O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI JARDIM SANTA EMILIA



ANIMAIS INVERTEBRADOS E  VERTEBRADOS

                 SEMANA DE 27.07.2020 À 31.07.2020

 SALAS DO MATERNAL PARCIAL - PROFESSORA MARI

 MINIGRUPO/MATERNAL INTEGRAL - PROFESSORA   MARCIA.



CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES


CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES 

                       CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES                      








                SEMANA DE PLANEJAMENTO  DE 03/08/2020  À 14/08/2020



CONFIRA NESTAS POSTAGENS MUITAS ATIVIDADES BACANAS SOBRE O FOLCLORE E FIQUE LIGADO...

É IMPORTANTE QUE AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS SEJAM TRANSMITIDAS ATRAVÉS DAS GERAÇÕES, PARA NÃO SE PERDER A TRADIÇÃO FOLCLÓRICA NO BRASIL, O FOLCLORE É COMEMORADO ANUALMENTE NO DIA 22 DE AGOSTO EM VÁRIAS PARTES DO NOSSO PAÍS, ONDE ACONTECEM DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. QUANDO O TEMA FOLCLORE É ABORDADO NA SALA DE AULA, É INTERESSANTE QUE O PROFESSOR ESCLAREÇA O QUANTO O PAÍS É GRANDE E QUE A NOSSA CULTURA É CONSTRUÍDA POR DIFERENTES FORMAS DE FALAR, COMER, VESTIR-SE E TAMBÉM POR CRENÇAS VARIADAS.






CLIQUE AQUI PARA VIZUALIZAR AS ATIVIDADES



CLIQUE AQUI PARA VIZUALIZAR AS ATIVIDADES



SEMANA DE PLANEJAMENTO  DE 27/07/2020 À 31/07/2020


COM MUITAS ATIVIDADES LEGAIS!



SEMANA DE PLANEJAMENTO  DE 20/07/2020  À 24/07/2020


COM MUITAS ATIVIDADES LEGAIS!



O cachorro late, o gato mia. Por que uns são mais peludos que outros? Por que eles tem patas e não mãos e pés? Inseto é animal? Por que alguns são tão grandes e outros são pequenos? Quem convive com crianças sabem o quanto elas são fascinadas pelos tantos e diferentes animais que existem.


TEMA DA SEMANA: ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS



MATERNAL E MINI GRUPO
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


JARDIM I
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


JARDIM II
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


PLANO DE TRABALHO AEE
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!









SEMANA DE PLANEJAMENTO  DE 13/07/2020 A 17/07/2020


TEMA DA SEMANA: ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS


MATERNAL PARCIAL E MINI
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


MATERNAL PARCIAL E MINI
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


JARDIM I
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


JARDIM II
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


PLANO DE TRABALHO DA AEE
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!!


SEMANA DE PLANEJAMENTO  DE 06/07/20202 À 10/07/2020

COM MUITAS ATIVIDADES LEGAIS!



Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 

Habilidade da Base Nacional Comum: 
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.


Público alvo: Educação infantil 3 e 5 anos (adaptar as atividades a cada faixa etária) 



PLANO DE TRABALHO DA AEE
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!


PLANEJAMENTO JARDIM I
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!


PLANEJAMENTO JD II
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!


PLANEJAMENTO DO MATERNAL
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!



SEMANA DE 29/06/2020 a 03/07/2020





Continua o Arraiá do Santa Emilia

PLANEJAMENTO DO MATERNAL

FOGO NO CÉU
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

O PEQUENO GRÃO DE MILHO
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

MILHO, MILHO, MILHO
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

CAPELINHA DE MELÃO
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

ORQUESTRA DA ZOORQUESTRA
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!


PLANEJAMENTO JARDIM I
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

CHICO BENTO E ROSINHA
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

FESTA JUNINA PARA AS CRIANÇAS
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!


FESTA DOS QUITUTES
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!

BENTO E TOTÓ
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR AS ATIVIDADES!!



PLANEJAMENTO DO JARDIM II

https://youtu.be/gOqrwLXmvQA
VIDEOS1

ARRAIA DA BELLINHA

OLHA PRO CÉU

DIA DE SÃO JOÃO TURMA DSA FOLCLORE



SEMANA DE 22 DE JUNHO DE 2020
AEE

JARDIM II

JARDIM I E MULTI

MATERNAL

maternal

Jardim I

Jardim II

Educação Especial







SEMANA DE 08.06 à 10.06.2020


Período de: 08/06 A 12/06 de 2020.

Nível: MATERNAL E MINI GRUPO INTEGRAL

Professores (as): MARILEIS CHAPKA SILVA, MARIA MARCIA DOS REIS.




Objetivos
Atividades
Áreas do conhecimento contempladas

ESTABELECER RELAÇÕES DE COMPARAÇÃO ENTRE OBJETOS, OBSERVANDO SUAS
PROPRIEDADES.

VÍDEO: TIPOS DE MORADIA.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES  E TRANSFORMAÇÕES.

LEVANTAR HIPÓTESES EM RELAÇÃO À LINGUAGEM ESCRITA, REALIZANDO REGISTROS DE PALAVRAS.

LISTA DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NAS CONSTRUÇÕES DE CASAS.

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO IMAGINAÇÃO.

EXPRESSAR-SE POR MEIO DE DESENHO, PINTURA, COLAGEM, ESCULTURAS, ENTRE OUTROS.

DESENHO DA CASA ONDE MORA

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

LEVANTAR HIPÓTESES EM RELAÇÃO À LINGUAGEM ESCRITA, REALIZANDO REGISTROS DE PALAVRAS.

