para o e-mail de nossa escola!


10/08/2020 a 14/08/2020:

2º Feira:

Olá família, como domingo foi dia dos pais, faremos essa semana um cartão para homenageia-lo.

O cartão pode ser entregue para uma figura paterna. (Papai, vovô, titio, padrasto ou alguém que a criança ame).

Modo de fazer: Cortar uma folha sulfite na horizontal, em duas partes e colar uma parte na outra. 

A Criança deve se desenhar no meio do cartão, e carimbar as mãos com tinta, ou desenhar as mãos, nas pontas da sulfite. Ligar as mãos ao corpinho desenhado no centro da folha, para representar os braços abertos para um abraço.

Dica: Com ajuda de um adulto, a criança pode desenhar a sua letra e a de quem receberá o cartão.

Depois e só dobrar o cartão e entregar a pessoa amada 

 




Acesso em 06/08/2020 

Disponível em: <http://umavezumgatomaltez.blogspot.com/2015/03/pai-pai-pai.html?m=1

4º Feira

Hoje vamos dançar e brincar de imitação, assista ao vídeo: Dança da Imitação (Maternal 1 e 2)

 Acesso em: 06/08/2020. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=FQcqs6q2WdU >.




Para começar bem, vamos assistir ao vídeo, em seguida assista novamente quantas vezes achar necessário e tente imitar os gestos e os passos da dança, e não se esqueça: o importante é se divertir.


6º Feira

Faremos uma atividade adaptada do link:

Disponível em: <https://professoraivaniferreira.blogspot.com/2016/04/atividades-de-puncao-educacao-infantil.html>. 

Acesso em: 06/08/2020.


Atividade para perfurar a letra inicial do nome:

Para o aluno realizar a atividade de perfuração deverão seguir as seguintes etapas:

1º) Família escreva a letra inicial do nome da criança em uma folha de sulfite, em seguida pergunte a ela de quem é essa letra e o nome dela.

2º) Colocar o papel com o desenho da letra sobre o isopor, EVA (emborrachado) ou em cima de uma toalha.

2º) Utilizar um lápis de escrever.
3º) Para treinar coloque uma folha de sulfite em branco e faça perfurações aleatórias sobre ela.
4º) Agora que já treinou é só perfurar com o lápis de escrever em cima da letra inicial do nome.


Exemplo:


*Não esqueçam de escrever o nome e a sala da criança e trazer a atividade para a escola quando retornarmos. *


17/08/2020 a 21/08/2020:

Esse mês iremos aprender um pouquinho sobre o folclore, então nessas duas semanas, traremos sugestões de algumas brincadeiras e brinquedos que podem ser realizados e confeccionados em família.

2ª Feira:17/08

Antes de iniciarmos o tema folclore, teremos uma contação de história pela professora Susy inspirada no livro: “Qual a cor do amor”: autor: Linda Strachan, tradução: Linda de Aquino, editora: Brinque Book . 

Ela preparou com muito carinho, pois esse mês também é o mês dos pais e temos que lembrar que o amor está presente em nossas vidas através das pessoas que amamos.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=qX-gAqyK5yAHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=qX-gAqyK5yA&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=qX-gAqyK5yA&feature=youtu.be"feature=youtu.be


4ª Feira:19/08


https://www.criandocomapego.com/brincadeira-corrida-do-saci/ - acesso em 10/08/2020 as 15:55


Para a atividade de hoje, primeiro vamos assistir os vídeos abaixo, que contam a história de um menino muito sapeca, o Saci Pererê.

https://www.youtube.com/watch?reload=9HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=AJ_tpnB-4-8"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=AJ_tpnB-4-8"v=AJ_tpnB-4-8 – Lenda do Saci – Turma do Folclore - acesso em 10/08/2020 as 15:51

https://www.youtube.com/watch?v=ljTSqTkaseA – Música do Saci – Turma do Folclore - acesso em 10/08/2020 as 15:52


Depois de assistir o vídeo e conhecer a lenda do Saci, vamos fazer uma corrida do Saci. É só marcar um lugar para começar e ir até a linha de chegada pulando em um pé só como o Saci. Vocês podem fazer uma corrida para ver quem chega primeiro se for brincar com mais alguém. Podem também contar junto com a criança, quantos pulos de Saci levamos para ir do quarto até a sala por exemplo. 


6ª Feira: 21/08

Hoje assistiremos uma contação de história: “A folha de papel que queria ser um barquinho. Assistam ao vídeo no link a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=QxQjqiTOhFI- acesso em 11/08/2020 as 12:30h.


Ao final vocês podem confeccionar com a criança um lindo barquinho de papel.


Para a confecção passo a passo do barquinho de papel assistam ao vídeo a seguir: Como fazer um barquinho de papel.

https://www.youtube.com/watch?v=fIP1GcVdw9M

acesso em 11/08 as 15:10h


2ª Feira: 24/08

Atividade adaptada do link a seguir:

http://www.maximuscolegio.com.br/minha-letra/


Hoje vamos reconhecer a letra inicial do nome:


Como realizar a atividade:

1) Escreva a letra inicial do aluno(a) em uma folha de sulfite e pergunte a ele(a) qual o nome da letra e a quem pertence.

2) Para a atividade utilize folhas de revista, jornal, folhetos e etc.

3) Auxilie a criança a rasgar o papel em pedaços, nesse início ela pode ter um pouco de dificuldade em rasgar papel, é normal para a idade.

4) Passem a cola na letra inicial do nome junto com ela segurando em sua mão.

5) Solicite que ela cole os pedaços de papel na letra inicial do nome, se precisar comece a atividade para que ela entenda, em seguida deixe que ela conclua.

*Experimentar e explorar diferentes materiais para expressar sua criatividade.


4ª Feira: 26/08

Você sabe o que é uma parlenda? É uma daquelas brincadeiras que cantávamos quando éramos criança, por exemplo, “Um dois, feijão com arroz”, ou então, “Hoje é domingo, pede Cachimbo”. São frases de rima fácil e por isso fazem sucesso com a criançada, normalmente também são ensinadas de pais para filhos. 

A atividade de hoje é uma brincadeira com a parlenda: “Um homem bateu em minha porta”, disponível no link abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=syPqEG_9B0Y - Acesso em 10/08/2020 as 16:23


Depois de assisti-la, podemos cantar e tentar fazer o que a parlenda pede, colocando a mão no chão, pulando de um pé, só dando uma rodadinha.

Vocês também podem ensinar para a criança outras brincadeiras como essa, que cantavam quando eram pequenos. 

6ª Feira: 26/08

Para finalizarmos a semana de maneira muito divertida as professoras Larissa e Andressa prepararam cada uma um vídeo muito especial para vocês.

Larissa: Contação de História - O Jornal; Aprendendo a fazer um avião de papel"

A contação foi inspirada no livro: “O jornal”, Autor: Patricia Auerbach, Editora: Brinque Book

Link: https://www.youtube.com/watch?v=P064UmG08JoHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=P064UmG08Jo&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=P064UmG08Jo&feature=youtu.be"feature=youtu.be


Andressa: Confecção de brinquedo folclórico: Pipa-capucheta.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=xMzB01mLPjQHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=xMzB01mLPjQ&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=xMzB01mLPjQ&feature=youtu.be"feature=youtu.be


Agora vocês podem fazer junto com a família um lindo avião de papel e uma pipa-“capucheta”, se divirtam e brinquem bastante com a família de vocês.



