O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI Residencial São Sebastião II








Olá querida família! Bem vindos a nossa página para divulgação de algumas atividades a serem realizadas com as crianças durante a quarentena. As atividades são colocadas semanalmente. Fiquem atentos na proposta para a turma que seu(sua) filho(a) se encontra. Se a atividade solicitar algum tipo de registro não se esqueça de guardar para entregar à professora no retorno.  Se possível, enviar uma foto da criança realizando as atividades no e-mail da escola: 

emeisaosebastiao@yahoo.com.br

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5uDinTs6NUGt-DnryWN-Pg?view_as=subscriber

Siga a seguinte legenda para acesso à turma de seu(sua) filho (a):

BERÇÁRIO

MINIGRUPO

MATERNAL

JARDIM I 

JARDIM II

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

Para acessar as atividades, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma. 

Divirtam-se!!!!

**************************************************
Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ATIVIDADES DAS SEMANAS: 10/08/2020 A 14/08/2020
                                                    17/08/2020 a 21/08/2020

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma.


BERÇÁRIO



MINIGRUPO

MATERNAL


JARDIM I 

JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

ATIVIDADES SEMANA 10/08 A 14/08

ATIVIDADES SEMANA 17/08 A 21/08


********************************************************************************

Segunda-feira, 27 de julho de 2020


ATIVIDADES DAS SEMANAS: 27/07/2020 A 07/08/2020

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma.


BERÇÁRIO



MINIGRUPO

MATERNAL


JARDIM I 

JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

ATIVIDADES SEMANA 27/07 A 31/07

ATIVIDADES SEMANA 03/08 A 07/08

***************************************************************
Segunda-feira, 20 de julho de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA: 20/07/2020 A 24/07/2020

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma.


BERÇÁRIO



MINIGRUPO

MATERNAL


JARDIM I 

JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

ATIVIDADES


*************************************************************************************
Segunda-feira, 13 de julho de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA: 13/07/2020 A 17/07/2020

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma.


BERÇÁRIO



MINIGRUPO

MATERNAL


JARDIM I 

JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

*********************************************************************************
Segunda-feira, 06 de julho de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA: 06/07/2020 A 10/07/2020

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma.


BERÇÁRIO



MINIGRUPO



MATERNAL


JARDIM I 

JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

**************************************************************************************************************
Segunda-feira, 29 de junho de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA: 29/06/2020 A 03/07/2020

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma.


BERÇÁRIO



MINIGRUPO



MATERNAL


JARDIM I 

JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

****************************************************************
Segunda-feira, 22 de junho de 2020

ATIVIDADES DA SEMANA: 22/06/2020 A 26/06/2020 

Queridos alunos e famílias! Estamos com muitas saudades de todos! Mas enquanto não podemos estar próximos vamos continuar aprendendo enquanto brincamos! Preparamos as atividades dessa semana com muito carinho!

Siga a seguinte legenda para acesso à turma de seu(sua) filho (a):

BERÇÁRIO

MINIGRUPO

MATERNAL

JARDIM I 

JARDIM II

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL

Para acessar as atividades dessa semana, basta clicar no link com a palavra atividades, localizada embaixo da turma. 


BERÇÁRIO



MINIGRUPO



MATERNAL


JARDIM I 


JARDIM II


ATIVIDADES COMPLEMENTARES ED. ESPECIAL



****************************************************************

ATIVIDADES DA SEMANA: 15/06/2020 A 19/06/2020


NÍVEL: BERÇÁRIOS
ATIVIDADES

NÍVEL: MINIGRUPO

NÍVEL: MATERNAL


NÍVEL: JARDIM I 

ATIVIDADES

NÍVEL: JARDIM II 


ATIVIDADES COMPLEMENTARES EDUCAÇÃO ESPECIAL

ATIVIDADES

ATIVIDADES DA SEMANA: 08/06/2020 A 10/06/2020

Olá queridas famílias! Estamos de volta com as propostas de atividades lúdicas para serem realizadas com as crianças até que não seja possível o retorno à escola. Estamos com muitas saudades!  

Lembrando que: 11/06 – Feriado De Corpus Christi
12/06 – Ponto facultativo

Nível: BERÇÁRIOS

Turminha, agora que retornamos do recesso, vamos relembrar as partes do corpo?

Atividade: Relaxamento - “Leãozinho voador”

Objetivos:
·         Favorecer a interação entre pais e filhos;
·         Adquirir consciência corporal;
·         Reconhecer diferentes sensações;

Desenvolvimento:
Colocar o vídeo abaixo e deixar a criança com roupas e em um local confortável, com uma luz baixa. Enquanto a criança ouve massagear suas costas, pés, braços e mãozinhas. Pode-se dizer as partes do corpo e pedir à criança que repita.



Acesso em 06/06/2020

Atividade: Partes do corpo

Objetivo:
·         Reconhecer características e partes do corpo;

Desenvolvimento:
Assista o vídeo e estimule a criança e realizar os gestos propostos verbalizando cada parte do corpo apresentada.  



 Acesso em 06/06/2020

Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br


Atividade: Silhueta

Objetivos:
  • Representar o corpo através de um boneco;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Manipular diferentes texturas;
  • Promover o reconhecimento de cores;

Materiais:
  • Giz de cera ou lápis de cor;
  • Tintas;
  • Papel ou papelão;
  • Tecidos, botões, cetim e outros materiais disponíveis

Desenvolvimento:

Em um papel mais grosso, papelão, embalagem longa vida, ou outras possibilidades desenhe a silhueta de um boneco. Cole um papel liso de qualquer cor na frente. Depois desenhe, com a criança, as partes do corpo citando cada uma e incentivando a criança a repetir. Depois pinte e enfeite como preferir colocando a maior quantidade de detalhes possíveis que melhor represente a criança.

     

Imagens extraídas dos seguintes sites:

Acesso em 07/06/2020
.
Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

***********************************************************************************

NÍVEL: MINIGRUPO

Objetivo Geral da Semana: Observar e explorar suficientemente o espaço (interno e externo) de seu entorno e movimentar-se nele com autonomia e independência.

ATIVIDADE 1: Fazer o desenho da casa onde mora.

Objetivos: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura colagem, escultura, entre outros em diferentes superfícies.

Desenvolvimento: Pegue uma folha que tiver disponível e entregue o lápis de cor ou giz de cera pedindo à criança que desenhe sua casa. Através do desenho ela irá representar a sua própria casa, da maneira que conseguir. Para ajudar a estimular sua criatividade e imaginação você pode dizer cada parte que compõe a casa como: paredes, telhado, janelas e portas, por exemplo. Se possível, peça que desenhe também as pessoas que moram com ela: papai, mamãe, irmãos e outros. Não se preocupe com a estética. O importante é que a criança se expresse livremente. 


Materiais necessários: Papel sulfite ou o que estiver disponível, lápis de cor, giz de cera ou canetinha.

Avaliação: Após a realização registrar em foto, enviar a foto para o e-mail da escola.

ATIVIDADE 2: Fazer uma casa com barbante.

Objetivos: Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diversas superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Desenvolvimento: Pegue a folha de sulfite ou caderno e desenhe uma casa. Após desenhar a casa, um adulto corta os barbantes do mesmo tamanho que for necessário ao comprimento das medidas. A criança vai precisar de ajuda para passar a cola, a fim de utilizar a quantidade suficiente de cola. Ajude-a colar o barbante nas linhas do desenho. Mesmo que não fique perfeito, faça um elogio e verá como ela ficará feliz. Se quiser após a secar o barbante a criança poderá pintar a casinha.


Materiais Necessários: Folha de papel sulfite/ caderno ou o que estiver disponível no momento; Giz de cera, lápis de cor, barbante, cola e tesoura sem ponta.

Avaliação: Após a realização registrar em foto, enviar a foto para o e-mail da escola.

ATIVIDADE 3: Confecção de cartaz de tipos de moradia.

Objetivos: Conhecer alguns tipos de moradia. Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar.

Desenvolvimento: Pegue revistas, livros que não utilize mais, jornais e outros e procure onde tenha diferentes tipos de casas. Deixe a criança manusear e explorar a revista com as próprias mãos (com supervisão), procurar e encontrar figuras de casas. Separe as figuras e recorte.  Ajude a criança colar no lugar adequado da folha sulfite ou caderno. Pergunte para a criança se ela sabe dizer que tipo de casa é a casa que ela acabou de colar. Assim que a criança identificar, faça um elogio e veja sua expressão de felicidade.
             Pedir para criança continuar procurando mais fotos de tipos de casas, se possível, ajude a encontrar.


Materiais Necessários: Revistas e jornais com fotos de casas, folha sulfite, caderno ou o que tiver disponível no momento, tesoura sem ponta, cola.

Avaliação: Tirar uma foto da criança se divertindo ao montar o cartaz. Enviar para o e-mail da escola.

    *******************************************************************************************
 NÍVEL: MATERNAL
Olá Família, tudo bem?
Essa semana a atividade levará as crianças para um lugar muito distante, a milhares de Quilômetros de nós. Vamos ensinar as crianças sobre o Sol, a Lua e as Estrelas. Vamos apresentar algumas curiosidades e características e algumas histórias. Para realizar a atividade, basta um celular, tablet ou computador, com acesso a internet e ao Youtube.