LISTA DOS CÔMODOS EXISTENTES NA CASA ONDE MORA.

ESCUTA, FALA PENSAMENTO IMAGINAÇÃO.

AGORA VAMOS VER ALGUNS TIPOS DE MORADIA....








Nível:Jardim I A ,B e Multisseriado. Professores (as): Renata,Patrícia e Elaine.



OBJETIVOS:
ATIVIDADES:
ÁREAS DO CONHECIMENTO
CONTEMPLADAS:
08/06- DISTINGUIR O IMPACTO DAS NOSSAS ATITUDES NA NATUREZA;













09/06- OBSERVAR ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA;









10/06-MANIFESTAR ATRAVÉS DO DESENHO , QUE TIPO DE MUNDO O ALUNO ALMEJA PARA O FUTURO;





11/06- REUTILIZAR MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS;







12/06-ATENTAR-SE AOS BONS HÁBITOS DE CUIDADOS COM A NATUREZA ;
08/06- LEITURA: TEXTO MEIO AMBIENTE;
VÍDEO-“QUEM VAI SALVAR A VIDA”- DE RUTH ROCHA;
CARTAZ A PARTIR DA MÚSICA: “AS FLORES JÁ NÃO CRESCEM MAIS”- PESQUISAR,  RECORTAR,CLASSIFICAR E COLAR FIGURAS DA NATUREZA PRESERVADA E NÃO PRESERVADA.



09/06-VÍDEO : “ERA UMA VEZ UMA SEMENTINHA”
EXPERIÊNCIA: PLANTANDO FEIJÃO NO ALGODÃO. PLANTAR EM DOIS POTINHOS RECICLADOS ( TIPO DE IOGURTE) DEIXAR UM NO ESCURO SEM ÁGUA E OUTRO COM OS DEVIDOS CUIDADOS DURANTE UMA SEMANA;

10/06- VÍDEO: DUDECO E SUA TURMA- “A NATUREZA AMIGA”
DESENHAR, PINTAR OU COLAR O MUNDO QUE VOCÊ QUER PARA O FUTURO;


11/06- VÍDEO: “NEM TUDO QUE SOBRA É LIXO”-MUNDO DE BITA.
CONFECCIONAR UM BRINQUEDO COM MATERIAL

RECICLÁVEL-SUGESTÃO:JOGO “RESTA UM” COM CARTELA DE OVO;

12/06-CLIPE DE MÚSICAS MEIO AMBIENTE;
OBSERVAR E PINTAR A FIGURA EM QUE AS CRIANÇAS DEMONSTRAM RESPEITO AO MEIO AMBIENTE;
ESPAÇO,TEMPO,QUANTIDADES,
RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES;











ESPAÇO,TEMPO,QUANTIDADES,
RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES;











TRAÇOS ,SONS,CORES E FORMAS;







VAMOS VER ALGUNS VÍDEOS ....
QUEM VAI SALVAR A VIDA?




MÚSICA: AS FLORES JÁ NÃO CRESCEM MAIS



ERA UMA VEZ A SEMENTINHA
E




A NATUREZA AMIGA





NEM TUDO QUE SOBRA É LIXO





JOGO DE MATERIAL RECICLADO:


VAMOS BRINCAR UM POUCO




E VAMOS OUVIR ALGUMAS MÚSICAS DO MEIO AMBIENTE







VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE







PLANEJAMENTO – JARDIM II  DE 08/06 à 12/06


PROFESSORAS: RAQUEL E RITA



08/06
          Leitura: “O Mundinho” – Ingrid Bellinghausen  (https://youtu.be/bjceejnXltI)
          Desenho dirigido: Meio ambiente bem cuidado X Meio ambiente maltratado

09/06
           Vídeo: “Annie e Ben contra o Coronavírus” (https://youtu.be/byu7foEJ81Y)
           Lista: Formas de prevenção do Coronavírus (O adulto que acompanha a criança na realização das tarefas registrará todas as formas de prevenção que a criança lembrar)
           Jogo da memória: Coronavírus (Pintar, recortar e jogar)

10/06
           Leitura: “Meio ambiente – O livro do Planeta Terra” – Todd Park (https://youtu.be/9eAwOVWLCtI)
           Pesquise, recorte e cole OU desenhe uma atitude de colaboração para com o meio ambiente
           Pinte as ações para salvar o meio ambiente

11/06
           Vídeo: “Lavar as mãos” - Palavra Cantada (https://youtu.be/CaTXgmHyMSk)
           Registre o contorno da sua mãozinha e a enfeite com unhas, anéis, pulseiras, relógio, carinhas, etc.
           Atividade de recorte e colagem de rimas (Higiene)

12/06
           Leitura: “Turma da Mônica cuidando do meio ambiente” – Maurício de Souza (https://youtu.be/mJ8nISBlqvE)
           Vídeo: “Como plantar feijão no algodão”
           Plantio de feijão ou suculenta ou verdura ou alpiste para cuidados (aguar, colocar no sol) e observação.




MOMENTO DA LEITURA: O MUNDINHO



VÍDEO ANIE E BEN






VAMOS PAR MAIS UM MOMENTO DE LEITURA?




CANTAR AGORA TAMBÉM  É BOM!!!!












SEMANA DE 18.05. 2020 à 22.05.2020

Maternal à Jardim II

Professoras: Mari, Marcia, Elaine, Patricia, Raquel, Renata e Rita.


CONHECER O HINO DE HORTOLÂNDIA E ALGUMAS PAISAGENS DA CIDADE.






NOSSO ROTEIRO GASTRONÔMICO É MARAVILHOSO 






TEMOS UMA DAS FESTAS MAIS TRADICIONAIS DA CIDADE: A FESTA DO MILHO



E AQUI VAI UMA DICA DE RECEITA MUITO FÁCIL E SIMPLES.

