Bem-vindos a 2021

Em 2020 fomos desafiados a aprender de maneira diferente do que estávamos acostumados, com a suspensão das aulas presenciais, a família foi fundamental no processo de aprendizagem das crianças, se tornando a ponte entre as propostas da escola e o contato dos pequenos com a tecnologia.

Esse tempo tão diferente para cada criança, possibilitou descobertas e estreitou laços através das propostas de atividades planejadas por cada professor.

Diante da continuidade do período de pandemia a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia continuará, por meio desse canal, contribuindo com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças através de propostas lúdicas.

Convidamos os pais e toda a comunidade escolar para contribuir e fazer o uso dessa ferramenta pedagógica, alcançando assim o principal objetivo da plataforma que é oportunizar o acesso às propostas de aprendizagem de qualidade e impulsionar o vínculo com a escola.

Ressaltamos que o brincar é fundamental para que a criança faça novas descobertas, aprenda e fortaleça relações.
Juntos, faremos o melhor por nossas crianças.

sábado, 21 de novembro de 2020

EMEIEF Jardim São Pedro

PLANEJAMENTO QUINZENAL DE: 26/04/21 A 07/05/21

 PLANEJAMENTO SEMANAL DE 26/04/21 A 07/05/21:


MINI-GRUPO:

PROFESSORA: Ana Lúcia

EDUCADORAS: Eleni, Nilza, Sheila e Simone.


MATERNAL:

PROFESSORAS: Larissa e Mayra

EDUCADORAS: Ângela, Sirlene, Jordana, Vera; Deborah e Estela


JARDIM I:

PROFESSORAS: Renata, Elisângela e Andressa.


JARDIM II:

PROFESSORAS: Rai, Fátima, Andréia e Cilene 


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

PROFESSORA: Fátima



TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA! 


PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 12/04/21 A 23/04/21

PROFESSORA: Ana Lúcia

EDUCADORAS: Eleni, Nilza, Sheila e Simone.

PROFESSORAS: Larissa e Mayra
EDUCADORAS: Ângela, Sirlene, Jordana, Vera; Deborah e Estela

PROFESSORAS: Renata, Elisângela e Andressa.

PROFESSORAS: Rai, Fátima, Andréia e Cilene (MULTISSERIADA)

PROFESSORA: Fátima

PLANEJAMENTO SEMANAL DE 05/04/21 A 09/04/21

PROFESSORA: Ana Lúcia

EDUCADORAS: Eleni, Nilza, Sheila e Simone.

PROFESSORAS: Larissa e Mayra
EDUCADORAS: Ângela, Sirlene, Jordana, Vera; Deborah e Estela

PROFESSORAS: Renata, Elisângela e Andressa.

PROFESSORAS: Rai, Fátima, Andréia e Cilene 

PROFESSORA: Fátima

EMEIEF JARDIM SÃO PEDRO

PLANEJAMENTO SEMANAL DE 15/02/2021 A 19/02/2021.

PROFESSORA: Josélia
EDUCADORAS: Eleni, Nilza, Sheila e Simone.

PROFESSORAS: Larissa e Mayra
EDUCADORAS: Ângela, Cilene, Jordana, Vera (Maternal A); Deborah e Estela (Maternal B)

PROFESSORAS: Renata, Elisângela e Andressa.

PROFESSORAS: Rai, Fátima, Andréia e Cilene (Multisseriada)

PROFESSORA: Fátima


TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA! 


PLANEJAMENTO SEMANAL DE 08/03/21 A 12/03/21 

PROFESSORA: Ana Lúcia

EDUCADORAS: Eleni, Nilza, Sheila e Simone.

PROFESSORAS: Larissa e Mayra
EDUCADORAS: Ângela, Sirlene, Jordana, Vera; Deborah e Estela

PROFESSORAS: Renata, Elisângela e Andressa.

PROFESSORAS: Rai, Fátima, Andréia e Cilene 

PROFESSORA: Fátima

PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 22/02/2021 A 05/03/2021:


ATIVIDADES DO MINI-GRUPO

PROFESSORA: ANA LÚCIA.


ATIVIDADES DO MATERNAL

PROFESSORAS: LARISSA E MAYRA.


ATIVIDADES DO JARDIM I

PROFESSORAS: RENATA, ELISÂNGELA E ANDRESSA.


ATIVIDADES DO JARDIM II

PROFESSORAS: RAI, FÁTIMA, ANDRÉIA E CILENE.


EMEIEF JARDIM SÃO PEDRO 15/02/21 A 19/02/21

 EMEIEF JARDIM SÃO PEDRO

PLANEJAMENTO SEMANAL DE 15/02/2021 A 19/02/2021.

PROFESSORA: Josélia
EDUCADORAS: Eleni, Nilza, Sheila e Simone.

PROFESSORAS: Larissa e Mayra
EDUCADORAS: Ângela, Cilene, Jordana, Vera (Maternal A); Deborah e Estela (Maternal B)

PROFESSORAS: Renata, Elisângela e Andressa.

PROFESSORAS: Rai, Fátima, Andréia e Cilene (Multisseriada)

PROFESSORA: Fátima


TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA! 

Planejamento Semanal 09/02/2020 a 12/02/2020

Planejamento Semanal Coletivo 09/02/2021 12/02/2021


Professor (a): Josélia, Larissa, Mayra, Renata, Elisangela, Andressa, Ray, Fátima, Andréia, e Cilene

Nível/ Turma/ Período: Mini-grupo A (INT), Maternal A (INT), Maternal B (Parcial), Jardim I A (M), Jardim I B (T), Jardim I C (T), Jardim II A (M), Jardim II C (T), e Jardim I/II (T).

Terça-feira 09/02/2021:

Hoje preparamos o vídeo: “O inimigo invisível” para vocês assistirem com os familiares! 

 https://youtu.be/GMWSpaG2hV8

(Acesso em 07/02/2021)

Vocês viram a importância de continuar o maior tempo possível em casa, para não serem contaminados com o coronavírus.

Quarta-feira 10/02/2021:

Hoje vamos dançar e cantar a música “Dança da Máscara” do Palavra Cantada para lembrar da importância do uso da máscara para nos proteger e proteger os outros ao nosso redor do Coronavírus.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=k3Ny3KoY8IM,

acesso em 07/02/2021)

 Quinta-feira 11/02/2021: 

Hoje é dia de experiência!!! Você vai aprender sobre a importância de lavar as mãos com sabão para prevenir contra o Coronavírus.

Peça ajuda de um adulto para preparar os materiais necessários para realizar uma experiência bem legal:

-Um prato com água e detergente;

-Um prato com água e orégano;

Assista ao vídeo a seguir e saiba como preparar tudo e depois é a sua vez de ver a mágica acontecer.

https://www.youtube.com/watch?v=Bk4U4lIQvro

(acesso em 08/02/2021)


Sexta-feira 12/02/2021:

Olá crianças!

Olá família! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim, hoje vamos aprender com a turma da saúde infantil, como se prevenir do conona vírus, então vamos ao vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=oug368Ih9Xc&feature=youtu.be.

Acesso em 08/02/2021

Para encerrar nossa semana vamos cantar e dançar com a turminha oFitDance Kids.

Lavar as Mãos - Tiquequê ft. Palavra Cantada, Barbatuques - Coreografia |

https://www.youtube.com/watch?v=269veX076Yo.

Acesso em 08/02/2021

Bom final de semana!!



ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE)
PROFESSORA: FATIMA 08/02/2021 A 12/02/2021



SEJAM BEM VINDOS AO ANO LETIVO DE 2021!


Vídeo Institucional da EMEIEF Jardim São Pedro:

https://youtu.be/rphoEvReknU


Mensagem de boas vindas dos Professores e Educadores:

Mini - grupo A

Professora: Josélia 

Educadoras: Eleni, Nilza, Sheila, e Simone

https://youtu.be/-w9yBGge8dc

Maternal A:

Professora: Larissa

Educadoras: Ângela, Sirlene, Jordâna, e Vera

https://youtu.be/v28pQDCNZVs

Maternal B:

Professora: Mayra 

Educadoras: Débora e Estela

https://youtu.be/a1yVZgwccjo

Jardim I A:

Professora: Renata

https://youtu.be/y_IVs0vUn58

Jardim I B:

Professora: Elisângela

https://youtu.be/4s350ajMpuQ

Jardim I C:

Professora: Andressa

https://youtu.be/1-dTE9m7jEo

Jardim II A:

Professora: Raimunda

https://youtu.be/DAxlMZdkANc

Jardim II B:

Professora: Fátima

https://youtu.be/l2DRBhXglm4

Jardim II C: 

Professora: Andréia 

https://youtu.be/xOAfCET0rLE

Jardim I/II:

Professora: Cilene

https://youtu.be/S7gZjhaT5ws


Atendimento Educacional Especializado (AEE) 
PROFESSORA: FÁTIMA
MENSAGEM DE ACOLHIDA:

Planejamento Quinzenal de 23/11 a 04/12 de 2020


Nível: Mini Grupo    

Professores (as): Mayra e Renata.