ATIVIDADE 1 – O SOL
(Segunda – feira 08/06/2020)
Figura 1: O Sol


Fonte: https://ciganosnaweb.net/pagina/planeta-regente-ano-2020-sol-
(Acessado em 04/06/2020)

OBJETIVOS:
  •          Apresentar as características do sol;
  •          Sua importância para a vida;
  •          Trabalhar a observação e desenvolver o gosto pela Astronomia.
  •          Trabalhar a fala através da música.


O QUE FAZER?
  •          Assista ao vídeo Benefício do Sol para a saúde.

Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=cxkHe5OR5Y8
(Acessado em 05/06/2020)

·         Converse e fale com a criança sobre a importância do Sol na nossa vida. Fale que o Sol fortalece os ossos e os dentes, evita doenças, faz as plantas crescerem, esquentam o planeta. Fale que é importante tomar Sol, por pelo menos 10 min por dia, mas tomar muito Sol também pode ser prejudicial à saúde.
·         Fale que o Sol é amarelo, parece uma bola e só aparece de dia.

·         Nesse segundo vídeo vamos cantar com o Bob Zoom.

Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=YYz0tGoSz-4
(Acessado em 05/06/2020)

Amigo Sol, Sol, meu amigo Sol
Vem brilhar pra mim.
Amigo Sol, Sol, meu amigo Sol
Não se esconda assim.
Todas as crianças pedem pra você
Apareça meu amigo, como é bom te ver.
Amigo Sol, Sol, meu amigo Sol
Vem brilhar pra mim.

REGISTRO:
·         Peça para a criança desenhar o Sol. Guarde o desenho para mostrar para os amigos quando as aulas retornarem.

ATIVIDADE 2 – A LUA
(Terça – feira: 09/06/2020)
Figura 2: A Lua


            Fonte: https://www.astrocentro.com.br/blog/lua/quando-muda-lua/
(Acessada em 02/06/2020)

OBJETIVOS:
  •          Apresentar as características da Lua;
  •          A sua importância para a vida;
  •          Trabalhar a observação e desenvolver o gosto pela Astronomia


O QUE FAZER?
·         Nesse primeiro vídeo apresentamos as fases da Lua. Assista ao vídeo A canção da Lua:
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=eC7ZZjLIwCg
(Acessado em 30/05/2020)
·         Explique que:
-A Lua aparece à noite, mas às vezes aparece de dia;
-Ela ilumina a noite
-Ela é uma bola, mas dependendo das fases da Lua ela pode assumir a forma de uma “banana” ou de um “sorriso”.
-Ela ajuda no movimento dos mares e regula toda a vida dos peixes.
·         Nesse segundo vídeo vamos conhecer um clássico da música popular brasileira, A Lua –MP4
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=bKuN61gOGTY
(Acessado em 05/06/2020)

REGISTRO:
·         Grave um vídeo da criança falando sobre a Lua, ou peça para ela realizar um desenho sobre a Lua. Guarde esse desenho para mostrar aos amigos.

ATIVIDADE 3: AS ESTRELAS
(Quarta – feira: 10/06/2020)
Figura 3: As Estrelas


Fonte: http://www.asmaravilhasdoceuestrelado.com.br/2013/11/o-que-sao-as-estrelas.html (Acessado em 02/06/2020)

OBJETIVOS:
  •          Apresentar as características da estrela e sua importância para a vida;
  •          Trabalhar a observação e desenvolver o gosto pela Astronomia;
  •          Trabalhar a afetividade: amizade e saudade.


O QUE FAZER?

·         Nesse primeiro vídeo temos uma história com animação sobre as estrelas. Assista com a criança, pause quando necessário e repita quantas vezes for necessário.

Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=r4ZQeLeST1Ig
(Acessado em 02/06/2020)

Explique que:
-As estrelas estão muitos distantes de nós, muito mais longe que o Sol e a Lua;
-As estrelas possuem formas variadas;
 -As estrelas aparecem à noite e são mais bem vistas, em locais sem iluminação.

  •    Nesse segundo vídeo temos outra história animada sobre a Menina e a Estrela. Ouça com a criança.

Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=IoqCULbu2K0
(Acessado em 05/06/2020)

REGISTRO:
·         A partir da história da amizade entre a menina e a estrela, grave um vídeo da criança expressando a saudade da escola, dos amigos. Guarde e envie assim que as aulas voltarem

       ******************************************************************************************
NIVEL: JARDIM I

TEMA: MEIO AMBIENTE
Objetivos:

  •          VALORIZAR O MEIO AMBIENTE;
  •          DESENVOLVER ATITUDES DE PRESERVAÇÃO;
  •          DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E O FAZER ARTÍSTICO;
  •          AMPLIAR O CONHECIMENTO NUMÉRICO,
  •          AUMENTAR O REPERTÓRIO DE CONHECIMENTO DO ALFABETO.

Materiais necessários:
·         Folha de sulfite;
·         Papeis coloridos, tesoura e cola;
·         Canetinha hidrocor;
·         Folhas de árvores diversas;

Atividade 1: Assista o vídeo “ A árvore generosa” e veja o quanto uma árvore pode ser importante.


Aproveite para descobrir  outras utilidades das árvores.
·      
          Ouça a canção “A árvore” com Patati Patatá  através do link abaixo:


Atividade 2:  Boneco de Alpiste


Que bacana essa música! Ela fala do plantio e cuidado. Então vamos plantar também...

Mas fazendo um boneco “ CABEÇA DE ALPISTE”. Basta seguir as instruções do link abaixo:


Escolha um nome pra ele, faça uma plaquinha para identificar.


Atividade 3: Árvore com folhas




Recolha folhas de árvores juntamente com sua família e faça lindas criações. Você pode 
seguir o modelo do link ou soltar a imaginação produzindo outras criações.

Atividade 4: Centopéia de números

Seguindo o modelo do link, crie uma centopeia para a sequência numérica.  Basta fazer para começar a brincar e contar.




**************************************************************

NÍVEL: JARDIM II

Atividade 1: Boliche das vogais

Objetivos:
  • Aumentar a atenção e concentração;
  •  Desenvolver coordenação motora/ arremessar;
  • Proporcionar contato com as letras de forma lúdica;
Materiais necessários:
05 garrafas Pet
01 bolinha (pode ser feito de meia também)
Sulfite
Canetão  

Desenvolvimento:
Confeccionar um jogo de boliche com as vogais A E I O U
1-    Construir os pinos de boliche com garrafa pet, sulfite e canetão;
2-    Coloque em cada pino uma vogal;
3-    Providencie uma bola pequena ou confeccione de meia;
4-    Respeitar a linha para jogar. Cada pino que a criança derrubar deverá nomear a letra que derrubou.


Atividade Adaptada para Criança com Deficiência
A mesma atividade, sendo que a criança vai rolando para atingir os pinos. O responsável em seguida deve mostrar qual pino derrubou e o nome da vogal.
 

Exemplo:





  


Atividade 2: Pinte as vogais do seu nome

Objetivo:
  • Reconhecer as vogais em seu nome.
Materiais necessários:
  • Sulfite;
  • Lápis de escrever;
  • Lápis de cor ou giz de cera;

Desenvolvimento:  O responsável deverá pedir para criança escrever seu nome no meio da folha com letras grandes, em seguida pedir para nomear todas as letras e pintar somente as vogais (A E I O U) que tem no nome.

Exemplo:






Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

O adulto vai apresentar as plaquinhas com o nome da criança, nomeando cada letra, em seguida apresenta uma consoante e uma vogal e pede para que pegue uma vogal.( a criança já possui as plaquinhas).



Atividade 3: Descubra os sons das vogais

Objetivo:
  • Ter contato com as vogais e seus sons.
Materiais necessários: Acesso o link abaixo e deixe a criança jogar:





Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

A mesma atividade

********************************************************************************* 
Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão). 

ATIVIDADE: JOGO DAS CORES/FORMAS

OBJETIVO: Identificar e nomear as cores, desenvolver a percepção visual, o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade.

MATERIAL: Caixa de papelão (pode ser de sapato), folhas de papel colorido ou papelão, que deve ser recortado e pintado com as mesmas cores que serão utilizadas na caixa.

DESENVOLVIMENTO:
1º- Recorte os formatos desejados na tampa da caixa e contorne as bordas com as cores que escolher;
2º- Recorte as formas no papel ou papelão e se possível, peça para a criança lhe auxiliar na construção da caixa;
Depois da caixa pronta, demonstre para a criança como deve ser executada a atividade (nomear as cores e colocar no lugar de acordo com a cor correspondente). Lembre-se de enfatizar a pronúncia das cores, assim trabalhará também a oralidade.
DICA: Caso a criança já conheça as cores, é possível adaptar a brincadeira utilizando as formas geométricas, ou trabalhar a contagem de quantos objetos de cada cor foram colocados na caixa.
     




Forma de registro: As atividades podem ser registradas por meio de fotos, vídeos ou o responsável   poderá descrever como foi a atividade e entregar no retorno das aulas para a professora de educação especial. 


