O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI Emiliano Sanchez

HORTOLÂNDIA , 07 DE AGOSTO DE 2020. 



OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS !

A PARTIR DESTA SEMANA ESTAREMOS POSTANDO AS  PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUINZENAIS E SEMPRE ÀS SEXTAS FEIRAS.QUALQUER DÚVIDA NOS PROCURE. 


PARA TER ACESSO AS ATIVIDADES BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 










BOA SEMANA!!!

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS
SEGUE AS ATIVIDADES PLANEJADAS PARA ESTA SEMANA. E VAMOS INICIAR COM UMA HISTÓRIA ENGRAÇADA PARA   HOMENAGEAR TODOS E TODAS QUE REPRESENTAM A FIGURA PATERNA NA VIDA DE NOSSAS CRIANÇAS. 


ACESSO: CANAL FAFÁ CONTA/ YOUTUBE. ACESSO. 03/08/2020



PARA TER ACESSO AS ATIVIDADES BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 










BOA SEMANA!!! 

HORTOLÂNDIA, 27 DE JULHO DE 2020.

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!
SEGUE AS ATIVIDADES PLANEJADAS PARA ESTA SEMANA. VAMOS CONTINUAR EXPLORANDO OS RECURSOS QUE A NATUREZA E APRENDENDO UM POUQUINHO MAIS SOBRE OS ANIMAIS. 


 POR FALAR EM ANIMAIS, VAMOS DANÇAR AO SOM DA MÚSICA "PASSEIO NO JARDIM" DO SHAUAN BENCKS. AS CRIANÇAS ADORAM!!!!


FONTE: CANAL JAMILY JOSWIACK/ YOUTUBE. ACESSO 27/07/20


PARA TER ACESSO AS ATIVIDADES BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 











AS ATIVIDADES DE AEE REFERENTE A ESTA SEMANA FORAM POSTADAS NA SEMANA PASSADA. 
BOA SEMANA!!!!



HORTOLÂNDIA, 19 DE JULHO DE 2020. 


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!
SEGUE AS ATIVIDADES PLANEJADAS PARA ESTA SEMANA. VAMOS EXPLORAR OS RECURSOS QUE A NATUREZA NOS OFERECE PARA CRIAR E BRINCAR. 
VAMOS COMEÇAR COM UMA MÚSICA QUE AS CRIANÇAS ADORAM!

CIRANDA DOS BICHOS COM O GRUPO PALAVRA CANTADA. 

FONTE: YOUTUBE. ACESSO 19/07/20

PARA TER ACESSO AS ATIVIDADES BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 

















HORTOLÂNDIA, 13 DE JULHO DE 2020. 

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!


VAMOS COMEÇAR COM UMA HISTÓRIA CHEIA DE ANIMAIS. 

TÍTULO: OS ANIMAIS DO MUNDINHO.
AUTORIA: INGRID BIESEMEYER


FONTE: YOUTUBE/ CANAL DAIANA PEREIRA. ACESSO 12/07/2020


RECADINHO!!!! 

OS EMPRÉSTIMOS DE LIVROS CONTINUAM DISPONÍVEIS. APROVEITEM!!!




AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO PARA ESTA SEMANA. FAÇAM CONFORME A DISPONIBILIDADE DA FAMÍLIA.    QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO!!!




BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 







HORTOLÂNDIA, 06 DE JULHO DE 2020

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!

VAMOS COMEÇAR A SEMANA APRENDENDO UMA MÚSICA PARA ESQUENTAR OS DIAS FRIOS DO MÊS DE JULHO QUE ACABOU DE CHEGAR.  
SEPARE DUAS COLHERES DE PAU E VAMOS APRENDER A DANÇAR UM FORRÓ LENTINHO. 

FONTE: YOUTUBE. ACESSO 03/07/2020

AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO PARA ESTA SEMANA. FAÇAM CONFORME A DISPONIBILIDADE DA FAMÍLIA.    QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO!!!




BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 













HORTOLÂNDIA, 29 DE JUNHO DE 2020. 

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!!

  PLANEJAMOS PARA ESSA SEMANA PROPOSTAS SOBRE AS FESTAS JUNINAS, UMA TRADIÇÃO DA  CULTURA BRASILEIRA.
 APROVEITEM PARA BRINCAR, DANÇAR E PREPARAR AS DELICIAS DE RECEITAS TÍPICAS DO MÊS DE JUNHO. 
 TEMOS TAMBÉM UMA NOVIDADE! DISPONIBILIZAMOS LIVROS PARA EMPRÉSTIMOS.ATENTEM-SE NO RECADINHO ABAIXO E APROVEITEM!



    VAMOS COMEÇAR APRENDENDO UMA MÚSICA DE UM PERSONAGEM DA ROÇA CRIADO PELO MAURICIO DE SOUZA, O CHICO BENTO. 



              FONTE: YOUTUBE/ ACESSO: 29/06/20                                     

   PARA SABER MAIS SOBRE O PERSONAGEM  ACESSE O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=EcDhQNh53nE


  AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO PARA ESTA SEMANA. FAÇAM CONFORME A DISPONIBILIDADE DA FAMÍLIA.    QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO!!!



BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 





















HORTOLÂNDIA, 22 DE JUNHO DE 2020.



OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!!



VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES.

PARA QUE AS CRIANÇAS PARTICIPEM DA ESCOLHA DO NOME DA TURMA FIQUEM ATENTOS AS CHAMADAS DAS PROFESSORAS NOS GRUPOS DE WHATSSAPP.

MESMO DE LONGE VAMOS ESTREITAR NOSSOS LAÇOS DE AFETO.

VAMOS DAR CONTINUIDADE A HISTÓRIA DA SEMANA PASSADA.

VAMOS ATIVAR A ANTENA CAPTADORA DE HISTÓRIAS E VAMOS OUVIR A FAFÁ.

HISTÓRIA: A PARTE QUE ME FALTA ENCONTRA O GRANDE O. 



AUTORIA: SHEL SILVERSTEIN


Fonte: Amazon. Acesso/ 19/06/20



Fonte: Youtube/ Canal Fafá Conta
Acesso: 22/06/20


AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO PARA ESTA SEMANA. FAÇAM CONFORME A DISPONIBILIDADE DA FAMÍLIA. QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO!!!

BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A). 


MINI GRUPO A

MINI GRUPO B

MINI GRUPO C

MATERNAL A

MATERNAL B

MATERNAL C

JARDIM I A

JARDIM I B

JARDIM II A

JARDIM II B

AEE




HORTOLÂNDIA, 15 DE JUNHO DE 2020



OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!!!

ESTÁ SEMANA TEREMOS NOVIDADES! VAMOS MATAR A SAUDADE DOS AMIGOS? FIQUEM ATENTOS NOS GRUPOS DE WHATSSAP DA TURMA.

VAI SER UMA DELÍCIA NOSSO ENCONTRO VIRTUAL!

E VAMOS DE HISTÓRIA PARA TODA A FAMÍLIA REFLETIR? QUAL A PARTE QUE TE FALTA? OU NÃO SE SENTE COMPLETO?

HISTÓRIA: A PARTE QUE ME FALTA



AUTORIA: SHEL SILVERSTEIN




Fonte: Amazon. Acesso 15/06/2020


fonte: youtube/ canal Fafá conta

acesso: 15/06/20



AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO PARA ESTA SEMANA. FAÇAM CONFORME A DISPONIBILIDADE DA FAMÍLIA. QUALQUER DUVIDA, ESTAMOS A DISPOSIÇÃO!!!


BASTA CLICAR NA TURMA DO (A) SEU (A) FILHO (A).



OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!!


ESTAMOS INICIANDO O SEGUNDO SEMESTRE E APESAR DO DISTANCIAMENTO ESTAMOS PREPARANDO VÁRIAS NOVIDADES PARA VOCÊS. 
ESTAMOS COM SAUDADES DE TODOS!!!!
AS ATIVIDADES POSTADAS SÃO PARA TRÊS DIAS. BASTA CLICAR NA PASTA REFERENTE AO NÍVEL EM QUE A CRIANÇA FREQUENTA. FIZEMOS A MUDANÇA NO MODO DE POSTAR PARA FACILITAR PARA TODOS.
QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS A DISPOSIÇÃO! 



MINIGRUPO


JARDIM I

JARDIM II

AEE




HORTOLÂNDIA, 19 DE MAIO DE 2020.


OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!

O MÊS DE MAIO É CONHECIDO COMO MAIO AMARELO. O MÊS DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL  CONTRA  CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
É IMPORTANTE CONVERSAR E ORIENTAR AS CRIANÇAS QUANTO AO CUIDADO DO SEU CORPO. 
APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA OUVIR ESSA HISTÓRIA E ORIENTAR SEU (A) FILHO (A).

HISTÓRIA: NÃO ME TOCA SEU BOBOCA
AUTORA: ANDRÉA VIVIANA TAUBMAN
CONTADA PELA FAFÁ. 



FONTE: YOUTUBE. CANAL FAFÁ CONTA. ACESSO 18/05/20

HOJE DIA 19 DE MAIO É ANIVERSÁRIO DE HORTOLÂNDIA. A CIDADE COMPLETA 29 ANOS E NÃO PARA DE CRESCER. 
PARABÉNS HORTOLÂNDIA!



FONTE: PORTAL Z1. ACESSO 19/05/2020

AS ATIVIDADES POSTADAS AQUI SÃO PARA TRÊS DIAS. FAÇAM COM CALMA E CONFORME A DISPONIBILIDADE DE CADA FAMÍLIA. 
AS ATIVIDADES QUE FOREM FEITAS E FOTOGRAFADAS ENVIEM NO E MAIL DA NOSSA ESCOLA.
emeiemilianosanchez@gmail.com



PROPOSTAS DE ATIVIDADES 

NÍVEL: BERÇÁRIO


EDUCADORAS: KELLEN E TATIANE
COORDENADORA: RAQUEL BATISTA

1- HORA DE CANTAR E DANÇAR COM:
MÚSICA: O PATINHO COLORIDO
AUTORES: BENTO E TOTÓ


FONTE: YOUTUBE: ACESSO 15/05/20

CANTAR VÁRIAS VEZES A MÚSICA JUNTO COM A CRIANÇA. CASO TENHA EM CASA FITAS COLORIDAS DE TECIDO OU PAPEL USAR PARA DANÇAR E CANTAR DURANTE A ATIVIDADE.  


2- CABANAS E TÚNEIS 

 FONTE: SITE EMPO JUNTO. ACESSO 18/05/20



FONTE: SITE EMPO JUNTO. ACESSO 18/05/20

QUANDO APRENDE A ENGATINHAR, O BEBÊ EXPLORA A CASA E OS MÓVEIS QUE SE TRANSFORMAM EM BRINQUEDOS.
MONTE CABANAS E TÚNEIS PARA VOCÊS ENTRAREM E PASSAREM POR BAIXO. LENÇÓIS, COBERTAS, CADEIRAS E SOFÁS VÃO AJUDAR!


3- IMITAR OS ANIMAIS

MÚSICA: QUE SOM ESSE BICHO FAZ?
MUNDO AQUARELA KIDS: 

OUVIR A CANÇÃO VÁRIAS VEZES E IMITAR O SOM DOS ANIMAIS. 
SE TIVER ANIMAIS DE BORRACHA, FIGURAS  OU FANTOCHE DOS ANIMAIS APRESENTADOS NA MÚSICA APRESENTAR PARA A CRIANÇA.  




FONTE: YOUTUBE ACESSO 

4- TEATRO DE FANTOCHES



FONTE: PINTEREST  ACESSO 18/05/20


FONTE:PINTEREST ACESSO 18/05/20


USE FANTOCHES OU BRINQUEDOS DA CRIANÇA PARA CONVERSAR, CANTAR E INTERAGIR. OS BEBÊS SE DIVERTEM OBSERVANDO OS BRINQUEDOS CRIAREM VIDA.
APROVEITE MEIAS USADAS OU COLHER DE PAU E OUTROS UTENSÍLIOS DA COZINHA QUE NÃO USA MAIS E CRIE UM FANTOCHE BEM DIVERTIDO. 


NÍVEL: MINIGRUPO

PROFESSORAS: AMANDA, PAMÊLA E THAÍS.  

1- PARABÉNS PARA HORTOLÂNDIA


FONTE: PINTEREST. ACESSO 19/05/20

VOCÊ SABIA QUE A CIDADE EM QUE NOSSA ESCOLA
SE LOCALIZA ESTÁ FAZENDO ANIVERSÁRIO?
 QUE TAL CANTARMOS PARABÉNS PARA HORTOLÂNDIA?
AGORA CONVERSE COM SEU FILHO (A) POR QUE A CIDADE DE HORTOLÂNDIA É IMPORTANTE PARA A FAMÍLIA DE VOCÊS? FAÇA UM DESENHO COM A AJUDA DA MAMÃE OU DO PAPAI QUE REPRESENTE A CONVERSA/ RESPOSTA DE VOCÊS.


 2- HISTÓRIA 


AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO
AUTORA:INGRID BISEMEYER BELLINGHAUSEN


FONTE: YOUTUBE. CANAL VARAL DE HISTÓRIAS
ACESSO: 13/05/20


3- DOBRADURA DA CASA 

HORA DA CONVERSA: COMO É A SUA FAMÍLIA? QUEM MORA COM VOCÊ?
        
COM A AJUDA DA MAMÃE OU DO PAPAI, FAÇA A DOBRADURA DE UMA CASA E DENTRO DELA COLE UMA FOTO DE QUEM MORA COM VOCÊ.


4- HORA DE BRINCAR

 BRINCAR COM QUEM AMAMOS É SEMPRE MUITO DIVERTIDO!
ASSISTA ESSE VÍDEO DO MUNDO BITA E DESCUBRA DO QUE ESTÃO BRINCANDO. 



FONTE: YOUTUBE. ACESSO 13/05/20


AGORA CHAME TODA SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ! 
BRINCADEIRA: ESCONDE-ESCONDE – O ADULTO PODE ESCONDER-SE PRIMEIRO, PARA QUE A CRIANÇA O ENCONTRE, ENFATIZANDO A CONTAGEM ORAL DE 1 A 10 E A ORIENTAÇÃO PARA FICAR DE OLHOS FECHADOS.  


NÍVEL: MATERNAL 


PROFESSORAS: APARECIDA, CYNDI E VANILDA  


PROPOSTAS

1- POESIA 

INICIAREMOS A SEMANA COM A LEITURA DA POESIA “A CASA E SEU DONO” DE ELIAS JOSÉ. 
ARQUIVO DA UNIDADE ESCOLAR.