Atividades:

Olá crianças, nos próximos dias daremos continuidade no tema nome, com muitas atividades divertidas e importantes. Continuem usando o crachá, tendo-o sempre à mão para consultar e, assim, auxiliá-los durante as atividades.

2ª Feira – 23/11: De quem é essa letra?

Na nossa vídeo aula de hoje faremos uma brincadeira bem legal com as letras iniciais dos nomes de todas as crianças do Mini Grupo. Fiquem atentos para ver quando a sua letra irá aparecer e também aprender as letras dos seus amigos. Divirtam-se!

*vídeo aula - Link de acesso: https://youtu.be/STnGblT_CRo

4ª Feira – 25/11: Letras escondidas

Hoje vamos começar com uma brincadeira musical chamada “o meu nome eu vou falar”, na qual você irá cantar o seu nome e o nome das pessoas da sua família. Assista abaixo o vídeo do Tio Marcelo que ele irá ensinar como brincar.

O MEU NOME EU VOU FALAR | Música de identidade para a educação infantil -  YouTube

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=gqZJI7zo8Ek, acesso em 16/11/2020)

E aí, como foi cantar seu nome? Gostaram?

Agora nós iremos fazer uma atividade com a letra inicial do nome de vocês, que vocês já aprenderam semana passada. Será que vocês vão conseguir achar a sua letrinha escondida?

Para esta atividade vocês vão precisar de um pirex transparente, água colorida, um copo de vidro e uma folha sulfite com algumas letras escritas por um adulto, sendo algumas delas a letra inicial do nome da criança. Enviaremos um vídeo com o passo a passo para a realização da atividade no nosso grupo de whatsapp.

Depois que a criança encontrar todas as suas letras iniciais, vocês deverão retirar o pirex de cima da folha e a criança deverá encontrar novamente as suas letras e circulá-las ou pintá-las. Depois é só colocar o nome e a data e guardar para entregar para a professora.

6ª Feira – 27/11: Pesquisa e colagem

Hoje vamos começar com uma música. Assistam ao vídeo abaixo com a música “Gente tem sobrenome” do Toquinho.

Gente tem Sobrenome - YouTube

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=y92Y9_hkIqE, acesso em 16/11/2020)

Todas as coisas têm nome e vocês já estão craques em saber qual o nome de vocês. Mas vocês sabem qual é o sobrenome de vocês? Sabem qual é o nome que vem depois do nome de vocês? Conversem com a mamãe e o papai para descobrir o sobrenome de vocês: qual é ele, a origem dele e se ele veio do nome da mamãe ou do papai.

Depois desta conversa, iremos fazer mais uma atividade sobre a letra inicial do nome de vocês. Vocês deverão pesquisar e encontrar a letra inicial em revistas, jornais ou panfletos. Quando encontrar, peça a um adulto para recortar a letra. Quando já tiver encontrado muitas letras cole todas elas em uma folha sulfite com o seu nome e data. 

2ª Feira – 30/11: Esse  é o meu nome

Para dar início a atividade de hoje vamos assistir o vídeo clipe abaixo.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=xmlJiqH0Bfc, acesso em 16/11/2020)

Vocês já aprenderam que todo mundo tem um nome, já sabem o nome de vocês e com qual letra ele começa. Mas vocês sabem quais as outras letras que compõem os seus nomes? Se ainda não sabem, hoje é o dia de descobrir!

Para a nossa atividade de hoje o papai, a mamãe ou um responsável deverá escrever o nome da criança com letras maiúsculas em uma folha sulfite. Este também deverá escrever o nome da criança do mesmo jeito que escreveu na folha em um pedaço de papel e depois cortar entre as letras para que cada uma fique em um quadradinho de papel. Em seguida a criança deverá montar e colar seu nome na folha sulfite em baixo do nome já escrito, como na figura abaixo que segue de exemplo.

Alfabeto móvel e escrita do prenome | Brincadeiras educação infantil, Atividade  alfabeto educação infantil, Educação infantil

(Fonte da imagem: https://i.pinimg.com/originals/db/34/39/db3439297204ddf12cbda0563f3c1fa6.jpg, acesso em 16/11/2020)

Em um primeiro momento o adulto deverá explicar a criança que ela deverá colocar as letras abaixo da escrita do seu nome, para formá-lo, e deixar que ela faça sozinha. Em um segundo momento, o adulto deverá, junto com a criança conferir e, caso esteja correto a criança poderá colar as letras. Caso não esteja correto, deverá iniciar novamente a atividade auxiliando a criança, mostrando a letra que começa e pedindo que ela encontre o pedaço de papel com esta letra para colar e em seguida nomeando e mostrando as demais letras para que a criança também possa encontrá-las e colá-las. Boa atividade!

4ª Feira – 02/12: Apelido

Hoje é dia de história! Peçam ao papai, a mamãe ou a um adulto para ler a história para vocês. Depois conversem sobre ela. (vamos enviar a história no nosso grupo do whatsapp)

NOME SOBRENOME APELIDO - - Grupo Companhia das Letras

(Fonte da imagem: https://cdl-static.s3-sa-east-1.amazonaws.com/covers/9788574064437_gg.jpg, acesso em 16/11/2020)

Que todo mundo tem um nome, isso a gente já sabe, mas algumas pessoas além do nome têm apelidos. Existem apelidos engraçados, apelidos fofos, apelidos que são diminutivos do nome para ficar mais fácil de chamar e também aqueles apelidos que remetem a alguma característica da pessoa ou animal, como na história. E vocês, tem apelido? Se tem, qual é ele? Como ele surgiu? Conversem com sua família sobre seu apelido, quem deu ele a você, o porquê deste apelido, o que ele significa e se você gosta dele ou não.

Bom, agora para finalizar nossas atividades sobre nome, hoje vamos fazer uma brincadeira bem legal e que muitos de vocês já conhecem, é o coelhinho sai da toca. Mas desta vez nossa brincadeira será um pouco diferente.

  • Um adulto deverá fazer umas 6 tocas no chão utilizando giz, fita adesiva ou barbante. Depois, deverá escrever o nome da criança em letra maiúscula em 3 folhas sulfites e outros nomes em outras 3 folhas. Coloquem essas folhas uma em cada toca. Ao comando do adulto a criança, que pode estar com o seu crachá para consultar, deverá entrar em uma toca em que tenha seu nome escrito, e quando o adulto disser: “Coelhinho sai da toca 1, 2, 3!” a criança deverá trocar de toca e entrar em outra toca que tenha o seu nome, ou seja, o coelhinho só pode entrar na toca que tem o nome dele! Repitam a brincadeira várias vezes, incluam os irmãos e divirtam-se!


Não se esqueçam de colocar nome e data nas atividades, de registrar com vídeos e/ou fotos e compartilhar com a gente. Ficaremos felizes em receber!





Nível: Maternal    Professores (as): Andressa, Larissa e Priscila.


Atividades:

Queridas famílias,


Essa semana aprenderemos um pouco sobre um continente muito especial: a África. Conheceremos um pouco sobre sua cultura, seus animais e brincadeiras. Além disso, trabalharemos também sobre as diferenças, aprendendo que cada um é diferente, único e especial!


SEGUNDA-FEIRA 23/11:

 Para começar a semana, vamos assistir o vídeo “Viajar pelo Safari”, do Mundo Bita:


https://www.youtube.com/watch?v=9WFYuIu7BKA

acesso em 13/11/2020 às 11:55


Agora que conhecemos um pouco dos animais da África, vamos tentar descobrir quais são eles? É só clicar no link abaixo e adivinhar os bichos de acordo com a sombra e a dica!


Brincadeira: Quais são os animais da África?

https://www.youtube.com/watch?v=t8LLpngLqlY

acesso em 13/11/2020 às 11:57



TERÇA-FEIRA 24/11:

Vamos ouvir uma história especial? É a história de uma menina muito linda, bem pretinha, que tem um vizinho coelho cheio de dúvidas. O nome é “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado.



https://www.youtube.com/watch?v=vaZX1SCxAiU&feature=youtu.be

acesso em 17/11/2020 às 9:53


A atividade de hoje é observar nossos familiares (pais, irmãos, avós, tios). Pode ser pessoalmente ou através de fotos. Através da observação, podemos ver que nós parecemos com os nossos familiares. Por isso, agora devemos tentar descobrir se parecemos mais com nosso pai ou nossa mãe. Com quem a cor da nossa pele parece, a cor de nosso cabelo, o tipo (se é cacheado, enrolado, liso). Depois de observar, vamos tirar uma foto com o familiar que mais parecemos? 


