O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI Jardim Novo Estrela

QUERIDAS   FAMÍLIAS,
DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, ESTE BLOG SERÁ UM DOS NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA O ENVIO DE ATIVIDADES ESCOLARES DAS NOSSAS CRIANÇAS.
ESTAMOS PREPARANDO TUDO COM MUITO CARINHO E ESPERAMOS QUE GOSTEM. SEGUEM ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

  •  NOSSAS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS NO BLOG QUINZENALMENTE;
  • AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS TODA SEXTA-FEIRA REFERENTE A PRÓXIMA QUINZENA;
  • TODAS AS ATIVIDADES QUE SERÃO POSTADAS DISPENSAM A IMPRESSÃO, OU SEJA, NÃO É PRECISO IMPRIMIR NADA EM CASA;
  • SEMPRE QUE POSSÍVEL PEDIMOS QUE FAÇAM ALGUM TIPO DE REGISTRO, SEJA POR VÍDEO, FOTO (TEMOS UMA PÁGINA NO FACEBOOK ONDE VOCÊS PODEM NOS ENVIAR) AO ATÉ MESMO GUARDEM O QUE FOR PRODUZIDO PARA LEVAR PARA A ESCOLA QUANDO RETORNARMOS.
  • SE CUIDEM, FIQUEM EM CASA.
ESPERAMOS QUE AS CRIANÇAS SE DIVIRTAM COM NOSSAS SUGESTÕES.
UM GRANDE ABRAÇO,
❤☆☆EQUIPE DA EMEI JARDIM NOVO ESTRELA☆☆❤

ATIVIDADES PARA A QUINZENA DE
    10 A 21/08
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:

BERÇÁRIO




____________________________________
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
    03 A 07/08
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:



JARDIM II

_________________________________

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
    27/07 A 31/07
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:

                                  BERÇÁRIO

MINI - GRUPO



JARDIM II

___________________________________

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
    20/07 A 24/07
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:

BERÇÁRIO

MINI GRUPO



JARDIM II

____________________________________
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
    13/07 A 17/07
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:





___________________________________

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
 06/07 A 10/07
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:






____________________________________
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
 29/06 A 03/07
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:




____________________________________

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 22 A 26/06
CLIQUE NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:






____________________________________

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 15 A 19/06
QUERIDA FAMÍLIA, A PARTIR DESTA SEMANA VOCÊS DEVEM CLICAR NA TURMA DO SEU(SUA) FILHO(A) PARA ABRIR AS ATIVIDADES:


BERÇÁRIO

MINI-GRUPO

MATERNAL

JARDIM I 

JARDIM II
____________________________________
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 
08 A 10/06
BERÇÁRIO
1- AS CORES

OBJETIVO: associar as cores, dançar e se divertir.

Desenvolvimento: Assista ao vídeo e converse com seu bebê sobre as cores que aparecem e são nomeadas. Mostre pela casa objetos das cores mostradas no vídeo, e diga os nomes para a criança

2-BRINCANDO COM FITAS

OBJETIVO: Estimular coordenação motora fina, apresentar as cores e muita diversão.

Desenvolvimento: Pegue um pote plástico ou uma lata, escolha vários pedaços de fita ou de barbante colorido, fure a tampa e coloque um barbante ou fita em cada furo, se possível use tamanhos diversos. A cada fita ou barbante incentive a criança, elogie, vá falando as cores e boa diversão.


3-BRINCANDO COM A CAIXA DE PAPELÃO

OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e se divertir.  

Desenvolvimento: Encontre caixas de papelão, de preferência alguma grande que a criança possa entrar dentro.
Pergunte para a criança o que é, incentive a criar, diga que a caixa é um trem, e empurre pela casa, diga que é uma casa, um carro, um avião e o que mais a criança imaginar e boa diversão.
                                                                                                     Fonte:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/3333/brincar-com-caixas-de-papelao

MINI – GRUPO (Profªs Laiane e Fátima)
1-CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

Objetivo: Criar consciência sobre o cuidado com meio ambiente de forma lúdica e prazerosa

Desenvolvimento: Assista ao vídeo sobre o Meio Ambiente e depois converse em família sobre os cuidados que vocês já tomam para preservar a natureza e o que podem melhorar.

2-CANTANDO PARA CUIDAR DO PLANETA

Objetivo: Se reconhecer enquanto cuidador do planeta, dançar e se divertir.

Desenvolvimento: Assista aos vídeos sobre o cuidado com a natureza, cante e dance.

3– PLANTANDO

Objetivos: Compreender a importância do cuidado com as plantas; Acompanhar o desenvolvimento da sementinha do feijão.
Vamos fazer a experiência do feijão com sua família?
Material:
1 copinho plástico de café ou outro que possa ser utilizado
1 pedaço de algodão
2 ou 3 sementes (grãos) de feijão
Como fazer:
Coloque as sementes de feijão no copinho plástico e cubra com algodão bem umedecido com água. Deixe o copinho em algum lugar bem ventilado e com luz do sol. Umedeça o algodão todos os dias. Após alguns dias você observará que o broto de feijão começou a crescer. Peça para a criança observar todos os dias.

MATERNAL (Profªs Léia e Fátima)
1- LEITURA DO LIVRO DA FAMÍLIA

OBJETIVO: COMPREENDER AS DIFERENTES FORMAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE
DESENVOLVIMENTO:
EM FAMÍLIA, ASSISTIR AO VÍDEO, OUVIR A HISTÓRIAS E CONVERSAREM SOBRE A FORMAÇÃO DE SUA FAMÍLIA, CONTANDO UM POUCO DA HISTÓRIA  DA FORMAÇÃO FAMILIAR.

2 –A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DAS MÃOS

OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
DESENVOLVIMENTO: ASSISTIR AO VÍDEO E EM FAMÍLIA APRENDEREM A HIGIENIZAÇÃO CORRETA DAS MÃOS

3-BATATA-QUENTE

OBJETIVO: DESENVOLVER A ATENÇÃO, AGILIDADE E SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DO LÚDICO

MATERIAIS: BOLA OU OUTRO OBJETO PARA REPRESENTAR A BATATA
DESENVOLVIMENTO : EM FAMÍLIA, FAZER UMA RODA. ENQUANTO PASSA A BOLA, UMA PESSOA VAI FALANDO SEM OLHAR ONDE ESTA A “BATATA” - BATATA-QUENTE, QUENTE, QUENTE, QUANDO FALAR QUEIMOU, A PESSOA QUE ESTIVER COM A BOLA SAI DA RODA; CONTINUANDO A BRINCADEIRA ATÉ FICAR A ÚLTIMA PESSOA.

JARDIM I (Profª Daniele e Joice)

Objetivos: Reconhecer seu nome, e dos integrantes da família em letra impressa maiúscula, sabendo identifica-los nas diversas situações do cotidiano.
Materiais necessários: Copos de plástico ou descartáveis, caneta estereográfica
Desenvolvimento da atividade:
1- Providencie a quantidade de copos suficiente para que a criança possa montar os nomes de todos ou ao menos o próprio nome e mais dois nomes dos integrantes da família.
2- Use a caneta para escrever uma letra em cada copo, os nomes escolhidos.
3- Posicione os copos numa mesa em que a criança alcance e deixe os copos com as letras viradas para a criança, de modo que ela possa manusear e visualizar bem os copos com as letras.
4- Primeiro monte o nome da criança diante dos olhos dela, lentamente, buscando letra por letra no grupo de copos e nomeando uma a uma.  Depois peça para a criança gravar a ordem dos copos e devolva ao grupo.
5- Agora será a vez da criança tentar repetir o que o adulto fez. Se a criança se sair bem repita o passo a passo, mudando o nome, escolhendo o nome de outro integrante da família, conforme preparado no momento da escrita das letras nos copos.
6- Repita a atividade quantas vezes achar necessário.

2- ATIVIDADE: Sequência de palitos

Objetivos: Trabalhar coordenação motora fina, coordenação viso-motora e desenvolver a capacidade de atenção e concentração.
Materiais necessários: 20 palitos de fósforo, folha de sulfite e caneta
Desenvolvimento da atividade:
1- Com a folha na horizontal faça três linha que irá dividir a folha em quatro partes iguais. Ver imagem.
2- Na primeira linha organize 10 palitos como desejar, de preferência da esquerda para a direita.
3- Mostre para a criança a organização, pedindo para que observe a sequência da esquerda para a direita e a posição de cada palito, tendo como referência a “cabeça” do palito.
4- Agora dê outros 10 palitos para a criança. Na segunda linha abaixo da sequencia montada pelo adulto, a criança tentará montar a mesma sequência utilizando seus palitos.
5- Repita a atividade, mudando a sequência, quantas vezes desejar.

3- ATIVIDADE: Rolos de papel higiênicos

Objetivos: Oralizar, reconhecer e ordenar os numerais de 1 a 5

Materiais necessários: 5 rolos de papel higiênico, 3 CDs e caneta estereográfica
Desenvolvimento da atividade:
1-Numere os rolos de 1 a 5. Cada numeral em um rolo
    2- Apresente cada numeral do rolo á criança, na sequencia de 1 a 5.
    3- Empilhe os numerais na sequência, com o auxílio dos CDs, conforme a imagem abaixo. Fale em voz alta o nome de cada numeral, conforme for montando.
    4- Faça a mesma organização com a criança e depois, peça para a criança repetir, agora tentando fazer sozinha.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO) - JARDIM I- Profª Laís

1-TREINO MOTOR

OBJETIVOS: TREINAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA A PARTIR DE TRAÇADOS RETOS, CURVOS E SINUOSOS.

MATERIAIS: DUAS FOLHAS; TAMPINHAS, PEDRINHAS OU GRÃOS DE FEIJÃO; LÁPIS DE COR.

COMO REALIZAR:
1º) FAÇA UMA RISCO NO MEIO DE CADA  FOLHA DEITADA;
2º) NO CANTO SUPERIOR COLOQUE O NÚMERO DO TRAÇADO E O SEU DESENHO PEQUENO (CONFORME EXEMPLOS NAS FOTOS 1, 2, 3 E 4);
3º) COMECE PELO TRAÇADO 1: DISTRIBUA AS TAMPINHAS DE ACORDO COM A FOTO E FAÇA UM PONTINHO NO INÍCIO E UM NO FIM DA FOLHA (PARA A CRIANÇA SABER ONDE COMEÇA E TERMINA); 
4º) ESCOLHA UMA COR DE LÁPIS E CONTORNE AS TAMPINHAS COMO NA FOTO 1;
5º) REPITA COM MAIS TRÊS CORES (POR CIMA DAS OUTRAS MESMO);
6º) AGORA, DISTRIBUA AS TAMPINHAS PARA O TRAÇADO 2 E REPITA OS MESMOS PASSOS;
7º) DEPOIS REALIZE COM O 3 E 4.

 FONTE: https://www.instagram.com/p/BpfedowAmkj/. Acesso em 20 de maio de 2020.

  2- BRINCANDO DE FORA E DENTRO

OBJETIVOS: TRABALHAR O CONCEITO DE POSIÇÃO DENTRO E FORA, ASSOCIANDO O RECONHECIMENTO DE FIGURAS, A IMAGINAÇÃO, QUANTIFICAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL.  

