O Blog Educação proporcionará o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino em tempos de Coronavírus, oferecendo atividades pedagógicas durante a quarentena até que as aulas, presenciais, sejam retomadas. Os conteúdos podem ser acessados pelos links, de acordo com a escola de cada aluno.

É muito importante que acessem com frequência as atividades disponíveis, conforme o nível em que a criança está matriculada, proporcionando assim, o desenvolvimento dos conteúdos planejados.

Aproveite este tempo para estreitar laços afetivos com a criança, oferecendo apoio durante as atividades e propondo momentos de brincadeira em família. Lembre-se de que o brincar possibilita que a criança faça novas descobertas, aprenda, fortaleça relações e se desenvolva.

Procure, se possível manter sempre uma rotina de estudos, com horários para alimentação, brincadeiras, higiene pessoal, sono, entre outros. Isso ajudará seu filho(a) na organização do tempo, trazendo conforto, segurança e melhor aproveitamento das atividades diárias.


sexta-feira, 17 de abril de 2020

EMEI Jardim Santiago

EMEI Jardim Santiago
Postagem de  03/08 a 17/08/2020

Crianças, as professoras e educadoras estão mesmo com muita saudades e para espantar a tristeza a música é uma terapia, vamos cantar? Nesta semana a  tia Beth, não aguentou veio aqui para dar um oi...

Vídeo do Minhoco


AEE 1


EMEI Jardim Santiago
Postagem de  27/07 a 31/07/2020


Oi, criançada, tudo maravilhoso? Esta semana nosso blog traz poema, uma bonita arte com as palavras, pede para aquele adulto legal que tem aí na sua casa ler para você....

O relógio- Vinicius de Moraes

A bailarina- Cecília Meireles

 Direito das Crianças- Ruth Rocha

O Pontinho- Pedro Bandeira

Borboletas- Vinicius de Moraes

A professora Ana Beatriz conta para gente a história de Pipo, da escritora Ana Maria Machado e  olha só o que todo mundo descobriu...


https://www.youtube.com/watch?v=M32KTfnZXc0&feature=youtu.be

BERÇÁRIO

MINI GRUPO

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM II



EMEI Jardim Santiago
Postagem de  20/07 a 24/07/2020
Projeto Leitura
Olá criançada! Como estão, esperamos que indo bem! A partir desta semana em diante, queremos compartilhar com vocês algumas leituras, separamos para vocês quadrinhos de Mauricio de Souza  para deixar os dias em casa mais divertidos e coloridos. Você pode ler um a cada dia, ou como preferir, peça ajuda de alguém mais velho que já saiba ler e boa diversão!

REVISTA DO CASCÃO Nº 63- MOSCASCÃO 2020

MUITA CRIATIVIDADE!
REVISTA DA MAGALI Nº 57- UM DIA DE MINGAU

PAGANDO A CONTA
REVISTA DO CEBOLINHA Nº 63- A MATA MISTERIOSA

FERRAMENTAS PARA VENCER NA VIDA
REVISTA CHICO BENTO Nº62 -OS PRIMOS

ALMANAQUE DO CASCÃO Nº 58-2016

* Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº. 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

Crianças alimentar-se bem e  com alimentos saudáveis é muito bom para nossa saúde, sab e hoje a professora Ana Beatriz está contando uma história que é uma delicia, hum!!! Vamos ouvir?




https://www.youtube.com/watch?v=pWiyKRowSz8&feature=youtu.be

BERÇARIO

MINI GRUPO

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM II

TUDO BEM CRIANÇADA, NESTA SEMANA,  VAMOS LER UMA HISTÓRIA PARA ACALENTAR O CORAÇÃO E GOSTAR DE LER?



A SEMENTE DA VERDADE



BERÇÁRIO

MINI GRUPO

MATERNAL

JARDIM I

JARDIM II

EMEI Jardim Santiago
Postagem de  06/07 a 10/07/2020


OLÁ CRIANÇADA, NESSA SEMANA  VAMOS CONVERSAR  SOBRE   UM RECURSO NATURAL FUNDAMENTAL A VIDA E  PARA  RELAXAR  VAMOS OUVIR  ESTA  LINDA COMPOSIÇÃO MUSICAL  INTERPRETADA POR SANDY E JUNIOR:


           
Querida criança, as atividade do AEE estão disponíveis na escola, para retirada conforme orientações das profissionais responsáveis. 


EMEI Jardim Santiago
Postagem de  06/07 a 10/07/2020


MINI GRUPO




   JARDIM II
                     

EMEI Jardim Santiago
Postagem de  29/06 a 03/07/2020

Berçário

Objetivo:
·         INTERAGIR COM MÚSICAS E CANÇÕES;
·         APRENDER A CUIDAR E VALORIZAR ELEMENTOS DA NATUREZA;
·         DESENVOLVER A ORALIDADE;
·         DESENVOLVER COORDENAÇÃO A PARTIR DA MANIPILAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS;


MÚSICA 1: PASSEIO DO BEBÊ- PALAVRA CANTADA


ATIVIDADE 1: ESCUTE E DANCE AS MÚSICA COM O BEBÊ E AJUDE O REALIZAR OS GESTOS, CANTE VÁRIAS VEZES.
PASSEIE COM A CRIANÇA E EXPLORE OS ELEMENTOS QUE APARECEM NA MÚSICA. EXEMPLO: OLHE A CASAS PRÓXIMA A SUA CASA, ÁRVORES, PASSARINHOS, GATOS , CACHORROS E CONVERSE COM O BEBÊ SOBRE O QUE ESTÃO VENDO.

FIQUE EM CASA !

MÚSICA 2: ERA UMA CASA BEM FECHADA (VÍDEO 1)


ERA UMA CASA BEM FECHADA COM PROFª HELENA (VÍDEO 2)




·         ATIVIDADE 2ESCUTEM E OBSERVEM AS IMAGENS DO VÍDEO 1;
·         CANTEM JUNTO
·         E AJUDE O REALIZAR OS GESTOS, CANTE VÁRIAS VEZES.
PASSEIE COM A CRIANÇA E EXPLORE OS ELEMENTOS QUE APARECEM NA MÚSICA INTERAGINDO COM O BEBÊ (VÍDEO  2).



ATIVIDADE 3CRIANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM MATERIAL RECICLADO

PARA ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PODE REUNIR TODA A FAMÍLIA PARA AJUDAR E A FAZER E BRINCAR COM O BEBÊ.
JUNTE VÁRIOS MATERIAIS RECICLADOS/ REUTILIZAVEIS E USE A IMAGINAÇÃO CONSTRUINDO BRINQUEDOS E INTERAGINDO COM O BEBÊ:
OBS: Cuidado com partes pequenas ou que podem oferecer risco ao bebê.




Fonte das imagens: Pinterest e Tempo Junto 





  EMEI Jardim Santiago
Postagem de  29/06 a 03/07/2020
Mini grupo

Objetivo:
·         INTERAGIR COM MÚSICAS E CANÇÕES;
·         APRENDER A CUIDAR E VALORIZAR ELEMENTOS DA NATUREZA;
·         ESTIMULAR O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS;
·         TRABALHAR CONCEITOS BAIXO/ ALTO, GROSSO/FINO, CHEIO/VAZIO;
·         REALIZAR CONTAGEM ORAL ATÉ 10.


ESPERO QUE ESTEJAM BEM JUNTAMENTE COM SEUS FAMILIARES, ENQUANTO AGUARDAMOS O RETORNO DE NOSSAS AULAS VAMOS DESENVOLVER ESTA ATIVIDADE COM AUXÍLIO DE UM ADULTO. VAMOS CANTAR A MUSIQUINHA MEU LIMÃO MEU LIMOEIRO.

https://www.youtube.com/watch?v=vgCXJAuygpk
Letra
MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
MEU PÉ DE JACARANDÁ
UMA VEZ, ESQUINDÔ LELÊ
OUTRA VEZ, ESQUINDÔ LALÁ…
Fonte: Musixmatch


ATIVIDADE 1: MÚSICA MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO

         ESCUTE E DANCE A MÚSICA DO LIMOEIRO;
         CASO TENHA LIMÃO EM CASA DÊ PARA A CRIANÇA EXPERIMENTAR E EXPLIQUE QUE É AZEDO; DISCUTA COM ELA A COR DO LIMÃO POR DENTRO E POR FORA;
         NA SEQUÊNCIA RETOME COM ELA SE ELA CONHECE OUTRAS COISAS AZEDAS. DIGA QUE O LIMÃO É UMA FRUTA, E DIGA O QUE COSTUMA FAZER COM ELE EM CASA. EXEMPLO: TEMPERAR SALADA E OUTROS ALIMENTOS, LIMONADA, REMÉDIOS CASEIROS...
         OBSERVE AS ARVORES PERTO DE SUA CASA: COMO ELAS SÃO? NOMEIE PARA CRIANÇA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS: ALTAS, BAIXAS, VERDES, COM TRONCO GROSSO, COM TRONCO FINO, FOLHAS GRANDES, FOLHAS PEQUENAS, COM FLORES, SEM FLORES OU COM FRUTA OU SEM FRUTA. SE POSSÍVEL PERMITA QUE TOQUE.
         DESENHE COMO REFERÊNCIA OS GALHO DE UMA ARVORE E PEÇA PARA CRIANÇA REPRESENTAR AS FOLHAS E DESENHAR LIMÕES; DEIXE A CRIANÇA À VONTADE NÃO TEM CERTO OU ERRADO. GUARDE A ATIVIDADE.

ATIVIDADE 2: VAMOS CUIDAR!

         NA SEMANA PASSADA PLANTAMOS UM FEIJÃO, NÃO ESQUEÇA DE MANTÊ-LO ÚMIDO, VEJA SE PRECISA COLOCAR OU RETIRAR O EXCESSO DE ÁGUA.
         E AI? COMO ESTÁ SEU FEIJÃOZINHO?
         FAÇA UM REGISTRO COM AJUDA DE UM ADULTO DE COMO ESTÁ O FEIJÃO, NASCEU, NÃO NASCEU, SE NASCEU COMO ESTÁ?
OLHEM A IMAGEM COM QUAL MAIS SE PARECE? CUIDE DA PLANTINHA PARA QUE ELA CRESÇA, QUANDO ESTIVER BROTANDO, SE AINDA NÃO ESTIVER COLOQUE EM UM POTINHO COM TERRA.