EXEMPLO:

  • Meu cabelo parece com o da minha mãe - foto da criança com a mãe; 

  • Minha pele é da cor da pele do meu pai – Foto da criança com o pai. 


Caso queiram, podem enviar mais de uma foto. 


QUARTA-FEIRA 25/11:

Hoje vamos ouvir a história de ontem, contada de forma diferente, na visão do coelho.


Menina Bonita do Laço de Fita

https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s&t=12s

acesso em 17/11/2020 às 9:55


Agora vamos fazer um autorretrato utilizando lápis de cor, canetinha ou giz de cera. Para esse desenho, é preciso utilizar um espelho como apoio. A família deverá auxiliar a criança, explorando por exemplo a cor de sua pele, o tipo do cabelo, a cor dos olhos. 

Disponível em:

http://www1.sinprosp.org.br/conpe3/revendo/textos/02/04.pdf

Acesso em 13/11/2020 as 12:15



QUINTA-FEIRA 26/11:

Vamos conhecer a história: “O Cabelo de Lelê”?


Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=_FRS63MaBhc

acesso em 17/11/2020 às 10:06


Agora que vimos o quanto Lelê gosta de seus cabelos, vamos realizar a atividade a seguir.


A família deverá desenhar um círculo que representará o rostinho da Lelê. Caso queiram, também podem colar um círculo de papel. A criança deverá então completar o rostinho da Lelê e fazer os cabelos, bem enroladinhos, utilizando giz de cera, lápis de cor ou canetinha, assim como na imagem abaixo.


Disponível em https://www.ideiacriativa.org/2015/11/cabelo-de-lele-atividade-psicomotricidade-fina.html

Acesso em 13/11/2020 as 12:19


SEXTA-FEIRA 27/11:

Dia do Cabelo Maluco

Assim como Lelê pode fazer coisas lindas em seus cabelos, você também pode. A atividade de hoje é fazer uma obra de arte em nosso cabelo. Pode ser com várias trancinhas, elásticos, presilhas, passar gel para arrepiar, colorir, enfim, utilizem a criatividade e façam um penteado lindo e bem maluco. Seguem algumas fotos para vocês se inspirarem:

Ah e não esqueçam de enviar a foto dessa atividade para a professora da sala.


Dia do cabelo maluco: reunimos 8 penteados criativos e divertidos - Revista  Crescer | Curiosidadescrespo com várias "xuxinhas" de cabelo decorando o penteado

38 inspirações de penteados para Halloween | Para meninas e meninos -  Almanaque dos Pais


Fotos disponíveis nos links abaixo:

http://www.vilamulher.com.br/cabelos/penteados/crazy-hair-day-penteados-divertidos-para-criancas-m0915-709475.html


http://segredorosaa.blogspot.com/2016/03/crazy-hair-day-dia-do-cabelo-maluco.html


https://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/10/dia-do-cabelo-maluco-reunimos-8-penteados-criativos-e-divertidos.html


https://salaovirtual.org/penteado-cabelo-cacheado-infantil/


https://www.almanaquedospais.com.br/38-inspiracoes-de-penteados-para-halloween-para-meninas-e-meninos/

 


SEGUNDA-FEIRA 30/11:

Nessa semana, aprenderemos algumas brincadeiras que fazem parte da cultura de nossos antepassados: a África. É um continente com uma cultura riquíssima! 

A Brincadeira de hoje já é conhecida por muitas pessoas, que é a “Batata Quente”. A origem da brincadeira é de que as pessoas se sentavam próximas à uma fogueira, fazendo uma roda. Nessa fogueira, assavam batatas. Ao tirar da brasa, as batatas estavam muito quentes e por isso eram passadas de uma pessoa para outra a fim de esfriar.


Vamos assistir à Vídeo aula abaixo para conhecer mais dessa brincadeira? Depois de assistir, você pode brincar junto com os pais, irmãos ou primos.



https://www.youtube.com/watch?v=IGv9pEAkI08&feature=youtu.be



TERÇA-FEIRA 01/12:

A atividade proposta para hoje é: “Encontre seu Nome”. Para realizá-la, a família deverá escrever em pedaços de papeis, o nome de cada pessoa da família, assim como na foto abaixo.


Computador em cima da mesa

Descrição gerada automaticamente

ACERVO PESSOAL


Primeiramente vamos mostrar à criança qual é o nome dela, ressaltando a inicial, lembrando-a do som. Depois disso, colocaremos todos os nomes das pessoas da família à vista da criança e pedir que encontre seu nome no meio desses. Caso a criança não encontre de primeira, os pais poderão lembrá-la da inicial do nome, a fim de que encontre. Após a criança explorar esses nomes, vamos identificá-los com cada pessoa da casa (Ex: Esse é o nome da mamãe! Começa com a letra...).


Para que a atividade fique mais completa, podemos também colocar nomes aleatórios que comecem com a mesma letra da criança (Ex: Alice e André). Dessa forma, a criança terá que observar todas as letras para descobrir qual é o seu. 



QUARTA-FEIRA 02/12:

Hoje vamos aprender mais uma brincadeira de origem africana. Essa brincadeira se chama “Terra e Mar”. Ela é bastante parecida com o “Morto-Vivo”. Para brincar, é só desenhar um traço no chão. Podemos também usar uma corda ou uma fita crepe. Um lado representa a Terra, o outro representa o Mar. Então uma pessoa dirá os comandos e as crianças deverão ir para o lado indicado. Quem for errando o lado, sai da brincadeira e ganha quem ficar por último. Para entender melhor, é só assistir a vídeo aula que as professoras Andressa, Priscila e Larissa prepararam:


https://www.youtube.com/watch?v=gk35IBVpgfY&feature=youtu.be




QUINTA-FEIRA 03/12:

Vamos fazer bonecos de papel? Para a atividade de hoje, vamos precisar de papel sulfite, tesoura, giz de cera ou outro material para pintar. Para começar, vamos dobrar a folha de sulfite como nas imagens abaixo.

Uma imagem contendo Carta

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo Site

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo Forma

Descrição gerada automaticamenteUma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente



SEXTA-FEIRA 04/12:

Para finalizar nossa semana, apresentaremos hoje a Amarelinha Africana. Para entendê-la, é só assistir à vídeo aula que as professoras e educadoras do Maternal prepararam para vocês. Podemos confeccioná-la com fita crepe ou giz de lousa no chão. O importante é pular com os pés nos quadrados. No início, os saltos parecem um tanto descoordenados, porém com o tempo, a criança começa a compreender o espaço da brincadeira e conseguirá realizá-la.


https://www.youtube.com/watch?v=uPewzA81NGE&feature=youtu.be


Esperamos que tenham se divertido com todas essas brincadeiras propostas! Não esqueçam de fotografar e filmar a realização das atividades e envia o registro para a professora da sala!

Muito obrigada.


Nível/ Turma/ Período: JARDIM I A, B, C

Data: 23/11/2020 a 04/11/2020


Breve descrição das Atividades:

Segunda-feira: 23/11/2020 – A Lista da Dona Girafa

Vamos ter uma semana inteirinha de Matemática, com história, vídeos, pesquisa, colagem e registro dos números.

Para começar assista a história: A Lista da Dona Girafa e observe a quantidade de cada bicho que foi convidado para a festa!!!

https://www.youtube.com/watch?v=amSylZqBHfc

Acesso em 18/11/2020 09:08 h

Agora vamos fazer uma pesquisa em jornal, revista, panfletos de mercado... procurando os numerais de 0 a 9 e depois cole em ordem!! Atividade 1


Terça-feira: 24/11/2020 – Contando e cantando

Hoje o dia será animado!! Vamos aprender de uma forma bem divertida, contando e cantando até 10 com Kids 43. Acesse o link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=PSMqaaZVi40

Acesso em 18/11/2020 9:26 h

 

Quarta-feira: 25/11/2020 – Números de 0 a 4

Para a atividade de hoje, você vai assistir a vídeo aula que a professora Sandra do Jardim A gravou, ensinando sobre os números de 0 a 4. Faça a atividade com capricho!! Atividade 2

https://www.youtube.com/watch?v=RvgZcB23Vvc&feature=youtu.be

Acesso em 18/11/2020 9:43 h

   

Quinta-feira 12/11/2020 – Números de 5 a 9

A professora Fátima do Jardim I B vai nos ensinar a fazer os números de 5 a 9, preste bastante atenção e depois faça a atividade de hoje!!

Atividade 3

https://www.youtube.com/watch?v=aCDiXW4yIOI&feature=youtu.be

Acesso em 18/11/2020 9:41 h

 

Sexta-feira: 27/11/2020 – Brincando com a matemática

Pra encerrar a semana vamos brincar de “os passos dos animais...”