FONTE: YOUTUBE ACESSO 13/05/20


HORA DE BRINCAR COM A POESIA


LEIA COM A FAMÍLIA O POEMA MAIS DE UMA VEZ E DEPOIS PEÇA PARA A CRIANÇA COMPLETAR O POEMA ORALMENTE, POR EXEMPLO:

ADULTO:- ESSA CASA É DO CACO, QUEM MORA NELA É ...
CRIANÇA: - O MACACO

ADULTO: - ESSA CASA É DE CIMENTO, QUEM MORA NELA É ...
CRIANÇA: - O JUMENTO.


2- DOBRADURA 



FAÇA UMA LINDA CASINHA, PEGUE UM PAPEL E SIGA O MODELO ABAIXO:
                           ARQUIVO DOCENTE. 


AO CONCLUIR A DOBRADURA, DESENHE O QUE ESTÁ FALTANDO NA SUA CASA.






                 ARQUIVO DOCENTE 


3- HORA DE CANTAR 

MÚSICA: A CASA
AUTOR: VINICIUS DE MORAES 



FONTE: YOUTUBE. ACESSO 13/05/20


USANDO A IMAGINAÇÃO


PEÇA PARA A CRIANÇA FECHAR OS OLHINHOS E OUVIR A MÚSICA, PRESTAR ATENÇÃO NA LETRA. PERGUNTE PARA CRIANÇA COMO ELA IMAGINA QUE É ESTA CASA, REGISTRE A RESPOSTA DA CRIANÇA.



DESENHO OU CONSTRUÇÃO



AGORA É A VEZ DA CRIANÇA DESENHAR A CASA ONDE MORA, OU SE ELA PREFERIR, PODE REPRESENTAR SUA CASA UTILIZANDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM CASA (PEÇAS DE ENCAIXE, CAIXA DE PAPELÃO, BLOCOS DE MADEIRA, ROLO DE PAPEL, CAIXA DE LEITE E ETC.) POR EXEMPLO:

FONTE: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/viva-decora/artesanato-com-rolo-de-papel. ACESSO 13/05/20


4- HORA DE BRINCAR COM A
 FAMÍLIA


                        VER FOTOS ANTIGAS DE MEMBROS DA SUA FAMÍLIA

                                                                                        BRINCANDO DE COMPARAR:

COM AS PESSOAS QUE ESTÃO EM CASA, VEJA QUAL É O MAIS ALTO, O MAIS BAIXO, QUEM É O MAIS VELHO, MAIS NOVO. USE O ESPELHO PARA COMPARAR, SE PREFERIR.


BONS MOMENTOS COM A FAMÍLIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA CRIAR LAÇOS AFETIVOS, APROVEITE UM MOMENTO PARA COMPARTILHAR UMA BRINCADEIRA QUE FEZ PARTE DA SUA INFÂNCIA E A CONVIDE TODOS DE CASA PARA BRINCAR.

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS: PULAR CORDA, AMARELINHA, LENCINHO BRANCO, PEGA PEGA, TELEFONE SEM FIO ...



https://ocontadordecausos.com/2016/05/25/9-brincadeiras-antigas-para-inovar-com-seus-filhos/ACESSO 14/05/20




NÍVEL: JARDIM I 

PROFESSORAS: ZULEIKA E RAQUEL BATISTA 



PROPOSTAS 

1- HOMENAGEM À HORTOLÂNDIA

DIA 19 DE MAIO, HORTOLÂNDIA COMPLETOU 29 ANOS DE EMANCIPAÇÃO. VAMOS OUVIR O HINO DE HORTOLÂNDIA COM A CRIANÇA E TOMAR CONHECIMENTO DA LETRA DO HINO. NA ESCOLA TODA SEXTA-FEIRA DO MÊS FAZEMOS O ATO CÍVICO CANTANDO OS HINOS DA CIDADE E DO BRASIL.

VOCÊ SABIA QUE O HINO DE HORTOLÂNDIA CONTA A HISTÓRIA DA CIDADE? VAMOS OUVI-LO?




 NOSSA ESCOLA FICA LOCALIZADA EM HORTOLÂNDIA, VAMOS OBSERVAR AS FOTOS DESTE ESPAÇO E ESCOLHER A PREFERIDA DA CRIANÇA PARA QUE ELA DESENHE.

PERMITA QUE A CRIANÇA SEMPRE ESCREVA O SEU NOME NA ATIVIDADE. 



JARDIM SUSPENSO. ARQUIVO DA ESCOLA. 2020


PARQUE. ARQUIVO DA ESCOLA. 2020


TANQUE DE AREIA DA ESCOLA. 2020


PISTA DE MOTOCA .ARQUIVO DA ESCOLA. 2020


                                              JARDIM:   ARQUIVO DA ESCOLA. 2020



 HORTA: ARQUIVO DA ESCOLA. 2020


2- HISTÓRIA 


HISTÓRIA:FAMÍLIA DE A A Z 
AUTORES: MAURIZIO MANZO E LEILA PEREIRA 

FONTE: YOUTUBE-CANAL DA FAFÁ CONTA. ACESSO 18/05/20


AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES. CADA UMA COM SEUS COSTUMES E  CULTURA. ISSO NÃO IMPORTA. O QUE NÃO PODE FALTAR É RESPEITO E AMOR.   



3- COMPARANDO DIFERENTES 

TIPOS DE FAMÍLIA 



VAMOS ASSISTIR DOIS DESENHOS DE FAMÍLIAS QUE VIVERAM EM ÉPOCAS BEM DIFERENTES E CO COSTUMES BEM DIFERENTES DOS NOSSOS.
ACREDITO QUE ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA JÁ CONHEÇA.

1- A FAMÍLIA  FLINSTONES 


FONTE: YOUTUBE. ACESSO 18/05/20



2- A FAMÍLIA JETSONS 



FONTE: YOUTUBE. ACESSO 8/05/20



RODA DA CONVERSA 

AS FAMÍLIAS PERTENCEM A ÉPOCAS DIFERENTES. O QUE MUDOU E O QUE ESTÁ PARECIDO NAS 2  HISTÓRIAS? TEM ALGUMA COISA PARECIDA COM A SUA FAMÍLIA? 


4- HORA DE BRINCAR 


VAMOS BRINCAR COM A FAMÍLIA O JOGO DAS POSES.
VOCÊ DEVE DESENHAR EM PAPÉIS DUROS ,POSES ENGRAÇADAS PARA A CRIANÇA IMITAR. COMO NA FIGURA ABAIXO.   

FONTE: https://childhood101.com/making-body-shapes-with-printable-body-shape-cards/
ACESSO: 15/05/20

AGORA É A VEZ DOS OUTROS FAMILIARES IMITAR AS POSES QUE A CRIANÇA FAZER.

5- HISTÓRIA

TÍTULO: UM AMOR DE FAMÍLIA 
AUTOR: ZIRALDO 






FONTE : YOUTUBE. ACESSO 18/05/20


DEPOIS DE OUVIR , ABAIXE  O VOLUME  DO ÁUDIO E PEÇA PARA A CRIANÇA RECONTAR A HISTÓRIA A PARTIR DAS IMAGENS. 



NÍVEL: JARDIM II

PROFESSORAS: AGLECIANE E SUELI


PROPOSTAS


1- LEITURA OU ESCUTA DA HISTÓRIA.

TÍTULO: A FAMÍLIA DE MARCELO
AUTORA: RUTH ROCHA 

PARA LER:  A FAMÍLIA DE MARCELO

CLICAR NO TÍTULO DA HISTÓRIA QUE SERÁ ABERTA A OBRA EM ARQUIVO PDF PARA LER.

PARA ASSISTIR:



FONTE: YOUTUBE. ACESSO 15/05/20



A FAMÍLIA É O PRIMEIRO PONTO DE REFERÊNCIA PARA CRIANÇA, ASSIM TAMBÉM A SUA CASA. BUSCAMOS APRESENTAR AS CRIANÇAS A DIVERSIDADE FAMILIAR E DESCONSTRUIR UM POUCO A IMAGEM DA FAMÍLIA PERFEITA, MAS VALORIZAR A FAMÍLIA QUE CADA UM TEM E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DE CADA MEMBRO. APROVEITE PARA CONVERSAR COM A CRIANÇA SOBRE SUA FAMÍLIA, COMO FOI O INICIO DA FORMAÇÃO FAMILIAR. FALE UM POUCO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA UM PARA UM AMBIENTE DE PAZ E HARMONIA DENTRO DE CASA.

PROPOSTA
DESENHAR CADA PESSOA QUE MORA NA SUA CASA E PRODUZIR O LIVRO DA SUA FAMÍLIA.

MATERIAL: DUAS OU MAIS FOLHAS DE PAPEL SULFITE, LÁPIS, CANETINHA.

DICA: DOBRAR O PAPEL SULFITE AO MEIO E JUNTÁ-LO. NA PRIMEIRA PÁGINA DESENHAR A FAMÍLIA TODA E ESCREVER: A FAMÍLIA DO _________.

 VÍDEO EXPLICANDO A ATIVIDADE

ARQUIVO DA DOCENTE. MAIO DE 2020


NAS PÁGINAS SEGUINTES DESENHAR CADA MEMBRO QUE FAZ PARTE DELA E ESCREVER O NOME DESSA PESSOA. ENUMERAR AS PÁGINAS.

 ATENÇÃO: COLOCAR DATA E GUARDAR A ATIVIDADE PARA APRESENTAR À PROFESSORA.


2- HOMENAGEM À HORTOLÂNDIA 

NO DIA  19 DE MAIO A CIDADE DE HORTOLÂNDIA COMPLETOU 29 ANOS. NA ESCOLA REALIZAMOS TODAS AS SEXTAS-FEIRAS O MOMENTO CÍVICO COM AS CRIANÇAS BUSCANDO DESPERTAR VALORES COMO O CIVISMO. MESMO DISTANTES QUEREMOS RELEMBRAR A IMPORTÂNCIA DA NOSSA CIDADE PARA CADA FAMÍLIA.

AUDIÇÃO DO  HINO DA CIDADE DE HORTOLÂNDIA


  HTTPS://YOUTU.BE/JS2CYBCXZKI. ACESSO 15/05/20

PROPOSTA: OUVIR O HINO DA CIDADE DE HORTOLÂNDIA E CONVERSAR EM FAMÍLIA SOBRE: PORQUE A CIDADE DE HORTOLÂNDIA É IMPORTANTE PARA NOSSA FAMÍLIA.
       A CRIANÇA DEVERÁ  FAZER UM DESENHO DE UM LUGAR DE HORTOLÂNDIA QUE ELA CONHECE E OS PAIS/RESPONSÁVEIS ESCREVER PORQUE A CIDADE É IMPORTANTE.
MATERIAL: PAPEL SULFITE, LÁPIS, CANETINHA.

DICA: DOBRAR O PAPEL AO MEIO PARA SE OBTER DOIS ESPAÇOS.
DE UM LADO A CRIANÇA FAZ O DESENHO E DO OUTRO O RESPONSÁVEL ESCREVE.



3- QUAL É A LETRA?

ASSISTIR O VÍDEO DA MÚSICA: QUAL É A LETRA DO SEU NOME? - A TURMA DO SEU LOBATO (VOLUME 3 - MÚSICA INFANTIL)


HTTPS://YOUTU.BE/CTOXUOEO4KS. ACESSO 15/05/20 

APRENDER BRINCANDO É UM DOS NOSSOS OBJETIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS AUXILIA NA APRENDIZAGEM PERMITINDO COM QUE AS CRIANÇAS CRIEM CONCEITOS, IDEIAS, CONSTRUAM, EXPLOREM E REINVENTEM OS SABERES. 
DEPOIS DA CONSTRUÇÃO DO LIVRO DA FAMÍLIA VAMOS EXPLORAR A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA PESSOA DA FAMÍLIA E JUNTAR ESSA ATIVIDADE AO LIVRO DANDO CONTINUIDADE NA ENUMERAÇÃO DAS PÁGINAS.

PROPOSTA: LETRAS QUE VIRAM ARTE – ESCREVER E CRIAR UMA ARTE PARA A PRIMEIRA LETRA DO NOME DE CADA PESSOA DA FAMÍLIA.

MATERIAL: DUAS FOLHAS DE PAPEL SULFITE, LÁPIS, CANETINHA
DICA: DOBRAR O PAPEL SULFITE AO MEIO, ESCREVER A  PRIMEIRA LETRA DO NOME DAS PESSOAS DA FAMÍLIA, INCLUSIVE O NOME DA CRIANÇA E CRIAR UMA ARTE PARA ESSA LETRA. JUNTAR ESSA ATIVIDADE AO LIVRO DA FAMÍLIA.
VÍDEO EXPLICATIVO

FONTE: ARQUIVO DOCENTE. MAIO DE 2020

ATENÇÃO: COLOCAR DATA E GUARDAR A ATIVIDADE PARA APRESENTAR À PROFESSORA

4- MÚSICA

ESCUTA DA MÚSICA: ASSISTIR O VÍDEO DA MÚSICA:  SAI PREGUIÇA – PALAVRA CANTADA

HTTPS://YOUTU.BE/VX8ODPW0J3I. ACESSO. 15/05/20

RELAXAR É ESSENCIAL PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR, A DANÇA TAMBÉM NOS PROPORCIONA ISSO.
EM FAMÍLIA, MANDEM A PREGUIÇA EMBORA E DANCEM, EXPLOREM O CORPO E OS MOVIMENTOS. SAI PREGUIÇA!!!


REGISTREM ESSE MOMENTO COM FOTOS E ENVIEM.


 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE

PROFESSORA: LILIAN DANEZI 


1- REÚNA A FAMÍLIA E ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO. E EM SEGUIDA CONVERSE COM SEU (A) FILHO (A) SOBRE A SUA FAMÍLIA. FAZENDO PERGUNTAS SIMPLES COMO: QUEM FAZ PARTE DA NOSSA FAMÍLIA? QUAIS OS NOMES? NOSSA FAMÍLIA É GRANDE OU PEQUENA? SOMOS PARECIDOS? O QUE GOSTAMOS DE FAZER JUNTOS?
PARA ILUSTRAR A ATIVIDADE JUNTE A FAMÍLIA E TIRE VÁRIAS FOTOGRAFIAS. MOSTRE PARA A CRIANÇA E ENFATIZE QUE ESSA É A SUA FAMÍLIA E É MUITO IMPORTANTE ESTAREM JUNTOS.