ATIVIDADE 3: VAMOS FALAR A PARLENDA, LEVANTANDO O DEDINHO.
 PARLENDA  UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ

UM, DOIS
FEIJÃO COM ARROZ
TRÊS, QUATRO
FEIJÃO NO PRATO
CINCO, SEIS
FALAR EM INGLÊS
SETE, OITO
COMER BISCOITO
NOVE, DEZ
COMER PASTÉIS

ATIVIDADE 4HISTÓRIA-  MAMÃE NATUREZA- VARAL DE HISTÓRIAS

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/6C371A1F-DDA4-45D4-B391-A1954DF70CA1


ATIVIDADE DE BRINCADEIRAS E RECICLAGEM
OLÁ CRIANÇAS! ESTAMOS COM MUITA SAUDADES DE VOCÊS ,DAS BRINCADEIRAS COM OS AMIGOS E TAMBÉM DA CONVIVÊNCIA EM NOSSA ESCOLA. ENQUANTO AGUARDAMOS NOSSO RETORNO AS AULAS QUE TAL FAZER UMA BRINCADEIRA COM BOLHAS DE SABÃO?
MATERIAL:
1 GARRAFA PET CORTADA AO MEIO
1 REDINHA DE EMBALAR FRUTAS, (LARANJA, MAÇÃ...) OU PEDAÇO DE TECIDO TULE.
1 COPO DE DETERGENTE NEUTRO.
1 COLHER DE AMIDO DE MILHO.
1 LITRO DE ÁGUA
COMO FAZER:
RENDA A REDINHA COM FITA DUREX LARGA NA PARTE DE CIMA DA GARRAFA PET CORTADA AO MEIO.
PREPARE UMA MISTURA DE AMIDO DE MILHO E ÁGUA FERVA PARA ENGROSSAR, DESLIGUE, ESFRIAR E ACRESCENTAR  DETERGENTE NEUTRO.




EMEI Jardim Santiago
Postagem de  29/06 a 03/07/2020
Maternal

OBJETIVO:

·         APRENDER A CUIDAR E VALORIZAR ELEMENTOS DA NATUREZA;
·         ESTIMULAR O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS E AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA O MEIO AMBIENTE  ;



HISTÓRIA : “TURMA DA MÔNICA – CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE”

 
COM A SUA FAMÍLIA ACESSE O LINK: (PODE SER DE UM CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR)


“MÔNICA E CEBOLINHA CONVERSAM SOBRE O NOSSO PLANETA (PLANETA TERRA).
MÔNICA EXPLICA QUE O NOSSO PLANETA ESTÁ DOENTE PORQUE NÃO CUIDAMOS DO MEIO AMBIENTE.
A GENTE VIVE POLUINDO O AR, A ÁGUA E ACABANDO COM AS FLORESTAS.
ATÉ QUE CEBOLINHA TEM UMA IDÉIA, UM PLANO INFALÍVEL PARA SALVAR O PLANETA. DANDO DICAS E ORIENTANDO DE COMO CUIDAR DO MEIO AMBIENTE.”


ATIVIDADE 1: PERGUNTE PARA SEUS FAMILIARES COMO VOCÊ PODE AJUDAR NESTA QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE, PEÇA QUE AJUDE VOCÊ A PRATICAR ALGUMAS DAS ATITUDES QUE COOPERAM COM NOSSO PLANETA:  

1. ECONOMIZAR ÁGUA. 
2. ECONOMIZAR ENERGIA. 
3.  JOGAR O LIXO NO LUGAR CERTO, LIXO NÃO É NA RUA OU TERRENOS BALDIOS. 
4. RECICLAR OU REUTILIZAR SEU LIXO. 
5. PRESERVAR AS PLANTAS E ANIMAIS.


ATIVIDADE 2: CRIANDO BRINQUEDOS COM  MATERIAL RECICLADO


PARA ESTA ATIVIDADE, VOCÊ PODE REUNIR TODA A FAMÍLIA PARA AJUDAR E BRINCAR COM VOCÊ.
JUNTE VÁRIOS MATERIAIS RECICLADOS/ REUTILIZÁVEIS E USE A IMAGINAÇÃO CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM ESSES MATERIAIS.
ALGUMAS DICAS DE BRINQUEDOS: CARRINHO DE PREGADOR RECICLADO, HOMEM ARANHA DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO, MULHER MARAVILHA DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO, JOANINHA DE TAMPINHA DE GARRAFA,  BICHINHOS DE CAIXA DE OVO, CARRINHOS COM DIVERSOS MATERIAIS,  ANIMAIS COM EMBALAGENS DE AMACIANTE, BARQUINHO DE PAPELÃO E GARRAFA PET....
SÃO ALGUMAS IDÉIAS. USE A IMAGINAÇÃO E CRIE DIFERENTES BRINQUEDOS.




 


ATIVIDADE 3 :VAMOS CUIDAR!

·        NA SEMANA PASSADA PLANTAMOS UM FEIJÃO, NÃO ESQUEÇA DE MANTÊ-LO ÚMIDO, VEJA SE PRECISA COLOCAR OU RETIRAR O EXCESSO DE ÁGUA.
·        E AI? COMO ESTÁ SEU FEIJÃOZINHO?
·        FAÇA UM REGISTRO COM AJUDA DE UM ADULTO DE COMO ESTÁ O FEIJÃO, NASCEU, NÃO NASCEU, SE NASCEU COMO ESTÁ?
OLHEM A IMAGEM COM QUAL MAIS SE PARECE? CUIDE DA PLANTINHA PARA QUE ELA CRESÇA, QUANDO ESTIVER BROTANDO, SE AINDA NÃO ESTIVER COLOQUE EM UM POTINHO COM TERRA.



     EMEI Jardim Santiago
Postagem de  29/06 a 03/07/2020
Jardim I

OBJETIVOS:
  •  TRABALHAR A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
  • ESTUDAR FORMAS  DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E RECICLAGENS/ REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS;
  • REALIZAR CONTAGEM ORAL ATÉ 10.



HISTÓRIA:
 JOÃO PÉ DE FEIJÃO – VARAL DE HISTÓRIA

ATIVIDADE 1:
  •    VAMOS CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA;
  •        DESENHE O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU;
      ATIVIDADE 2:
  • ·         FAÇA COM AJUDA DE UM ADULTO UMA LISTA DE PALAVRAS QUE RIMAM COM FEIJÃO, PODE SER ORALMENTE.
       ATIVIDADE 3:
  • · ·         VAMOS RELEMBRAR A PARLENDA DO FEIJÃO? JÁ BRINCAMOS EM POSTAGENS PASSADAS, DÁ UM ESPIADA...

ATIVIDADE 4:
REAPROVEITAR MATERIAIS PARA FAZER BRINQUEDOS RECICLADOS É TUDO DE BOM!
 JOGO BOLICHE


MATERIAL:
BOLA;
GIZ OU ALGO PARA MARCAR O LOCAL PARA FAZER O ARREMESSO,
PAPEIS E DUREX PARA ESCREVER O NOME NAS GARRAFAS, OU USE CANETAS PERMANENTES.
COMO FAZER: ESCOLHA SEIS OU DEZ GARRAFAS PETS DE TAMANHOS IGUAIS OU MUITO PARECIDOS, PODE TAMBÉM SER COPOS OU LATINHAS. DECORE COMO QUISER E COLOQUE UMA LETRA EM CADA GARRAFA. PODE COMEÇAR PELAS LETRAS QUE FORMAM O NOME DA CRIANÇA OU DAS PESSOAS QUE MORAM NA CASA OU AINDA IR COLOCANDO CONFORME A ORDEM ALFABÉTICA. CADA PARTICIPANTE DEVE SER POSICIONADO A UMA DISTÂNCIA PREVIAMENTE COMBINADA E LANÇAR A BOLA NA DIREÇÃO DAS GARRAFAS PARA ACERTA- LAS, CADA GARRAFA QUE DERRUBAR DEVE DIZER O NOME DA LETRA E CONTAR QUANTAS FORAM DERRUBADAS A CADA RODADA. ANOTE EM UM PAPEL.
 DIVIRTAM -SE Á VONTADE.






     EMEI Jardim Santiago
Postagem de  29/06 a 03/07/2020
Jardim II

Objetivos:

  •  TRABALHAR A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
  • ESTUDAR CONCEITOS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E RECICLAGENS/ REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS;
  • RELEMBRAR CUIDADOS DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE;
ATIVIDADE 1:



 Assista o vídeo com a sua família sobre reciclagem.
Converse com a sua família sobre o que entendeu do assunto.



ATIVIDADE 2:
Reaproveitar materiais para fazer brinquedos reciclados é tudo de bom! Isso porque os brinquedos feitos a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que você não usa mais, fazem um bem danado ao meio ambiente.
Além disso, isso faz com que a gente economize dinheiro, como também garante que a criançada possa participar ativamente de todo o processo de produção do brinquedo, da ideia à concretização. Assim todo mundo sai ganhando, não é mesmo?
Use a imaginação e faça um brinquedo com reciclagem.
Abaixo algumas idéias,se precisar pode conferir mais brinquedos no link abaixo.







ATIVIDADE 3 :


Escreva a palavra reciclagem com letras maiúsculas e circule as vogais A,E,I,O,U.


ATIVIDADE 4:

Assitir ao vídeo TUBKID E A GANG DO MOSQUITO DA DENGUE - por meio do link abaixo:
A família poderá também acessar a página do ministério da saúde para adquirir mais informações:

Agora que você já aprendeu sobre o vírus da dengue e as formas de prevenção, vamos eliminar todos os criadouros do mosquito em seu quintal. Mãos à obra criançada e vamos juntos acabar com o Aedes aegypti.

ATIVIDADE 5

Vamos escrever a palavra dengue !!!
Família auxilie seu filho (a) através de pesquisa em jornais e ou revistas das letras que formam a palavra dengue.após recortarem e colarem em folha ou caderno, perguntar para a criança:
- identificar as letras uma a uma que formam a palavra dengue;
- quantas letras tem a palavra dengue / contar as letras.
- os pais também podem fazer o estudo da letra identificando-a através de 
pesquisas em jornais e revistas velhas,recorte e cola palavras iniciadas com a letra D.

Querida criança, as atividade do AEE estão disponíveis na escola, para retirada conforme orientações das profissionais responsáveis. Para visualizar click no link abaixo: 

https://docs.google.com/document/d/1stUBZGbShcf_ml9ZCNcApV42MRKgL5eGIKvdRTz9BcM/edit?usp=sharin



EMEI Jardim Santiago de 22/06 a 26/06/2020


Berçário

Objetivo:
·         Perceber diferentes texturas no dia a dia;
·         Estimular a locomoção do bebê;
·         Cuidar da higiene e valorizar o recurso natural água.

Música: O sapo não lava o pé- Galinha Pintadinha
 https://youtu.be/0JkSpPZJDkE

Atividade : Brincadeiras no banho.
Material: 
Pano ou bucha e uma banheira ou bacia com água.
Como brincar:
Enquanto você banha a criança:
·         Passe levemente a bucha por todo o seu corpinho,
·         esprema a bucha molhada para que a água escorra sobre peito costa, braços, mãos do bebê.
·         Converse com ele sobre o que está fazendo.
·          Dê a bucha na mão da criança para que ela imite você.
·         Agite a água para fazer ondas, deixe a crianças sentir como é gostoso sentir a água.
Atividades retiradas do encarte da Pastoral da Criança CNBB- O Desenvolvimento Infantil de 0 à 3 anos. 
 Vamos brincar um pouco mais?

Como fazer bolas de meia?

  • Amasse uma folha dupla de jornal, no formato de uma bola e a insira dentro da meia.
  • Torça a meia  bem apertado, de maneira a ir dando o formato de bola .