ATIVIDADES SEMANA DE 20/05 A 


22/05/2020



Nível: BERÇÁRIOS

Atividade: Vídeo - “O banho do elefantinho”  e “Banho é bom”

Objetivos:
·         Favorecer a interação entre pais e filhos;
·         Compreender a importância da higiene;
·         Identificar e nomear algumas partes do corpo;

Desenvolvimento:
Junto à criança, em um local confortável da casa, assistir aos vídeos abaixo interagindo com a criança.
1-    “O banho do elefantinho



Acesso em 14/05/2020

2-    Banho é Bom


Disponível em:

Acesso em 14/05/2020

Atividade: Dando banho

Materiais necessários:
  •          Uma boneca, boneco, animal de borracha de preferência da criança;
  •          Uma banheira ou bacia.


Objetivos:

  •          Identificar as partes do corpo e nomeá-las;
  •          Incentivar a criatividade e a imaginação;


Desenvolvimento:

Após assistir aos vídeos é hora de colocar em prática a importância da higiene dando um banho no objeto de preferência. Nesse momento é importante deixar a criança se expressar livremente e também interagir com ela perguntando sobre os aspectos abordados nos vídeos. 


Acesso em 17/05/2020

Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br


Atividade: Vídeo – Partes do corpo

Objetivos:
  • Identificar as partes do corpo;
  • Nomear partes do corpo;
  • Compreender as diferentes funções do corpo;

Desenvolvimento:

Assistir ao vídeo e pedir à criança que toque cada parte do corpo citada pela música incentivando-a a falar.

     
  

 Acesso em 14/05/2020

Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

***********************************************************

NÍVEL: MINIGRUPOS

Objetivo Geral: Conhecer tipos de moradias.

ATIVIDADE 1: História dos três porquinhos.

OBJETIVO: 
  • Conhecer alguns tipos de moradia;
  •  Participar de situação de contação de história.

   Assistir o vídeo da história dos três porquinhos.
O vídeo deve ser transmitido mais de uma vez para que a criança possa compreender melhor a história.


Imagem do Google

Segue o link:

Após assistir o vídeo com a criança, perguntar:

De que foi feita a casa do primeiro porquinho?
E do segundo porquinho?
E do terceiro?
Quem assoprou a casa dos três porquinhos?

Explique para a criança que o lobo não conseguiu derrubar a casa do terceiro porquinho porque ela foi construída de tijolos que é bem resistente e que nossas casas são tão resistentes quanto a do terceiro porquinho.

Para finalizar apresente a casa para a criança, mostrando a função de cada lugar.
Exemplo: Os quartos local em que dormimos; a cozinha onde fazemos uma deliciosa comidinha; o banheiro onde tomamos o banho e assim por diante até apresentar a função de cada parte da casa.

ATIVIDADE 2 -  Fazendo cabaninha com lençóis.

OBJETIVO:
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;

·   Desenvolver a oralidade através da música.

Vamos ouvir e cantar a música “A casa” de Vinicius de Morais e observar os detalhes da casa cantada na música.


Após cantar a musiquinha da casa é hora da diversão.

Construa com a criança uma cabaninha com cadeiras, lençóis, almofadas e travesseiros. Coloque dentro da cabaninha brinquedos da criança, entre e brinque.

ATIVIDADE 3: Procurando Objetos na casa.

OBJETIVO: Explorar espaços por meio de movimentos diversos (com ou sem apoio).

Escolha um ambiente da casa e esconda alguns objetos, podem ser brinquedos ou utensílios domésticos. Agora é hora da criança procurar os objetos, o adulto pode ir auxiliando, dizendo se está perto, embaixo de algum móvel, atrás de algum objeto etc. Quando a criança encontrar o objeto, diga o nome do objeto para ela. Caso a criança não consiga encontrar o objeto, o adulto pode ajudá-la.


*************************************************************************************
NÍVEL: MATERNAL

Nome da atividade: “Ginástica na quarentena”

Objetivos:
·         Desenvolver a memória visual;
·         Ter noção de percepção temporal;
·         Estimular o controle corporal;
·         Contribuir para o desenvolvimento psicomotor;
·         Proporcionar momento de interação familiar;
·         Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física;

Não podemos ficar parados na quarentena! Chegou a hora de se exercitar! Chame toda a família para participar! Vamos ver se você consegue?! Siga as instruções e vamos lá!
Antes de começar, você vai precisar de:

1-    Fita crepe ou corda;
2-    Uma garrafinha com água;
3-    Muitaaaa animaçãoooo!!!!

Acessem o link abaixo:

Créditos: Instagram: @prof.robsonfurlan
Acesso em 15/05/2020


Nome da atividade: Jogos online – “Memória”

Objetivos:
·         Desenvolver o raciocínio lógico;
·         Estimular a concentração;
·         Desenvolver noção espacial;
·         Estimular a memória fotográfica;


Vamos jogar! Acessem o link abaixo:

Clique aqui à  


Acesso em 15/05/2020




Nome da atividade: “Faz de conta” – Você é o Personagem!

Objetivos:
·         Promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo social da criança;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Estimular a imaginação e a criatividade;

Vamos brincar! Quem você gostaria de ser? Qual o seu personagem favorito? Pode ser dos desenhos, de algum livro de história.

Vamos para a produção do personagem?!
Você poderá usar a fantasia caso tenha ou pegar acessórios de um adulto (chapéu, lenço, colar, sapatos, etc.) e se fantasiar do seu personagem.

Terminada a produção, peça para um adulto tirar uma foto sua, ficarei feliz em ver quando voltarmos! Agora deixe a sua imaginação conduzir a brincadeira. Vale colocar o desenho ou a música do personagem e brincar livremente! Siga a sua imaginação e boa brincadeira!

**********************************************************************
 NÍVEL: JARDIM I




Objetivos:
  •          Valorizar a cidade pelo seu crescimento;
  •          Desenvolver o gosto pela leitura;
  •          Aperfeiçoar a reprodução de pequenas imagens através do desenho da história;
  •          Desenvolver a linguagem oral e o ritmo sonoro;
  •          Trabalhar a coordenação motora fina e grossa;
  •          Identificar as letras do nome no traçado;
  •          Aprender a sequência numérica;
  •          Promover a interação entre a criança e a família com jogo de boliche;

Materiais necessários:

  •          Revistas velhas/ livros/encartes/embalagens, sulfite, tesoura, cola, tinta guache, lápis de escrever e  caneta ou canetão colorido;
  •          Sal, farinha de trigo, água, óleo de soja e gelatina;
  •          Garrafas pets e bola pequena;


Atividade 1: História

Acesse o link abaixo para ouvir a história: CHAPEUZINHO VERMELHO


*Em seguida faça um lindo desenho do que você mais gostou na história e guarde seu desenho para entregar para professora (anotar nome e data).

Atividade 2: Vogais

Acesse o link abaixo para ouvir a música: A, E, I, O, U.


*Recorte e cole as vogais que você aprendeu em uma folha de sulfite (anotar nome e data).

Exemplo:

*Em seguida confeccione a receita de massinha  caseira e brinque de modelar as vogais.

Receita de massinha de modelar.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
4 colheres chá de sal
1 embalagem de suco ou gelatina
150 ml de água quente
1 colher de chá de óleo.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa bacia. Depois amasse com as mãos até ficar bem lisinha.

Caso tenha dúvidas acesse o link abaixo.


Atividade 3: Nome

* Escrita do nome com guache utilizando letra bastão.

Exemplo:

1º Passo: (Escrita do nome e leitura das letras).
2º Passo: (Cubra as letras do nome com guache ou canetão).



Atividade 4: Numerais

Acesse o link abaixo para ouvir as músicas:

·          Dez degraus ( Xuxa)


·         Contando até dez (Aquarela kids)


*Em seguida realize a contagem de objetos ou brinquedos que você tem até 10.
Exemplos:




Atividade 5: Boliche

*Confeccionar  um jogo de boliche com os números 1, 2, 3, 4, 5 e brincar em família.



1º Passo: Construção dos pinos de boliche com garrafas pet, sulfite e canetão.
2º Passo: Enumerar os 5 pinos para trabalhar  os números.
3º Passo: Providenciar uma bola pequena ou confeccionar.
4º Passo: Respeitar a linha limite para jogada da bola, total de participantes dois, a cada pino derrubado deve se somar os números para ver os pontos realizados pelos participantes.

Acesse o link abaixo para sugestões:

********************************************************************************* 
NÍVEL: JARDIM II

ATIVIDADE 1 - RECEITA DE MASSINHA


Objetivo:
  •          Explorar diferentes tipos de texto


Caseirices Kids acesso em 15/05/20 

Ingredientes

 2 copos de farinha de trigo
1/2 copo de sal
1 copo de água
1 colher de chá de óleo
Corante alimentício ou suco em pó

 Modo de Fazer

Numa tigela grande, misturar todos os ingredientes e amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.

Desenvolvimento:

O adulto deverá ler a receita com a criança e, logo depois, conversar para que serve uma receita, do que se precisa para fazer, (quais os ingredientes) e de que forma devemos fazê-la (modo de preparo). Realizar a receita junto com as crianças.
Quando a massinha estiver pronta, fazer a modelagem das letras de seu nome e divirta-se.
 Exemplo:







Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

Desenvolvimento: Seguir a mesma orientação da confecção da massinha e ao estar pronta, o adulto deverá modelar cada letra (nomeando-a) e apresentar a criança, compondo seu nome, logo após ajudar a criança a amassar cada letra, seguindo seu contorno.