O Livro Da Família - AudioBook Infantil/Livro Infantil/História Infantil/LivroAudio/NarraçãoHistori) ACESSO: 14/04/2020






FONTE: YOUTUBE.(FAMÍLIA - Rita Rameh) ACESSO: 14/05/2020

HORTOLÂNDIA, 11 DE MAIO DE 2020.

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!

NESTA SEMANA VAMOS TRABALHAR COM A TEMÁTICA FAMÍLIA. NADA MELHOR DO QUE O ACONCHEGO DA FAMÍLIA NESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL QUE ESTAMOS PASSANDO. 
APROVEITEM E CONSTRUAM JUNTO COM AS CRIANÇAS MEMÓRIAS FELIZES DESTE TEMPO. 
NÃO ESQUEÇAM DE FOTOGRAFAR E ENVIAR OS REGISTROS PARA O E MAIL DA ESCOLA: emeiemilianosanchez@gmail.com


PROPOSTAS DE ATIVIDADES 
DA SEMANA:11/05- 15/05

VAMOS COMEÇAR COM UMA HISTÓRIA PARA TODOS OS NÍVEIS: "A COLCHA DE RETALHOS" DA S AUTORAS CONCEIL CORRÊA DA SILVA E NYE RIBEIRO.


         FONTE: YOUTUBE. ACESSO 10 DE  MAIO DE 2020

 CONVERSANDO SOBRE AS MEMÓRIAS 

QUEM TEM A VOVÓ PRESENTE NA VIDA?
O QUE ELA FAZ QUE VOCÊ MAIS GOSTA?
MAMÃE E PAPAI QUAIS SÃO AS MEMÓRIAS QUE VOCÊS TÊM DO TEMPO DA INFÂNCIA? COMPARTILHE COM SEU (A) FILHO (A). 
QUE TAL PEGAR OS ÁLBUNS DE FOTOGRAFIAS E PASSAR UM TEMPO OLHANDO E COMPARTILHANDO AS LEMBRANÇAS?

FAÇA UMA FOTO DESTE MOMENTO PARA FICAR REGISTRADO DO ÁLBUM DE FOTOGRÁFICO  DA FAMÍLIA. 

NÍVEL: BERÇÁRIO
EDUCADORAS: KELLEN E TATIANE
COORDENADORA: RAQUEL BATISTA

        PROPOSTAS:

1-  VÍDEO: A GALINHA PINTADINHA. 


2-  MASSAGEM

A PROPOSTA É QUE ESSE SEJA UM MOMENTO ESPECIAL DA MAMÃE E DO BEBÊ. AINDA QUE SEJA MAIOR, PROCURE UM MOMENTO PARA RELAXAR E DEPOIS DE UM BANHO BEM GOSTOSO APROVEITE PARA  DIALOGAR COM SEU BEBÊ PELA LINGUAGEM CORPORAL. 

3- HISTÓRIAS CANTADAS

      FONTE: CANAL TIA TATI. ACESSO 11/05/2020

OBS: CANTAR AS MÚSICAS  DIARIAMENTE.

4- ATIVIDADE SENSORIAL

MATERIAL: CAIXA DE OVO

COLOCAR NO CHÃO VÁRIAS CAIXAS DE OVO FORMANDO UM TAPETE SENSORIAL. A CRIANÇA DEVE ANDAR POR CIMA DESCALÇO. 

 FONTE: PINTEREST. ACESSO 11/05/20


5- BRINCADEIRA: O MESTRE MANDOU

O ADULTO DEVERÁ DITAR UMA ORDEM: O MESTRE MANDOU PULAR; DEITAR NO CHÃO; ESCONDER ATRÁS DA PORTA; BATER PALMAS; PEGAR UM CARRINHO; PEGAR UMA BONECA; ETC. 
E A CRIANÇA ACOMPANHARÁ OS PEDIDOS.
DEIXAR OS OBJETOS PARA PEGAR PRÓXIMO DA CRIANÇA!

NÍVEL: MINI GRUPO
PROFESSORAS: AMANDA, PAMÊLA E THAIS


PROPOSTAS:


1- LEITURA DO LIVRO: A MINHA MÃE DE ANTHONY BROWNE.
DISPONÍVEL NO LINK:


APÓS A LEITURA, CONVERSAR COM A MAMÃE PARA DESCOBRIR O QUE ELA GOSTARIA DE SER...

REALIZAR O REGISTRO ATRAVÉS DE UM DESENHO.


2- ATIVIDADE COM A FAMÍLIA – CONVERSE COM A MAMÃE E DESCUBRA QUAIS OBJETOS ELA MAIS GOSTA! PODE SER ARTIGOS PARA CASA, BELEZA, MODA....

INVERTENDO OS PAPÉIS... UTILIZANDO ALGUNS ACESSÓRIOS (ÓCULOS DE SOL, RELÓGIO, BONÉ,...) DA MAMÃE OU DO PAPAI, FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É UM DELES. O ADULTO TAMBÉM PODERÁ UTILIZAR ALGUM ACESSÓRIO DA CRIANÇA, PARA TORNAR-SE O FILHO (A). BRINCAR DE MAMÃE, PAPAI E FILHINHO (A), IMITANDO UNS AOS OUTROS. REGISTRE ESSE MOMENTO BEM DIVERTIDO E
ENVIE AS FOTOS NO E-MAIL DA ESCOLA.


 EM UMA FOLHA DE SULFITE, PAPELÃO OU SAQUINHO DE PÃO, CONTORNAR A MÃO E O PÉ DA CRIANÇA E O DOS FAMILIARES QUE MORAM COM ELA TAMBÉM, IDENTIFICANDO DE QUEM É. POSTERIORMENTE, TRABALHAR OS CONCEITOS: GRANDE/PEQUENO E MAIOR/MENOR, COMPARANDO OS TAMANHOS (EXEMPLO: A MÃO MAIOR É A DO PAPAI, A MENOR DA CRIANÇA...). REALIZAR A PINTURA DO QUE FOI CONTORNADO UTILIZANDO GIZ DE CERA,
LÁPIS DE COR OU GUACHE.
CASO OPTE PELA PINTURA COM GUACHE, TEMOS UMA DICA DE TINTAS NATURAIS.
VEJA QUE LEGAL E MÃO NA MASSA!

 FONTE: YOUTUBE. ACESSO 11/05/20


4- HISTÓRIA:  “ O LIVRO DA FAMÍLIA “ DE TODD PARR. 



EM FAMÍLIA, APROVEITAR A HISTÓRIA PARA VISUALIZAR ÁLBUNS OU PASTAS DE FOTOS EM FAMÍLIA.
SERÁ MUITO DIVERTIDO, OBSERVAR MAMÃE E PAPAI QUANDO CRIANÇAS. FALAR O NOME DOS PARENTES, OBSERVAR QUEM SE PARECE COM QUEM.
                                                                                                                       


5- MASSAGEM EM FAMÍLIA



OLHA QUE DIVERTIDO!

EM FORMATO DE TRENZINHO, O QUE ESTÁ ATRÁS PODE REALIZAR UMA MASSAGEM COM AS MÃOS AO MEMBRO DA FAMÍLIA DA FRENTE. E ASSIM POR DIANTE. PODEM IR TROCANDO DE LUGAR, PARA QUE TODOS RECEBAM A MASSAGEM.

NÍVEL: MATERNAL: APARECIDA, CYNDI E VANILDA



PROPOSTAS

1- COMEÇAREMOS A ATIVIDADE COM A HISTÓRIA “CORAÇÃO DE MÃE” DA AUTORA ISABEL MINHÓS MARTINS, RECONTADA NO CANAL VARAL DE HISTÓRIA.

FONTE: SITE: AMAZON.ACESSO 08/05


            FONTE: CANAL VARAL DE HISTÓRIAS. ACESSO 
2- HORA DA CONVERSA:

CONVERSE COM OS PEQUENOS E EXPLIQUE QUE MÃE NÃO É SOMENTE AQUELA QUE DÁ A VIDA, MAS É AQUELA (AQUELE) QUE CUIDA, QUE DÁ AMOR, QUE PARTICIPA DA VIDA DOS SEUS FILHOS GERADOS OU CRIADOS.

PROPOSTA:CONFECCIONAR UM VARAL DE CORAÇÃO



 PEGUE UM BARBANTE OU UMA LINHA (O QUE TIVER EM CASA) E AMARRE, COMO SE FOSSE UM VARAL, UMA IDEIA É AMARRAR EM DUAS CADEIRAS. COM O PAPEL QUE TIVER, FAÇA CORAÇÕES, PODE SER DE UMA COR OU COLORIDO, PODE REAPROVEITAR MATERIAL, COMO JORNAL OU REVISTA, PARA FAZER OS CORAÇÕES. FAÇA CORAÇÕES DE DIVERSOS TAMANHOS. PEGUE PRENDEDOR E DÊ PARA A CRIANÇA COLOCAR O CORAÇÃO LIVREMENTE NO VARAL, APÓS ISSO, SUGIRA QUE ELA COLOQUE OS CORAÇÕES  EM SEQUÊNCIA DO MAIOR PARA O MENOR OU DO MENOR PARA O MAIOR. 

3- HISTÓRIA: “AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO”:
 AUTORA INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN 

FONTE: CANAL VARAL DE HISTÓRIAS. ACESSO 8/05/20

HORA DA  CONVERSA: 

QUEM SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DA SUA FAMÍLIA?

3- COLAGEM E DESENHO COM INTERFERÊNCIA




FAÇA UMA CASA UTILIZANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS, NUM PAPEL RECORTE UM TRIÂNGULO, UM QUADRADO E UM RETÂNGULO MENOR. ENTREGA PARA A CRIANÇA MONTAR A CASA E DEPOIS COLAR NA FOLHA, QUANDO ENTREGAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS LEMBRE DE NOMEÁ-LAS.  APÓS COLAR AGUARDE A COLA SECAR, E NO RESTANTE DA FOLHA DEIXE A CRIANÇA DESENHAR SUA FAMÍLIA.

4- HISTÓRIA:  “O LIVRO DAS FAMÍLIAS” DE TODD PARR:

 5- HORA DA CONVERSA:

CONVERSE SOBRE AS DIFERENÇAS: COMO SÃO AS FAMÍLIAS QUE VOCÊ CONHECE? E COMO É A SUA FAMÍLIA? O QUE SUA FAMÍLIA GOSTA DE FAZER?

1-         VAMOS CANTAR:
CANTE COM O MUNDO BITA A MÚSICA SOBRE FAMÍLIA
          WWW.YOUTUBE. ACESSO: 8/05/20

        6- ESCRITA DE NOMES

ESCREVA COM GIZ NO CHÃO O NOME DOS MEMBROS DA FAMÍLIA, PARA QUEM MORA EM APARTAMENTO, PODE ESCREVER OS NOMES NUMA FOLHA. A ESCRITA DOS NOMES PRECISA SER COM LETRA BASTÃO MAIÚSCULA E COM UM TAMANHO EM QUE FACILITE A VISUALIZAÇÃO DA CRIANÇA. DICAS PARA EXPLORAR A ESCRITA DOS NOMES COM A CRIANÇA:

·       DE QUEM É ESTE NOME?
·       QUANTAS LETRAS TEM CADA NOME?
·       OS NOMES POSSUEM LETRAS IGUAIS?
·        CONTORNE A PRIMEIRA LETRA DO SEU NOME.


7- HISTÓRIA: “FAMÍLIA DE A A Z” DA AUTORA LEILA PEREIRA. 


            FONTE: CANAL:FAFÁ CONTA. ACESSO 10/11/20

8- CIRCUITO DA FAMÍLIA

FAÇA UM CIRCUITO RISCANDO O CHÃO (GIZ OU CARVÃO) OU UTILIZANDO MÓVEIS COMO OBSTÁCULOS. NO CIRCUITO PODE EXPLORAR MOVIMENTOS COMO PULAR, CORRER, ROLAR, PULAR COM UM PÉ, ANDAR DE TRÁS PARA FRENTE E ETC. SEGUE ALGUNS MODELOS COM CIRCUITO E BOA DIVERSÃO!

FONTE: SITE: WWW.TEMPOJUNTO.COM. ACESSO  08/05/20

DEIXO AQUI UM VÍDEO NO YOUTUBE COM UMA PROPOSTA DE CIRCUITO BEM SIMPLES DE FAZER:



9- HOJE É DIA DE LEITURA NA CABANA, QUEM NÃO TIVER UMA CABANA PODE CONSTRUIR COM UM LENÇOL E CADEIRAS.
FONTE: HTTPS://DEMONSTRE.COM/CABANA/ ACESSO: 08/05/20


HISTÓRIA: “OS TRÊS PORQUINHOS”, PRA QUEM TEM O LIVRO EM CASA PODE LER, OU CONTAR A HISTÓRIA ORALMENTE OU OUVIR A HISTÓRIA.

FONTE: CANAL: FAFÁ CONTA. ACESSO 8/05/20


10- HORA DA  CONVERSA 

APÓS A LEITURA CONVERSE SOBRE A HISTÓRIA DOS IRMÃOS PORQUINHOS E INCENTIVE A CRIANÇA RECONTAR A HISTÓRIA DO JEITINHO DELA.

11- FANTASIA, MODELAGEM OU DESENHO?

VAMOS SUGERIR TRÊS ATIVIDADES, PODE ESCOLHER, QUAL PROPOSTA PREFERE FAZER COM O SEU FILHO OU FAZER TODAS AS PROPOSTAS:
        BRINCAR DE FAZ DE CONTA:
APROVEITA A CABANINHA PARA BRINCAR DE FAZ DE CONTA.
        DESENHO LIVRE:
DESENHE A HISTÓRIA DOS 3 PORQUINHOS.
        MODELAGEM:
FAZER OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA E A CASINHA, E DEPOIS BRINCAR LIVREMENTE.


NÍVEL: JARDIM I 
PROFESSORAS: RAQUEL BATISTA E ZULEIKA 
EDUCADORAS: BIANÇA MORAES E JÉSSICA ROBERTA


PROPOSTAS
1- HISTÓRIA: ONDE ESTÁ MINHA MÃE? 



         FONTE: YOUTUBE. ENVIADA POR (Bedtime stories collection) 
ACESSO 5/5/20



2- HORA DE CONVERSAR

 DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA SUA MAMÃE OU DE QUEM CUIDA DE VOCÊ ORALMENTE: A COR DOS CABELOS, SUA PELE, ESTILO DE VESTIR, COISAS QUE ELA GOSTA.