DSC00906 comp
  •  Repita a torção tantas vezes quantas necessárias para chegar ao limite da meia.
  •  Com uma agulha e um fio de linha forte e duplo costure as bordas da meia com um ponto alinhavo, repuxando bem para ficar firme. Não se esqueça de ir modelando o formato da bola enquanto faz as torções.
  • Se desejar uma bola maior, coloque mais uma meia por cima, repetindo o processo, ou coloque já no início uma bola de papel jornal maior.

DSC00916 comp
 Boa diversão com o bêbe!





EMEI jardim Santiago
Postagem de  22/06 a 26/06/2020
Mini grupo 
Olá crianças, espero que estejam todos bem.
Segue as atividades para os próximos dias. Beijinhos!
Passo1: Junto com a sua família assista o vídeo da música “filhote do filhote” disponível em
Aproveitem esse momento para cantarem juntos, é muito divertido.
Passo 2: Família, em uma espécie de “roda da conversa” diga ao seu (a) filho (a) sobre a
importância de cuidar do meio ambiente e quais práticas tornam isso possível, como por exemplo,
não jogar lixo na rua, preservar a natureza, cuidar dos animais etc.
Passo 3: Como tarefa, proponho o plantio do feijão. Com essa atividade a criança perceberá que
cuidando da plantinha ela vai crescer e ficar bonita. É a mesma coisa com o meio ambiente, temos
que cuidar e preservar para que o mundo seja sempre um excelente lugar para viver! Segue o passo
a passo.
Material necessário:
  • 1 copinho plástico ou uma garrafa PET cortada
  • 1 Pedaço de algodão
  • 3 sementes de feijão
  • Água

Como fazer:
  • Coloque as sementes de feijão no copinho ou na garrafa PET cortada, e cubra com o algodão bem umedecido com água.
  • Deixe sua plantinha em um local arejado e bem iluminado e molhe um pouquinho o algodão todos os dias.
  • Em pouco tempo você verá o brotinho crescer, mas nunca se esqueça de regá-lo.

Registre essa atividade através
de uma foto, quando nos
reencontrarmos você me

mostra!!
Estamos com saudades.
Professoras Ingrid e Cleunice.

     EMEI Jardim Santiago de 22/06 a 26/06/2020



Maternal


MÚSICA : SEMENTINHAS

 
COM A SUA FAMÍLIA ACESSE O LINK: (PODE SER DE UM CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR)

“SEMENTINHAS COLORIDAS, VIRANDO FLORES
VIRAM ÁRVORES,VIRAM PLANTAS
CHEIA DE AMORES!!
SEMENTINHAS COLORIDAS NESTE JARDIM
SÃO CRIANÇAS QUE PRECISAM DE CUIDADOS SIM”....

ATIVIDADE 1
  • JUNTO COM A SUA FAMÍLIA, VOCÊS FARÃO UMA RODA DE CONVERSA PARA CONTAR O QUE ENTENDERAM SOBRE A MÚSICA, O QUE A MÚSICA QUER DIZER.
ATIVIDADE 2
HISTÓRIA: João e o pé de feijão- Varal de Histórias

 APROVEITE A INSPIRAÇÃO DA HISTÓRIA E REALIZEM O PLANTIO DE FEIJÃO E OBSERVE COMO ACONTECE A GERMINAÇÃO. SIGA ALGUMAS INSTRUÇÕES:

Material necessário:
  • 1 copinho plástico ou uma garrafa PET cortada
  • 1 Pedaço de algodão
  • 3 sementes de feijão
  • Água
Como fazer:
  • Coloque as sementes de feijão no copinho ou na garrafa PET cortada, e cubra com o algodão bem umedecido com água.
  • Deixe sua plantinha em um local arejado e bem iluminado e molhe um pouquinho o algodão todos os dias.
  • Em pouco tempo você verá o brotinho crescer, mas nunca se esqueça de regá-lo.

Vamos brincar ? 

...mas não vale passar da fora linha....
Faça circuito de desafios com os números comece de dois em dois vá aumentando devagar.



Jardim I

História:  A FOLHA QUE QUERIA SER UM BARQUINHO-

Objetivo:
·         DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS E DE ATENÇÃO;
·         CONHECER E VIVENCIAR DIFERENTES USOS DA ÁGUA NO DIA A DIA;
·         CONHECER MEIOS DE TRANSPORTES AQUÁTICOS;
·          INTERAGIR COM MÚSICAS E CANÇÕES;
·         VIVENCIAR USOS DA LINGUAGEM ESCRITA;
Atividade:
·       OUVIR A HISTÓRIA REALIZANDO O PASSO A PASSO PARA A DOBRADURA DE BARQUINHO.
·       FAÇA UM DESENHO DO BARQUINHO.
·         OBSERVEM OS MEIOS DE TRANSPORTES AQUÁTICOS, QUAL DELES VOCÊS CONHECEM? ESCREVA O NOME DE UM DELES COM A AJUDA DE UM ADULTO.

__________________________________________________________________
fonte da imagem:https://marsemfim.com.br/wp-content/uploads/2018/04/TM-.jpg 

Música: A canoa virou- Palavra Cantada  

Vamos brincar juntos
·         FAÇAM QUANTOS BARQUINHOS QUISEREM E BRINQUEM EM UMA BACIA COM ÁGUA. CURTAM JUNTO COM AS CRIANÇAS.
·         BRINCADEIRA DE RODA: NO MÍNIMO TRÊS PARTICIPANTES

A CANOA VIROU
1. A CANOA VIROU
a canoaPOR DEIXAR ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DE ... (DIZ O NOME DE UMA CRIANÇA)
QUE NÃO SOUBE REMAR.

2. SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A .............(DIZ O NOME DE UMA CRIANÇA)
LÁ DO FUNDO DO MAR.

A RODA GIRA E AS CRIANÇAS CANTAM A PRIMEIRA PARTE E CITAM O NOME DE UMA CRIANÇA. ESTA SOLTA AS MÃOS, VIRA DE COSTAS E DÁ A MÃO DE NOVO. ELAS CONTINUAM RODANDO E CANTANDO A PRIMEIRA PARTE ATÉ TODAS AS CRIANÇAS FICAREM RODANDO VIRADAS DE COSTAS. DEPOIS CANTAM A SEGUNDA PARTE E VÃO DIZENDO, A CADA VEZ, O NOME DE UMA CRIANÇA QUE AGORA SE DESVIRA E FICA NOVAMENTE DE FRENTE. CANTAM E RODAM ATÉ TODAS AS CRIANÇAS FICAREM DE FRENTE.
Pesquisa:
·         PERGUNTE PARA A ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA SOBRE UMA MANEIRA DE CUIDAR DAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOAS E MARES E PEÇA PARA QUE ESCREVAM PARA VOCÊ APRENDER. MOSTRE PARA SUA PROFESSORA E COLEGAS DE SALA QUANDO RETORNAREM AS AULAS.



EMEI jardim Santiago
Postagem de  22/06 a 26/06/2020

Jardim II
JDII  PROFESSORA DANIELA, JOCELENE, ISABELA E BEATRIZ.

Objetivo:
·         Conhecer as letras do alfabeto;
·         Conhecer e treinar a escrita do sobrenome
·         Identificar e grafar numerais até 31;
·          Aprender sobre a passagem do tempo através do uso social do calendário.


1)VAMOS ASSISTIR A HISTÓRIA EM FAMÍLIA ?
       ACESSE O LINK ABAIXO E LÁ VOCÊ ENCONTRARÁ A HISTÓRIA
      “ O MACACO E O BURACO”
       FAÇA A VISUALIZAÇÃO E CONVERSEM SOBRE O QUE MAIS GOSTARAM DA HISTÓRIA.
 
VAMOS BRINCAR DE ADIVINHAR!!!!!!!!!
O QUE O MACACO COME?
O QUE O RATO COME?
O QUE O GATO COME?
O QUE O CACHORRO COME?
O QUE A ONÇA BEBE?
QUEM QUASE FOI CORTADA?


VOCÊ NOTOU QUE OS ANIMAIS SE SENTARAM JUNTOS PARA SE ALIMENTAREM?
NÃO FAÇA ISSO NO ATUAL MOMENTO… EVITE AGLOMERAÇÕES. PARA REDUZIR AS CHANCES DE TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS.


HORA DE SE MOVIMENTAR!!!!!!!

A MÚSICA É “MACAQUINHO, MACACÃO”

 A MUSICALIZAÇÃO PARA CRIANÇAS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE, DA CRIATIVIDADE, DO SENSO RÍTMICO, DO PRAZER DE OUVIR MÚSICA, DA IMAGINAÇÃO, MEMÓRIA, CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO.

REGISTRE ESSE MOMENTO COM FOTOS OU DESENHOS PARA LEVAR À ESCOLA QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS. 


https://www.youtube.com/watch?v=CY1ZkHvMMeM 




 https://www.youtube.com/watch?v=rMsNLYnT05k


CHICO BENTO É O REI DAS MACAQUICES. MAS, DESSA VEZ, ELE EXAGEROU UM POUQUINHO.  


  
Olá, criançada! Tudo bem!

Neste mês de junho vamos pensar um pouco sobre nosso 

relacionamento com o meio ambiente, e para começar bem

 esta semana vamos abrir com música: a “Terra pede socorro

 para você”.



EMEI Jardim Santiago de 15/06 a 19/06/2020

Berçário

Objetivo:
  •  Perceber diferentes texturas no dia a dia;
  • Desenvolver a atenção e a audição;
  •        Estimular a fala e a locomoção do bebê;
  • ·         Vivenciar o contato com elementos do meio em que vive  e nomea-los. .


Atividade: Qual é o nome?
Material: 
Brinquedos, pedras, panelas, frutas, almofadas, enfim coisas que você encontra facilmente pela casa ou pelo quintal.
Como brincar: 
Escolha coisas bem variadas na forma e no tamanho. Não use nada que possa machucar a criança como coisas muito pequenas que ela possa colocar na boca e engasgar.
Ponha uma coisa de cada vez na mão da criança para sentir o objeto.
Se ela ainda for pequena, você mesma pode falar as palavras: redondo quadrado, liso, áspero e ou pedra, bola, fruta, etc.
Se for maior e falar um pouco, você pode acrescentar outras palavras ao que ela está dizendo, tais como:
- O que você acha que é isso?
-Por que?
-Parece com o quê?



Vamos brincar um pouco mais?
Atividade: Rola- rola

Material: 
Uma garrafa plástica, pedaços de papel colorido, sementes ou pedrinhas.
Modo de fazer: 
Colocar na garrafa sementes e pedaços de papel. Fechar bem a tampa, colocando um pouco de cola.
Como brincar: 
Estimular a crianças engatinhar atrás do ‘’rola- rola’’, observando o movimento e o barulho que ele faz.


Atividades retiradas do encarte da Pastoral da Criança CNBB- O Desenvolvimento Infantil de 0 à 3 anos.