MATERIAIS: FITA ADESIVA , BARBANTE OU GIZ, BRINQUEDOS DIVERSOS

COMO REALIZAR:
1º) COM A FITA OU BARBANTE FAÇA NO CHÃO DESENHOS QUE O ALUNO RECONHEÇA (CORAÇÃO, SOL, ENTRE OUTROS);
2º) PEÇA QUE ELE ENTRE OU SAIA DO DESENHO QUE FALAR: "FIQUE DENTRO DO SOL", " VÁ PARA FORA DO SOL", "DENTRO DO CORAÇÃO", " FORA DO CORAÇÃO" E AOS POUCOS VÁ FALANDO MAIS RÁPIDO PARA TRABALHAR A AGILIDADE.
3º) DEPOIS, INCLUA OS BRINQUEDOS NA BRINCADEIRA: “COLOQUE 2 BRINQUEDOS DENTRO DO CORAÇÃO”; “FIQUE DENTRO DO CORAÇÃO E COLOQUE UM BRINQUEDO FORA”. E ASSIM POR DIANTE.
Fonte: https://drive.google.com/drive/my-drive. Acesso em: 20 de maio de 2020.


REGISTRO: SE POSSÍVEL FOTOGRAFE, FILME OU REGISTRE COMO AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS (ESCREVENDO OU PEDINDO QUE A CRIANÇA FAÇA UM DESENHO).

JARDIM II (Profªs Renata e Tayna)
1-DESENHO INFANTIL- MEIO AMBIENTE

Objetivos: - Estimular a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Material: 1 folha, lápis de cor, canetinha ...
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
Na sexta feira dia 05/06 foi o dia do Meio Ambiente. Converse com sua família sobre a importância de cuidar da árvore, plantas, rios, terra, animais, etc. agora desenhe uma cena que represente os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Utilize uma folha de sulfite e se não tiver pode utilizar o caderno de recados. PINTE BEM CAPRICHADO!
2- PLANTANDO FEIJÃO

Objetivos: Compreender a importância do cuidado com as plantas; Acompanhar o desenvolvimento da sementinha do feijão; Explorar movimentos corporais e rítmicos.
ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO:
Após assistir os vídeos, faça a experiência do feijão com sua família:
Material:
1 copinho plástico de café ou outro que tiver
1 pedaço de algodão
2 ou 3 sementes (grãos) de feijão

Como fazer:
Coloque as sementes de feijão no copinho plástico e cubra com algodão bem umedecido com água. Deixe o copinho em algum lugar bem ventilado e com luz do sol. Umedeça o algodão todos os dias. Após alguns dias você observará que o broto de feijão começou a crescer.

3- SEQUÊNCIA ALFABÉTICA

Objetivos: - Estimular a sequência alfabética e o reconhecimento de letras.

Assista ao vídeo abaixo:

Material: 1 folha , vários palitos de fósforo
Desenvolvimento:
Agora pegue os palitos de fósforo e monte as letras do alfabeto conforme o vídeo assistido. Depois escreva seu nome com os palitos de fósforo. (Esta atividade necessita da supervisão dos pais, oriente a criança a não mexer com fogo).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO) JARDIM II – Profª Laís

1- VOGAIS NO COPO

OBJETIVO: TRABALHAR A RELAÇÃO ENTRE LETRA E SOM DAS VOGAIS, RECONHECER, ASSOCIAR COM FIGURAS E ENCAIXAR NA CORRESPONDENTE.

MATERIAIS: UTILIZE DOIS PARES DE CINCO COPOS (DE IOGURTE, ÁGUA, CAFÉ OU OUTRO QUE NÃO SEJA DE VIDRO); EM CADA PAR NUM ESCREVA A VOGAL E NO OUTRO DESENHE OU COLE UMA FIGURA QUE COMEÇA COM ESSA VOGAL, CONFORME FOTO ABAIXO.

COMO REALIZAR:
1º) DEIXE QUE A CRIANÇA OBSERVE O MATERIAL;
2º) FALE E MOSTRE AS LETRAS E FIGURAS;
3º)COLOQUE UMA FILEIRA DE COPOS COM AS FIGURAS;
4º) DEMONSTRE COMO SE FAZ (ELA PRECISA OLHAR PARA VOCÊ);
5º)FAÇA E FALE (ENCAIXANDO CADA LETRA NO COPINHO CORRESPONDENTE, EXEMPLO: “QUAL DESSAS FIGURAS COMEÇA COM A?” E ENCAIXA NA ABELHA);
6º) PEÇA QUE ELA REPITA E OBSERVE SE COMPREENDEU, SE NÃO, PEGUE NA MÃO, DEMONSTRE ASSIM TAMBÉM, PARA QUE POSSA REPRODUZIR A SUA AÇÃO;
7º) REPITA COM OS OUTROS COPINHOS.

EXEMPLO:

Fonte: Arquivo pessoal

 2-BILBOQUE

OBJETIVO: ENCAIXAR A TAMPINHA NA CESTINHA DE GARGALO. ESTIMULANDO O EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO MOTORA, NOÇÃO DE ESPAÇO E TEMPO, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, RACIOCÍNIO, PREVISIBILIDADE E PLANEJAMENTO.

MATERIAIS: UMA GARRAFA PET; PAPEL OU A PRÓPRIA TAMPINHA DA GARRAFA; FITA ADESIVA; BARBANTE; TESOURA; E SE QUISER MATERIAIS PARA ENFEITAR.

CONFECÇÃO:
1º) CORTE A GARRAFA PET AO MEIO. VOCÊ VAI USAR A METADE QUE TEM O GARGALO;
2º) COLE FITA ADESIVA NA BORDA QUE VOCÊ CORTOU, PARA NINGUÉM MACHUCAR O DEDO;
3º) FAÇA UMA BOLINHA DE PAPEL AMASSADO E PASSE FITA ADESIVA EM VOLTA DELA, PARA DEIXÁ-LA FIRME. DICA: QUANTO MAIOR FOR A BOLINHA, MAIS FÁCIL VAI SER A BRINCADEIRA DEPOIS. OU UTILIZE A TAMPINHA DA GARRAFA;
4º) CORTE UM PEDAÇO DE 30CM DE BARBANTE. PRENDA UMA DAS PONTAS DO BARBANTE NA BOLINHA E A OUTRA VAI PASSAR POR DENTRO DA GARRAFA. QUANDO PASSAR PELO GARGALO, AMARRE A PONTA DO BARBANTE NELE. DICA: SE O BARBANTE FOR MUITO COMPRIDO OU MUITO CURTO, A BRINCADEIRA FICA MAIS DIFÍCIL;
5º) ENFEITE SEU BILBOQUÊ COMO QUISER!

COMO REALIZAR:
ESTIQUE O BRAÇO E JOGUE O BILBOQUÊ PARA CIMA, SEM SOLTÁ-LO. TENTE FAZER A BOLINHA CAIR DENTRO DO BRINQUEDO. PEÇA PARA O ALUNO REPETIR. DEPOIS QUE ELE GANHAR PRÁTICA, PODEM EXPERIMENTAR CONTAR QUANTAS VEZES ELE CONSEGUE ACERTAR A BOLINHA SEM ERRAR.
OBSERVAÇÃO: USEM A CRIATIVIDADE PARA INVENTAR NOVOS DESAFIOS!

REGISTRO: SE POSSÍVEL FOTOGRAFE, FILME OU REGISTRE COMO AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS (ESCREVENDO OU PEDINDO QUE A CRIANÇA FAÇA UM DESENHO). 

Queridas famílias, estaremos de recesso escolar do dia 25/05 a 08/06. Depois dessa data retornaremos com mais atividades para nossas crianças, até que as aulas presenciais sejam normalizadas.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE
 20 A 22/05
BERÇÁRIO
1- MÚSICA DO SEU LOBATO
OBJETIVO: associar os animais aos sons que emitem, dançar e se divertir
Ø A educadora Valéria convida as crianças a cantar com ela e imitar os animais.


2-TAPETE SENSORIAL COLORIDO
OBJETIVO: Além das sensações proporcionadas pela atividade, a criança recebe os estímulos proporcionados pelas cores trabalhadas no tapete.
MATERIAL:
·        1,5m de plástico grosso branco
·        1,5m de plástico transparente
·        Gel colorido
·        Tinta Guache de cores variadas
·        Fita adesiva larga
COMO FAZER
Cole no chão com fita adesiva o plástico grosso branco. Deixe as laterais livres para colar a fita. Coloque espalhando o gel colorido e as tintas. Cubra com o plástico transparente e novamente cole formando um tapete sensorial.

3-PRENDENDO AS PARTES DO CORPO
OBJETIVO: Identificar algumas partes do próprio corpo através da música.
A educadora Valéria canta ao som do violão, chamando as crianças para acompanhar aprendendo sobre as partes do corpo.


MINI – GRUPO (Profªs Laiane e Fátima)
1-HORTOLÂNDIA
Objetivo: conhecer o hino da cidade, e alguns espaços da mesma.
Assista o vídeo com o hino e algumas imagens da cidade de Hortolândia.

Enquanto assiste o vídeo peça que a criança nomeie o que está vendo, fale sobre as cores também.
Depois explique que a cidade fez aniversário na terça –feira , dia 19/05. Cantem juntos parabéns!!!

2-EU NO MUNDO
Objetivo: Se reconhecer enquanto parte do planeta, cidade, criar identidade.
Assista ao vídeo:
Converse com a criança sobre a cidade onde ela mora, conte o nome da cidade, do país, explique que existem cidades diferentes, e se tiver alguém da convivência de vocês que more em outra cidade, dê de exemplo.
Depois de uma folha em branco e peça para a criança se desenhar .


3– AS CORES
Objetivos: Reconhecer e nomear cores e se divertir brincando
Assista ao vídeo das casas e a suas cores:
Depois escolha cores alternadas e peça que a criança encontre objetos dessa cor em casa. Faça com várias cores, se a criança não souber, mostre, incentive e ajude.
Sempre que possível fotografe a atividade e compartilhe na nossa pagina do Facebook.
Bom divertimento...

MATERNAL (Profªs Léia e Fátima)
1-HINO DE HORTOLÂNDIA
OBJETIVO: Conhecer o hino de Hortolândia
DESENVOLVIMENTO:
Em família conversem sobre a cidade onde moram. Lembrem – se que no dia 19/05 Hortolândia fez aniversário, 29 anos!!!
ASSISTIR AO VÍDEO, OUVIR E OBSERVAR AS IMAGENS APRESENTADAS NO VÍDEO!

2- BANDEIRA DE HORTOLÂNDIA
OBJETIVO: Conhecer a bandeira do município, identificar imagens e cores.
DESENVOLVIMENTO:
EM FAMÍLIA, OBSERVAR AS IMAGENS DA BANDEIRA.

ACESSADO EM 19/05/2020


O ADULTO DEVERÁ CONVERSAR COM A CRIANÇA E PERGUNTAR:
O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM?
O QUE IMAGINA QUE ESTÁ ACONTECENDO?
QUAIS CORES VOCÊ ESTÁ VENDO?