3- DESENHO

DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO ORAL DESENHAR A MAMÃE OU A PESSOA QUE DESCREVEU,A SUA MANEIRA.


4- HISTÓRIA: MÃE DE TODO TIPO
TEXTO DE CHRIS BUENO



FONTE: CANAL VARAL DE HISTÓRIAS. ACESSO 10/05/20


 5- QUE TIPO DE MÃE É A SUA? 

PEGUE UMA FOLHA E ESCREVA O NOME DA SUA MÃE. AGORA É A VEZ DE DESCREVER O JEITO DA MAMÃE. VOCÊ VAI FALANDO E A MAMÃE ESCREVENDO. 
DEPOIS COLOQUE SEU NOME E A DATA. 



6- VAMOS APRENDER UMA MÚSICA COM A TURMA DO SEU LOBATO.


           FONTE: YOUTUBE. ACESSO: 5/5/20

6- A MINHA FAMÍLIA




7- HORA DA CONVERSA

O QUE E UMA ARVORE  GENEALÓGICA?


A ÁRVORE GENEALÓGICA SERVE PARA CONTAR UM POUCO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA E DA CRIANÇA, DE ONDE ELA VEIO, QUEM SÃO SEUS PAIS, SEUS AVÓS E TIOS.
UMA MANEIRA GOSTOSA DE FAZER ISSO É ATRAVÉS DO ÁLBUM DE FAMÍLIA.

PROPOSTA: QUE TAL PEGAR O ÁLBUM DA FAMÍLIA APRESENTAR A CRIANÇA? 


AGORA É FALAR QUEM FAZ PARTE DA FAMÍLIA: SEUS PAIS, IRMÃOS, SEUS TIOS, PRIMOS, AVOS. DIZER O NOME DE TODOS. 
 COM A AJUDA DOS PAIS, DESENHAR  OU COLAR FOTO  PARA MONTAR A ÁRVORE GENEALÓGICA DA SUA  FAMÍLIA.

NÃO SE ESQUEÇA, NO FINAL PEDIR A CRIANÇA A PARA ESCREVER O NOME DELA E A DATA. 

8- DOBRADURA DA CASA
   QUEM MORA COMIGO? 
PEGUE UM PAPEL E CORTE EM UM QUADRADO. SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E FAÇA A DOBRADURA DA CASA. 
DEPOIS COLE EM UMA FOLHA E FAÇA O DESENHO DAS PESSOAS QUE MORAM COMIGO. 

FONTE: PINTEREST. ACESSO 5/5/20


9- LEITURA DA HISTÓRIA: O LIVRO DA FAMÍLIA. 
AUTOR: TODD PARR


FONTE: YOUTUBE. ACESSO 11/05/20

10- HORA DA CONVERSA.

GOSTOU DA HISTÓRIA? 
COMO É A SUA FAMÍLIA? QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?
PROPOSTA: FAÇA UM DESENHO BEM COLORIDO DA SUA FAMÍLIA. 

11- HORA DE BRINCAR E DANÇAR.


           FONTE: YOUTUBE. ACESSO 10/05/20

QUAIS AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS DA FAMÍLIA?
APROVEITE UMA NOITE PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR JUNTOS. 

NÍVEL: JARDIM II
PROFESSORAS: AGLECIANE  E SUELI 

PROPOSTAS DE ATIVIDADES 

1- HISTÓRIA: 
AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO - 
AUTORA: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN

FONTE: CANAL VARAL DE HISTÓRIAS. ACESSO EM 5/5/20 

2- RECEITA DE  MASSINHA DE MODELAR CASEIRA – SUPER SIMPLES E COM CHEIRINHO AGRADÁVEL


             FONTE: BLOG ARTESANATO.COM. ACESSO 5/5/20


INGREDIENTES:

1 XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
¼ XÍCARA DE SAL
¼ XÍCARA DE ÁGUA
1 PACOTE DE SUCO EM PÓ DE SUA PREFERÊNCIA

É SÓ MISTURAR BEM, AMASSAR DURANTE UNS 4 MINUTOS E COMEÇAR A BRINCADEIRA

PROPOSTA: FAZER A MASSINHA JUNTO COM UM ADULTO, REGISTRAR COM FOTOS O PREPARO E AS BRINCADEIRAS COM A MASSINHA DE MODELAR


DESAFIO: MODELAR OS INTEGRANTES DA FAMÍLIA QUE MORAM COM VOCÊ E FOTOGRAFAR PARA REGISTRO.


3- QUINTAL DA CULTURA – MINHA FAMÍLIA 





FONTE: YOUTUBE ACESSO 05/05/2020


2- DESENHO MALUCO – ATIVIDADE PARA FAZER EM FAMÍLIA


SEPARE FOLHAS DE PAPEL, CANETAS COLORIDAS, TINTAS, PINCEL E DEIXE A IMAGINAÇÃO TOMAR CONTA. AO FINAL DA ATIVIDADE, VALE EXPOR AS OBRAS-PRIMAS EM UMA GALERIA DE ARTE DA FAMÍLIA. EXISTE O JOGO CHAMADO DESENHO MALUCO. NESSA BRINCADEIRA, CADA PARTICIPANTE RECEBE UMA FOLHA EM BRANCO. 
O PRIMEIRO PASSO É DESENHAR UMA CABEÇA NO ALTO DA FOLHA. DEPOIS, DOBRAM-SE OS PAPÉIS E AS FOLHAS SÃO TROCADAS ENTRE OS PARTICIPANTES. EM SEGUIDA, CADA PARTICIPANTE CONTINUA O DESENHO NA FOLHA QUE RECEBEU. REPETINDO 
AS INSTRUÇÕES, AS FOLHAS SÃO NOVAMENTE TROCADAS. ASSIM, CADA CRIANÇA DESENHA UMA PARTE, DA CABEÇA AOS PÉS. NO FIM, ABRA OS PAPÉIS E VEJA OS DESENHOS QUE SE FORMARAM. COM CERTEZA, VÃO FICAR MUITO DIVERTIDOS, COM DIREITO A CADA PARTICIPANTE DEIXAR A SUA MARCA NELES.
EM SEGUIDA, EM UMA FOLHA SEPARADA, (A CRIANÇA) ESCREVE O NOME DOS PARTICIPANTES DA BRINCADEIRA E A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE PARTICIPARAM.

OBS.: GUARDAR OS DESENHOS E DATAR, PARA APRESENTAR NA ESCOLA QUANDO RETORNAR AS AULAS.
3- HISTÓRIA: O PIQUENIQUE DA MONIQUE – AUTORA: SONIA ROSA 
FONTE: YOUTUBEACESSO 05/05/2020
4- PIQUENIQUE

NESSE DIA, O JANTAR VAI ACONTECER DE UMA FORMA DIFERENTE! É SÓ ESTENDER UMA TOALHA NO CHÃO DA SALA E TODO MUNDO VAI SER CONVIDADO A COMER ALI MESMO. E O CARDÁPIO TAMBÉM PODE SER ESCOLHIDO EM CONJUNTO. ENTRE SANDUÍCHES, FRUTAS E SUCOS, A CRIANÇA PODE AJUDAR NA PREPARAÇÃO.
PROPOSTA: REGISTRAR O MOMENTO COM FOTOS DE TODOS OS PARTICIPANTES E OS ALIMENTOS. APÓS O JANTAR, ESCREVER EM UMA FOLHA DE PAPEL O NOME DOS ALIMENTOS ESCOLHIDOS PARA O PIQUENIQUE E QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU.
OBS.: APRESENTAR A ATIVIDADE AO RETORNAR AS AULAS, NÃO ESQUECER DE COLOCAR A DATA.
 JÁ QUE ESTAMOS TODOS EM CASA, NÃO PODEMOS DEIXAR DE CUIDAR DO NOSSO QUINTAL, POIS O MOSQUITO DA DENGUE PODE ENCONTRAR UM CANTINHO COM ÁGUA PARADA E SE REPRODUZIR. NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER. 
5- JUCA MACHUCA E A DENGUE - VARAL DE HISTÓRIAS
 FONTE: CANAL VARAL DE HISTÓRIAS.  ACESSO 05/05/2020
6- ELIMINAR OS POSSÍVEIS CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE
 CRIANÇAS, ESTAMOS FICANDO EM CASA, VAMOS APROVEITAR E ACABAR COM OS CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE.
  •        NÃO DEIXAR GARRAFAS DE BOCA PRA CIMA PARA ;
  •   NÃO JUNTAR  ÁGUA;
  •            MANTER A LIXEIRA TAMPADA;
  •          MANTER O QUINTAL SEMPRE LIMPO;
  •  NÃO DEIXAR ÁGUA PARADA: LATAS, GARRAFAS, VASOS DE PLANTAS, RALOS DE ESCOAMENTO DE ÁGUA;
  •   CUIDAR DAS PLANTAS COLOCANDO AREIA NOS PRATINHOS;
  •   MANTER CAIXAS D’ÁGUA BEM TAMPADAS

DEPOIS DE TOMAR TODAS AS PROVIDÊNCIAS EM SUA CASA, ESCREVA QUAIS AS ATITUDES QUE VOCÊ TOMOU CONTRA A DENGUE.

7- VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA?


BRINCANDO DE AMARELINHA COM AS CRIANÇAS

fonteYOUTUBE.ACESSO 05/05/2020

DESENHE UMA AMARELINHA NO CHÃO, ENUMERE OS QUADROS E CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR COM VOCÊ.
OBS.: FOTOGRAFE A ATIVIDADE


UMA DICA LEGAL É DESENHAR UMA LINHA NO CHÃO E ANDAR POR ELA SEM SAIR DE CIMA, TRABALHANDO ASSIM O EQUILÍBRIO MOTOR DA CRIANÇA.

 FONTE: PINTEREST. ACESSO 5/5/20


ATENDIMENTO EDUCACIONAL 
ESPECIALIZADO 


PROFESSORA: LÍLIAN L. C. DANEZI


1- LETRAS MÓVEIS

CONSTRUA UM ALFABETO MÓVEL, UTILIZANDO OS MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUA CASA. PODENDO IMPRIMIR AS LETRAS OU SIMPLESMENTE FAZÊ-LAS COM CANETA. QUANTO MELHOR A QUALIDADE DO MATERIAL PRODUZIDO, MAIOR SERÁ SUA DURABILIDADE.




PARA REALIZAR A ATIVIDADE BASTA DAR O MOLELO DO NOME DA MAMÃE PARA A CRIANÇA E PEDIR PARA QUE ELA MONTE, UTILIZANDO AS LETRINHAS MÓVEIS.





AS CRIANÇAS QUE TIVEREM MAIORES DIFICULDADES, A ATIVIDADE DEVERÁ SER REALIZADA APENAS COM AS LETRAS DO NOME DA MAMÃE. DÊ PREFERÊNCIA A UM TAMANHO MAIOR E MAIS FÁCIL DE MANIPULAR. PODENDO UTILIZAR A FOTO DA MAMÃE PARA ILUSTRAR A ATIVIDADE.
É MUITO IMPORTANTE PARA CRIANÇA SABER O NOME DA MAMÃE!

APROVEITEM E BRINQUEM BASTANTE!!

HORTOLÂNDIA, 05 DE MAIO DE 2019

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!

HOJE PREPARAMOS UMA HISTÓRIA  CHEIA DE AFETO PARA HOMENAGEAR TODAS AS MAMÃES DA NOSSA ESCOLA.

NÃO SE ESQUEÇAM DE REGISTRAR ESSES MOMENTOS ESPECIAIS COM FOTOS E ENVIA-LAS PARA O E MAIL DA NOSSA ESCOLA: emeiemilianosanchez@gmail.com

E VAMOS DE HISTÓRIA PARA AS MAMÃES!!!
CORAÇÃO DE MÃE
AUTORA:ISABEL MINHOS MARTINS




 

AS ATIVIDADES PROPOSTAS SÃO PARA SEREM REALIZADAS ENTRE O DIA 5/05 E 8/05.


APROVEITEM, APRENDAM E DIVIRTAM-SE!

NÍVEL: BERÇÁRIO


EDUCADORAS: KELLEN, TATIANE
COORDENADORA: RAQUEL BATISTA

VAMOS TRAZER PROPOSTAS PARA TRABALHAR COM OS SENTIDOS DO BEBÊ: O TATO, OLFATO E VISÃO. 

PROPOSTAS

1-ESCUTA DA HISTÓRIA:“TITTIM E COCORICÓ
AUTORA:SANDRA AYMONE 



2- CESTO DOS TESOUROS: FRUTAS E LEGUMES




SE VOCÊ JÁ FEZ AS ATIVIDADES ANTERIORES COM O CESTO DOS TESOUROS É SÓ SUBSTITUIR POR FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS QUE TENHA DISPONÍVEL EM CASA (TODOS HIGIENIZADOS.  
COLOQUE NO CESTO (OU EM UMA CAIXA) E DEIXE QUE O BEBÊ EXPLORE: AS TEXTURAS, AS CORES, OS CHEIROS. 
A MEDIAÇÃO DO ADULTO É FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE. 
DEPOIS, AS FRUTAS PODEM SER DESCASCADAS E PICADAS E OFERECIDAS AO BEBÊ. ISSO TAMBÉM PODE SER FEITO COM OS LEGUMES E VERDURAS DEPOIS DE COZIDOS. 