*Não esqueçam de escrever o nome e a sala da criança e trazer a atividade a escola quando retornarmos. *

* Também podem fotografar e fazer vídeos das crianças com as sugestões de brinquedos e brincadeiras dessas semanas e enviar para o e-mail da nossa escola: emeiefsaopedro@gmail.com ou no WhatsApp das professoras de sua sala.

24/08/2020 a 28/08/2020:

2ª Feira – 31/08: Brincadeiras e brinquedos folclóricos

*Videoaula - Link de acesso: 

Olá crianças! Assistam a vídeo aula que preparamos para vocês com muito carinho. Depois, que tal se divertirem e fazerem algumas das brincadeiras folclóricas aí na casa de vocês junto com a família?

4ª Feira – 02/09: Peteca

Hoje é dia de história!

Assistam a contação da história “A Peteca Sapeca” de Lúcia Pimentel Góes, contada por Silvana Fraga:


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ElqltjsajvU, acesso em 18/08/2020)

Vocês sabiam que a peteca é um brinquedo bem antigo, criado pelos índios brasileiros Tupis. Na língua Tupi “Peteca” significa “bater” e, portanto, esse brinquedo recebeu este nome porque a brincadeira com ele se resume em bater várias vezes na peteca sem deixar cair e jogando uns para os outros. As petecas dos índios eram feitas de palha de milho com enchimento de serragem, e com penas de galinha, como na imagem abaixo. Hoje existem petecas confeccionadas de diversos materiais.


(Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtuTgD9AZWCO6OFfxF74NH78JPcqK8Q88mNNVkTzFi8p5SEqrATfahkOybHVWT0ieUAQC0r7PPUVWhAK3es_rXyu6U3MtSMjhSY3mx-iF0-W9ddxtTuYH7XCwGuSPZ1EwG8b6xKIfBzrOM/s1600/Peteca.jpg, acesso em 18/08/2020)

Agora é a sua vez de confeccionar uma peteca para brincar junto com o papai e a mamãe. Vocês podem usar folhas de jornal, de revista e até folhetos de supermercado. É bem simples e fácil, como no passo a passo da imagem abaixo. Vocês também podem pintar e enfeitar a peteca de vocês para deixar ela bem bonita. Depois de pronta, é só se divertir!


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/736x/bc/84/f9/bc84f93f234d6a14e294a7b57d094175.jpg, acesso em 18/08/2020)

6ª Feira – 04/09: Pé de lata

Hoje é dia de música!

Assistam ao vídeo com a música “Maria Pé-de-lata” de Nana Toleda.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=29J3d5bUT5c, acesso em 18/08/2020)

Agora que tal vocês fazerem taque taque com seus pés de lata como a Maria? Para isso vocês vão precisar da ajuda da mamãe, do papai ou de um responsável para confeccionar um pé de lata. É bem fácil e vocês vão precisar de duas latas de leite em pó, barbante, prego e martelo para furar. Assistam o vídeo abaixo para aprender a fazer este brinquedo.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc, acesso em 19/08/2020)

Vocês também podem decorar e personalizar o pé de lata de vocês. Na internet tem diversas ideias para fazer um pé de lata de unicórnio, pés de monstros, entre outros bem legais.

Depois de pronto é só subir no pé de lata e se divertir andando se equilibrando para todo lado! Não se esqueçam de filmar e compartilhar com a gente. Queremos ver a diversão!

4ª Feira – 09/09: Parlenda “A galinha do vizinho”

Essa semana trabalharemos parlendas, que são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização, que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração.

A parlenda de hoje é a “Galinha do Vizinho”. Assistam ao vídeo abaixo para aprender os versos e também cantar e contar junto.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=xpQgZV8Lc84, acesso em 24/08/2020)

Agora que vocês já aprenderam a parlenda, é hora da atividade. Vamos representar a parlenda com a galinha e seus ovinhos através do carimbo da mão e de todos os dedos de uma das mãos, sendo cada dedo um ovinho, como na imagem abaixo. Neste momento iremos trabalhar a contagem apenas até 5, diferente da música e da imagem que tem 10 ovinhos.


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/originals/4b/32/9a/4b329aff2cf7b92e37ed98769dd01477.jpg, acesso em 24/08/2020)

Antes de carimbar, cantem novamente a parlenda e façam a contagem dos ovinhos levantando os dedos da mão conforme os números. Depois, façam a atividade no papel e na hora de carimbar os ovinhos também é interessante passar a tinta em todos os dedos de uma só vez, cantar a parlenda e ir carimbando dedinho por dedinho conforme a contagem, até completar os 5 ovinhos.

Coloquem nome e data na atividade, e guardem para entregar a professora quando retornar. Compartilhem fotos com a gente!

Para quem a tinta do kit já acabou, vocês podem fazer tinta caseira. Já passamos a receita antes em outra atividade.

6ª Feira – 11/08: Parlenda “A Canoa Virou”

A parlenda de hoje é uma bem conhecida, a parlenda “A Canoa Virou”. Assistam ao videoclipe do Palavra Cantada para aprender.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo, acesso em 24/09/2020)

Vamos aproveitar essa parlenda para trabalhar nomes, principalmente o nome da criança em uma brincadeira que as crianças adoram. Para isso vocês terão que confeccionar barquinhos de papel, um para cada participante da brincadeira. Em cada barquinho deverá ter o nome de alguém. Um adulto, é claro, deverá escrever os nomes, mas a criança deverá participar deste momento observando. Mostre para a criança o nome dela, diga o nome da letra que o nome dela começa, comparem os nomes, o que tem mais letra, o que tem menos letras, se os nomes possuem letras iguais, entre outras características. Depois decorem os barquinhos, com lápis, giz de cera ou canetinha. Na imagem abaixo tem o passo a passo para fazer um barquinho de papel.


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/736x/0d/0e/4a/0d0e4ae78e390b2db1d5229849153a65.jpg, acesso em 24/09/2020)

Feito isso vocês poderão dar início a brincadeira. Além dos barquinhos vocês vão precisar de um lençol, uma colcha ou um pedaço grande de tecido. Sentem formando uma roda, coloquem os barquinhos no meio do tecido, segurem ele, balancem e cantem, fazendo os barquinhos balançarem de um lado para o outro sem deixar cair. Assim que cantarem “foi por causa”, peça à criança que pegue um barquinho e juntos vejam qual o nome sorteado para inserir na canção e continuar balançando o tecido com os demais barquinhos. Se o barquinho sorteado for o do Joaquim, cantem “foi por causa do Joaquim que não soube remar. Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava o Joaquim lá do fundo do mar”, por exemplo. O barquinho sorteado é retirado da brincadeira, que continua com os outros barquinhos.


(Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-T1hdZl__yptXCAf2n2nmt95SA4ACoqTk0Ud_yaT98m0R9xrUb0Od9JKoDwq7nfifRh-mF-JhN5ijadAMbR8dzyUKkzXTYBGqSJ2nSMffK3yQeoHEPtBLvvUM-cvGCxu-tdwmbjhaGcE/s640/BARCO1.jpg, acesso em 24/08/2020)

Durante a brincadeira vocês podem cantar mais rápido, cantar mais devagar e balançar o tecido conforme a velocidade.

Depois de brincarem várias vezes é hora de registrar a parlenda. A criança, com auxílio de um responsável, deverá colar o barquinho em uma folha grande enviada no kit e completar o cenário pintando o rio e desenhando, pintando ou colando peixinhos. Não se esqueçam de colocar nome e data e guardar a atividade, além de compartilhar fotos e vídeos com a gente. Boa atividade!