BOLO DE MILHO


INGREDIENTES



  • 1 lata de milho (sem o líquido)
  • 1 lata de leite (medida da lata de milho)
  • 1 lata de açúcar (medida da lata de milho)
  • 1 lata de flocão de milho
  • 1/2 lata de óleo de soja
  • ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • margarina e farinha de trigo para untar

MODO DE PREPARO





Escorra o milho e use a própria lata para as medidas.
  1. Unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo.
  2. Coloque no liquidificador o milho (já escorrido), o leite, açúcar, flocão de milho, óleo, ovos e bata bem até que o milho fique bem moído.
  3. Escorra o milho e use a própria lata para as medidas.
  4. Unte e enfarinhe uma forma de bolo com furo.
    1. Coloque no liquidificador o milho (já escorrido), o leite, açúcar, flocão de milho, óleo, ovos e bata bem até que o milho fique bem moído.

Imagem enviada por Vanessa Souza


UMA ÓTIMA OPÇÃO EM NOSSA CIDADE É VISITAR NOSSOS PARQUES E AQUI ESTÃO ALGUMAS DE NOSSAS OPÇÕES.








ENTÃO VENHA CONHECER NOSSA LINDA CIDADE













APRENDENDO DE FORMA PRÁTICA COMO COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE..

PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
ROTINA SEMANAL  DE ATIVIDADES –

MATERNAL A
MATERNAL INTEGRAL

PROFESSORAS: MARILEIS E MÁRCIA



OBJETIVOS:   Conhecer o agente transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus;



ATIVIDADES: Em roda de conversa conversar com as crianças sobre:
- Você conhece este inseto? (Mostrar um cartaz com a imagem do mosquito Aedes Egypti.)  ou uma imagem - Você sabe que doença ele transmite? Cada aluno irá expor a sua ideia oralmente.
A família  irá conversar com as crianças  sobre o mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da Dengue ,Zica virus  e Chikungunya. Perguntar para elas  se alguém na família ou algum conhecido já pegou algumas dessas doenças.
As crianças serão informadas que não podemos deixar latas, pneus, tampinhas, vasos e outros recipientes se tornarem criadouros do mosquito da dengue e que isso se dá em água limpa e parada.


HOJE VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO BEM LEGAL!





VEJA AGORA ESSE VÍDEO DO CEBOLINHA..






HOJE VAMOS APRENDER A FAZER UM VASINHO ANTIDENGUE





E ENQUANTO FAZEMOS O VAZINHO VAMOS CANTAR UMA MÚSICA...

Dessa forma o mosquito não conseguirá colocar ovos na água:










Vamos fazer  o mosquito com material reciclado, garrafa pet: 








DIVIRTAM-SE!



PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOLÂNDIA
ROTINA SEMANAL  DE ATIVIDADES –

JARDIM I - A 
JARDIM I - B
JARDIM MULTI

PROFESSORAS: ELAINE, PATRICIA E RENATA


OBJETIVO GERAL: Conhecer e reconhecer os possíveis focos ou criadouros do mosquito da dengue.

Então vamos assistir este vídeo bem legal da turma da Mônica...







Nesse primeiro momento em roda de conversa fale sobre o mosquito com as crianças em família, fale com eles tambem o seu nome e o significado dele também. Pergunte as crianças se elas sabem como é o mosquito, peça a eles que descrevem oralmente. e fazendo um desenho de maneira espontânea também.

HOJE VAMOS VER UM VÍDEO LEGAL





Atividade: depois do vídeo aproveitando que todos estão em casa, vamos fazer uma dinâmica bem legal, andar pelo quintal e fazer uma limpeza para não deixar nada de água parada  para o mosquito da dengue.
dependendo do tanto de pessoas que estão em casa, se organizem em 2 grupos. Vamos lá, achar os focos do mosquito da dengue.


E PRA HOJE? UM VÍDEO BEM LEGAL!
GANGUE DO MOSQUITO DA DENGUE..





Convide as crianças para um bate papo sobre o assunto, e explore ele ao máximo, perguntando  que eles aprenderam com essa aula.







PROFESSORAS: RAQUEL E RITA


Leitura compartilhada: “um pequeno grande inimigo da saúde - aedes aegypti”(youtube);

Atividade: o que devemos fazer para evitar o nascimento do mosquito
transmissor da dengue;


Atividade: faça uma lista de pessoas que você conhece, que já tiveram dengue, zyka ou chicungunya, doenças transmitidas pelo aedes aegypti. 








Leitura compartilhada: “Um reino sem dengue” (YOUTUBE);


Atividade: Pinte o numeral que indica cada conjunto;


Desenho dirigido: Desenhe uma cena com muitos focos do mosquito AEDES
AEGYPT 




                                                                Leitura compartilhada:
                                                        “Vira-vira é a solução”Palavra Cantada(YOUTUBE);

Atividade: Relacione as figuras com a escrita dos cuidados que devemos ter para evitar os focos do
mosquito AEDES AEGYPTI; 

Atividade: Com a ajuda de um adulto, procure na sua casa/apartamento/quintal
(respeitando o distanciamento social), possíveis focos do mosquito AEDES AEGYPTI e as soluções para acabar com esses focos. 