3- FARINHA OU AMIDO



COLOQUE O AMIDO OU FARINHA EM UM RECIPIENTE COM BRINQUEDOS QUE A CRIANÇA GOSTE PARA INCENTIVAR A MANIPULAÇÃO, CONFORME A ACEITAÇÃO PODEM INSERIR UM POUCO DE ÁGUA E MODIFICAR A CONSISTÊNCIA, NESSE CASO BRINCAR DE FAZER BOLINHAS. O IMPORTANTE É DEIXAR A CRIANÇA EXPLORAR.  
4- POTE DO CHEIRO




VOCÊ VAI PRECISAR DE: SALEIROS, FRUTAS, FOLHAS E OUTROS ITENS QUE TENHAM CHEIROS CARACTERÍSTICOS E FÁCEIS DE SEREM PERCEBIDOS, OU ENTÃO UMA GARAFA PET PEQUENA COM FUROS NA TAMPINHA;
DENTRO DE CADA POTE, COLOQUE UM ITEM E FECHE BEM APERTADO. POR EXEMPLO, COLOQUE CASCAS DE LARANJA, LIMÃO, MANJERIÇÃO, CANELA, CRAVO, HORTELÃ OU ALECRIM. UM ITEM EM CADA POTINHO.
DEPOIS, OFEREÇA AO BEBÊ PARA SENTIR O CHEIRO;
CONVERSE COM ELE SOBRE OS ITENS E CHEIROS;
EM SEGUIDA, DEIXE QUE ELE EXPLORE ESSE SENTIDO E BRINQUE COM OS POTES.
VOCÊ PODE COMEÇAR A ATIVIDADE COM O BEBÊ QUE JÁ SENTA E IR REPETINDO CONFORME ELE FOR CRESCENDO


NÍVEL: MINI GRUPO

PROFESSORAS:AMANDA, PAMÊLA E THAÍS

EDUCADORAS: GILSA, PALOMA ARRUDA E THAÍS OLIVEIRA


PROPOSTAS

AS PROPOSTAS DAS ATIVIDADES SÃO PARA SEREM FEITAS COM TODA FAMÍLIA. QUE DELÍCIA FICAR PERTO DE QUEM AMAMOS!
1- ASSISTIR O VÍDEO CANÇÃO DA MAMÃE (PALAVRA CANTADA)


  FONTE YOUTUBE - ACESSO EM 04/05/2020)   



2- O QUE EU MAIS GOSTO DE FAZER COM QUEM CUIDA DE MIM. 



E VOCÊ? O QUE MAIS GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ COM SUA MAMÃE (OU COM A PESSOA QUE CUIDA DE VOCÊ)? AGORA COM A AJUDA DELA FAÇA UM DESENHO DESSE MOMENTO OU REGISTRE POR MEIO DE UMA FOTO.


3-  BRINCAR DE FAZER COMIDINHA. 




 JUNTO COM A MAMÃE OU COM UM ADULTO, BRINCAR DE “COMIDINHA” COM TERRA, ÁGUA E MATERIAIS NATURAIS (GRAVETOS, FOLHAS SECAS, PEDRINHAS E OUTROS...), UTILIZANDO PANELINHAS E OUTROS UTENSÍLIOS DISPONÍVEIS EM CASA.
CASO NÃO TENHA OS MATERIAIS SUGERIDOS ACIMA, OS MESMOS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR GRÃOS (ARROZ, FEIJÃO E MACARRÃO). REGISTRE ESSA BRINCADEIRA TIRANDO UMA FOTO.

4- ESCUTA DA HISTÓRIA: CAMILÃO, O COMILÃO.
AUTORA: ANA MARIA MACHADO


FONTE: Canal: Varal de histórias. Acesso em 5/-5/20


5- QUANTOS ALIMENTOS TEM?


RECONTAR A HISTÓRIA, UTILIZANDO UMA TOALHA DE MESA, UMA CESTA/ OU CAIXA COM OS ALIMENTOS QUE POSSUEM NA GELADEIRA, COMO FRUTAS E VERDURAS, OU OS ALIMENTOS DO ARMÁRIO. TRABALHAR A QUANTIDADE DE DETERMINADOS ALIMENTOS ENCONTRADOS, O NOME DESTE ALIMENTO E SUAS CORES.
SUGESTÃO RECONTAR A HISTÓRIA INCLUINDO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS UTILIZADOS, NAS REFEIÇÕES DO CAFÉ DA MANHÃ E/OU DO ALMOÇO.
1 – MAÇA
2 - CENOURAS
3 – BANANAS
4 – BATATAS
5 – CEBOLAS
6 – TOMATES
8 – UVAS
9 – FOLHAS DE ALFACE

10 – OVOS DE CODORNA COZIDOS

6- CULINÁRIA: BOLO DE BANANA




VAMOS APRENDER UMA MÚSICA ANTES DA RECEITA: " A MÚSICA DO BOLO"


Fonte: Youtube. Acesso em 05/05/2020. 

CANTAR JUNTO COM AS CRIANÇAS!
DEPOIS UMA SURPRESA! CONTAR A ELES QUE FARÃO UM BOLO TAMBÉM!


CONVERSAR SOBRE OS INGREDIENTES: A BANANA (AMARELA NA CASCA, COMPRIDA, MACIA), A AVEIA (NUTRITIVA, COM FIBRAS, AJUDA A SOLTAR O INTESTINO, OS OVOS (DA ONDE ELES VÊM). E ASSIM POR DIANTE.
REGISTRAR O PASSO A PASSO DA RECEITA COM FOTOS E COMPARTILHAR NOS GRUPOS DA FAMÍLIA PARA MATAR A SAUDADE.

INGREDIENTES
4 ovos
4 bananas
1/2 xicara de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 xícaras de aveia grossa
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque para assar em forno preaquecido por aproximadamente 30 a 35 minutos, em forma pequena.

NÍVEL: MATERNAL

PROFESSORAS: APARECIDA, CYNDI E VANILDA


PROPOSTAS

1- VAMOS COM MAIS HISTÓRIAS: “O GRANDE RABANETE”.
 AUTORA TATIANA BELINKY



FONTE: Varal de histórias. Youtube. Acesso 5/05/20


2- DESCUBRA QUAL O ALIMENTO.






COLOQUE UMA VENDA NOS OLHOS DA CRIANÇA E DÊ UM ALIMENTO PARA QUE ELA EXPERIMENTE E DESCUBRA QUAL É O ALIMENTO. SE A CRIANÇA, NÃO QUISER EXPERIMENTAR, PODE-SE TAMBÉM TRABALHAR O TÁTIL, DÊ UM ALIMENTO PARA ELA MANUSEAR E DESCOBRIR QUAL É. VAMOS BRINCAR?

PODE TAMBÉM, INVERTER A ORDEM, VENDAR O OLHO DO ADULTO, E A CRIANÇA, COM A AJUDA DE OUTRO ADULTO, ESCOLHER QUAL O ALIMENTO QUE SERÁ DEGUSTADO OU MANUSEADO. É UMA BOA ALTERNATIVA PARA A CRIANÇA QUE NÃO ENTENDER A PROPOSTA DA BRINCADEIRA.

 3- MAIS HISTÓRIA: O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA” 

TEXTO ESCRITO POR CIDÁLIA FERNANDES.

Fonte: Youtube. Acesso 5/05/20

4- BRINCAR DE CONTORNAR COM LÁPIS OS LEGUMES NUMA FOLHA DE PAPEL E DESCOBRIR AS DIVERSAS FORMAS.


5- BRINCADEIRA: COMIDA BRASILEIRA

Fonte:Youtube. Acesso: 5/05/20

VAI COMEÇAR, A BRINCADEIRA,
DA COMIDA, BRASILEIRA.
SÓ BATE PALMA, SE FOR COMIDA.
ARROZ, FEIJÃO, BATATA
MACARRÃO, BISCOITO, MANTEIGA, JACARÉ ... 

NÍVEL:JARDIM I
PROFESSORAS: ZULEIKA OHIRA E RAQUEL BATISTA
EDUCADORAS: BIANCA MORAES E JÉSSICA ROBERTA

PROPOSTAS 

1- RECEITA DE MASSINHA DE MODELAR

MAS ANTES DE FAZER É PRECISO LAVAR AS MÃOS. VAMOS APRENDER UMA MÚSICA SOBRE HIGIENE DAS MAÕS?


AGORA COM AS MÃOS LIMPINHAS VAMOS SEPARAR OS INGREDIENTES E FAZER A NOSSA MASSINHA DE MODELAR. 

INGREDIENTES


- 1 RECIPIENTE GRANDE (PARA MISTURAR A MASSA)
- 6 COLHERES (SOPA) DE AMIDO DE MILHO
- 2 COLHERES (SOPA) DE CONDICIONADOR DE CABELO
- ANILINA COMESTÍVEL (CORES DIVERSAS)PARA DAR COR À MASSA(OPCIONAL). 

VEJA NO VÍDEO ABAIXO COMO FAZER. 

FONTE: Youtube. Acesso 3-/04/2020


DEPOIS É SÓ GUARDAR NUM POTINHO COM TAMPA PARA A MASSINHA NÃO RESSECAR.

MÃOS À OBRA!

MASSINHA PRONTA, A CRIANÇA DEVE MODELAR  SEUS ALIMENTOS PREFERIDOS,  E OS PAIS DEVEM FOTOGRAFAR TUDO, DESDE A EXECUÇÃO DA MASSA ATÉ A MODELAGEM DOS ALIMENTOS, PARA POSTERIORMENTE UTILIZAÇÃO NA EXPOSIÇÃO DA ESCOLA.

2HISTÓRIA: O MENINO QUE NÃO GOSTAVA DE SOPA” 

TEXTO ESCRITO POR CIDÁLIA FERNANDES.


3- HORA DA CONVERSA:

POR QUE DEVEMOS COMER AS VERDURAS E LEGUMES?

O QUE VOCÊ ACHOU DOS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA?

 QUAL A SOPA QUE MAIS GOSTO DE COMER?

4- REGISTRO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DO DESENHO. 

NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O NOME E A DATA. 

5- VAMOS APRECIAR A MÚSICA: "SOPA" DO GRUPO PALAVRA CANTADA. 

Fonte: Youtube. Acesso 30/04/2020

6- CULINÁRIA

VAMOS PREPARAR JUNTO COM A FAMÍLIA UMA DELICIOSA SOPA DE FEIJÃO. 


INGREDIENTES
2 BATATAS MÉDIAS
1 CENOURA MÉDIA
 CEBOLINHA E SALSINHA PICADOS A GOSTO
 ALHO E CEBOLA A GOSTO
300 G FEIJÃO COZIDO
2 TOMATES MADUROS SEM SEMENTES, PICADOS
1 XÍCARA MACARRÃO DE LETRINHAS


MODO DE PREPARAR

HIGIENIZE TODOS OS LEGUMES.DESCASQUE A BATATA, A CENOURA E CORTE EM CUBINHOS.
  REFOGUE EM UMA PANELA DE PRESSÃO COM UM FIO DE AZEITE, JUNTE O ALHO, SAL E A CEBOLA. DEPOIS DE REFOGADOS, COLOQUE ÁGUA E COZINHE POR 7 MINUTOS. TIRE DA PRESSÃO E DEIXE NO FOGO MÉDIO.
COLOQUE O MACARRÃO, (SE NECESSÁRIO COLOQUE MAIS ÁGUA).
 DEIXE COZINHAR POR 5 MINUTOS E ACRESCENTE O RESTO DOS INGREDIENTES (O FEIJÃO, TOMATES, CHEIRO VERDE, ETC) PROVE O SAL E TEMPERE A GOSTO. ABAIXE O FOGO E DEIXE ENGROSSAR O CALDO.
DICA: BATA O FEIJÃO NO LIQUIDIFICADOR COM UM POUCO DE ÁGUA ANTES DE COLOCAR NA PANELA, O CALDO FICA MAIS GOSTOSO.
AGORA É SÓ DEGUSTAR A SOPA, BOM APETITE! NÃO SE ESQUEÇA DE REGISTRAR O PASSO A PASSO DA RECEITA TIRANDO FOTOS, DEIXANDO A CRIANÇA PARTICIPAR DO PREPARO RECEITA.

NÍVEL:JARDIM II
PROFESSORAS: AGLECIANE E SUELI SILVA

PROPOSTAS

1-  AUDIÇÃO DA HISTÓRIA: MÃE COM MEDO DE LAGARTIXA 
DO LIVRO: ALGUNS MEDOS E SEUS SEGREDOS – ANA MARIA MACHADO

CONVERSAR COM A CRIANÇA: TODO MUNDO TEM SEU MEDO, CADA UM TEM SEU SEGREDO. ASSIM COMO AS CRIANÇAS TEM SEUS MEDOS, OS ADULTOS TAMBÉM, O QUE FAZEMOS É BUSCAR MEIOS PARA QUE ELES NÃO FIQUEM GRANDES EM NOSSAS VIDAS. A HISTÓRIA NOS MOSTRA O MEDO DE UMA MÃE, UM MEDO QUE PARECIA SER TÃO SIMPLES E INOFENSIVO AOS FILHOS. O MEDO FAZ PARTE DAS NOSSAS EMOÇÕES E RECONHECE-LAS NOS AJUDA A LIDAR COM AQUILO QUE SENTIMOS E TAMBÉM NOS COLOCARMOS NO LUGAR DO OUTRO, RESPEITANDO O MEDO QUE TRAZ.
PROPOSTA: JOGO DOS SENTIMENTOS (MÃE X CRIANÇA)
A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA OU A MÃE DEVERÁ PERGUNTAR A CRIANÇA O QUE SENTE DIANTE DAS 6 PALAVRAS:
1.         RAIVA
2.         ALEGRIA
3.         TRISTEZA
4.         GARGALHADA
5.         MEDO
6.         CHORO
EXEMPLO: O QUE TE FAZ FICAR COM RAIVA? O QUE TE TRAZ ALEGRIA?...
A RESPOSTA DA CRIANÇA DEVERÁ SER REGISTRADA COM DESENHO. DIVIDIR O PAPEL EM 6 ESPAÇOS PARA DESENHAR O QUE SENTE DIANTE DAS 6 PALAVRAS.



AO TÉRMINO DAS RESPOSTAS E DESENHOS DA CRIANÇA, SERÁ A VEZ DA MÃE OU RESPONSÁVEL QUE FALARÁ PARA CRIANÇA SEUS SENTIMENTOS DIANTE DAS PALAVRAS LISTADAS, MAS AO INVÉS DE DESENHAR VAI ESCREVER.
MATERIAL: DUAS FOLHAS DE SULFITE E LÁPIS (1 FOLHA PARA OS 6 DESENHOS DA CRIANÇA E 1 FOLHA PARA REGISTRO ESCRITO DA MÃE OU RESPONSÁVEL)
 ATENÇÃO: COLOCAR DATA E GUARDAR A ATIVIDADE PARA APRESENTAR À PROFESSORA

2- LEITURA: A CESTA DA DONA MARICOTA
AUTORA: TATIANA BELINK 

DISPONÍVEL NO LINK:

VÍDEO: 


APÓS OUVIR A LEITURA E ASSISTIR O VÍDEO CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE O QUE É A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PERGUNTE A ELA O QUE SABE E QUAIS SÃO OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE VOCÊS TEM EM CASA.
É IMPORTANTE A FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES NAS CRIANÇAS PARA QUE TENHAM UMA ALIMENTAÇÃO CORRETA, INCENTIVANDO O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS E PRÁTICAS DE HIGIENE QUE CONTRIBUIRÃO PARA O CRESCIMENTO E BOA SAÚDE, PRINCIPALMENTE PARA NOS PROTEGER DO NOVO CORONAVÍRUS.