31/08/2020 a 04/09/2020:

2ª Feira – 31/08: Brincadeiras e brinquedos folclóricos

*Videoaula - Link de acesso: 

Olá crianças! Assistam a vídeo aula que preparamos para vocês com muito carinho. Depois, que tal se divertirem e fazerem algumas das brincadeiras folclóricas aí na casa de vocês junto com a família?

4ª Feira – 02/09: Peteca

Hoje é dia de história!

Assistam a contação da história “A Peteca Sapeca” de Lúcia Pimentel Góes, contada por Silvana Fraga:


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ElqltjsajvU, acesso em 18/08/2020)

Vocês sabiam que a peteca é um brinquedo bem antigo, criado pelos índios brasileiros Tupis. Na língua Tupi “Peteca” significa “bater” e, portanto, esse brinquedo recebeu este nome porque a brincadeira com ele se resume em bater várias vezes na peteca sem deixar cair e jogando uns para os outros. As petecas dos índios eram feitas de palha de milho com enchimento de serragem, e com penas de galinha, como na imagem abaixo. Hoje existem petecas confeccionadas de diversos materiais.


(Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtuTgD9AZWCO6OFfxF74NH78JPcqK8Q88mNNVkTzFi8p5SEqrATfahkOybHVWT0ieUAQC0r7PPUVWhAK3es_rXyu6U3MtSMjhSY3mx-iF0-W9ddxtTuYH7XCwGuSPZ1EwG8b6xKIfBzrOM/s1600/Peteca.jpg, acesso em 18/08/2020)

Agora é a sua vez de confeccionar uma peteca para brincar junto com o papai e a mamãe. Vocês podem usar folhas de jornal, de revista e até folhetos de supermercado. É bem simples e fácil, como no passo a passo da imagem abaixo. Vocês também podem pintar e enfeitar a peteca de vocês para deixar ela bem bonita. Depois de pronta, é só se divertir!


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/736x/bc/84/f9/bc84f93f234d6a14e294a7b57d094175.jpg, acesso em 18/08/2020)

6ª Feira – 04/09: Pé de lata

Hoje é dia de música!

Assistam ao vídeo com a música “Maria Pé-de-lata” de Nana Toleda.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=29J3d5bUT5c, acesso em 18/08/2020)

Agora que tal vocês fazerem taque taque com seus pés de lata como a Maria? Para isso vocês vão precisar da ajuda da mamãe, do papai ou de um responsável para confeccionar um pé de lata. É bem fácil e vocês vão precisar de duas latas de leite em pó, barbante, prego e martelo para furar. Assistam o vídeo abaixo para aprender a fazer este brinquedo.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc, acesso em 19/08/2020)

Vocês também podem decorar e personalizar o pé de lata de vocês. Na internet tem diversas ideias para fazer um pé de lata de unicórnio, pés de monstros, entre outros bem legais.

Depois de pronto é só subir no pé de lata e se divertir andando se equilibrando para todo lado! Não se esqueçam de filmar e compartilhar com a gente. Queremos ver a diversão!

4ª Feira – 09/09: Parlenda “A galinha do vizinho”

Essa semana trabalharemos parlendas, que são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização, que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração.

A parlenda de hoje é a “Galinha do Vizinho”. Assistam ao vídeo abaixo para aprender os versos e também cantar e contar junto.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=xpQgZV8Lc84, acesso em 24/08/2020)

Agora que vocês já aprenderam a parlenda, é hora da atividade. Vamos representar a parlenda com a galinha e seus ovinhos através do carimbo da mão e de todos os dedos de uma das mãos, sendo cada dedo um ovinho, como na imagem abaixo. Neste momento iremos trabalhar a contagem apenas até 5, diferente da música e da imagem que tem 10 ovinhos.


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/originals/4b/32/9a/4b329aff2cf7b92e37ed98769dd01477.jpg, acesso em 24/08/2020)

Antes de carimbar, cantem novamente a parlenda e façam a contagem dos ovinhos levantando os dedos da mão conforme os números. Depois, façam a atividade no papel e na hora de carimbar os ovinhos também é interessante passar a tinta em todos os dedos de uma só vez, cantar a parlenda e ir carimbando dedinho por dedinho conforme a contagem, até completar os 5 ovinhos.

Coloquem nome e data na atividade, e guardem para entregar a professora quando retornar. Compartilhem fotos com a gente!

Para quem a tinta do kit já acabou, vocês podem fazer tinta caseira. Já passamos a receita antes em outra atividade.

6ª Feira – 11/08: Parlenda “A Canoa Virou”

A parlenda de hoje é uma bem conhecida, a parlenda “A Canoa Virou”. Assistam ao videoclipe do Palavra Cantada para aprender.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=_vmxj-adiPo, acesso em 24/09/2020)

Vamos aproveitar essa parlenda para trabalhar nomes, principalmente o nome da criança em uma brincadeira que as crianças adoram. Para isso vocês terão que confeccionar barquinhos de papel, um para cada participante da brincadeira. Em cada barquinho deverá ter o nome de alguém. Um adulto, é claro, deverá escrever os nomes, mas a criança deverá participar deste momento observando. Mostre para a criança o nome dela, diga o nome da letra que o nome dela começa, comparem os nomes, o que tem mais letra, o que tem menos letras, se os nomes possuem letras iguais, entre outras características. Depois decorem os barquinhos, com lápis, giz de cera ou canetinha. Na imagem abaixo tem o passo a passo para fazer um barquinho de papel.


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/736x/0d/0e/4a/0d0e4ae78e390b2db1d5229849153a65.jpg, acesso em 24/09/2020)

Feito isso vocês poderão dar início a brincadeira. Além dos barquinhos vocês vão precisar de um lençol, uma colcha ou um pedaço grande de tecido. Sentem formando uma roda, coloquem os barquinhos no meio do tecido, segurem ele, balancem e cantem, fazendo os barquinhos balançarem de um lado para o outro sem deixar cair. Assim que cantarem “foi por causa”, peça à criança que pegue um barquinho e juntos vejam qual o nome sorteado para inserir na canção e continuar balançando o tecido com os demais barquinhos. Se o barquinho sorteado for o do Joaquim, cantem “foi por causa do Joaquim que não soube remar. Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava o Joaquim lá do fundo do mar”, por exemplo. O barquinho sorteado é retirado da brincadeira, que continua com os outros barquinhos.


(Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-T1hdZl__yptXCAf2n2nmt95SA4ACoqTk0Ud_yaT98m0R9xrUb0Od9JKoDwq7nfifRh-mF-JhN5ijadAMbR8dzyUKkzXTYBGqSJ2nSMffK3yQeoHEPtBLvvUM-cvGCxu-tdwmbjhaGcE/s640/BARCO1.jpg, acesso em 24/08/2020)

Durante a brincadeira vocês podem cantar mais rápido, cantar mais devagar e balançar o tecido conforme a velocidade.

Depois de brincarem várias vezes é hora de registrar a parlenda. A criança, com auxílio de um responsável, deverá colar o barquinho em uma folha grande enviada no kit e completar o cenário pintando o rio e desenhando, pintando ou colando peixinhos. Não se esqueçam de colocar nome e data e guardar a atividade, além de compartilhar fotos e vídeos com a gente. Boa atividade!