Leitura compartilhada:
“Vira-vira é a solução”Palavra Cantada
(YOUTUBE);

Atividade: Relacione as figuras com a escrita dos cuidados que devemos ter
para evitar os focos do
mosquito AEDES AEGYPTI; 

Atividade: Com a ajuda de um adulto, procure na sua casa/apartamento/quintal
(respeitando o distanciamento social),
possíveis focos do mosquito AEDES AEGYPTI e as soluções para acabar com esses foco



Leitura compartilhada: “Criando juntos 37 – Vamos combater a dengue”
(YOUTUBE);

Atividade: Cole os quadrinhos (Magali) na ordem correta e crie
oralmente uma historinha;

Atividade: Confeccione um mosquito ou vasinho com material reciclável (YOUTUBE). 







MATERNAL PARCIAL E MINI GRUPO INTEGRAL

Professores (as): 

MARILEIS CHAPKA SILVA,

 MARIA MARCIA DOS REIS DE JESUS.

Objetivos


Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

Atividade


Recorte as letras do alfabeto e encontre as letras que formam o seu nome.

agora vamos ouvir essa musica bem legal que fala sobre os nomes....





Recorte e monte o quebra-cabeça.

















E agora vamos de  Brincadeira: vivo-morto. Vídeo: quintal da cultura.





Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores.
Quando o líder disser: "Morto!", todos ficarão agachados. Quando o líder disser: "Vivo!", todos darão um pulinho e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder.



CANÇÕES PARA CANTAR E BRINCAR:




VAMOS CANTAR O ALFABETO?

VAMOS BRINCAR DE VIVO-MORTO?



UMA HOMENAGEM A TODAS AS MÃES!























SEMANA DE 04/05 a 08/05.


PROFESSORAS: 

ELAINE, RENATA E PATRICIA

JARDIM I  A  e B

JARDIM MULTI


JARDIM II A e B



OBJETIVO:

-RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE CADA MEMBRO NA FORMAÇÃO DA FAMÍLIA.
-VALORIZAR AS PESSOAS QUE AJUDAM NO NOSSO DESENVOLVIMENTO.
-DIVERTIR-SE EM FAMÍLIA.



DIA -4/5

MÃE DE TODOS OS TIPOS







AGORA VAMOS FAZER UM JOGO ONDE A FAMÍLIA IMITA UM DOS SEUS MEMBROS E O RESTANTE DESCOBRE DE QUEM ESTÁ SENDO FEITA A  DRAMATIZAÇÃO.PODE SER UTILIZADO ROUPAS,ADEREÇOS....ATÉ QUE SE ADIVINHE O PERSONAGEM.


DIA-5/5

VAMOS OUVIR  A MÚSICA DA OVELHINHA
A HORA DA HISTÓRIA.
OS PAIS SENTARÃO  EM RODA E CONTARÃO COMO FOI  A FORMAÇÃO DA FAMÍLIA DESDE O INÍCIO.





DIA-6/5

MÚSICA: O MUNDO DE BITA









GARIMPO:

ENCONTRE COM SUA FAMÍLIA 3  FOTOS QUE MOSTREM DIFERENTES MOMENTOS ALEGRES PASSADOS JUNTOS.
E VAMOS BRINCAR!!!



DIA-7/5

VÍDEO EXPLICATIVO DE ATIVIDADE
CONFECÇÃO DE COLAR DE MACARRÃO








DIA-8/5

VÍDEO EXPLICATIVO DE ATIVIDADE
CONFECÇÃO DE CARTÃO PARA O DIA DAS MÃES









MATERNAL MULTI INTEGRAL E MATERNAL PARCIAL

PROFESSORAS: MÁRCIA E MARI


Conhecendo as letras do nome e do alfabeto

Começar a reconhecer as letras é o primeiro passo para aprender a ler e escrever. É comum as crianças demonstrem curiosidade sobre letras que formam o seu nome e suas palavras preferidas, como nome dos animais, das cores, dos pais... Algumas aprendem as letras muito rapidamente, enquanto para outras o aprendizado depende de mais estímulos e repetições. O que ajuda nesse processo é saber como ensinar o alfabeto de forma lúdica e divertida.


 Objetivo geral

·         Identificar as letras do próprio nome; Conhecer as letras do alfabeto e suas sequencias e ampliar o vocabulário.


Montar letras com palitos.


Se não tiver o palito de sorvete pode ser usado o palito de churrasco sem a ponta.   





Escreva o nome da criança com letras bastão/forma em uma folha em branco, mostre a folha para a  criança e com auxilio  peça para montar o nome usando os palitos.   








Caça letras.
Essa atividade foi realizada usando lousa e giz branco, mas você pode usar folha em branco ou se tiver em casa lousinha a brincadeira ficará mais divertida.
Escreva as letras do alfabeto em letra bastão/forma na lousinha ou em folha de papel em branco, mostre as letras do nome da criança e peça para ela circula-las.






Receita de massinha de modelar caseira.
1 xícara de sal
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de água
3 colheres de sopa de óleo
Corante alimentício
Como preparar a massa para modelar
A receita de massa de modelar é muito fácil e legal de fazer. Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água.
O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.
O bom é que todas essas receitas são comestíveis, então você não precisa se preocupar se seu filho colocar a massinha na boca ou até mesmo engolir uns pedacinhos. Se você usar suco em pó ou corantes alimentícios de outras cores certifique-se de que o seu filho não tem alergia a alguns destes corantes.
Depois de feita, a massa de modelar pode ser conservada na geladeira em um pote fechado durante muito tempo. Outra vantagem da massa de modelar caseira é que ela não adere à mão e tem um cheiro agradável. Caso seu filho já seja maiorzinho e já tenha passado da fase de colocar todos os objetos na boca, vocês podem explorar juntos a composição da massa de modelar adicionando novos ingredientes a receita que farão uma massinha toda especial. Você pode colocar glitter na mistura, essências para dar um novo cheirinho, e até mesmo cremes corporais que são cheirosos e darão uma nova textura para a mistura.