 CONVERSANDO SOBRE A HISTÓRIA

PAIS OU RESPONSÁVEIS: AJUDE A CRIANÇA A RELEMBRAR A HISTÓRIA E EM SEGUIDA IRÁ REGISTRAR COM DESENHO O QUE TEM NA CESTA DA DONA MARICOTA SEPARANDO OS ITENS: FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES. NO FINAL, CONTAR O TOTAL DE ITENS (FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES) QUE TINHAM NA CESTA.

MATERIAL: PAPEL SULFITE E LÁPIS/ CANETINHA/ LÁPIS DE COR – DIVIDIR O PAPEL EM TRÊS PARTES
ATENÇÃO: COLOCAR DATA E GUARDAR A ATIVIDADE PARA APRESENTAR À PROFESSORA. 

OBS.: SE VOCÊ PLANTOU UM FEIJÃOZINHO NAS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO ESQUECER DE CUIDAR DELE!

3- LEITURA: A CESTA DA DONA MARICOTA (PDF) – RELEMBRAR A HISTÓRIA
VAMOS LEMBRAR DOS CUIDADOS COM A NOSSA SAÚDE COM O VÍDEO DA TURMA DA CLARINHA.


 IDENTIFICAR COM A CRIANÇA 1 ITEM QUE TEM NA CESTA DA DONA MARICOTA E TAMBÉM TENHA NA SUA CASA. CONVERSE SOBRE ESSE ALIMENTO E PESQUISE  O QUE ELE TRAZ DE IMPORTANTE PARA SAÚDE E SUAS CURIOSIDADES.( POR EXEMPLO SE FOR A BANANA – O QUE SABEMOS/ O QUE QUEREMOS SABER/O QUE APRENDEMOS) PREPARAR ESTE ALIMENTO PARA O CONSUMO FAZENDO A HIGIENE DELE E DAS MÃOS.
ATENÇÃO: AJUDE A CRIANÇA A ESCREVER O NOME DESSE ALIMENTO QUE VOCÊ TEM EM CASA, ELA DEVERÁ FAZER O DESENHO DESSE ALIMENTO E VOCÊ RESPONSÁVEL DEVERÁ ESCREVER O QUE DESCOBRIRAM DIANTE DA PESQUISA SOBRE ESSE ALIMENTO.



MATERIAL: PAPEL SULFITE E LÁPIS/ CANETINHA/ LÁPIS DE COR
ATENÇÃO: COLOCAR DATA E GUARDAR A ATIVIDADE PARA APRESENTAR À PROFESSORA.

4- BRINCADEIRA CAÇA AS FRUTAS

AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DO UNIVERSO INFANTIL E SEMPRE PODEMOS ADAPTA-LAS CONFORME AS NOSSAS NECESSIDADES. A BRINCADEIRA CAÇA AS FRUTAS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGILIDADE, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, RACIOCÍNIO LÓGICO, ESTRATÉGIA ENTRE OUTROS.
O PAI OU RESPONSÁVEL IRÁ ESCONDER DE DUAS A TRÊS FRUTAS, A CRIANÇA IRÁ PROCURAR ESSAS FRUTAS SEGUINDO OS COMANDOS DO RESPONSÁVEL. EXEMPLOS: PERTO, LONGE, QUENTE, FRIO, ALTO, BAIXO, ESTÁ PERTO DE UM “MÓVEL QUADRADO”... VOCÊS PODERÃO USAR A CRIATIVIDADE PARA DAR AS DICAS/PISTAS. AO TÉRMINO, A CRIANÇA TAMBÉM PODERÁ ESCONDER A FRUTA E O RESPONSÁVEL PROCURA-LA.
A ATIVIDADE DEVERÁ SER REGISTRADA COM DESENHO, NÃO ESQUECENDO DE DESENHAR AS FRUTAS QUE FORAM ENCONTRADAS.
 MATERIAL: PAPEL SULFITE E LÁPIS/ CANETINHA/ LÁPIS DE COR
DICA IMPORTANTE!!! O AEDES AEGYPTI É CONHECIDO COMO MOSQUITO-DA-DENGUE, POSSUI DESENVOLVIMENTO RÁPIDO E INFELIZMENTE TEM FEITO MUITAS VÍTIMAS NA NOSSA REGIÃO POR FALTA DE CUIDADOS COM A ÁGUA PARADA.
APROVEITE A BRINCADEIRA DE CAÇAR E JUNTO COM A CRIANÇA PROCURE FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE  NA SUA CASA!  DENGUE MATA!!!

5- AUDIÇÃO DA MUSICA: RETRATO - ALINE BARROS

DIANTE DA DIVERSIDADE FAMILIAR E RESPEITO A ESSAS NOVAS FORMAÇÕES DA SOCIEDADE, BUSCAMOS MOSTRAR AS CRIANÇAS QUE AS FAMÍLIAS NEM SEMPRE SÃO FORMADAS PELO PAI E MÃE E IRMÃOS. ESTIMULAMOS A CRIANÇA A PENSAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS, ESFORÇOS, QUALIDADES, IMPERFEIÇÕES E GOSTOS DA PESSOA QUE OCUPA O PAPEL IMPORTANTE EM SUA VIDA DE CUIDAR, EDUCAR, ZELAR E AMAR E QUE INFELIZMENTE EM MUITAS FAMÍLIAS ESSE PAPEL NÃO É ATRIBUÍDO A MÃE, MAS AS VEZES AO PAI, AVÓ, UMA TIA...
 RELEMBRAR A ROTINA DO DIA EM CASA DESDE A HORA QUE A CRIANÇA ACORDA. REGISTRAR O NOME DA PESSOA QUE CUIDA PARA QUE VOCÊ FIQUE BEM DURANTE O DIA TODO (OFERECENDO CUIDADOS COMO O BANHO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ENSINANDO O CERTO E ERRADO, AJUDANDO NAS ATIVIDADES DA ESCOLA, CUIDANDO DAS ROUPAS PARA FICAREM LIMPINHAS...)

A CRIANÇA DEVERÁ OUVIR A MÚSICA RETRATO ALINE BARROS E FAZER O RETRATO DESSA PESSOA TÃO ESPECIAL E IMPORTANTE QUE ZELA POR ELA E ESTÁ CUIDANDO AINDA MAIS NESSE PERÍODO QUE NÃO PODEMOS SAIR DE CASA. ESCREVER O NOME DESSA PESSOA E ENVIAR O DESENHO VIA WHATSAPP PARA PROFESSORA. ORIENTAR A CRIANÇA A CAPRICHAR E FAZER AS CARACTERÍSTICAS  DESSA PESSOA TÃO ESPECIAL.
MATERIAL: PAPEL SULFITE E LÁPIS/ CANETINHA/ LÁPIS DE COR.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL 
ESPECIALIZADO 

PROFESSORA: LÍLIAN L. C. DANEZI


PROPOSTAS

1- MASSINHA CASEIRA 

OBJETIVO: ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA FINA, FORÇA, HABILIDADE MANUAL, SENSAÇÕES, SEQUÊNCIAS, TRAÇADO, PLANEJAMENTO, CONHECER LETRAS, NÚMEROS E FORMAS.

 Fonte: YOUTUBE. ACESSO 5/05/2020

FAZER A MASSINHA CASEIRA (PODE IR À BOCA), ESTIMULANDO A SEQUENCIA DA RECEITA E EXPLORAR O MANUSEAR E O BRINCAR COM A MASSINHA DEPOIS DE PRONTA.
** CASO A MASSINHA FIQUE MOLE E GRUDENTA, COLOQUE MAIS FARINHA E SE FICAR MUITO DURA, COLOQUE MAIS ÁGUA.
EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DO MATERIAL:
1. CONTORNAR AS LETRAS DO NOME;
2. CONTORNAR O NUMERO DA SUA IDADE;
3. CONTORNAR FORMAS GEOMÉTRICAS E DESENHOS.
4. EM PEQUENAS PORÇÕES ACRESCENTAR GLITER, ARROZ, AREIA, ETC, PARA TEXTURAS DIFERENTES.  

2- ENCONTRE A TAMPA CORRESPONDENTE

 OBJETIVO: ESTIMULAR A COORDENAÇÃO MOTORA, HABILIDADE VISIO MOTORA, NOÇÃO DE TAMANHO E FORMA.


SEPARE ALGUMAS EMBALAGENS COMO GARRAFAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA OU REFRIGERANTE. É IMPORTANTE TER DIFERENTES EMBALAGENS QUE VARIEM EM SUAS FORMAS E TAMANHOS E QUE AS TAMPAS SERAM DE ROSCA.
COLOQUE DE UM LADO AS EMBALAGENS SEM A TAMPA E NO E DO OUTRO LADO UM POTINHO COM TODAS AS TAMPAS DENTRO.
CADA TAMPA DEVERÁ SER ROSQUEASA NA SUA EMBALAGEM CORRESPONDENTE.
CASO HAJA A POSSIBILIDADE, AS EMBALAGENS PODEM SER CORTADAS AO MEIO OU MAIS PARA AS PONTAS E SEREM COLADAS NUMA TAMPA GRADE DE PAPELÃO. 

HORTOLÂNDIA, 04 DE MAIO DE 2019

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!

DURANTE ESTA SEMANA VAMOS TRAZER PROPOSTAS DE ATIVIDADES DELICIOSAS PARA SEREM FEITAS EM FAMÍLIA. 
DAREMOS CONTINUIDADE AO TEMA: " ALIMENTAÇÃO" E É CLARO NÃO VAMOS DEIXAR DE PRESTIGIAR AS QUERIDAS MAMÃES DA EMEI EMILIANO SANCHEZ. 
TIREM FOTOS DAS CRIANÇAS FAZENDO AS ATIVIDADES E ENVIE PARA O E MAIL DA ESCOLA. 

NÍVEL: BERÇÁRIO
EDUCADORAS: KELLEN E TATIANE
PROPOSTAS

1-ESCUTA DA HISTÓRIA:“TITTIM E COCORICÓ
AUTORA:SANDRA AYMONE 
FONTE: https://www.espacoeducar.net/2010/02/muitos-livros-infantis-para-baixar.html?m=1





2- BRINCAR DE BOLHA DE SABÃO:



ACESSEM O LINK ABAIXO PARA VER COMO FAZER A BOLHA CASEIRA DE SABÃO. 


3- VÍDEO: BOLHAS DE SABÃO DA GALINHA PINTADINHA



NÍVEL: MINIGRUPO

PROFESSORAS:AMANDA, PAMELA E THAÍS. 

EDUCADORAS: GILZA, PALOMA ARRUDA E THÁIS OLIVEIRA.  



PROPOSTAS
1- ESCUTA DA HISTÓRIA: A CESTA DA DONA MARICOTA 
AUTORA: TATIANA BELINK


2- HORA DA CONVERSA:

CONVERSA COM A MAMÃE OU PAPAI SOBRE COMO DEVEMOS HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE COMER E PORQUE É IMPORTANTE HIGIENIZÁ-LOS.

DICA: MAMÃE OU PAPAI QUANDO FOR HIGIENIZAR OS ALIMENTOS, CONVIDE SEU FILHO PARA PARTICIPAR DESSE MOMENTO.

3- CULINÁRIA: VITAMINA DE ABACATE
A CRIANÇA PODE PARTICIPAR AJUDANDO A HIGIENIZAR A FRUTA, PEGAR OS INGREDIENTES. É UMA FORMA DE INCENTIVA-LA A EXPERIMENTAR DIFERENTES ALIMENTOS. 

INGREDIENTES:  

1 COPO DE LEITE ( OU BEBIDA DE SOJA);
4 COLHERES DE ABACATE AMASSADO;
GOTINHAS DE LIMÃO PARA QUE O ABACATE NÃO FIQUE ESCURO;
AÇÚCAR A GOSTO ( NÃO EXAGERE! PODE USAR O MEL TAMBÉM)

PREPARO:

É SÓ COLOCAR TUDO NO LIQUIDIFICADOR E SE DELICIAR!!!


NÍVEL: MATERNAL:
PROFESSORAS:APARECIDA, CYNDI E VANILDA 


PROPOSTAS

1- ESCUTA DA HISTÓRIA: A CESTA DE DONA MARICOTA
AUTORA: TATIANA BELINKY




2- HORA DA CONVERSA:


CONVERSA COM A MAMÃE OU PAPAI SOBRE COMO DEVEMOS HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE COMER E PORQUE É IMPORTANTE HIGIENIZÁ-LOS.

DICA: MAMÃE OU PAPAI QUANDO FOR HIGIENIZAR OS ALIMENTOS, CONVIDE SEU FILHO PARA PARTICIPAR DESSE MOMENTO.

3- CULINÁRIA: SALADA DE FRUTAS




PEGUE AS FRUTAS QUE TEM EM CASA. FAÇA A HIGIENIZAÇÃO ADEQUADA E O ADULTO IRÁ PICAR. 
ADICIONE SUCO DE LARANJA OU DE UMA OUTRA FRUTA E MISTURE BEM. É SÓ SABOREAR. 


ADAPTAÇÃO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS.
1- APÓS ESCUTA DA HISTÓRIA, PEGAR OS ALIMENTOS CITADOS NA HISTÓRIA DISPONÍVEIS NA SUA CASA E IR NOMEANDO-OS JUNTO COM A CRIANÇA;
2- EXPLORAR AS TEXTURAS, TAMANHOS E CORES.

NÍVEL:JARDIM I
PROFESSORAS: ZULEIKA OHIRA E RAQUEL BATISTA
EDUCADORAS: BIANCA MORAES E JÉSSICA ROBERTA
PROPOSTAS
1-ESCUTA DA HISTÓRIA:A CESTA DE DONA MARICOTA. 
AUTORA: TATIANA BELINK



2- CONVERSA:

VOCÊ GOSTA DE COMER CEBOLA? A CEBOLA FAZ BEM AO CORAÇÃO E TAMBÉM PARA A MEMÓRIA.

ANTES DE COMERMOS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES PRECISAMOS HIGIENIZA-LOS MUITO BEM.

NA SUA CASA QUEM PREPARA AS REFEIÇÕES? QUE TAL VOCÊ AJUDAR LAVANDO OS INGREDIENTES DA SALADA? 
QUE TAL EXPERIMENTAR A CEBOLA NA PRÓXIMA REFEIÇÃO?