EMEI jardim Santiago
Postagem de  15/06 a 19/06/2020
Mini grupo 
Olá crianças, tudo bem com vocês? Que saudade! 
Vamos para nossas atividades?! 
Passo 1: Assista o vídeo “Nem tudo que sobra é lixo” - Mundo Bita, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rUeaT5eqCyg 
Passo 2: Vamos reciclar e fazer um brinquedo incrível? Hoje vamos fazer um binóculo, ele serve para ver as coisas da natureza mais de perto. 
Material necessário: 2 rolinhos de papelão (aqueles do papel higiênico) 1 pedaço de barbante Cola ou fita (durex, dupla face) Tinta, giz de cera e tudo que você tiver em casa para deixar seu binóculo bem bonito 
Como fazer: Pinte com giz de cera ou tinta guache os dois rolinho de papel higiênico e deixe secar. Cole os dois rolos ao meio. Faça um furo em cada lado no rolinho e em seguida amarre o barbante, pronto, agora é só observar o meio ambiente!!  
   Se quiser registre essa atividade com uma foto! Adoraria ver quando a gente se reencontrar. Beijos da Prô. 




EMEI Jardim Santiago de 15/06 a 19/06/2020



Maternal

História:   “A ÁRVORE QUE NÃO TINHA FOLHAS”
COM A SUA FAMÍLIA ACESSE O LINK: (PODE SER DE UM CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR)
E DIVIRTA-SE OUVINDO A HISTÓRIA DE UMA ÁRVORE QUE VIVIA MUITO TRISTE PORQUE NÃO TINHA FOLHAS. ATÉ QUE UM DIA, COM A AJUDA DAS CRIANÇAS, QUE QUISERAM DEIXÁ-LA BEM ALEGRE COM PAPEIS COLORIDOS PRESOS EM SEU GALHO.
A ALEGRIA DAS CRIANÇAS DEIXOU A ÁRVORE FELIZ E COLORIDA.
OBJETIVO:
·         TRABALHAR VALORES DE CUIDADO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;
·         EXPRESSAR -SE EM SEUS TRABALHOS DE ARTES;
·         CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE UMA ÁRVORE;

ATIVIDADE 1:
·         JUNTO COM A CRIANÇAS OBSERVE UMA ARVORE PRÓXIMA A SUA CASA E DIGA QUAL A COR DE SUAS FOLHAS, SE ELA TIVER;
ATIVIDADE 2:
·        
Copy Of Revisão De Ciências - Lessons - Tes Teach

DIGA A CRIANÇA O NOME DE CADA PARTE DA ARVORE COMO NA FIGURA:

ATIVIDADE 3:
Música: “ PARA GERMINAR”
PALAVRA CANTADA

 BASTA UMA SEMENTE PARA COMEÇAR
A VIDA BROTANDO PARA TRANSFORMAR
UM POUCO DE ÁGUA JÁ DEVE BASTAR
MUITA LUZ DO SOL PARA GERMINAR
TUDO ESTÁ LIGADO, VOCÊ TEM QUE SE LIGAR!

PARA ESCUTAR A MÚSICA COMPLETA ACESSE JUNTO COM A FAMÍLIA O LINK:  (PODE SER DE UM CELULAR, TABLET OU COMPUTADOR) https://www.youtube.com/watch?v=Dql6t8sozsk
ATIVIDADE 4
·         OBSERVEM DENTRO E FORA DE SUA CASA AS PLANTAS E AS PAISAGENS NATURAIS PERTO DA SUA CASA, COMPAREM O TAMANHO, TEXTURAS, CORES E FORMATOS DAS FOLHAS. FALE DAS ARVORES QUE DÃO SOMBRA, AS QUE SÃO ABRIGO PARA OS PASSARINHOS E OUTROS ANIMAIS, FALE DAS FLORES E FRUTOS ENSINE A CRIANÇA A VALORIZAR A PRESENÇA VIVA DAS PLANTAS.
·         AGORA DESENHE UMA PLANTINHA QUE VOCÊ CONHEÇA OU QUE VIVA NO SEU QUINTAL:

ATIVIDADE DE CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


1 – DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA DOS DEDOS E DAS MÃOS:

      PEGUE DUAS FOLHAS DE JORNAL, REVISTA OU FOLHETO DE SUPERMERCADO. AMASSE E DESAMASSE VÁRIAS VEZES TENTANDO NÃO RASGAR AS FOLHAS. POR        ÚLTIMO FAZER UMA BOLA COM O PAPEL AMASSADO, PARA BRINCAR NA PRÓXIMA ATIVIDADE.


2- DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA (DO CORPO)

      BRINCADEIRA EM FAMÍLIA: PEGUEM A BOLA CONFECCIONADA NA ATIVIDADE ANTERIOR E BRINQUE DE ACERTAR UM ALVO, PODE SER BALDE, BACIA OU QUALQUER OUTRO OBJETO QUE SIRVA COMO CESTA. OS DESAFIOS PODEM SER MUDADOS DE ACORDO COM O TAMANHO DO OBJETO E A DISTÂNCIA DELE COLOCADO.
 DIVIRTAM-SE!


Postagem de  15/06 a 19/06/2020

Jardim I

Objetivo:
·         VIVENCIAR ELEMENTOS DA LINGUAGEM ESCRITA;
·         ESCREVER SEU NOME E CONHECER SEU NOME E SOBRENOME;
·         EXPRESSAR -SE ORALMENTE;
·         EXPRESSAR-SE EM SEUS TRABALHOS DE ARTE.


Assista o vídeo: Gente tem sobrenome 

Atividade: Gente tem sobrenome

Material:
·       FOLHAS DE PAPEL E LÁPIS, OU ALGO PARA ESCREVER NO CHÃO OU NA PAREDE, COMO PEDAÇO DE TIJOLO, CARVÃO , GIZ ETC..
Modo de fazer:
·         MOSTRE A CRIANÇA O SEU NOME COMPLETO ESCRITO EM LETRA DE FORMA MAIÚSCULA. LEIA PARA ELA  E   AJUDE À GRAFAR.
EXEMPLO: MARIA MARIANA MARTINS MATOS
·         AJUDE A CRIANÇA IDENTIFICAR AS VOGAIS QUE APARECEM  NO SEU NOME.
·         PEÇA PARA QUE ELA FALE O QUE É UMA PESSOA  E O QUE É UMA COISA,  REGISTRE AS PALAVRAS DELA E MOSTRE PARA A PROFESSORA QUANDO VOLTAR  AS AULAS.
·         CANTE OU LEIA ESTE TRECHO PARA A CRIANÇA A LETRA DA MÚSICA E PEÇA PARA QUE IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE RIMAM, MESMO QUE ORALMENTE.

Lê para mim:

GENTE TEM SOBRENOME
TODAS AS COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA E JARDIM
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODO BRINQUEDO TEM NOME
BOLA, BONECA E PATINS
BRINQUEDOS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
COISAS GOSTOSAS TÊM NOME
BOLO, MINGAU E PUDIM
DOCES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

Fonte: Musixmatch
Compositores: Antonio Pecci Filho / Elifas Vicente Andreato
Letra de Gente tem sobrenome © Tonga Ed. Musical Ltda., Universal Mus. Publishing Mgb Brasil Ltd

Vamos ilustrar a música:
DESENHE:
·        FLORES DE DIFERENTES FORMAS.
·        DESENHE SEU BRINQUEDO FAVORITO.
·        DESENHE ALGO QUE VOCÊ VÊ DE UMA JANELA DE SUA CASA E ESCREVA O NOME DESSA COISA COM A AJUDA DE UM ADULTO.



EMEI jardim Santiago
Postagem de  15/06 a 19/06/2020

Jardim II

Objetivo:
·         Conhecer as letras do alfabeto;
·         Conhecer e treinar a escrita do nome e  sobrenome
·         Identificar e grafar numerais até 31;
·          Aprender sobre a passagem do tempo através do uso social do calendário.


Assista o vídeo: Gente tem sobrenome 
  
Atividade: Gente tem sobrenome

Material:
·       Folhas de papel e lápis, ou algo para escrever no chão  ou na parede, como pedaço de tijolo, carvão , giz etc..
Modo de fazer:
·         Mostre a criança o seu nome completo escrito em letra de forma maiúscula. Nome por nome vá orientando para que ela escreva cada pedacinho. Avalie de acordo com a maturidade da criança se é o caso de escrever tudo de uma vez ou ir aumentando os nomes conforme ela tenha segurança na escrita do que vem antes. Sendo possível retome esta atividade todos os dias para que a criança adquira familiaridade.

Exemplo: MARIA MARIANA MARTINS MATOS



Atividade: Contando os dias
(esta atividade deve ser feita ao longo dos meses com calma, escolha as atividades e vá realizando todos os dias uma ou duas ou conforme o entendimento da criança e o tempo disponível)

Material:
·       Calendários/ folhinhas
Modo de fazer:
·         Mostre a criança o calendário de 2020,  se tiver pode mostrar vários modelos, marque  com X todos os meses que já se passaram deste ano e no que não acabou ainda  marque x nos dias .
fonte da Imagem:https://www.imagemlegal.com.br/wp-content/uploads/2019/07/Grade-Calend%C3%A1rio-2020-Vermelho.png 

·         Diga o nome dos meses, repita várias vezes.
·         Coloque com a criança na folhinha o número correspondente a cada um dos meses. Ex: janeiro 01, Fevereiro 02...
·         Explique e fale sobre os dias da semana e que em algumas folhinhas coloca-se apenas a letra inicial para marcar. Ex D para Domingo, S para segunda...que são as letras iniciais dos dias da semana. Repita até a criança guardar os nomes.
·         Explique que em muitos calendários alguns dias como os feriados, os sábados e os domingos vêm em cores diferentes, se possível mostre a crianças diferentes calendários e folhinhas para que ela observe as diferenças.
·         Comente que já estamos no meio do ano de 2020.
·         Fale das datas comemorativas que são festejadas em todo o brasil por isso são registradas no calendário.
·         Veja a marcação da fase das luas e procure com a criança observar o céu nos dias de mudança da lua.
·         Peça para a criança, que faça um coração no dia do aniversário dela em um calendário.
·         Ensine a criança a escrita padrão de datas usando o dia como modelo.
Exemplo: 20/05/2014
·         Escolha um desenho para marcar os aniversários das pessoas que moram na mesma casa ou das quais pessoas a criança convive mais.
·         Fale com a criança sobre as estações do ano primavera, verão, outono e inverno. Pinte da mesma cor os períodos de cada estação, isto é, uma cor para cada estação do ano...

Estação
Período
Outono
20/03/2020 à 20/04/2020
Inverno
21/06/2020 à 21/09/2020
Primavera
22/09/2020 à 20/12/2020
Verão
01/01/2020 à 19/03/2020 e 22/12/2020 à 31/12/2020

·         Organize a rotina do dia do seu filho, registrando o horário e as atividades diárias como alimentação, sono, brincadeiras, tarefa de escola, banho, etc.. pode ser escrito com desenho ou foto. Faça como quiser abaixo é só um modelo, coloque os horários e o que acontece no dia de sua casa para ajudar a criança se organizar internamente.
Exemplo:

O ideal é que a criança desenhe suas rotina
Manhã
Tarde
Noite
08:00 acordar
08:30 escovar os dentes e tomar café
09:00
Organizar minhas coisas
09:30
Tarefas escolares
11:30
Almoço

13:00 descanso
14:00 assistir TV
15:00 lanche
15:30 
brincar com o irmãozinho ou outros membros da família ou com animal de estimação ou com os brinquedos/
Atividades ao ar livre ou recreativas / ou ajudar nas tarefas que forem possíveis.