3-HISTÓRIA DO NOME
OBJETIVO: Conhecer a história do seu nome e do seu nascimento
MATERIAIS:
·        FOTOS
·        CERTIDÃO DE NASCIMENTO
DESENVOLVIMENTO:

A FAMÍLIA IRÁ CONVERSAR COM A CRIANÇA, SOBRE A HISTÓRIA DO SEU NOME:
QUEM O ESCOLHEU?
COMO FOI O MOMENTO DA ESCOLHA?
O QUE ELE SIGNIFICA?
PODERÁ TAMBÉM MOSTRAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO PARA A CRIANÇA, ALÉM DE FOTOS DE QUANDO ERA BEBÊ, CONTANDO UM POUCO SOBRE ALGUNS ACONTECIMENTOS DOS PRIMEIROS DIAS DE NASCIMENTO.
FONTE DA IMAGEM:  https://br.pinterest.com/pin/273312271107845443/ acessado em 19/05/2020

JARDIM I (Profª Daniele e Joice)
1 - DESENHO SOBRE A CIDADE DE HORTOLÂNDIA
Objetivo: Compreender o desenvolvimento de uma cidade, dialogar com a família sobre a nossa cidade: Hortolândia.

Materiais:
·        Folha de sulfite
·        Lápis para desenhar e colorir

Desenvolvimento:
Converse com sua criança sobre a cidade onde moram, Hortolândia, conte o que sabe.
Agora que você já ouviu sobre o crescimento de uma cidade e conversou com sua família sobre a cidade onde você mora, faca um lindo desenho sobre algum lugar que você tenha visitado em Hortolândia e tenha gostado muito. Capriche!!!
A família pode fotografar e compartilhar na pagina do Facebook ou guarde para levar para sua professora quando retornarmos

2- CONFECÇÃO DOS RATINHOS
Objetivo:Diferenciar a vida rural e urbana, usar criatividade, desenvolver habilidade motora.

Materias:
·        Folhas de papéis diversos, o que tiver em casa;
·        Tesoura sem ponta;
·        Cola.

Desenvolvimento:
Assista a história:

Que tal a gente inventar de fazer os dois ratinhos da história: “ O Rato do Campo e o Rato da Cidade “ usando as formas geométricas, círculos e triângulo?
Recorte um triângulo, cole dois círculos nas pontas para orelhinhas, colem também um pedaço de lã para o rabinho, faça os olhos com uma caneta ou lápis. Veja o modelo na imagem:
Depois de prontos, você pode recontar a história agora usando os seus ratinhos.

3- BRINCADEIRA ELEFANTE COLORIDO
Objetivo:Ampliar o conhecimento de cores , desenvolver atenção, agilidade e coordenação motora, estimular a socialização e o entretenimento.
Desenvolvimento:
Essa atividade exige atenção e agilidade para achar com rapidez um objeto na cor pedida, correr e não ser pego.
Escolha um ambiente espaçoso e com várias opções de cores, podem participar quantas pessoas quiserem , mas para começar é preciso no minimo 3 pessoas.
Uma pessoa é escolhida para comandar, ela fica a frente das outras e diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha a cor pedida. A roupa vale também.
Se o pegador encostar no participante antes que ele encoste na cor pedida esse participante será eliminado
.
Vence a brincadeira quem ficar por último.
O próximo pegador é o primeiro a ser pego, e pode ir alternando a cada partida.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO) - JARDIM I –
(Profª Laís)
1-INICIAL DO NOME COM COLAGEM

·      OBJETIVOS: FIXAR O FORMATO DA INICIAL DO NOME, ESTIMULAR A CONCENTRAÇÃO, DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA TRABALHANDO A CAPACIDADE DE APERTAR, ABRIR, FECHAR, SEGURAR E SOLTAR. 

·           MATERIAIS: COLA; GRÃOS GRANDES COMO MILHO, FEIJÃO, GRÃO DE BICO; SE DIFICULDADE COM OS GRÃOS, PODE USAR CASCAS DE LÁPIS OU PAPÉIS PICOTADOS.

·                    COMO REALIZAR:
1º) EM UMA FOLHA FAÇA A LETRA INICIAL DO NOME DA CRIANÇA BEM GRANDE (LETRA BASTÃO);
2º) PEDIR QUE PASSE A COLA NO INÍCIO DO TRAÇADO (SE PRECISAR AJUDE);
) AGORA É SÓ PEGAR O GRÃO, TRANSPORTAR E COLAR.


2-FAZENDO UMA TRANÇA
·  OBJETIVO: INTENSIFICAR HABILIDADES MANUAIS, A ATENÇÃO E O RACIOCÍNIO; ENFATIZAR A PERCEPÇÃO VISUAL, TÁTIL E ESPACIAL E A COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL. 

·  COMO REALIZAR:
1º) NUMA BASE FIXE TRÊS PEDAÇOS DE CORES DIFERENTES DE LÃ (OU TIRAS DE ALGUM TECIDO) COM UMA FITA ADESIVA;
2º) PRIMEIRO, PASSE A TIRA DA ESQUERDA POR CIMA DA TIRA DO MEIO;
3º) DEPOIS, PASSE A TIRA DA DIREITA POR CIMA DA TIRA DO MEIO;
4º) SIGA CRUZANDO AS TIRAS, SEMPRE SEGUINDO A MESMA ORDEM;
5º) TRANCE AS TIRAS ATÉ AS PONTAS;
6º) TERMINE A SUA TRANÇA PRENDENDO UM ELÁSTICO DE CABELO;

JARDIM II (Profªs Renata e Tayna)
1-DIA 19 DE MAIO, aniversário de Hortolândia.
Objetivos: Explorar o conhecimento regional e criatividade.

Leia  a história de nossa cidade.
Leitura: Hortolândia, 29 anos!





Após conhecer um pouco mais da história de nossa cidade é hora de você ser um artista e fazer a bandeira de Hortolândia. Para realizar esta atividade você ira utilizar:
Materiais:
·        sulfite branca,
·        lápis ou giz de cera.
BANDEIRA DE HORTOLÂNDIA
Crie a sua bandeira para homenagear nossa cidade e tire uma fotografia para registrar este momento compartilhe com a gente ou guarde e leve para sua professora quando voltarmos
Acesso: 15/05.




2- QUAL A LETRA?
Objetivos: Explorar a linguagem oral e escrita utilizando o alfabeto.

Olá, vamos conhecer a história do seu Alfabeto.
O Aniversário do Seu Alfabeto, Amir Piedade.


Após a leitura do livro escreva o alfabeto com ajuda de um responsável em folhas de sulfite (ou caderno) dobrada ao meio e em palitos de sorvete (igual a imagem mas usando apenas letras maiúsculas A, B, C, D, E..., tanto na folha como na decoração dos palitos), decore utilizando sua imaginação com flores, insetos, símbolos, etc... Realize a atividade colocando cada letra corretamente no seu respectivo par, exemplo: A =A, B=B, C=C e assim sucessivamente até acabar o alfabeto. Para tornar mais interessante a brincadeira coloque todas as letras viradas para baixo, deixando a atividade ainda mais atrativa.
Acesso: 14/05

3- BRINCANDO COM CAIXAS
Objetivos: Explorar a imaginação e criatividade.
Olá, vamos conhecer a história do homem que amava caixas, já prepare a sua caixa para começar a diversão.
Leitura: O Homem que Amava Caixas
Desenvolvimento:
Após a leitura do livro chegou a hora da diversão, você vai precisar de uma caixa de papelão e sua imaginação, crie, brinque, convide um responsável para poder brincar, explore o faz de conta e transforme sua caixa em um personagem ou objetos incríveis. Registre a atividade e leve a escola.
Perguntas para serem realizadas durante a brincadeira:
O que cabe dentro da caixa?
O que você transformaria esta caixa?
Gostou de brincar? Qual sentimento você esta sentindo?
Exemplo de brincadeiras:

Ao finalizar a brincadeira faça um desenho sobre o que mais gostou de transformar sua caixa e brincar.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO) JARDIM II
(Profª Laís)

1) ENCONTRE O CONTORNO
· OBJETIVO: ESTIMULAR O RACIOCÍNIO LÓGICO TRABALHANDO A PERCEPÇÃO POR FORMA, DIREÇÃO, NOÇÃO ESPACIAL; RECONHECER SEMELHANÇA E DIFERENÇA; INTENSIFICAR A ATENÇÃO.

·         COMO REALIZAR:
1º) SEPARAR OBJETOS QUE CAIBAM EM UMA FOLHA OU NUM PEDAÇO DE PAPELÃO E POSSAM SER CONTORNADOS (TAMPAS DE POTES, EMBALAGENS, PEÇAS DE BRINQUEDOS, ETC);
2º) FAZER O CONTORNO DESSES MATERIAIS NA FOLHA;
3º) DEIXAR A CRIANÇA OBSERVÁ-LOS;
4º) MOSTRE COMO SE FAZ, COLOQUE CADA OBJETO EM CIMA DO SEU CONTORNO (ELA PRECISA OLHAR PARA VOCÊ, DEMONSTRE FAZENDO E FALANDO).
5º) PEÇA QUE ELA FAÇA IGUAL E OBSERVE SE COMPREENDEU, SE NÃO, PEGUE NA MÃO, DEMONSTRE ASSIM TAMBÉM, PARA QUE POSSA REPRODUZIR A SUA AÇÃO.

EXEMPLO:
 Fonte: Arquivo pessoal




2) ENCAIXE AS FIGURAS
·      OBJETIVO: DESENVOLVER A CONCENTRAÇÃO, FAVORECER A COORDENAÇÃO MOTORA FINA E OLHO /MÃO , TRABALHAR CORES, FORMAS E TAMANHOS.

·         COMO REALIZAR: 1º) PINTE E RECORTE OS CONTORNOS DA ATIVIDADE ANTERIOR OU FAÇA OUTRAS FIGURAS;
2º) UTILIZE UM CANUDO FIRME, PALITO OU LÁPIS SEM PONTA PARA SERVIR DE SUPORTE;
3º) ENCAIXE AS FIGURAS RECORTADAS NO SUPORTE;
4º) PEÇA PARA A CRIANÇA FAZER IGUAL;
SUGESTÕES: PODE SOLICITAR QUE ELA SIGA O SEU COMANDO PARA ENCONTRAR DETERMINADA COR, FIGURA OU COLOCAR POR TAMANHO DO MENOR PARA O MAIOR E VICE-VERSA.

FONTE: ARQUIVO PESSOAL

____________________________________

ATIVIDADES DA SEMANA – 11 a 15/05

BERÇÁRIO
1 – CANTANDO COM A GABI
Objetivo: Integração e movimento.

Nossa querida educadora Gabrielly chama os bebês para cantar e mexer o corpo com ela. Vamos brincar, cantar e dançar.

2 – ROLAR É MUITO BOM
Objetivo: trabalhar coordenação motora e movimento.

MATERIAIS:
·        1 colchonete ou algum local macio

DESENVOLVIMENTO
Coloque colchonetes/colchões ou algo bem macio em um local que tenha espaço e auxilie a criança a rolar por eles até que eles consigam rolar sozinhos. É provável que nas primeiras vezes eles não consigam, mas conforme repetir a atividade logo vão conseguir fazer o movimento com mais facilidade. Realize a atividade com uma música de fundo pra tornar o momento mais agradável.
Objetivo: integração e desenvolvimento lúdico

Escolha um local aconchegante e confortável e assista a história em família.
"Bem lá no alto"
Assista aqui

4 - A CABANA
Objetivo: trabalhar movimento, coordenação motora e imaginação.