ATIVIDADE 2:  Cinema em casa

Objetivos:

  • Perceber uma produção artística com massinha

Acesse o link:



Desenvolvimento: 

Após assistirem o desenho, perguntar para a criança se ela percebeu que todos os personagens foram feitos com massinha. Em seguida propor que ela construa seus próprios personagens e brinquem livremente.



Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

Escolher objetos que marquem a massinha e apresentar à criança.

Exemplo:
 



ATIVIDADE 3: Números
Objetivo:

  • Reconhecer os números;

Desenvolvimento:

Acesse o link e jogue: 



Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

Colocar o número (já possui as plaquinhas) e a crianças deve abaixar os dedinhos conforme a quantidade.

Obs: Material confeccionado pela professora e entregue à família.



*****************************************************************
Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão). 

ATIVIDADE: FANTOCHE DE MEIAS

OBJETIVO: Estimular a imaginação, a criatividade, a coordenação motora, a linguagem e a interação social.

MATERIAIS: Meias velhas, retalhos de tecido ou EVA, tesoura, botões, fitas, linha e agulha ou cola quente.

DESENVOLVIMENTO:

1º- Na região da sola do pé da meia, cole ou costure um pedaço de EVA ou tecido rosa/vermelho do tamanho da sola para formar a boca do fantoche. Na parte superior da meia (peito do pé), cole os olhos, as orelhas ou cabelos, conforme sugerido na imagem. (Use a imaginação para deixar o fantoche mais interessante, acrescente detalhes como: lacinho, gravata, bigode e outros.)

2º- Colocar a mão dentro da meia e usar a criatividade para esconder, pular, contar história e se divertir.

DICA: Aproveitar para colocar um obstáculo (pode ser um livro, uma tampa) escondendo o fantoche e com os movimentos de um lado para o outro, estimular a criança a compreender os conceitos de em cima, em baixo, na frente, atrás, lado direito, lado esquerdo, reforçando o aprendizado.

  


Forma de registro: As atividades podem ser registradas por meio de fotos, vídeos ou o responsável   poderá descrever como foi a atividade e entregar no retorno das aulas para a professora de educação especial. 

 Bom descanso turminha! 

*****************************************************************

ATIVIDADES SEMANA DE 11/05 A 15/05/2020

Aproveitem as atividades dessa semana e divirtam-se!


NÍVEL: BERÇÁRIOS


Atividade: Leitura do conto - “O coelho das orelhas compridas”

Objetivos:
·         Favorecer a interação entre pais e filhos;
·         Ampliar o gosto pela leitura;
·         Reconhecer a importância de ingerir alimentos saudáveis;

Desenvolvimento:


Junto à criança, em um local confortável da casa, contar a história disponível no link abaixo lenta e pausadamente.




Acesso em 10/05/2020


Atividade: Receita de Salada de frutas

Materiais necessários:

·        Ingredientes da salada de fruta.

Objetivos:
  •   Reconhecer características e sabores de diferentes frutas;
  •    Incentivar a alimentação saudável;


Desenvolvimento:

Realizar a receita com a criança por perto, explicando o nome e as características de cada fruta (tamanho, cor, textura).
Ao cortar cada fruta oferecer para a criança experimentar e observar sua sensação. 
Depois é só oferecer a salada de frutas à criança, incentivando a reconhecer cada fruta.

INGREDIENTES:
2 Bananas
2 Maçãs
2 Laranjas
1 Mamão (papaya)
5 fatias de abacaxi

(poderá ser trocada alguma fruta para outra de preferência ou mais acessível)

Leite condensado/ groselha ou laranja (para adoçar)

MODO DE PREPARO:

1-Higienize as frutas;
2- Pique as frutas e coloque em uma tigela;

3- Coloque leite condensado/groselha ou suco de laranja.





Acesso em 10/05/2020

Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br


Atividade: Pintura da fruta preferida com tinta comestível

Objetivos:

  • Identificar características dos alimentos;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Manipular diferentes texturas;
  • Promover o reconhecimento de cores;

Materiais:

  • Amido de milho;
  • Água;
  • Corantes alimentícios variados;
  • Papel (preferencialmente cartolina);
  • Lápis para desenhar;
  • Esponja de louça cortada em pedaços/ algodão;

Desenvolvimento:

Primeiramente o responsável pela criança deve preparar uma tinta comestível. Na internet tem várias opções de receitas. Uma das possibilidades é:
  • 1 xícara de amido de milho;
  • ½ xícara de água fervendo;
  • 1 xícara de água fria;
  • Corante de alimentos em cores variadas;

Misture a água fria com o amido para dissolvê-lo. Depois adicione a água quente aos poucos até adquirir uma consistência pastosa. Divida essa mistura em pequenas quantidades e coloque em cada parte a cor que tiver disponível de corante.

Após as tintas estarem prontas e na temperatura adequada, separe um papel em um tamanho relativamente grande. Pergunte à criança quais das frutas experimentadas ele(ela) mais gostou. Desenhe em um papel essa fruta em tamanho grande.  Finalize a atividade pintando com as tintas preparadas. Para isso poderá utilizar uma esponja de louça, algodão ou as próprias mãos. 


Imagem extraída do seguinte site:


Acesso em 04/05/2020
.
Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

*************************************************************

NÍVEL: MINIGRUPOS

Objetivo Geral da Semana: Propiciar à criança a reflexão de sua identidade bem como da sua estrutura familiar, a comunidade e a escola.

ATIVIDADE 1:  Vamos cantar?
Objetivos:

  • Ampliar conhecimento de mundo;
  •  Apreciar textos de diferentes gêneros lidos pelo outro de diferentes gêneros textuais.


Desenvolvimento:

1ª Parte: Cantar a música Musica Família- Rita Rameh (ver link do You Tube)

2ª parte: Cantar a música e falar o nome das pessoas que moram no mesmo ambiente com a criança.

Materiais necessários: TV ou Celular.

Avaliação: Tirar uma foto do momento da atividade para registrar esse momento – Enviar por e-mail: emeisaosebastiao @yahoo.com.br


ATIVIDADE 2 - Troca-troca de objetos
Objetivos:

  •          Realizar a contagem de pequenos grupos de pessoas;
  •       Conhecer as pessoas da família;
  •      Familiarizar-se com a imagem corporal;
  •       Desenvolver a interação entre os membros da família;
  •       Desenvolver a concentração e memória da criança.


Desenvolvimento:  
 
1ª parte: Conte quantas pessoas moram na casa com a criança. Cada pessoa da família deverá estar com um objeto pessoal diferente (chapéu, meia colorida, óculos escuro, relógio, etc...). Usar objetos coloridos, diferentes que chamem a atenção da criança.

2ª parte: Reunir todos em roda em um ambiente que a criança fique sentada ao centro. Fechar os olhos da criança. Retirar UM (1) objeto de alguma pessoa da família e colocar na frente da criança.

3ª parte: Abrir os olhos da criança. Perguntar a criança qual objeto está faltando e de quem ele é?

4ª parte: A criança irá pegar o objeto e entregar o objeto para quem o pertence. Se caso a criança tiver dificuldade um adulto poderá ajudar a criança a identificar qual o “dono” do objeto que está no meio da roda.

5ª parte: Realizar a atividade várias vezes com a criança para ela interagir com todas as pessoas da família.

Materiais Necessários:

Objetos pessoais bem atrativos diferentes para cada pessoa da família.

Atenção: Observar para que a criança não coloque nenhum desses materiais na boca.

Avaliação: tirar uma foto do momento da atividade juntamente com a criança e enviar para o e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

ATIVIDADE 3 - Leitura “Um amor de família”

Objetivos:
·         Reconhecer a si pelo próprio nome, pais e os membros da família;
·         Participar de situações de “contação de histórias” com diferentes recursos visuais e sonoros;
·         Vivenciar situações de letramento;
·         Expressar-se livremente por meio de desenho e pintura.

Desenvolvimento:

1ª parte: Um adulto fará a leitura da história “Um amor de família” se possível (duas) vezes.




2ª parte: A criança deverá identificar as pessoas que moram com ela por meio de fotos.

3º parte: Desenho livre. Propor a criança para desenhar a sua família em uma folha livre.

Materiais Necessários:

·         Televisão, ou Computador com acesso a internet ou celular. Uma folha sulfite e giz de cera.

Atenção: Observar para que a criança não coloque nenhum desses materiais na boca.

Avaliação: tirar uma foto do momento da atividade juntamente com a criança e enviar para o e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

ATIVIDADE 4 -  Brincadeiras da família na escola
Objetivos:

·         Brincar livremente e em grupo;
·    Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, ampliando seu vocabulário.

Desenvolvimento:

1ª parte: sentar-se todos da família em um espaço amplo na sala para uma roda de conversa.

2ª parte: cada membro da família vai falar para a criança uma memória da escola e uma brincadeira que gostava de fazer no ambiente escolar, a criança também vai falar como é na sua escola, o que gosta de fazer, o que está aprendendo, o que sente saudade. Enfim conversar sobre a vivência da criança na escola e qual sua brincadeira predileta.

3ª parte: cada membro da família já compartilhou sua brincadeira predileta na escola. Agora todos irão escolher uma brincadeira para realizar com a criança, se ela não conhece a outra pessoa pode ensinar e assim a criança aprenderá mais uma brincadeira.