17:00 banho
17:30 tempo livre
19:00 jantar em família  
20:00 Escovar os dentes.
20:10 deitar e ouvir histórias/ Orações   
20:30 dormir 

Ou


·         Retire na escola seu kit de materiais nele vem um calendário muito bonito para você conhecer mais.



Olá, Papai, mamãe e criançada!



Nesta semana, em  18 de maio se comemora o Dia Nacional de Combate ao abuso e enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.   Não fiquem calados!


Nesta semana também comemoramos o aniversário de nossa cidade Hortolândia, no dia 19 de maio ela completa 29 anos. Parabéns !!! Viva nossa cidade querida!!!

Atividades Bônus

EMEI  Jardim Santigo  dias 18/05 e 19/05

Dia Nacional de Combate ao abuso e enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.



Aniversário de Hortolândia, no dia 19 de maio de 2020
Vamos contar quantos anos nossa cidade ?
Faça o contorno de suas mãos e vá contando e colocando os símbolos numéricos até chegar no número 29.
 Vamos lá?


dias 20/05  a 22/05/2020 e de 08/06 à 12/06/2020


BERÇÁRIO

Música: Parabéns a você! Atchim e Espirro
 Viva nossa Hortolândia querida!
acessado em 15/05/2020
Vamos aprender com história?



Objetivos
·         Locomover-se no ambiente, explorando e vencendo desafios;
·         Movimentar -se ao som de ritmo se canções;
·         Conhecer as partes do corpo;
·         Realizar trabalhos de arte.

Como fazer
  • Acompanhe a música do Parabéns com palmas junto com seu bebê; 
  • Proponha ao bebê ideias de circuitos variados, subir, saltar, descer, escorregar, engatinhar, rolar, equilibrar ...almofadas, obstáculos... 
  • Registre a história montado uma borboleta com o carimbo das mãos do bebê. Olha uns modelos que encontramos na internet para você se inspirar:


Forma de registro:
O registro pode ser feito em fotos, vídeos ou em relato escrito.

VAMOS BRINCAR COM A PARLENDA ?

Serra, serra, serrador
Indicação etária:A partir de 4 meses.
O que é necessário:
Um adulto sentado em um local seguro e confortável e nada de objetos ou obstáculos por perto para não haver risco de bater a cabeça do bebê.
Tempo ideal:
Não mais que 3 minutos.
Como brincar:
Sentado, você colocará o bebê sentado em seu colo de frente para você. Segura as mãos do bebê e comece um movimento de vai e vem (suave e cadenciado) com o bebê ao ritmo da cantiga "Serra, serra, serrador". Por exemplo, na letra da versão 1, quando chegar no "três", o bebê fica deitado com a cabeça virada para trás (em posição de relaxamento). Importante não fazer movimento brusco nesse momento.
Letras da cantiga:
versão 1
Serra, serra, serrador.
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!
versão 2
Serra, serra, serrador,
Serra o papo do vovô...
Quantas tábuas já serrou?
1, 2, 3, fora uma que quebrou!
versão 3
Serra, serra, serrador
Serra a madeira de Nosso Senhor.
Eu com a serra, você com a linha
Serrando madeira pra comprar farinha.

acessado em 15/05/2020



  Exercício complementar


Dance com o bebê esta música, muita animação! 


dias 20/05  a 22/05/2020 e de 08/06 à 12/06/2020

MINI GRUPO

Música: Tão Grande- Xuxa 

História: Cachinhos Dourados e os três ursos
acessado em 15/05/2020

Objetivos
·         Trabalhar contagem oral e outros conceitos matemáticos;
·         Ouvir e recontar histórias;
·         Explorar o ambiente, sensações  e resolver desafios.
Como fazer
·         Converse a criança sobre a história, o que vocês mais gostaram?
·         Retome na história a parte em que a Cachinho Dourado explora a casa e permita que a criança explore as sensações que aparecem na narrativa:
1.       Quente e frio- permita que a criança toque em algo quente. (seu prato de comida, leite, água do chuveiro, etc...(cuidado!!!) e em algo gelado como um suco ou algo que estava na geladeira ou mesmo gelo. Nomeia a sensação.
2.       Duro e mole- procure coisa duras como deitar no chão, madeira, plásticos e outras coisas que lembrar e também coisas moles como almofadas ou travesseiros, minguais, gelatinas, cremes, e outras coisas que se lembrar. Nomeie para criança estas percepções.
3.       Alto e baixo- andando pela casa compare a alturas das pessoas, tamanhos dos moveis, ou casas vizinhas, postes, árvores e etc, ajudando a criança a perceber o conceito de altura.
4.       Grande e pequeno- como feito anteriormente saia pela casa e compare pessoas e os objetos classificando em grandes e pequenos para a crianças comece a assimilar este conceito. Use o termo maior e menor quando estiver comparando.
·         Conte com a criança a quantidade até 3 ou mais, várias vezes com os dedinhos e com outros objetos.
·         Use a parede, ou barbante, linha, palma das mãos, papelão, ou outra coisa para medir a criança de modo que a ajude a perceber o seu tamanho;
·         Faça um desenho ou use brinquedos da criança para fazer a associação de termo, uma tigela e cama para o ursinho, uma para a mamãe ursa e outra para o papai urso, e se possível reconte a história utilizando os elementos que você separou.

Forma de registro:
O registro pode ser feito em fotos, vídeos ou em relato escrito.


VAMOS BRINCAR COM A PARLENDA ? 





dias 20/05  a 22/05/2020 e de 08/06 à 12/06/2020

MATERNAL

Música Tão grande- Xuxa 
acessado em 15/05/2020

História: Cachinhos Dourados e os três ursos
acessado em 15/05/2020
Objetivos
·         Trabalhar contagem oral e outros conceitos matemáticos;
·         Ouvir e recontar histórias;
·         Explorar o ambiente, sensações  e resolver desafios.
Como fazer
·         Converse a criança sobre a história, o que vocês mais gostaram?
·         Retome na história a parte em que a Cachinho Dourado explora a casa e permita que a criança explore as sensações que aparecem na narrativa:
1.       Quente e frio- permita que a criança toque em algo quente. (seu prato de comida, leite, água do chuveiro, etc...(cuidado!!!) e em algo gelado como um suco ou algo que estava na geladeira ou mesmo gelo. Nomeia a sensação.
2.       Duro e mole- procure coisa duras como deitar no chão, madeira, plásticos e outras coisas que lembrar e também coisas moles como almofadas ou travesseiros, minguais, gelatinas, cremes, e outras coisas que se lembrar. Nomeie para criança estas percepções.
3.       Alto e baixo- andando pela casa compare a alturas das pessoas, tamanhos dos moveis, ou casas vizinhas, postes, árvores e etc, ajudando a criança a perceber o conceito de altura.
4.       Grande e pequeno- como feito anteriormente saia pela casa e compare pessoas e os objetos classificando em grandes e pequenos para a crianças comece a assimilar este conceito. Use o termo maior e menor quando estiver comparando.
·         Conte com a criança a quantidade até 3 ou mais, várias vezes com os dedinhos e com outros objetos.
·         Use a parede, ou barbante, linha, palma das mãos, papelão, ou outra coisa para medir a criança de modo que a ajude a perceber o seu tamanho;
·         Faça um desenho ou use brinquedos da criança para fazer a associação de termo, uma tigela e cama para o ursinho, uma para a mamãe ursa e outra para o papai urso, e se possível reconte a história utilizando os elementos que você separou.
·         Deixe que a criança ilustre a história com um lindo desenho.

Forma de registro:
O registro pode ser feito em fotos, vídeos ou em relato escrito.

 VAMOS BRINCAR COM A PARLENDA ? 

"Um, dois, feijão com arroz,
Três, quatro, feijão no prato,
"Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.













 
 
Exercício complementar

Caixa surpresa

Coloque em uma caixa ou pote, objetos, alimentos, brinquedos e peça para a criança adivinhar a partir de dicas. Como por exemplo: é duro e serve para brincar, é mole e serve para comer, fofinho e quentinho e usamos para dormir...
Chama outros membros da família para brincar e cada uma na sua vez escolhe um objeto e dá as dicas, vai ser muito divertido! 



dias 20/05  a 22/05/2020 e de 08/06 à 12/06/2020

Jardim I

Música: Fruta é bom demais ! Turma da Mônica

  • Escreva o nome  e desenhe a fruta que você mais gosta.


História: João e Maria

 https://www.youtube.com/watch/v=AOSqu4aLliQ
acessado em 15/05/2020

Objetivo:
·         Interação;
·         Socialização;
·         Criatividade;
·         Autonomia;
·         Motricidade.
Como fazer:

·         Fazer uma ilustração da história com capricho;
·         Com o apoio do crachá, cada criança deverá escrever seu nome na folha que fará o desenho;
·         O responsável conversar com a criança sobre alimentos saudáveis e o não consumo de doces em grandes quantidades;
·         Conversar com a criança sobre os familiares nomeando pelos nomes, para criança identificar o parentesco e relacionar o nome à pessoa;
Brincadeira dirigida:
Seguindo as migalhas, faça bolinhas de papel, ou utilize pedrinhas marcando um caminho e fique escondido ao final dele, o adulto deverá seguir as migalhas até encontra-lo;

Lembrete:
Toda atividade deverá ser explicada e sempre coloque em evidência o nome da criança, para que a mesma identifique a letra que compõe seu nome.

O crachá auxiliará nessa tarefa.


                                    VAMOS BRINCAR COM A PARLENDA ?


  •  desenhe seu doce preferido.
acessado em 15/05/2020


Exercício complementar

Caixa surpresa

Coloque em uma caixa ou pote, objetos, alimentos, brinquedos e peça para a criança adivinhar a partir de dicas. Como por exemplo: é duro e serve para brincar, é mole e serve para comer, fofinho e quentinho e usamos para dormir...
Chama outros membros da família para brincar e cada uma na sua vez escolhe um objeto e dá as dicas, vai ser muito divertido! 

  • Após escreva a lista do que foi colocado na caixa 
Xô Preguiça! Ponha a preguiça para dançar...
                                                                                                                                    acessado em 15/05/2020

dias 20/05  a 22/05/2020 e de 08/06 à 12/06/2020


Jardim II


Música: História de uma gata - Saltimancos 
só para relaxar

Vamos aprender com história?

O Gato Xadrez - Varal de Histórias
acessado em 15/05/2020

Objetivos
·         Trabalhar a oralidade através de rimas;
·         Reconhecer cores;
·         Ter contato com a linguagem escrita e conceitos matemáticos;
·         Realizar trabalhos de arte;
·         Desenvolver a coordenação motora;
·         Interagir com os familiares;
Como fazer
·         Com a ajuda do papai e da mamãe pinte no texto as palavras que rimam, use a mesma cor para palavras que combinam;
·         Conte quantos gatos aparecem na história e registro numeral
·         Liste palavras que você  conhecem que rimam;
·         Escreva a palavra gato e com a ajuda do papai ou da mamãe, trocando a primeira letra veja quais outras palavras consegue formar. Exemplo: mato, pato, rato, bato, fato, jato, fato...
·         Tem alguém que você conhece que o nome começa com G, procure em sua casa coisas que o nome comece com esta letra;
·         Vamos fazer um a dobradura de gato?
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F565483296948593365%2F&psig=AOvVaw2h8VhSazWoQq8qJS1awGlr&ust=1590158019966000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPi84rKWxekCFQAAAAAdAAAAABAI



·         Você tem alguma coisa xadrez na casa, vamos aprender a fazer uma pintura em xadrez? Veja o vídeo abaixo para se inspirar e após faça um pintura xadrez na letra do seu nome depois de desenha-la grande e bem bonita.