MATERIAL:
·        Tecidos diversos





DESENVOLVIMENTO:
 Arme uma tenda com lençóis ou cobertores, use o material que tiver em casa e a imaginação. Convide a criança para entrar, ofereça alguns brinquedos para estimular a criação do faz de conta.


Objetivo: integração e divertir-se

Assista ao vídeo, dance e cante quantas vezes quiser.



MINI – GRUPO (Profªs Laiane e Fátima)

1 – PESCARIA
Objetivos: trabalha coordenação motora e divertir-se

MATERIAIS:
·        1 balde ou vasilha grande
·        1 peneira
·        Tampas diversas

DESENVOLVIMENTO:
Coloque água no balde, depois vá colocando as tampas e falando para a criança qual é maior, menor, a cor de cada uma, para assim enriquecer o vocabulário e o conhecimento da criança. Depois dê a peneira na mão dela e peça que pegue uma das tampas. Vá deixando- a pescar, uma a uma.  Depois torne a brincadeira mais difícil, peça as maiores ou as menores, escolha por cor, vá alternando. Se ela errar explique as diferenças e repita, não se esqueça de sempre elogiar e incentivar. Boa diversão.


2 – DESENHANDO COM ESPONJA
Objetivo: desenvolver a criatividade e a coordenação motora

MATERIAL:
·        1 balde ou vasilha com água
·        1 esponja

DESENVOLVIMENTO:
Escolha um local onde possa brincar com água, coloque uma vasilha ou balde com água e uma esponja. Ensine a criança a tirar o excesso de água da esponja e desenhar com ela o que quiser no chão. Estimule a imaginação, faça junto. Pergunte o que ela desenhou, parabenize e se divirtam.

3- SAUDADE
Objetivo: conversar sobre sentimentos

Assista ao vídeo:
Converse com as crianças sobre o que estão sentindo, das possíveis formas de matar a saudade. Pergunte do que ele sente falta.  Lembre o nome da professora, das educadoras e dos amigos da escola. Explique que isso vai passar e diga que estamos todos com muita saudade.

4 – BRINCANDO DE ENCAIXE
Objetivo: Trabalhar coordenação motora.

MATERIAL:
·        1 caixa de ovo
·        Hastes flexíveis (cotonetes)

DESENVOLVIMENTO:

Fonte: https://lunetas.com.br/veja-10-otimas-brincadeiras-para-fazer-com-criancas-de-2-3-anos/
         Pegue uma caixa de ovo, faça furos no fundo com algum objeto perfurante (pode ser uma chave de fenda ou uma tesoura). Pegue algumas hastes e entregue para a criança encaixar, uma em cada furinho.
Lembrando que a brincadeira precisa ser sempre acompanhada por um adulto, para que a criança não coloque as hastes em algum lugar que possa se machucar, como olhos, ouvidos, etc..


5 – APRENDENDO OS NÚMEROS
Objetivos: reconhecer os números

Assista ao vídeo dos números, incentive seu filho(a) a cantar e contar junto. Repita quantas vezes quiser.
Depois encontre objetos pela casa e conte com ele (até 5 é suficiente)


MATERNAL (Profªs Léia e Fátima)

1 - RAP DA DENGUE
Objetivo: conhecer o mosquito transmissor da Dengue
DESENVOLVIMENTO:
Em família assista ao vídeo, cante e dança no ritmo da música.
Depois conversem um pouco sobre como evitar a dengue.

2 - HORA DO BANHO
Objetivos: Adquirir hábitos de higiene corporal

DESENVOLVIMENTO:
VAMOS APRENDER COM O RATINHO A TOMAR BANHO? Durante o banho incentive a criança a se lavar, vá apenas auxiliando no que for necessário.


3 – BANHO IMAGINÁRIO
Objetivo: Conhecer e nomear as partes do corpo.
MATERIAIS:
·         MÚSICAS DE SUA PREFERÊNCIA
DESENVOLVIMENTO:
ESCOLHA UMA MÚSICA QUE A FAMÍLIA GOSTE DE OUVIR. CADA PESSOA DA FAMÍLIA ESCOLHE UM OBJETO PARA REPRESENTAR O SABONETE E A BUCHA. E AÍ É SÓ COMEÇAR A DIVERSÃO! IMAGINEM QUE ESTÃO TOMANDO BANHO E LAVEM MUITO BEM TODAS AS PARTES DO CORPO! DURANTE A BRINCADEIRA PEÇA QUE A CRIANÇA NOMEIE AS PARTES DO CORPO.


4 - CAÇA AO TESOURO
Objetivo: Classificar objetos de acordo com a sua função.

MATERIAIS:
·         PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL

DESENVOLVIMENTO:
ESPALHE PELA CASA PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL (SABONETE, PASTA DE DENTE, ESCOVA, PENTE, SHAMPOO, ENTRE OUTROS). A CRIANÇA E MAIS UMA PESSOA DEVERAM SAIR PROCURANDO ESSES PRODUTOS. GANHA QUEM CONSEGUIR ENCONTRAR MAIS PRODUTOS DE HIGIENE. PODE REPETIR A BRINCADEIRA VÁRIAS VEZES!

ACESSADO EM 08/05/2020


5 - LAVANDO A ROUPA COM SABÃO
Objetivo: interagir com a família, desenvolver o lúdico e divertir-se

MATERIAIS:
·         Lençol ou tecido grande
DESENVOLVIMENTO:
CANTAR E BRINCAR AO RITMO DA MÚSICA

JARDIM I  ( Profª Joice e Daniele)
1- APRENDENDO SOBRE A DENGUE
Objetivos: Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais. Vivenciar situações de letramento.

MATERIAIS:
·        Folheto Informativo sobre a Dengue (imagem abaixo)
DESENVOLVIMENTO:
1- Visualizar a imagem abaixo, de modo que fique visível para a criança.
2- Leia as informações e explique que é um FOLHETO INFORMATIVO SOBRE A DENGUE.
3- O adulto junto a criança, irá mostrar as imagens e os escritos do folheto conforme fizer a leitura. Repita a leitura quantas vezes achar necessário.
4- Peça para a criança falar o que entendeu sobre o que foi lido, fazendo o uso das imagens do folheto.
5- Depois o adulto irá fazer as seguintes perguntas: Sobre o que fala esse folheto? Para quem esse folheto foi feito? Quem é o autor desse folheto? O que fala no folheto é algo importante? É possível fazer o que se pede no folheto?
FONTE: https://3.bp.blogspot.com/-7cC0hGrPhSE/VtnFV-aCvkI/AAAAAAAA3ww/OySFofeWtos/s1600/ciclo_mosquito.jpg Acessado em 10/05/20

 
Objetivos: Conhecer o corpo e nomear suas partes, familiarizando-se com a própria imagem corporal. Identificar e nomear figuras geométricas.

MATERIAIS:
·        Caixa de papelão
·        Tesoura,
·        Lápis,
·        Borracha,
·        Régua
DESENVOLVIMENTO:
1- Abra toda a caixa de papelão, desenhe e recorte um círculo, um quadrado, um triangulo e quatro retângulos de modo que ao uni-los, formem uma figura humana similar a imagem abaixo.
2- Apresente as formas à criança, nomeando cada uma delas.
3- Una as formas de modo a formar a figura humana conforme a imagem abaixo. Depois de pronta, peça para a criança observar e memorizar.
4- Misture as figuras e peça que a criança monte a figura humana conforme observou o adulto montar.

Objetivos: Adquirir noções de cuidados e riscos ambientais. Manusear, explorar, e utilizar materiais diversos.

MATERIAIS:
·        1 folha de sulfite,
·        Lápis grafite,
·        Borracha,
·        Tesoura,
·        lápis de cor preto e branco

1- Mostre à criança a imagem de um mosquito da dengue e evidencie as principais características dele: preto com pintas brancas.
2 - O adulto deve desenhar na folha: três círculos médios e dois círculos pequenos. Recorte.
3 - Junto com a criança, siga o passo-a-passo da “dobradura do Aedes”.
4 - Depois de pronto, peça para a criança pintar conforme observou na imagem


Objetivos: Reconhecer, nomear e ordenar as letras do nome.

MATERIAIS:
·        1 folha de sulfite,
·        Lápis,
·        Prendedores de roupa na quantidade de letras do nome da criança.
DESENVOLVIMENTO:
1 - Na folha, escreva o primeiro nome da criança com letra bastão.
2 - Escreva as letras do nome da criança nos prendedores. Uma letra para cada prendedor.
3 - Conforme a imagem abaixo, prenda os prendedores na folha seguindo a ordem correta do nome. Peça para a criança observar como o adulto faz, nomeando cada letra do nome conforme for sendo pregado na folha.
4 - Agora peça a criança para tentar repetir o que o adulto fez. Ajude-a se necessário.

5 – NÚMEROS NA CAIXA DE OVO
Objetivos: Quantificar até 5, numa contagem oral de objetos, de maneira lúdica.

MATERIAIS:
·        1 caixa de ovos vazia,
·        Lápis,
·        1 folha de papel,
·        Tesoura
·        15 grãos de feijão
DESENVOLVIMENTO:
1 - Na folha, escreva os numerais de 0 a 5 e faça um círculo em cada um. Recorte os numerais.
2 - Organize os numerais na caixa de ovos conforme a imagem abaixo.
3 - Junto com a criança, fale a sequência numérica mostrando os números na caixa.
4 - Pegue os grãos de feijão e coloque em frente aos números indicados na caixa, respeitando a sequência e a quantidade correta. Repita a atividade para a criança ver, quantas vezes achar necessário.
5 - Peça para a criança repetir o que viu o adulto fazer. Se ela tiver facilidade você pode aumentar os números até onde ela conseguir.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO) - JARDIM I
Profª Lais

I - CONSTRUINDO UMA CERQUINHA
Objetivos: Conhecer a sequência numérica até o 10; Realizar a sobreposição dos números por igualdade utilizando a discriminação visual.

·  COMO REALIZAR:
Numa folha faça 10 cotornos de palitos de picolé (ou lápis, canetinha);
Numere cada cerquinha com um número do 1 ao 10;
Numere também cada palito;
Construa as cerquinhas, colocando cada palito com o seu par na sequência, demonstre e peça para a criança construir (use o lúdico, diga que ela precisa colocar cada palito com o seu parzinho para as cerquinhas ficarem firmes e os animais seguros);
Quando terminarem peça para ela desenhar a paisagem, animais e colorir as cerquinhas.

 

II -ENCAIXE AS CORES
Objetivo: Estimular o raciocínio lógico estabelecendo relação entre as cores; Ampliar o conhecimento das cores; Desenvolver a atenção e coordenação motora fina e viso-motora. 

·  Materiais: Caixa de ovo ou sapato; palitos de picolé (ou lápis, canetinha); tinta; objeto para fazer os furos.

·  Como confeccionar: 1) Faça furinhos na caixa de acordo com o material que a criança vai encaixar;
2) Se usar os palitos, passe a tinta neles e nos furos, (se usar lápis ou canetinha é só pintar os furinhos);
Fonte: http://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/2019/03/brincando-com-as-cores.html
3) Pergunte as cores para o aluno, explique que deverá colocar cada palito na sua cor correspondente. 