Você vai imitar os passos da formiga, do elefante e da tartaruga de acordo com a quantidade que a mamãe falar. Os passos da formiga são bem pequenininhos, o do elefante são passos bem grandões e o da tartaruga bem devagar... Mamãe diga à criança quantos passos ela tem que dar e imitando qual animal, vai variando o animal e a quantidade de passos. Divirta-se!!


Segunda-feira: 30/11/2020 – As Letras Sumiram

Está preparado para estudar tudo sobre o alfabeto!!! Então vamos lá!!

Comece cantando as letrinhas junto com o Jaime, o mascote sem time, em: “As letras sumiram”

https://www.youtube.com/watch?v=IFSxw-t8NXw

Acesso em 18/11/2020 10:00 h


Terça-feira- 01/12/2020 – X, Y, Z

Assista a vídeo aula que a professora Elisângela do Jardim I C preparou com as letras do alfabeto! E se prepare para fazer a atividade da letra X. Atividade 1

https://www.youtube.com/watch?v=3SwW61S3wSs&feature=youtu.be

Acesso em 18/11/2020 10:04 h


Quarta-feira- 02/12/2020 – Mais uma letrinha…

Hoje vamos fazer a letra Y e pra ficar mais divertido os Pequerruchos vão nos ensinar direitinho... acesse ao link para ver:

https://www.youtube.com/watch?v=79HxZroIXdM

Acesso em 18/11/2020 10:11 h

Agora mãos a obra que hoje tem mais atividade!!

Atividade 2


Quinta-feira- 03/12/2020 – Letra Z

Quem vai terminar o alfabeto hoje levanta a mão!!!

Assista ao vídeo a seguir: 

https://www.youtube.com/watch?v=MRtH2879SgA

Acesso em 18/11/2020 10:33 h

Pra encerrar faça a atividade da letra Z. E parabéns pra você por terminar o Alfabeto!!


Sexta-feira - 04/12/2020 – Cantando para comemorar

 Cante bem bonito o Abecedário da Xuxa, acessando o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=E_rXeXyhHyM

Acesso em 18/11/2020 10:40 h


 




Nível: Jardim II

Data: 23/11/2020  a 04/12/2020.



Atividades:


23/11. SEGUNDA- FEIRA


Hoje vamos conversar sobre a letra V. Várias palavras têm seu nome iniciado pela letra V.

Vamos ver:

https://www.youtube.com/watch?v=V438Uutl-4g

Acesso em 30 de outubro de 2020.

Com a ajuda de um adulto, desenhe 5 figuras cujo nome seja iniciado pela letra V numa folha . Depois escreva seus nomes e a quantidade de letras que usamos para escrever. Exemplo:



Pin em moldes de vacas




VACA    4




Vídeoaula Professora Rai – História desenhada: O gato


https://youtu.be/XWXio2Jo5TQ


24/11.TERÇA-FEIRA


Existem lugares onde as brincadeiras são usadas como profissão: no circo!

O circo é um espaço cultural para manifestação da música, da arte, do teatro. Ele leva alegria e diversão para a comunidade local, em diversas cidades brasileiras. Há muitos profissionais que trabalham nesse local.

Planejamento Quinzenal de 09/11 a 20/11 de 2020


Nível: Mini Grupo    

Professores (as): Mayra e Renata.


Olá crianças!!! Nos próximos dias estaremos realizando várias atividades muito bacanas sobre o nome. Vocês já observaram como tudo à nossa volta tem nome? Pois é, nós também, o nosso nome faz parte da nossa identidade.

E o seu nome, quem escolheu? Qual o significado? Você tem apelido? Quanta pergunta não é mesmo. Acho que agora é hora de vocês conversarem com a mamãe, o papai ou o responsável para conhecer um pouquinho da história do seu nome. 

Antes de começarmos as atividades pedimos aos pais ou responsáveis para fazer um crachá para a criança. Basta escrever o nome em letra bastão em uma folha de sulfite ou outro papel disponível, exemplo “ALINE”, façam a primeira letra de cor diferente, como os crachás utilizados na vídeo aula. Este crachá irá nortear as atividades, além de ser muito importante para a criança se familiarize com a construção do seu nome.

2ª Feira – 09/11: Chamadinha virtual

Hoje faremos uma chamadinha especial. Fiquem atentos que chamaremos o seu nome!!!

Para melhor organização, e pensando nas crianças que se conheceram e conviveram juntas apesar de um curto período, separamos as turmas para fazer a vídeo aula e a chamadinha. Portanto, vocês devem acessar a vídeo aula correspondente a turma que a criança pertence, sendo o Mini Grupo A a turma do integral e o Mini Grupo B a turma do parcial.

*vídeo aula Profª. Mayra – Mini Grupo A - Link de acesso: https://youtu.be/gS6D4MnE5WQ 

*vídeo aula Profª. Renata – Mini Grupo B - Link de acesso: https://youtu.be/9ddSAxorYuM 

4ª Feira – 11/11: Qual o seu nome?

Vamos começar a semana com uma atividade divertida, mas primeiro assistam ao vídeo da história “Meu nome é Zé! E o seu qual é?” da professora Cintia Pontes.

Hora da História: Meu nome é Zé, e o seu qual é? - YouTube

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=Frtzic_DqTE, acesso em 04/11/2020)

Para a atividade de hoje, os pais ou responsáveis deverão fazer um círculo no chão, pode ser com giz, barbante, fita ou outro material que possa ser adaptado à brincadeira. A pessoa que brincar com a criança deverá cantar a música abaixo no ritmo e entonação que quiser, quanto mais animado mais legal. Enquanto o adulto canta, a criança ficará pulando fora do círculo e quando falar o nome dela ela deverá pular para dentro dele. O objetivo é alternar com outros nomes que não sejam o da criança para que ela fique atenta aos nomes ditos na música e só pule quando for o seu nome. Repitam a música e a brincadeira várias vezes. Segue abaixo a letra da música:

“Quero ver quem está esperto e no círculo vai pular,

Atenção agora ao nome que eu vou falar: ...”   

6ª Feira – 13/11: “O Nome da Gente”

Hoje é dia de poema! Assistam ao vídeo abaixo com o poema “Nome da Gente” de Pedro Bandeira.

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=TX3xIKxK-p8, acesso em 04/11/2020)

Qual o seu nome? Quem escolheu? O que ele significa? Conversem com o papai ou a mamãe para descobrirem essas informações. Agora vamos para a atividade!

Para a atividade de hoje o papai, a mamãe ou o responsável deverá escrever o nome da criança em uma folha com letras grandes, não precisa escrever o nome completo, apenas o primeiro nome, EX : JOÃO; MARCELO, MARIA CLARA... Em seguida mostrem o nome para a criança, comente quais são as letras que formam seu nome, questionem se tem letras repetidas; depois peçam para que enfeitem o nome. Pode colar brilho, papéis picados, feijão, macarrão, etc. Não se esqueçam de tirar fotos da criança realizando a atividade e socializar no grupo de whatsapp.

2ª Feira – 16/11: Letra inicial do nome

Hoje é dia de música!!!

Vamos assistir ao clipe da Turma do Seu Lobato – Qual é a Letra do Seu Nome?

A Turma do Seu Lobato - Qual é a Letra do Seu Nome? (Volume 3 - música  infantil) - YouTube

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=CtOxUoEO4ks, acesso em 04/11/2020)

Vocês viram quantas letras tem no nosso abecedário? E que cada uma tem um nome? 

Agora peça ao papai, mamãe ou responsável para mostrar a primeira letra do seu nome e dizer o nome dela. Usem o crachá que orientamos que fizessem na semana passada para melhor visualizar e entender.

Chegou a hora da atividade. O papai, mamãe ou responsável fará a 1ª letra do nome da criança em uma folha, em tamanho grande. Em seguida, ainda o adulto, deverá cortar tiras de papel que podem ser de crepom, revista, jornal, panfletos ou outro tipo de papel disponível. Depois o adulto pode segurar as tiras uma a uma e pedir para a criança cortar em pedaços pequenos e na sequência colar na letra do nome. O trabalho com tesoura desenvolve a coordenação e concentração, mas deve sempre ser feito com supervisão de um adulto. Caso a criança não consiga usar a tesoura peçam que rasguem o papel com a mão. 