Materiais Necessários:

  • Uma foto da casa em que a criança mora e uma foto da escola que a criança estuda.
Avaliação: Tirar uma foto do momento da brincadeira e enviar para o e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

ATIVIDADE 5 - Que cor é a casa? Que cor é a escola?

Objetivos:
·  Fazer uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, ampliando seu vocabulário;
·         Construir saberes sobre si e reconhecer a sua identidade.

Desenvolvimento:

1ª parte: Tirar uma foto da casa que a criança mora e baixar a foto da Escola no Blog.

2ª parte: o responsável irá mostrar as fotos e falar “casa” ou “escola”, identificando cada imagem para criança.

3ª parte: Falar as cores juntamente com a criança da sua casa, observar arvores e demais detalhes que possui em sua casa e na foto da escola.

4ª parte: Fazer um desenho da casa e outro desenho da escola juntamente com a criança. Cada lugar deverá ser pintado com a cor correspondente. O adulto irá auxiliar a criança a pintar a casa da cor correspondente que a criança mora; e a escola, na cor correspondente da escola.


Materiais Necessários:

  • Foto da escola, foto da casa da criança, folha de papel, giz de cera de cores diferentes.

Atenção: Ao fazer essa atividade, observar para que a criança use o material com segurança.

Avaliação: tirar uma foto do momento da atividade juntamente com a criança e enviar para o e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

*******************************************************************

                           NÍVEL: MATERNAL

ATIVIDADE 1: Circuito

Materiais necessários:
·         Almofadas;
·         Cadeiras;
·         Caixas de papelão;
·         Brinquedos ou objetos pequenos.


Objetivos:
·         Promover desafios corporais;
·         desenvolver a coordenação motora;
·         ampliar noções espaciais (dentro/fora em cima e embaixo) e movimentos,
·         desenvolver o raciocínio lógico;
·         desenvolver a linguagem.

Desenvolvimento:

Fazer um circuito com almofadas, caixas de papelão e cadeiras para as crianças brincarem:
·      Túnel de caixas de papelão: abrir as caixas de papelão e deixá-las enfileiradas formando um túnel para que as crianças passem por dentro delas,
·   Com almofadas no chão a criança cruzará a sala de um lado para o outro pisando em cada uma delas,
·  Túnel de cadeiras: enfileirar cadeiras para formar um túnel em que os pequenos precisam passar
por baixo e depois ao voltar  a criança recolhe brinquedos ou objetos pequenos que estão em cima das cadeiras e entrega na chegada do circuito.




Acesso em 10/05/2020


ATIVIDADE 2: Escrita da letra inicial do nome

Materiais necessários:

  • Areia ou fubá ou farinha de trigo;
  • Folha escrita com a inicial do nome da criança.

Objetivos:

  • Conhecer a letra inicial do nome,
  • Reconhecer-se como sujeito, sua identidade (nome);
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Desenvolvimento:  

Um adulto deverá escrever  numa folha  a letra inicial do nome da criança.
Em uma bandeja de isopor, em um prato, em potes ou em caixas, coloque fubá, trigo ou areia e peça para a criança fazer com o dedo, o traçado da primeira letra do seu nome, copiando da folha escrita pelo adulto.
A criança também pode fazer a inicial dos nomes dos familiares.




ATIVIDADE 3: Formas geométricas


Materiais necessários:

·         Objetos diversos de diferentes formas geométricas.

Objetivos:

  •   Desenvolver o raciocínio lógico;
  •   Estimular a concentração;
  •  Visualizar as formas geométricas e perceber as diferenças entre elas.

·          Desenvolvimento:

Separar alguns objetos de casa de diferentes formas geométricas, depois,  mostrar os objetos para a criança falando  o nome das formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo).
Após, pedir para a criança  contornar a forma geométrica dizendo o nome delas.



   ATIVIDADE 4: Livro: Adivinha quanto eu te amo - Sam McBratney
     
                                  
 Objetivos:

  • Apresentar o livro – Adivinha quanto eu te amo – Sam McBratney;
  • Incentivar o interesse em ouvir histórias lidas ou contadas;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação e criatividade;
  • Promover a expressão por meio de desenho.

Descrição da Atividade:

Assistir ao vídeo ou fazer a leitura do livro, pedir para criança recontar a história  e após,  incentivar que ela dê sua opinião sobre o livro.
Para finalizar, pedir que a criança faça um desenho sobre a história.








Acesso em 10/05/2020

Acesso em 10/05/2020

  
ATIVIDADE 5: Pega-pega com prendedor/pregador de roupas

Materiais necessários:
   
  •         Papel (1 folha de revista ou jornal ou sulfite);
  •         Tampinhas pequenas;
  •          1 copo ou vasilha.


Objetivos:

  • Desenvolver a coordenação motora fina;
  • Ampliar a atenção e concentração;
  • Desenvolver a organização espacial;
  • Oralizar a sequência numérica;
  • Ampliar o raciocínio lógico.

Descrição da Atividade:

Pedir para a criança fazer bolinhas pequenas de  papel e  orientá-la  a pegar  as bolinhas de papel e as tampinhas uma a uma  com o prendedor de roupas e coloca-las dentro  de um copo ou vasilha.
Quando a criança terminar de colocar todas as bolinhas de papel e as tampinhas, contar em voz alta com ela quantas bolinhas e tampinhas foram colocadas no copo ou vasilha.



 *************************************************************************************

                            NÍVEL: JARDIM I

Nome da atividade: HIGIENE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Objetivos:
  •          Conhecer o mosquito transmissor da dengue;
  •          Descobrir quais os sintomas e como evitá-los;
  •          Utilizar técnicas artísticas para criação de objetos;
  •          Relacionar numeral e quantidade;
  •          Compreender a importância dos hábitos de higiene.
  •          Identificar produtos de higiene;

Materiais necessários:

Folha de sulfite;
Rótulos, tesoura, cola e tinta;

Atividade 1

·         Assistir o vídeo “contra a dengue”


Converse com um familiar sobre a dengue (sintomas e como evitar);

·        Assistir o vídeo “Juca Machuca e a dengue”

Atividade 2

·      Confeccionar o  mosquito transmissor da dengue utilizando técnicas de dobradura, pintura e colagem, conforme link abaixo:




Atividade 3

Colocar a quantidade correta de prendedores em cada numeral conforme exemplo abaixo:



Atividade 4

·         Assistir o vídeo da música “ Hora de lavar as mãos”

Associar essa importância ao combate ao corona vírus.

Atividade 5

  •           Escrever a palavra “HIGIENE” numa folha de papel e colar rótulos de produtos de higiene.
  •          Observar as letras que aparecem nas embalagens e se possível ir nomeando cada uma delas.



Acesso em 11/05/2020

*********************************************************************************
NÍVEL: JARDIM II 

Atividade 1: Conhecendo a história

 A menina que não gostava de fruta                    
Autora: Cidália Fernandes 
Disponível em:


Objetivos:

  •          Incentivar a alimentação saudável;


  Materiais necessários:

  •          Lápis de cor ou giz de cera;
  •          Sulfite;


Desenvolvimento:
Após a leitura, conversar sobre a história:
A menina gostava de frutas? E você gosta? Qual a sua fruta preferida? Você acha que frutas, legumes e verduras são importantes para a saúde? As frutas fizeram a menina entender a sua importância? A menina mudou de ideia?
Com ajuda de um adulto, escreva o nome da história e a data e, na folha de sulfite, desenhe o início e o final da história “A menina gostava de fruta?”.

Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

Ler a história e realizar as perguntas abaixo. A criança já possui as placas de comunicação (Sim/Não) .
A menina gostava de frutas? E você gosta? Qual a sua fruta preferida? Você acha que frutas, legumes e verduras são importantes para a saúde? As frutas fizeram a menina entender a sua importância? A menina mudou de ideia?
Realizar a ficha de leitura através das imagens, reconhecendo o início e o final.









OBS: Material confeccionado pela professora e entregue a família pessoalmente.

Atividade 2 -  Leitura de uma receita
Objetivo:

  •          Explorar diferentes tipos de texto.


OBS: Caso possa e queira realizar a receita com a criança, será uma ótima experiência!

Receita:  Salada de fruta

INGREDIENTES:
5 Bananas
4 Maças
3 Laranjas
2 Mamões
1 Abacaxi
Leite condensado/ groselha ou laranja

MODO DE PREPARO:
1-Higienize as frutas;
2- Pique as frutas e coloque em uma tigela;
3- Coloque leite condensado/groselha ou suco de laranja

Materiais necessários:

  •          Folha de sulfite;
  •          Lápis de cor ou giz de cera


Desenvolvimento:

Após fazer a leitura da receita, conversar com a criança para que serve uma receita, do que se precisa para fazer, (quais os ingredientes) e de que forma devemos fazê-la (modo de preparo) e qual a receita preferida da família.  Em seguida, desenhe as quantidades de cada fruta que foi usada na receita, marcando pela ordem numérica.

Exemplo: 


Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

O adulto deverá mostrar o gráfico, realizar a contagem oral, pondo o dedo para que a crianças perceba a quantificação e entre dois números, pegue o que corresponde.


OBS: Material confeccionado pela professora e entregue a família pessoalmente.


Atividade 3:  Lista de frutas
Objetivo:

  •          (Re) conhecer o uso social desse gênero textual.