Letras com massinha de modelar.

Escreva o nome da criança em letra bastão/forma em uma folha em branco e com auxilio  peça para ela modelar a letra com a massinha caseira.







Caixa de areia do alfabeto


Com esta caixa consegue-se trabalhar letras, números, desenhos livres ou dirigidos, um ótimo e acessível material que todos dispõem em casa.
Escreva as letras do alfabeto ou nome da criança em folha branca e peça para que a criança repita a escrita na areia.  









E agora vamos assistir esse vídeo super bacana.






HORTOLÂNDIA, 29 DE ABRIL DE 2020


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS...

COMEÇAMOS MAIS UMA SEMANA FALANDO DE  ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E HIGIENE , POR ISSO VAMOS CONTINUAR APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA UM. PARA ISSO PREPARAMOS MUITAS ATIVIDADES BACANAS PARA VOCÊ FAZER EM CASA COM SUA FAMÍLIA.

FAÇAM O REGISTRO ATRAVÉS DAS FOTOS, PARA QUE POSSAMOS JUNTOS VER DEPOIS....

TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É MUITO IMPORTANTE PARA AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS E UM GRANDE DESAFIO. MAS NÃO É O QUE ACONTECE NOS DIAS DE HOJE, AS CRIANÇAS NÃO SE ALIMENTAM DE MANEIRA CORRETA E ISSO PODE AFETAR SEU CRESCIMENTO, E TER DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA. COM ISSO PREPARAMOS VÁRIAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES... DIVIRTAM-SE....




SEMANA DE 27. 04 A 30.04



PROFESSORAS: 


MARCIA E MARI

MATERNAL INTEGRAL E PARCIAL




OBJETIVO: 

 VIVENCIAR SITUAÇÕES PARA QUE POSSAM AMPLIAR AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DO PRÓPRIO CORPO.CONHECER O CORPO HUMANO COMO UM TODO, SEUS MOVIMENTOS, CUIDADOS E EXPRESSAR ATRAVÉS DE DIFERENTES LINGUAGENS. 


1º MOMENTO


CONVERSAR COM A CRIANÇA, COMO ELA ESTA HOJE, SE ESTÁ FELIZ, SE ESTÁ TRISTE, INDEPENDENTE DA RESPOSTA PEDIR PARA QUE A CRIANÇA SE OLHE NO ESPELHO E DESENHE A SI MESMA E QUE SEJA DE ACORDO COM SEU SENTIMENTO.






                                          





DEPOIS DESSA ATIVIDADE HORA DE CANTAR...








2º. MOMENTO

APROVEITANDO ESSE MOMENTO DE AUTOCONHECIMENTO, VAMOS VER O QUANTO A CRIANÇA CRESCEU, COLOQUE ELA PERTO DA PAREDE E BRINCANDO PEGUE UM BARBANTE PARA MEDIR SEU TAMANHO, APROVEITE PARA FAZER A ATIVIDADE COM TODOS QUE ESTÃO EM CASA, CRIANÇAS E ADULTOS, VAI SER MUITO LEGA.






E VAMOS BALANÇAR O ESQUELETO COM ESSA MÚSICA.





3º MOMENTO


JUNTO COM A CRIANÇA, ESCOLHA UM LUGAR LIMPO E NO CHÃO FAÇA O CONTORNO DO SEU CORPO, DEPOIS PEÇA PRA ELA SE LEVANTAR E DESENHAR O QUE FALTA, E A CRIANÇA PODE FAZER COM O ADULTO TAMBÉM
FAZENDO ASSIM:








.

E AGORA VAMOS BRINCAR DE ESTÁTUA...









E AGORA VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA





BOA SEMANA A TODOS.......




SEMANA DE 27. 04 A 30.04


PROFESSORAS: 

ELAINE, RENATA E PATRICIA

JARDIM I  A  e B

JARDIM MULTI



OBJETIVO 

  • RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS, REAFIRMANDO A IMPORTÂNCIA  DA HIGIENIZAÇÃO DOS MESMOS E DAS MÃOS...
L

1º. MOMENTO

APRESENTAR A CRIANÇA, O VÍDEO A SEGUIR, O QUE É QUE TEM, NA SOPA DO NENEM?






2º. MOMENTO


NA COZINHA, SENTE-SE COM A CRIANÇA E NA MESA, APRESENTE OS LEGUMES E VERDURAS QUE VOCÊ TE, EM SUA GELADEIRA, E BRINCANDO DIGA QUE IRÁ FAZER UMA DELICIOSA SOPA. SE,PRE COM A PRESENÇA DE UM ADULTO.


3º. MOMENTO

DEPOIS DE APRESENTADO OS ALIMENTOS PARA A SOPA, QUE A FAMÍLIA VAI PREPARAR, É HORA DE LAVAR OS ALIMENTOS, CORTAR E PREPARAR A SOPA.UMA  IDEIA LEGAL, É PREPARAR A SOPA CANTANDO A MÚSICA.



4º. MOMENTO

DEPOIS DE HIGIENIZADOS OS ALIMENTOS, OFERECER OS MAIS VARIADOS ALIMENTOS A CRIANÇA.  ESTIMULANDO A OBSERVAREM AS CORES, E SUAS TEXTURAS.






DEPOIS DE CADA ALIMENTAÇÃO,NÃO ESQUECER DE ESCOVAR OS DENTES.


PROFESSORAS: RAQUEL E RITA

SALAS: JARDIM II A E B

SEMANA DE 27.04 Á 30.04



VÍDEO POMAR ... VAMOS RELEMBRAR?