Minha letra

(Fonte da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEiH2CJZcB4ulRp5Hjjp5L2ytgcaxKOVqwGIX3shOQnLgtsR38ikPUGvpjmqlbYsBEvYKLQGd8L1UL1f0MHPmLR0Q-RnKIb8-DP8QZrq7ueX2QqP89L4RkTPgyQ7gifvCF9-eecO0ePULw84ZDlP0rtzDDpeqI7Hcxh4dDPeP2dlCMmJ7j3R79SMPXfjPfeBnZxjsw=, acesso em 04/11/2020)

4ª Feira – 18/11: Mágica do guardanapo

Hoje vamos fazer uma brincadeira com o som do nosso nome e com as nossas mãos e pés. Depois de brincarem com o som do seu nome vocês podem brincar com o som dos nomes dos familiares. Assistam ao vídeo abaixo para aprender a brincadeira.

O MEU NOME VOU DIZER - CANTAR E BRINCAR - YouTube

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=4nDovzqPs0w, acesso em 04/11/2020)

A nossa atividade será uma mágica. Os pais ou um responsável deverão fazer a 1ª letra do nome da criança em uma folha com canetinha. O próximo passo é cobrir a letra com durex, depois é só pegar uma folha de papel toalha e colocar por cima. Prenda com uma fita na parede ou azulejo (faça tudo isso sem que a criança veja, para que seja uma surpresa!). Coloque água em um borrifador, chame a criança e peça a ela para borrifar o papel e observar o que acontece e descobrir a letra que aparece. Caso não tenham durex, vocês podem realizar a atividade da mesma maneira, porém a letra do nome da criança irá borrar rapidamente. Assistam ao vídeo abaixo com o passo a passo para aprenderem como realizar esta atividade (no vídeo a atividade é feita com palavras. Porém, vocês irão fazer escrevendo apenas a primeira letra do nome da criança).

Atividade Infantil: Mágica das Palavras - YouTube

(Link de acesso e fonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=IDtfUMp3hSU, cesso em 04/11/2020)

Não se esqueçam de colocar nome e data nas atividades, de registrar com vídeos e/ou fotos e compartilhar com a gente. Ficaremos felizes em receber!



PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 09/11/2020 A 20/11/2020

Unidade escolar: E.M.E.I Jardim São Pedro.

Nível: Maternal    Professores (as): Andressa, Larissa e Susy.


Atividades:

Queridas famílias, 

nas próximas semanas, as turmas dos maternais falarão um pouco sobre o que é moradia. 


Todos nós temos a nossa moradia, nossa casa, e cada uma delas é feita de um material diferente, algumas são maiores e outras menores, porém a maioria possui quartos, sala, cozinha, banheiro e etc. 


Para as crianças entenderem um pouco desse tema propomos a atividade dos “Três porquinhos”. Essa atividade é a oficial que irá no portfólio de cada criança juntamente com o relatório que faremos, portanto é necessário que façam e entreguem na escola, contamos com o apoio de todos.


 

SEGUNDA-FEIRA – 09/11

Antes de iniciar o tema, assistam a uma contação da história “Os três porquinhos” - Varal de histórias


https://www.youtube.com/watch?v=ZIgJ4Grnwgs


 

(Acesso em 02/11 as 11:40)



Agora as professoras Larissa do maternal B e Andressa do Maternal C, prepararam uma vídeo-aula muito especial para vocês ensinando como fazer a atividade.


https://www.youtube.com/watch?v=7j2mN86RXnM&feature=youtu.be



Depois de assistir a vídeo aula, vocês podem enfeitar a casinha de palha da atividade.

A professora Andressa ensina a fazer: primeiro colorir com lápis de cor ou giz de cera, em seguida passar cola na casinha e telhado, recortar o barbante que vocês receberam em pedaços menores e colar em toda a casinha, se preferirem utilizar outro material que tenham em casa como palha de cesta, sintam-se a vontade.


TERÇA-FEIRA-10/11

Hoje faremos a casinha de madeira com a professora Larissa. Para relembrar, assistam novamente a vídeo aula de ontem. Vocês devem colorir a casinha com lápis de cor ou giz de cera e colar casquinhas de lápis de cor. Caso prefiram, vocês podem utilizar palitos de sorvete, palitos de fósforo ou palitos de dente, ou seja, o material que tiverem em casa.


QUARTA-FEIRA-11/11

Na aula de hoje terminaremos a nossa atividade e a professora Andressa irá ensinar a fazer a casinha de tijolos, então assistam novamente a vídeo aula de segunda-feira.

Primeiro vocês podem colorir os “três porquinhos” e a casinha de tijolos com lápis de cor ou giz de cera. Depois, é só passar a cola e colar os pedacinhos de EVA que receberam no Kit da atividade em toda a casinha. Caso precise, podem cortar os EVAs em pedaços menores ou utilizar outro material que tenham em casa. O importante é utilizar a criatividade de vocês e realizar toda a atividade.


Como já dissemos anteriormente, essa atividade fará parte do nosso portfólio de avaliação, por isso, quando terminarem é preciso entrega-la na escola.


QUINTA-FEIRA-12/11

Hoje faremos uma brincadeira muito divertida para encontrar as letras do nome.


Escreva o nome da criança em um papel, sempre com letra bastão maiúscula (ex: PEDRO). Caso tenham, vocês podem utilizar o crachá da criança. Para iniciar a atividade, escreva as letras do nome em pedaços pequenos e “esconda” em uma tigela com arroz. Agora solicite que ela procure as letras e monte na ordem correta o de acordo com o nome escrito no papel. Depois de consolidado, coloque outras letras que não façam parte do nome no mesmo pote e peça para que e criança separe as que façam parte do nome em uma folha e as que não façam, em outra folha. Ao encontrar a letra, é importante que o adulto diga o nome da letra caso a criança não saiba. É uma atividade que necessita de mediação, por isso ajudem no início. Depois de um tempo, a criança começa a compreender melhor e consegue realizar com mais autonomia. O importante é que ele(a) aprenda brincando e se divertindo.

 

Assistam ao vídeo para visualizar a realização da atividade: 

Atividade lúdica para trabalhar o nome na educação infantil: Essa letra é do meu nome?


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=yLk7G6LyRXM

(Acesso em 25/10 as 11:30h)

  


SEXTA-FEIRA-13/11 

Hoje faremos uma atividade chamada: “Brincadeira de pareamento divertido”. Para essa brincadeira, vocês irão utilizar objetos que tenham em casa como talheres, copos e etc, canetinha e folha de sulfite.

O adulto desenha previamente o contorno desses objetos com canetinha na folha sulfite, como na foto abaixo. 


Agora é só colocar os objetos em outro local e pedir que a criança encontre o contorno do objeto. Para dificultar, podemos também esconder esses objetos na casa e pedir que eles encontrem.

Atividade disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fERtKcTmrTo

(Acesso em 29/10 as 11:00h)

   


SEGUNDA-FEIRA-16/11

Antes de iniciar a atividade de hoje, assistam ao vídeo a seguir. Nele aprenderemos quais são os diversos tipos de moradias.

Tipos de moradias. https://www.youtube.com/watch?v=U6HuzL3CPLU&feature=youtu.be

(Acesso em 02/11 as 13:10h)


     

Então agora que tal fazer uma linda casinha com dobradura? Para a realização é necessário papel sulfite, tesoura, lápis de cor ou giz de cera.

No link abaixo tem o passo a passo da dobradura. Será necessário que um adulto auxilie a criança na realização da dobradura e no manuseio da tesoura, depois deixe a criança enfeitar da forma que quiser, perguntando a ela o que falta (porta, janela e etc). Então solicite que ela desenhe e pinte do jeitinho dela.


Dobradura de casa-Aula de arte


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=g3r6JgdiMeg&feature=youtu.be

(Acesso em 02/11 as 12:50h)

    


TERÇA-FEIRA-17/11

Hoje vamos brincar de “Seu mestre mandou”, mas de uma forma diferente. Vocês vão escolher e utilizar algum material que tenham em casa, pode ser cotonete, palito, lápis de cor e etc. Primeiramente o adulto fará uma forma (formas geométricas – quadrado, triangulo, retângulo) com o material escolhido e a criança deverá reproduzir o que foi feito . Podemos também montar figuras diversas, como por exemplo uma casa, as letras do nome ou outra coisa que venha a mente. 


Para visualizar como a atividade é feita assistam ao vídeo a seguir: Brincadeira seu mestre mandou com diversos tipos de materiais.


Link disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=p-Z9iGwpx5Q

(Acesso em 25/10 as 10:40h)

     


QUARTA-FEIRA-18/11

Na aula de hoje vamos aprender a contar até “10”, então assistam ao vídeo a seguir: Contando até Dez - Rebeca Nemer.


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=4cPyEghUEr4

(Acesso em 03/11 as 11:28h)


Como atividade, separem diversos materiais, como carrinhos, brinquedos diversos, tampinhas, lápis de cor e etc Ao som da música e da representação dos números, a criança irá pegar as quantidades começando do 1 até 10, ou também pode representar as quantidades com os dedos das mãos e pés. Essa é uma forma muito legal e divertida de começar a aprender a contar e reconhecer os números.