14/09/2020 a 25/09/2020:

Queridas famílias,

Nas próximas duas semanas continuaremos trabalhando sobre água. E contamos com a participação de todos, para possamos alcançar um melhor desenvolvimento dos alunos.


SEGUNDA-FEIRA – 14/09


Iniciaremos a semana falando um pouquinho sobre o ciclo da água. Para isso utilizaremos o vídeo da professora Susy.

Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=UPMNG0VmdhIHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=UPMNG0VmdhI&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=UPMNG0VmdhI&feature=youtu.be"feature=youtu.be > Acesso em: 09/09/2020




Após assistir o vídeo, faremos um desenho sobre o ciclo da água. Podemos desenhar o Sol, a Chuva, a gotinhas e as outras coisas que fazem parte do ciclo da água.


TERÇA-FEIRA – 15/09


Na aula de hoje vamos realizar algumas atividades/brincadeiras relacionadas a água, então assistam ao link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=judokWjlHgc


  (Acesso em 06.09.20 as 10:00h)

Material necessário atividade 1:

. Copo com água

. Tinta guache na cor azul

. Uma caneta hidrocor

. Saco plástico

. Tinta durex

Como fazer:

Desenhar no plástico algo relacionado a água como exemplo: o mar, peixinhos e etc, depois colocar um pouco da tinta guache no copo com água e misturar, colar um pedaço de durex no saco plástico, despejar a água que ficou colorida no saco plástico, fechar com o durex, em seguida colar em algum local, pode ser na geladeira. Vocês verão que ficou parecido com o fundo do mar.


QUARTA-FEIRA – 16/09

Ainda falando sobre a água, vocês sabiam que lá no fundo do mar vivem animais incríveis? Um deles é o polvo. Ele tem 8 “pernas”, que chamamos de tentáculos. Para a atividade de hoje, vamos fazer um polvo usando’ rolinho de papel higiênico, tinta, tesoura e canetinha.

Para começar, peça para a criança pintar o polvo com tinta guache. Espere secar e ajude-o a cortar até mais ou menos a metade do rolinho. É importante incentivar que a criança comece a utilizar a tesoura. Ajude-a para que o polvo fique com 8 tentaculos. Depois, dobre os tentáculos e desenhe os olhos e a boca. Agora está pronto nosso lindo polvo!


Disponível em: < https://www.ideiacriativa.org/2013/10/polvo-de-rolo-de-papel-higienico.html >. Acesso em 03/09/2020 as 16:57


QUINTA-FEIRA – 17/09


Hoje vocês irão assistir novamente ao vídeo de ontem:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=judokWjlHgc

(Acesso em 06.09.20 as 10:00h)


Agora vamos realizar a segunda e terceira atividade/brincadeira relacionada a ele.

Material necessário atividade 2:

. Vasilha com água.

. Tinta guache (preferencialmente uma cor escura, ex: preto, violeta e etc)

. Copo

. Folha de sulfite.

. Canetinha

Como fazer:

Para a idade das nossas crianças, vocês podem fazer desenhos aleatórios no sulfite como o tema é água, podem desenhar animais que vivem no fundo do mar, também há a possibilidade de desenhar as quatro formas geométricas básicas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. Depois coloquem um pouco de tinta guache na água da tigela e misturem até ficar bem escura, agora coloquem 

o desenho em baixo da tigela, em seguida pegue o copo e com a abertura para baixo coloque dentro da tigela, nesse momento poderão visualizar os desenhos, passe o copo por eles e pergunte a criança os nomes, como são e etc.


SEXTA-FEIRA – 18/09


Material necessário atividade 3:


. Folha de sulfite

. Tinta guache

. Um borrifador com água

Como fazer:

Faça alguns desenhos com a tinta guache no papel, em seguida cole em um local que seja fácil a limpeza, ex: no box do banheiro, em alguma superfície com azulejo, pois faz um pouco de sujeira. Agora a criança irá usar o borrifador com água e espirrar do desenho que irá escorrer por toda a superfície. Lembre-se que essa atividade é para diversão, então brinquem muito.



SEGUNDA-FEIRA – 21/09


Hoje veremos o vídeos da professora Andressa, sobre o desperdício de água. Ela fará uma experiência muito legal.

Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=i1-Rm074h4UHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=i1-Rm074h4U&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=i1-Rm074h4U&feature=youtu.be"feature=youtu.be > Acesso: 09/09/2020




Após assistir o vídeo, faremos a atividade que ela explicou no vídeo. Uma atividade divertida, que nos deixa curiosos sobre o resultado.


TERÇA-FEIRA – 22/09


A atividade de hoje é com a letra inicial do nome e se chama: Alinhavo, para aprender como se faz assista ao vídeo a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=ifL-o6-zTAA

   

 (Acesso em 06.09.20 as 10:50h)

Material necessário:

. Bandeja de isopor ou pedaço de papelão

. Canetinha

. Cadarço de tênis ou barbante

 Como fazer:

No isopor ou papelão, registrem com a canetinha a letra inicial do nome da criança, depois façam furos em cima da letra e ao redor da superfície, em seguida com o cadarço ou barbante, vocês vão “costurar” ao redor da letra e da superfície introduzindo o cadarço ou barbante pelos furinhos. 

*Importante: Durante a brincadeira pergunte a criança qual o nome da letra inicial do nome dela, se ela já assimilou façam a atividade com a letra final do nome, tem algumas crianças do maternal que nessa etapa do ano já assimilam algumas letras do alfabeto se for o caso vocês podem fazer a atividade com todas as letras do primeiro nome da criança ou com letras iniciais dos nomes dos familiares. O importante é a criança se sentir feliz ao realizar a atividade, lembrando que cada uma tem o seu tempo de aprendizagem.


QUARTA-FEIRA – 23/09


A Professora Larissa vai mostrar nesse vídeo como fazer um desenho de lindas flores com tinta; E também como plantar um feijãozinho no copinho descartável, assim conseguiremos acompanhar seu desenvolvimento no decorrer dos dias.

Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=-QTyGd-03_0HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=-QTyGd-03_0&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=-QTyGd-03_0&feature=youtu.be"feature=youtu.be >. Acesso em: 09/09/2020




QUINTA-FEIRA – 24/09


Na atividade de hoje, brincaremos de detetive, buscaremos em nossa casa a letra inicial do nosso nome nas embalagens, revistas e etc. A família deve orientar, e ajudar a explorar as letras, após a criança encontrar várias letrinhas do nome, pode apresentar a letra inicial das pessoas da família também, falando o nome delas.


SEXTA FEIRA – 25/09


A atividade de hoje se chama Pesca com os pés.

Vamos precisar de duas bacias (vasilhas) e bolinhas de plásticos ou alguns objetos.

Vamos colocar água em uma bacia e vários objetos ou bolinhas dentro dela, a criança deve se sentar em uma cadeira e transferir os objetos bacia com água para a bacia vazia.


Disponível em: < https://www.okchicas.com/curiosidades/creatividad/11-divertidas-actividades-celebrar-dia-nino/ >. Acesso em: 09/09/2020


PLANEJAMENTO QUINZENAL:

28/09/2020 a 09/10/2020:

Queridas famílias, nas próximas semanas as turmas dos maternais falarão um pouco sobre os sentidos e os sentimentos. Então contamos com o apoio de sempre de vocês para auxiliar as crianças na realização das brincadeiras e atividades, dessa forma alcançaremos o desenvolvimento de nossas crianças.