OBJETIVO: 



  • RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS, REAFIRMANDO A IMPORTÂNCIA  DA HIGIENIZAÇÃO DOS MESMOS E DAS MÃOS...






1º . MOMENTO

FAÇA UMA BANDA EM CASA: USE COLHERES, TAMPAS DAS PANELAS, LATA DE ACHOCOLATADO, PANELAS E POTINHOS VARIADOS. BRINQUE TOCANDO SEU INSTRUMENTO ACOMPANHANDO A MÚSICA DO VÍDEO.



VAMOS FAZER ESSA LEITURA TÃO BACANA....

O RATINHO, O MORANGO VERMELHO MADURO E O GRANDE URSO ESFOMEADO....





1º MOMENTO

A PARTIR DA HISTÓRIA PEDIR PARA QUE A CRIANÇA DESENHE O  GRANDE MORANGO, IMITAR O SOM DO RATINHO, PEDIR QUE A CRIANÇA PRONUNCIE O NOME DOS PERSONAGENS.



2.º. MOMENTO


 PEDIR PARA A CRIANÇA RECONTAR A HISTÓRIA DA SUA MANEIRA. E SE FOSSE PARA MUDAR O FINAL DA HISTÓRIA, COMO ELA MUDARIA.


3º. MOMENTO


COORDENAÇÃO MOTORA E LOCOMOÇÃO..

ANDAR COM OS PÉS E MÃOS NO CHÃO, COMO FAZ O RATINHO...
BRINCAR DE CORRER, ANDAR, ESCONDER, FAZENDO DE CONTA QUE O URSO QUE PEGAR O RATINHO.


4º. MOMENTO


VAMOS EXPLORAR A FRUTA MORANGO, PROCURAR EM JORNAIS E REVISTAS, RECORTAR A FRUTA, PEDIR PARA QUE A CRIANÇA, MENCIONE A COR DA FRUTA E ENCONTRE FRUTAS DA MESMA COR.



5º. MOMENTO

OFERECER A FRUTA PARA CRIANÇA, ENSINANDO A LAVAR CORRETAMENTE, LIMPAR PARA COMER BEM GOSTOSO. E PODEM CANTAR A MÚSICA RATINHO BONITINHO DA PATATI E PATATÁ...








VAMOS FAZER UMA LEITURA BEM CONHECIDA E MUITO LEGAL...


A GALINHA RUIVA






1º MOMENTO 

APRESENTAR  A CRIANÇA O LIVRO DA HISTÓRIA A GALINHA RUIVA, APÓS FEITO ISSO, CONVERSAR COM AS CRIANÇAS PARA QUE FAÇAM O RECONTO DA HISTÓRIA DA SUA MANEIRA, PEÇA PARA QUE DESENHE A PARTE DA HISTÓRIA QUE MAIS GOSTOU.


2º MOMENTO 

APÓS A LEITURA DA HISTÓRIA, PEDIR PARA AS CRIANÇAS FAZER GESTOS E IMITAR OS SONS DOS ANIMAIS. NOMEAR OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA, QUEM SÃO E QUANTOS SÃO?



3º MOMENTO

REALIZAR A ATIVIDADE SENSORIAL, FAZENDO O CARIMBO DA MÃO, APROVEITANDO SUA TINTA CASEIRA.
E VAMOS COM A MÃO FAZER UMA GALINNHA

QUEM CONSEGUE? VAIS SER MUITO LEGAL....







4º. MOMENTO


RECITAR A PARLENDA : A GALINHA DO VIZINHO








5º MOMENTO

E AGORA VAMOS PARA A OFICINA CULINÁRIA, FAZER UMA PIPOCA BEM GOSTOSA  PARA TERMINAR NOSSA HISTÓRIA.






A CESTA DA DONA MARICOTA

PROFESSORAS :

RAQUEL E RITA

SALAS: JARDIM II A E B

SEMANA DE 22.04 A 24.04


OBJETIVO GERAL:


  • RECONHECER DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS, REAFIRMANDO A IMPORTÂNCIA  DA HIGIENIZAÇÃO DOS MESMOS E DAS MÃOS...

VEJA ESSE VÍDEO DE APRESENTAÇÃO...






1º MOMENTO - REALIZAR A LEITURA DO LIVRO A CESTA DA DONA MARICOTA..





2º MOMENTO


DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA, PERGUNTE PARA A CRIANÇA O QUE TEM NA CESTA DA DONA MARICOTA, E EM UM PAPEL PEÇA PARA ELA DESENHAR O QUE QUISER DA CESTA, É IMPORTANTE QUE ELA ESCOLHA O QUE QUER DESENHAR.

VÍDEO -  O POMAR






DEPOIS DO VÍDEO VAMOS PARTICIPAR DA BRINCADEIRA:

O CAMINHÃO DE LARANJAS PASSOU POR AQUI, QUANTA LARANJAS ELE DEIXOU?



3º. MOMENTO 

DONA MARICOTA FEZ UMA COMPRA DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, PERGUNTE PARA A CRIANÇA O QUE ELA MAIS GOSTA DE COMER. APROVEITANDO ESSE MOMENTO PEÇA PRA ELA FAZER ESSES ALIMENTOS COM MASSINHA DE MODELAR...








4ºMOMENTO - 

DEPOIS DE ESCOLHER SEU ALIMENTO PREFERIDO, É HORA DE COMER, NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS...

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:









A CESTA DA DONA MARICOTA - 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL -  MAIS UMA MANEIRA DE COMER BEM...