  


QUINTA-FEIRA-19/11

Para finalizar a nossa semana, vamos realizar uma brincadeira com a música “Era uma casa”, ao som da música façam as imitações e como sugestão depois que aprenderem a canção, cantem façam os gestos e retirem a última estrofe da música.

   

Música - Painel interativo em EVA - Era uma casa bem fechada.


Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=hwNZUAUHhRo

(Acesso em 02.11 as 14:00h)

   


Brincadeira: Era uma casa.

Link disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=11xKaB-aKq4

(Acesso em 02.11 as 14:10h)


  


Sexta-feira-20/11-FERIADO


*Não esqueçam de escrever o nome da criança na atividade dos “Três porquinhos” e entregar na escola. Lembrando que essa é a atividade oficial que irá no portfólio de cada aluno(a).

* Além de realizar essa e as demais atividades, vocês podem fotografar e fazer vídeos das crianças realizando as brincadeiras e atividades das semanas e enviar no WhatsApp das professoras de sua sala. Muito obrigada.


Nível: JARDIM I:

Professoas: Sandra, Fátima e Elisangêla.

Segunda-feira: 09/11/2020 – SEMANA DA RECICLAGEM
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
Pensando em reutilizar material hoje é dia de fazer um brinquedo muito divertido com objeto que iria para o lixo. Acesse ao link do vídeo da professora Sandra do Jardim I A que irá ensinar a fazer um brinquedo de bolinha de sabão https://youtu.be/JyOgKIZUEEc
Acesso em 05/11. Faça o seu e mande fotos para sua professora.
Terça-feira: 10/11/2020 – RECICLAR É PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
Vamos conhecer as cores das lixeiras para os materiais serem reciclados e assim ajudar ao meio ambiente: AZUL = PAPEL -VERMELHO = PLÁSTICO - AMARELO = METAL - VERDE = VIDRO- MARRON = ORGÂNICO.
Assista ao vídeo, as cores das lixeiras da coleta seletiva para reciclagem na educação ambiental,https://youtu.be/IfJ1z6ahgzk
 Acesso em 02/11/2020
 É hora de fazer uma atividade sobre as cores das lixeiras.
Atividade 1
Quarta-feira: 11/11/2020 - APRENDENDO SOBRE: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR.
Aprenda de uma forma bem divertida sobre os ‘’ 3 ERRES’’. Acesse ao link: https://youtu.be/K9NcIFxdgbM a regra dos 3 erres (Especial de férias 2011) | Turma da Mônica. Acesso em 02/11/2020
Quinta-feira 12/11/2020 – COLETA SELETIVA
Vamos aprender a separar corretamente os materiais que descartamos? Acesse ao link https://youtu.be/5nu7u0EtRis Atitudes Positivas | O processo da coleta seletiva. Acesso em 02/11/2020
Mostre para todos que você é fera na separação dos materiais para coleta seletiva. Atividade 2
Sexta-feira: 13/11/2020 – LETRA V
Para aprender a fazer a letrinha V acesse ao link https://youtu.be/hGvsEkKD_qw Sésamo: Letra do Dia Letra V. Depois que você assistiu ao vídeo, vamos colocar em prática o que aprendeu.
Hoje é dia de pintar e escrever a letrinha V. Atividade 3
Segunda-feira: 16/11/2020 – SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, relembra a introdução dos negros na sociedade brasileira e o fim da escravidão no Brasil.
Vamos começar a nossa semana com uma música sobre racismo e preconceito. Acesse ao linkhttps://youtu.be/v7kaB4ARxP4 racismo e preconceito, não. Acesso em 05/11
Terça-feira- 17/11/2020 – CADA PESSOA TEM A SUA COR
Hoje é dia de história! A professora Elisângela do Jardim I C, preparou uma história para você. Acesse ao link para ouvi-la meninos de todas as cores https://youtu.be/o12RkxguYPQ acesso em 05/11
Vamos fazer uma atividade sobre a história contada no vídeo? Pinte os bonecos de acordo com a cor indicada. Atividade 1
Quarta-feira- 18/11/2020 – SOU FELIZ COMO SOU
Cada um tem sua característica, e sua beleza, todos somos importantes. Acesse ao link para ouvir uma história. Acesso em 05/11 https://youtu.be/_FRS63MaBhc História: O Cabelo de Lelê. Após ouvir essa linda história é hora de fazer atividade. Faça o cabelo de Lelê, depois faça o seu cabelo. Atividade 2
Quinta-feira- 19/11/2020 - Refletir sobre a história e o significado da boneca Abayomi para a população africana trazida ao Brasil
A professora Fátima do Jardim I B, fez um vídeo contando um pouco sobre a história da boneca e também ensina como fazer a boneca abayomi. Acesse ao link para aprender https://youtu.be/C3QAyzbmnN0 acesso em 05/11
Hoje é dia de fazer atividade da letrinha W. Atividade 3
Sexta-feira - 20/11/2020 Feriado

.
PLANEJAMENTO QUINZENAL DE 09/11/2020 A 20/11/2020
Professor (a): Raimunda/ Andréia/ Cilene.
Nível/ Turma/ Período: Jardim II – A manhã/ Jardim II - B Tarde/ Jardim II - C Tarde.                             
09/11 a 20/11/2020.
Tema: Reciclagem - lixo / Consciência Negra – Alfabeto letras S e T
Atividades:


09/11.SEGUNDA- FEIRA

Olá crianças!
Essa semana vamos falar sobre um tema muito importante que é reciclagem de lixo, vamos aprender a cuidar melhor do nosso planeta e preservá-lo, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros. E a forma correta de preservar nosso planeta é a reciclagem, pois através dela é possível tirar da natureza coisas que levariam décadas para desintegrar.
Para começar vamos assistir os vídeos abaixo, pois eles mostram como nossas atitudes podem ajudar a proteger nosso planeta.








Acesso em 05/11/2020


Após o vídeo converse com sua família sobre:
O que já fazemos para cuidar do nosso planeta?
O que podemos fazer a partir de agora para ajudar a cuidar do nosso planeta?

Em continuação a nossa aula de hoje vamos assistir 

vídeo aula com a professora Raí.
Telefone sem fio

Acesso em 05/11/2020



Foi divertido, para encerrar vamos dançar e cantar, a dança da natureza.


Acesso em 05/11/2020


*AS ATIVIDADES REFERENTES AO TEMA PODERÃO SER RETIRADAS NA ESCOLA. * 


NÃO ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR E ENVIAR PARA O GRUPO DO WHATZAPP DA SALA, AS ATIVIDADES E AS BRINCADEIRAS FEITAS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA, É MUITO IMPORTANTE A SUA PARTICIPAÇÃO!

 

10/11.TERÇA-FEIRA 

Hoje vamos conhecer uma letra do alfabeto, a letrinha S, vamos cantar e escrever juntos.


Acesso em 05/11/2020


Atividade impressa: explorar a letrinha S

Pintar figuras que começam com a letrinha S
Pegar na escola!

Em continuação a nossa aula de hoje vamos aprender a reciclar cantando com a turminha Marycota.



Acesso em 05/11/2020



11/11.QUARTA-FEIRA

 A produção de lixo em nosso planeta é muito grande e se não fizermos nada para poupar, a natureza, o nosso futuro poderá estar comprometido. Por isso, convidamos você, a ser um defensor da natureza.

Para começar vamos assistir ao vídeo.

 
Acesso em 05/11/2020

Agora que você já sabe como ser um defensor da natureza, vamos cantar com a turma mundo – Bita. Nem tudo que sobra é lixo.


Acesso em 05/11/2020

Em continuação a nossa aula de hoje vamos assistir 
vídeo aula com a professora Andréia.
Pintura com garfo.





Acesso em 05/11/2020

12/11. Quinta-feira 

Hoje vamos começar com uma linda história!



Acesso em 05/11/2020


Que história linda que acabamos de ouvir!


Agora converse com sua familia sobre historia, desenhe numa folha ou no caderno de recado o nosso palneta, do seu jeito, e pinte bem caprichado.Depois, recorte de revista ou jornais as letras que formam a palavra TERRA e cole abaixo do desenho, como modelo.



Vamos terminar com uma música que fala sobre o meu planeta.


Acesso em 05/11/2020


13/11. Sexta-feira 

Que tal começarmos assistindo o vídeo da turma da Mônica: Um plano para salvar o planeta.



Acesso em 05/11/2020


Em continuação a nossa aula de hoje vamos cantar e dançar música - A natureza.



Acesso em 05/11/2020


vídeo aula com a professora Cilene.
Jogo com tampinhas de garrafa.



Acesso em 05/11/2020

Encerrando nossa semana, vamos nos divertir muito jogando o jogo das tampinhas!!

Bom final de semana !!