Materiais necessários:

  •          Folha de sulfite;
  •          Lápis de escrever;


Desenvolvimento:

·   Com a ajuda de um adulto, escreva o nome das cinco frutas que aparecem na receita (pode soletrar as letras ou pedir para a criança copiá-la orientando e nomeando as letras uma a uma.

Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

·      Com a ajuda de um adulto, identificar os nomes das frutas (imagem) e a escrita pela letra inicial.

OBS: Material confeccionado pela professora e entregue a família pessoalmente.

Atividade 4: Jogo das frutas

Objetivos:
·         Desenvolver atenção / concentração/discriminação visual;
·         Desenvolver o raciocínio 

Desenvolvimento:
Clique no link



Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

Atividade: Encontre a outra parte da fruta

Desenvolvimento:
 
O adulto deve montar inicialmente as frutas, para que a criança perceba que esta foi dividida. Em seguida coloque na mesa uma metade de uma fruta e na mão do adulto duas partes (uma da que completa a fruta e outra não) pedindo para criança pegar a metade que completa fruta.

OBS: Material confeccionado pela professora e entregue a família pessoalmente.
                                                                                     

Atividade 5: Desenhando a fruta
Objetivos:
·         Reconhecer suas preferências. 

Materiais necessários:

  •          Folha de sulfite;
  •          Lápis de cor ou giz de cera;


Desenvolvimento:

Agora chegou a sua vez de escrever e desenhar a sua fruta preferida em uma folha de papel.


Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

Com as placas de comunicação, indicar sua fruta preferida. 



OBS: Material confeccionado pela professora e entregue a família pessoalmente.

                  ****************************************************************************** 


Atividades Complementares para os alunos da Educação Especial (Inclusão).

Data: 11/05/2020 a 15/05 /2020.
Professor/AEE:  Elivania Souza Silva
Atividade: É dançando que a gente aprende.
Objetivo:

·  Desenvolver a coordenação motora global, conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.

Material: Música e o próprio corpo.

Como fazer: Libere um espaço dentro ou fora de casa, onde seja possível se movimentarem. Não se esqueça de criar um clima, dizendo que o espaço se transformou em uma grande floresta e que iremos imitar todos os habitantes dela. Os bichos estão dormindo e aos poucos vão acordando...Primeiro, as aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos. Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo. Logo, serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga... Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão. Coelhos que pulam pequeno, e cangurus que pulam grande. Por último, os passarinhos que batem as asas bem pequeninas, e as águia que voam lá do alto com as asas grandes. Agora vamos fazer essa brincadeira utilizando música para ficar ainda mais divertida. (SUGESTÃO: MÚSICA QUE SOM ESSE BICHO FAZ? MUNDO AQUARELA KIDS). 


Adaptações: No caso da criança com deficiência auditiva, lembre-se que ela é mais visual, por isso exagere nas demonstrações e coloque a mão dela sobre o aparelho utilizado para tocar a música, assim ela sentirá as vibrações do som.


Para a criança com dificuldade de locomoção, é possível realizar a atividade colocando-a sentada no colo, ou deitada no chão e auxiliar nos movimentos, respeitando os limites da criança. 

imagem retirada do Google


Referências: O dia a dia da educação infantil/[Nova Escola].-1. Ed.-Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=7ljucGDPq2A acesso em 30/04/2020.


****************************************************

ATIVIDADES SEMANA DE 04/05 A 08/05/2020


Queridos alunos e famílias da Emei Residencial São Sebastião! Estamos com muitas saudades de todos! Para essa semana nossos professores preparam atividades bem divertidas para vocês! Agradecemos o empenho e dedicação de cada um e logo estaremos juntos novamente!

NÍVEL: BERÇÁRIOS

Atividade: As famílias do mundinho

Objetivos:
·         Favorecer a interação entre pais e filhos;
·         Conhecer diferentes tipos de família;
·         Identificar características de sua própria família;

Desenvolvimento:

Junto à criança, assistir ao vídeo abaixo, depois conversar com a criança sobre a história destacando seus aspectos mais importantes e relacionando as famílias da história com a sua família. Neste momento o responsável poderá voltar na escola parando em cada parte para conversar com a criança.



Acesso em 02/05/2020


Atividade: Imitação
Materiais necessários:

·         Espelho do tamanho que tiver disponível (de preferência que a criança se veja por inteiro);


Objetivos:

     ·      Reconhecer-se;
  •  Identificar partes do corpo;


Desenvolvimento:

Colocar a criança em frente aos espelho e dar os alguns comandos para que a criança se reconheça como:

  • Olha o (a) – dizer o nome da criança;
  • Cadê a boca do (a) dizer o nome da criança;
  • Cadê a mão do (a) dizer o nome da criança;
O responsável deve ir falando de várias partes do corpo da criança e pedir para que faça cara de brava, sorria, pule, entre várias possibilidades. Depois troque de lugar com a criança e deixe-a observar. Por fim, retire o espelho e peça a criança que imite alguns gestos que o responsável irá fazer.


Imagem extraída do site: https://soumamae.com.br/6-beneficios-brincar-bebe-frente-ao-espelho/ - Acesso em 04/05/2020




Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br


Atividade: Pintura da família com tinta comestível

Objetivos:
  • Identificar características da sua própria família;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Manipular diferentes texturas;
  • Promover o reconhecimento de cores;

Materiais:
  • Amido de milho;
  • Água;
  • Corantes alimentícios variados;
  • Papel (preferencialmente cartolina);
  • Lápis para desenhar;
  • Esponja de louça cortada em pedaços/ algodão;

Desenvolvimento:
Primeiramente o responsável pela criança deve preparar uma tinta comestível. Na internet tem várias opções de receitas. Uma das possibilidades é:
  • 1 xícara de amido de milho;
  • ½ xícara de água fervendo;
  • 1 xícara de água fria;
  • Corante de alimentos em cores variadas;

Misture a água fria com o amido para dissolvê-lo. Depois adicione a água quente aos poucos até adquirir uma consistência pastosa. Divida essa mistura em pequenas quantidades e coloque em cada parte a cor que tiver disponível de corante.

Após as tintas estarem prontas e na temperatura adequada, separe um papel em um tamanho relativamente grande. Desenhe todos os que habitam em sua casa (pessoas e animais). Nesse momento podem utilizar a criatividade, desenhar a mão ou utilizar formas geométricas para riscar a família. O importante é que a criança tenha a representação da família no papel.
Converse a com a criança dizendo quem é cada indivíduo representado e estimule-os a dizer os nomes. Finalize a atividade pintando com as tintas preparadas por eles. Para isso poderá utilizar uma esponja de louça, algodão ou as próprias mãos. 

                  

Imagens extraídas dos seguintes sites:


.

Observação: Registre esses momentos e envie, se possível, ao e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br

**************************************************************

NÍVEL: MINIGRUPOS

Objetivo Geral da Semana: Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar, o conhecimento e de outras famílias e o relacionamento entre as pessoas que a rodeiam.


Atividade 1:  “ As histórias do Mundinho”

Objetivos:

·         Conhecer e compreender o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos com características culturais diferentes.

Desenvolvimento:

Assistir o vídeo “As Famílias do Mundinho”
Segue o link:

Hoje todos juntinhos vamos assistir “As histórias da família do mundinho”. Prestem muita atenção que depois vamos fazer comentários sobre a história. Após assistir a história vamos pensar:
·         Quem faz parte da história?
·         Como são as pessoas que vivem na história do mundinho?
·         Como são as famílias que vivem no mundinho?
·         Qual era o tamanho das famílias do mundinho, baixa, altas?
·         Quais suas características?
·         Moravam em cima ou embaixo?
·         O que as pessoas que moravam no mundinho faziam?
·         Você acha que nossa família é parecida com essa família da história que assistimos?
·         Deixe que a criança fale. Instigue para aumentar seu vocabulário. Explicar para as crianças de onde viemos, como nascemos do papai e da mamãe, que temos avós, que temos tios, primos e primas, etc...

Materiais necessários: TV ou Celular.

Avaliação: Após assistir o vídeo se precisar repita com a criança assistindo o vídeo da história novamente. Deixe a criança observar bem todas as personagens da história, deixe-a sentir se a vontade, não a apresse. Após registrar em foto, enviar a foto para o e-mail da escola: emeisaosebastiao@yahoo.com.br.


Atividade 2: Desenho da história “As famílias do mundinho”
Objetivos:
·        Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, escultura, entre outros em diferentes superfícies;
·         Manusear, explorar e utilizar materiais diversos.

Desenvolvimento:

Pegue uma folha de sulfite ou caderno e deixe a criança desenhar livremente o que viu nas histórias do mundinho. Se precisar de ajuda, ofereça. Instigue para que ela vá se lembrando do que viu na história, tente relembrá-la do que viu, pode ser que tenha esquecido de alguma coisa que achou interessante. Peça que a criança vá identificando as pessoas que estão desenhando. Enquanto isso, vá fazendo o registro da criança. 


Materiais Necessários:

Folha de papel sulfite/ caderno ou o que estiver disponível no momento; Giz de cera; lápis de cor ou canetinha.

Atenção: Observar para que a criança não coloque nenhum desses materiais na boca.

Avaliação: Tirar uma foto da criança se divertindo ao desenhar sua família. Deixe a criança identificar as pessoas que desenhou. Após registrar em foto, enviar a foto para o e-mail da emeisaosebastiao@yahoo.com.br.