PROFESSORAS:

ELAINE, PATRICIA E RENATA

JARDIM MULTI, JARDIM I A E B

SEMANA DE 22.04 A 24.04

OBJETIVO GERAL

  • Construir saberes sobre alimentação saudável através da várias formas de aprendizagem. Incentivando bons hábitos alimentares....

1º.Momento
Leitura do Livro - A Cesta da Dona Maricota







VAMOS VER O VÍDEO DA HISTÓRIA?





                                      






 

2º.MOMENTO


NESTE MOMENTO, PEGAR AS FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS QUE VOCÊ TIVER EM CASA, MOSTRAR PARA A CRIANÇA E PERGUNTAR :

  • QUAL O SABOR?
  • É DOCE OU SALGADO?
  • AMARGO OU AZEDO?
  • COM QUE LETRA COMEÇA?

E PARA BRINCAR VOCÊ PODE FAZER CARIMBOS COM BATATAS. CORTE AS BATATAS AO MEIO, E ENCAIXE OBJETOS OU BRINQUEDOS, DIRETAMENTE NA BATATA, E DEPOIS MERGULHE MA TINTA  CASEIRA, QUE VAMOS TE ENSINAR A SEGUIR, E USE A SUA IMAGINAÇÃO...

RECEITA DE TINTA  CASEIRA...

  • 3 COLHERES CHÁ DE AÇUCAR
  • 1/2 COLHER CHÁ DE SAL
  • 2 COPOS DE AGUA
  • 1/2 COPO DE AMIDO DE MILHO
  • CORANTES ALIMENTARES DIVERSOS
  • DEPOIS DE PRONTO COLOQUE EM PEQUENOS FRASCOS COM TAMPA...

MODO DE PREPARO:

JUNTE O AÇÚCAR, SAL, AMIDO DE MILHO E ÁGUA EM UMA PANELA PEQUENA, LEVE A FOGO BAIXO, MISTURANDO BEM ATÉ FORMAR UMA MISTURA BEM ESPESSA. DESLIGUE E DEIXE ESFRIAR. DEPOIS DE FRIAS, COLOQUE EM FRASCOS PEQUENOS E COM TAMPAS, E COLOQUE OS CORANTES DE CORES DIFERENTES, FORMANDO SUA TINTA CASEIRA. NESTA ATIVIDADE VOCÊ PODE DEIXAR A CRIANÇA PARTICIPAR, SEMPRE COM A SUPERVISÃO DO ADULTO.



COMO PREPARAR AS CORES:

  • TINTA VERDE: CORANTE ALIMENTAR AMARELO + AZUL
  • TINTA CASTANHA: CORANTE ALIMENTAR VERMELHO + VERDE
  • TINTA COR DE LARANJA: CORANTE ALIMENTAR VERMELHO + AMARELO
  • TINTA PÚRPURA: CORANTE ALIMENTAR VERMELHO + AZUL




3º MOMENTO

VAMOS VER O VÍDEO OS SONS DA FRUTA...





4º. MOMENTO

EXPLORAR A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS EM UMA OFICINA CULINÁRIA, FAZENDO UMA SOPA DE LEGUMES COM CENOURA, BATATA, CHUCHU E BETERRABA.


MAS ANTES CANTES COM A MÚSICA SOPA DO NENEM...














5º. MOMENTO


APROVEITE OS ALIMENTOS QUE VOCÊ TEM EM CASA, E BRINQUE COM OS RÓTULOS DESSES ALIMENTOS, LENDO AS INFORMAÇÕES DOS MESMOS PARA A CRIANÇA...




6º. MOMENTO



E PARA EXPLORAR AS CORES, SABORES, TEXTURA, ETC, COM A CRIANÇA PREPARE UMA SALADA DE FRUTAS...





SALADA DE FRUTAS
   







PROFESSORAS: MÁRCIA E MARILEIS

SALAS: MATERNAL INTEGRAL E PARCIAL

SEMANA DE 22.04 A 24.04
CONHECENDO O CORPO HUMANO
UMA DAS PRINCIPAIS JUSTIFICATIVAS PARA SE TRABALHAR O CORPO HUMANO COM AS CRIANÇAS PEQUENAS É QUE ELAS JÁ TÊM UMA CURIOSIDADE NATURAL SOBRE O TEMA, QUE PODE SER ESTIMULADA E AJUDARÁ A ABORDAR OUTROS TEMAS RELACIONADOS, COMO SAÚDE, HIGIENE, IDENTIDADE E TAMBEM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.

OBJETIVOS GERAIS:

CONHECER O CORPO HUMANO COMO UM TODO, SEUS MOVIMENTOS E CUIDADOS. 


    1º. DIA 

SENTAR COM A CRIANÇA EM CASA, EM UMA RODA DE CONVERSA, E FALAR SOBRE CADA PARTE DO CORPO, E CADA VEZ QUE VOCÊ CITAR UMA PARTE DO CORPO, FAZER UMA PERGUNTA , PARA QUE SERVE ESTA PARTE DO CORPO. AI DEIXE QUE A CRIANÇA FALE SOBRE O ASSUNTO DE MANEIRA ESPONTÂNEA, FINALIZE COM UMA MÚSICA BEM LEGAL.

MÚSICA AS PARTES DO CORPO...






MUSICA CABEÇA, OMBRO E PÉ



CABEÇA , OMBRO, JOELHO  E PÉ.
CABEÇA,  OMBRO, JOELHO  E PÉ.
OLHOS, OUVIDOS, NARIZ E BOCA.
CABEÇA, OMBRO, JOELHO  E PÉ.







É IMPORTANTE QUE CANTE AS MÚSICAS FAZENDO GESTOS, MOVIMENTOS, IMITAÇÕES, QUE SE POSSA MOSTRAR AS PARTES DO CORPO EM SI E NO OUTRO.