Vamos misturar cores?





Forma de registro:
O registro pode ser feito em fotos, vídeos ou em relato escrito.






ATIVIDADE DE VIVÊNCIA
Confecção de gatinhos com pratos de papelão:
Com ajuda do papai ou da mamãe construa lindos gatinhos utilizando os materiais disponíveis em sua casa, use sua imaginação e crie o personagem da nossa história




               
ou com palitos de picolé



OI CRIANÇAS, ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS MUITO BEM! 
APROVEITEM O MÊS DE COMEMORAÇÕES DO DIAS DAS MÃES E DÊ A AQUELES QUE CUIDAM DE VOCÊS COM CARINHO, A GRATIDÃO E O AMOR QUE DINHEIRO NENHUM PODE COMPRAR!

Atividades das crianças que participam do AEE, estão impressas para serem retiradas na escola. Neste mês juntamente com a entrega do Kit Alimentação segue também impresso o Kit atividades para  serem desenvolvidas ao longo do mês paralelamente as atividades do blog.

EMEI Jardim Santiago de 11/05 a 15/05/2020

Berçário

Atividade: Vamos sambar?
Acessado em 30/04/2020

Música: Sambinha da fralda molhada- Palavra Cantada

·         Dance com seu bebê este sambinha.

Assista o vídeo "NOSSA FAMÍLIA"- Mundo Bita 
Acessado em 30/04/2020

Objetivo:
·         Construir noção de família e desenvolver a afetividades nas relações;
·         Desenvolver a oralidade e o ritmo;
·         Brincar com a música, imitar;
·         Explorar possibilidades expressivas do próprio corpo.


Modo de  fazer:
·         Mostre para o bebê os membros da família
·         Mostre, se tiver, fotografias da família e conte as histórias relacionadas.
·         Caso seu/ sua filho(a) não fale ainda os nomes das pessoas, ensine a criança a conhecer como se chama cada membro e seus apelidos. Por exemplo: mamãe Marina, papai Joel, tia Marilda, vovó Maria...
·         Ensine a criança se expressar -se amorosamente, dizendo a ela como a ama e gosta dela, aproveite e conte-lhe a história do seu nome e quem o escolheu.
·         Cante uma música infantil do seu tempo de escola, ou que você conheça do universo infantil (dona aranha, pintinho amarelinho, do jacaré da lagoa e/ou outras que conhecer).
·         Coloque o bebê em frente a um espelho e permite que ele se observe e brinque, pode fazer caretas, fazer gestos variados, mas não saia de perto pois espelhos quebram e pode machucar, retome com ele as partes do corpo.
·         Fique também na frente do espelho de modo que possa ver você e ele. Brinque e interaja tocado nele em você.
·         Conte os dedinhos das mãos do bebê em voz alta várias vezes.

Vamos brincar de parlenda?
https://www.youtube.com/watch?v=umPF41k-n-c

. "Dedo mindinho,
Seu vizinho,
Pai de todos,
Fura bolo,
Mata piolho."


acessado 01/05/2020

Sugestões encontradas no site acima 

Você e sua família escondido pela casa! Que legal!
Esconda-se embaixo da cama, atrás da porta, cortina, do sofá. Ou cubra -se com um lençol. Repita algumas vezes. Sempre com frases de incentivo ao seu bebê. Em pouco tempo ele não só vai começar a te descobrir com muita alegria, como vai querer se esconder também.
OBS: Você pode também esconder objetos e brinquedos do bebê e juntos ir procurar.



EMEI Jardim Santiago de 11/05 a 15/05/2020

Mini Grupo

Atividade: Vamos sambar?
Música: Sambinha da fralda molhada- Palavra Cantada

Acessado em 30/04/2020

·         Dance com seu filho este sambinha.

Assista o vídeo “NOSSA FAMÍLIA”- Mundo Bita

Acessado em 30/04/2020

Objetivos:
·         Conceituar a ideia de  família e desenvolver a afetividades nas relações;
·         Desenvolver a oralidade e o ritmo;
·         Brincar com a música, imitar;
·         Explorar possibilidades expressivas do próprio corpo.
  • Expressar- em seus trabalhos de arte;

  • Realizar contagem oral;


Modo de  fazer:

·         Converse com seu/ sua filho (a) sobre o que é uma família (seja simples), peça para que ele (a) que desenhe a sua família, oriente por exemplo: vamos desenhar a mamãe. Estimule o (a) desenhar todos que moram na casa.
·         Mostre, se tiver, fotografias da família e conte as histórias relacionadas.
·         Pergunte para a criança o que mais gosta de fazer em família; registre com uma escrita ou foto;
·         Caso seu/ sua filho(a) não fale ainda os nomes das pessoas, ensine a criança a conhecer como se chama cada membro e seus apelidos. Por exemplo: mamãe Marina, papai Joel, tia Marilda, vovó Maria...
·         Ensine a criança expressar -se amorosamente, dizendo a ela como a ama e gosta dela, aproveite e conte-lhe a história do seu nome e quem o escolheu.
·          Escreva o nome da criança em uma folha de papel e destaque a letra inicial decorando a primeira letra;
·         Ensine a mostrar sua idade e dizer seu nome completo.
·         Cante uma música infantil do seu tempo de escola, ou que você conheça do universo infantil.
·         Faça brincadeiras em frente ao espelho, caretas e imitação de coisas ou animais,  pode até fazer juntos uma pintura de rosto.

História:  O que tem dentro da sua fralda?

acessado em 01/05/2020
Aproveite este tempo em casa e avalie iniciar o desfralde do bebê caso não tenha iniciado.
Vamos brincar de parlenda? 

Vamos brincar de esconde-esconde ?
acessado em 01/05/2020

EMEI Jardim Santiago de 11/05 a 15/05/2020


Maternal

Atividade:
Assista o vídeo “As famílias do mundinho” 
- Varal de Histórias
acessado em 30/04/2020

  Objetivos:
·         Conceituar a ideia de  família e desenvolver a afetividades nas relações;
·         Desenvolver a oralidade e o ritmo;
·         Brincar com a música, imitar;
·         Explorar possibilidades expressivas do próprio corpo.
  • Expressar- em seus trabalhos de arte;

  • Realizar contagem oral;
Modo de  fazer:

·         Converse com seu/ sua filho (a) sobre o que é uma família (seja simples), peça para que ele (a) desenhe a sua família, oriente ele (a) de modo simples, como por exemplo vamos desenhar a mamãe. Estimule o a desenhar todos que moram na casa.
·         Conte com seu filho, quantas pessoas tem na casa e registre este número no desenho.
·         Mostre, se tiver, fotografias da família e conte as histórias relacionadas.
·         Pergunte para a criança o que mais gosta de fazer em família; registre com uma escrita ou foto;
·         Caso seu/ sua filho(a) não fale ainda os nomes das pessoas, ensine a criança a conhecer como se chama cada membro e seus apelidos. Por exemplo: mamãe Marina, papai Joel, tia Marilda, vovó Maria...
·         Ensine a criança se expressar -se amorosamente, dizendo a ela como a ama e gosta dela, aproveite e conte-lhe a história do seu nome e quem o escolheu.
·          Escreva o nome da criança em uma folha de papel e destaque a letra inicial decorando a primeira letra;
·        Em uma folha faça o número que representa a idade da criança, para que ela contorne,  ensine a mostrar sua idade e dizer seu nome completo, se ainda não souber.
·        Cante uma música infantil do seu tempo de escola, ou que você conheça do universo infantil.
·      Faça brincadeiras em frente ao espelho, compare com a crianças o que vocês tem de parecido, como por exemplo: cor  dos olhos, cabelo liso ou cacheado, tom de pele... 
·         Faça  caretas e imitação de coisas ou animais, ou  pode até fazer juntos uma pintura de rosto.


Vamos brincar de parlenda?

  • Peça para a criança mostrar a quantidade de dedos conforme recita a parlenda abaixo:
Um, dois, feijão com arroz,
 
Três, quatro, feijão no prato,
 
"Cinco, seis, falar inglês,
 
Sete, oito, comer biscoito,
 
Nove, dez, comer pastéis.

 Vamos brincar de esconde-esconde ?
acessado em 01/05/2020



EMEI Jardim Santiago de 11/05 a 15/05/2020

Jardim I

Vamos cantar?
Música : Família - Rita Rameh


acessado 01/05/2020

História: Livro da família 
acessado em 01/05/2020

Objetivo:
·        Conhecer e reconhecer os diferentes tipos de família;
·        Desenvolver a oralidade e o ritmo;
·       Brincar com a música, imitar, Soletrar e conhecer letras;
·        Explorar possibilidades expressivas e potencialidades do próprio corpo;
·        Reconhecer -se como membro de uma família.

Como fazer :
·         Pergunte a criança do que está falando a história e o que ela entendeu. Tem alguma frase no livro que lembra sua família?
·         Converse com seu/ sua filho (a) como é sua família? Quem faz parte?, Peça para que ele/ ela desenhe que a sua família. Estimule a criança a desenhar todos que moram na casa. Conte quantas pessoas tem na casa e registre este número no desenho;
·         Mostre, se tiver, fotografias da família e conte as histórias relacionadas.
·         Pergunte para a criança o que mais gosta de fazer em família; registre com uma escrita ou foto;
·         Ensine a criança se expressar -se amorosamente, dizendo a ela como a ama e gosta dela, aproveite e conte-lhe a história do seu nome e quem o escolheu.
·         Peça que a criança se observe em frente ao espelho e faça um auto retrato. Peça para escrever com quem mais se parece fisicamente;

Atividade: Vamos conhecer as letras ?


·         Após escutar, olhe em seu crachá:  Tem alguma destas letras? Caso tenha escreva seu nome e fale o nome de cada uma das letras que aparecem neste vídeo.
  • ·         Escreva o nome de alguém de sua família e compare, veja quais destas letras aparecem no nome;

·         Em suas mãos nas pontas dos dedos anote com uma caneta cada uma das letras que aparecem na música e soletre o nome das letras;
·         Procure em sua casa se tem alguém que o nome comece com alguma destas letras;
·         Procure na sua casa algo que começa com alguma desta 5 letras. Liste o que você encontrou, peça a um adulto que lhe ajude a escrever.

Vamos brincar de parlenda? 
  • Peça para a criança mostrar a quantidade de dedos conforme recita a parlenda abaixo:
Um, dois, feijão com arroz,
 
Três, quatro, feijão no prato,
 
"Cinco, seis, falar inglês,
 
Sete, oito, comer biscoito,
 
Nove, dez, comer pastéis.