3-FAÇA UM DESENHO DOS LEGUMES E FRUTAS PREFERIDOS. 


ADAPTAÇÃO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS

1- PASSAR O VÍDEO DA HISTÓRIA DUAS OU QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO ATÉ QUE A CRIANÇA COMPREENDA O ASSUNTO. FAÇA PERGUNTAS SOBRE OS ALIMENTOS QUE HAVIA NA CESTA DA DONA MARICOTA. 
2- SEPARE OS ALIMENTOS DA HISTÓRIA ( FURTAS, VERDURAS E LEGUMES) DISPONÍVEIS NA SUA CASA E TRABALHE COM A CRIANÇA: 
2.1 A TEXTURA, COR, TAMANHO E FORMA.
2.2 INCENTIVAR A PRONUNCIA CORRETA DAS PALAVRAS ( NOME DOS ALIMENTOS). 



NÍVEL:JARDIM II
PROFESSORAS: AGLECIANE E SUELI SILVA



PROPOSTAS
1- ESCUTA DA HISTÓRIA: A CESTA DA DONA MARICOTA
AUTORA: TATIANA BELINK




2- CONVERSA: 

DEPOIS QUE A MAMÃE OU O PAPAI CHEGA DO SUPERMERCADO OU DA FEIRA COMO É FEITO A HIGIENE DOS ALIMENTOS?
VOCÊ AJUDA NA HIGIENE DOS ALIMENTOS?
QUAIS DOS ALIMENTOS QUE A DONA MARICOTA COMPROU QUE VOCÊ NÃO GOSTA? E QUAIS SÃO SEUS PREFERIDOS?

3- COM AJUDA DE UM ADULTO VAMOS ESCREVER E DESENHAR 4 ALIMENTOS QUE TINHA NA CESTA DA DONA MARICOTA. 


ADAPTAÇÃO PARA CRIANÇAS ESPECIAIS.
1- PASSAR A LEITURA DUAS VEZES. NA SEGUNDA IR FAZENDO PERGUNTAS SOBRE O QUE FOI LIDO. 
2- OFERECER GIZ DE CERA OU CANETÃO PARA FAZER O DESENHO. SE NECESSÁRIO OFEREÇA MODELOS PARA O DESENHO. 

3- PARA FAZER A ESCRITA DAS PALAVRAS VOCÊ PODE USAR LETRAS MÓVEIS COMO APOIO. 



HORTOLÂNDIA, 29 DE ABRIL DE 2020.

QUINTA FEIRA.

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!!

A PRIMEIRA ATIVIDADE PROPOSTA FOI A AULA DE  YOGA COM A PROFESSORA SHEILA QUE ACONTECEU ÀS 10H00 PELO  APLICATIVO DO ZOOM.  
QUEM NÃO CONSEGUIU PARTICIPAR, FIQUEM ATENTOS A PÁGINA DA NOSSA ESCOLA NO FACEBOOK, QUE NO DOMINGO TEREMOS OUTRA AULA. NÃO PERCAM!!
AS ATIVIDADES PROPOSTAS RELACIONADAS ABAIXO SÃO PARA HOJE, DIA 29 E DIA 30. 
APROVEITEM, PARTICIPEM E NÃO DEIXEM DE REGISTRAR COM FOTOGRAFIAS. 

Nível: Berçário
Educadoras: Kellen e Tatiane

PROPOSTAS:

1- Escuta da história: Tirrim e Cocoricó” Texto e ilustrações de Sandra Aymone.



2- Brincadeira: estátua


O adulto coloca uma música para tocar e, quando ele parar a música e falar a palavra ESTÁTUA, a criança deverá ficar parada, sem se mexer, imitando uma estátua. O adulto deverá provocar a criança, tentando fazê-la se mexer. Se ela se mexer, o adulto ganha, caso contrário, a criança ganha.
 A brincadeira ficará mais divertida ainda se outras pessoas da família participarem!

3- Cesto dos tesouros

A proposta é separar apenas os materiais macios como algodão, lã, tecido, bucha macia e deixar o bebês explorar. Após isso com o bebê deitado, passar no corpo os objetos. 
Outras variações:
Colocar uma bacia com água e oferecer os objetos;
Oferecer um pote para que o bebê coloque dentro dos objetos. 





Nível: MiniGrupo
Professoras: Amanda Paiola, Pamela Gomes e Thaís Vanni.
Educadoras: Gilza, Paloma Arruda e Thaís Oliveira. 

PROPOSTAS:

JÁ APRENDEMOS QUE DEVEMOS CUIDAR BEM DO NOSSO CORPO. HOJE VAMOS OUVIR HISTÓRIAS SOBRE COMO CUIDAR DOS NOSSOS DENTINHOS. 

1- ESCUTA DA HISTÓRIA:  "DENTINHO" 

2- BRINCADEIRA: SEU MESTRE MANDOU


Agora que aprendemos a importância de deixar os dentinhos bem limpinhos, vamos 
brincar de
seu mestre mandou:
Adulto: SEU MESTRE MANDOU:
 Criança: FAZER O QUE?
Adulto: PEGAR A ESCOVA
Adulto: SEU MESTRE MANDOU
Criança: FAZER O QUE?
Adulto: COLOCAR A PASTA
Criança: FAZER O QUE?
Adulto: SEU MESTRE MANDOU
Criança: FAZER O QUE?
Adulto: ABRIR A BOCA
Criança: FAZER O QUE?
Adulto: SEU MESTRE MANDOU
Criança: FAZER O QUE?
Adulto: ESCOVAR OS DENTES
O adulto pode ir dando as coordenadas necessárias ensinado a criança a fazer a escovação adequada.


























3- RECORTE E COLAGEM.



Recortar e colar de panfletos de mercados alimentos que causam caries nos dentes como de guloseimas e doces.

4- O QUE TEM NA GELADEIRA.



Procurar junto com a família na geladeira de casa, os alimentos que fortalecem os dentes como FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS.
Nomear cada um deles e separar por características:
Quais são as frutas
Quais as verduras
Quais são verde
E outras características como tamanho
e cor. 











Nível: Maternal
Professoras: Aparecida Mingoni, Cyndi Corrêa e Vanilda Ap. da Silva


PROPOSTAS:


VAMOS APRENDER A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS PARA NOSSA VIDA E TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE SUA HIGIENIZAÇÃO. VAMOS APRENDER?


1-VAMOS CANTAR COM A TURMINHA DO ANIMAZOO “O QUE É QUE A COMIDA TEM?”



2- HORA DA CONVERSA


Converse com a mamãe ou/e papai sobre o que é ter uma boa alimentação, quais os alimentos que você mais gosta e o que precisa comer todos os dias para ter uma alimentação saudável.



3- COLAGEM COM GRÃOS


Materiais necessários:
1- Grãos (arroz, feijão, lentilha, soja, o que tiver disponível em casa), macarrão (qualquer tipo) e/ou sementes;
2- Papel;
3- Cola (se não tiver cola não tem problema, é possível realizar a atividade assim mesmo).
Pegue uma folha de papel e faça um círculo, como se fosse um prato, dentro do prato vamos colar os grãos, macarrão e/ou sementes, de acordo com a criatividade da criança.



4-  ESCUTA DA HISTÓRIA: “A MENINA QUE NÃO GOSTAVA DE FRUTA” DA AUTORA CIDÁLIA FERNANDES.
Para ler o livro acesso o link:
https://pt.slideshare.net/LianeLaranjeira/a-menina-que-no-gostava-de-fruta

 E AÍ GOSTOU DA HISTÓRIA? VAMOS CANTAR “A MÚSICA DAS FRUTAS”. ACESSE O LINK DO YOUTUBE:





5- MODELAGEM DE FRUTAS


Com a massinha, vamos modelar frutas. Para quem não tiver massinha, segue abaixo uma receita:

RECEITA DE MASSINHA
INGREDIENTES:
·       1 XÍCARA DE SAL
·       4 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
·       1 XICARA E MEIA DE ÁGUA
·       3 COLHERES DE SOPA DE ÓLEO´
·       CORANTE ALIMENTÍCIO (SE TIVER)
MODO DE PREPARO:
Em uma vasilha grande misture a farinha e o sal em seguida adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Se ficar muito mole você pode adicionar mais farinha, e se ainda estiver seca e quebradiça adicione mais água. O último ingrediente é o corante, você pode usar um corante natural como o colorau. A quantidade de colorau que você colocar é que vai dar o tom mais avermelhado ou mais alaranjado da massinha. Você pode fazer uma massinha branca sem adicionar nenhum corante. Você também pode fazer massinhas roxas e vermelhas utilizando sucos em pó de uva e frutas vermelhas.

























Nível: Jardim I
Professoras: Zuleika Ohira  e Raquel Batista
Educadoras: Bianca Moraes e Jéssica Roberta


PROPOSTAS:

JÁ APRENDEMOS QUE DEVEMOS CUIDAR DA NOSSA HIGIENE PARA TERMOS UMA BOA SAÚDE. AGORA VAMOS APRENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TERMOS UMA BOA ALIMENTAÇÃO. 
VAMOS COMEÇAR COM UMA HISTÓRIA DE UM LEITÃO QUE NÃO DISPENSAVA UMA BOA COMIDA. 

1- ESCUTA DA HISTÓRIA:  Camilão, o comilão (Ana Maria Machado)  





2- HORA DA CONVERSA E REGISTRO.


Você achou certo a atitude de Camilo em pedir os alimentos aos seus amigos? 
Em dias de confinamento é importante ajudar quem necessita?
Faça  um desenho sobre essa conversa e não se esqueça de pedir que escreva seu nome e data na atividade.

3-QUAL É O ALIMENTO?


Papai e mamãe: Separarem 3 alimentos que a criança gosta e 3 que ela não gosta para degustação e apreciação com os olhos vendados.
Ela deverá experimentar e dizer o nome do alimento.
Nessa atividade iremos trabalhar mais e menos (gostei mais de, gostei menos de).
Por último a criança irá fazer o desenho dos alimentos que acertou.
Que tal fazer a brincadeira com todo mundo da família?
Não esqueça de lembrar-lhe para anotar seu nome e a data dessa atividade.


Nível: Jardim II
Professoras: Agleciane de A. Souza Batista e Sueli da Silva 

PROPOSTAS:

VAMOS CONVERSAR SOBRE O MEDO?

1- ESCUTA DA HISTÓRIA: ESTOU COM MEDO





Após conhecer a história sobre o medo conversar com a criança e questionar sobre os medos que ela tem e o que você (responsável por ela) pode fazer para ajudá-la. Frizar a criança que o medo faz parte da vida de todas as pessoas, desde os bebês até os idosos.
Proposta: Brincando de repórter: Descubra os medos dos adultos com quem você convive (antes de realizar a atividade converse com a criança sobre a profissão repórter, a importância dela para sociedade, mostre pela televisão um repórter durante o trabalho. Aproveite para conversar sobre a profissão de todas as pessoas da família.
Material: Papel sulfite e lápis ou canetinha
Dividir o papel de acordo com a quantidade de pessoas que moram na sua casa. Coloque os nomes no papel (o nome das pessoas da família deverá ser escrito pela criança) e fale a criança as seguintes perguntas que ela deverá fazer para você: (as respostas deverão ser escritas pelo responsável)
1-      Do quem você tem medo?
2-      O que você faz para esse medo não ficar grande?
Esse momento pode ser ainda mais divertido e significativo se você improvisar um objeto para ser o microfone e ao ler as perguntas a criança pedir que ela se posicione como se fosse um repórter. Os entrevistados também poderão se comportar como se estivessem em uma entrevista na TV.


AGORA VAMOS CONVERSAR SOBRE COISAS GOSTOSAS E QUE FAZEM BEM AO NOSSO CORPO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
1-VAMOS APRECIAR A MÚSICA ROCK DAS FRUTAS DA TURMA DO SEU LOBATO.



2-  REGISTRO: DESENHO E ESCRITA

Desenhe as frutas que você mais gosta, escreva o nome da fruta e sua cor com a ajuda dos seus pais.

3- CULINÁRIA COM A FAMÍLIA. 


Prepare junto com a família uma receita que tenha como ingredientes alimentos saudáveis (legumes, verduras, carnes ou grãos).
  Depois de apreciarem a delícia escrevam a receita para compartilhar com a professora.
Se puder, registre também através de fotografias.



HORTOLÂNDIA, 27 DE ABRIL DE 2020
SEGUNDA- FEIRA

OLÁ CRIANÇAS E FAMÍLIAS!

MAIS UMA SEMANA SE INICIANDO E PREPARAMOS VÁRIAS ATIVIDADES BEM LEGAIS PARA VOCÊS FAZEREM COM A FAMÍLIA. 
FAÇAM O REGISTRO CONFORME AS ORIENTAÇÕES DAS PROFESSORAS E FOTOGRAFEM TAMBÉM.DEPOIS QUEREMOS VER TUDO!!!

DURANTE ESTA SEMANA VAMOS CONTINUAR APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE HIGIENE E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE COMER ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA TERMOS UMA BOA SAÚDE. 

ESTAMOS OFERECENDO VÁRIAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES É IMPORTANTE QUE SIGAM A SEQUENCIA QUE PLANEJAMOS PARA OS DIAS 27 E 28. 
APROVEITEM E BOA AULA!


PROPOSTA PARA TODOS OS NÍVEIS.
SENTIMENTOS E EMOÇÕES

VOCÊS SABIAM QUE A RESPIRAÇÃO É UM ÓTIMO ALIADO PARA MANTERMOS A CALMA E MANDAR A ANSIEDADE PARA BEM LONGE?
VAMOS FAZER UM EXERCÍCIO DE RESPIRAÇÃO COM O PEIXINHO  BEM LEGAL.
UM, DOIS, TRÊS E..... RESPIRANDO. 

JÁ APRESENTAMOS AQUI "O LIVRO DOS SENTIMENTOS" DE TOOD PARR. SEGUE ELE PARA QUE POSSAM OUVIR A HISTÓRIA NOVAMENTE E COLORIR. DISPONÍVEL NO LINK ABAIXO:


Propostas de atividades:


Nível: Berçário

Educadoras:  Kellen e Tatiane 

CESTO DOS TESOUROS




Faixa etária: a partir de 6 meses
Material: Cestos, caixas ou bacias, e objetos macios, seguros e coloridos, de diferentes formas e texturas, para o bebê segurar.
Escolha objetos diversos da casa, que sejam seguros, coloque num cesto ou caixa e deixe o bebê explorar.