SEGUNDA-FEIRA – 28/09


Saber reconhecer as emoções é muito importante para o desenvolvimento da criança, dessa forma ela consegue transmitir o que sente e se expressar melhor e os adultos também poderão entender as suas necessidades e assim conseguir ajuda-las da melhor forma possível.

Para iniciar assistam aos vídeos a seguir:


“O livro dos sentimentos”


Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JOfYZ5gsdIw

(Acesso em 18.09 as 16:00h)


“Casa dos sentimentos”


Link disponível em>

https://www.youtube.com/watch?v=7K8Mj-pO8HY 

(acesso em 18.09 as 16:30h)


Iniciaremos a semana brincando com as expressões, com a ajuda dos familiares desenharemos 6 expressões de emoções diferentes, como da imagem abaixo, pode usar o lápis de cor, canetinhas, recortes de revistas e etc. Depois é só montar um dadinho ou encapar uma caixinha quadrada colocando cada expressão de um lado. Após concluído é só brincar de jogar o dado e fazer a expressão sorteada.



Disponível em: < http://beteramos.blogspot.com/2015/04/sentimentos-dados.html >. Acesso em: 22/09/2020



Terça-feira-29/09


Para iniciar a nossa atividade de hoje, assista ao vídeo a seguir:



“Musicalização infantil-Expressando emoções”



https://www.youtube.com/watch?v=z2Zs8m0kupE

(acesso em 18.09 as 16:30h)

 Depois de assistir ao vídeo é apenas tentar seguir as instruções, a família ou a criança com o auxílio dela desenha diversas “carinhas” com sentimentos e as emoções e com a música “Se essa rua fosse minha” a criança vai ouvindo a música, cantando e mostrando qual sentimento está mais adequado aos refrões da música, vocês podem seguir o vídeo ou assistir diretamente no vídeo “Se essa rua fosse minha”.


Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IuZf_xTt_JU

(acesso em 22.09 as 20:50h)



Quarta-feira-30/09


Vamos brincar? Sim. Hoje brincaremos de estátua. Coloque uma música legal e quando a ela parar você deve fazer uma careta, sentimento ou expressão legal. Toda a família pode participar. A brincadeira segue até sobrar só um participante que é considerado o vencedor e de recompensa pode ganhar um abraço de urso dos outros participantes.



Quinta-feira-02/10


Hoje assistiremos a Vídeo aula da Professora Andressa do Maternal C.


Brincadeira: Reconhecendo sentimentos e emoções.



https://www.youtube.com/watch?v=nZUs1RONyj4HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=nZUs1RONyj4&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=nZUs1RONyj4&feature=youtu.be"feature=youtu.be

Através dessa brincadeira as crianças aprenderão a reconhecer alguns sentimentos e situações que elas vivenciam, além de identificar e brincar com um adulto elas podem também imitar essas emoções.


Segunda-feira-05/10


Para iniciar a aula de hoje vamos assistir a esses vídeos que falam sobre os sentidos, no primeiro uma pequena história ilustrada e nos próximos músicas.


“Corpo humano-5 sentidos”.


Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ezwz8TBcjYo

(acesso em 18.09 as 11:00h|)



“Annie e Ben- Os cinco sentidos”.


Link disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=LXMvfkMd4VY

(acesso em 18.09 as 11:20h)


“Patati Patatá- Os sentidos”



https://www.youtube.com/watch?v=NaTcJL2bMPs

(acesso em 18.09 as 11:30h|)



Na atividade de hoje vamos conhecer um dos sentidos, o Paladar. Através dele, conhecemos o sabor das coisas. Podemos saber quando uma comida está gostosa ou não. Se é doce, salgada, azeda, amarga. Descobrimos o paladar através de nossa língua, que sente cada sabor em uma parte dela.

Para a atividade de hoje, a família deverá escolher alguns alimentos que a criança está acostumada a comer. Com os olhos vendados, deverá experimentar cada um deles e tentar descobrir qual é. Através dessa brincadeira, podemos perceber como nossos sentidos estão ligados, pois podemos confundir sabores já conhecidos se comermos sem ver o que é. Vale também colocar alguns alimentos saudáveis que a criança não conhece ou não gosta muito e propor que ela experimente sem ver.


Terça-feira-06/10


Hoje assistiremos a Vídeo aula da professora Susy do Maternal A. Nela são explicados os cinco sentidos e também tem uma linda contação de história relacionada a eles.


Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eoIELO1433sHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=eoIELO1433s&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=eoIELO1433s&feature=youtu.be"feature=youtu.be



Quarta-feira-07/10


Hoje é dia de brincar novamente, vamos explorar uma brincadeira muito antiga e muito divertida. É a brincadeira do Quente e Frio. Para essa brincadeira, é preciso escolher um objeto que será escondido. A criança irá para um cômodo da casa ou será vendada e o adulto deverá esconder o objeto. Depois disso, a criança começa a procurar o objeto pela casa e o adulto deverá dizer quando a criança estiver perto ou longe do objeto, dizendo que está quente (perto) ou frio (longe). É uma brincadeira que pode ser feita com toda a família, com mais de um objeto, enfim, usem a criatividade.


Quinta-feira-08/10


Hoje vamos assistir a vídeo aula da professora Larissa junto com as educadoras da sala do Maternal B. Nela vocês aprenderão uma brincadeira muito legal na qual irão utilizar um sentido apenas o tato.


Brincando com os sentidos-tato.




Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nebzk2-xamAHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=nebzk2-xamA&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=nebzk2-xamA&feature=youtu.be"feature=youtu.be




* Ao realizar as atividades fotografar e fazer vídeos das crianças com as sugestões das brincadeiras dessas semanas e enviar para o e-mail da nossa escola: emeiefsaopedro@gmail.com ou no WhatsApp das professoras de sua sala. 




12/08/2020 a 23/08/2020:

QUERIDAS FAMÍLIAS,


Estamos em uma semana muito aguardada por nós e pelas crianças, que é a Semana da Criança. Por isso, durante os próximos 15 dias iremos propor atividades muito divertidas, que alegrarão ainda mais os dias de vocês. Lembramos que é muito importante fotografar as atividades e enviar as fotos para a professora da Sala!!


SEGUNDA FEIRA 12/10 – FERIADO


TERÇA FEIRA 13/10 – FERIADO ESCOLAR – Dia do Professor


QUARTA FEIRA 14/10

Hoje a professora Larissa do Maternal B preparou uma brincadeira muito divertida chamada “Caça ao Tesouro”. É só assistir o vídeo abaixo e procurar os objetos que estão em nossa casa, através das dicas que ela dá! Depois é só tirar uma linda foto com todos os objetos na mão, pra mostrar que encontrou tudo! Ah, a resposta das dicas está na descrição do vídeo.


https://www.youtube.com/watch?v=EchVj9wT9rEHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=EchVj9wT9rE&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=EchVj9wT9rE&feature=youtu.be"feature=youtu.be


QUINTA FEIRA 15/10

Na aula de hoje vamos construir um brinquedo chamado: “bola flutuante”. Para ele serão necessários apenas papel, tesoura, fita, canudo. Assistam ao vídeo a seguir com o passo a passo da confecção


https://www.youtube.com/watch?v=klwILBfO33I

(acesso em 04.10.20 as 12:10h)



Dica: Se preferirem ao invés de fazer com papel a base do brinquedo cortem uma garrafa pet e utilizem a parte da tampinha é só furar, encaixar o canudo, soprar as bolinhas e se divertir muito.