Vamos brincar de esconde-esconde ?
acessado 02/05/2020 



EMEI Jardim Santiago de 11/05 a 15/05/2020


Jardim II

Vamos cantar?
Música : Família - Rita Rameh

 História: Livro da família 
acessado em 01/05/2020


Objetivo:
·           Conhecer e reconhecer os diferentes tipos de família;
·        Desenvolver a oralidade e o ritmo;
·        Brincar com a música, imitar, Soletrar e conhecer letras;
·       Explorar possibilidades expressivas e potencialidades do próprio corpo;
·        Reconhecer -se como membro de uma família.

 Como fazer?
·         Pergunte a criança do que está falando a história e o que ela entendeu. Tem alguma frase no livro que lembra sua família?
·         Converse com seu/ sua filho (a) como é sua família? Quem faz parte?, Peça para que ele/ ela desenhe que a sua família. Estimule a criança a desenhar todos que moram na casa. Conte quantas pessoas tem na casa e registre este número no desenho;
·         Mostre, se tiver, fotografias da família e conte as histórias relacionadas.
·         Pergunte para a criança o que mais gosta de fazer em família; registre com uma escrita ou foto;
·         Ensine a criança se expressar -se amorosamente, dizendo a ela como a ama e gosta dela, aproveite e conte-lhe a história do seu nome e quem o escolheu.
·         Peça que a criança se observe em frente ao espelho e faça um auto retrato. Peça para escrever com que mais se parece fisicamente;

Atividade: Vamos conhecer as letras ?

acessado em 01/05/2020


  • ·         Após escutar, olhe em seu crachá:  Tem alguma destas letras? Caso tenha escreva seu nome e fale o nome de cada uma das letras que aparecem neste vídeo.
  • ·         Escreva o nome de alguém de sua família e compare, veja quais destas letras aparecem no nome;
  • ·         Em suas mãos nas pontas dos dedos anote com uma caneta cada uma das letras que aparecem na música e soletre o nome das letras;
  • ·         Procure em sua casa se tem alguém que o nome comece com alguma destas letras;
  • ·         Procure na sua casa algo que começa com alguma desta 5 letras. Liste o que você encontrou, peça a um adulto que lhe ajude a escrever.



Vamos brincar de parlenda? 
  • Peça para a criança mostrar a quantidade de dedos conforme recita a parlenda abaixo e escreve após os símbolos numéricos de 1 a 10 na sequência:
Um, dois, feijão com arroz,
 
Três, quatro, feijão no prato,
 
"Cinco, seis, falar inglês,
 
Sete, oito, comer biscoito,
 
Nove, dez, comer pastéis.






OBA!  ESTAMOS COMEÇANDO UM NOVO MÊS!
MUITA ALEGRIA PARA NOVAS APRENDIZAGENS...
OLÁ PAIS E CRIANÇA!
REALIZEM AS ATIVIDADES AO LONGO DA SEMANA COM CALMA E SEM ESTRESSE, REPITAM SE QUISEREM, FAÇA DESTE MOMENTO, UM MOMENTO GOSTOSO EM FAMÍLIA.
Lembrem-se:

Orientações gerais para o período de quarentena:
Proteja a sua saúde e de seus familiares, siga as recomendações de prevenção ao COVID-19, dengue e outras típicas desta época do ano.
Mantenha uma rotina organizada - a criança deve ter horários para acordar, dormir, alimentar-se, brincar e estudar. Dentro do possível procure manter os horários de quando ela frequenta a escola.
Converse com a criança e conte história - pode ser  história da vida dos familiares  ou da vida própria criança vida ( quem escolheu seu nome, fatos marcantes e curiosos da criança ou de sua família. ) e/ ou também  estórias que tiver disponível em livros ou em outros portadores de texto (jornais, gibis, revistas...) ou na internet.
Permita que a criança ajude em uma tarefa da casa de acordo com sua idadecom supervisão de um adulto.

Cultive sua paz interior sua fé e sua esperança, pratique responsabilidade social e solidariedade!

 EMEI Jardim  Santiago de 04/05 a 08/05/2020

Berçário

 ATIVIDADE: DANÇANDO COM A MÚSICA- CABEÇA OMBRO JOELHO E PÉ.

acessado em 30/04/2020

Objetivo:
·         Desenvolver a oralidade, ritmo e a coordenação motora
·         Movimentar – se: saltar, rolar, sacudir, engatinhar ... explorar objetos e espaços.
·         Conhecer as partes do corpo e interagir de modo afetivo com seus familiares
·         Manipular diferentes materiais

Modo de  fazer: 
·         A primeira atividade é dançar a música: cabeça, ombro, joelho e pé!  Mamãe, papai ou responsável, podem encontrar música através do endereço acima no youtube. Caso não tenha acesso a internet vocês podem ler a letra e pensar num ritmo para o bebê. Aponte as partes do corpo enquanto dançam e cantam! Vai ser demais!
·         Confeccionar uma bola em casa com papel amassado e fita adesiva, ou de meia   ou utilize uma bola que já tenha em casa, ou use a criatividade para fazer uma bola que não machuque a crianças.
·         Respeitando o que bebê já consegue fazer, estimule-o a brincar com a bola, ponha em suas mãos para ele segurar e peça que jogue para você, role a bola próximo a ele, para que vá pegar, coloque em seus pés para que chute a gol, ofereça a crianças para que ela possa pegar.


 acessado em 30/04/2020
·         Construa tuneis simples para a bola rolar;
·    Brinque de bola ao cesto ( use caixa, bacias, baldes...)


acessado em 30/04/2020 
EMEI Jardim  Santiago de 04/05 a 08/05/ 2020

Minigrupo



acessado em 30/04/2020

Objetivo:
·         Desenvolver a oralidade, ritmo e a coordenação motora
·      Trabalhar conceitos (acima, embaixo, frente e trás, lado, meio, esquerda, direita e outros ...)/ duro , mole...
·         Conhecer as partes do corpo e descobrir suas potencialidades.
·       

Modo de fazer: 

·         A primeira atividade é dançar a música: cabeça, ombro, joelho e pé!  Mamãe, papai ou responsável, podem encontrar música através do endereço acima no youtube. Caso não tenha acesso a internet vocês podem ler a letra e pensar num ritmo para cantar com a criança. Aponte as partes do corpo enquanto dançam e cantam!

·         Confeccionar uma bola em casa com papel amassado e fita adesiva, ou de meia   ou utilize uma bola que já tenha em casa, ou use a criatividade para fazer uma bola que não machuque a criança.
·         Brinque com a criança e a estimule a fazer movimentos variados com a bola, faça cada movimento 3 vezes, conte com ela:
Jogar a bola com as duas mãos;
Jogar a bola para frente;
Jogar a bola para trás;
Jogar a bola para o lado direito;
Jogar a bola para o lado esquerdo;
Jogar a bola com a mão direita;
Jogar a bola com a mão esquerda;
Jogar a bola com os braços acima da cabeça;
Jogar a bola na altura do ombro;
Jogar a bola entre (no meio) as pernas;
Jogar a bola abaixo dos joelhos;
Chutar a bola com o pé direito;
Chutar a bola com o pé esquerdo;



Vocês conhecem a história do Pinóquio?


acessado em 30/04/2020

·         Converse com seu pequeno sobre o que gostou na história?
·   Procure e tateie com a criança pela casa coisa duras de madeira
·   Faça com a criança um registro da história, pode ser um desenho da história, ou da brincadeira com bola. Pergunte o que ela mais gostou de fazer.
·   Sobrou massinha? Vamos fazer um boneco de massinha molinha também?



EMEI Jardim  Santiago de 04/05 a 08/05/ 2020

 Maternal

ATIVIDADE: DANÇANDO COM A MÚSICA- CABEÇA OMBRO JOELHO E PÉ.


acessado em 30/04/2020

Objetivo:
·         Desenvolver a oralidade, ritmo e a coordenação motora
·        Trabalhar conceitos (acima, embaixo, frente e trás, lado, meio, esquerda, direita e outros ...) / duro e mole
·         Conhecer as partes do corpo e descobrir as potencialidades do próprio corpo.

Modo de fazer: 
·         A primeira atividade é dançar a música: cabeça, ombro, joelho e pé!  Mamãe, papai ou responsável, podem encontrar música através do endereço acima no youtube. Caso não tenha acesso a internet vocês podem ler a letra e pensar num ritmo para cantar com a criança. Aponte as partes do corpo enquanto dançam e cantam!

·         Confeccionar uma bola em casa com papel amassado e fita adesiva, ou de meia   ou utilize uma bola que já tenha em casa, ou use a criatividade para fazer uma bola que não machuque a criança.
·         Brinque com a criança e a estimule a fazer movimentos variados com a bola, combine com a criança que vai fazer cada movimento 5 vezes:
Jogar a bola com as duas mãos;
Jogar a bola para frente;
Jogar a bola para trás;
Jogar a bola para o lado direito;
Jogar a bola para o lado esquerdo;
Jogar a bola com a mão direita;
Jogar a bola com a mão esquerda;
Jogar a bola com os braços acima da cabeça;
Jogar a bola na altura do ombro;
Jogar a bola entre (no meio) as pernas;
Jogar a bola abaixo dos joelhos;
Chutar a bola com o pé direito;
Chutar a bola com o pé esquerdo;

Vocês conhecem a história do Pinóquio?

acessado em 30/04/2020

·         Converse com seu pequeno sobre o que gostou na história?
·         Procure e tateie com a criança pela casa coisa duras de madeira, se possível compare com outros materiais pedra, plástico, ofereça para comparar com coisas de outra consistência como tecidos, couro, lã, algodão, massinha ... (coisas moles), separe classificando entre duro e mole;
·         Separe o material para fazer o registro da história ou da música ou da atividade com bola, pergunte a ela qual mais gostou. Com seu crachá (enviado no kit). Auxilie a criança a escrever seu nome, mostre as letras e a incentive a fazer os traçados nem que seja uma ou duas letras ou pegue em suas mãozinhas e faça bem devagar chamando atenção para cada pedacinho.
·         Monte bonequinhos com materiais variados que tenha em casa, como por exemplo tiras de papel, folhas, gravetos, pedras, canudinhos e tampinhas de garrafa, palitos de sorvete, lápis, canetas, tecidos e outros... (tire foto ou mande o registro para escola quando retorna as aulas.
·  Sobrou massinha? Vamos fazer um boneco de massinha molinha também?

acessado em 30/04/2020 

Jardim I – 04/05/2020 à 08/05/2020
Atividade: O você colocaria na sua sopa?
Assistir o vídeo da música a sopa: 
acessada em 30/04/2020




Objetivo:
·         Treinar a escrita a escrita do próprio nome
·         Nomear cores primárias, secundárias entre outras;
·         Conhecer e nomear letras do alfabeto;
·         Expressar livremente em seus trabalhos de artes;
·         Ter contato com linguagem escrita e suas utilidades;
·         Reconhecer gostos e preferências

Modo de fazer:
·         Oriente seu filho a fazer uma lista de ingredientes (as crianças ditam e os pais escrevem);
·         Escrever em letra bastão (forma);
·         Comparar os nomes dos legumes com as letras do alfabeto;
·         Falar sobre as cores dos legumes, estimulando o ensino das cores e formas;
·         Ao final da atividade, faça a representação da sopa em um desenho, colorido para mostrar para sua professora e amigos, na volta das aulas;
Lembrete:
Toda atividade deverá ser explicada e sempre coloque em evidência o nome da criança, para que a mesma identifique a letra que compõe seu nome.
O crachá auxiliará nessa tarefa.