·  COMO REALIZAR:
1º) Apresentar a atividade e demonstrar;
2º) Pergunte quais são as cores;
3º) Peça que a criança coloque cada palito na sua cor correspondente. 



Fonte: https://www.criandocomapego.com/60-jogos-educativos-para-ensinar-as-cores-as-criancas/











JARDIM II (Profªs Renata e Tayna)
1 – O MINGAU DA CACHINHOS
Objetivos: - Compreender a importância de uma boa alimentação; - Estimular o raciocínio logico matemático ao trabalhar com medidas.

MATERIAL:
·        Ingredientes para receita do mingau
DESENVOLVIMENTO:
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO COM A HISTÓRIA DE CACHINHOS DOURADOS:
A história de Cachinhos Dourados mostra que a garotinha comeu um delicioso mingau na casa dos Ursinhos.
Agora siga as instruções e faça com a sua família a receita desse mingau.

RECEITA DE MINGAU

INGREDIENTES

2 XÍCARAS DE LEITE
1 COLHER DE AMIDO DE MILHO
2 COLHERES DE AÇÚCAR
2 COLHERES DE CHOCOLATE EM PÓ
MODO DE PREPARO:
COLOQUE EM UMA PANELA O LEITE, O CHOCOLATE E O AÇÚCAR. EM SEGUIDA COLOQUE O AMIDO DE MILHO DISSOLVIDO NO LEITE. MEXA ATÉ FICAR NO PONTO DO SEU GOSTO. ESPERE ESFRIAR E BOM APETITE!!!


2 – BOLICHE DOS NÚMEROS
Objetivos: Explorar o raciocínio lógico e matemático; - Estimular o reconhecimento de números.

Materiais:
·        5 a 10 garrafas pet
·        1 bola pequena
·        Canetas ou tintas para marcar os numerais
·        Pedrinhas ou bolinhas de gude
Desenvolvimento:
Lave as garrafas pet. Deixe secar. Escreva os números de 1 a 10 no centro de cada garrafa. Coloque pedrinhas ou bolinhas de gude dentro da garrafa para ter um peso e não voar. Coloque as garrafas em ordem formando um triângulo, como mostra a figura.  Agora de uma distância e jogue a bola. Devera jogar a bola apenas um jogador por vez.
Os números que representam cada garrafa deverão ser falados ou somados quando forem derrubados pela bola. Vence o jogador que acertar os números caídos ou o jogador que somar mais pontos. Ex: Se escolherem falar o número, escolhem o 5 por exemplo, ganha ponto o jogador que acertar o 5. Agora se decidirem somar, soma-se o número de todas as garrafas que caírem, ganha o jogador que somar o maior número.

3 - CAMINHÃO
Objetivos: Identificar os meios de transporte terrestre; - Estimular a conscientização no trânsito que tange a habilidades importantes à segurança do pedestre e dos condutores de veículo.

MATERIAL:
·        Galão que possa ser usado,
·        Tampinhas.
Acesso:08/05



DESENVOLVIMENTO:
O material principal é um galão de amaciante, ou algum similar e as tampinhas para rodinhas, o restante vai da sua imaginação. Aproveite e converse com a criança sobre a importância de respeitar a sinalização nas ruas e a atenção que devemos ter ao andar e atravessar as ruas.








4 – AS LETRAS DO ALFABETO
Objetivos: - Identificar as letras do alfabeto em diversos contextos sociais.


MATERIAIS:
·        1 caixa de plástico ou papelão
·        Areia, fubá ou farinha
DESENVOLVIMENTO:
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
Agora que você já assistiu ao vídeo, escreva as letras do alfabeto numa caixa de areia, se quiser pode utilizar farinha de trigo ou fubá. Se possível registre com uma foto e leve a escola quando voltarmos ou compartilhe na nossa pagina do Facebook.
Também se preferir pode escrever numa folha de papel ou até mesmo caderno de recados.
Acesso:08/05

5 – CAÇA A DENGUE
Objetivos: Identificar os possíveis criadouros da dengue.
(colar imagem vaso)
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO NO LINK:
Após assistir o vídeo o vídeo procure em suas casas possíveis locais de criadouros da dengue e elimine-os.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO) –  JARDIM II
(Profª Lais)
I - VOGAIS COM BOLINHAS DE PAPEL
Objetivo: Trabalhar as vogais com recurso concreto; Associar os aspectos sonoros dos grafemas através de objetos significativos; Propiciar o desenvolvimento da coordenação fina e percepção tátil/visual.

·        COMO REALIZAR:
Escreva as vogais conforme o exemplo (faça grande, utilize toda a folha);
Separe objetos coma inicial cada vogal (que tenham sentido para a criança); Ex: A = ANEL
Solicite que inicie a atividade de rasgadura e amassadura do papel formando bolinhas; 
Preencha cada letra colando as bolinhas sob as letras;
Estudem as letras associando a cada objeto;
Pode ampliar o recurso, perguntando se tem mais objetos na casa que começam com as letras estudadas.
Exemplo:
A E I O       U
II - PEGUE COM OS PÉS
Objetivo: Explorar a agilidade, coordenação, persistência, equilíbrio, força, flexibilidade, controle, lateralidade, noção espacial e percepção corporal.   

·     Materiais:
-Bolinhas, bichinhos de pelúcia, brinquedos (objetos que a criança consiga pegar com os pés sem se machucar);
-Dois recipientes que deem para o aluno colocar e tirar os pés com segurança e espaço;

·        COMO REALIZAR: 1º) Prepare o ambiente, coloque os objetos em um dos recipientes;
2º) A criança deve sentar de frente para o recipiente que contém os objetos e conseguir alcançá-los com os pés;
3º) Peça que transfira um de cada vez, se equilibrando para pegar com os pés;
4º) Pode associar a contagem dos materiais, pedir que pegue determinada cor, ou o objeto que você falar);
OBSERVAÇÃO: Se os objetos permitirem, pode colocar água em um dos recipientes também.

____________________________________


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 04 A 08/05

BERÇÁRIO

1 – A FOLHA DE PAPEL



Objetivo: integração com a família, desenvolver a imaginação, movimentos e sons.



Material:

·         1 folha de papel



Desenvolvimento:

Assista a história contada com muito carinho pela nossa querida Luciana, educadora do berçário II B, pegue uma folha de papel e acompanhe e divirta-se.




2 – A BALEIA



Objetivo: integração com a família, desenvolver a imaginação, movimentos e sons.



Desenvolvimento:




Enquanto assiste o vídeo faça gestos imitando a baleia, o som do mar, peça que o bebê mostre como faz a baleia, a sereia, o mergulho....divirtam-se e façam quantas vezes quiser.



3 – BATUQUE NA COZINHA



Objetivo: integração com a família, desenvolver coordenação motora, noção de espaço, e audição.



Material: potes plásticos, colheres e panelas



Desenvolvimento:



Vamos brincar com diferentes barulhos, colocar panelas e potes de plásticos, oferecer a criança uma colher e deixar-la bater nas panelas e potes. Os barulhos diferentes que a criança vai produzir ajuda a desenvolver a audição, noção de espaço. E desenvolve a coordenação motora enquanto ela bate a colher nos lugares



4- VAMOS CANTAR COM A VALÉRIA



Objetivo: desenvolver a audição, a fala, integrar-se com a família e escola

Nossa querida educadora Váleria do berçário II B fez um vídeo para as crianças cantarem e matarem um pouquinho da saudade.




5- IMITANDO OS ANIMAIS



Objetivo: integração com a família, desenvolvimento da audição e oral (ouvir e falar).



Desenvolvimento:






Vamos imitar o som dos animais. Coloque o seu bebê sentadinho e junto com a família, vamos brincar de imitar os animais. O gato faz miau, o cachorro faz a uau, a vaca faz muuuu muuuuu e assim a mamãe e o papai imita todos os animais que conhecer, estimulando o bebê a fazer também.



MINI- GRUPO (Profª Laiane e Fátima)

1 – BRINCADEIRA DE RODA

Objetivo: desenvolver coordenação motora, integração e afetividade.
Desenvolvimento:

Dance e cante enquanto assiste ao vídeo:

Incentive a criança, ela pode rodar, dançar, pular e balançar o corpo. Faça isso ouvindo diferentes músicas, alternando movimentos mais lentos e mais rápidos. Seu pequeno vai adorar as sensações que esses movimentos proporcionam.


2 – JOGO DA MEMÓRIA

Objetivo: desenvolver a criatividade, integração entre família e memória

Material:

Papel (cortado em quadradinhos iguais)           
Canetinha ou lápis para os desenhos

Desenvolvimento:
Vocês devem cortar vários pedaços de papel, todos do mesmo tamanho, faça pares e neles desenhos iguais. A criança pode fazer também. Depois do jogo pronto é só memorizar, virar os desenhos para baixo e tentar montar os pares. Asssita ao vídeo gravado pela nossa querida educadora Eloísa e aprenda a fazer.


3 – DENGUE:

Objetivo: conscientizar sobre a importância de combater o mosquito da dengue.
Desenvolvimento:


Após assistir ao vídeo:
Dê uma olhada em casa e veja se não tem alguma coisa ai que possa estar sendo criadouro, se tiver, elimine de imediato.


MATERNAL – (Profª Léia e Fátima)

1 - CAÇADORES DA DENGUE

OBJETIVO: Adquirir noções de cuidados de prevenção da doença DENGUE

MATERIAIS:
·         Sacola para recolher lixo

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
O mosquito Aedes Aegypti gosta de por seus ovos em lugares onde acumulam água parada, como por exemplo, pneus, vasos de plantas, garrafas, copos, vasilhas e qualquer objeto que possa acumular água.
Elimine esses objetos de sua casa ou quintal, pois assim eles não terão onde colocar seus ovos.
VAMOS ACABAR COM A DENGUE!
Fonte:
2 – HIGIENE BOCAL

OBJETIVO: ADQUIRIR HÁBITOS DE HIGIENE BUCAL

MATERIAIS:
·         ESCOVA DE DENTE
·         PASTA DE DENTE

DESENVOLVIMENTO:
ASSISTA AO VÍDEO CLICANDO NO LINK : https://youtu.be/cnzgHAIRqmc

A criança, junto com a família, deverá assistir ao vídeo XIC, XIC- MUNDO BITA.
Cantar a música, observando a maneira correta de realizar a escovação e depois usar os conhecimentos adquiridos em seu dia - a dia.