SEXTA FEIRA 16/10

Quem aí é bom de mira? Porque hoje a atividade é boliche.  Para fazermos essa atividade precisaremos de latas, potes de shampoo, garrafas ou outros objetos recicláveis. Podemos fazer uma pilha com esses objetos, ou colocá-los em pé. Depois é só pegar uma bola que pode ser comprada, ou feita com papéis velhos, meias etc., e acertar os objetos. O objetivo é tentar derrubar a maioria dos objetos em uma tacada só. Além disso, podemos também fazer uma “competição” com os irmãos ou outras pessoas da família, anotando o quanto cada um derruba em cada jogada. Depois de uma quantidade determinada, vemos quem é o vencedor, que derrubou mais objetos. Como algumas crianças ainda não adquiriram o registro numérico, podemos desenhar bolinhas ou tracinhos para marcar quantos “pinos” cada um derrubou. 



https://professorajuce.blogspot.com/2015/09/brinquedo-boliche-com-passo-passo.html?m=0 – acesso em 06/10/2020 as 11:19



SEGUNDA FEIRA 19/10

Olá crianças, que semana divertida! Cheia de brincadeiras e alegrias...

Hoje brincaremos de amarelinha. Peça para a mamãe, papai ou algum familiar desenhar a amarelinha no chão. Pode utilizar giz ou até mesmo pedacinhos de tijolos para desenhar a amarelinha como a da foto. Depois é só jogar uma pedrinha no número que estará dentro dos quadradinhos e pular o restante dos números, sem pisar na linha ou no quadradinho com a pedrinha. Pode seguir a sequência de números 1, 2, 3... ou simplesmente acertar um número e sair brincando. Todos da família podem brincar. Para essa atividade, é importante sempre nomear cada número, para que a criança comece a assimilar o nome com a escrita do número. 


Disponível em: < https://br.pinterest.com/pin/362469470004915435/ >. Acesso em: 05/10/2020




TERÇA FEIRA 20/10

A atividade de hoje é a vídeo aula da professora Suzy, do Maternal A. Nessa aula ela ensina a fazer um bilboquê com garrafa PET e um IOIÔ com bexiga! São brinquedos simples, mas que podem ser feitos com a família inteira. 


Os materiais para o Bilboque são:

Uma garrafa pet com tampa

2 tampas de garrafa pet

Barbante, fita ou uma cordinha

Fita adesiva

Adesivos para enfeitar (opcional)


Os materiais para o Ioiô:

1 bexiga

Um pedaço de elástico

Canetinha para desenhar na bexiga (opcional) – caso a família tenha em casa, use caneta permanente, assim a tinta não sai.


https://www.youtube.com/watch?v=4wDS8p2drG4HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=4wDS8p2drG4&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=4wDS8p2drG4&feature=youtu.be"feature=youtu.be





QUARTA FEIRA 21/10

Hoje faremos duas brincadeiras bem legais. Vamos brincar de estátua, mas não é uma estátua comum, é a brincadeira de “Estátua Diferente”. Assista ao vídeo e aos comandos da música tem que virar estátua, mas de diversas maneiras diferentes, como pular, virar “super herói” e etc. 


https://www.youtube.com/watch?v=i-z2mW4ej3M

(acesso em 04.10.20 as 11:50h)


A próxima brincadeira de hoje é a “brincadeira com sapatos”

Para brincar é muito simples. Separe alguns pares de sapatos e organize um do lado do outro em várias direções como para a direita, esquerda, para cima e para baixo, depois tente seguir as direções dos sapatos pulando, comece devagar e depois acelere. 


https://www.youtube.com/watch?v=LKnB3d1Oj9Y (acesso em 04/10/20 as 11:20h)



QUINTA FEIRA 22/10

Hoje vamos assistir a vídeo aula da professora Andressa do Maternal C, ensinando a fazer mais alguns brinquedos reciclados. Um deles é um fantoche com copinho descartável e canudos. O outro é um binoculo.


Materiais do fantoche:

Copo descartável

3 Canudos

Fita adesiva

Papel para desenhar o fantoche (caso queiram, podemos também utilizar figuras de revistas, adesivos)

Cola quente – Caso não tenham, usem a fita adesiva.


Materiais do Binoculo:

Cola

Tesoura

3 rolinhos de papel higiênico,

Papel colorido ou tinta guache para pintar os rolinhos

Barbante

Cola quente – Caso não tenham, usem a cola branca, só demora um pouco mais para secar.


https://www.youtube.com/watch?v=5Qoovqr_w7IHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=5Qoovqr_w7I&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=5Qoovqr_w7I&feature=youtu.be"feature=youtu.be



SEXTA FEIRA 23/10

Hoje é o último dia das Semanas das Crianças. Por isso preparamos uma atividade muito especial. Todos os papais e mamães já foram crianças, também brincavam e se divertiam. Mas algumas brincadeiras que eles faziam são diferentes das de hoje em dia. Por isso, hoje os papais e mamães deverão ensinar para seu filho uma brincadeira que eles faziam quando eram criança. Segue algumas dicas: pipa, elástico, 5 marias, bolinha de gude, passa anel, pula cela, o mestre mandou, corda, brincadeiras de roda, cabra cega, stop, alerta, batata quente, bater figurinhas, carrinho de mão, dança da cadeira, ou alguma outra que tenha marcado a infância. O importante é trazer a memoria dessa brincadeira, lembrar como era quando brincavam, com quem brincavam, a fim de criar uma conexão com a criança. Pedimos que fotografem muito essa atividade.  


*Não esqueçam de escrever o nome e a sala da criança e trazer a atividade a escola quando retornarmos. *

* Também podem fotografar e fazer vídeos das crianças com as sugestões de brinquedos e brincadeiras dessas semanas e enviar para o e-mail da nossa escola: emeiefsaopedro@gmail.com ou no WhatsApp das professoras de sua sala.

26/10/2020 a 06/11/2020:

2ª Feira – 26/10: Cara de Quê?

Olá crianças, nos próximos dias vamos trabalhar sobre emoções e sentimentos. Assistam à nossa vídeo aula com a música “Cara de Quê?” do grupo Coração Palpita para dançar e se divertir com a gente!

*vídeo aula - Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=KiC8mCd4n2IHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=KiC8mCd4n2I&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=KiC8mCd4n2I&feature=youtu.be"feature=youtu.be 


4ª Feira – 28/10: Sentimentos e emoções

Vocês sabem o que são sentimentos e emoções?

Hoje vamos aprender um pouco sobre alguns dos sentimentos e emoções que vivem dentro da gente, como a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e o amor. Assistam os vídeos abaixo para aprender um pouquinho sobre cada um deles, e depois converse com a mamãe ou o papai sobre como vocês estão se sentindo. 


(Fonte da imagem e data de acesso dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=VhBMbbCM0RM, 20/10/2020)

Acessem os links abaixo para assistir aos vídeos:

Alegria: https://www.youtube.com/watch?v=XhU8ebdEub4

Medo: https://www.youtube.com/watch?v=SF1vsTdKZNw

Amor: https://www.youtube.com/watch?v=VhBMbbCM0RM

Raiva: https://www.youtube.com/watch?v=YJMFJMv74JQ

Tristeza: https://www.youtube.com/watch?v=M7wqlF3YM_g

Sabiam que ter emoções é bom? Assistam ao videoclipe abaixo para descobrir o porquê.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=xnVlFVZ1VFo, acesso em 20/10/2020)

Agora que vocês já aprenderam, vamos para a nossa atividade, que será realizar as “caretas” de cada emoção ou sentimento em frente ao espelho.