16/11.Segunda- Feira


OLÁ CRIANÇAS!
DURANTE A SEMANA, IREMOS TRABALHAR COM TEMAS POLÊMICOS, MAS MUITO PRESENTES EM VÁRIAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA E QUE OCORREM EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS: O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO. 
VOCÊ SABIA QUE O DIA 20 DE NOVEMBRO É COMEMORADO O DIA O DIA DA CONSCIÊNCIA 

NEGRA - DATA DA MORTE DE ZUMBI DOS PALMARES, UM DOS MAIS IMPORTANTES LÍDERES QUILOMBOLAS DO PAÍS. 
O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É UMA DATA SIGNIFICATIVA, POIS TRAZ À LUZ QUESTÕES 
IMPORTANTES: RACISMO DESIGUALDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA. 
   PARA ENTENDER COMO TUDO COMEÇOU VAMOS COMEÇAR COM A HISTÓRIA DA ABAYOMY

 
ACESSE O LINK ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=cWKO0Ko-JuY Acesso em 01 de novembro de 2020.

UMA HISTÓRIA MUITO INTERESSANTE! VOCÊ NÃO ACHA? ENTENDERAM A HISTÓRIA? O QUE SIGNIFICA ABAYOMY?   
CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE A HISTÓRIA, PEGUE UMA FOLHA DE PAPEL OU CADERNO DE RECADOS, FAÇA UM DESENHO BEM BONITO, DA PARTE QUE VOCÊ MAIS GOSTOU! CAPRICHE! NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR O NOME DA HISTÓRIA ,O SEU NOME E DATA. 

 *AS ATIVIDADES REFERENTES AO TEMA PODERÃO SER RETIRADAS NA ESCOLA.

NÃO SE ESQUEÇA DE FOTOGRAFAR E ENVIAR PARA O GRUPO DO WHATZAPP DA SALA, AS ATIVIDADES E AS BRINCADEIRAS FEITAS POR VOCÊ E SUA FAMÍLIA, É MUITO IMPORTANTE A SUA PARTICIPAÇÃO!

AGORA É HORA DE FAZER ARTES! 
CONVIDE A MAMÃE ASSISTA AO VÍDEO E CONFECCIONE ESSA LINDA BONEQUINHA COM PEQUENOS RETALHOS! É SÓ ACESSAR AO LINK E SEGUIR O PASO A PASSO.


 DISPONÍVEL EM: HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=L_UQPP4-LNM ACESSO EM 02 DE NOVEMBRO DE 2020.


17/11.TERÇA-FEIRA 

 
 VAMOS REFLETIR COM A MÚSICA: RACISMO E PRECONCEITO, NÃO! –DVD SUPER - ECA





ACESSO EM 02 DE NOVEMBRO DE 2020.

ATIVIDADE IMPRESSA: PINTURA REFERENTE À MÚSICA


18/11.QUARTA-FEIRA


HOJE VAMOS COMEÇAR COM UMA LINDA HISTÓRIA!!
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA- ANA MARIA MACHADO 


Acesso em 02 de novembro de 2020.

ATIVIDADE IMPRESSA: PINTAR E CONTAR A QUANTIDADE DE LETRAS DAS PALVRAS E DEPOIS ESCREVER AS PALAVRAS.

 
19/11. QUINTA –FEIRA


HOJE VAMOS CONVERSAR SOBRE A LETRA T. VÁRIOS ANIMAIS TÊM SEU NOME INICIADO PELA LETRA T .
VAMOS APRENDER COM OS ANIMAIS A LETRA T? #canalzoomoo 
ACESSE O LINK ABAIXO:

DISPONÍVEL EM: 

ATIVIDADE IMPRESSA: EXPLORAR A LETRA T

E PARA VOCE NÃO FICAR PARADO VAMOS CANTAR E DANÇAR COM O PALAVRA CANTADA.
RODA AFRICANA - PALAVRA CANTADA

DISPONIVEL EM:
https://www.youtube.com/watch?v=QjlmRDk9ktI ACESSO EM 02 DE NOVEMBRO DE 2020.



20/11- SEXTA –FEIRA 


FERIADO- DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.     

 
 
 



*AS ATIVIDADES REFERENTES AO TEMA PODERÃO SER RETIRADAS NA ESCOLA. * 


Não esqueça de fotografar e enviar para o grupo do Whatzapp da sala, as atividades e as brincadeiras feitas por você e sua família, é muito importante a sua participação!





Escola: E.M.E.I.F JARDIM SÃO PEDRO 

Professor/AEE: FÁTIMA APARECIDA DE ASSUMPÇÃO

Data: 02/11/2020 à 06/11/2020

          09/11/2020 á 13/11/2020



Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão) 

 

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 02/11/2020 à 06/11/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 

AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 

OBJETIVO: Fomentar pesquisa, Percepção visual, sensório motora e  Auditiva

  1. Acesse YOTUBE, Digite: Alfabeto Infantil com som dos animais / alfabeto completo 



2- Desenhe ou cole gravuras de revistas jornal os animais que você quiser.
































Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão)  

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 09/11/2020 à 13/11/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 

AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas. 

OBJETIVO: Desenvolver e ampliar a percepção visual e espacial, e Interação

Modo de Jogar

O adulto deve falar os nomes dos animais  um a um. Exemplo  G – GOLFINHO ;

A CRIANÇA APRENDERA NOME DOS ANIMAIS. AGORA É SÓ BRINCAR


1-Identifique os animais e marque com uma tampa de garrafa pet, Cada jogador tem que jogar com tampa de cor diferente.


E:\imagens hortolansia\LINCE DE ANIMAIS.png

www.pintereste.com.br




Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão) 

 

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 12/10/2020 à 16/10/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 

AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.

OBJETIVOS: Trabalhar a percepção de cores e movimento de pinça



Tampinhas de garrafa e pregadores de roupa ( Siga modelo imagem )

 

Modo de fazer:  Usar um pregador de roupas para pegar tampinhas de cores diferentes (2 ou mais cores), uma por uma, separando-as por cor. Além do movimento de pinça essa atividade 



 


https://www.kindergartenrecreio.com.br/wp-content/uploads/2019/08/1-1.jpg



É muito importante que as atividades sejam feitas em varios momentos da semana, inclusive o vídeo dos animas com som. Grata!


 Escola: E.M.E.I.E.F JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: MARIANA VIRGINIA ROBERTO SILVA

Data: 02/11/2020 À 06/11/2020



Atividades complementares para os alunos da

Educação Especial (Inclusão)

                                      JARDIM I B


Orientações Gerais: As atividades devem ser realizadas no tempo e ritmo da criança, sempre com o apoio de um adulto ou ajuda total caso se faça necessário.

1 – Atividade IMPRESSA

1 . FEIJÃO COM ARROZ

Objetivo: Estimular musicalidade, ordem cronológica, discriminação visual, nomeação de figuras e numerais de 1 a 10

PERCURSO DA ATIVIDADE:

 MOMENTO 01: Os pais deverão buscar a atividade na escola e recortar os numerais.


Fonte: Bê adapt- materiais adaptados . TEA atividades ( instagram)

MOMENTO 02: Acesse o link  https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs&feature=youtu.be   , ouça a música com a criança várias vezes e depois cole os numerais na ordem que aparecem na música.


REGISTRO: As atividades poderão ser fotografadas e/ ou descritas por escrito pelos pais de como a criança realizou a atividade. Deverão ser enviadas para o whatshap da professora de educação especial Mariana.


2. Atividade impressa

ALFABETO ILUSTRADO

Orientações Gerais: As atividades devem ser realizadas no tempo e ritmo da criança, sempre com o apoio de um adulto ou ajuda total caso se faça necessário.

Objetivo: Completar a vogal faltante na palavra, nomeação figuras, discriminação som letras do alfabeto.

PERCURSO DA ATIVIDADE:

 MOMENTO 01: Os pais deverão buscar a atividade na escola recortar as figuras, colar somente as consoantes e deixar espaço para colagem das vogais A,E,I,O,U.

 Fonte: Bê adapt- materiais adaptados . TEA atividades ( instagram)

MOMENTO 02: Cole as vogais nos espaços corretos.

REGISTRO: As atividades poderão ser fotografadas e/ ou descritas por escrito pelos pais de como a criança realizou a atividade. Deverão ser enviadas para o whatshap da professora de educação especial Mariana.


Vamos assistir Mundo Bita: O circo chegou


https://www.youtube.com/watch?v=qmUQr3zrqXM

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Com a ajuda de um adulto, escreva o nome de 5 profissionais que trabalham no circo.


Para terminar nossa aula de hoje, que tal confeccionar um jogo da memória sobre o circo? Basta retirar a folha na escola, recortar e se divertir muito com a sua família.