3 -AMIGOS DO DENTE

OBJETIVO: RECONHECER OS ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE BUCAL

MATERIAIS:
·         ALIMENTOS DIVERSOS QUE TIVER EM CASA E DUAS VASILHAS

DESENVOLVIMENTO:

FONTE: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fblog.tudogostoso.com.br%2Fmateria%2Fcomo-retardar-o-amadurecimento-das-frutas-saiba-mais%2F&psig=AOvVaw0mcxGCST66iLPcVuD2uyKx&ust=1588364869461000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwjNkeiv_pDpAhUeBbkGHeNgBcUQr4kDegUIARCoAg
acesso em 30/04/2020
1-A FAMÍLIA IRÁ SELECIONAR DIVERSOS ALIMENTOS: LEGUMES, FRUTAS, VERDURAS, GRÃOS E ALIMENTOS AÇUCARADOS.
2- JUNTO COM A FAMÍLIA, COLOCAR NUMA VASILHA OS ALIMENTOS QUE SÃO OS “AMIGOS DOS DENTES” E NA OUTRA VASILHA OS ALIMENTOS “INIMIGOS DOS DENTES”


4 - DESCUBRA QUAL É O ALIMENTO

OBJETIVO: DESENVOLVER PERCEPÇÕES GUSTATIVAS

MATERIAIS:
·         TECIDO (VENDA PARA OS OLHOS) E ALIMENTOS DIVERSOS
DESENVOLVIMENTO:

A CRIANÇA ESTARÁ COM OS OLHOS VENDADOS E A FAMÍLIA OFERECERÁ ALGUNS ALIMENTOS PARA QUE A MESMA SABOREIE E TENTE ADVINHAR QUAL É O ALIMENTO.
DEPOIS A CRIANÇA FARÁ A MESMA BRINCADEIRA COM O ADULTO, OU SEJA, O ADULTO FICARÁ COM OS OLHOS VENDADOS.
acesso em 30/04/2020

5-  FAZ  DE CONTA

OBJETIVO: INTERAGIR COM A FAMÍLIA E USAR A IMAGINAÇÃO

MATERIAIS:    
  •  BRINQUEDOS
  •    OBJETOS DIVERSOS
  •   MUITA CRIATIVIDADE!
DESENVOLVIMENTO :

APROVEITE UM MOMENTO ESPECIAL EM FAMÍLIA PARA BRINCAREM DO QUE A IMAGINAÇÃO PERMITIR.
VIREM SUPER-HERÓIS, PRINCESAS, PIRATAS, FADAS E BRUXAS R TUDO MAIS QUE QUISEREM SER. CANTEM, DANCEM, INTERPRETEM... SEJAM FELIZES... SORRIAM...
                                                                                                                                                                   
FONTE: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.dentrodahistoria.com.br%2Fblog%2Ffamilia%2Fdesenvolvimento-infantil%2Fbrincar-de-faz-de-conta-importancia-para-criancas%2F&psig=AOvVaw3McXDiVswlzwUu4ksxpNdd&ust=1588364727418000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwj-xIrs_ZDpAhW2E7kGHes-B4gQr4kDegUIARCJAg
acesso em 30/04/2020

JARDIM I (PROFªs DANIELE, JOICE E LAIS)

1-XÔ DENGUE

Objetivo:
Compreender como acontece a transmissão do vírus da dengue, aprender as formas de prevenção, aplicar o conhecimento eliminando os criadouros do mosquito.

Materiais:
·         Sacos para lixo

Desenvolvimento:
Assista ao vídeo:
Agora que você já aprendeu sobre o virus da dengue e as formas de prevenção,  vamos eliminar todos os criadouros do mosquito em seu quintal. Mãos à obra criançada e vamos juntos acabar com o Aedes aegypti.

2 - CONHECENDO AS VOGAIS

Objetivo:
Escrever o nome com auxílio de um adulto, identificar as vogais nele presente.

Materias:
·         Folha de papel;
·         Lápis de escrever.

Desenvolvimento:
Assista ao vídeo: https://youtu.be/MCCtWuTgDuM
Depois de assistir escreva seu nome numa folha e circule todas as vogais que encontrar nele. Guarde a atividade e leve à escola quando às aulas voltarem.

3 – CONHECENDO OS NÚMEROS

Objetivo:
·         Reconhecer os numerais de 0 à 5 e quantificá-los.

Materiais:
·         6 garrafass pet;
·         Folhas diversas;

Desenvolvimento:
Um adulto deverá numerar 6 garrafas pet, de 0 à 5, Amasse várias bolinhas de papéis diversos e reserve.
Agora, você precisa colocar dentro de cada garrafa pet a quantidade de bolinhas de papel representadas nelas. Depois que terminar, você poderá usar as garrafas para brincar de boliche!!!
                                                                                                     Fonte: http://jogoseducativosmatematicos.blogspot.com/2015/06/boliche-matematico.html acessado em 01/05/2020

4 – O BARQUINHO DE PAPEL

Objetivo:
Aprender a fazer dobradura, desenvolver coordenação motora fina motora fina.

Materiais:
·         Folha de papel sulfite ou de caderno

Desenvolvimento:
Assista a história:
Seguindo o passo a passo da história: “ A menina e o barquinho" , faça o seu próprio barquinho de papel, se precisar,  peça ajuda à um adulto.

5 – FORMAS GEOMETRICAS

Objetivo:
Conhecer as formas geométricas básicas, reconhecê-las nas figuras, criar diferentes figuras usando as formas aprendidas.

Materiais:
·         Folha de papel;
·         Lápis de cor ou giz de cera ;
·         Tesoura sem ponta;
·         Cola.

Desenvolvimento:
Assista a história: https://youtu.be/m2ET8HC98FE
Peça que um adulto desenhe as 4 formas geométricas que você conheceu na história: “ O encontro das formas geométricas”
Agora pinte-as bem colorido, recorte todas as formas que você pintou; ( se necessário,  peça ajuda de um adulto), use sua criatividade,  cola e papel e forme lindas figuras.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO)

1- SEPARAR  FIGURAS OU OBJETOS

Objetivo: Realizar a distinção por cor, forma e/ou tamanho; Obter a discriminação visual para separar; Ampliar o vocabulário; Intensificar a concentração, atenção e coordenação olho-mão; Trabalhar a movimentação de pinça.  

Materiais: Caixa de ovos ou forminha de gelo; figuras ou objetos que não seja perigoso engolir, três ou mais de cada.

Como confeccionar:
1) Desenhar as figuras e recortar ou separar objetos (tampinhas, pedrinhas, folhas, etc);
2) Colocar um de cada em cada espaço da caixa;

COMO BRINCAR:
1º) Apresentar a atividade e demonstrar;
2º) Pedir que a criança coloque cada figura junto ao seu par na caixa, pergunte e fale sobre as característica (o que é, cor, formato, tamanho, etc).  
Fonte: Arquivo pessoal
2      - DIA DAS MÃES
Objetivos: Vivenciar experiências manuais; Aprimorar a coordenação motora fina; Favorecer a criatividade.
Materiais: Tinta guache e cotonetes.

COMO REALIZAR:
Prepare o ambiente e uma roupa que possa sujar;
Entregue uma folha à criança para que faça um desenho bem bonito para a mamãe (ou para quem tem esse significado para ela), usando o cotonete molhado na tinta para desenhar.
DICA: pode pintar e fazer pontinhos também.    
Acessado em 30/04



JARDIM II (Profªs Joice, Renata ,Tayna e Lais)



1 – SALADA DE FRUTAS



Objetivos: Estimula uma alimentação saudável e desenvolver a higiene.



Materiais:

·         Frutas

·         Uma vasilha plástica



Acesso 02/05



Desenvolvimento:

Vamos ver o vídeo das frutas junto com a Ana.

Vídeo: Ana e as Frutas- DVD Turminha da Natureza


Explore a criatividade das crianças e elabore uma oficina de culinária, fazendo uma salada de frutas explicando sobre a alimentação saudável e quais tipos de alimentos devemos comer para ficarmos fortes e bem nutridos. Utilizando as frutas que tenha em sua casa, faça a sala de frutas, no primeiro momento mostre a importância de lavar corretamente os alimentos em água corrente com produtos que eliminam as bactérias, no segundo momento convide as crianças para ajudar a misturar as frutas, já na tigela, para que possam sentir seu cheiro, ver suas cores e texturas, distribua em potinhos, deguste-a e registre com uma fotografia e leve a escola. Sugestão:




2 -  NUMERAIS



Objetivos: Explorar o raciocínio lógico e matemático.



Materiais:

·         1 caixa de sapato

·         30 palitos de sorvete

·         1 estilete ou faca ( este material deve ser utilizado com ajuda de um adulto)



Desenvolvimento:

Explore os numerais de 0 a 30 utilizando uma caixa de sapato, primeiramente faça trinta furos na caixa de sapato, logo em seguida escreva os numerais de 0 a 30 na frente de cada buraco para finalizar também escreva os números de 0 a 30 nos palitos de sorvete. Agora é hora da diversão faça um jogo entre o responsável e criança, a cada acerto diga os parabenize e a cada erro incentive a tentar novamente.






3 – BRINCANDO NO BANHEIRO



Objetivos: Explorar a imaginação e criatividade.



Materiais:




Desenvolvimento:

Veja a contação de história sobre o mostro das cores.





Agora é hora de transformar seu banheiro em uma obra de arte, mãos a obra:  







Acesso:02/05


Acesso:02/05
4 - O MEU NOME

Objetivos:
Explorar linguagem oral, escrita e sensorial.

Materiais:
·         1 caixa( papelão, plástico)
·         Folhas de sulfite
·         1 caneta
·         200 gramas de farinha

Desenvolvimento:
Primeiro escreva seu primeiro nome utilizando uma folha, através de uma atividade divertida e interativa, faça do jeito que a criança sabe, registre com uma foto e leve a escola.
Depois escreva cada letra do nome em meia folha, logo em seguida escreva novamente, mas agora utilizando a farinha que se encontra dentro da caixa. Boa atividade!


5 – MEU NOVO AMIGO

Objetivos: Explorar a criatividade.

Material:
·         2 meias
·         1 tesoura ( este material deve ser utilizado com ajuda de um adulto)
·         1 agulha
·         Linha

Desenvolvimento:
Veja a história do Gato Xadrez : ASSISTA CLICANDO AQUI
Após ver a contação de história do gato Xadrez e o momento de você produzir o seu próprio personagem, para fazê-lo você siga as instruções da imagem:


Acesso: 02/05
Registre este momento de produção e após finalizar o leve a escola quando retornarmos.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO)

1 - NOME COM RECORTE E COLAGEM
Objetivos: Trabalhar as letras do nome e origem do mesmo; Desenvolver as habilidades de recorte e colagem.
https://br.depositphotos.com/9098775/stock-photo-newspaper-clippings-with-various-letters.html
Materiais:
·         Revistas, jornais ou folhetos
·         Cola
·         Tesoura
·         Uma folha de papel

COMO REALIZAR:
Procurar as letras que compõem o nome em revistas, folhetos, jornais; Identificar e nomear; recortar e colar na folha;
Aproveite para contar à criança sobre a escolha do seu nome.

2- DIA DAS MÃES
Objetivos: Vivenciar experiências manuais; Aprimorar a coordenação motora fina; Favorecer a criatividade.
Materiais: Tinta guache e cotonetes.

Acessado em 30/04
COMO REALIZAR:
Prepare o ambiente e uma roupa que possa sujar;
Entregue uma folha à criança para que faça um desenho bem bonito para a mamãe (ou para quem tem esse significado para ela), usando o cotonete molhado na tinta para desenhar.
DICA: pode pintar e fazer pontinhos também.    

______________________________________________________

SEMANA DE 26 A 30-04

Ø BERÇÁRIO

1. ASSISTA AO VÍDEO:
Durante a apresentação da música incentive a criança a cantar junto, vá nomeando os animais que aparecem. Depois assista novamente e peça que a criança nomeie, ajude-a sempre que ela precisar.