 Fonte: “Jogos e Brincadeiras”, Autor: vários autores ; Instituição: Ministério da Cidadania ;Ano: 2019 ; Tipo: livro digital  licença: gratuito. Site: baixelivros.com.br 

PARA SABER COMO VEJA MONTAR UM CESTO DO TESOURO E COMO USÁ-LO COM SEU BEBÊ ACESSE OS LINKS ABAIXO:  


Nível: MiniGrupo

Professoras: Amanda Paiola, Pamela Gomes e Thais Vanni. 
Educadoras: Gilza, Paloma Arruda e Tháis Oliveira

PROPOSTAS:
1- VAMOS DANÇAR COM O XAXADO DA HIGIENE.

2- CAIXA DA HIGIENE 


Pegar uma caixa de sapato ou a que tiver disponível e colocar alguns objetos de casa (brinquedo, livro, enfeite e outros.), junto com objetos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, pasta de dentes, escova de cabelo). Separar junto com a criança, apenas os objetos de higiene pessoal, reforçando o nome de cada um deles e sua utilidade.











3- CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETOS
Agora, pegue todos os objetos da caixa da higiene e separe-los por cor. 

4- BANHO IMAGINÁRIO


Ao som da música: Ratinho tomando banho (Hélio Ziskind), dançar e tomar um banho imaginário, realizando os movimentos de acordo com a sequência da música e identificando as partes do corpo destacadas.
Utilizar algum objeto, pedaço de papel amassado ou até mesmo a embalagem de sabonete em barra para representar o sabonete na hora do banho imaginário.
Se possível, registrar o momento da atividade com foto ou registro escrito da participação da criança.


















Nível: Maternal

Professoras: Aparecida Mingoni, Cindy Corrêa, Vanilda  Ap. da Silva


PROPOSTAS

1- BANHO IMAGINÁRIO



Ao som da música: Ratinho tomando banho (Hélio Ziskind), dançar e tomar um banho imaginário, realizando os movimentos de acordo com a sequência da música e identificando as partes do corpo destacadas.
Utilizar algum objeto, pedaço de papel amassado ou até mesmo a embalagem de sabonete em barra para representar o sabonete na hora do banho imaginário.
Não se esqueça de lavar todas as partes do corpo.












2- BANHO NA BONECA OU BONECO


Material: Bacia com água, bucha e     sabonete. 

Vamos brincar de dar banho na boneca ou boneco. Não esqueça de lavar todas as partes do corpo.

Que tal aproveitar e junto com a família higienizar todos os seus brinquedos?


3- HIGIENE NOS BRINQUEDOS

QUE TAL APROVEITAR E JUNTO COM A FAMÍLIA HIGIENIZAR TODOS OS OUTROS BRINQUEDOS?
APROVEITEM E DEIXE TUDO LIMPINHO. 

NÍVEL: Jardim I

Professoras: Zuleika Ohira e Raquel Batista
Educadoras: Bianca Moraes e Jéssica Roberta. 
Propostas:
1- BANHO IMAGINÁRIO:

2- DEPOIS DE BRINCAR DE TOMAR BANHO FAÇA UM DESENHO PARA REGISTRAR A BRINCADEIRA. 

3- AGORA QUE APRENDEU A DEIXAR O CORPO LIMPINHO VAMOS APRENDER A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA HIGIENE DA NOSSA BOCA. 
VEJA A HISTÓRIA: DENTINHO

                
Quantas vezes você escova os dentes por dia? Quais os objetos e produtos e usa para fazer a escovação?  Procure em revistas e recorte. Cole em uma folha e não esqueça de colocar o seu nome e a data para depois entregar para a professora.










Jardim II
Professoras: Agleciane de A Souza Batista e Sueli da Silva.
Educadoras: Keila e Zuleica


PROPOSTAS

1- ESCUTA DA HISTÓRIA: HIGIENE E SAÚDE- AS AVENTURAS DE CLARINHA.


2- CONVERSA E REGISTRO SOBRE A HIGIENE DA CASA. 


Relembrar algumas etapas da nossa rotina na escola (desjejum, leitura, roda de conversa (ajudante do dia, calendário, quantos somos, crachá), proposta do dia, atividade extraclasse, almoço, cantinhos e higiene que se faz presente em vários momentos. E em casa, como está sendo rotina?
*Pais, vocês escreverão a rotina de casa de acordo com o que a criança for lhes falando (guarde esse registro, vamos usar em outros momentos).
Na rotina da família vamos destacar a higiene em três itens: Higiene do corpo/ Higiene do alimento/Higiene do ambiente. Conversem com a criança sobre a importância da higiene nestes itens destacados.
Registrar o nome das pessoas da família que colaboram nessa higiene e ao lado escrever a idade de cada uma delas.
Material e dica: Utilizar um papel sulfite e lápis, fazer marcações para ter-se três espaços, embaixo de cada tipo item de higiene escrever o nome das pessoas da família que participam do momento.


  
NÃO ESQUECER DE COLOCAR O NOME, A DATA E GUARDAR PARA ENTREGAR PARA A PROFESSORA. 

3- HISTÓRIA: O SEMEADOR- O VARAL DE HISTÓRIAS. 





4- PLANTIO DE FEIJÃO

MATERIAL: EMBALAGEM RECICLÁVEL (CAIXA DE LEITE, GARRAFA PET CORTADA, COPO DE REQUEIJÃO, POTE PLÁSTICO), ÁGUA, TERRA OU ALGODÃO E GRÃOS DE FEIJÃO. 

Colocar algodão ou a terra cobrindo o fundo do pote, colocar os grãos de feijão e colocar água.
Cuidados: colocar em um ambiente que tenha luz, ventilação, não deixar ficar seco e não encharcado.
Fotografar todas as fazes da atividade para apresentar na escola quando retornarmos ou postar na página da escola.
Obs.: Os pais podem conversar sobre os alimentos com as crianças, como fazem no dia a dia, estimulando a boa alimentação.













HORTOLÂNDIA,23 DE ABRIL DE 2020
QUINTA- FEIRA 

Olá!
Hoje vamos conhecer através da história um passarinho que aprendeu a vencer o medo. 

Proposta para todas as turmas. 

Falando dos nossos sentimentos. 
História: Voa, João- Ed. MultiRio
Ouvir a história e conversar sobre os medos e como podemos enfrenta-lo. 





Propostas de atividades:
Nível: Berçário
Educadoras:  Kellen e Tatiane 

Propostas: 
1- Ouvir a história: Voa João

2- “Espelho mágico”


Faixa etária: a partir de 3 meses


Coloque o bebê no colo diante de um espelho, de modo que ele possa olhar-se comodamente, e chame sua atenção para a imagem no espelho. Quando ele estiver atento, segure sua mãozinha, levante-a e diga: “o bebê está mexendo a mão”. A brincadeira continua com novas posições e gestos com diferentes partes do corpo do bebê.  

Fonte:  “Jogos e Brincadeiras, Autor: vários autores ;Instituição: Ministério da Cidadania ;Ano: 2019 ; Tipo: livro digital  licença: gratuito. Site: baixelivros.com.br 


Nível: MiniGrupo
Professoras: Amanda Paiola, Pamela Gomes e Thais Vanni
Propostas:

1- Ouvir a história:  Voa João;

2-Brincar com bolinha de sabão
A proposta para hoje é brincar com bolinha de sabão e se divertir muito com a família. 
Mas antes vamos aprender a música " Bolinha de sabão" do grupo Palavra Cantada. 




3- Fazer a solução para brincar de fazer muitas bolinhas de sabão. 



Acesse o link e veja como preparar a solução para fazer bolinhas mais resistentes. 
https://pt.wikihow.com/Fazer-Bolhas-de-Sab%C3%A3o-para-seus-Filhos


Nível: Maternal



Professoras: Aparecida Mingoni, Cindy Corrêa, Vanilda  Ap. da Silva

Nós já aprendemos sobre a importância de deixar as mãos bem limpinhas e livre de germes e bactérias com o Doutor Infecto. Hoje vamos aprender a importância de deixar a nossa boca e dentinhos bem limpinhos. 
Propostas:


1- Ouvir a história:  Voa João e conversar sobre os medos;

2- Mais histórias: Fafá conta: Trolls, os fura-dentes.
3- Hora de brincar:  a brincadeira hoje é “Seu Mestre Mandou”. 

POR EXEMPLO:
Pessoa: Seu Mestre mandou?
Criança: Fazer o quê?
Pessoa:  colocar a pasta na escova
  
A criança realiza a atividade com o auxílio do adulto e assim a brincadeira segue com algumas comandas para realizar com a criança uma escovação consciente e divertida. 
Essa brincadeira também pode fazer no momento da higienização das mãos, ou banho.
4-    Faça um desenho ou uma colagem (embalagens, figuras de produtos de higiene pessoal) para registrar a história.

Nível: Jardim I

Professora: Zuleika Ohira e Raquel Batista 
Propostas:

1- Ouvir a história Voa João e conversar sobre os medos;
2- Hábitos de higiene. 
Nós já aprendemos sobre a importância de deixar as mãos bem limpinhas e livre de germes e bactérias com o Doutor Infecto. Mas além de deixar as mãos limpinhas todo o corpo deve estar bem limpo de cheiroso e para isso devemos tomar banho diariamente, escovar os dentes, cuidar dos cabelos. Todos esses hábitos chamamos de hábitos de higiene.    
Quais os produtos que a sua família usa para cuidar da higiene do corpo? 

Proposta: Separe os rótulos de produtos e cole-os em uma folha. 
Não esqueça de colocar o seu nome e  a data para depois entregar a sua professora. 


Nível: Jardim II

Professoras: Agleciane de A. Souza Batista e Sueli da Silva.
Propostas:
1- Ouvir a história Voa João e conversar sobre os medos;

2- Escuta da música: Lavar as mãos do grupo Palavra Cantada. 




Proposta: conversar em família sobre como economizar água e garantir a lavagem correta das mãos. Pais ou responsável: Lavar as mãos da maneira correta e pedir que a criança conte oralmente quanto tempo você levou para isso.
Registrar essa atividade com o desenho da pessoa que lavou as mãos, seu nome, uma das mãos dessa pessoa e o numeral que a criança parou na hora de contar o tempo de lavagem das mãos.

Material: Papel sulfite, lápis para escrever e colorir.
Não esqueça de registrar o seu nome e a data, para depois entregar a professora. 





















































Hortolândia, 22 de abril de 2020

Quarta-feira 

Olá crianças e famílias!!

Durante essa semana vamos aprender mais sobre a importância de cuidar da higiene do nosso corpo e dos alimentos. Teremos histórias, músicas e atividades para fazer juntinho com a família.
Ao fazer os registros solicitados, coloquem o nome e a data para depois entregar para a professora. Ah, vocês podem fotografar também.
Não se esqueçam das nossas aulas de yoga! A próxima será no domingo às 17h. Basta entrar na página da nossa escola no face book.

Aproveitem!!! 

Temos uma história que vai nos ajudar a entender o que está acontecendo com o mundo neste momento: “Cadê todo mundo?” da autora Jane Prado. 







Propostas de atividades para todos os níveis.

Nível: MiniGrupo
Professoras: Amanda Paiola, Pamela Gomes, Thais Vanni

Depois de se deliciar com a história, vamos cantar e brincar.
1-    Música:

Proposta: Música – Lava Mão 

1- Vamos fazer sujeira?

Colocar em uma bacia ou outro recipiente que a criança possa usar, um dos elementos: terra, areia, corante alimentício, borra de café, gelatina ou pó de suco. Misturar um pouco de água e deixar a criança brincar e explorar a textura, a cor, o cheiro.

Depois de brincar com toda essa meleca, fazer carimbos com as mãos em uma folha de sulfite usada, papelão, tecido, plástico, saco de pão ou outra superfície como chão ou parede.

Depois de criar, não se esqueçam de lavar as mãos.


Nível: Maternal


Professoras: Aparecida Mingoni, Cindy Corrêa, Vanilda  Ap. da Silva

Vamos conhecer o. Doutor Infecto e sua turma – nesse vídeo vamos descobrir como nós defendermos dos microrganismos, e aí topam ? – acessem o link: 

1-Proposta:
Conversando sobre a história:
Conversar sobre a descoberta do vídeo com a mamãe ou papai ou um irmão mais velho.

   Hora da descoberta:

2-Proposta:
Vamos procurar em casa quais são os objetivos que usamos para a higiene pessoal e para que ele serve.
 Nível: Jardim I
Professora: Zuleika Ohira
Propostas:
 2-          Vamos desenhar o que você fez hoje para deixar seu corpo bem limpo de longe de bactérias? Quais produtos você usou?
      3-         Agora vamos aprender uma música nova:” Crianças inteligentes. Acesse o link: https://youtu.be/_BvV3o0NClk

Nível: Jardim II
Professoras: Agleciane de A. Souza Batista e Sueli da Silva.
Ficar em casa com a família é muito bom, mas sem sair de casa para brincar, ver os amigos e ir para a escola não é bom. Com isso os sentimentos de medo, tristeza, raiva vão surgindo e precisamos aprender a trabalhar com cada um deles. O primeiro passo e falar sobre eles com pessoas que você ama e confia.  
Vamos conversar sobre os sentimentos?
Leitura ou escuta da história: O livro dos sentimentos  Autor -Todd Parr
https://youtu.be/dR5b8-MGEPg
1-Proposta:
Registrar através de desenho como seus sentimentos/emoções (alegria, tristeza, medo, raiva, amor, gratidão, calma...) estavam ao longo do dia: manhã – tarde – noite
Para ajudar, observar sua rotina, o que você faz em cada período.

Material e dicas: Utilizar um papel sulfite e lápis, fazer marcações para que se tenha três espaços (manhã – tarde – noite).

Se preferir poderá ter como referência as carinhas dos emojis

Atenção: Colocar data e guardar a atividade para apresentar à professora.

2-Proposta :
Vamos aprender com a Luna um jeito de manter os germes bem longe das nossas mãos.

Assistir o Vídeo - Uma mão lava a outra (show da Luna) disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SesdKLnm57Q.

Agora que você sabe o que fazer para manter os germes bem longe do nosso corpo e que precisamos usar produtos de higiene, veja com a sua família quais os produtos que vocês usam para a higiene pessoal e para a limpeza da casa.

Se você tiver revista ou panfleto de mercados ou farmácias recorte e cole-os em uma folha e escreva os nomes dos produtos com ajuda de um adulto.