Atividade 3: Confecção de cartaz da família.

Objetivos:

Reconhecer e identificar os membros da família. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

Desenvolvimento:

Pegue revistas ou fotos onde tenha pessoas, crianças, jovens, adolescentes, mulheres, adultos e idosos. Dê a revista para criança manuseá-la e explorar a mesma com as mãos. Veja se a criança consegue encontrar algumas figuras de pessoas na revista que representa alguém que ela conheça e possa identificar como se fosse alguém da família. Ajude e a criança a recortar e colar no lugar adequado: folha sulfite, cartolina ou caderno. Peça para a criança que identifique na foto ou na imagem da pessoa que ela acabou de colar. (criança, mãe, pai, tia, avô, avó, irmão, babá, cuidadora, etc...) Assim que a criança identificar coloque o nome da pessoa do lado ou embaixo da foto.
Pedir para criança continuar a procurar mais fotos e ajude-a encontrar.

Materiais Necessários:

·         Revistas, fotos, folha sulfite, caderno ou o que tiver disponível no momento, tesoura, cola.

Atenção: Observar para que a criança não coloque nenhum desses materiais na boca.

Avaliação: Tirar uma foto da criança se divertindo ao montar o cartaz. Deixe a criança identificar quem está nas fotos. Enviar para o e-mail da escola emeisaosebastiao@yahoo.com.br.



Atividade 4: Momento de Alegria “Olhando álbum de família”


Objetivos:

·        Reconhecer e identificar os membros da família;
·       Construir saberes sobe si e sobre o outro e a reconhecer a sua identidade a partir da sua história.

Desenvolvimento:

Hoje é dia de alegria, vamos nos divertir em casa. Vamos lembrar quando você nasceu. Vamos colocar todos os álbuns de família no chão, mesa ou onde desejar. Vamos abrir os álbuns e começar a manipulá-lo. Sentados e bem acomodados vamos começar. Bem devagar vá abrindo as páginas e perguntando se ela ou ele estão ali. Vá aos poucos virando as página e observando no seu rosto como está sua expressão: de alegria, de felicidade, de tristeza, de espanto, etc.
            Deixe a criança manusear o álbum e explorar o mesmo com as próprias mãos.  Ajude a criança a virar as páginas para que não estrague o álbum, pois são lembranças que não podem se perder. Peça para a criança colocar a mão em cima da sua foto ou imagem de uma pessoa que seja próxima dela (mãe, pai, responsável, tia, avô, avó, irmão, babá, cuidadora, etc...). Se ele ou ela souber quem é, peça que ela diga o nome e faça um elogio. Essa atividade poderá se repetir quando a criança desejar e se os pais permitirem. Faça isso sempre com a criança, você verá seu desenvolvimento e como ela ficará muito feliz.

Materiais Necessários:

  • Álbuns de família
Atenção: Após praticar essa atividade, não deixar a criança manusear os álbuns sozinha.

Avaliação: Tirar uma foto da criança olhando os álbuns, enviar a foto para o e-mail da escola emeisaosebastiao@yahoo.com.br.




Atividade 5: Brincando em família (brincando de esconde-esconde ou pega- pega)

Objetivos:

·         Explorar espaços por meio de movimentos diversos (com ou sem apoio)
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.

Desenvolvimento:

Hoje é dia de brincar com a família em casa/ quintal.
Oba que legal J!
Convide sua família para sair do sofá e vamos praticar atividades de movimentos. Vai ser muito divertido e interessante. Vamos levantar do sofá, da cama e vamos colocar nosso corpo em movimento, vamos nos exercitar e nos divertir. Vamos brincar de esconde-esconde? Começar escolhendo um lugar de partida que será o pique. Depois pede que criança coloque a mão no rosto e conte até 10, enquanto isso as pessoas que estiverem brincando vão achar um lugar para se esconder. Explicar para a criança que o pique é o lugar que ela, depois de encontrar alguém, deve voltar correndo e gritar “achei fulano” bem alto para que todos ouçam. E assim sucessivamente até que todos tenham participado.
Dicas de onde se esconder: Atrás do sofá, embaixo da cama, embaixo dos cobertores, atrás da porta, no box do banheiro. Se for ao quintal procurem achar lugares de fácil acesso para criança. A criança achou todas as pessoas estavam escondidas, corre para o pique e grita bem alto, ACHEI. Após a prática da atividade todos se abraçam em comemoração.

Materiais Necessários:

  • Casa, quintal da casa.
******************************************************************************************************
NÍVEL: MATERNAL
Olá Família, tudo bem?
Vamos realizar algumas atividades, simples e lúdicas? Não será necessário material para confeccionar. Vão precisar de um celular com o Youtube e tempo para você cantar e dançar com seu filho. Nessas cinco atividades a dança e a música estarão presentes. A família inteira pode participar!

ATIVIDADE 1 – LAVAR AS MÃOS

Objetivos:
  • Ensinar a criança a lavar as mãos corretamente;
  • Desenvolver a fala;
  •  Ampliar a coordenação motora;
  • Conscientizar a criança da importância de lavar as mãos;

Desenvolvimento:
  • Assista o vídeo “Lavar as mãos” do Palavra cantada

Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&t=2s
(Acessado em 30/04/2020)

    Leia a letra para a criança;

(Acessado em 30/04/2020)
  • Decore a letra e a música;
  • Use a música toda vez que a criança for lavar as mãos, antes e depois das refeições, depois das brincadeiras e antes de dormir;
  • Explique para a criança a importância de lavar as mãos e como isso pode ser importante em um período de isolamento por causa da Covid 19.

         
·        Use a música toda vez que a criança for lavar as mãos, antes e depois das refeições, depois das brincadeiras e antes de dormir;
·      Explique para a criança a importância de lavar as mãos e como isso pode ser importante em um período de isolamento por causa da Covid 19.


REGISTRO:
·        Grave um vídeo da criança lavando as mãos e cantando. Guarde para mostrar aos professores quando as aulas voltarem.


ATIVIDADE 2 – O CORPO HUMANO
Objetivos:
  •  Conhecer os membros do corpo;
  •  Criar independência ao movimentar cada membro;
  •  Aprender o nome das partes do corpo;
  •  Desenvolver o sistema motor mais refinado;
  •  Desenvolver a fala.

O que fazer?
·         Assista ao vídeo da música Mexe, Mexe da Xuxa;
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=iYfDVyVx8Xo
(Acessado em 30/04/2020)
·         Assista ao vídeo Mexe o meu corpo da Pipalupa;
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=1rvR3Gv5egQ
(Acessado em 30/04/2020)

  • Decore a música e faça os movimentos;
  •  Aponte cada um dos membros e dance conforme o vídeo;

REGISTRO:
·         Grave um vídeo da criança dançando e cantando cada uma das músicas. Guarde para mostrar aos professores quando as aulas voltarem.


ATIVIDADE 3: CONTAR ATÉ 5
Objetivos:

  •     Ensinar as crianças a contar até 5;
  •    Ensinar as crianças a representar os números com os dedos;
  •    Desenvolver o raciocínio matemático.


O que fazer?

·         Ouça cada uma das canções e mostre com os dedos a quantidade estudada;

a) Música dos Números: Cantando os números
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=O6uhssemxeg
(Acessado em 30/04/2020)

b) Música do Número 1: Canção do número 1 – Little Baby Bum
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=Sb_JsCZA5Es
(Acessado em 30/04/2020)

c) Música do Número 2: Canção do número 2 – Little Baby Bum
Cliqueaqui: →         https://www.youtube.com/watch?v=WwI0txKbcq4&t=34s
(Acessado em 30/04/2020)

d) Música do Número 3: Canção do número 3 – Little Baby Bum
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=lFwlZXkPqL8
(Acessado em 30/04/2020)

e) Música do Número 4: Canção do número 4 – Little Baby Bum
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=m1ll69sCkOA
(Acessado em 30/04/2020)

f) Música do Número 5: Canção do número 5 – Little Baby Bum
Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=OkpPGaBra5U
(Acessado em 30/04/2020)

  • Faça com que a criança compreenda a quantidade. Por exemplo: Peça para pegar 1 brinquedo, depois 2 brinquedos, e assim até 5.
  •  Estude a cada dia um número, cante, faça o número com as mãos. No início ajude-a e depois peça para que ela faça sozinha.


REGISTRO:
·         Grave um vídeo da criança contando, ou representando os números com os dedos. Guarde para mostrar aos professores quando as aulas voltarem.

ATIVIDADE 4 – OS DIAS DA SEMANA

Objetivos:
  • Ensinar os dias da semana;
  • Ensinar a importância da rotina;
  • Compreender as diferenças e características de cada dia da semana;
  • Desenvolver o conceito de temporalidade;
  • Desenvolver a disciplina.


O que fazer?

































  • Ouça a música e decore;


  • Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=9E-79xPaNOQ
    (Acessado em 30/04/2020)

    ·         Faça com que a criança decore os dias da semana;
    ·         Todo dia fale para a criança qual é o dia da semana, pergunte como foi o dia anterior e qual o dia subsequente.