2. SERRA, SERRA, SERRADOR:
VAMOS APRENDER BRINCANDO E CANTANDO
Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:
“Serra, serra, serrador

Serra o papo do vovô!

Quantas tábuas já serrou?

Uma, duas, três!”

Com certeza elas irão aprender e se divertir muito com essa brincadeira.

3. A HORA DO BANHO:
ASSISTA AO VIDEO
Sempre que possível  durante o banho mostre para a criança a importância da higiene e vá mostrando e nomeando as partes do corpo.
Depois pergunte onde estão estas partes e peça que ela mostre. Ex: onde estão as mãos? E os pés? E assim por diante.

4. VAMOS CANTAR COM A LUCIANA
A nossa querida educadora Luciana manda um recadinho para todos os nossos bebês
https://youtu.be/jJB_S0B7fwc

Ø MINI - GRUPO

  1.ENCONTRE A TAMPA:

 MATERIAL NECESSÁRIO:

§  POTES PLÁTICOS (qualquer tipo de pote que contenha tampa)

COMO BRINCAR
Para dar inicio na brincadeira é necessário colocar vários potes plásticos abertos no chão para que a criança procure e encontre a tampa certa de cada um.
Quanto maior a variedade de tamanhos e formatos, melhor, pois, as crianças terão um maior tempo na brincadeira.



2. BRINCANDO NAS LINHAS:

MATERIAL NECESSÁRIO:

Ø Fita crepe, durex colorido, ou giz de lousa( para desenhar no chão)

COMO BRINCAR:
Pegar a fita crepe para fazer caminhos no chão, em vários desenhos, zig zag, reto, ondulado. A atividade vai ser andar em cima das linhas,  caso a criança tenha dificuldade, incentive-a sempre. Depois vá alternando, ande do lado da linha, com um pé só, rápido, devagar...

crédito: www.termpojunto.com.br

3. A HISTÓRIA DA SERPENTE:
VAMOS ASSISTIR A HISTÓRIA DA SERPENTE CONTADA PELO GRUPI TRIII
Após assistir ao vídeo vamos brincar de faz de conta? Peça ao seu filho que imite uma serpente e que façam gestos e movimentos desse animal.
Depois pegue um pedaço comprido de papel (pode ser jornal velho) ou até mesmo tecido e uso-o como uma serpente. Deixe a criança usar a criatividade e brincar a vontade. Peça para ela cantar junto.
4. BRINCANDO DE ESTÁTUA:
VAMOS BRINCAR COM A FAMÍLIA?? TODOS PODEM PARTICIPAR, VAI SER DIVERTIDO.
Escolha um local com espaço para dança, coloque a música do vídeo e quando a música para todos os participantes tem que virar estátua... sem se mexer, mesmo que seja apenas por alguns segundos.

Ø MATERNAL

1. BRINCANDO E CONHECENDO NOSSO  CORPO
Dançar ao ritmo da música: cabeça, ombro, joelho e pé.
Depois vá falando o nome das partes do corpo e peça que seu filho mostre onde fica nele e em você.




2. VAMOS DANÇAR O CHEP CHEP
Reúna a família e juntos cantem e dancem a música do grupo Taualegre no vídeo.


3. BRINCADEIRA: PASSEANDO PELO JARDIM
Vamos passear pelo jardim??? Acompanhe no vídeo. E faça quantas vezes quiser.

4. APRENDENDO SOBRE OS TAMANHOS:
ASSISTA AO VIDEO:
Junte todos que moram na casa, faça uma fila. Peça que a criança os organize em ordem de tamanho. Primeiro do maior para o menos, ou seja, a pessoa maior fica na frete  e os menores vão entrando atrás. Depois faça ao contrário. O menor na frente e os maiores vão entrando atrás.
Depois pegue um sapato de cada um e peça que a criança organize da mesma forma.

Ø JARDIM I

1. O CARACOL:
Assista a história:

 MATERIAL NECESSÁRIO:
          1 Folha de papel
          1 tesoura sem ponta
COMO FAZER:
Numa folha de papel, um adulto traçar uma linha de um lado da folha ao outro. Cole um dos lados da folha numa mesa, de modo que o outro lado da folha fique solto. E Com uma tesoura recorte a folha seguindo o traçado.
O adulto deverá auxiliar a criança, segurando sua mão junto à tesoura até que finalize o recorte do traçado.

2. UM AMOR DE FAMÍLIA:
LEIA A HISTÓRIA:
MATERIAL;
·         1 tampa ou pote
·         1 ou mais canetinha
COMO BRINCAR:
Um membro da família deve segurar uma tampa de plástico ou pote transparente junto ao rosto de frente para a criança. Com uma canetinha, a criança tentará desenhar o rosto da pessoa na tampa ou pote que ela estava segurando. Nomear as partes que for desenhando. Depois o membro da família troca de posição com a criança, repetindo a atividade.
(colocar imagem)

3. TRABALHO EM EQUIPE:

Assista ao vídeo:

MATERIAL:
·         1 Tecido
·         1 Bola
COMO BRINCAR:
Utilizar um tecido comprido em que se possa fazer um furo no meio dele. Fazer uma bola de papel ou se tiver, use uma bola do tamanho do furo. Junte todos os membros da família, e juntos, segurando o tecido, deverão levar a bola até o furo, sem colocar as mãos, apenas movimentando o tecido de forma harmoniosa entre os participantes.
4. QUAL A LETRA DO SEU NOME:
Vamos cantar??
Depois de ouvir e cantar a música faça a atividade:
MATERIAL:
·         Giz de lousa, fita crepe ou canetinha
·         Pecinhas de encaixe ou pequenos objetos
COMO BRINCAR:
Depois de assistir ao vídeo, use giz de lousa, fita crepe ou canetinha para escrever o nome da criança no chão. Peça para que ela pegue pecinhas, ou objetos pequenos que tenha em grande quantidade, e cubra todo o nome colocando os objetos sobre o traçado de cada letra.
crédito imagem: http://institutocooper.com.br/escrita-dos-nomes-infantil-3/

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO)
MATERIAL:
·         1 folha , pode ser em um caderno ou folha avulsa; colocar nome e data, 1 folha para fazer os círculos com os números.
·         Se possível, fotografar ou filmar a realização para registro e entrega assim que retornarmos;
I. SOBREPOR OS NÚMEROS
Como confeccionar:
Em uma folha ou papelão desenhe uma centopeia para tornar a atividade mais lúdica. Utilize uma tampinha para fazer as bolinhas e as numere de 1 a 5.
Em outra folha, com a mesma tampinha, faça cinco círculos, enumere de 1 a 5 e recorte (com a ajuda da criança pode pintar antes de recortar).

 COMO REALIZAR:
1.Apresente a sequência dos números e pronunciem o som;
2.Peça que ela sobreponha os números por semelhança.

II. FORMAS GEOMÉTRICAS COM PAPÉIS
MATERIAL:
1 folha de papel, ou se quiser seguir em uma caderno
1 folha mais maleável para fazer bolinhas
COMO REALIZAR:
 Desenhar as formas em uma folha, conforme imagens abaixo; De preferência duas formas por folha; Fazer bolinhas de papel e colar em volta dos desenhos.
               TRIÂNGULO

RETÂNGULO

                                    








        QUADRADO










  
               
CÍRCULO
Créditos das imagens: http://palmerpracticality.blogspot.com




Ø JARDIM II
1. ACABANDO COM A DENGUE
Vídeo: Xô dengue!
Depois de assistir ao vídeo converse com sua família sobre a importância de se prevenir a dengue, dê um passeio pela sua casa e veja se tem algo que pode estar sendo criadouro do mosquito. Se tiver, elimine. Enquanto isso aproveite para cantar e dançar!




2. TODO MUNDO TEM UM NOME E SOBRENOME
MATERIAL:
·         1 folha
·         Lápis
Depois de ouvir a história:
Converse com sua família sobre a origem de seu nome. Agora alguém da família deve escrever o nome da criança completo em uma folha, apenas utilizando letras maiúsculas (A,B,C,D,E,F,G,H,I...) , depois peça para a criança fazer.

3. APRENDENDO OS NÚMEROS
Leia a história no link:

MATERIAIS:
·         10 rolinhos de papel higiênico
·         Canetinha
·         Tinta
·         1 folha
COMO FAZER
Após ler o livro, faça a brincadeira com ajuda de um responsável utilizando rolinho de papel higiênico, pinte os rolinhos, mas caso não tenha tinta pode deixar sem pintar, escreva os números de 1 a 10, cada número em um rolinho, embaralhem e  depois coloque na ordem, respeitando a sequencia numérica.  Registre os números em uma folha ao final.

4. AS BONECAS DA VÓ MARIA
Leia a história:
Após ler o livro, peça ajuda de um responsável e confeccionem junto com a família um boneco ou uma boneca utilizando materiais alternativos como: retalhos, papelão, massinha de modelar, caixas, embalagens plásticas entre outros materiais recicláveis. Use a imaginação e leve para a escola quando retornarmos. Use sua criatividade!!

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INCLUSÃO)

FORMAS GEOMÉTRICAS
MATERIAL:
·         2 folhas brancas
·         Tinta guache
COMO FAZER:
Desenhar as formas em uma folha branca, grande, conforme imagens abaixo; De preferência fazer duas formas por folha para ficar grande;
 Contornar os formatos usando uma cor para cada com tinta guache e o dedo;








 Depois de fazer as formas com a tinta procurar pela casa um objeto semelhante a cada forma e pedir que a criança o descreva (nome, formato, cor, textura, função, etc). 
Bom divertimento!!
______________________________________________________
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 22 A 24/04


Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de desenhos,videos ,fotos, ou escrita das experiências
.                             BERÇÁRIOS                            
                                       
1. VAMOS CANTAR? VAMOS CANTAR JUNTO. DEPOIS VAMOS CONVERSAR SOBRE A COR DO PINTINHO E PROCURAR OBJETOS EM CASA DA MESMA COR.
PINTINHO AMARELINHO (crédito da página Oficial da Galinha Pintadinha) 

2. OUÇA A HISTÓRIA

3. DEPOIS DE OUVIR ESSA LINDA HISTÓRIA VAMOS PEGAR ALGUMAS CANETINHAS E UMA CAIXA DE PAPELÃO E DEIXAR NOSSO BEBÊS SOLTAREM A IMAGINAÇÃO

Material: Caixa de papelão, caneta, lápis, canetinha, giz de cera.
Caixa de papelão é um material muito atrativo para as crianças. Elas adoram entrar dentro para brincar.
A proposta desta atividade é colocar a criança dentro da caixa com algum material que ela possa desenhar, rabiscar, pintar.

4. ASSISTAM O VÍDEO GRAVADO PELA EDUCADORA HELLEN DO BII 
♫♪CANTANDO COM A HELLEN 

                             MINI-GRUPO                           


1. ASSISTA AO VÍDEO A HISTÓRIA DO MONSTRO VERDE? E CONVERSAR SOBRE O MEDO, DO QUE VOCÊ TEM MEDO? 
VÁ EMBORA MONSTRO VERDE (Crédito canal Carol Levy)

2.VAMOS FAZER UMA MASSINHA CASEIRA:
RECEITA:
Ingredientes:
·         1 xícara de farinha
·         ¼ xícara de sal
·         1 colher de chá de óleo
·         1 pacote de suco em pó
·         ⅔ xícara de água
Modo de preparo:
Misture a farinha, o sal e o suco. Ferva a água e adicione o óleo na água. Coloque um pouco de água nos ingredientes secos e misture bem com a mão. Continue adicionando água aos poucos e siga amassando até que a cor fique uniforme e a massinha fique macia.
Prontinho. Se você ainda tiver potinhos,  coloque as massinhas neles, ela vai durar alguns dias se tiver bem fechada.
3. COM A MASSINHA VAMOS ESCULPIR NOSSOS MEDOS, DEIXE A CRIANÇA USAR SUA CRIATIVIDADE.