(Fonte da imagem: https://www.vitoriaregia.net/wp-content/uploads/2019/04/Din%C3%A2mica-do-Espelho-Trabalhando-as-diferen%C3%A7as-f%C3%ADsicas-Grupo-4-A-2-e1555097647228.jpg, acesso em 20/10/2020)

Para a atividade de hoje o papai, a mamãe ou um responsável deverá desenhar as 5 emoções e sentimentos apresentados nos vídeos em 5 papeizinhos (como na imagem abaixo que segue de exemplo) que deverão ser colocados em um saquinho ou em uma caixinha. A criança irá sortear um papelzinho por vez, deverá identificar a emoção ou sentimento que está nele, dizer ao responsável e em seguida representar em frente ao espelho. Essa atividade rende muitas caretas e risadas, não deixem de tirar fotos, filmar e compartilhar com a gente!


(Fonte da imagem: https://www.papodaprofessoradenise.com.br/wp-content/uploads/2019/06/CARINHAS-SENTIMENTOS-molde.jpg, acesso em 20/10/2020)

5ª Feira – 29/10: Sentimentos e emoções   

Hoje vamos lembrar as emoções e os sentimentos com o Jojozinho e a Canção das emoções. Assistam a primeira música do vídeo abaixo.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=U9CHOBy5ercHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=U9CHOBy5erc&t=70s"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=U9CHOBy5erc&t=70s"t=70s, acesso em 20/10/2020)

A atividade de hoje será representar as carinhas das emoções através de desenhos. Para isso, a mamãe, o papai ou um responsável deverá desenhar círculos na folha sulfite grande e a criança deverá desenhar com auxílio os olhos, a boca e o que mais for necessário para representar a emoção que o adulto irá solicitar. Como a folha é grande, vocês podem desenhar mais de um na mesma folha. O Desenho das crianças deve ser simples, como as carinhas da imagem que foi colocada de exemplo na atividade anterior. Não se esqueçam de colocar nome e data, e guardar para entregar para a professora.


(Fonte da imagem: https://soumamae.com.br/wp-content/uploads/2018/01/criancas-desenhando-461x308.jpg, acesso em 20/10/2020)

4ª Feira – 04/11: O Monstro das Cores

Hoje é dia de história!

Assistam ao vídeo com a contação da história O Monstro das Cores por Varal de Histórias.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=5dYNbRHJ15QHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=5dYNbRHJ15Q&t=270s"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=5dYNbRHJ15Q&t=270s"t=270s, acesso em 20/10/2020)

O Monstro estava tão confuso, coitado! Com todas as emoções misturadas. Hoje é a vez de vocês ajudarem o Monstro a separarem as emoções, mas não vai ser guardando cada emoção em um potinho não, vai ser diferente.

Para a atividade de hoje o papai, a mamãe ou um responsável deverá desenhar 6 monstros, um alegre, um com medo, um com raiva, um calmo, um triste e um com amor. As crianças deverão pintar 6 papéis nas cores amarelo, azul, verde, vermelho, preto e rosa. A pintura pode ser de lápis de cor, tinta ou giz de cera. Depois de pintado, elas deverão rasgar esses papéis em pequenos pedaços que serão misturados. Agora é a hora de ajudar os monstrinhos a organizarem suas emoções. Cada monstrinho deverá ser colado com os pedacinhos de papel na cor que representa sua emoção, como apresentado na história. Não se esqueçam de registar a atividade com fotos e/ou vídeos e compartilhar com a gente, e colocar nome e data na atividade e guardar para entregar a professora.


(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/564x/24/34/10/243410e977b491d05bf63500115c551c.jpg, acesso em 20/10/2020)

6ª Feira – 06/11: Medos

Hoje vamos falar sobre medo.

De acordo com o BlogLeiturinha (https://leiturinha.com.br/blog/como-ajudar-as-criancas-a-lidar-com-o-medo/, acesso em 21/10/2020), o medo, na medida certa, tem o papel de nos proteger de possíveis riscos e ameaças à nossa sobrevivência. Portanto, sentir medo é natural em todas as fases da vida. Na infância, como tantas outras coisas, é o momento em que os pequenos descobrem e conhecem esse sentimento. Isto ainda é algo novo e eles não sabem ao certo como lidar. Medo de escuro, de altura, de se separar dos pais, de ser esquecido na escola, de dormir sozinho, dos pais se divorciarem, de personagens assustadores, de barulhos e ruídos estranhos, da rejeição social… São muitos os medos que envolvem cada etapa da infância e é importante que os pais estejam preparados para ajudar os filhos a lidar e superar cada um deles. Como em tantas outra situações, o melhor caminho é o diálogo. Escute seu filho, esteja aberto para ouvir e conversar sobre suas inseguranças. Mostre a ele que o medo que está sentindo é algo natural e que todos sentem ou já sentiram em algum momento da vida, inclusive você.

Muitas crianças sentem medo do escuro, onde a imaginação aflora e qualquer barulhinho ou sombra são facilmente confundidos com monstros e criaturas assustadoras. O Joãozinho e seus irmãos estão com medo, será que tem um monstro no quarto deles? Assistam ao vídeo abaixo para ver a situação de medo que eles vivenciaram.


(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=Z7QQasr6kfc, acesso em 20/10/2020)

Ufa, não eram monstros, era só sons, luzes e a imaginação deles! E vocês, tem medo do escuro? Tem medo de monstros?

Na atividade de hoje vamos fazer um spray anti-monstro, para acabar com todos os monstros do seu quarto, da sua casa e também com todos aqueles monstros que te deixam com medo.

Para isso vocês vão precisar de um recipiente borrifador, água, lantejoulas, purpurina, pedacinhos de eva, uma essência (de preferência lavanda ou alfazema que ajuda acalmar, mas pode ser qualquer perfume também, ou folhinhas de camomila ou alecrim), entre outros. O Adulto deverá conduzir a elaboração, pedindo a criança que vá colocando os “ingredientes” na poção. Vocês podem dizer que estes ingredientes são luz, coragem, amor...coisas que vão ajudar a afastar os monstros. Depois de pronta a solução, criem um rótulo bem legal e bonito para ela com desenhos, impressões ou adesivos. Agora é só usar seu spray anti-monstro para espantar e acabar com todos eles!

 

 

(Fonte das imagens: https://pilulasmaternas.com.br/spray-anti-monstro/ e http://www.brinquedoebrincadeira.com.br/blog/spray-anti-monstro/, acesso em 20/10/2020)



09/11/2020 a 20/11/2020:

Queridas famílias, 

nas próximas semanas, as turmas dos maternais falarão um pouco sobre o que é moradia. 


Todos nós temos a nossa moradia, nossa casa, e cada uma delas é feita de um material diferente, algumas são maiores e outras menores, porém a maioria possui quartos, sala, cozinha, banheiro e etc. 


Para as crianças entenderem um pouco desse tema propomos a atividade dos “Três porquinhos”. Essa atividade é a oficial que irá no portfólio de cada criança juntamente com o relatório que faremos, portanto é necessário que façam e entreguem na escola, contamos com o apoio de todos.