Após essa atividade coloque a disposição de seu filho a história:

Sopa de Letrinhas



Modo de preparo da receita básica de sopa de legumes

o    2 batatas inglesas
o    2 mandioquinhas
o    1 cenoura
o    1 chuchu
o    5 vagens
o    1,50 l água fervida
o    3 dentes de alho
o    1 cebola
o    200 g cebolinha
o    Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo da receita básica de sopa de legumes
  
1.      O primeiro passo da nossa receita de sopa de legumes é colocar a água para ferver
2.      Feito isso corte em cubos as batatas, a mandioquinha, a cenoura e o chuchu e reserve
3.      Esprema ou amasse o alho e corte a cebola em pedacinhos, refogue a cebola e o alho no óleo em uma paneja funda
4.      Para que a nossa sopa de legumes fique com todos eles em uma textura igual, é necessário acrescentá-los em uma sequência. Comece acrescentando a batata e a mandioquinha, pois são os que demoram mais a cozinhar
5.      Deixe refogar por aproximadamente cinco minutos em uma panela com a tampa semiaberta, mexendo de vez em quando para não deixar grudar no fundo da panela e ajudar a incorporar o sabor do refogado à batata e mandioquinha
6.      Depois disso, acrescente a cenoura, o chuchu e a vagem, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por aproximadamente mais cinco minutos
7.      Acrescente a água fervente e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 40 minutos


Jardim II – 04/05/2020 à 08/05/2020
Atividade: A galinha do Vizinho!


 acesso 30/04/2020





Objetivo:
·         Treinar a escrita a escrita do próprio nome
·         Nomear cores primárias, secundárias entre outras;
·         Conhecer e nomear letras do alfabeto;
·         Expressar livremente em seus trabalhos de artes;
·         Ter contato com linguagem escrita e suas utilidades;
·         Recontar fatos, acontecimentos e histórias.


Modo de fazer:
·         Fazer a contagem oral até 10, utilizando de algum material concreto, exemplo: os dedos, para a criança internalizar a atividade;
·         Fazer uma lista de comidas simples que poderão ser feitas com ovos. Exemplo: BOLO/ SALADA/ TORTA . Auxiliar a criança na escrita soletrando as letras do alfabeto para a memorização e aprendizagem da mesma;  
·         Resgatar cantigas de roda para conhecer outras culturas;
·         Escrita do nome da criança espontânea e com o apoio do crachá;
Lembrete:
·         Toda atividade deverá ser explicada e sempre coloque em evidência o nome da criança, para que a mesma identifique e escreva as letras que compõe seu nome. O crachá auxiliará nessa tarefa.
·         Após essa atividade coloque a disposição de seu filho a história, converse sobre o que aconteceu e os personagens envolvidos, diga a ela que reconte para você e diga o que mais gostou;
·         Depois da história, oriente a criança fazer a ilustração da história para registrar a aprendizagem, que será aprimorada posteriormente no dia de aula.








EMEI Jardim  Santiago de 27/04 a 30/04/2020

OI, VOLTAMOS PARA ANIMAR SUA CASA!
Todas as atividades abaixo devem ser registradas através de foto, ou vídeo ou desenho ou relato escrito para serem entregues na escola. Cada criança receberá também um kits de atividades equivalentes, estes kits devem ser retirados na escola uma vez por mês. Caso não tenha retirado seu kits entre em contato pelo telefone: 3845 4257

Berçário


 As mãos- Patati Patatá

Objetivo:

·         Desenvolver a oralidade, ritmo e a coordenação motora
·         Retomar os hábitos de higiene
·         Explorar as potencialidades do próprio corpo e explorar diferentes texturas através do tato.
·         Conhecer as partes do corpo e interagir de modo afetivo com seus familiares
Modo de  fazer:  

Cantar e dançar para  e com a criança a música:
 As mãos- (Patati Patatá) e realizar as atividades abaixo com calma e concentração ao longo da semana.
·         Acompanhar os movimentos das mãos e bater palmas no ritmo da música;
·         Confeccionar um chocalho em casa e bater no ritmo de uma música conhecida do bebê e da família, músicas lentas e aceleradas;
·         Explorar movimentos que podemos fazer com as mãos que são falados na música (lavar o rosto, escovar os dentes, dar tchau, desenhar, alimentação e outros que lembrar como por exemplo: fazer carinho, bater palmas, abrir e fechar, sacudir, gesto de positivo e negativo ...
·         Contar os dedinhos das mãos, movimenta-los, pegar materiais diversos;
·         Passeie pela casa e permita que a criança toque em coisas com diferentes texturas:
1.       Textura lisa- Certos tipos de plásticos, sabonetes molhados, superfícies de vidro
2.       Textura Macia – algodão, bichinhos de pelúcia, tecidos como softs ou plush....
3.       Texturas grossa ou áspera- paredes, troncos de árvores, lixas...
Um toque  a mais..
·         Na hora do banho aproveite o momento para conversar com o bebê e ensinar- lhe as partes do corpo, enquanto o ensaboa ou repassa   cada pedacinho e vá falando o nome de cada parte e cada gesto seu.
·         Mamãe aproveite suas bentas mãos e faça uma massagem no bebê antes de dormir ou em uma hora calma do dia:




EMEI Jardim  Santiago de 27/04 a 30/04/2020

Mini Grupo/ Maternal

As mãos- Patati Patatá

acessado em 17/04/2020

Objetivo:
·         Desenvolver a oralidade, ritmo e a coordenação motora
·         Retomar os hábitos de higiene
·         Explorar as potencialidades do próprio corpo e explorar diferentes texturas através do tato.
·         Conhecer as partes do corpo e interagir de modo afetivo com seus familiares
Modo de  fazer: 
Cantar e dançar para e com a criança a música:
  As mãos- (Patati Patatá) e realizar as atividades abaixo com calma e concentração ao longo da semana.
·         Acompanhar os movimentos das mãos e bater palmas no ritmo da música;
·         Confeccionar um chocalho em casa e bater no ritmo de uma música conhecida do bebê e da família, músicas lentas e aceleradas;
·         Explorar movimentos que podemos fazer com as mãos que são falados na música (lavar o rosto, escovar os dentes, dar tchau, desenhar, alimentação e outros que lembrar como por exemplo: fazer carinho, bater palmas, abrir e fechar, sacudir, gesto de positivo e negativo ...
·         Contar os dedinhos das mãos, movimenta-los, pegar materiais diversos;
·         Passeie pela casa e permita que a criança toque em coisas com diferentes texturas:
1.       Textura lisa- Certos tipos de plásticos, sabonetes molhados, superfícies de vidro
2.       Textura Macia – algodão, bichinhos de pelúcia, tecidos como softs ou plush....
3.       Texturas grossa ou áspera- paredes, troncos de árvores, lixas...
Um toque  a mais..
·         Na hora do banho aproveite o momento para conversar com a criança e ensinar-lhe as partes do corpo, enquanto o ensaboa ou repassa cada pedacinho e vá perguntando o nome de cada parte e veja qual a criança já aprendeu, ensine a ela as que não se lembrar.
·         Mamãe aproveite suas habilidosas mãos e faça uma massinha e modele com seu filho à vontade:  bolinhas, cobrinhas, escovinhas de dente, comidinhas, e quem sabe um (a) lindo (a) bonequinho de massa ou bichinhos como da história? Ou se não tiver como fazer uma massinha, pegue um giz, pedaço de tijolo, carvão e desenhe no chão com seu pequeno. Se tiver uma parede pode ser também. Ou um pedaço de papel ou papelão com lápis ou canetas.

Receita  de massinha
Ingredientes:
·         4 xícaras (chá) de farinha de trigo
·         1 xícara (chá) de sal
·         1½ xícara (chá) de água
·         1 colher (sopa) de óleo (soja, ou outro comestível)
·         corante comestível de cores variadas, ou suco em pó, ou gelatina para dar cor.
Modo de fazer:

Misture os ingredientes em sequência e, por último, coloque o corante da cor que preferir. 
OBS: Caso fique molenga polvilhe trigo até dar ponto, e cuidado com a dose água.


  EMEI Jardim  Santiago de 27/04 a 30/04/2020

Jardim I e Jardim II

As mãos- Patati Patatá
acessado em 17/04/2020


Vamos recontar a história acima com o movimento de nossas mãos!

Juca machuca contra o Corona virús - Varal de Histórias 
 

acessado em 27/04/2020

Objetivo:

  •          Desenvolver a oralidade, ritmo e a coordenação motora;
  •          Retomar os hábitos de higiene;
  •          Explorar as potencialidades do próprio corpo, explorar gestos e diferentes texturas através do tato;
  •          Conhecer as partes do corpo e interagir de modo afetivo com seus familiares;
  •          Expressar- se livremente através do desenho;
  •          Realizar contagem oral e conhecer os símbolos numéricos de 1 à 10.
  •          Fazer pequenas somas com os dedos.
Modo de  fazer:  
Cantar e dançar com a criança a música:
As mãos- (Patati Patatá)

  • Realizar as atividades abaixo interagindo com a criança estimulando que faça as atividades de modo mais independente possível, permita que erre e possa repetir e tentar outras vezes.
  • Acompanhar os movimentos das mãos e bater palmas no ritmo da música;
  • Confeccionar um chocalho em casa e bater no ritmo de uma música conhecida da criança, cantar a mesma de forma lenta e acelerada;
  •  Explorar movimentos que podemos fazer com as mãos,  que são falados na música (lavar o rosto, escovar os dentes, dar tchau, desenhar, alimentação e outros que lembrar como por exemplo: fazer carinho, bater palmas, abrir e fechar, sacudir, gesto de positivo e negativo ...
  •  Retorme com a criança ações de higiene ao longo do dia. Acompanhe o momento de lavar o rosto, retome a lavagem correta das mãos e que é preciso passar a escovinha em todos os dentes com capricho;
  •  Combine, se não tiverem, um cumprimento especial que não use as mãos e retome ações de proteção quanto ao Corona  vírus;
  •  Fazer o contorno das duas mãozinhas no papel, registrar a contagem dos dedos de 1 à 10. Marque a sequência nas pontas dos dedinhos da criança também.
  •  Passeie pela casa e permita que a criança toque em coisas com diferentes texturas:
1.       Textura lisa- Certos tipos de plásticos, sabonetes molhados, superfícies de vidro
2.       Textura Macia – algodão, bichinhos de pelúcia, tecidos como softs ou plush....
3.       Texturas grossa ou áspera- paredes, troncos de árvores, lixas...

Vamos brincar de adivinhar o que é?

Mamãe e papai separe e alguns objetos da casa como: prendedor de roupa, utensílios doméstico, brinquedos, objetos em geral, vende os olhos da criança e peça para que tente adivinhar o que é. Divirtam- se!


acessada em 27/04/2020