                               MATERNAL                           


A TURMA DO MATERNAL MANDA UM RECADINHO MUITO ESPECIAL PARA AS CRIANÇAS ATRAVÉS DO VÍDEO:
2.  VAMOS BRINCAR DE " SEU MESTRE MANDOU" 
ESSA BRINCADEIRA PODE TER DOIS OU MAIS JOGADORES. A CADA PARTIDA UM SERÁ O "MESTRE" ( PODE SER UM ADULTO OU OUTRA CRIANÇA)  E QUE PEDE, AOS DEMAIS UMA COISA. E OS DEMAIS JOGADORES DEVERÃO ACHAR NO MENOR TEMPO POSSÍVEL
NA BRINCADEIRA DE HOJE VAMOS PEDIR  NA PRIMEIRA RODADA 3 OBJETOS QUE DEVEMOS UTILIZAR DURANTE NOSSA HIGIENE.  
NA SEGUNDA RODADA VAMOS PEDIR 3 OBJETOS INTERCALANDO  AS CORES VERMELHO, AZUL E AMARELO.

3. DEPOIS DE OUVIR A MÚSICA :
CANTIGA DE RODA ( crédito Palavra Cantada )
FAZER UMA RODA DE CANTIGAS INFANTIS, CANTANDO AS MÚSICAS QUE  AS CRIANÇAS CONHECEM E PEDINDO QUE OS PAIS ENSINEM AS QUE ELES CANTAVAM NA INFÂNCIA. QUANDO VOLTARMOS PARA A ESCOLA AS CRIANÇAS PODERÃO ENSINAR PARA OS COLEGAS AS NOVAS MÚSICAS QUE APRENDERAM

                              JARDIM I                           


1 .  VAMOS OUVIR A HISTÓRIA “ O ESCUDO PROTETOR CONTRA O REI VÍRUS" CONTADA PELA PROFESSORA JOICE;

Faça um desenho representando os 4 ativadores do escudo protetor. (Guarde e leve para escola quando voltarmos)

2. Histórinha: “A FILA DOS NÚMEROS" .
Desafio: Registrar os numerais como a história

3. Depois de ouvir a História: “MENTIRA TEM PERNA CURTA"
Ouça a Música:  
Conversem um pouco sobre a confiança e a importância de dizer a verdade.
4. CORRIDA COM OBSTÁCULOS DENTRO DE CASA 
 Tudo que você vai precisar é de jornal velho ou folha de revista, copos de plásticos ou descartáveis e o seu corpo. Você e as crianças vão escolher um lugar da casa onde tenha espaço. E aí vocês vão precisar atravessar os.obstáculos com o jornal. E chegar ao fim da.corrida e ao prêmio, que pode ser uma.guloseima.
Mas tem que ser com atenção para o jornal não escorregar. Se o seu piso for muito escorregadio, pode usar uma fita para prender o jornal no chão.
AEE - ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS  DA EDUCAÇÃO ESPECIAL(INCLUSÃO)
I. TRAÇADO NA CAIXA
  • Objetivos: Desenvolver a mobilidade, destreza e força na mão e dedos; Intensificar a coordenação óculo-manual para o processo de escrita; Reconhecer figuras e as letras do nome; Trabalhar a concentração.
  •  Materiais: Caixa ou vasilha; farinha de trigo (ou tapioca, areia, açúcar, sal); Desenho de traçados e das letras do nome da criança.
  • Como confeccionar: 1) Escolher uma caixa e colocar a farinha;
2) Fazer os traçados em papéis separados.
 COMO REALIZAR:
1º) Colocar a caixa com farinha em uma mesa (livre de coisas que distraiam) ;
2º) Apresentar o primeiro desenho;
3º) Demonstrar (traçar com o dedo, realizando devagar a atividade, enquanto ela observa;
4º) Alisar a farinha com a palma da mão.
5º) Agora é a vez da criança.
Obs: quando terminar os traçados e letras do nome, pode fazer desenhos livres.




II. CARIMBO
 Objetivos: Trabalhar conceitos de espaço (no papel), força (forte/fraco), cores, tamanho, forma e quantidade; Contribuir na ampliação da criatividade e atenção.
 Materiais: Rolos do papel higiênico (ou papel toalha, caixa da pasta de dente, ou outra embalagem); tinta guache; um recipiente para colocar a tinta; tesoura.
 Como confeccionar: 1) Recortar os rolos ao meio;
2) Amassar a base ou recortar para criar formas diversas;
3) Distribuir a tinta no recipiente;
 COMO REALIZAR:
OBSERVAÇÃO: Proteger o locar em que for desenvolver e deixar a criança com uma roupa que possa sujar.
1º) Mergulhar o rolo na tinta e carimbar;
2º) Após trabalhe com a criança, as cores, formas, tamanhos e quantidade do que carimbou;
3º) Deixe secar e guarde.

Boas práticas!

                           JARDIM II                             


ASSISTA AO VIDEO: Canção das formas 
CANÇÃO DAS CORES (créditos Toobys)

Depois de assistir ao vídeo respondam, quais são as formas geométricas abaixo?

Agora vamos brincar de montar as formas geométricas, utilize papelão para desenhar as formas pinte com giz de cera, tinta , lápis ou canetinha em seguida corte-os e comece a diversão. 




Faça com ajuda de um responsável a uma tinta caseira:
Receita de tinta caseira
Ingredientes:
2 colheres de açúcar
1/2 colher (pequena) de sal
1/2 xícara de amido de milho
2 xícaras de água
diversos corantes alimentícios ou sucos em pó
Modo de preparo:
1. Em uma panela, coloque o amido de milho e vá acrescentando a água aos poucos, sempre mexendo.
2. Acrescente o sal e o açúcar, leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.
3. Quando a mistura estiver homogênea e com uma consistência mais cremosa, igual a da tinta guache, desligue e deixe esfriar.
4. Divida a mistura em diferentes potinhos e acrescente cada cor de corante ou suco em pó em um recipiente.
Agora seu pequeno já pode soltar a imaginação e deixar tudo mais colorido! Então escolha
sua cor preferida e escreva a última letra do seu nome em uma folha e utilize a tinta para pinta-lá.

2. LEIA:  Os pingos e os amigos de Mary França e Eliardo França.

Após ler o livro, faça o jogo com ajuda de um responsável utilizando matérias recicláveis, escreva os números de 1 a 6 e desenhe a respectiva quantidade. Após brincar e se divertir registre os números em uma folha.

AEE - ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS  DA EDUCAÇÃO ESPECIAL(INCLUSÃO)

I. LETRAS DO NOME
 Objetivos: Trabalhar as letras do nome, fonética e sensorialmente; Desenvolver a coordenação motora fina e concentração.
 Materiais: Caneta preta para representar as letras; folha branca sem brilho; fita adesiva ou lã (escolha uma cor que seja nítida para a criança e dê contraste na folha branca); tesoura; cola.
 Como confeccionar: 
1) Desenhar cada letra do nome, duas por folha (grande e dá mesma forma que na imagem abaixo:

2) Cortar pedaços de fita adesiva ou lã;
 COMO REALIZAR:
1º) Pegar a fita ou lã (nesse caso passar a cola);
2º) Contornar a letra seguindo o início do seu traçado;
3º) Estudar as letras, seu som e deslizando o dedo pelo contorno.
II. MÚSICA E MOVIMENTO
 Objetivos: Favorecer a atenção auditiva, equilíbrio, controle corporal, noção espacial, limites e ritmo.
 Materiais: Tecido, fita ou papel; vareta, galho ou palito de sorvete; tesoura; aparelho com música; pena ou folha.
Sugestão de música: Tico-Tico no fubá (Zequinha de Abreu).
 Como confeccionar: 
1º) Recortar um pedaço da fita (ou o material que escolheu) suficiente para movimentar sem que a criança se enrosque;
2º) Amarrar a fita na vareta.
Fonte: https://www.ehow.com.br
 COMO REALIZAR:
Regras: A criança deverá parar de dançar, ficando imóvel, quando o condutor da música disser: “estátua!”.
1) Entregar a fita para a criança;
2) Colocar a música em volume agradável para ela (pode usar a sugestão), https://www.youtube.com/watch?v=uyD5ifnRW5k&feature=youtu.be
3) Peça para que dance livremente, como quiser, fazendo também movimentos com a sua fita;
4) Em determinados momentos o condutor abaixará o volume e dirá: “estátua!”. A criança deverá parar;
5) Ir até ela e fazer cócegas com a pena ou folha, até se mexer.
6) Repita até a música terminar.
Boas práticas!
_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 13 A 17/04 

 BERÇÁRIO

TÚNEL DE CADEIRAS:
PEGUE ALGUMAS CADEIRAS, COLOQUE UMA AO LADO DA OUTRA , CUBRA COM UM PANO GRANDE, PODE SER UM LENÇOL, EDREDOM , COBERTOR OU O QUE TIVER EM CASA.
COLOQUE O BEBÊ DE UM LADO E UMA BOLA OU ALGUM OBJETO DE INTERESSE DELE DE OUTRO. INCENTIVE PARA QUE ELE PASSE PELO TÚNEL PARA PEGAR ESSE OBJETO. E SE SEU BEBÊ JÁ FOR CRESCIDINHO E CONSEGUIR FACILMENTE, FAÇA COM QUE ELE PASSE DE FORMAS DIFERENTE (DE FRENTE, DE COSTAS, ARRASTANDO...



ATIVIDADE PARA MINI GRUPO E MATERNAL

BRINCADEIRA DA COMIDA BRASILEIRA:
ASSISTA O VÍDEO, CANTE JUNTO.
CONVERSE COM SEU FILHO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE UMA LAVAGEM ADEQUADA DAS MÃOS. FAÇAM JUNTOS :
LAVE TODA A MÃO COM ÁGUA E SABÃO (EM CIMA E EMBAIXO, UNHAS, ENTRE OS DEDOS, PUNHO.)



ATIVIDADE PARA JARDIM I E II

CONHECENDO OS NÚMEROS E OS NUMERAIS:
EM UMA FOLHA DE PAPEL COM A BOCA DE UM COPO FAÇA 10 CÍRCULOS OU MAIS, DENTRO DE CADA UM FAÇA UMA QUANTIDADE DE BOLINHAS , NO FUNDO DOS COPOS COLOQUE OS NÚMEROS CORRESPONDENTES A CADA QUANTIDADE DENTRO DOS CÍRCULOS.( OS COPOS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR TAMPINHAS DE GARRAFA OU FICHAS DE PAPEL. EMBARALHE OS NÚMEROS E PEÇA QUE A CRIANÇA COLOQUE CADA NÚMERO NA QUANTIDADE CORRETA.