 

SEGUNDA-FEIRA – 09/11

Antes de iniciar o tema, assistam a uma contação da história “Os três porquinhos” - Varal de histórias


https://www.youtube.com/watch?v=ZIgJ4Grnwgs


 

(Acesso em 02/11 as 11:40)



Agora as professoras Larissa do maternal B e Andressa do Maternal C, prepararam uma vídeo-aula muito especial para vocês ensinando como fazer a atividade.


https://www.youtube.com/watch?v=7j2mN8HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=7j2mN86RXnM&feature=youtu.be"6RXnMHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=7j2mN86RXnM&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=7j2mN86RXnM&feature=youtu.be"feature=youtu.be




Depois de assistir a vídeo aula, vocês podem enfeitar a casinha de palha da atividade.

A professora Andressa ensina a fazer: primeiro colorir com lápis de cor ou giz de cera, em seguida passar cola na casinha e telhado, recortar o barbante que vocês receberam em pedaços menores e colar em toda a casinha, se preferirem utilizar outro material que tenham em casa como palha de cesta, sintam-se a vontade.



TERÇA-FEIRA-10/11

Hoje faremos a casinha de madeira com a professora Larissa. Para relembrar, assistam novamente a vídeo aula de ontem. Vocês devem colorir a casinha com lápis de cor ou giz de cera e colar casquinhas de lápis de cor. Caso prefiram, vocês podem utilizar palitos de sorvete, palitos de fósforo ou palitos de dente, ou seja, o material que tiverem em casa.




QUARTA-FEIRA-11/11

Na aula de hoje terminaremos a nossa atividade e a professora Andressa irá ensinar a fazer a casinha de tijolos, então assistam novamente a vídeo aula de segunda-feira.

Primeiro vocês podem colorir os “três porquinhos” e a casinha de tijolos com lápis de cor ou giz de cera. Depois, é só passar a cola e colar os pedacinhos de EVA que receberam no Kit da atividade em toda a casinha. Caso precise, podem cortar os EVAs em pedaços menores ou utilizar outro material que tenham em casa. O importante é utilizar a criatividade de vocês e realizar toda a atividade.



Como já dissemos anteriormente, essa atividade fará parte do nosso portfólio de avaliação, por isso, quando terminarem é preciso entrega-la na escola.


QUINTA-FEIRA-12/11

Hoje faremos uma brincadeira muito divertida para encontrar as letras do nome.


Escreva o nome da criança em um papel, sempre com letra bastão maiúscula (ex: PEDRO). Caso tenham, vocês podem utilizar o crachá da criança. Para iniciar a atividade, escreva as letras do nome em pedaços pequenos e “esconda” em uma tigela com arroz. Agora solicite que ela procure as letras e monte na ordem correta o de acordo com o nome escrito no papel. Depois de consolidado, coloque outras letras que não façam parte do nome no mesmo pote e peça para que e criança separe as que façam parte do nome em uma folha e as que não façam, em outra folha. Ao encontrar a letra, é importante que o adulto diga o nome da letra caso a criança não saiba. É uma atividade que necessita de mediação, por isso ajudem no início. Depois de um tempo, a criança começa a compreender melhor e consegue realizar com mais autonomia. O importante é que ele(a) aprenda brincando e se divertindo.


Assistam ao vídeo para visualizar a realização da atividade: 

Atividade lúdica para trabalhar o nome na educação infantil: Essa letra é do meu nome?


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=yLk7G6LyRXM

(Acesso em 25/10 as 11:30h)

  



SEXTA-FEIRA-13/11 

Hoje faremos uma atividade chamada: “Brincadeira de pareamento divertido”. Para essa brincadeira, vocês irão utilizar objetos que tenham em casa como talheres, copos e etc, canetinha e folha de sulfite.

O adulto desenha previamente o contorno desses objetos com canetinha na folha sulfite, como na foto abaixo. 



Agora é só colocar os objetos em outro local e pedir que a criança encontre o contorno do objeto. Para dificultar, podemos também esconder esses objetos na casa e pedir que eles encontrem.



SEGUNDA-FEIRA-16/11

Antes de iniciar a atividade de hoje, assistam ao vídeo a seguir. Nele aprenderemos quais são os diversos tipos de moradias.

Tipos de moradias. https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLUHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU&feature=youtu.be"feature=youtu.be

(Acesso em 02/11 as 13:10h)


     

Então agora que tal fazer uma linda casinha com dobradura? Para a realização é necessário papel sulfite, tesoura, lápis de cor ou giz de cera.

No link abaixo tem o passo a passo da dobradura. Será necessário que um adulto auxilie a criança na realização da dobradura e no manuseio da tesoura, depois deixe a criança enfeitar da forma que quiser, perguntando a ela o que falta (porta, janela e etc). Então solicite que ela desenhe e pinte do jeitinho dela.


Dobradura de casa-Aula de arte


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=g3r6JgdiMegHYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=g3r6JgdiMeg&feature=youtu.be"&HYPERLINK "https://www.youtube.com/watch?v=g3r6JgdiMeg&feature=youtu.be"feature=youtu.be

(Acesso em 02/11 as 12:50h)

    


TERÇA-FEIRA-17/11

Hoje vamos brincar de “Seu mestre mandou”, mas de uma forma diferente. Vocês vão escolher e utilizar algum material que tenham em casa, pode ser cotonete, palito, lápis de cor e etc. Primeiramente o adulto fará uma forma (formas geométricas – quadrado, triangulo, retângulo) com o material escolhido e a criança deverá reproduzir o que foi feito . Podemos também montar figuras diversas, como por exemplo uma casa, as letras do nome ou outra coisa que venha a mente. 


Para visualizar como a atividade é feita assistam ao vídeo a seguir: Brincadeira seu mestre mandou com diversos tipos de materiais.


Link disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=p-Z9iGwpx5Q

(Acesso em 25/10 as 10:40h)

     



QUARTA-FEIRA-18/11

Na aula de hoje vamos aprender a contar até “10”, então assistam ao vídeo a seguir: Contando até Dez - Rebeca Nemer.


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=4cPyEghUEr4

(Acesso em 03/11 as 11:28h)



Como atividade, separem diversos materiais, como carrinhos, brinquedos diversos, tampinhas, lápis de cor e etc Ao som da música e da representação dos números, a criança irá pegar as quantidades começando do 1 até 10, ou também pode representar as quantidades com os dedos das mãos e pés. Essa é uma forma muito legal e divertida de começar a aprender a contar e reconhecer os números.


  


QUINTA-FEIRA-19/11

Para finalizar a nossa semana, vamos realizar uma brincadeira com a música “Era uma casa”, ao som da música façam as imitações e como sugestão depois que aprenderem a canção, cantem façam os gestos e retirem a última estrofe da música.

   

Música - Painel interativo em EVA - Era uma casa bem fechada.


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=hwNZUAUHhRo

(Acesso em 02.11 as 14:00h)

   


Brincadeira: Era uma casa.

Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=11xKaB-aKq4

(Acesso em 02.11 as 14:10h)


  


Sexta-feira-20/11-FERIADO


*Não esqueçam de escrever o nome da criança na atividade dos “Três porquinhos” e entregar na escola. Lembrando que essa é a atividade oficial que irá no portfólio de cada aluno(a).


Além de realizar essa e as demais atividades, vocês podem fotografar e fazer vídeos das crianças realizando as brincadeiras e atividades das semanas e enviar no WhatsApp das professoras de sua sala. Muito obrigada.