2º. DIA


COLOCAR PARA AS CRIANÇAS A MÚSICA CARA REDONDA.


A CARA REDONDA QUE HOJE EU FIZ,
TEM OLHOS, TEM BOCA, PEQUENO NARIZ.
TEM DUAS ORELHAS QUE SÃO BEM IGUAIS.
CABELOS CURTOS, CABELOS COMPRIDOS, PRA
FRENTE E PARA TRÁS...









DEPOIS DE OUVIR A MÚSICA, DEIXE A CRIANÇA DESENHAR LIVREMENTE...



3. DIA

REALIZAR COM A CRIANÇA. A DINÂMICA DO ESPELHO...

PEGUE UM ESPELHO PEQUENO, COLOQUE EM QUALQUER CAIXA QUE VOCÊ TEM EM CASA, SE TIVER UMA CAIXA DE PRESENTE, FICA LEGAL TAMBÉM... E COMECE A DINÂMICA DESSA MANEIRA;


ERA UMA VEZ, UM PARQUE POR ONDE PASSAVAM MUITAS PESSOAS DURANTE O DIA. NO MEIO DO PARQUE FOI DEIXADO UMA CAIXA DE PRESENTE MUITO BONITA, NA SUA TAMPA ESTAVA ESCRITO: AQUI TEM O MAIS LINDO PRESENTE QUE DEUS DEU AO MUNDO, ABRA COM CUIDADO..!

PEDIR PARA A CRIANÇA E ANTES DE VER, FALE O QUE ELA ACHA QUE TEM DENTRO, QUANDO ELA ABRIR , OBSERVAR QUAL É SUA REAÇÃO AO SE OLHAR NO ESPELHO.




4. DIA

PEDIR PARA A CRIANÇA, DESENHAR NO CHÃO, NO PAPEL, LIVREMENTE O CONTORNO DO CORPO DE QUEM ESTIVER AO SEU LADO, E NOMEAR AS PARTES DO CORPO, PEDIR PARA QUEM ESTIVER AO SEU LADO , FAZER O CONTORNO DO SEU CORPO TAMBÉM.



5º. DIA

LIVREMENTE EM UM PAPEL DESENHE UM CORPO HUMANO. RECORTE E COLE DAS REVISTAS PESSOAS DE CORPO INTEIRO. LEMBRANDO QUE, AO RECORTAR PEDIR SEMPRE A AJUDA DE UM ADULTO...



6º. DIA 

PEDIR PARA QUE A CRIANÇA SE OLHANDO NO ESPELHO, FAÇA UM DESENHO DE SI MESMA, SEMPRE COM A AJUDA DE UM ADULTO...


7º DIA 

CANTAR A MÚSICA DO JACARÉ, QUE FALA DAS PARTES DO CORPO...



  • Eu conheço um jacaré
    Que gosta de comer
    Escondam seus olhinhos
    Senão o jacaré
    Come seus olhinhos e o
    Dedão do pé
    Eu conheço um jacaré
    Que gosta de comer
    Escondam suas orelhas
    Senão o jacaré
    Come suas orelhas e o
    Dedão do pé
    Eu conheço um jacaré
    Que gosta de comer
    Esconda sua barriga
    Senão o jacaré
    Come sua barrigas e o
    Dedão do pé.... 











Atividades para as turmas de  Maternal, Jardim I e II
Semana de 13 a 17/04/2020
Profesoras:  Mari, Marcia, Renata, Rita, Elaine, Patricia e Raquel


Título: Em tempo de coronavírus - Tudo o que você precisa saber com a turma da Mônica.
   
Novo coronavírus é uma pandemia que está assustando todo mundo. as principais medidas de proteção contra esse vírus são ações de higiene pessoal, como manter as mãos limpas utilizar álcool em gel 70% sempre que for possível.

Tema: A Importância da higiene pessoal no tratamento do coronavírus.

Objetivos:
  • Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.




VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO MUITO LEGAL...






“Sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão. Não é desprezo, é apenas proteção”, com isso  a gente tem que se cuidar. Pra não deixar essa gripe se espalhar!”. 






1 - lavar sempre as mãos com água e sabão  e higienizar também com álcool 70%.



2 - Ao tossir ou espirrar, é preciso cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;




3 - Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e, ao tocar, lave sempre as mãos; e nos precaver com várias ações como:










4 - Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilado, se prevenindo sempre com:













E POR ÚLTIMO NÃO SAIA DE CASA SEM USAR MÁSCARA… E SE PUDER FIQUE EM CASA….












ASSISTA ESTE VÍDEO COM SUA FAMÍLIA...



https://www.youtube.com/watch?v=3F_P5ujbc9Q



 RECEITA CASEIRA DE MASSINHA DE MODELAR

Então, é hora de deixar as massinhas industrializadas de lado e investir nas versões caseiras, e claro, envolvendo sempre as crianças no passo a passo para que os pequenos já comecem a aprender e brincar antes.


     

Como fazer massinha de modelar caseira – passo a passo

Ingredientes
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de sal
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Corante de alimentos líquido (cores desejadas)

  1. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes, exceto o corante;
  2. Mexa bem até o líquido misturar bem com os ingredientes secos;
  3. Deixe a massa fica bem homogênea;
  4. Separe uma bolinha de massa;
  5. Faça uma abertura central e pingue algumas gotas de corante;
  6. Vá misturando bem o corante à massa até a cor ficar homogênea.

Dica: depois de brincar guarde a massinha em um pote fechado para não ressecar. Caso a massa fique seca adicione um pouquinho de água, e caso fique mole, é só acrescentar um pouquinho de farinha para regular.