C:\Users\Samsung\Downloads\15e489a3a47a5e3fd4134fcf0af95bb6.pngC:\Users\Samsung\Downloads\15e489a3a47a5e3fd4134fcf0af95bb6.png














Fonte: https://br.pinterest.com/pin/627970741761691122/

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Vídeoaula Professora Andréia – Borboleta com material reciclável


https://youtu.be/ys_yGvqB0QM



25/11.QUARTA-FEIRA


Hoje vamos conversar sobre a letra W. Algumas palavras têm seu nome iniciado pela letra W. Essa letrinha é muito usada para iniciar o nome de pessoas, como: Wiliam, Wesley, Wanda entre outros.

Vamos ver algumas palavras com a letra W:

https://www.youtube.com/watch?v=I_jVgPHJh5s


Acesso em 30 de outubro de 2020.


Atividade: Pesquise em jornais, revistas e folhetos a letrinha W e cole numa folha ou no caderno.


Vídeoaula Professora Cilene: Pião feito com CD


https://youtu.be/72tUoS96vbE



26/11. QUINTA-FEIRA


Outro profissional que trabalha no circo é o equilibrista.


C:\Users\Samsung\Downloads\654d1f870d28caecb444a7d69966fb05.jpg













Fonte: https://br.pinterest.com/pin/204350901823171797/

Acesso em 30 de outubro de 2020.



Vamos brincar de equilibrista? Com a ajuda de um adulto, desenhe uma linha reta no chão. Depois é só imitar os movimentos do equilibrista andando em cima da linha.



DSC08095.JPG






Fonte: http://www.interativaguaxupe.com.br/2012/06/20/os-equilibristas-do-1o-periodo/

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Para dificultar um pouco, que tal andar em cima da linha equilibrando um livro em cima da cabeça? Quem vai conseguir?



DSC08108.JPG






Fonte: http://www.interativaguaxupe.com.br/2012/06/20/os-equilibristas-do-1o-periodo/

Acesso em 30 de outubro de 2020.



Agora, para terminar, que tal dançar um pouco com o Mundo Bita – Coragem!


https://www.youtube.com/watch?v=PVPqslP8Y9g

Acesso em 30 de outubro de 2020.




27/11. SEXTA-FEIRA




Hoje vamos conversar sobre a letra Y. Algumas palavras têm seu nome iniciado pela letra Y. Essa letrinha é muito usada para iniciar o nome de pessoas, como: Yuri, Yasmim, Ygor entre outros.

Vamos ver algumas palavras com a letra Y:

https://www.youtube.com/watch?v=spP4pXUxUMg

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Atividade: Pesquise em jornais, revistas e folhetos a letrinha Y e cole numa folha ou no caderno.


30/11.SEGUNDA- FEIRA



Hoje é dia de alegria! O palhaço chegou!!!


Mundo Bita – Palhaçada

https://www.youtube.com/watch?v=QaUxZtCLoa8


Acesso em 30 de outubro de 2020.

Vamos confeccionar um palhaço? Você pode usar um rolinho de papel higiênico, garrafa pet, copo plástico, prato descartável ou outro material que você tenha em casa. É só usar a imaginação! Vamos ver algumas ideias da internet:







EDUCAÇÃO INFANTIL - Professora Dessire: HOJE TEM PALHAÇADA? TEM SIM SENHOR!klovn.jpg (JPEG kép, 960 × 860 képpont) - Átméretezett (87%) | Artesanato  para adolescentes, Kids crafts, Trabalhos manuais






22 Ideias de carnaval com sucata em 2020 | Kids crafts, Trabalhos manuais,  Artesanato de palhaço

30 atividades com palhaços para o dia do Circo - Aluno On | Artesanato de  palhaço, Dia do circo, Trabalhos manuais



Palhaços com rolos de papel | Artesanato de carnaval, Artesanato de papel  higiênico, Dia do circo30 ideias manualidades de palhaços para o dia do circo - Aluno On |  Artesanato pré-escolar, Dia do circo, Kids crafts






Fonte: https://www.google.com/search

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Agora é só começar! Não se esqueça de enviar fotos e vídeos do seu palhacinho para o nosso grupo do whatsapp.


01/12.TERÇA-FEIRA


Hoje vamos conversar sobre a letra X. Várias palavras têm seu nome iniciado pela letra X.

Vamos ver:

https://www.youtube.com/watch?v=BSaWG49rWVc


Acesso em 30 de outubro de 2020.

Com a ajuda de um adulto, desenhe 3 figuras cujo nome seja iniciado pela letra X numa folha . Depois escreva seus nomes e a quantidade de letras que usamos para escrever. Exemplo:



Desenho de Xícara para colorir - Tudodesenhos

XÍCARA      6




02/12.QUARTA-FEIRA


O mágico faz parte do circo e diverte muito a todos!


Vamos ouvir o Mundo Bita – Num passe de mágica:


https://www.youtube.com/watch?v=-kG2P-JMN0o

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Que tal agora uma história sobre mágico?


Hora da História - Regina e o Mágico de Sonia Junqueira:


https://www.youtube.com/watch?v=0qGsfEw2NUM

Acesso em 30 de outubro de 2020.


Para terminar, vamos fazer uma pintura mágica?



A pintura consiste em utilizar giz de cera colorido para pintar toda a folha por baixo, não se deve deixar nenhum espaço sem colorir.

 

13820669_10155208453937316_2096180363_n-e1469038277993-720x442-350x215 Pintura mágica com giz de cera

 

 

Depois, use a tinta guache preta por cima cobrindo toda a pintura feita pelo giz de cera.

 

13820852_10155208454117316_1292852411_n-e1469038417126 Pintura mágica com giz de cera

 

Após a tinta secar com o auxílio de um palito as crianças podem fazer  um desenho onde o colorido de baixo se sobrepõe a tinta, dando magia ao desenho!!!







Tutorial: Desenho com giz e tinta guache preta | • Steven Universe BR •  AminoC:\Users\Samsung\Downloads\pintura-mgica-2.jpg








03/12. QUINTA –FEIRA


Hoje nossa aula vai começar com uma história, A Casa Sonolenta de Audrey Wood, vamos ver:


https://www.youtube.com/watch?v=m8He_rFjnEE


Agora, utilizando uma folha de papel, faça um desenho que represente a história que acabamos de ver.


Para terminar, que tal aprendermos a fazer uma dobradura de casinha? É só seguir o passo a passo:




















C:\Users\Samsung\Downloads\casa.jpg



























Fonte: https://br.pinterest.com/pin/547609635941151332/

Acesso em 30 de outubro 2020.


04/12. SEXTA –FEIRA

Hoje vamos conversar sobre a letra Z. Várias palavras têm seu nome iniciado pela letra Z.

Vamos ver:

https://www.youtube.com/watch?v=lXwRHNFGHdI


Acesso em 30 de outubro de 2020.

Com a ajuda de um adulto, desenhe 3 figuras cujo nome seja iniciado pela letra Z numa folha . Depois escreva seus nomes e a quantidade de letras que usamos para escrever. Exemplo:



Zebras para colorir | Desenhos para colorir


ZEBRA    5






 

 

 

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 23/11/2020 à 27/11/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 

AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.

OBJETIVOS: Relacionar números e quantidades


Com a massa de modelar, fazer  as maças de acordo com o numeral. 

 Números para pintar♥ | Tarefas do jardim de infância, Planilhas escolares,  Atividades de aprendizagem para crianças



Peço a gentileza de enviar fotos da criança realizando as atividades.







Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão) 

 

Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 23/11/2020 à 27/11/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 

AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.

OBJETIVOS: Trabalhar as expressões; FELIZ- TRISTE- ASSUSTADO- ZANGADO 


Atividade Trabalhando Expressões com Massinha de Modelar | Crianças para  colorir, Atividades, Turma da monica colorir




Atividade Trabalhando Expressões com Massinha de Modelar | Ideia Criativa -  Gi Barbosa Educação Infant… | Atividades, Sentimentos e emoções, Turma da  monica colorir

Peço a gentileza de enviar fotos da criança realizando as atividades.   


www.pintereste.com.br 


Atividades Complementares para Alunos Educação Especial ( Inclusão) 

 Escola: E.M.E.I.E.F. JARDIM SÃO PEDRO

Professor/AEE: Fátima Aparecida de Assumpção

Data: 23/11/2020 à 27/11/2020

ATIVIDADE IMPRESSA 

AUTOAVALIAÇÃO: A atividade deverá ser entregue para professora de Educação Especial no retorno às aulas.

OBJETIVOS: Trabalhar coordenação motora fina. 


Com a massinha de modelar cubra os traçados do caracol. 

E:\imagens hortolansia\CIRCULO 10.png

Peço a gentileza de enviar fotos da criança realizando as atividades.   



www.pintereste.com.br