    REGISTRO:
    ·   Anote com a criança a rotina do dia-a-dia e as diferentes atividades para cada dia da semana. Entregue esse registro ao professor quando as aulas retornarem


    ATIVIDADE 5 – OS SENTIMENTOS

    Objetivos:
    •  Apresentar para as crianças os nossos diferentes sentimentos;
    • Desenvolver a afetividade;
    • Apresentar as diferenças de sentimentos e como nos relacionamos através deles com os coleguinhas;
    • Desenvolver a expressividade facial e corporal.


    O que fazer?
    •  Ouça a música e cante com a criança;

    Clique aqui: →        https://www.youtube.com/watch?v=pH6YnSb4Rgo
    (Acessado em: 30/04/2020)

    ·       Exemplifique através de expressões faciais e gestos os diferentes tipos de sentimentos, a alegria, a tristeza, a raiva e o amor;
    ·         Converse e explique o que são cada um desses sentimentos.

    REGISTRO:
    ·       Grave um vídeo com as expressões da criança demonstrando a alegria, a tristeza, a raiva e o amor.
    ******************************************************************************************* 

    NÍVEL: Jardim I

    Atividade 1: Família

               Objetivos:
    • Desenvolver e apreciar o gosto pela leitura;
    • Ampliar a criatividade e a imaginação;
    • Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar;
    • Identificar as letras que compõem o seu nome e conhecer o som das mesmas;
    • Estabelecer uma relação de número e quantidade;
    • Resgatar brinquedos e brincadeiras antigas;


    Materiais necessários:


    • Folha de sulfite;
    • Lápis de cor ou giz de cera;
    • Lápis de escrever, borracha, cola e tesoura;
    • Caneta hidrocor (canetão);
    • Materiais recicláveis: garrafa pet, barbante, revistas, jornais, livros velhos entre outras coisas;
    • Sementes diversas, folhas secas, palitos de dente; 



    Acesse o link abaixo e veja a história.




     Disponível em : https://youtu.be/DYS5rgQYcM0


    Em seguida reflita sobre as diferenças em cada família apresentada na história e converse sobre a quantidade de pessoas que compõem a sua família. 

     Atividade 2: Desenho da família

    Faça um lindo desenho de sua família e em seguida nomeie os membros da mesma no desenho (anotar nome, data e entregar para professora no retorno as aulas).


     Atividade 3: Construindo uma casa
    Construa a casa de sua família usando materiais recicláveis (anotar o nome e entregar para professora no retorno as aulas).

    Veja o exemplo:



    Acesse o link abaixo para ver novas ideias:


    Nome da Atividade: Meu nome


    Com ajuda de um adulto escreva o nome de seu filho (a) em uma folha de sulfite, utilizando letra bastão (letra de forma) em seguida repita escrita em prendedores de roupa.  Como no exemplo abaixo:



    Em seguida solicite que a criança encontre as letras do seu nome nos prendedores e prenda uma a uma na letra correta do seu nome.
    Pronuncie o som de cada letra encontrada com ajuda de um adulto.

     Atividade 4: Técnica de colagem (número e quantidade):

    Com ajuda de um adulto escreva os números no papel conforme modelo abaixo. Depois represente a quantidade dos números 1, 2, 3, 4 e 5  com objetos disponíveis. (anotar nome, data e entregar para professora no retorno das aulas). Veja o exemplo:



     Atividade 5: Confecção de brinquedo

    Com ajuda de um adulto confeccione um bilboquê com materiais recicláveis e brinque à vontade em família.  
    Acesse o link abaixo para ver sugestões:




    Materiais: (1 garrafa pet descartável, 1 tampinha e barbante).

    Como fazer:

    • Corte a garrafa pet na altura do gargalo, lembrando uma tacinha;
    • Corte cerca de 30 cm de barbante;
    • Amarre uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarre a outra ponta   na ponta da garrafa pet;
    • Enfeite se preferir;
    • Agora é só brincar, tentando colocar a tampinha dentro da garrafa sem usar as mãos;

    Nome da Atividade: Música

    Acesse o link abaixo (da música É feliz o lar).

    https://youtu.be/u66eh_M6mBI

    Só para relaxar e curtir em família;

    *********************************************************************Nível: Jardim II

    Atividade 1 - História: O livro de números de Marcelo- Ruth Rocha

    Acesse o link abaixo:


     Brincando com amarelinha

    Objetivos:

    • Explorar os movimentos corporais/ saltar e equilibrar –se.
    • Trabalhar a sequência numérica de forma lúdica.


      Materiais necessários:

    • Qualquer material que possa deixar marcado no chão (giz de lousa, fita crepe, durex colorido)
    • Uma pedrinha ou outro objeto que possa ser jogado.  

    Desenvolvimento:

    ·      Com ajuda de um adulto, fazer a amarelinha no chão, colocando os números. Explicar as regras. A criança deve jogar a pedrinha e pular a casa em que ela está e continuar pulando com um pé (casa única) e dois na casa dupla, até chegar ao 10.

    Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

    A mesma atividade, utilizando o macacão de sustentação (a criança já possui o material).

    ·       Estimular, dois pés em casa única, abrir em casa dupla.

    Exemplo:

    Imagem extraída do site: depositphotos.com/stock-photos/pulando-amarelinha
    Acesso em 27/04

    Atividade 2: Desenhando a brincadeira

    Objetivos:
    ·         Reconhecer os números e perceber sua sequência numérica;
    ·         Aprender a grafar os números;

    Materiais necessários:

    ·         Folha de sulfite;
    ·         Giz de cera ou lápis de cor;
    ·         Lápis de escrever;

    Desenvolvimento:  
        
    Após realizar a brincadeira pedir para a criança desenhar na folha de sulfite a amarelinha e, com a ajuda de um adulto, colocar em cada quadrado o seu número. Escreva o seu nome e o da brincadeira.

    Obs: A atividade será entregue ao retorno das aulas.


    Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

    O adulto deve apresentar as fichas dos números (Material elaborado pela professora e entregue à família) realizando a contagem oral até 10.
    Logo após, colocar dois números e pedir para indicar um número que deseja, até explorar todos. 

    Exemplo:                                                                                 
                              9             3
                                       
    Pergunta: Pegue o número 9 ou utilizar a ficha de comunicação.

    Atividade 3: Conhecendo as palavras que começam com A

    Objetivos:

    •  Relacionar  imagem a letra inicial.


    Materiais necessários:

    ·         Revista, livros, catálogos;
    ·         Tesoura;
    ·         Cola;
    ·         Folha
    ·         Lápis de escrever

    Desenvolvimento:

    ·        Com a ajuda de um adulto, recorte e cole na folha cinco  imagens que iniciam com a letra A e depois escreva o nome delas abaixo.

    Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

    Apresentar a letra A e as imagens que iniciam. (Todo o material foi confeccionado pela professora e entregue à família).


    Atividade 4: Jogo da memória

    Objetivos:
    ·         Desenvolver atenção / concentração/discriminação visual;
    ·         Desenvolver o raciocínio. 


    Acesse o link abaixo e jogue com a criança:



    Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

    Jogo da memória com imagens de brinquedos e brincadeiras



    • Mostrar todas as imagens, nomeando-as, mostrando-a que elas são pares (duas iguais).

    Colocar duas imagens no suporte, (a criança já possui) virando-as o oposto da criança, pegar uma das imagens igual e pedir que a criança aponte, entre as duas qual é o seu par. Assim fazer com todas. (Todo o material foi confeccionado pela professora e entregue à família).

    Atividade 5: Jogo das quantidades

    Objetivos:

    ·         Relacionar número a sua quantidade.

    Materiais necessários:

    ·          5 Folhas de sulfite;
    ·         Tesoura;
    ·         Lápis;
    ·         Prendedor;

    Desenvolvimento:

    • Com a ajuda de um adulto, recorte ao meio as folhas de sulfite;
    • Em cada pedaço de folha coloque no meio os números de 1 a 10
    •    Pegue o prendedor e coloque na folha conforme sua quantidade.


    Exemplo:   



    Atividade Adaptada para Criança com Deficiência

    ·         Utilizar as placas dos números e abaixar os dedos (mão de EVA) conforme a sua quantidade.

    O adulto faz a contagem oral. (Todo o material foi confeccionado pela professora e entregue à família)



    *      ***************************************************************************************************

    Atividades Complementares - Alunos da educação especial (INCLUSÃO)

    Data: 04/05/2020 a 08/05 /2020.

    Professor/AEE:  Elivania Souza Silva
    Atividade: Brincando na frente do espelho

    Objetivo:

     -Trabalhar as emoções, gestos e expressões;
    - Construir a identidade, e familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.

    Forma de registro: As atividades poderão ser registradas através de fotos, vídeos, desenhos ou escrita das experiências.

    Material: Espelho e o próprio corpo.

    Como fazer: Incentive a criança a observar a própria imagem. Peça que ela toque diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-o a imitar os seus gestos e expressões faciais. Fale sobre os sentimentos e explore essas emoções demonstrando no espelho as feições de alegria, tristeza, raiva e medo.


    DICA: Aproveite o dia das mães, para fazer de cada momento ao lado do seu filho, um momento muito especial.
    Referências: O dia a dia da educação infantil/[Nova Escola].-1. Ed.-Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

    ****************************************************

    *********************************************************************************
    ATIVIDADES DA SEMANA DE 27/04/2020 A 01/05/2020

    ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/04/2020 A 24/04/2020

    ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/04/2020 A 17/04/2020